O Super Espermatozóide de Augusto Cury e os pregadores


Não são poucos os pregadores famosos que bebem das águas do cientista Augusto Cury. Alguns, inclusive, fazem questão de dizer que os livros desse psiquiatra cristão (cristão?) são um fiel retrato do Deus apresentado nas Escrituras. Será?

Já citei, em outro artigo, alguns trechos do livro Nunca Desista dos seus Sonhos. Neste, citarei partes da obra Você É Insubstituível, a fim de demonstrar como esse brilhante psiquiatra e autor de best-sellers está equivocado quanto ao seu pensamento a respeito do Criador e suas criaturas, a ponto de, conscientemente ou não, diminuir o Senhor Todo-poderoso, ao supervalorizar o ser humano.

“Você foi surpreendente! (...) Somente alguém com uma força descomunal como a sua poderia vencer uma corrida com milhões de concorrentes pisotenado-o, pressionando-o. (...) Você foi um grande sonhador. Sonhou sem ter capacidade de sonhar. Sonhou, através do seu programa genético, com o espetáculo da vida. O que você pensou na corrida? Nada! Você ainda não pensava. (...) Sem sonhos, a vida não tem brilho. (...) Lembre-se de que, comparando o tamanho do espermatozóide com as montanhas que teve que escalar dentro do útero de sua mãe para fecundar o óvulo, você escalou centenas de montes Everest. Nada podia detê-lo. Quando temos um grande sonho, nenhum obstáculo é grande demais para ser superado” (Você É Insubstituível, Sextante, pp.32-43).

O que há de errado com o belo palavreado de Augusto Cury? Em primeiro lugar, ele descreve todo o processo de concepção do homem sob a ótica antropocêntrica. Não enfatiza que o fato de um único espermatozóide, dentre milhões, conseguir fecundar o óvulo se deve ao grande Criador, que dá origem à vida e a preserva desde a sua concepção. Veja o que está escrito em Salmos 139.16: “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia”.

É exagerada e descabida a ideia de considerar a partícula masculina — o espermatozóide — vencedora por ter atingido o óvulo. Na verdade, a vida humana só tem origem quando as partículas masculina e feminina se encontram. E, antes disso, não há nada que possa ser valorizado em um espermatozóide, a ponto de se comparar a sua chegada ao óvulo com o escalar de centenas de montes Everest! Oh, nada pôde detê-lo. O nosso super-herói venceu!
Viva o Esperman, o invencível!

Para reforçar a teoria do Super Espermatozóide, Cury afirma: “Você nadou sem barco de apoio, bússola ou outra tecnologia para fecundar o óvulo. E, além disso, tinha de atingir um ponto minúsculo sem ter o mapa do alvo. Imagine sair a nado da Europa até os EUA e atingir um alvo pequeno como um ovo de páscoa. Sua pontaria foi incrível! Você bateu todos os recordes imagináveis de nado livre” (Você É Insubstituível, Sextante, 46).

Ora, que me perdoem os fãs desse grande cientista e psiquiatra, mas a ilustração acima é risível.
Não há força descomunal nem incrível pontaria algumas em um espermatozóide! Isso é conversa de palestrante de autoajuda. O pior é ter de ouvir pregadores famosos — que não discorrem sobre a Ajuda do Alto (Hb 13.5,6) — dizendo: “Dentre milhões de espermatozóides, apenas um atingiu o óvulo da sua mãe. Diga para o seu irmão: ‘Você é vencedor desde o ventre materno’”, como se isso fosse uma grande verdade da Palavra de Deus!

Ao contrário do que assevera Cury e seus fãs, surpreendente é Deus, e não o espermatozóide! Afinal, somente Ele, com o seu grande poder, podia ter feito com que o espermatozóide atingisse o óvulo da nossa mãe! Por isso, o mesmo salmista (Davi) reconheceu a grandeza de Deus, ao criá-lo: “Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem” (Sl 139.14).

Cury também assevera que o Esperman já era um sonhador! E, a partir dessa grande
“descoberta”, introduz a sua “fantástica” teoria de que tudo gira em torno dos nossos sonhos. Em outras palavras, o ser humano, a rigor, não precisa de Deus. “A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos” (Nunca Desista de seus Sonhos, Sextante, p.12). Mas, como já vimos em outro artigo, entregar o caminho ao Senhor, priorizando a sua vontade, é muito mais importante do que sonhar de olhos abertos (Sl 37.5; Lc 9.23; Rm 12.1,2; Pv 16.1).

“Sua mente é insondável, mas talvez nem perceba. (...) Determine ser alegre, seguro, feliz. Dê um choque de lucidez em sua emoção, arquive novas experiências! Seja autor e não vítima de sua história” (Você É Insubstituível, Sextante, pp.57-61). Não é incrível tudo isso que Cury escreveu? Ser feliz é mais fácil do que se imagina. Você não precisa entregar a sua vida ao Senhor Jesus e segui-lo, como diz o antigo mas atual Livro dos Livros. Basta você usar todas as suas potencialidades. Elas estão dentro de você! Ouse sonhar! Determine!

Viu de quem alguns pregadores e cantores estão recebendo as suas
“inspiradíssimas” mensagens sobre os sonhos de Deus que jamais vão morrer? Diferentemente do apóstolo Paulo, que dizia: “eu recebi do Senhor o que também vos ensinei” (1 Co 11.23), eles podem afirmar, de boca cheia e aparentando muita espiritualidade: “eu recebi do grande psiquiatra, cientista e autor de best-sellers Augusto Cury”. Oh, como são “maravilhosas” as pregações e canções da pós-modernidade! Como elas massageiam o nosso ego!

Mas o senhor Cury, que já “analisou” a inteligência de Cristo — que pretensão, hein! —, deveria saber que insondável mesmo é a sabedoria e a ciência de Deus (Rm 11.33). Ademais, somente o Senhor pode determinar. E Ele é quem deve ser o autor da nossa história! Quanto a nós, falíveis e fracos mortais (1 Pe 1.24,25), devemos depender inteiramente dEle (1 Pe 5.6,7), como nos ensina a sua Palavra: “Posso todas as coisas naquele que fortalece” (Fp 4.13).

O antropocentrismo desse grande psiquiatra não para por aí. Diz ele, com convicção: “Talvez você esteja ocupado que nem ache tempo para dialogar consigo mesmo. É provável que você cuide de todo mundo, mas tenha se esquecido de você mesmo” (Você É Insubstituível, Sextante, p.79). Viu qual é a diferença entre a autoajuda de Cury e a Ajuda do Alto esposada na Palavra de Deus? A primeira nos estimula a acharmos tempo para nós mesmos. A segunda nos exorta a dedicarmos o melhor do nosso tempo ao Senhor e meditarmos em sua lei de dia e de noite (Sl 1.1-3; 55.17; 119.97; 1 Ts 5.16,17, etc.).

Augusto Cury não poderia concluir o seu best-seller Você É Insubstituível sem falar novamente do Super Espermatozóide: “Lembre-se sempre de que no início de sua história você era fragilíssimo e solitário, mas foi um gigante. (...) Você nasceu vencedor. (...) Brilhou tanto, que merecia o Oscar, o Nobel... Mas tudo isso era pequeno para premiá-lo. Então entrou em cena um ser especial, o Autor da existência, Deus, do qual ouvimos muito falar e conhecemos tão pouco. Ele observou sua capacidade de lutar. E, por fim, o premiou com o maior de todos os prêmios: O MILAGRE DA VIDA. (...) Se você não existisse, o universo não seria o mesmo” (Sextante, pp.88-107).

Meu Deus! Como podem os pregadores não perceberem o quanto a teoria do Esperman diminui o Senhor e endeusa o ser humano? Ela ignora que Deus é quem dá origem e controla todo o processo da concepção. E ainda afirma que o Criador dá um prêmio para o vencedor, depois de ter percebido que ele — o espermatozóide, nesse caso — teve capacidade de lutar! O pior é que o senhor Cury ainda posa de entendido no estudo sobre Deus, ao dizer: “entrou em cena um ser especial, o Autor da existência, Deus, do qual ouvimos muito falar e conhecemos tão pouco”.

Infelizmente, não são apenas os pregadores que estão enveredando pelo caminho da autoajuda, em detrimento da Ajuda do Alto. Há muitas canções “evangélicas” de sucesso pelas quais se afirma que já nascemos para vencer, que já tínhamos cara de vencedores! Repito: isso é conversa de palestrante de autoajuda! À luz da Palavra de Deus, o ser humano nasce pecador, perdido, derrotado (Rm 3.23; Sl 51.5). Nasce para perder, e não para vencer! Ele precisa atender ao chamamento do Senhor Jesus para a salvação (Mt 11.28-30), dirigido a todos os homens (At 17.30,31), a fim de que se torne mais que vencedor, em Cristo (Rm 8.37).

Amém?

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Natanael disse…
Muito bom, o artigo.
Grato, "Natanael".
irmão bereano disse…
Bom artigo pastor Ciro, aliás como sempre seus artigos são muito bons e inteligentes. Parabéns.
Prezador pr. Ciro.

Essa visão extremamente otimista do homem realmente não se coaduna com a Palavra de Deus.

"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo"

Ainda prefiro ver a criação toda como algo que geme, se angustia e clama pela redenção. Nós não somos super-homens e aqi não é o nosso paraíso.

Um grande abraço

Cristiano
Aline Santos disse…
Eu normalmente não gosto de sites, blogs, e textos apologéticos. Tudo bem um blogueiro criticar um pastor, um escritor ou seja la quem for, mas eu não gosto mais é pelo grau de ironia, sarcasmo, falta de respeito contido neles...

Mas nos seus textos tenho visto pastor Ciro que vc tem sido coerente, tem apresentado tudo com respeito, criticando de forma respeitável, não só apontando uma opinião, mas sim as bases bíblicas para consultarmos...

Nunca li livros do Cury, só vejo as vzs algumas frases soltas por aí, frases até relevantes, inteligentes... mas achei muito interessante esses pontos que você citou... é bom tomarmos mais cuidado com o que lemos, e deixamos influenciar as nossas mentes...

Continue assim pastor! Conheço o sr há tempos, desde que li o livro Adolescentes S/A quando tinha uns 16 ou 17 anos... É bom ver que ainda tem gente que rebate e aceita críticas com respeito e aponta erros com sabedoria, e não com ignorância :)

Deus o abençoe!
carlos disse…
Pr.Ciro Paz do SENHOR,na maioria das vezes que leio suas postagens,sempre envio criticas às mesmas,porém agora te elogio pelo post presente,realmente é estarrecedor essa onda de auto-ajuda estacionada nas livrarias evangélicas do Brasil,e na boca de pastores e membros desavisados.Agora se diz evangélico,deu testemunho e tudo,aqui em Campinas,na Igreja do Nazareno Central.Dá palestra até na igreja católica,aparece em rede de tv católica.
Prezado Carlos,

A paz do Senhor!

É bom variar um pouco. Grato pela sua participação.

CSZ
Prezada Aline Santos,

Fiquei feliz em saber que "influenciei" você em sua adolescência! Risos... Já li (se for a mesma Aline Santos) algumas opiniões suas, bastante contundentes, na comunidade Pentecostal Decente, no Orkut.

É uma honra para mim ter uma leitora do "Adolescentes S/A" por aqui, num blog tido como apologético, mas que, na verdade, aborda assuntos variados, a despeito de a apologética ser a sua tônica.

Agradeço-lhe pela menção honrosa. Toda a glória para o Senhor Jesus!

Um grande abraço.

CSZ
Prezado "centro teocrático",

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo. Que Deus o abençoe!

CSZ
Caro companheiro Cristiano Santana,

A visão é tão otimista, que chega a deificar o ser humano. Que Deus nos guarde do egotismo, da egolatria. Somos apenas vasos de barro. É o tesouro depositado dentro de nós que faz a diferença (2 Co 4.7).

Um grande abraço!

CSZ
Risos......

Graça e Paz,

Se eu Sou um Esperman, então eu voei pelo útero e não nadei....que nem uma bala!

Falando sério. Eu tenho em casa a coleção do Augusto Cury, sobre Jesus, O Mestre do Amor, e outros mais...e nunca tinha reparado nessa auto-ajuda que tinha em seus livros até ler o artigo sobre o "Não desista dos seus sonhos" e decidi filtrar melhor as palavras desses livros.

Parabéns pela audiência que tem sido o seu blog.
Que o Senhor continue te usando como atalaia no mundo de hoje!!

Graça e Paz
Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Imagino o que pensaria Paulo, João, Marcos, Lucas, Mateus, Timóteo, Tiago, Jó, Moisés, Elias, Isaias e outros, se tomassem conhecimento do super-herói Esperman. Risos! Eles perderam uma parte interessante da vida da igreja.

Esta histórinha da carochinha, já a escutei algumas vezes, e por brasileiros pregadores que viajam ao EUA. Sempre a mesma coisa! E o povo dá Glórias a Deus e Aleluia. Imagine que tragédia!

Muitos acreditam em papai noel, saci pererê, homem aranha e com certeza, acreditarão nessas vergonhosas afirmativas sobre o espermatozóide.

Este assunto nos púlpitos, é exaltado por pregadores "exaltados" e convencidos, causa alegria à maioria dos ouvintes, como os do encontrão dos Gideões de Camboriú.

Os bois? AH! Estes dormem, porque não aguentam tamanha baboseira e papo furado. Este é papo para boi dormir!

Mais uma vez, louvo ao Senhor por sua vida, e pela vida dos que estão aproveitando a sua vida, para melhorar a maneira de viver, uma vida melhor com Deus, entendendo o quanto estavam enganados em vida.

O Senhor seja contigo meu pastor!

pr. Newton Carpintero
Evaldo Florindo disse…
Pastor Ciro mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho que, o meu pastor vem fazendo.
Olá Pastor Ciro. Gostaria de te-lo como meu seguidor em meu blog, acho que ainda não o é. Sou seu "fã" viu, leio suas postagens sempre que posso. Abração!

www.cantormoisesvieira.blogspot.com
Amém!

Jeremias 10:23 Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho, nem do homem que caminha, o dirigir os seus passos.
Anônimo disse…
Boa Tarde Pastor Ciro,
Pergunta : Em relação a obra Análise da Inteligência de Cristo ( Cinco Volumes )do citado autor à qual o senhor fez menção, não há nada que se aproveite em sua opinião ???
Em Cristo, Graça e Paz...
Caro anônimo,

A Bíblia diz: "Examinai tudo; retende o bem" (1 Ts 5.21). O livre exame é bíblico. Entretanto, o pretensioso título da aludida série e a costumeira abordagem antropocêntrica do autor, em si, já são desestimulantes, não acha?

Caso o irmão prefira conferir, a fim de ser convencido de que o autor não tem muito a oferecer do ponto de vista bíblico, fique à vontade. Mas reitero que a autoajuda não combina com a mensagem de Ajuda do Alto do evangelho de Cristo. Falo com conhecimento de causa.

Em Cristo,

CSZ
David Bueno disse…
Em uma bela sexta-feira, culto de ensinamento, na igreja que frequento, um Sr. Presbítero, levou o Livro do Cury no púlpito e falou de Sonhos, dizendo que o Livro do Cury, era inspirado diretamente de Deus.
Eu ouvi a "palestra" do Cury, como se ele mesmo estivesse ali.
Foi decepcionante e tevê irmão que deu Glória Deus virando pirueta... (medo dele).


Gostamos do Post Pastor..
Continue alertando a igreja.

Boas Festas p/ o Sr. e sua família.
Unknown disse…
O homem precisa crer em Deus assim como uma criança precisa acreditar no papai noel. A criança em tenra idade ainda não tem a consciência de que os seus pais trabalham e com o seu salário compram os seus presentes de Natal! De forma análoga ao que acontece com as crianças que ainda não desenvolveram uma certa maturidade, o ser humano atribui tudo o que ainda não tem explicação científica a Deus ou a seres fantásticos, como espíritos, anjos, demônios, etc. O fato de ainda não determos o conhecimento sobre tudo não justifica o fato de que o inexplicável tenha origem sobrenatural! Como exemplo podemos citar o ser humano primitivo, que atribuía aos raios e aos trovões poderes divinos, pois ainda não entendiam a gênese de tais fenômenos naturais, hoje plenamente explicitados pela ciência! Na minha opinião, Deus é criação do próprio homem, assim como os personagens do folclore - o saci-pererê, a mula-sem-cabeça, a cuca, etc.
ROBERTO TEIXEIRA SOARES FILHO - PRESIDENTE PRUDENTE/SP
Marcelo Lima disse…
Pr. Ciro,

É desanimador como os crentes de hoje não têm base na Palavra. Já existe um grande grupo de evangélicos nominais.

Qualquer novidade, qualquer baboseira, o povo acredita.

A Palavra de Deus diz que o Senhor nos conheceu desde o ventre, e viu cada detalhe da concepção, planejada por Ele mesmo. Nós não tivemos nada haver com o processo, porque no "esperman", não havia se configurado ainda um ser com vontade, haja vista não ter cérebro formado, que é o centro das emoções e da vontade humanas.

Havia apenas uma ordem genética para se chegar ao útero, como qualquer célula do corpo humano vem com ordem genética para formar um membro.

E estas ordens foram planejadas e são constantemente conferidas pelo próprio Deus, desde a concepção até o nascimento, segundo o salmo 139 vs 13 a 16.

Concluo afirmando que toda auto-ajuda barata é uma tentativa de deificar o homem, tirando assim qualquer possibilidade do pecador perdido olhar para Jesus e alcançar perdão para os seus pecados e restauração de sua condição espiritual. O mais triste é que líderes "regenerados", que teoricamente conhecem a verdade, estejam abrindo mão do primado da Palavra de Deus, e dando ouvidos a esses pseudo-sábios em si mesmos.

Que Deus tenha misericórida de sua igreja, e levante líderes que ainda crêem na Ajuda do Alto, como diz o salmista:" o meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra".

Em Cristo,

Marcelo Lima da Silva
Ivan Panicio disse…
Caro amigo e pastor Ciro, paz do Senhor!

Lhe agradeço pelos esclarecimentos sobre o referido autor e suas obras. Confesso que já havia lido algumas obras, sem o intuito de análise, mais de conhecimento, ficar informado, porém, suas colocações me abriram o entendimento para outras faces ainda não percebidas. Não posso negar que o autor possui habilidade para escrita, capacidade de discursar sobre determinados temas e visão de mercado, no entanto, precisamos tomar sempre muito cuidado com o “Buffet”...rsrsrrs

Como diz a Bíblia, na multidão de conselheiros o rei prospera, e os obreiros mais jovens também...srsrs

Grato mais uma vez, nos veremos em Fevereiro no encontro dos Editores e Leitores de Blogs Apologéticos.

Forte abraço
Amigo Ivan Tadeu
Romanos 1.25 pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!

Mesmo sendo o texto sem contexto, ainda assim creio ser totalmente aplicável a situação do artigo.

Fiquemos na Paz do Senhor!
JL MARTINNS disse…
PELO MENOS SE O CURY FOR CONDENADO POR DEUS PARA O CASTIGO ETERNO, ELE SERÁ CONDENADO COMO MAIS "UM DOS CIENTISTAS" E NÃO COMO UM MEGA-PASTOR, OU PASTOR DE INVENCIONICES BARATAS PARA ENGANAR OS ABESTADOS QUE PREFEREM A MENTIRA DO QUE A VERDADE...

SABEMOS QUE CURY É UM CIENTISTA QUE SE INSPIRA NA BIBLIA PARA SUSTENTAR SUAS TEORIAS, E SEUS ESCRITOS TEM POR BASE PRINCIPAL A SUPERAÇÃO DO HOMEM... E TODOS NÓS CRENTES SABEMOS, COM BASE BÍBLICA, QUE TODOS OS LIVROS DE AUTO-AJUDA COMO OS DO SR. AUGUSTO CURY, ELEVA O HOMEM (o "eu" do homem) ALÉM DE DEUS. E VC QUE ESCREVE SEUS LIVROS DIZENDO SER EVANGÉLICO COM UMAS BOAS DOSES DE MENTIRAS, VAI PRA ONDE?
Caro JL Martins,

Quem ama e comete a mentira, em qualquer área da vida, se permanecer assim, o seu destino é o Inferno, com certeza (Ap 21.8). E você que segue a teologias enlatadas e não prega o evangelho puro, preferindo fazer prevalecer a lógica humana de homens imperfeitos como Calvino, vai pra onde, caso não se arrependa?

CSZ
Anônimo disse…
muito obrigado pastor Ciro Sanchez por essa postagem pois eu já havia comprado o livro código da inteligência do autor citado na postagem e havia notado algo de estranho agora com esse seu esclarecimento passo a ter uma visão melhor desse autor.
Dc. valdemir pires moreira da Assembléia de Deus de caucaia - ce
joelma disse…
pastor ciro,muito bom o seu artigo, tenho alquns livros do augusto cury ,mais nunca tinha visto por esse lado.vou ficar mais atenta agora, gosto muito de ler suas mensagens sao edificantes.Deus continui lhe usando.apaz do senhor.
Aldefran. disse…
Infelizmente pastor Ciro o que vemos em muitas pregações e "hinos inspirados" é isso mesmo que o senhor relata em seu artigo. O homem como centro, onde até Deus orbitar em volta, "senão eu deixo de ser crente e rasgo minha bíblia" por que sou filho e tenho todos os direito da herança mas não tenho nenhum dever de obediencia, "quero de volta o que é meu" para que todos me "vejam no palco e fiquem na platéia", se lamentando por que não me ajudaram, enquanto eu saboreio minha vitória que tem "sabor de mel" e grito pra todo mundo ouvir "olha Eu aquiiiiiiiiii!". Creio firmemente que Deus há de levantar homens que estejam alertas e prontos a, mesmo a despeito de imcompreensões e de serem tachados de retrogrados, guardar e ensinar a cerca da fé que uma vez foi entregue aos santos.
Aldefran.
Anônimo disse…
Fui completamente confrontado! Usei essa "baboseira", estou arrependido!
Orem por mim
Anônimo disse…
Não deixarei passar em branco e falar algo á respeito deste assunto apesar de só agora eu encontrá-lo,justo no seu site sr Ciro,que sempre que estou na internet,não deixo de dá uma passada por ele,pois o acho muito culto,sempre nos falando de Deus de uma forma bem clara,simples e objetiva,pois assim é a palavra de Deus.Eu fico indignada.quando vejo esse tipo de livro de"baixo ajuda"querendo competir com a BÍBLIA ,e ainda por cima misturar sabedoria humana com Sabedoria Sagrada,a,verdade sempre prevalece,sempre repudiei esse tipo de leitura,e agora muito mais!!!Uma vez me indicaram um livro desse autor,eu falei:é de auto-ajuda?hi!!tou fora!!!
A paz irmão,aprecio a meneira como defende a Palavra de DEUS!Que Ele continue nos abençoando.
Sabe irmão Ciro, as vezes não consigo ficar sem rir ao ler suas postagens. Porque a liguagem irônica que você usa para analisar determinados assuntos é muito engraçada! E essa do "Esperman" não teve com não rir! kkkk
Sabe irmão Ciro, as vezes não consigo ficar sem rir ao ler suas postagens. Porque a liguagem irônica que você usa para analisar determinados assuntos é muito engraçada! E essa do "Esperman" não teve com não rir! kkkk
Olá, "pastora Rita"!

Olhe para o espelho e siga ao seu próprio conselho: "não use uma única palavra para diminuir alguém por pensar diferente".

Grato.

CSZ
Unknown disse…
Olá pastor! Graça e paz! Concordo quando diz sobre a pregação de auto ajuda e sobre o cuidado que devemos ter para não colocarmos o homem no centro lda adoração. Li alguns livros do Augusto Cury, mas especificamente aos supra citados. Sou enfermeira e honestamente ao ler o livro agradeci a Deus por ser tão Majestoso. Em algum período da minha vida tive alguns conflitos sobre o aborto e foi numa aula sobre concepção, vislumbrei o milagre da vida, daquilo que não está em nossas mãos. Quando li este livro, pensei exatamente como Deus permitiu que eu percorresse este caminho. Não e Ele o autor da vida? E não existe vida em uma célula? Não existe uma alma vivente, mas o sopro de vida daquilo que um dia poderá a se tornar um ser. E a movimentação daquilo que está sendo formado, e gerado. Não acredito que o escrito deva ser totalmente desconsiderado por elaborar de uma forma filosófica a concepção. Deus amou a sua criação, amou cada detalhe por esta razão quis nos resgatar....e observar isto e lindo! Porém, lamento alguns crentes não saibam filtrar tudo o que ouvem, ou lêem, para mim isto só demonstra que a verdade do evangelho ainda não penetrou em seus corações. Nisto, não sei dizer quem não sabe o que, ou quem não está convertido se o escritor do livro ou o leitor. Pois quem dá o discernimento e o Espírito Santo, e se o homem não consegue glorificar a Deus em tudo, e discernir que Deus quem deve ser exaltado, ele não conheceu seu filho Jesus.
Graça e paz!
Unknown disse…
Olá pastor Ciro! Concordo quando diz a respeito deste tempo em que pouco se fala sobre o evangelho de Cristo. E o quanto o homem tem se perdido centralizando a si mesmo. Porém. No que concerne os livros do autor supra citado, especificamente, o livro comentado neste post considero uma forma filosófica do autor relatar sobre a concepção, e a origem de um ser. Sou enfermeira, e se eu não considerar que um espermatozóide e vida posso concluir que a prática do aborto provocado até a terceira semana de gestação, onde existem apenas células não tem importância...e célula não e vida? Ainda não e uma alma vivente, mas o sopro do fôlego da vida foi liberado. A palavra diz para examinarmos tudo e retermos o que e bom... E francamente ao me por de frente a tal descrição, glorifiquei a Deus por sua Majestade e Magnitude. Deus amou a criação, por esta razão nos foi dado um resgate, Jesus Cristo. Tudo foi feito para glória e honra Dele. Vejo nesta literatura um homem que não sei se querendo ou não, descreve sobre aquilo que Deus projetou. Lamento que um crente leia um livro deste e não consiga discernir, pois aí, já não sei quem não está convertido o escritor ou o leitor.
Anônimo disse…
Não concordo com seu ponto de vista , é claro que Deus é soberano mas Ele msm nos deu um cérebro Ele não tem q fazer td por nós , quem disse q não podemos ser otimistas mesmo em um ambiente caótico , o livro é bem claro de auto ajuda não auto destruição . Somos sim a coroa da criação de Deus .
gisa_girassol disse…
Eu li esse livro há anos atrás sem senso crítico. Hoje eu percebo quanta baboseira está escrito nele!
Gabriel Melo disse…
Realmente Augusto Cury não é uma pessoa essencialmente cristã. Esse livro é algo contrário as Escrituras, parabéns ao Pastor por demonstrar isso ao público.
Porém, não podemos desvalorizar Augusto Cury. Ele é um grande psicólogo, e fica a dica, leiam "O Semeador de Idéias" ótimo livro escrito por ele, é brilhante ! Não leiam como se fosse um livro cristão, mas um livro social, fica a dica! Abraço leitores e Pastor Sanches. ;)