As novas aventuras de Títere e Marionete


Títere e Marionete acabaram de chegar do grande congresso da cidade de Reteté da Glória e já começaram os preparativos para participarem de outro megaevento gospel. Agora, eles estão pensando em viajar para a cidade dos levitas — Levitópolis —, onde ocorrerá um encontro de adoradores extravagantes e levitas apaixonados, conhecido como ALEGRE.

Atenção: a leitura em voz alta dos nomes dos personagens poderá ajudar o leitor a compreender melhor esta narrativa fictícia.

— O que significa ALEGRE, Marionete? — pergunta Títere à sua esposa.
— Ora, Tite, ALEGRE é um encontro com muito louvor profético, adoração extravagante, alegria, danças, o qual ocorre todos os anos em Levitópolis. Mas eu não sei o significado da sigla, exatamente.
— Bom, deixa eu procurar no Google... — Títere digita no aludido site de buscas: “A-LE-GRE”. — Ih, Nete, veio muita coisa!
— É claro, né, Tite! Você tem de fornecer maiores detalhes para achar o evento. E não se preocupe com a acentuação.
— Tá bom. Vou ampliar a pesquisa. — Títere digita: “A-LE-GRE em Le-vi-to-po-lis”. — Pronto. Já estou no site do evento. Acho que encontrei o significado...
— Qual é? — pergunta Marionete.
— Vou ler para você: “Não percam o evento gospel do ano, que contará com a presença de grandes nomes do mundo evangélico. Monte a sua caravana e venha para o ALEGRE: Adoradores e Levitas Extravagantes que Gostam de Repetir Erros”.


— Eu já tinha acessado o site desse encontro e vi que a programação está maravilhosa. Mas não estou lembrada de quem serão os levitas que se apresentarão. Aproveite que está no site e veja isso aí, Tite.
— Olha, aqui diz que no primeiro dia haverá um megashow com a presença das bandas Animação Profética, Os Excêntricos, Azusa Street Dance, Trazendo a Caixa de Promessas, Algoz da Verdade...
— Que legal! Eu gosto muito desses grupos, especialmente do Algoz da Verdade. Todas as suas canções tocam o meu coração.
— Diz aqui também que haverá a participação de Trio Unfalista, Os Sonhadores, Levi e Tadeu, Ângelo e Querubim...
— Nossa, Títere, tem grupos e duplas aí que eu ainda não conheço. Mas, e os cantores?
— Ih, Nete, tem um montão.
— Quais, quais?
— Lindolfo Gopuro, Coré Ógrafo, Amando Paixão, Ana Gita, Sam Banopé, Vitória Eminha, Dan Sá...
— Deixa eu ver o site com você, querido, pois eu soube que haverá vários grupos de pagode, forró e rock cantando aquela linda canção do Zaqueu — entusiasma-se Marionete.
— Ai, Nete, pelo amor de Deus! Não aguento mais ouvir essa canção. Em todo lugar que a gente vai tão cantando ela... Isso já é idolatria.
— Qual é o problema, Títere? O que é bom tem de ser cantado por todos mesmo.
— É, mas eu ouvi falar que essa canção do Zaqueu tem alguns desvios teológicos graves.
— Ai, ai, ai, ai, ai, Títere! Depois que você começou a frequentar a Escola Dominical e se matriculou no curso de teologia, começou a procurar erros nas coisas que Deus já abençoou. Cuidado, pois não devemos julgar.
— Olha, Nete, não é bem assim, não. Esse negócio de que não podemos julgar é uma desculpa muito esfarrapada. O professor Bibliófilo, que é um amante da Bíblia e dos bons livros, me ensinou que há vários tipos de julgamento no Novo Testamento. Não podemos julgar de modo calunioso, é claro, porém devemos ter discernimento e julgar tudo segundo a reta justiça.
— Ai, Títere, lá vem você com esse papo de teólogo. Eu gosto de sentir o mover de Deus. Vai me dizer que você não se alegra quando canta “Como Zaqueu, eu quero subir o mais alto que eu puder”!
— Não há dúvidas de que a melodia dessa canção é bonita. Mas a letra é meio estranha. Como Zaqueu pode ter subido para chamar a atenção de Jesus, se ele era um pecador perdido? Sei não...

Leia mais sobre as aventuras de Títere e Marionete no livro Erros que os Adoradores Devem Evitar, lançado recentemente pela CPAD.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Unknown disse…
A paz do Senhor.

Muito engraçado como Títere e

Marionete se metem nessas enrascadas.

A epópeia desse casal é hilária. Espero que eles consigam ver algo que se aproveite nesse evento.

Estou aguardando ansiosamente o lançamento.

Em Cristo.
Marcelo Lima disse…
Pr. Ciro,

Incrível. Se não fosse os personagens fictícios, eu não teria dúvidas de que a narrativa trata de um evento gospel de nossos dias.

Ontem mesmo um pastor presbiteriano amigo meu, isso mesmo presbiteriano, defendia a canção do Zaqueu, dizendo que muitas almas haviam se convertido através da referida canção. Contou até de uma tentaviva de suicídio na qual o pobre coitado cantava "como zaqueu eu quero subir" enquanto ensaiava pular de um torre de comunicação.

O pobre coitado desistiu de pular e atribuiram à música e à oração de um grupo de pessoas como os motivos da desistência. Prefiro ficar com a segunda opção.

Que o Senhor seja sempre contigo neste nobre intuito de defender a fé que uma vez foi dada aos santos.

Marcelo Lima da Silva - Coop da AD em São José dos Campos.
Luis Filipe Bomfá disse…
Trio-unfalista foi genial! hehehehehehehe
agora é só esperar o livro sair...
Anônimo disse…
Prezado irmão, Ciro Sanches Zibordi, pastor.

Shalom

Muito interessante o seu texto. Com o devido respeito: Acho que alguns irão afirmar que o Srº é dado as fábulas. rsrsrsrsr.
Prº Ciro, embora não o conheça, pelos frutos, entendo que o seu objetivo é através das Sagradas Letras desfazer os nós e conduzir muitos a Cristo, autor e consumador da fé, dono da nossa vida,
2 Pe 1:16 Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fôramos testemunhas oculares da sua majestade.

Permita-me: "Lindolfo Gopuro, Coré Ógrafo, Amando Paixão, Ana Gita, Sam Banopé, Vitória Eminha, Dan Sá..."

O Sam Banopé não balançou meu esqueleto más, conseguiu provocar um bocado de risos.

Sugestão para sua lista: Ei-Tá-Manto, Té-rra.

Engraçado más, lamentavelmente triste.
Lembro-me agora de uma frase de um filme: A maior estratégia do diabo é convencer as pessoas de que ele não existe.
Também concordo: Acho que os que se dizem cristãos e fazem parte desta multidão estão vivendo uma verdadeira fábula.
Cristo afirmou: Jo 16:33 Tenho-vos dito estas coisas, para que tenhais paz em mim. No mundo tereis tribulações, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Quando as coisas derem errado "e existem dias de trevas" para os verdadeiros adoradores" os das fábulas sofrerão naufrágio. Aí reside o perigo.
A maior promessa:
Jo 14:2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
v3 E, se eu for e vos preparar lugar, VIREI OUTRA VEZ, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Parafraseando: I Co 14:8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?

Prº Ciro: continue dando sonido certo.

Fraternalmente em Cristo Jesus

José Roberto Santana. 45
Um dos remanescentes lutando para ser achado fiel no grande dia "encontro nos ares"
Jesus Cristo virá. Ele prometeu.
Min. Ass. de Deus de Cubatão -SP
Cidinha disse…
Pastor Ciro ,fui as lágrimas de tanto rir com esse texto,infelismente é assim que se comporta a maioria dos crentes atuais.

Agora os tais " Lindolfo Gopuro, Coré Ógrafo, Amando Paixão, Ana Gita, Sam Banopé, Vitória Eminha, Dan Sá..." isso é hilário,gostei

abs
Unknown disse…
Pastor Ciro... A Paz do Senhor.
Precisamos orar, para que esta apostasia não nos engula. Dá medo...
Será o diabo que corrompe a mente das pessoas, ou são elas que se corrompem por si mesmas?!
A propósito...
O seu texto é "tragicômico".
Hehehehehe

Deus continue te abençoando, profeta-blogueiro!
Marcelo Coradi disse…
Coré Ógrafo, kkkkkkkkk meu Deus, o qu estamos vivendo hoje né, que terrível, kkkkkkkkkk
Deus abençoe pr Ciro
Caro Marcelo Coradi,

A paz do Senhor!

O nome é bastante sugestivo, não? Risos.

Que Deus o abençoe também!

CSZ
Prezada Simone Fernandes,

De fato, o que vemos hoje, em nosso meio, é uma tragicomédia. Não sabemos se rimos ou se choramos. Eu, particularmente, apesar de me valer do humor, ao escrever (é apenas um recurso da linguagem escrita), não consigo rir ante os tristes fatos que ora ocorrem na igreja brasileira, de maneira geral.

Quanto à sua pergunta: "Será o Diabo que corrompe a mente das pessoas, ou são elas que se corrompem por si mesmas?", creio é um pouco das duas coisas. O Diabo anda em derredor buscando a quem possa tragar (1 Pe 5.8), mas são os cristãos, salvos, que apostatam, "dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios" (1 Tm 4.1). Por isso, temos de exortarmo-nos todos os dias, uns aos outros, a fim de que nenhum de nós se endureça pelo engano do pecado (Hb 3.12-14).

Um grande abraço.

CSZ
Irmã Cidinha,

Como eu disse à irmã Simone, não sei se rio e se choro. A historinha é engraçada, mas, na vida real, a história é triste.

Mas fiquei feliz em saber que o meu texto conseguiu levá-la às lágrimas, ainda que tenha chorado de tanto rir!

Um grande abraço.

CSZ
Ivan Clayton disse…
Sinceramente estou muito Ansioso para adiquirir logo esse livro.

gosto da maneira como o senhor mostra verdades de maneira descontraida e extrovertida, nao á como nao rir, e nao refletir ao mesmo tempo, pois sao verdades profundas contidas em simples frases irônicas.

fica na paz Pr. que Deus continue a te abençoar.

Ivan Clayton - Servo de Cristo
Caro José Roberto Santana,

O texto é fictício, mas baseado na realidade da igreja brasileira. O Senhor Jesus também valeu-se da linguagem figurada, fazendo uso de metáforas, alegorias, parábolas, etc. Esse tipo de abordagem também visa a "desarmar" os ânimos dos leitores mais exaltados.

A paz do Senhor! Grato pela participação.

CSZ
Caro Ivan,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe muito, muito mesmo, pelas sinceras palavras de reconhecimento e incentivo. Glória a Jesus, o nosso Senhor!

Estou feliz com o seu interesse pela obra "Erros que os Adoradores Devem Evitar"! Em breve, se Deus quiser, o livro estará nas lojas da CPAD, disponível no Portal CPAD e também neste blog.

Que Deus o abençoe mais e mais!

CSZ
Caro Luís Filipe Bomfá,

Esse Trio Unfalista poderia ser formado por um telebispo "universal", um telemissionário "internacional" e um tele-apóstolo "mundial", cujas mensagens griam em torno do triunfalismo.

Grato pela participação.

CSZ
Caro Marcelo Lima,

Em tempos de prevalência do antropocentrismo, em detrimento do evangelho cristocêntrico, Zaqueu e sua "iniciativa" de subir no sicômoro são mais eficazes do que o convencimento do Espírito Santo na salvação do pecador!

Esses são os últimos dias!

CSZ
Prezado Cícero Leandro,

Creio que Títere e Marionete estão começando a "cair na real" (risos). No livro "Mais Erros que os Pregadores Devem Evitar", eles estavam bem confusos. Agora, depois que Títere começou a frequentar a Escola Dominical, as coisas estão melhorando...

Um grande abraço!

CSZ
Jean Patrik disse…
Paz do Senhor pastor Ciro!!!

Pastor, o senhor conseguiu me surpreender, já tinha lido algo parecido no seus livros "ERROS, E MAIS ERROS QUE OS PREGADORES DEVEM EVITAR" realmente o livro com esse estilo, vem com intuito de alcançar "todas as idades".
Parabéns, pois com sua forma criativa de escrever, o senhor consegue com ajuda do Espírito Santo, SINTETIZAR as DOUTRINAS BÍBLICAS, conseguindo a atenção de quase todos.

Um grande abraço!!!

Jean Patrik
Este comentário foi removido pelo autor.
A paz do Senhor Pr. Ciro, alegro-me em ver sua criatividade, temos sorte em ainda não ter incluido as músicas gaúchas gospel em seu vocabulário. kkkkkkkkkk.

Leandro.

Ijuí-RS
Arianne sena disse…
muito bom!!!!!!! é bem divertida essa maneira com a qual o sr. tratou desse assunto que é tão importante pois devemos saber com realmente devemos adorar o nosso Deus.
Essa parte da música "idolatrada" é bem interessante perceber que MUITOS evangélicos não estão sabendo contestar as origens das músicas que tem tocado nas nossas igrejas, e algumas com muitas eresias diante da Palavra!

esse livro eu vou comprar...kkkk
Marcos disse…
Graça e Paz, Pr. Ciro.

Hj é a primeira vez que acesso o blog e gostei muito... Graças a Deus que ainda contamos com vozes que defendem a Palavra de Deus como regra de fé e prática da cristandade!

Eu nasci e cresci na AD e sou muito grato pela formação bíblica que nela recebi, porém, faço ressalvas e levanto algumas questões sobre o culto e adoração:

Primeiro a impressão que tenho na nossa denominação e liderança é de um sentimento muito forte de exclusivismo, ou seja, fora de nós ñ há salvação nem espiritualidade verdadeira!

Segundo a partir desse nosso ponto de vista encaramos toda forma de culto e adoração estranha e ilegítima em comparação às nossas estruturas... Por isso eu pergunto: eu só devo apreciar a HC? Ou só os compositores e intérpretes antigos?

Muitos destes hinos (sic) que com razão o sr. critica e que qdo os ouço me dão uma vontade imensa de sair correndo são largamente executados aqui em minha congregação... ñ é fora dela! Há muita produção atual e feita por gente relativamente jovem que são profundamente bíblica e espirituai ñ devendo em nd à HC... Contudo, é de certa forma preterida! Confesso sinceramente que gosto muito de ambos e sou edificado qdo ouço e canto seus hinos!

Voltando às formas de culto questiono: ñ deveríamos tomar cuidado com uma liturgia repetitiva e engessante? Estas formas muitas das vezes hipertrofiadas ñ vão de encontro inclusive à nossa confissão e história pentecostais? Hj infelizmente as boas e características manifestações carismáticas estão escasseando! Ñ falo da "ordem e decência" mas do disco riscado que o culto tornou-se em muitas das nossas igrejas por causa do excesso de zelo pelas tradições e medo das inovações!

Que o meu comentário seja lido mais como um questionamento do que como afirmações! Aquele realizado por alguém muito próximo às nossas maiores e mais influentes igrejas, mas que tem consciência que a generalização nesses casos é perigosa e que opiniões ñ passam de vistas dum ponto!

Desculpe a extensão!

Repito: muito bom o blog já está entre meus favoritos!

Marcos
JORGE MÉLO disse…
Aos que gostam e participam de eventos gospel, está escrito: Portanto estais vós apercebidos:, porque virá o Filho do Homem a hora que não imaginais. Lc.12.40.
Querem mais? : Sem a santificação, ninguém verá o SENHOR, HB.cap.12.vers.14, e vide 1 Pedro. cap.1 vers.15,16.Querem mais ? é só lerem, examinar,entender mais a Bíblia, logo vc, vai perceber se é fáçil ou difícil andar por ELa.

" Aquel que diz : eu conhece-o e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não esta a verdade.
Aquele que diz, está NELE, tambem deve andar como ELE andou.
1 João cap.2 vers.4.6
DEUS abençõe o Pr. CirO e a todos aqueles que amam a vinda do SENHOR.
JESUS está voltando.!
RECIFE - PE