A década em que a pregação expositiva começou a desaparecer dos púlpitos da Assembleia de Deus

Até o fim dos anos de 1990 não havia tantos malabaristas nos púlpitos das Assembleias de Deus. A pregação bíblico-expositiva ainda reinava. Pregadores que expunham a Palavra do Senhor, na dependência do Espírito Santo, ainda eram respeitados. Mas, com o falecimento de alguns homens de Deus e a queda espiritual de outros, começaram a surgir, em grande quantidade, ainda na aludida década de 1990 (que compreende o período de 1991 a 2000), os animadores de auditório.

Hoje, o modelo que prevalece e encanta multidões é o da pregação interativa dos “ungidos”, no melhor estilo diga-isso-e-aquilo-para-o-seu-irmão, com pouquíssimo conteúdo bíblico e malabarismo de sobra. Como consequência, muitos crentes já não suportam a exposição da viva e eficaz Palavra do Senhor (Hb 4.12). Isso, para eles, é simples demais e enfadonho; querem movimento, animação, berros prolongados ao microfone, gracejos, exibição teatral, etc.

A exposição verdadeiramente ungida das Escrituras perdeu o seu espaço. E quem não gosta de animação de auditório, como este expoente, é considerado pela maioria como retrógrado, ultrapassado, invejoso, sem unção, incapaz de “gerar a graça”, inimigo do “mover de Deus”, cético, etc.

Entretanto, a minha batalha — ainda que às vezes me sinta como alguém tirando água do oceano com uma pequena caneca — pela recuperação da pregação expositiva continuará, segundo a graça do Senhor Jesus. Enquanto Deus me der força, perseverarei em protestar contra a animação de plateia e em asseverar que precisamos voltar às “veredas antigas” (Jr 6.16). Afinal, avivamento também significa reconquistar o que foi perdido (Lm 5.21).

No dia 28 de abril de 1998, partiu para a glória, aos 58 anos, um grande expoente assembleiano: Valdir Nunes Bícego. Com base no que está escrito em 2 Timóteo 3.14, posso dizer que o ministério que o Senhor me outorgou foi grandemente influenciado por eminentes pregadores e ensinadores da Palavra, especialmente Valdir Bícego, que, na minha opinião, foi o grande nome da pregação expositiva na última década do século XX.

Não havia, à época da virada do milênio, um pregador que reunisse tantas qualidades como Valdir Bícego. De alguma forma, ele possuía todos os dons ministeriais mencionados em Efésios 4.11. Assim como Paulo, que recebeu do Senhor um ministério multíplice (1 Tm 2.7), Bícego era, ao mesmo tempo, um mestre, um pastor, um evangelista, um profeta e um apóstolo do Senhor.

Influenciado diretamente por homens de Deus, como os verdadeiramente apóstolos Cícero Canuto de Lima e Eurico Bergstén, Valdir Bícego reunia em si um pouco dos dois. Era seguro e zeloso como o primeiro e compromissado com a sã doutrina e com a pregação biblicocêntrica, como o segundo. Tive o privilégio de ser encaminhado ao ministério por ele, servindo ao Senhor sob seu pastorado na Assembleia de Deus da Lapa, em São Paulo, durante quinze anos.

Desde o dia em que vi o pastor Valdir Bícego expor a Palavra do Senhor, em um congresso de jovens, acendeu-se em mim uma chama para proclamar o Evangelho e defendê-lo (Mc 16.15; Fp 1.16). Na sua última pregação, em 27 de abril de 1998 (um dia antes de sua repentina morte), a qual também tive o privilégio de ouvir, ele asseverou: “Não fiquem em torno do pastor. Fiquem em torno de Jesus, da Palavra e do ministério, pois o pastor pode morrer a qualquer momento”.

No início do século XXI, a pregação expositiva tornou-se escassa e obsoleta nos púlpitos assembleianos. Os animadores de auditório começaram a encantar os jovens pregadores, em razão de serem aqueles os protagonistas dos grandes congressos pretensamente pentecostais, transmitidos ao vivo pela Internet. Pregações triunfalistas e antropocêntricas, com temas exóticos, como “Grávidos de um avivamento” ou “Sonhe e ganhará o mundo”, passaram a ser vendidas, alugadas e pirateadas em toda a parte, tornando os tais malabaristas verdadeiras celebridades.

Coincidentemente ou não, depois das mortes de Bernhard Johnson (em 1995), Valdir Bícego (em 1998) e Eurico Bergstén (em 1999), e com as quedas espirituais de importantes expoentes da Palavra de Deus (algumas irreversíveis), cresceu, e muito, a animação de plateia. Não obstante, hoje, graças a Deus e ao legado de pregadores do passado, o quadro já começa a melhorar. Há um forte clamor pela pregação expositiva, cristocêntrica, centrada na imutável Palavra do Senhor, e começam a surgir pregadores à moda antiga. Aleluia!

Diante do exposto, continuarei com o propósito de imitar os grandes expoentes que conheci no milênio passado, como Valdir Bícego, Geziel Gomes, Jimmy Swaggart, Eurico Bergstén, Bernhard Johnson e tantos outros (1 Co 11.1), sem contar os ensinadores. E continuarei lutando para que, em nossos cultos e congressos, voltemos a valorizar a poderosa exposição da Palavra de Deus (Sl 119.130; Jo 5.24), sem exibicionismo, invencionices, ilusionismo, berros desnecessários, malabarismo, gracejos sem graça, triunfalismo e outros devaneios e aberrações que desviam o povo da verdade e do temor do Senhor.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

total disse…
Parabéns Pastor Ciro corretissimo em teu ponto de vista.Deus te abencoe
Excelente matéria, Pr Ciro! Como precisamos ter novamente pregadores assim, que pregavam a Palavra, com conteúdo totalmente bíblico! Exposição da Palavra assim, que realmente alimenta e sustenta o cristão. Novos convertidos não têm tido, infelizmente, esse alimento tão necessário.

Pastor Ciro, encontrei este vídeo no youtube. Gostaria que o irmão comentasse, se for possivel.

http://www.youtube.com/watch?v=zuiBxgltj58
Daniel Clós disse…
No entanto pastor Ciro, concordas que o sr. Jimmy Swaggart mudou muito de lá para cá né?
Irmão Daniel,

Jimmy Swaggart foi um dos grandes expoentes das Assembleias de Deus no século passado. Se o irmão leu o texto com atenção, ficou claro que eu me referi a ele quanto ao passado.

CSZ
Caro amigos CSZ:

De fato, sob a influência do neopentecostalismo e dos malabaristas de púlpito passou a ser secundarizada ou mesmo esquecida na década mencionadad e, porque não dizer, nos anos anos subsequentes.

Entre os nomes citados na sua postagem, uma das coisas que me empolgavam, ao ouvir o saudoso pastor Valdir Bícego (quantas vezes o acompanhei na Década da Colheita!), eram os seus sermões que alinhavam unção e exposição bíblica. Usando um jargão, eram "bíblia pura".

Embora continuem pululando aqui e ali os malabaristas de auditório, percebo um certo tipo de cansaço com essa forma vazia de pregar. As pessoas estão se dando conta de que não passam de "vendedores de ilusões", "caçadores do vil metal","promotores do falso avivamento" e outros epítetos mais.

Vejo um reacender, ainda que tênue, da chama pela verdadeira exposição bíblica, do interesse em ouvir bíblia por aqueles aos quais o Senhor deu o dom de bem expor.

Precisamos assoprar essa chama para que ela incendeie o Brasil e possamos ver raiar um novo tempo em que a proeminência da Palavra não seja um desejo, mas realidade plena em todos os púlpitos.

De quem sonha com a volta desse tempo.

Abraços

GC
silvania disse…
É tudo verdade o que o Pastor disse neste artigo.
Estou com saudades de ouvir aquelas pregações que mexiam com minha alma,estou com saudades de falar línguas estranhas e de vir pra casa com o coração ardendo pelo fogo do Espírito,estou com saudades de ver almas se rendendo aos pés do Senhor,com um verdadeiro arrependimento de seus pecados.Estou com saudades dos cultos de Santa Ceia,onde os crentes que pecaram não tomavam a Ceia do Senhor sem antes pedir perdão a igreja,com um arrependimento sincero,hoje parece que ninguém mais peca.
Saudades de quando as crianças eram batizadas com o Espírito Santo.
Saudades de quando o Senhor falava através do dom da profecia a sua igreja.
Saudades de quando havia temor de Deus nos pais e isto era passado para os filhos.
Saudades,saudades,saudades...
Mas ainda bem que o fogo pentencostal ainda esta dentro de mim,e vou fazer de tudo pra que ele nunca se apague,porque daqui alguns anos mais,não saberei quem estará com esta chama acessa ainda,só o tempo dirá.
E se eu estou com saudades,imagine Deus!
milerfreitas disse…
Vejo uma luz no fim do túnel e meu coração queima com a expectativa de ver o povo de Deus rejeitar de uma vez por todas este evangelho do oba-oba tão propagado por estes animadores de auditório.

Meu coração se encheu de gozo e alegria, principalmente pelo comentário do pastor Geremias do Couto: "As pessoas estão se dando conta de que não passam de "vendedores de ilusões", "caçadores do vil metal", "promotores do falso avivamento" e outros epítetos mais."

Deus lhe abençoe!

PS - Posso republicar este texto?
jorge mélo disse…
É verdade Pr.Ciro, ainda hoje de vez em quando eu dou uma relida nas lições bíblicas que tenho guardado desde os anos de 1986, com comentários do Pr. Eurico, e tb de vários Jornais " Mensageiro da Paz" do mesmo ano em diante, com comentários diversos do Pr. Eurico, Valdir Bícego, Antonio Gilberto,Wagner Gaby,Raimundo de Oliveira, inclusive do próprio Pr. Ciro do ano de 1997 sobre "versículos Novos" " o sinal e o numero da besta" etc.
Ná época do Pr.Presidente da AD de RECIFE, Pr.José Leoncio, o Pr Eurico, Valdir Bícego e Antonio Gilberto sempre nos visitavam no Templo Central para ministração da Palavra de DEUS ERA REALMENTE UMA BENÇÃO, Glória a DEUS por ter me dado estas oportunidades de estar sempre presente nestes cultos.
Ainda bem que logo,logo, o arrebatamento da Igreja que já está prestes a acontecer, e se permanecermos em obediencia as Escrituras, finalmente estaremos revendo novamente estes Homens de DEUS entre outros irmãos amigos, e permaneceremos com o MESTRE JESUS para sempre, Oh! Aleluia, GLÓRIA A DEUS.
Salmo 133 e Hino arpa cistão 26 do saudoso Emilio Conde.

Recife - Pe.
Caro Miler Freitas,

As palavras do amigo, escritor e expoente da Palavra de Deus, pastor Geremias do Couto, foram muito importantes, e eu estou inteiramente de acordo com elas.

Um grande abraço.

CSZ
p.s. Pode republicar o texto, com a citação da fonte.
Jean Patrik disse…
Paz do Senhor Jesus pastor Ciro!!!
Para mim é uma alegria poder ler novamente os seus artigos.

Estive um tempo fora da blogfesra, por está sem computador, mas graças a Deus, Ele me abençoou com um bem melhor.

Pastor Ciro, quero dar um pequeno testemunho.

No começo da minha caminhada tive uma forte influência desses pregadores antropocêntricos, como, Benny Hinn, Feliciano e outros. Com o passar do tempo comecei a ouvir sobre os pastores Bernard Johnson, o próprio Jimmy Suegger e outros, então procurei pesquisar a respeito de alguns pastores onde consegui algumas informações, nessa procura cheguei até o seu blog, onde fui confrontado a mudar, e pela exposição da palavra de Deus encontrado nesse blog resolvi mudar, e graças a Deus hoje me esforço a continuar um legado deixado por esses grandes homens de Deus. A minha maneira de pregar mudou, contudo não fiquei frio com isso, pelo contrário, estou mais firme e cheio do Espírito Santo, pregando Jesus como centro da minhas mensagens.
Glórias ao Senhor nosso Deus.

Pertenço a nova geração pastor, e posso lhe dizer que há em seus artigos uma centelha de Esperança para a recuperação dessa geração de novos pregadores.

Continue firme, pois há muitos ainda que precisam ser despertados desse falso evangelho.

A vontade de escrever é muita, mas fico por aqui.

Deus seja louvado pelos os remanecentes, que ainda falam, escrevem e ensinam o genuino evangélho.
IvanBarboza disse…
Pr. Ciro, assim como o Pastor Geremias Couto disse:ainda que tenue podemos ter esperança.

Pr Ciro eu posso crer, que ao seu lado, Deus levantará muitos homens com suas canecas nas mãos para ajuda-lo nessa dificil tarefa de tirar água do oceano.

Tem uma geração que está voltando à palavra expositiva.
Graça e Paz.
Richelieu disse…
A paz do Senhor, Pr. Ciro!

O sentimento do nobre pastor é compartilhado por muitos de nós, assembleianos, insatisfeito com os modismos heréticos que deteriora a igreja brasileira.

Chega! Não aguentamos mais.

Oro, clamo, prego para que a nossa Assembléia de Deus ressurja com todo o vigor, credibilidade, reverência à santa e poderosa Palavra de Deus. Que os obreiros sejam verdadeiros guardiões da preciosa doutrina e dos bons costumes.

As pedras estão clamando pastor Ciro!

Deus abençoe cada vez mais o vosso ministério.
Cleison Brugger disse…
Pela graça de Deus, sei que ainda existem aqueles que não se curvaram!
Tenho ouvido ultimamente, sermões de homens como John Piper, Paul Washer, Mark Discroll, David Wilkerson, a té mesmo no meio assembleiano, como Pastor Abiezér Apolinário, Pastor Temóteo Ramos de Oliveira (Como tive a oportunidade de ontem ouví-lo pregar), e louvo a Deus porque nós, jovens aspirantes pelo santo ministério, ainda temos homens compromissados com a sã doutrina e com a pregação biblicocêntrica, para nos expor a palavra de Deus dignamente! Ainda não tive a oportunidade de ouví-lo ainda pastor Ciro, mas sei que és daqueles que tem compromisso com a verdade.
Que Deus nos abençoe.
Gildo Soares disse…
A Paz do Senhor Pastor Ciro

Realmente Pastor Valdir marcou muito vidas com suas pregações, saudades e está fazendo muita falta nos tempos atuais.
Temos um video de uma pregação dele para martar a saudade do que realmente é uma pregação.

http://www.youtube.com/watch?v=bTUUropE6QE

Gildo Soares
Unknown disse…
Antes de terminar de ler, eu já estava quase sugerindo o nome do pastor Geziel Gomes tambem a essa lista dos que se preocupam e se preocuparam com a verdadeira pregação bíblica. Tive o privilegio de aprender sob seu cajado na AD Sobradinho DF, onde também fui separado a Evangelista e enviado ao campo missionário.

Glorifico a Deus porque muitos já se deram conta mesmo de que devemos voltar à pregação expositiva. evitar os modismos e as invenções no afã de vender CD e DVD.

Parabéns pelo seu trabalho Pastor Ciro. Escrever realmente é o seu copo de leite.

Sempre oro por sua vida.
A paz do Senhor Pr. Ciro,

Nos meus quase 30 anos de Assembleia de Deus acompanhei todos os nomes citados pelo irmão em sua postagem. Que saudade do Pr. Bernard Johnson! Ainda hoje lembro de uma maravilhosa mensagem dele baseada em Lucas 15, "Três Grandes Mensagens de Amor", creio que foi em 1984. Costumava ouvir com entusiasmo o Pr. Geziel Gomes, quanta graça e unção! E o Pr. Bícego? Empolgava-me a alma!
Neste século, ouvi e gostei do Pr. Josué Brandão, embora faz algum tempo que não ouço falar dele e, confesso, também gostei do Pr. Ciro Zibordi quando o ouvi pela primeira vez em Lisboa.
Que Deus continue levantando homens comprometidos com a mensagem cristocêntrica e bibliocêntrica dentro de nossa Assembleia de Deus!
Caro teólogo anônimo, soberbo e exibicionista:

Não lhe darei o direito de ter o seu arrogante comentário publicado. Sim, sou saudosista. Mas pior do que isso é não acreditar na existência do Diabo! E é esse o seu caso, nobre filósofo.

Interessante como V.Exa. se traiu, ao citar os nomes dos "expoentes" de sua preferência, incluindo o seu, esquecendo-se de que já estivemos juntos e me disse as mesmas coisas que agora afirma sob anonimato!

Cuidado! O academicismo tem cegado a muitos! Lembre-se de que o Senhor atenta para os humildes (Sl 138.6). "Comer muito mel não é bom; e a investigação da própria glória não é glória" (Pv 25.27).

Acorde! Use o seu conhecimento acadêmico para o bem da obra de Deus, e não para se exibir.

De quem o conhece, e muito bem, e deseja o seu sucesso espiritual,

CSZ
Cidinha disse…
Parabéns Pastor Ciro,agora depois de lêr esse artigo ,descobri que não sou a única a sentir saudades de pregações expositivas.

Deus te abençõe.
juberd2008 disse…
Prezado Pr. Ciro,

Sou amante da pregação expositiva, e com tristeza que acompanhei o declínio da mesma no período citado. Concordo que o povo já anda sentindo a falência desse modelo de pregação teatral de auto-ajuda.

Abração.
PURA VERDADE POSTADA PELO DEFENSOR DA PREGAÇÃO EXPOSITIVA.MINHA ORAÇÃO É QUE REAPAREÇA PREGAÇÃO EXPOSITIVA NOS PÚPITOS ASSEMBLEIANOS.
Unknown disse…
Geziel Gomes???????????????
Unknown disse…
Elienai cabral sim....
Caro Pr. Ivan Nunes,

Preferências pessoais não se discute. Mas é óbvio que alguns nomes foram omitidos por não ser a minha pretensão apresentar uma lista completa de pregadores expositivos.

Sem dúvidas, o querido pastor Elienai Cabral, que, além de ensinador, é também um pregador expositivo, poderia estar presente no corpo do artigo. Outros dois nomes que eu podia ter mencionado, os quais considero expoentes da Palavra: Paulo Lucas Sacramento e Samuel Fontes Bezerra. Estes também tiveram bons momentos nas décadas de 1980 e 1990, nas Assembleias de Deus.

Quanto a Geziel Gomes, a maioria dos obreiros assembleianos não tem dúvidas de que ele foi um dos maiores expoentes da história das Assembleias de Deus, nos anos de 1980, principalmente. Deus unia, em Geziel Gomes, ao usá-lo, poder e sabedoria, graça e conhecimento.

Em Cristo,

CSZ
Caro pastor GC,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe pelas palavras, pelas quais corrobora o presente artigo. Também estou de pleno acordo com a sua avaliação e penso que Deus está levantando pregadores expositivos jovens, nos últimos anos. Ao mesmo tempo, a "pregação" malabarista começa a perder espaço, em razão de o povo de Deus e principalmente os obreiros estarem sendo instruídos quanto aos desvios relativos à pregação do Evangelho.

Em Cristo,

CSZ
p.s. Eu também acrescentaria o nome do pregador expositivo Geremias do Couto, se fosse apresentar um lista com os nomes daqueles que ainda estão em atividade nas Assembleias de Deus.
Olá Pr Ciro.

Bom artigo, Deus o abençõe. Contudo, quando referindo-se a Mensagem expositiva, você pretende destacar uma mensagem que seja sobretudo cristocêntrica, ou de fato está fazendo menção da mensagem expositiva propriamente dita, ou seja aquela que, além de Cristocêntrica, se atém ao texto de forma metódica e evolui nos versículos, respeitando a historicidade, a circunstância do texto, e por fim sua contextualidade? Se for desta forma, Geziel gomes a despeito de ser um bom pregador à sua vista, não prega de forma expositiva e sim quase sempre de forma textual ou temática. Os demais que foram ditos não posso dizer algo a respeito, mas para consulta de homens que pregaram e pregam expositivamente, vide Martin Lloyd, Jhonatas Edwards, John Gill Jones, John Piper, Russel Shedd, Hernandes Dias lopes, Paul Washer e etc. Não citei Pregadores assembleianos, por nenhum outro motivo, senão a minha ignorância.

Deus o abençõe com sua graça.

Mizael Reis
Evaldo Florindo disse…
Pr-Ciro apz do Senhor.
Só tenho a agradecer a Deus pela sua vida, voce tem cido meu mestre a distancia, tenho aprendido muito com o seu blog, e orado ao Senhor Deus pela sua vida,quanto as postagens que o IRMÃO TEM ABORDADO,todas tem cido de grande proveito para encinamento nosso,amado pastor um grande abraço, e continui nessa tua força,de ver a verdade triunfar,e com certesa esse sera o lado vencedor.
É nesse sentido que eu, apesar da pouca idade que tenho e do conhecimento escasso que me chega a mente...Sempre digo que sou um saudosista no bem sentido da palavra...Tenho sim, saudades da Igreja de Cristo que pregava e vivia o verdadeiro Evangelho.
claudiopimenta disse…
Pastor Ciro , poderia dar umas dicas de quem é o exibicionista, soberbo anonimo filosos !
Anônimo disse…
pr. ciro
paz do senhor.
tempos bons estes relatados e comentados por homens de Deus que anseiam por ter volta este tipo de pregação.
mas faço uma pergunta.
será que naquele tempo os pregadores citados cobravam altos cachês para pregar a palavara ?
tenho para mim que a resposta seria não.
porque se o fizessem seriam obrigados a apresentar seus shows baseado no valor que estariam recebendo.
eis a diferença !
mas ainda existe os 7 mil que não se dobrarão e vc pr ciro é um destes.

zezinho sp capital
Anônimo disse…
A paz do Senhor!

Sempre acompanho o seu blog, e confesso que aprendo mais aqui do que em minha igreja. Estou nas Assembléias de Deus a 10 anos, e amo muito esse ministério. Porém algumas coisas relacionada a mudança de comportamento de alguns pastores e a cegueira de outros, tem me deixado um tanto decepcionado.
Procuro fazer esse comentário em off, para não comprometer ninguém.
A igreja em que estou, está passando uma fase bem delicada, onde a sua direção perdeu o foco, e está fazendo com que nosso campo esteja cada vez mais perdendo almas , Nas reuniões de obreiros temos cada vez mais um número grande desligamento de membros que saíram, que candidatos a batismo. Das ultimas três reuniões que tivemos, foram desligados muitos e batizados nenhum.
O que mais me angustia, que de um ano para cá, eu já trouxe mais de 15 famílias para nossa igreja, e nenhuma delas tiveram o apoio da igreja para continuar, sendo que alguns não continuaram e outros foram para outro ministério.
Toda está vendo que a direção não está conseguindo fazer um bom trabalho, e a igreja esta esvaziando. A para piorar as vezes vem pregar alguns supostos profetas e dizem que o pastor está na direção de Deus.
Esse dias em dos cultos que tinham pouquíssimas pessoas, o pastor gastou todo tempo da mensagem para dizer que o maior pregador da atualidade é Mike Murdoc, e por isso devemos seguir suas mensagens.
È lamentável pastor, mas eu muitos estamos sofrendo em igreja de nivel de campo, prestes a se tornar uma capela.
Pr Alessandro Garcia disse…
Pr Ciro,A paz do Senhor

Somando à participação dos demais colaboradores, quero parabenizá-lo pelo brilhante texto. Aproveito para pedir-lhe informações atuais sobre o Pr Jimmy Swaggart.

Que Deus lhe abençoe.
Luiz Carlos disse…
estou me preparando e admiro pregadores da pregação expositiva como Hernandes Dias Lopes,John Piper,na assembléia me lembro agora de Ciro Sanches Zibordi mas eu creio que Deus já está movendo o coração dos seus servos fiéis para que venham a buscar pregar o que Deus fala (Bíblia)e não o que o homem quer (...) oremos para que volte a exposição da palavra em todos os púlpitos da igreja de Cristo não apenas em uma denominação para a glória de DEUS. Pretendo me preparar para ser um pregador cristocêntrico,já comecei espero que os irmãos orem por mim pois ainda estou sendo moldado preciso de indicações de livros e de pregadores que eu possa acompanhar para crescer no conhecimento,pois na graça depende de minha busca e da vontade de Deus. A paz à todos.Pr Ciro Deus continue abençoando seu ministério.
Lindas palavras, cresci vendo Jimmy Swegart, amo a Palavra e vejo que as coisas não estão como Deus gostaria, hoje em dia.
Pr. Ciro o sr vai estar aqui em Camboriú, moro aqui e nos veremos no seminário de EBD.
Meu blog é www. plenitudecrista.blogspot.com...
Se possível leia e me dá umas orientações, obrigado.
São artigos como esse que nos refrigeram a alma e nos trazem o mesmo consolo que Elias sentiu quando, queixando-se com Deus que só ele havia restado como profeta de Deus, Jeová retruca que ainda tinham sobrado 7000 que ainda não tinham se curvado a Baal. Pr. Ciro, creia que ainda existem muitos que não compartilham com as meninices e novidades de hoje em dia. Acredite que ainda há crentes que estão dispostos mesmo a retirar-se do templo quando as "macaquices" iniciam, e pedir misericórdia a Deus. Nós somos muitos, e não somos fracos, pois maior é O que está conosco. Deus nos guarde bem no seu amor e em santificação. Graça e Paz.
Caro Mizael Reis,

Muitos termos têm a sua aplicação geral e específica. Por exemplo, o termo "liberalismo" é usado com um sentido específico no estudo da Teologia Contemporânea, mas, em geral, pode ser empregado para designar todo e qualquer tipo de liberalismo: consuetudinário, eclesiástico, teológico, etc.

Se o irmão ler o meu artigo com maior atenção, com todo o respeito, perceberá que não me refiro a uma categoria de sermão (i.e. expositivo, temático, textual, etc.). Refiro-me à exposição da Palavra de Deus, que está faltando, em grande escala, em nossos púlpitos (Sl 119.130). Por outro lado, à luz da Homilética, os tipos de sermão podem se intercambiar, sendo desnecessário um expoente ficar preso a uma única modalidade. Afinal, o sermão textual também possui exposição e tema; o textual também contém tema e é uma exposição; o expositivo, da mesma forma, possui tema e texto. E assim por diante.

Quanto a Geziel Gomes, Deus lhe outorgou um ministério multifacetado. Já vi esse pregador expor a Palavra sem qualquer interrupção, de forma expositiva, temática e textual. E já o vi pregar de outro modo mais interativo. Mas o considero, sim, um pregador expositivo, em todos os aspectos, inclusive à luz da Homilética, uma matéria que, por graça de Deus, eu conheço um pouco. Mas deixei claro, no texto, que me referi ao Geziel Gomes da década de 1980.

Respeito os seus referenciais de pregação expositiva, mas mantenho os meus, posto que o artigo é referente às Assembleias de Deus, e não à igreja evangélica, de modo geral. Caso contrário, é claro que eu citaria outros pregadores expositivos que aprecio.

Grato pela participação.

CSZ
Genislene Borges disse…
Incluo em sua lista de pregadores o pastor de minha igreja Pr. Julio Cesar Rangel. Abraços e é claro estou sempre por aqui.
silvania disse…
Porque será que não vemos mais conversão de almas?acho que até os pregadores estão desacreditados de que isto possa acontecer,cadê os convites feitos no final dos cultos aos ouvintes da palavra de Deus?
Sempre as mesmas pessoas que vão a frente receber oração pra serem curados,Deus não mudou e está na cara que foi o modo como a igreja se porta diante de Deus é que mudou.
Cadê os grupos de evangelismos?cadê os os cultos de oração?
É por estas coisas que oro e clamo a Deus pelo retorno do avivamento constante da igreja.
Ouvi muito estes pregadores citados neste artigo,e a gente chorava sentindo a unção nestes homens de Deus,eu era apenas uma adolescente,mas sentia a comunhão que estes homens de Deus possuía.
Os obreiros hoje estão deixando a desejar.
Nasci e fui criada na Assembléia de Deus Minis.Belem.E conheço os dois lados espirituais que a igreja tem vivido.Peço ao senhor AVIVAMENTO JÁ!
Estes artigos tem me ajudado muito a lecionar na EBD. Parabéns pastor pelo comentário!
Perdoe-me Pr, mas o emprego feito à palavra "expositivo" em seu texto, careceu de esclarecimentos prévios, afim de explicar com especificidade para este texto, um significado mais genérico a está palavra, convergindo-a para um propósito, além do usual. Usá-la, valendo-se de seu pressuposto geral(verbo expor), em um texto onde fala-se de pregadores, campo este onde a palavra "expositivo" foi exaurida para explicar uma modalidade construtiva de mensagem, consistirá em definí-la além do que se espere nesse meio. Doravante, insisto com a palavra liberalismo. Sem uma prévia elucidação, esclarecendo a via pela qual você peregrinará em seus argumentos, e, fazendo uso de tal palavra que ramifica-se em vários objetivos, seu texto será dúbio, desprovido de clareza. Em um meio teológico, a palavra liberalismo, jamais será empregada para outro fim, além de, basicamente, uma teologia que mancomunou-se com o darwinismo e o humanismo, da mesma forma que, em argumentos ou em assuntos homiléticos, todo significado desejado para a palavra expositivo, além do emprego já exaustivamente usado,e quando não houver esclarecimento que anteceda sua argumentação, tal texto carecerá de clareza, inviabilizando o objetivo desejado ao texto. Em casos como esse, usando palavras como essas, uma esclarecimento inicial será muito bem vindo.

Graça e Paz
Mizael Reis
Caro irmão Mizael Reis,

Penso que a única pessoa que carecia de esclarecimentos prévios era o irmão mesmo, pois dentre quase 40 comentários aqui inseridos, somente o irmão não entendeu o que foi escrito da forma mais clara possível.

Por graça de Deus, conheço bem os termos que emprego e sua aplicação nos mais diversos âmbitos, e isso me ajuda na hora de compor um texto que possa ser entendido tanto por eruditos quanto por leigos, modéstia à parte.

Eu creio que para todos os irmãos que leram o presente texto, exceto o irmão, ficou claro que eu estou lutando em prol da pregação expositiva da Palavra de Deus, que se contrapõe à animação de auditórios. O meu texto não é uma exposição de Homilética. Creio que a mente de um estudioso deve estar aberta para entender os termos dentro de cada contexto, pois até mesmo na Bíblia os termos variam de significação de acordo com o contexto.

Quanto à palavra "liberalismo", ela é largamente aplicada fora da teologia. Não é preciso nenhuma prévia elucidação, ao aplicá-la. Basta o leitor observar o CONTEXTO em que ela é empregada, pois não se trata de palavra reservada da teologia. Penso que precisamos ter cuidado para que "as muitas letras não nos façam delirar".

Repito: o presente artigo é simples, e um leigo consegue entendê-lo. Talvez quem supervalorize o aprendizado acadêmico encontre obstáculos em entendê-lo, em razão de possuir dificuldade para passar do fácil para o difícil ou vice-versa.

Diante do exposto, é importante que um leitor teólogo ou erudito seja mais flexível e não teologize o que está escrito para o público em geral.

Grato mais uma vez pela participação.

Em Cristo,

CSZ
Paulo Cesar disse…
A paz de Cristo Pr Ciro, tenho lido suas materias e tenho crescido muito no meu ambito espititual, quero parabenizar-lhe por sua coragem em prol da palavra do Senhor! gostaria de pedir ao amado Pr, que me indica-se alguns louvores que o
Senhor costuma ouvir ... haja visto que o que massa gosta de ouvir nem sempre tem aprovação Biblica .. sei que o Pr, tem varias ocupaçoes, mas peço-lhe esta gentileza e espero ancioso por uma lista de louvores, quero sentir a maravilhosa presença do Senhor Jesus nesses louvores . amém! meu e-mail pesitex@gmail.com
Amado Pr ciro.

Compreendo seus argumentos, bem como o contexto que foram aplicados.Desculpe-me pela ansiedade em tentar "prever" a leitura dos queridos irmãos que não estão habituados com essa flexibilidade necessária, posto que, seu blog, graças à Deus, atinge a todos, indistintamente. Só quero ajudar. Portanto, não estou querendo sair pela tangente, mas, onde estudo, e onde trabalho, às vezes precipitam-me em minhas antecipações. Quanto "as muitas letras te fazem delirar", receio Pr, que as minhas palavras, foram cruciais para definir algo que não corresponde a verdade em meu coração, o que o fez tecer tais comentários. Sou Assembleiano também(o que não prova o contrário), sem qualquer partidarismo, desde o meu nascimento. Entristeço-me pelo andar de nossa carruagem, o trem descarrilou, para muitos. Mas, não há nada que eu queira pregar senão o Evangelho de nosso senhor Jesus Cristo, tal como as Escrituras nos apresentam. Mas entendo suas palavras, não nos conhecemos o que o leva delinear o que sou pelo que escrevo, ou pela sua compreensão subjetiva do que estou tentando escrever, e diante do tempo em que vivemos sua análise, é no mínimo aceitável. Contudo, Considero sim, a escritura nada mais do que "gramática do Espírito Santo"(Lutero), e o poder pelo qual Deus opera em nós, sua salvação(Jn 2.9). Mas os tempos são maus. Talvez quem sabe, sobretudo pelas Escrituras, também as palavras de Blaise Pascal nos façam meditar sobre o tempo que vivemos:

"Deus criou o homem à sua imagem, e em retribuição o homem criou Deus à sua semelhança" (Blaise Pascal)

Graça e Paz Pr
Mizael Reis
Shalom!

Amado Pr Ciro, ótimo artigo!

Onde a Bíblia não tem voz, não devemos ter ouvidos. Precisamos urgentemente de pregadores que amem as Escrituras. Que não se contentem com a superficialidade, antes, caminhem para a profundidade, sem perder a simplicidade e pregando com toda autoridade.

Concordo com E.M.Bounds quando disse:

"Homens mortos, tiram de si sermões mortos, e sermões mortos matam"

Precisamos de luz na mente, mas também fogo no coração. O que vemos nos dias hodiernos em muitas igrejas, são os pregadores "trovão" - que só tem BARULHO, mas não tem CHUVA. Outros, tem erudição, mas não possuem unção. Outros ainda, são gelados como os Alpes suiços!

O Eterno seja contigo, frutificando seu ministério!

Pr. Marcello Oliveira
Irmão Mizael Reis,

Amém, meu querido! Creio que ficou claro o que nós dois quisemos dizer, e tudo ficou esclarecido.

Bem, já que o irmão também é assembleiano, respondo ao seu "Graça e paz" com um "A paz do Senhor".

CSZ
Unknown disse…
Pastor Ciro, primeiramente, parabéns pelo excelente conteúdo do Post.
É incrivel como o sr. consegue expressar os nossos sentimentos com relação a pregação da Santa Palavra.
Aceitei a Jesus em 1994, fui batisado nas águas e com o Espírito Santo no mesmo ano (entre julho e dezembro).
E que saudades tenho daquelas mensagens, onde o povo ouvia com atenção e chorava nas mensagens...
Daquele tempo para cá tenho observado o seguinte:

1 - Tornou-se raríssimo o batismo com o Espirito Santo.

2 - Quando há, os crentes (com exceções) não buscam a continuação, ou seja, os dons espirituais.

3 - É lamentável o nível de respeito e temor durante um culto.

4 - Há muitos batismos nas águas, porém poucas conversões.

5 - Nós, que pregamos a Palavra com temor, notamos um certo ar de "acabe com isso logo"...

Hoje sou um presbitero da AD Belém em Guaratinguetá (Pr Ozias Gomes - um fiel servo de Deus).
Dirijo um pequena congregação em minha cidade, e tenho essa chama de proclamar a palavra da maneira que esta deve ser feita.

Essa é a opinião de um pequenino servo do Senhor....

Paz irmão

Pb Luis Alberto
jorge mélo disse…
Prezado Gleison Brugger, vc. lembrou muito bem no seu comentário acima, o nome do Pr. Abiezér Apolinario, um verdadeiro Homem de DEUS.
Pr. Abiezér, DEUS lhe use muito aí na BAHIA.
RECIFE - Pe.
Anônimo disse…
caro pastor ciro
respeito o sr como homem de Deus, porem nao comcordo dinovo com o pastor.
sei que nao vai postar esse comentario como fez com o da postagem amterior a essa.
por nao comcordar com o asumto, e com o conteudo posto.

o sr. precisa lembrar que nao se pode generalizar tudo, nem fazer tempestade em copo de agua, nao sei aomde o nobre pastor comgrega, porem graças a Deus que na minha cidade aimda tem exposiçao da palavra,

por falar em postar posso adiantar ao irmao que nao sou bajulador de ninguem
porem a maioria dos que posta comentario comesa assim

parabems pastor
excelente materia
otimo artigo
e tudo verdade
bom artigo
excelente postagem
muito boa materia

porem nem todas as postagem do amigo irmao nao e boa nem excelemte assim tambem como as minhas, so que nao sei ser falso.

fica na paz
helio costa
Pastor Ciro,duas semanas atrás,eu ouvi um pregador(Pregador?!) dizer que ele não precisava de contexto bíblico para pregar.O que ele precisava,segundo ele,era de poder e autoridade de Deus.Esse não seria um evangelho empirista?Aí lembrei de um encontro que eu tive com um pastor que era da Assembléia de Deus,que eu conheci.Ele falou-me que quando ele era bem jovem,quando ouviu em uma convenção das Assembléias de Deus.O pregador da noite era nada mais e nada menos do que Nels Nelson.Ele na sua mensagem,segundo o pastor,inspirado pelo o Espírito Santo,disse:"para os jovens que aqui estão e osa irmão chegarem no ano de 2ooo(Ano era,1967),vou repetir,aos jovens que aqui estão e os irmão que chegarem ao ano 2000.Você vão ver pregarem nos púlpitos das Assembléias Deus,toda sorte de heresias".Meu Deus!E como se tem pregado nos púlpitos toda sorte de heresias.Que Deus tenha misericórdia de nossas vidas e levante homens compromissados com sua palavra.Deus abençoe sua vida pastor e lhe dê graça pára pregar com ousadia e intrepidês a sua palavra e confirme com sinais e maravilhas,como acontecias com os grandes pregadores.

Um grande abraça e DEUS SEJA COM SUA VIDA.

Não esqueça que nessa guerra contra os modismos religiosos,e contra as heresias,você não está só.
E quanto a oração pra que haja um reavivamento par que se volte a pregar a mensagem expositiva das escrituras,também não estás só,prova disso são os comentários que você está recebendo de apoio nesta postagem.E talvês a mais comentadas num breve espaço de tempo.

Parabens pela postagem,é de grande inspiração divina.Creio eu que esse texto,Deus colocou no seu coração,com o intuito de tocar nos corações de seus servos.

Você é um instrumento poderoso nas de nosso Deus,pra abençoar nossas vidas,com belas mensagens do trono de Deus.
Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Creia que na demonstração em apenas retirar com uma caneca, por vez, a água do oceano, é motivo para encontrar em sua dedicação, outros mais, que com responsabilidade, se somam a esta árdua tarefa em uma imitação ao seu exemplo. Louvado seja Deus!

Imagine, quantas canecas se somaram à sua, por onde o Senhor nosso Deus, o têm transportado - inclusive me considero como um destes pequenos, e com apenas um conta-gotas em mãos. Mas, que segue o exemplo de sua dedicação.

Lembro-me mais uma vez que, o meu blog somente existe, pelo entusiasmo que senti em suas análises.

Louvo a Deus por este espaço e por comentários que envolvem o meu coração, e principalmente em saber que existem pelo menos 7.000, que não se dobraram ao deus deste mundo.

O Senhor seja contigo, nobre amigo,

O menor de todos. Certamente!
Paz do Senhor Amados.
Fico as vezes um pouco chateado, por não ter a oportunidade de compartilhar de mensagens destes grandes pregadores. Porém, ainda bem que temos alguns (como o senhor) que preza pela pregação expositiva da palavra de Deus. Confesso aos irmão que, ainda estou engatinhando (apenas 05 anos de canversão) só que uma coisa aprendi, que, a Palavra de Deus esta acima de qualquer metodoligia, exibicionismo, invencionices, malabarismos, e etc... Costumo dizer aos alunos da Classe Adultos da EBD: "não engulam tudo que dizem porai, vocês são alunos da EBD e não podem dizem amém para tudo e para todos".
Levantemos a bandeira do Verdadeiro Evangelho de Cristo.
Que a Graça esteja convosco.
RAC
Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Estou muito triste com os seus textos, mal escritos, e com muita maldade.

Não posso de maneira nenhuma dar-lhe os parabéns por estes péssimos artigos repletos de mentira, e muitas mentiras.

Espero que o desalmado amado pastor, não aceite mais tais bajulações de hipócritas comentaristas, como foi perfeitamente sugerido pelo comentarista HÉLIO ALVES DA COSTA.

Espero qe os demais comentaristas, sigam à risca o conselho do comentarista HÉLIO ALVES DA COSTA e evitem as bajulações. CHEGA DE BAJULAÇÕES!!!

A partir deste momento, creio que todos os envolvidos em bajulações, devem criticar o pastor Ciro Zibordi, nas suas más intenções descritas em suas matérias e se sensibilizar ao máximo, e em especial com o comentarista HÉLIO ALVES DA COSTA, que demostra a real posição com a frieza necessária, dentro de uma postura com total ética quase que hospitalar.

Parabéns pela maté...ops!

O Senhor seja contigo, nobre amigo,

O menor de todos.
Anônimo disse…
PR. CIRO
PAZ DO SENHOR.
LÍ E ENTENDÍ MUITO BEM O COMENTÁRIO FEITO POR HELIO ALVES DA COSTA.
O PRÉ JULGAMENTO QUE O IRMÃO HÉLIO FAZ INDICA QUE ELE NÃO COSTUMA COLOCAR EM PRÁTICA O QUE ELE APRENDE NA BÍBLIA.
1º O PODER DA ONISCIENCIA PERTENCE APENAS A DEUS.
MAS O IRMÃO HÉLIO CONSEGUE PREVER AQUILO QUE SE PASSA DENTRO DOS CORAÇÕES DAS PESSOAS QUE POSTAM AQUÍ.
EU FUI SINCERO NAS COLOCAÇÕES QUE FIZ E FALEI AQUILO QUE REALMENTE SENTIA.
CREIO TAMBEM QUE TODOS QUE ELOGIARAM E PARABENIZARAM O SEU TRABALHO O FIZERAM COM UM CORAÇÃO SINCERO.
ACHO QUE SE O IRMÃO HÉLIO ALVES FOR HUMILDE,PEDIRÁ DESCULPAS PELA COLOCAÇÃO ERRADA DAS PALAVRAS POSTADAS POR ELE.
ELE TOCOU NA ÍNDOLE DE CADA IRMÃO QUE POSTOU AQUI AQUILO QUE REALMENTE SENTIAM.
IRMÃO HÉLIO ALVES :
ESTAMOS SUJEITO A ERRAR, MAS DEVEMOS TAMBÉM RECONHECER OS NOSSOS ERROS E CORRIGÍ-LOS EM TEMPO.

ZEZINHO SP CAPITAL
A Paz do Senhor Jesus Pr Ciro, concordo com o senhor, hoje ouvir uma hora de pregação bíblica enfada os ouvintes, culpa desses pregadores sem conteúdo e comunhão com deus e também de quem sede o púlpito para tais.
mas graças a deus ainda temos no Brasil grandes homens de Deus, que pregam o genuíno Evangelho como:
os pastores Elienai Cabral, Eliezer Lira, Erinaldo Renovato, Claudionor de Andrade, o Mestre Antonio Gilberto, Ciro Sanches, e outros que não são tão conhecidos, a minha oração é que Deus sustente a todos vocês, um forte abraço
Hugo C da Silva
Caro irmão Hélio Alves da Costa,

Em primeiro lugar, afirmo que não tolero bajulação nem julgamento infundado ou calúnia. Fico feliz com as considerações sinceras dos meus leitores, os quais me parabenizam. E não consigo enxergar bajulação em expressões como "Parabéns", "Ótimo texto", etc.

Por outro lado, também não tolero que pessoas faltem com o respeito para com os internautas neste espaço, sugerindo que eles sejam bajuladores ou até falsos, como fez o irmão. Sugiro que peça desculpas a eles, pois o fato de começarem os seus comentários respeitosamente não significa que sejam bajuladores ou falsos.

Se o irmão diz que não é bajulador nem falso, eu acredito, a despeito de somente o Senhor conhecer o seu coração. Mas o irmão errou ao sugerir que os internautas que iniciam o comentário com "Parabéns" ou "Excelente" são bajuladores e até falsos.

Penso que o irmão está equivocado e se apressou ao fazer juízo de valor sobre este escritor e os internautas que o apoiam. Por isso, insisto que um pedido de desculpas a eles cairia bem.

Outrossim, não generalizei, ao fazer menção da pregação expositiva. Por graça de Deus, viajo muito pelo Brasil, de Norte a Sul, desde o século passado. Conheço um pouco da igreja Assembleia de Deus e falo com conhecimento de causa que animação de auditório é muito apreciada. Diante desse quadro, apenas asseverei a verdade, segundo a Palavra de Deus.

Finalmente, o irmão não é obrigado a aceitar os meus pontos de vista. Só penso que não deve desprezar a grande maioria que escreveu aqui em abono ao que eu afirmei. Observe que há pastores, escritores, cristãos abalizados que corroboraram o meu artigo. E tenho certeza de que não são todos falsos e bajuladores em razão de concordarem comigo, mas pessoas equilibradas e tementes a Deus.

Grato pela sua participação.

Em Cristo,

CSZ
p.s. Sugiro que o irmão reveja a sua maneira de usar maiúsculas e minúsculas, procurando respeitar as regras gramaticais da língua portuguesa. É apenas uma sugestão, para que o seu texto seja melhor compreendido por todos.
Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Sugiro que o amigo, verifique a possibilidade em preparar um novo livro, este inspirado no irmão HÉLIO ALVES DA COSTA com o singelo título em homenagem a este comentarista:

Erros que os HÉLIOS devem evitar!

Penso que será de grande interesse da comunidade de comentaristas.

O Senhor seja contigo, nobre pastor,

O menor de todos. Decididamente!
A PAZ DO SENHOR Amado Pr. Ciro!

Gostaria de lhe parabenizar pela sua luta pelo verdadeiro e genuíno evangelho. Estarei lhe ajudando em oração para que DEUS continue lhe abençoando e concedendo ao senhor condições de lutar pelo evangelho.

Também eu estou nessa luta, quero, almejo e sonho em voltar a ouvir pregações que ouvi quando criança. Onde pastores e todos que iam pregar estavam preocupas em falar do amor de CRISTO e não de aparecer. Mas, graças a DEUS ainda temos Pastores e pregadores como o SENHOR! Glória a DEUS por isso.

Que o SENHOR lhe abençoe poderosamente.

A PAZ DO SENHOR E FORTE ABRAÇO!
- UMADEX - disse…
Pastor Ciro, quando terminei a leitura do seu artigo, simplesmente me deu vontade de chorar. Tenho saudades daqueles tempos e daqueles homens que transpiravam santidade. Tenho saudade do meu pai, o Pastor João Batista da Silva Filho que também foi um grande homem de Deus aqui no meu Estado. Tenho saudade do meu pastor João Batista, o Apóstolo do Nordeste. Graças a Deus tive o privilégio de conhecê-los. Parabéns pelo artigo, vou publicá-lo no blog da mocidade da minha igreja, com sua permissão e devidos créditos.
Joab de Sousa
AD-Extremoz-RN
P.S. O senhor prometeu que viria nos visitar, tá lembrado?
Pastor Jander disse…
Meu prezado pastor Ciro.
Deus abençoe mesmo. Parabéns pelo comentário sobre a pregaçao expositiva. Essa é a dura realidade, no entanto creio que há um clamor dos verdadeiros servos do Senhor por uma pregaçao genuína que muda a vida do ouvinte e o leva a sair do culto náo somente com vontade de sair do "final da fila e ir par o início ou sair do anonimato e ir para a fama", senão com vontade de ser mais SANTO e mais PURO na presença do Senhor.
Esse é meu desejo tambem e lutarei por defendar uma pregaçao sem manobras, mas fundamentada na Palavra de Deus.
Abraço
Pr Jander Magalhaes
www.jandermcastro.com.br
Luciano Vieira disse…
Graça e paz a todos!

Não quero me colocar como advogado do Pr Ciro, mas creio na importância do comentário.
Seria interessante um artigo em seu blog, destacando o que seria uma mensagem expositiva, devido alguns comentários que tenho visto, sobre o artigo em pauta.
Pode-se observar uma dificuldade de compreensão, por parte de alguns que comentaram aqui, procurando justificar pregadores e saindo do foco do artigo.

Parabéns pelo artigo mais uma vez,

Luciano Vieira
http://escrituraemfoco.blogspot.com
silvania disse…
Quem quiser julgar os nossos comentários que nos julgue,por certo Deus deve o ter colocado irmão Hélio como juiz,alias gente pra criticar e julgar tem muito por ai,quero ver é pessoas que falam a verdade da palavra de Deus,como o Pastor Círio tem feito,o Pastor tem sido nossa boca e nossa voz,já que não temos chance alguma de tentar mudar as coisas em nossas igrejas.
Talvez existe alguma igreja local que não tenha passado pelo o que nós estamos passando,vou me mudar de cidade e até de país,se existir esta igreja que não tenha problema,
pode até me chamar de bajuladora,eu sei que o que é certo é certo,e o que é errado sempre será errado,tenho convicção do que sou e do que falo e graças a Deus nunca precisei pedir perdão a ninguém pelas minhas palavras ociosas,porque sempre tomei cuidado em não ofender os meus irmãos em Cristo,ainda que eu não concorde com eles,sempre tomei Santa Ceia do Senhor em paz com todos.
Que Deus continue abençoando o amado Pastor que por falar a verdade bíblica,acabou granjeando amigos!
Natanael Lima disse…
Paz em Cristo, Pastor Ciro!
Sempre o acompanho, mas especialmente esse artigo me trouxe uma grande saudade... acho que sou das antigas também!
Deus o abençoe.
Natanael Lima
natanaellima.blogspot.com
irmaoclaudio disse…
Tenho muita admiração pelo Pr. Silas Malafaia, cresci ouvindo suas mensagens, como assembleiano que sou. Porém, fico triste quando o vejo lançando mão de tal artifício a fim de se manter no ar com crescente audiência. O mundo capitalista cada vez mais sufoca a mensagem da cruz. Espero, ardentemente, que o Pr. Silas ponha um freio na sua investida, antes que seja tarde demais. Ele sabe bem que a sua salvação é preciosa para Deus, bem como a dos seus ouvintes. Que ele não se esqueça que a nossa vida aqui passa como a fumaça, e que o melhor é seguir as pisadas do Mestre, mesmo que isso lhe custe a tão famigerada audiência, agora alcançada de forma errônea. Que o nosso Senhor continue usando homens como o Sr., Pr. Ciro, que não se dobrará diante do rei e nem comerá a sua comida.
“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” Deus é Fiel! http://irmaoclaudio.blogspot.com/
Anônimo disse…
Pastor Ciro, lí recentemente em seu blog, um texto com o título "Ainda sou do tempo", e como alguns dos seus leitores, fui aceito pelo Senhor Jesus recentemente, em 1 de abril de 2003, não viví aquela época como cristão, mas naquele tempo, década de 80, eu podia notar que o povo de Deus era realmente um povo diferente, nos meus 7 ou 8 anos, na minha escola por exemplo tinha alguns crentes, todos na mesma faixa etária, e eu podia notar que tinha algo diferente neles, e não era somente a roupa, pode ter certeza, e olhe que estou falando de crianças, mas o comportamento exemplar, o respeito por todos, não somente pelos mais velhos, o vocabulário deles, tudo enfim, como sinto saudade desse tempo, mesmo sem ter vivido uma experiencia com Deus naquele período.
No tempo que tive um encontro pessoal com o Senhor Jesus, graças a Deus foi quando ouvi uma dessas pregações bibliocentricas que estão em extinção, Deus também colocou no meu caminho alguns homens e mulheres, comprometidos com este evangelho que está na contra-mão do mundo, e por esta razão, não me sinto sozinho, muito menos frustrado quando exponho a palavra de Deus e os ouvintes não ficam muito entusiasmados, mas alguns se deparam com as suas mazelas interiores, e a necessidade da interferencia de Jesus em suas vidas. Louvo a Deus por nesse tempo em que vivemos, quando não se sabe mais quem é pentecostal, tradicional, adventista, onde todos falam a lingua dos profissionais gospel, ainda existam, como disse o amado Pastor Newton, 7.000 joelhos que não se dobraram a Baal.
O que está acontecendo na verdade com as pessoas, é que estão sofrendo de desnutrição espiritual, e estão realmente necessitando ser alimantadas pela palavra de Deus, e Ele pela sua misericórdia tem levantado obreiros comprometidos com o seu chamado, sem se preocupar muito com as consequencias de se tornarem "persona non grata" no meio eclesiástico.
Que Deus continue a nos abençoar e sustentar as nossas vidas espirituais.

Em Cristo,

Ricardino Lacerda.
figueror disse…
A PAZ DO SENHOR
PASTOR CSZ, O SR. VIU ESSA REPORTAGEM?
O QUE ACHA?
PODE VIR ALGO PIOR AINDA POR AI?
O pastor da Assembléia de Deus Vitória em Cristo, Silas Malafaia, lançou em seu último programa mais uma campanha. Desta vez o líder espiritual convidou aos fiéis que pagam aluguel a doarem para igreja uma parte do dinheiro destinado a essa despesa. Em troca ele prometeu que Deus fornecerá recursos financeiros para que se possa comprar uma casa própria: “Vai ser a sua semente para que você tenha uma casa”.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
“Durante todo esse ano é você quem vai fazer conforme quiser. Em um envelope especial você vai oferecer um aluguel seu. Pega esse aluguel, de abril a dezembro e divide. Por exemplo: ‘eu pago R$ 500 de aluguel. Eu vou oferecer uma semente de um aluguel para que o Senhor possa abrir as portas para que eu tenha uma casa própria’. Então você pode pegar esses R$ 500 e dividir de abril a dezembro. Uma vez você dá R$ 50, outro mês dá R$ 30. Você quem vai dizer, mas vai colocar em um envelope especial”, disse Silas Malafaia.

O pastor também orientou as pessoas que já estão pagando a sua casa própria. Para essas pessoas ele explicou que deve-se doar dinheiro também para que Deus continue abençoando. “Você vai pegar o valor de uma mensalidade e também dividir, como você quiser, para que Deus te dê os recursos até o final para quitar essa casa”.

Silas Malafaia comparou o dinheiro investido a uma semente, fazendo relação com “plantar e colher”. Ele explicou que ao adotar essa prática será possível ser abençoado por Deus.

Além dessa campanha, Malafaia também explicou sobre o dízimo de 30%, destinado especialmente para as pessoas desempregadas ou que moram com os pais ou de favor e que também desejam ter uma casa própria.

“E alguém pode dizer: ‘pastor, eu estou morando de favor porque a coisa está feia para o meu lado’. Então eu vou te dar uma dica. Você vai pegar 30% do que você ganha em um mês. Mas se você está desempregado, se alguém te ajuda ou se você recebeu um resgate de, por exemplo, R$ 300, então a tua semente vai ser R$ 90 para um ano, entendeu? Ou se você está empregado, ganha R$ 600 e está morando com seus pais você tem R$ 180 de abril a dezembro para plantar”.

O pedido de 30% ao invés dos bíblicos 10%, também conhecido como “trízimo”, foi criado inicialmente pelo Apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, em uma campanha parecida lançada em 2009.

Fonte: Gospel+
Unknown disse…
Sorocaba, SP


A paz do Senhor Pr Ciro.

Parabéns, parabéns, parabéns quantas vezes for necessário pelos artigos que você escreve.Ah, eu não sou bajulador.
Sou apenas uma pessoa que ama a Palavra de Deus.
O Senhor é contigo, continue com sua caneca tirando água do oceano.
O seu trabalho não é vão no Senhor.
Daniel Clós disse…
Sim pr. Ciro, li o texto com muita atenção, apenas quis deixar claro para o leitor mais desinformado... que aquele Jimmy não existe mais.
jorge mélo disse…
Prezado Hélio Costa, neste post do Pr. Ciro, para quem leu e entendeu o seu conteúdo, não viu nenhuma generalização, apenas foi citado nomes de nobres Pastores que no passado deram verdadeiro exemplos de vida cristã, como "homens de DEUS", todos nós sabemos que hoje em dia existem muitos animadores de auditórios, como tb ainda existem em muitas cidades aqueles que tem compromissos no ensinamento da Palavra de DEUS, agora, Onipresente soménte é DEUS, e não nós.
Examine novamente o post do Pr. Ciro e entenda melhor, tá certo?
Com relação que vários comentaristas usam de termos bajuladores,e etc, não confunda o que vc. disse com elogios a alguém que boa forma, apresenta assuntos bem elaborados, seja de qualquer área (religiosa, economica, política,social, etc).
Apenas uma observação, antes de vc. inserir novos comentários, observe melhor ao digitar o mesmo, para não ocorrer erros gramaticais, tais como vc. digitou:
comcordo,dinovo,amterior,comcordar,aomde,comgrega,aimda,comesa.
Ás vezes, ao digitarmos alguns textos , por pressa ou falta de atenção, erramos gramaticalmente, mas,é sempre bom estarmos atentos a estes fatos.
Não tenha isto como uma censura negativa, mas sim positiva.
Salmo 133
DEUS abençõe o Pr. Ciro/família, e todos os irmãos que frequentam estes blog, e estão unidos em nosso MESTRE CRISTO JESUS.
Salmo 133 e hino 175 hc.
Recife - Pe.
Caro Daniel Clós,

Jimmy Swaggart não é mais nenhum jovem, na flor da idade. Por isso, não conseguiria mais ser o evangelista que foi. Mas ele é um homem de Deus hoje, a despeito dos problemas que enfrentou em meados da década de 1980.

Em Cristo,

CSZ
Administrador disse…
A Paz do Senhor Jesus!
Pastor Ciro, é evidente que reverter essa situação está cada dia mais difícil, tendo em vista o fato de que até nossos dito "líderes" aderiram a vontade da grande massa, adequando seu sermões a auditórios de pessoas interesseiras, não pela presença de Deus mas somente por bençãos materiais. Mas como estudamos na lição da EBD do domingo passado, choremos aos pés do Senhor, Ele pode mudar esse quadro crítico!
Fique na Paz!
Jonnys Sales disse…
Pastor,
não estarás sozinho nessa batalha, se houver mais baldes ajudaremos a tirar essa água do oceano!
Caro irmão e amigo,
Pr. Ciro Sanches Zibordi,

A Paz do Senhor!

Parabéns pelo texto, sem qualquer bajulaçào, até porque já temos tido a oportunidade de discordar sem arranhar a nossa comunhão. Graças a Deus por isso, mas não tenho outra maneira de inicar meu comentário a não ser parabenizando-o. Isso mostra que o amado não está só nessa frente de valorização das mensagens e do púlpito.

Não dá mais para se calar diante de tais aberrações.

A propósito, ontem postei um artigo sob o título:
Púlpito - Lugar de desabafos e palavras chulas?

Seu comentário lá, honrará muito meu singelo blog.

O amado não está só nessa causa!

Prossigamos para o alvo!

Um grande abraço!

Seu conservo,

Pr. Carlos Roberto
Anônimo disse…
PR. CIRO
PAZ DO SENHOR.
CADASTREI USUARIO E SENHA MAS SO CONSIGO FAZER COMENTARIO COM ANONIMO.
POR FAVOR ! PRECISO DE AJUDA.


ZEZINHO SP CAPITAL
Anônimo disse…
a paz pastor ciro

realmente tenho a nobreza de me desculpar com os demais iramaos que postaram comentarios cima.

peço desculpas se ofendi alguem,

somos todos irmaos

e vamos todos para o mesmo ceu

quanto ao nobre newton carpinteiro ja falei com ele no blog do mesmo, apesar de muita falta de respeito por parte dele e de ate mesmo postura de um pastor,
ele foi muito infeliz com palavras agresivas, debochadas, e ridiculas, e defamadoras. isso nao postura de um homem de Deus.

quanto ao senhor reconheço sua postura e sinceridade.

mais uma ves DESCUPA A TODOS. AMEM????????

FICA NA PAZ
HELIO COSTA
Anônimo disse…
PR. CIRO
PAZ DO SENHOR.
ESTOU AGUARDANDO A ORIENTAÇÃO DE COMO POSTAR MENSAGEM COM IDENTIFICAÇÃO.
EU SÓ CONSIGO POSTAR COMO ANONIMO.
POR FAVOR PR.CIRO, EU FIZ ESTE PEDIDO 3 VEZES, MAS AINDA NÃO OBTIVE SUA RESPOSTA.

ZEZINHO SP CAPITAL
Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Permita-me postar o comentário confeccionado pelo irmão HÉLIO ALVES DA COSTA, este em meu blog com as minhas respostas às suas questões.

A bem da verdade, as informações de que, conforme suas palavras, fui...:

HÉLIO ALVES DA COSTA DISSE:

"apesar de muita falta de respeito por parte dele e de ate mesmo postura de um pastor, ele foi muito infeliz com palavras agresivas, debochadas, e ridiculas, e defamadoras. isso nao postura de um homem de Deus."

Bem, mediante esta argumentação em seu blog realizada pelo irmão HÉLIO ALVES DA COSTA, copio abaixo para verificação dos demais:

Prezamado irmão Hélio Alves Costa,

A paz do Senhor!

Responderei entre as linhas do seu comentário abaixo:

HÈLIO disse: querido irmao
ja tinha prendido a gostar do irmao, porem depois do baixo e ridiculo comentario ao meu respeito no blog do ciro, confeço que a pesar de nao conhecer o irmao pesoalmente, posso afirmar o irmao e muito acrecivo em palavras,

NEWTON disse: Não deixe de gostar de mim, pelo contrário, goste mais ainda, pois, juntos aprenderemos muito. Medite com exatidão nas palavras do meu comentário. Creio que servirá de um momento de reavaliação realacionado aos seus comentários.

Hélio disse: uma vez que falei algo do irmao sem conhecer pedi perdao, pelo meu erro, e desde emtao respeitei o irmao

NEWTON disse: O meu respeito é o mesmo. somente aproveitamos certas circustâncias para meditação de ambas as partes. Medite!

HÉLIO disse: o que o irmao fez no blog do ciro citamdo o meu nome foi coisa de menino.

NEWTON disse: Quando citei o seu nome fui Direto e Objetivo para o bem do irmão. No futuro irás me agradecer.

HÉLIO disse: a pardir desse momento o irmao nao mais vera um comentario meu em seu blog,

o sr precisa rever os seus conceitos.

NEWTON disse: POr rever os meus conceitos e os dos muitos comentaristas, utilizei a modalidade comentário para informá-lo que deves ser mais atento às suas palavras. E com certeza, respeitar um pouco mais um homem de Deus como o nobre pastor Ciro Zibordi.

HÉLIO disse: falo a penas o que penso.
e o que penso e que a postagem do ciro, nao foi boa nem excelente, quanto muitas outras tambem.

NEWTON disse: Continue a pensar, faz bem a saúde, mas analise o que transmite, para o bem do seu futuro.

HÉLIO disse: sinceramente. nao esperava isso de sua parte.

NEWTON disse: Convido aos comentaristas que visitem o blog do nobre pastor Ciro Zibordi e verifiquem o seu comentário e depois assumam o direito de me reprender se cometí algum desvio de conduta ao seu comentário.

Não poderia me calar diante do que foi escrito pelo amado irmão.

A palavra perdão está sendo sucateada no seio da igreja, e assim, sendo totalmente desvalorizada. Portanto, não pedirei perdão ao irmão HÉLIO ALVES DA COSTA, para agradar-lhe o coração, se no momento o que mais necessita é um verdadeiro ajuste em seu coração e respeito aos homens de Deus.

Não me sinto culpado pelas alegações e pela minha maneira de confrontar com amor, a quem padece em ouvir o que é de direito, para que repense as suas desafortunadas afirmações.

O Senhor seja contigo, nobre amigo atalaia,

O menor de todos.
Anônimo disse…
Excelente comentario!
Eu era adolescente e amava ouvir as pregacoes do Pr. Gesiel Gomes, lembro-me que ate as anotava num caderninho!
Moro nos EUA ha 16 anos, na regiao de Boston, e vejo que temos muitos pastores brasileiros despreparados e sem conhecimentos biblicos para apascentar as ovelhas aqui.
Como resultados existem crentes confusos imaturos e muitas e muitas igrejas pequenas e divididas!
Que Deus continue lhe usando e lhe dando esta sabedoria que vem Dele!

Lidia de Assis
A Paz do Senhor Pastor Ciro!

Ótima matéria;
Infelismente vemos acontecer hoje o que o profeta Jeremias profetizou no cap.5. 30-31 "Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra.Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?"
Os profetas profetizam coisas que contradizem a verdade, e os sacerdotes que deveriam por um fim na situação, estão dominando via profetada, porque rola muito dinheiro, e o pior, é isso que o povo de Deus deseja; Uma hora isso vai acabar, a máscara vai cair, os argumentos vão falhar, e Deus pergunta: o que será no fim disto?
Claudio disse…
Pr. Ciro, fico feliz de poder ler, e saber que ainda podemos contar: com homens que sem compromisso com o mundo, falam a verdade. Precisamos realmente declarar o puro evangelho Cristocentrico, fiel as escrituras, e não um espetáculo, como se o púlpito fosse um palco de teatro.
Pb. Claudio Britto
Anônimo disse…
A paz do Senhor, Pr Ciro.
Tenho poucos anos de ministério, aproximadamente 16 anos, porém iniciei como defensor ferrenho da palavra de Deus, da pregação integralmente bíblica, da verdade acima de meros devaneios. Mas confesso que tive um ano de 2009 desastrado (agora percebo isso)por tentar "animar a platéia" como fazem alguns "pregadores", percebo hoje que ano passado o máximo que consegui foram "falsas conversões" centradas em buscadores de bençãos e não em buscadores do dono da benção. Até quando Deus permitiu e glorifico a Deus pois tem levantado homens como o Senhor que não se calam diante dos pregadores das multidões, dos que "convertem" milhares em congressos, mas que na verdade estão vendando os olhos à palvara de Deus que é poderosa por si só para salvar, para motivar, para restaurar, para purificar e para dar vida eterna em Cristo Jesus. Mudei não, voltei a ser o que Deus quer que eu seja e agora volto a ver verdadeiras conversões com arrependimento e encontro com Deus na beleza da sua santidade. Que Deus te abençoe e que continuamente cresças na graça e no entendimento em nome de Jesus.
marcelotr disse…
Excelente matéria, Pr Ciro!encontrei motivo de prega novamente ja estava na duvida como prega a palavra de DEUS.
Dalva disse…
Parabens Pr Ciro!Concordo plenamente com o senhor,precisamos de pregadores que falem do Puro Evangelho.Moro nos USA ha 10 anos e sinto me triste por ver que muitas igreja viraram palco de obaoba,de so prosperidade,o que tenho visto aqui e que ja nao se fala mais sobre a sa doutrina,o puro Evangelho,muitos pastores nao estao preocupados c/ o pecado dentro da igreja,tem medo de falar a Verdade para nao magoar,me responda onde vamos parar com tanta hipocresia,cade o amor pelas almas,hoje como diz em ICor.ha muitos fracos e doentes,porque nao tem alimento da Palavra de Deus.
Pr ore por nos que moramos em outros paises e sofremos com a carencia de verdadeiros homens de Deus que pregam a verdade.
és tu maior q pedro q viu a gloria do senhor Jesus,me diga um q seja batizado na tridade dentro do seu "contexto biblico".a respeito de orar no monte vou e vejo gravetos folhas tragoos embora oro e eles acenden dentro da minha casa.se creres vera a gloria de DEUS.Jr33.3IVOCA-ME,E TE RESPONDEREI;ANUNCIARTE-EI COISAS GRANDES E OCULTAS,QUE NAO SABES
Anônimo disse…
Há, obviamente, muito para saber sobre isso. Eu acho que você fez alguns bons pontos de recursos também. Continue trabalhando trabalho, ótimo!
Anônimo disse…
Ah! finalmente eu encontrei o que eu estava procurando. Ás vezes é preciso muito esforço para encontrar ainda pequena peça de informação útil.
Esdras Santos disse…
Ultimamente ando decepcionado com os hinos sem sentido e muitas pregações de "receba isso ou aquilo", "olhe para seu irmão e diga nunseioquê e nunseioqemaislá" que estão tomando os púlpitos da Assembléia de Deus. Sem falar que as pregações só têm um tema: "provações e vitórias". Creio na atualidade dos dons e curas, sei que existem outros irmãos na AD que não aceitam esses modismos, mas de certa forma me sinto isolado, taxado dia após dia como "frio". Minha tristeza é tanta que já penso em procurar uma igreja tradicional para congregar.
Felipe Miguel disse…
Prezado,

Tenho 21 anos de idade e me emocionei ao ler o seu artigo, glorifico a Deus porque ainda encontramos pastores que estão educando a nova geração de obreiros a realizar esta importante atividade que é a pregação expositiva.
Sei como se sente quando diz estar tirando água do oceano com uma caneca, mas lembre-se a cada caneca que tiramos este oceano fica menor.

Que Deus continue te usando para exortar, redarguir, ensinar e instruir o povo de Deus em toda a justiça.
PAZ DO SENHOR PASTOR CIRO
ESTOU DE PLENO ACORDO COM O IRMÃO E ESTOU COM A MINHA CANEQUINHA TAMBÉM NESTE OCEANO
PRECISAMOS ZELAR PELA PREGAÇÃO EXPOSITIVA
Izel disse…
Sou testemunha de tudo o que o Pr. Ciro está comentando. Conheci e fui membro da AD pastoreada pelo Pr. Alcebíades P. de Vasconcelos na década de 80 (que saudades......). Hoje, o que se vê nas "igrejas" é um tal de mãos prá cima e diga coisas para o irmão da poltrona ao lado e coisas do gênero. Parece que estamos em igrejas-de-ginástica.
Unknown disse…
A Paz do Senhor Pastor Ciro,
Há muito q venho acompanhando seu blog e muito me tem influenciado nesse meu início de caminhada como pregador.
Estou iniciando meus ensinos da palavra de Deus com muita humildade e temor de Deus.
Sinto que a minha forma de pregar, que é o não gritar e sim ensinar tem falado aos corações de muitas pessoas.
Para isso darei um exemplo que creio foi um sinal de Jesus para que eu continue nesse caminho.
Certa vez fui convidado para pregar em uma festividade do grupo jovem, preguei a palavra, mansa, com autoridade e como o guia palavra de Deus.
Dias após, veio até mim uma das jovens da igreja e me falou que ao lado da igreja mora um senhor que não é evangélico.
Por morar ao lado da igreja ele já deve ter ouvido uma centena de pregações.
Porém, após a minha fala (de acordo com essa jovem)ele chama algumas pessoas que estavam saindo da igreja e exclama.
"Isso sim que foi pregação".
Confesso que fiquei muito emocionado com a confirmação de Deus na minha vida e da forma como Ele quer que eu pregue sua palavra.
Devo parte disso a seus ensimanentos Pr Ciro.

Que Deus abençoe a sua família pra sempre.
graça e paz para todos

Pastor Ciro excelente artigo,que Deus continue te abençoado muitíssimo!!!!
sou jovem pregador de 27 anos de idade com 7 anos de ministério de pregação os 5 primeiros anos eu fui levado pelo estilo de pregadores que mais emocional o povo,do que pregava a palavra,o povo sai alegre do culto,mas sem nenhum instrução bíblica para sua vida,apos este 5 anos eu descobri com algum companheiros de ministério que a pregação deve ser "assim diz o senhor" ou seja exposição bíblica,onde Deus fala mais e o pregador menos, por que na Palavra de Deus ,esta escrito " Isaías 55:11 " assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei." e interessante nota que não é a palavra do pregador,mas a de Deus que não voltara vazia,e pregar expositivamente e isto deixa Deus fala com seu povo através da palavra dele (bíblia).eu estou convencido Deus ainda fala através da bíblia. sou menbro da ASS de Deus de missão-Catalão GO. visite nosso blog http://ministeriohenriquesilveira.blogspot.com/

Deus em Cristo vos abençoe!!!!
Eduardo Bergsten disse…
Infelizmente o foco de muitos pregadores hoje não são os mesmos de homens de Deus que já não estão mais entre nós. Prosperidade, evangelho barato sem cruz, entrega tem proliferado nos púlpitos de nossa nação. Mas como está escrito, "...quero trazer a memória, aquilo que me dá esperança..." então fico como você e com suas considerações. Maranata! Ora vem Senhor Jesus!
Irmão Alex disse…
Parabéns Pela sua luta, em defender o evangelho genuíno do Senhor Jesus,pois tem pregações de hoje que até mesmo nos irrita, com tantas firulas e outras coisas mais.Mas quero trazer algumas referências de alguns pregadores de séculos atrás como George Whitefield ,Spurgeon,Moody e Jhon Wesley.É tempo de clamarmos mais e mais para que Deus nesse tempo presente levante Pregadores como estes citados ou nós mesmos nos tornando um destes,sonho com isso.Irmão Alex simples servo de Deus.
Empowered disse…
Pr.Jetúlio Luz

A Paz do Senhor!!!

Esse "saudosismo" salutar todos verdadeiro assembleianos se encontra há uma década! Agora é bom lembrar que Valdir Bicego, Geziel Gomes, Swaggart etc, só tem UM! Devemos é ser "voz do deserto" contra essa bagunça pentecostal nos pulpitos Assembleianos. Sou filho de uma familia sacerdotal (Pastores) e era natural ouvirmos na sede de Maceio-AL no farol Eurico Bergsten, Elienai Cabral, etc, e trago ainda na memoria os culto de doutrina com o Pr.Zé Neco (José Antonio dos Santos). Sou pastor de uma nova geração (tenho 32 anos), mas aquela mesma Palavra se faz mais URGENTE AINDA EM NOSSOS DIAS! Acredito que nós podemos seguir os passos daqueles que foram por muitos anos referenciais, e sob a dependencia do Espirito colaborar para uma mudança radical. Como Pastor de uma pequena igreja, eu desejaria muito que os nobres das grandes catedrais que temos começassem uma verdadeira reforma nos pulpitos! Não adianta lamentar, pois acredito que Deus trabalha com geração, devemos é seguir o bom exemplos desses verdadeiros servos de Deus.

Atenciosamente,
Pr.Jetúlio Luz (Pastor da Assembléia de Deus em Poços de Caldas-MG).

Site Oficial: www.jetulioluz.com.br
Unknown disse…
Sou assembleiano. Sinto-me triste com tanto show e animação de plateia na igreja e pouco da verdadeira Palavra. Vejo a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ser suprimida dando lugar a discursos triunfalistas, materialistas e teatralizados. Mas ainda não penso em abandonar o barco. Sou jovem. Tenho estudado as escrituras e orado. Ainda creio que há esperança para o pentecostalismo brasileiro.
gastaldi disse…
Querido irmão, ao ler o seu texto senti uma certa tristeza. Pois conheci o Pr.Bicego na minha infancia e sinceramente a saudade bateu, me lembro tambem ter visto o pastor Bernhard Johnson pregar uma vez em um encontro que teve no vale de Anhangabau. Que benção ! ! ! ao ver a sua foto tambem me lembrei do Sr. na sede da Lapa. Quanto a pregação expositiva creio que o tipo de pregação que mais cria fundamentos sólidos na igreja.Sinceramente eu nao tenho problemas com pregadores que pulam, gritam sapateiam(sei que a AD belem nao é muito simpatica com isto). O problema é quando somente se pula, sapateia, rodopia e nao tem conteudo, nao tem palavra. Quando digo palavra me lembro dos pregadores que preparavam suas mensagem, as vezes levavam horas, dias para preparar um sermão. E sinceramente é disto que sinto falta. Me lembro que quando era pequeno 1 hora de pregação era o normal de qualquer igreja. Me lembro de alguns pregadores que voce poderia ouvi-lo expor uma mensagem durantes duas horas e nós que estavamos ouvindo não nos cansarmos. Sei que não é a questao de uma mensagem ser pequena ou grande que define a sua qualidade/profundidade, mas tambem sei que muitos desses pregadores estudavam com afinco para trazer para igreja algo sólido.
Fiquei muito feliz ao ve-lo. O Sr. nao me conhece, mas eu o conheço de vista.
Diogo Gastaldi
fique na paz do Senhor