Sim, nós podemos!


Inspirado pelo Espírito Santo, o apóstolo Paulo (muito antes do presidente norte-americano Barack Obama) disse que nós podemos (Fp 4.13). Sim, você pode! Eu também “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

Mas leiamos os versículos 11 e 12 de Filipenses 4:
“Não digo isto por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade”.

O que o apóstolo Paulo quis dizer com “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”?

Sim, nós podemos, em Cristo, nos contentarmos com o que temos (1 Tm 6.8). Paulo não disse: “aprendi a conformar-me com o que tenho”, e sim “aprendi a contentar-me com o que tenho”. O nosso contentamento baseia-se na comunhão com Jesus, e não nos bens que possuímos. Nada é mais precioso que a salvação em Cristo! Nossa alegria deve subsistir mesmo em meio às adversidades (Hc 3.17,18).

Sim, nós podemos suportar, no Senhor, os momentos de abatimento ou humilhação. O crente que aprende isso nunca deixa de ser fiel nos períodos de angústia, mas permanece firme (Pv 24.10), alcançando vitórias em meio às tribulações e aflições (Jo 16.33; Rm 8.18).

Sim, nós podemos nos manter submissos ao Senhor e em paz com os irmãos, mesmo tendo abundância e fartura. Não pense que isso é fácil. Lembra-se de Abraão? A sua prosperidade quase lhe trouxe problemas de relacionamento com o seu sobrinho Ló (Gn 13.1-9). O servo do Senhor pode, em Cristo, ser vitorioso diante de tentações e perigos comuns a uma vida abastada.

Sim, nós podemos enfrentar qualquer circunstância, inclusive a fome. Essa é a parte mais difícil do versículo em análise, pois ouvimos os telepregadores da prosperidade dizendo o tempo todo que somos e sempre seremos ricos, prósperos financeiramente, etc.

Sabemos que, em regra geral, o crente não passa fome, nem padece necessidade: “Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta” (Sl 34.10). Entretanto, Deus pode permitir que passemos por privação e provação. E, se isso acontecer, devemos manter a nossa fé e continuar dando glória a Jesus. A Palavra do Senhor diz que nada pode nos separar do amor de Cristo (Rm 8.35-39), exceto o pecado (Hb 3.12-14).

Mantenhamos, pois, a nossa fé em Cristo, haja o que houver. Afinal, como disse Obama, em sua campanha presidencial, “Yes, we can” (Sim, nós podemos), mas lembre-se: “naquele que nos fortalece”.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Weslei Rocha disse…
A Paz do Senhor Pr Ciro!

Na parábola O prudente e o Insensato relatada por Jesus em Mt 7.24-29 observamos que caiu a chuva, transbordaram os rios e sopraram os ventos em ambas as casas. Isso mostra que até mesmo os servos fiéis e prudentes não estão isentos de passar por fortes privações e sofrimentos.
A teologia da prosperidade e o trinfalismo,que estão tão em alta no meio evangélico, são falaciosos e se valem da hipocrisia.
Mas em cristo podemos tudo, inclusive passar pelas adversidades sem nos desanimar, pois é ele que nos fortalece.
Nosso pr. ciro Zibordi,

A Paz do Senhor!

Yes! We can do all thing in Jesus Christ!

Amado, é verdade! Nós podemos, se estivermos firmemente nEle, o Nosso amado Jesus Cristo, que nos garante a Vitória em todas as etapas de nossas vidas.

Tenho experimentado a sua misericórdia e a sua bondade, mesmo quando não conseguo descobrir de onde vem a vitória, Ele nos surpreende com suas mãos cuidadosas, cuidando, cuidando, cuidando, porque, Ele nos dá o direito de confiar e receber.

Mesmo que desfaleçam as nossas forças, o Senhor nos dá capacidade para superar os nossos próprios limites, porque nEle podemos dizer:

Yes we can do all things in Jesus Christ name!

O Senhor seja contigo, meu amigo!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
www.editoresapologeticos.com
Unknown disse…
Yes, I agree!!!!
Caro pastor e amigo Newton Carpintero,

A paz do Senhor!

Sim, nós podemos! Em Cristo!

Aproveito para agradecer-lhe por ter acompanhado o meu bate-papo (e participado dele) com o pessoal da Rádio Web CPAD, ontem na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.

Um grande abraço.

CSZ
Unknown disse…
Fabio (Sorocaba, SP)

Sim, nós podemos!

"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" Rm 8.18 AMÉM
Renato Santiago disse…
Caro pastor Ciro;
Obrigado por responder meu post anterior, seu blog em muito me edifica e me capacita a conhecer mais e mais a palavra do Senhor.

Yes, we can..........
Sim, nós podemos:.....
......conhecer a Deus todos os dias, desde que O busquemos de todo nosso coração;
.......obter vitórias na vida financeira em consequencia da nossa vida perante o Senhor e não perante barganhas fajutas;
......dedicar a Deus nosso louvor e nossa adoração sem que para isso tenhamos que nos fantasiar de astros pop e mundanos;
.........enfrentar lutas nas nossa vida, na saúde, nas finanças, com o pecado, e isso não quer dizer que está faltando fé, pois não somos melhores que os outros, só porque somos "filhos do dono do ouro e da prata" não quer dizer que possamos determinar a benção de Deus na hora que queremos;
.........ser cheios do Espírito Santo sem necessitarmos para isso recebermos uma unção especial ou uma nova unção, pois a unção de Deus é a mesma, mas se renova a cada dia,
.........ser mais que vencedores em CRISTO JESUS sem que precisemos ser ricos para que isto seja verdade...

É como eu sempre digo: A verdadeira riqueza está no céu, a riqueza desta terra é vaidade..Mt 6:19-21, 24.

Em Cristo
Renato Santiago
jorge mélo disse…
Estava trabalhando normalmente como gerente de uma empresa de porte, quando de repente, DEUS me falou que iria fechar a porta, minha mulher na época estava grávida, sem muitas delongas, se foram mais de 10 anos desempregado, tivemos que vender nosso carro, e se alimentar de cuscus por muitos anos, e etc, etc. mas, resumindo quero dizer que o cap. 4. e o vers. 13 da carta de Paulo aos Filipenses, foi muito importante na trajetória em que passei.
Portanto este post do Pr. Ciro me fez trazer grandes lembranças do que passei, mas de toda maneira posso dizer "Valeu a pena " porque ainda posso com todas as coisas naquele que mim fortalece.
É bem verdade que DEUS prova, e prova mesmo, mas em compensação se permanecemos na sua vontade em oração e pedindo Graça para suportar as adversidades da vida, ELE é fiel para nos dar vitória em CRISTO JESUS.
" A tribulação produz a paciencia, e a paciencia a experiencia..... Roman. cap. 5 vers.3,4.

DEUS abençoe o Pr. Ciro pelo post.
Olá pr.Ciro, muito boa a mensagem ela trata até mesmo dos nossos dias com muita propriedade pois o tempo e o espaço entre nós e o Ap.Paulo continua o mesmo, pois tudo se repete. Assim como tinha razão o rei Salomão sobre o tempo de todas as coisas, pois elas se repetem. Assim em cada um de nós temos o nosso tempo, e devemos aproveita-lo, e dizer: "Até aqui nos ajudou o Senhor!". Em tudo podemos glorificar a Deus, pois ele é fiel, e não pode negar a si mesmo, enquanto nós negamos a Ele, e a nós mesmos. Mas a sua misericórdia dira para sempre. Glórias a Deus, nEle podemos confiar e crer....
Caro Pr. Ciro, tomo a liberdade de convida-lo a visitar meu blog: http://dilsongm.blogspot.com/
Graça e paz!