Por que muitos pregadores e cantores estão priorizando as teorias de Augusto Cury?


Folheie um livro de autoajuda do respeitado psiquiatra, cientista e autor de best-sellers Augusto Cury e você descobrirá de onde vem a inspiração para mensagens da moda, pregadas ou cantadas, como “Ouse sonhar”, “Seja um sonhador”, “Sonhador não morre”, “Não desista dos seus sonhos”, etc.

Segundo as teorias do acadêmico Augusto Cury, um sonhador não precisa de Deus, necessariamente. Basta sonhar. “Se os seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil” (Nunca Desista de seus Sonhos, p.11). Ou seja, tudo gira em torno da capacidade de sonhar.

A Palavra do Senhor, entretanto, mostra que a vontade de Deus está acima dos nossos sonhos, ainda que não seja pecado ter projetos e desejos. José, que é um dos personagens mais citados pelos pregadores de autoajuda, nunca sonhou — de olhos abertos — que seria o governador do Egito, mas recebeu Ajuda do Alto, sendo conduzido a tal posição.

“Nunca desista dos seus sonhos”, diz Cury. Mas isso não vale para o salvo. Se for preciso desistir de projetos, ainda que sejam bons, a fim de agradar a Deus, devemos fazer isso. Davi e Paulo, por exemplo, abandonaram seus excelentes sonhos (planos), para cumprir a prioritária vontade do Senhor (2 Sm 7; At 16.6-10). Afinal, “Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR, a resposta da boca” (Pv 16.1).

É claro que podemos sonhar de olhos abertos! Mas sabemos que o nosso Deus pode nos abençoar além do que sonhamos. Não é isso que está escrito em Efésios 3.20? “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”.

As teorias de Augusto Cury fundamentam-se na valorização das potencialidades humanas, e não na dependência do poder de Deus (1 Pe 5.6; 2 Co 4.7). Veja: “Se seus sonhos são frágeis, sua comida não terá sabor, suas primaveras não terão flores, suas manhãs não terão orvalho, sua emoção não terá romances” (
Nunca Desista de seus Sonhos, p.11).

Na verdade, os sintomas enumerados por Cury são de pessoas que não têm a certeza da salvação através de Jesus Cristo! Afinal, foi Ele mesmo, o Senhor, quem falou: “sem mim nada podereis fazer” (Jo 15.5). Sem Ele, os melhores sonhos são insuficientes para nos tornar felizes.

Cury também afirma: “A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos. A presença de sonhos faz de idosos, jovens, e a ausência de sonhos faz dos jovens, idosos” (
Nunca Desista de seus Sonhos, p.12). Será que os milhões de miseráveis, que vivem sobretudo no continente africano, não sonham?

O aludido cientista ignora que o que pode fazer uma pessoa verdadeiramente feliz é o Senhor Jesus habitando a sua vida (Jo 14.23). “Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades” (
Nunca Desista de seus Sonhos, p.12).

É claro que a uma pessoa que não conhece o Senhor Jesus as teorias de Augusto Cury parecerão um achado, uma grande descoberta. Mas não se justifica o fato de os pregadores e cantores (e seus compositores) — que se dizem seguidores do Senhor Jesus — abraçarem a autoajuda, ignorando que, para o salvo, a Ajuda do Alto é muito mais valiosa e prioritária. Não sabem eles que é o Senhor quem renova as nossas forças (Is 40.28-31) e dirige os nossos passos (Sl 37.23), ao contrário do que afirma Cury?

Por que vários pregadores e cantores insistem em trocar a permanente Ajuda do Alto pela ilusória autoajuda? Das duas, uma: ou eles ainda não entenderam o que é o evangelho (e, nesse caso, são eles salvos, verdadeiramente?); ou estão enganando o povo de Deus por causa da avareza (2 Pe 2.1-3). Afinal, a autoajuda é imediatista, antropocêntrica, e seus conceitos, agradáveis aos ouvidos (2 Tm 4.1-5).

É triste, mas as principais celebridades evangélicas — pregadores e cantores — não querem saber da cruz de Cristo e seus auspiciosos e maravilhosos efeitos. Preferem o jargão da autoajuda, que gira em torno de sonhos que jamais vão morrer, mudança de história, vitória com sabor de mel ante a vergonha dos desafetos, etc.

Não há dúvidas de que a maioria das pessoas valoriza mais os bordões da moda, como “Acredite nos seus sonhos”, do que esta verdade eterna: “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará” (Sl 37.5). Mas, ao contrário do que assevera a autoajuda, não devemos ser dirigidos pelo nosso eu, e sim pelo Senhor, o nosso Ajudador (Lc 9.23; Hb 13.5,6). Que os pregadores não se esqueçam do que está escrito em Tito 2.1: “Tu, porém, fala o que convém a sã doutrina”.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Unknown disse…
Sorocaba, SP

Olá pr Ciro, a paz do SENHOR.
Comeu muito peixe em Manacapuru?
Descubriu o significado desse nome?
O SENHOR é contigo varão, continue pregando a Palavra de Deus.
Jr 23.28,29 "O profeta que teve um sonho, que conte o sonho; e aquele em quem está a minha palavra, que fale a minha palavra, com verdade. Que tem a palha com o trigo?-diz o Senhor.
Não é a minha palavra como fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a penha?"
Anônimo disse…
Olá Pastor Ciro,
Que alegria ler esta postagem,
Deus tem falado ao meu coração sobre isso, me incomodei esta noite à ponto de parar para escrever sobre ele, não abordei como o Senhor, mas no fim a "moral da história " é a mesma.....

Paz, Deus te abençoe, e que os irmãos que estão encegueirados pelo positivismo e outras loucuras, voltem a si e ao Evangelho.
A Paz do Senhor pr. Ciro.

Como o irmão deve saber, eu sou leitor assíduo de seus livros (os recomendo a todos os cristãos, principalmente os evangélicos).

Eu conheci os livros do dr. Augusto Cury há algum tempo e também não cesso de lê-los.

Tudo o que eu leio é com bastante cuidado para não me tornar um herege como muitos pregadores da atualidade. (herege do ponto de vista bíblico!)

Eu também o livro citado e tenho as mesmas opiniões que você a respeito dos sonhos.

Porém, ao ler a coleção "Análise da Inteligência de Cristo" - do mesmo autor - descobri o quanto nós, cristãos, somos diferentes de Cristo.

Não sei se você sabe, mas o referido autor se considera o maior ateu que já existiu, mas que, lendo o evangelho, deixou de ser ateu e passou a ser defensor das ideias de Cristo.

Hoje ele acredita em Deus e em Jesus.

Já que você resolveu tocar no assunto "Cury", por favor, gostaria que o irmão lesse a coleção "Análise da inteligência de Cristo" e, baseado nos livros da referida coleção, pudesse publicar algo a respeito do que concluir.

Agradeço pela força que Deus te dá e peço ao Senhor que continue te abençoando.

Irmão Daniel Menezes
Ocidene Cortez disse…
A Paz do Senhor Pr. Ciro

O verdadeiro servo de Deus deve está atento para tudo, principalmente para a "auto ajuda" que ouvimos em nossas igrejas, esqucendo muito das vezes a ajuda que vem do Céu. Temos que analizar quem realmente "meneja bem a palavra da verdade" (2Tm 2.15). Que Deus continue a ajuda-lo a ensinar bem a palavra de Deus
Caro irmão Daniel,

A paz do Senhor.

Agradeço-lhe, antes de tudo, por ser leitor de minhas modestas obras.

Quanto a Augusto Cury, muito do que ele escreve é importante, sem dúvidas. Mas, infelizmente, muita gente (pregadores, compositores, cantores, professores de Escola Dominical, crentes em geral), deslumbrada com as ideias desse autor, está deixando de lado o evangelho (a sã doutrina), pensando ter descoberto a América. Observe como, de uns tempos para cá, só fala em sonhos, em nossas reuniões.

Eu tenho conhecimento de que o aludido autor se considera o maior ateu que já existiu, pois ele dá esse testemunho, de que, lendo os Evangelhos, deixou de negar a existência de Deus. Isso é louvável, porém não é tudo. No caso da pregação do evangelho, é preciso considerar a Palavra de Deus a nossa fonte primária de autoridade, superior a nossos experimentos e raciocícios (1 Co 2.14-16; 4.6; 15.1-4).

Também conheço a série "Análise da inteligência de Cristo". Quem sabe, um dia, eu possa fazer um artigo sobre o assunto, seguindo à sua sugestão. Agradeço-lhe pela participação.

Em Cristo,

CSZ
Cidinha disse…
Pastor Ciro á paz do senhor !
Esse livro em questão eu ganhei de uma amiga que compadecida com meu problema me deu de presente,confesso que mal li algumas paginas,pois esse tipo de leitura não me agrada,e essa coisa de dizer que "Seus sonhos jamais vão morrer"me deprime ,pois sei que isso não é verdade,hoje em dia é só isso que se prega nas igrejas ,o próximo pregador que vir pregar em minha igreja com esse tema ,vou perguntar á ele o que eu faço com meu sonho de ser mãe e eu não conseguir ser?
Marcelo disse…
Pr. Ciro,

Infelizmente os pregadores, cantores e compositores de hoje não encontram mais na Palavra de Deus sua inspiração .Procuram eles complementos para a Palavra, como se ela não fosse suficiente.

Ontem ouvi uma canção (nem vou chamar de hino) de um grupo famosíssimo em nosso meio, que era uma cópia fiel de Marcelo D2, o apologista da maconha.

Choro porque quando ainda não era crente e ligava o rádio numa estação evangélica, lágrimas cobriam-me os olhos pela profundidade das letras. Hoje em dia sinto vergonha de ouvir rádios gospel.

Minha esposa estava viajando ontem, e no microônibus, quando tiraram um CD, estava sintonizado numa rádio dessas. Bem no momento, um "pastor" estava dizendo: Passe-nos o número de sua conta bancária, vamos orar para que o anjo deposite uma grande quantia em sua conta". Mais ou menos assim que ela me contou.

Ela sentiu-se envergonhada quando viu que a "mensagem" virou motivo de chacota entre os ímpios que ali estavam.

Estão ridicularizando tanto a igreja, que mais parece um circo atualmente, que quando se diz ser evangélico, alguns nos olham com desdém. Pois igrejas que há alguns anos demonstravam seriedade, hoje em dia demonstram tão somente as idéias limitadas de "líderes" desprovidos da Graça de Deus.

Em Cristo,

Marcelo Lima - Coop. da AD em São José dos Campos - SP
Olá Pastor Ciro!! Olha pretendo gravar meu primeiro cd ano que vem,e, tenho me preocupado quanto às composições, pois pelo que tenho ouvido e visto, as composições na sua grande maioria são de auto-ajuda, e, isso definitavamente não cantarei. Quero adorar ao meu Jesus também com os hinos que exaltem ao seu santo nome. Abraços!!
Unknown disse…
Paz de Cristo pastor Ciro.

É surpreendente a quantidade de doutrinas antropocêntricas surgidas nesses últimos tempos. Tenho percebido que quando a mensagem do evangelho genuino tem sido pregada a igreja as vezes não a recebe de uma maneira recepitiva mas, sempre com reclamações do tipo: "que pastor mais radical, que palavra dura". Isso é bastante ruim pois estamos criando crentes "casca de ovo" em que não se pode mais repreender porque se não fica todo dodoí.
A respeito dos sonhos tem uma coisa que aconteceu com um colega meu que fiquei pensando como Deus ainda usa pessoas na face da terra.
A filha desse amigo meu estava de casamento marcado e faltando poucos dias pára se casar quando em um determinado dia os noivos lhe chamaram para conversar aí ele pensou: lá vem bomba. Certamente era uma bomba mas de fogo amigo. Quando começaram a conversar o pai que pensou que seria uma conversa triste teve a noticia de que o noivado seria rompido pois Deus tinha um chamado missionário para a vida dela, se acertaram pois os chamados de ambos eram diferentes ocorreu tudo numa boa, pois realmente os dois sabiam do chamado de Deus.
hoje ela esta no Camboja e ele também esta fazendo missões.
Fiquei pensando nessa história pois há vários fatores que temos que analisar: não é que os dois não se amavam, pelo contrário, amavam-se muitos mas, nunca vi alguém ter uma convicção tão forte sendo jovem às vésperas do seu casamento, largar tudo para ir levar a preciosa semente do Evangelho e, Deus ainda tem muitas mas muitas pessoas com um chamado verdadeiro e com uma palavra sem falsas convicções pregando o evangelho.
Isso sim é um sonho mas vívido na vontade do Senhor Jesus, não apenas filosofias humanas vazias e sem sentido.

Desculpe pelo tamanho do comentário, mas é que me empolguei

Pb. Wanderson Alves
Brasília -DF
Luiz Carlos disse…
Pr Ciro sou leitor do citado autor e meus próximos livros serão os seus,graças a Deus como o senhor já comentou ele tem seu lado bom e é aí que tenho acrescido ao que Deus me proporciona com a leitura da palavra e de outras literaturas,
o maior problema é que a falta de senso crítico de mtus "pregadores"
tem mudado o foco das mensagens para o homem e não para Deus.
Obrigado pelo alerta pois esse tipo de leitura às vezes nos faz estar tapados pelo próprio erro
esse post foi uma revelação de Deus pois eu acabei de ler um livro dele e tinha bagunçado um pouco meus pontos de vista,foi a ums 20 minutos que li o livro confesso que não havia orado antes de lê-lo mas Deus é fiel.
Deus abençõe
Fabiane Couto disse…
Só tenho uma coisa a dizer, Pr. Ciro.

PARABENS !!
QUE O SENHOR O ABENÇOE GRANDEMENTE, POIS SUAS POSTAGENS TEM NOS EDIFICADO.
APRENDO MUITO AQUI NO BLOG.

EM CRISTO,

Fabiane.
Nonato Souza disse…
Caro companheiro Ciro, a paz do Senhor.
Quero parabenizá-lo pela postagem sobre tão comentado assunto. Não sei até quando os sonhadores vão continuar pregando heresias de perdição nos púlpitos de nossas igrejas. Os princípios bíblicos que nortearam a igreja desde o princípio têm sido desprezados. Estamos nos afastando de princípios bíblicos, doutrinas fundamentais da fé cristã, tão necessárias à salvação. Sinceramente, tenho ficado preocupado com toda essa confusão existente no seio da igreja. Tenho ficado abismado com alguns pregadores que são verdadeiros sonhadores ou insinuadores de sonhos e não ensinadores da Palavra de Deus, verdadeira doutrina bíblica. Os tais se portam como se nunca tivessem de prestar contas de seus feitos ao dono da obra. Os tais proclamadores desses falsos ensinos são arrogantes, prepotentes e sem nenhum bom senso. Na verdade, os tais não estão preocupados com o bem espiritual de ninguém, quiçá com o seu bem material, buscando satisfazer os seus desejos egoístas (Fp 3.19). Os tais na verdade, embora tenham aparência de piedade, negam-lhe, porém a eficácia (1Tm 3.5). O evangelho da auto-ajuda, triunfalismo, etc., têm trazido um grande prejuízo ao arraial dos santos. Vamos continuar tocando a trombeta contra esses falsos ensinos! É tempo de retorno à Palavra da Verdade. Que o Senhor nos abençoe.
Muito bom o artigo, pastor...

Peço licensa para publicar em meu blog, ok?

Abraços e a Paz do Senhor!

Jordanny Silva
Loidy disse…
Pastor Ciro!
Sempre que leio suas postagens me alegro, pois achei q. estava ficando uma cristâ antiquada.. Graças a Deus que podemos contar com homens de Deus para nos orientar e não deixar que nos afastemos do evangelho de Cristo.
Se me permitir gostaria de publicar em meu blog.
Que o Senhor continue a abençoa-lo.
Em Cristo
Loidy
Lucas disse…
Parabéns pelo post.

O que mais magoa neste novo cenário das músicas é que as pessoas se esqueceram de Deus e só sabem cantar letras que falem sobre elas, sobre os sonhos delas, sobre as conquistas delas... a adoração à Deus parece ter sido esquecida.
Quando louvo, gosto de exaltar a Deus e não ficar repetindo que os sonhos isso, sonhos aquilos. Engraçado que posso ficar cantando "santo, santo" por horas, mas falar de sonhos... nem canto!

Isso é que chateia... mas, vamos indo né? Temos que conviver com isso.
ManofGod disse…
Pastor Ciro,

Seo senhor puder, poste uma hora no seu blog uma alerta contra um livro intitulado "Conversando com Deus", que muita gente está comprando, inclusive assistindo ao filme baseado neste escrito.

O filme é de um autor que diz que Deus falou com ele. No livro, Deus dá várias respostas as mais difícieis situações humanas.

Contudo, o crente que lê este material notará que na verdade, não é o Deus verdadeiro que falou com ele, mas mostra-se ser o próprio satanás disfarçado.

Afirmo que quem ler um livro desses e acreditar em tudo o que é dito, se transformará em um verdadeiro servo do pecado, pois o livro incita o leitor a crer em um Deus vaidoso, irreverente. Só lendo pra ver a mensagem blasfêmia deste livro.
jorge melo disse…
Já me entreguei para CRISTO JESUS, há mais de 25 anos, e já não sou eu que vivo, mas CRISTO vive em, portanto toda a minha " auto ajuda" que eu vier a precisa será sempre primeiramente do auto.

" SEM MIM NADA PODEIS FAZER "
JOÃO 15.5
DEUS continue abençoando o Pr. Ciro pelos posts.
Anônimo disse…
Oi pastor Ciro,

A paz do Senhor!

Eu acredito que a vida sem sonhos é um tanto sem cor e beleza. Por esse motivo, acredito que é importante sonhar; afinal, muitas pessoas realizaram grandes feitos, e alguns destes tiveram seu início em simples sonhos. Vai me dizer que, quando o senhor escreveu os seus livros, antes de fazê-los, não havia sonhado com eles? Muitos também tiveram êxito e foram bem-sucedidos na obra de Deus, e tudo começou com um sonho. Entendi sua crítica a Augusto Cury, mas creio que o autor, ao ressaltar as potencialidades humanas, tem a intenção de incentivar os leitores a alcançar os seus objetivos. Quantas pessoas dizem: "Se Deus quiser, vou conquistar isso ou aquilo...", mas nada fazem para que algo aconteça. Nós também precisamos dar a nossa parcela de contribuição. Não sei se me fiz entender, mas espero que não se ofenda com o que disse. Quem sabe se, ao ler a coleção que fala sobre a Análise da Inteligência de Cristo, o senhor não muda um pouco de opinião. Para finalizar, desejo que você seja sempre um sonhador, pois um sonhador não morre... (Rsrsrsrsrsr... Apenas para descontrair...)

Que o Senhor continue abençoando ricamente o seu ministério. Fica na paz...
Dario Rodrigues disse…
Paz do Senhor o conteudo postado neste Blog é uma benção.
Danielle Ribeiro Santos disse…
A Paz do Senhor, pastor.

Seria recomendado comprar um livro publicado por uma editora maçônica? Não sabia do grau de influência desse escritor no meio evangélico. Uma pessoa afirmou que ele era evangélico, só que não sabia de que igreja. Há um livro dele sendo vendido na lojinha da sede AD do Belenzinho, está na vitrine juntamente com livros da CPAD e outras editoras evangélicas. Acho isso muito estranho mesmo.
roberto lima disse…
creio que fazem tal coisa ,por ser o mais facil
cantora adriana disse…
paz pastor fico muito feliz de saber que esiste homem de Deus que levam a palavra de Deus a serio estava vendo o blog verdade que liberta e achei o do pastor gostei muito pois sou cantora e compro hinos que e um caro demais e muitas letras vejo que nao tem sentido, falam muitos sobre isto que o pastor esta falando, sou muito obsevadora. pois gravei com um proposito pra abençoar vidas. e quero estar atenta muito sobre louvoe e o senhor jesus me mostrou o seu blog esta sendo uma bençao pra mim pois levo a palavra de Deus muito a cerio. tambem prego e gostaria de saber se e certo mulher pregar em igrejas. ja que sinto. muito amor em pregar a palavra de Deus. mais eu quero agradar a Deus. não a homem. Deus abençoe meu nome e adriana
Paz do Senhor. Quem der uma "googlada" procurando AUGUSTO CURY, vai ver sua ligação com a literatura ESPÍRITA. Sim, ele e CAIO ABREU, muito postados por "evangélicos" nos orkut's e Facebook's da vida. Ora, água de cisterna rota. Ou podemos misturar o profano com o sagrado?