Igreja Maradoniana: endeusamento humano e zombaria do evangelho

Fundada em Rosário, na Argentina, em 1998, a Igreja Maradoniana já conta com dezesseis mil seguidores no Brasil. Tudo começou na madrugada de 30 de outubro daquele ano, quando dois amigos se encontraram: o jornalista Hernan Amez e seu amigo Hector Campomar. Um olhou para o outro e disse: “Feliz Natal!”, numa alusão ao aniversário de Maradona, o maior jogador de futebol argentino — para muitos, o melhor do mundo.

Essa brincadeira escarnecedora evoluiu para uma ideia que a dupla chamou de mágica. Convidaram outro amigo e fanático por Maradona, Alejandro Verón, e juntos resolveram fundar a Igreja Maradoniana. Desde então, para esses zombeteiros, o calendário passou a ser dividido em a.M. e d.M., isto é, antes e depois de Maradona. Nesse caso, estamos hoje no ano 49 d.M.

Todos os anos, desde 1998, os seguidores de Maradona festejam o seu Natal, a 30 de outubro, e o que chamam de Páscoa, a 22 de junho, numa referência ao gol que consideram milagroso contra a Inglaterra, na Copa de 1986, quando o jogador driblou vários adversários. No mesmo jogo, o craque argentino fez um gol com a mão e respondeu aos jornalistas, após a partida, cinicamente: “Gol com a mão? Foi a mão de Deus”.

No lugar onde os maradonianos se reúnem há um altar ao seu ídolo, onde os sacerdotes, com trajes similares aos dos padres católicos, acendem velas. Além disso, há uma bola “ensanguentada”, com uma coroa de espinhos, como se vê na foto acima. Numa entrevista ao jornal Lance!, o fundador do movimento afirmou que é possível ser católico e maradoniano, pois um é o deus do coração, e o outro da razão, numa demonstração de que não está brincando quando endeusa o ex-jogador. E concluiu: “Não queremos mudá-lo, o adoramos como ele é”.

Zombando do cristianismo e idolatrando Maradona, o maradonianismo já conta com cem mil seguidores pelo mundo. Desse número, como já mencionei, mais de quinze por cento são brasileiros, entre eles alguns famosos, como: Ronaldinho Gaúcho, Deco (que atua pela Seleção de Portugal) e o ex-jogador Careca (grande amigo de Maradona). Este declarou, endeusando o atual técnico da Seleção Argentina: “Ele é mesmo um Deus. É a maneira do povo retribuir tudo o que ele já fez pela Argentina, e mostrar sua admiração. Sou um desses admiradores também” (Lance!, 4 de setembro de 2009, p.26).

Sei que, para muitos, tudo isso não passa de uma brincadeira. Mas, como diz a Palavra do Senhor, “Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7).

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Gilvan Paz disse…
Prezado Pr. Ciro, a Paz do Senhor.

A princípio fiquei "pasmo". Mais pasmo ainda, quando demandei uma busca e obtive o resultado de 13.400 resultados mencionando a igreja maradoniana... e eu, simples mortal, confesso que ainda não havia ouvido falar nisso.

Pasmei!

Que o Senhor Deus tenha misericordia, ache arrependimento para que não entre em guerra:

"E, se escolhia deuses novos, logo a guerra estava às portas..."

Fraternalmente,

Gilvan Paz
Zeriky de Souza disse…
Paz do Senhor Pastor Ciro.

Estou de volta aos comentários....

Bom, esta é uma coisa muito ridícula, maradona..."igreja"...

Ja tinha ouvido falar, mas não dou bola a esses loucos...

Eu fico com Josué, eu e minha casa serviremos ao Senhor...

Grande abraço Pastor....
Zeriky de Souza disse…
Paz do Senhor Pastor Ciro.

Estou de volta aos comentários....

Bom, esta é uma coisa muito ridícula, maradona..."igreja"...

Ja tinha ouvido falar, mas não dou bola a esses loucos...

Eu fico com Josué, eu e minha casa serviremos ao Senhor...

Grande abraço Pastor....
http://jeanecristiane.blogspot.com/ disse…
Nesse momento o pastor S.M. está repetindo o programa, será isso uma afronta contra tudo que foi dito em favor do evangelho genuino.
De quaquer forma isso é muito preocupante pois esse tipo de heresia é surrateira, e pode trazer estragos dotrinarios irreparaveis para muita gente;
outra coisa é que a IEAD do Brasil pode está se dividindo, oremos para que isso não aconteça, pedindo ao SENHOR que mostre ao pastor S.M. o verdadeiro caminho simples do evangelho, sem fantasias de palavras.
Que Deus nos ajude a manter-mos a unidade em Cristo.
A paz do SENHOR JESUS pastor Ciro!!!
Nosso pr. Ciro Zibordi,

A Paz do Senhor!

Já havia tomado conhecimento desta nova "denominação religiosa", aqui nos EUA.

Penso que eles utilizam de sinceridade com o deus deles, e os crentes, será que estão diante do Deus verdadeiro com sinceridade?

Eles, os maradonistas, não serão julgados pelo seu deus, mas serão julgados juntamente com os crentes pelo DEUS verdadeiro.

Imaginemos os seguidores maradonistas estarem no mesmo caminho que os crentes que brincam dentro da igreja. Triste realidade!

Mais uma vez o seu blog demonstra a diversidade de matérias para análise concreta e estimulante da responsabilidade do crente em ser um seguidor de Jesus com a necessidade de seer um imitador de Paulo, assim como Paulo foi de Jesus.

O Senhor seja contigo!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Contra a Falácia da Prosperidade!
Danilo disse…
Pastor Ciro,

Com todos os defeitos que este homem tem e mais os escandalos e crimes em que se meteu e o povo ainda o idolatra, já se percebia que estão cegos mesmos e na escuridão seguiam o que exala o pior cheiro...

A heresia mencionda é a coroação desta cegueria arraigada à podridão do mundo que agora os leva a zombar de Deus...

Paz e Bem,

Danilo
max daylle disse…
a paz do senhor my brother!

misericordia !

queima eles jesus !
ja pensou se essa moda pega ?

se os fanaticos gavioes da fiel fundassem a igreja fenomenal ? ou os porcos a igreja do apostolo obina...kkk
Teresina-PI está com saudades pr. Ciro Zibordi
abraço.
Felipe disse…
É o que, está escrito em Romanos 1, que eles honram e servem mais a criatura que ao Criador, e também que eles convertem a glória do Deus santo e Eterno, na figura de criaturas pequenas limitas...
Micheline Gomes disse…
Incrível é o que Maradona deve achar de tudo isso! Acho que deve gostar!

Blasfémia! De Deus não se zomba!!
Luciano Lourenço disse…
Hoje, a seleção brasileira joga contra a Argentina. Se houver uma derrota da seleção brasileira, creio eu, Satanás vai aumentar os seus adeptos. Com certeza Deus não intervém nestas imundices humanas, mas gostaria muito que a Argentina levasse de 4 do Brasil.
Quando este tal de Maradona, que não passa de um ridículo consumidor de drogas, morrer essa tal de "igreja" crescerá de tal modo que irá assustar até a sua concorrente mais próxima: a igreja católica.
“Acautelai-vos dos falsos profetas”.
Paz do Senhor Pastor Ciro

Gosto Muito de Seus comentários e já lí todos os seus livros e gostaira de fazer uma mensão especial ao livro "Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria".

Pastor gostaria de saber se poderia postar esse texto em meu Blog, achei muito interessante.

http://pbemersoncsantos.blogspot.com/

Sem mais

Pb Emerson Santos
Elaine disse…
"É a maneira do povo retribuir tudo o que ele já fez pela Argentina, e mostrar sua admiração." (sic)

"Tudo o que ele fez" - O QUÊ???

Influenciou sua geração a usar drogas; enriqueceu às custas de milhões de pessoas que ele nem mesmo conhece; ganhou milhões e milhões de dólares para correr atrás de uma bola, enquanto muitas pessoas perdiam até suas próprias vidas nos tumultos dos torcedores nos estádios; escandalizou e envergonhou o futebol e sua própria nação com polêmicas atrás de polêmicas...

Realmente...

É de se admirar!

Mas não com apreço, e sim com pena, pois este é mais um exemplo claro de alguém que está ganhando o mundo e perdendo a própria vida.

Deus, salve o Maradona!

Ah... e faça que os seus seguidores se tornem Teus seguidores, senão eles vão ter uma grande e eterna frustração quando souberem da boca do Senhor que no Céu não há lugar para eles.

Amém.
Borboleta disse…
No mês passado eu postei no meu blog http://alicercesdaalma.blogspot.com um texto referente às heresias do Inri Cristo. Na ocasião citei uma passagem bíblica, que pelo que estou vendo agora, poderá ser utilizada várias vezes e para vários casos. Estou chocada, pois não esperava ter que usá-lo novamente e dentro de tão pouco tempo! Ei-la:

“22 - Gente vazia e indecisa, até quando vocês vão viver como tolos? E vocês, que zombam e fazem pouco caso de Mim, até quando continuarão fazendo isso, até quando vão preferir a ilusão à verdade?
23 - Ouçam o que digo pois quero corrigir seus erros! Derramarei o Meu espírito sobre vocês e lhes mostrarei Meu plano para suas vidas.
24 - Eu já chamei tantas vezes e vocês recusaram! Estendi a mão, convidando, mas ninguém Me deu importância.
25 - Vocês não deram valor aos Meus conselhos e não aceitaram a Minha repreensão.
26 - Por isso, quando chegarem os dias do seu sofrimento, os dias do medo e da tristeza, Eu vou rir e zombar de vocês.
27 - Quando a desgraça cair sobre vocês como uma tempestade, quando seu triste fim chegar violento como um furacão, quando vocês estiverem sufocados pelas angústias,
28 - então vocês vão procurar desesperados a Minha ajuda mas Eu não responderei. Tentarão Me encontrar mas será tudo em vão.
29 - Sabem por que isso vai acontecer? Porque vocês desprezaram a verdade e se recusaram a honrar e obedecer o Senhor." (Pv. 1:22-29)

Mas como eu sempre digo, o julgamento virá para todos! Mantenhamos nossos olhos no Senhor!

Que Deus nos abençoe e nos proteja dessas heresias.
A Paz Do Senhor.

Essa igreja dedicada ao Maradona, ganhará mais forças, após a morte do mesmo. Pois só assim Satanás manisfetará seus sinais de mentira enganando a muitos.

Que o Senhor liberte esse povo.

Amém.
Paulino disse…
A paz do Senhor Pr.Ciro esta é mas uma blasfemia,a gloria e a honra pertencem só a Deus,agora tambem mas esta igreja maradoniana,é igreja de homens uma seita mas gostaria saber pastor o que eles pregam quais são as doutrinas desta denominada igreja para melhor nos acautelarmos pode-se dar o caso que tenhamos seguidores desta seita no nosso meio visto que temos pessoas que defendem com unhas e dentes este homem são seus admiradores mas quanto ao evangelho são permisivos não defendem a justiça de Deus a verdade o evangelho genuino de nosso Senhor jesus Cristo.
Paulino disse…
A paz do Senhor Pr Ciro sou cristão da ADPM-Luanda(Angola)felizmente só tive o acesso agora do teu livro Erros que os pregadores devem Evitar sei que ja há 2ºlivro e ja foi publicado,mas em relação ao primeiro no tema que o pr.faz uma pergunta: o diabo tinha chaves? ja li e pude entender que ele não tinha nenhuma chave mas ainda não entendi devidamente eu pretendo ter um melhor esclarecimento,gostaria que o pastor me explicasse exactamente este assunto porque á dias ouvi uma pregação na igreja onde o pregador dizia que Jesus recebeu as chaves a satanas,pode me enviar por email adilson862008@hotmail.com que Deus o abençoe.
jorge mélo disse…
A pura verdade é que o ser humano sem CRISTO na sua vida, estará sempre sujeito a estas anomalias.
Até quando SENHOR.... até quando...

Graças a DEUS que:
"vindas são as bodas do CORDEIRO "
apocalipse cap.19 vers. 7
Anônimo disse…
Será que eles vivem o que pregam?
Pobre Maradona tendo que justificar seus seguidores sem autoridade para isso..
Pastor Ciro,

É tão absurdo que seria cômico, se não fosse trágico...

Como as pessoas crêem em cada teratologia...

Isso só vem a comprovar que o homem é um ser espiritual e busca o eterno (Eclesiastes 3.11), mas que a natureza corrompida e o maldito satanás cegam entendimento (2 Co 4.3 e 4) das pessoas, que crêem em qualquer coisa, menos no Evangelho!!!

Não desejo mal ao sr. Maradona, mas imagine quando ocorrer o inevitável: quando ele morrer, o que acontecerá com esses devotos de "São Maradona"? Morrerão juntos? Negarão o fato?

Que DEUS tenha misericórdia desses infelizes...

Faço votos que o SENHOR continue abençoando sua vida e ministério!!!

Cordialmente.

Cristiano Pereira de Magalhães
Mlp Sudoeste disse…
Meu Pastor sempre comenta sobre essa igreja mais ainda não tinha lido nada respeito dess ceita realmente Jesus esta voltando precisamos pregar o evangelio pra que as pessoas venham adorar aquele que é Unico e digno de toda adoração parabens pelo seu blogger uma braço e que Deus continue abençoando seu ministério