sexta-feira, 31 de julho de 2009

Que tipo de cristão somos nós?


Não estou com muito tempo para escrever, devido às muitas tarefas relacionadas com o ministério que o Senhor me outorgou. Cheguei há poucas horas do Nordeste, e amanhã cedo, se Deus quiser, viajo para o Espírito Santo. No entanto, depois de ler vários comentários e e-mails, resolvi escrever esta sucinta mensagem.

Que tipo de cristão somos nós? Se temos nos deixado formar pelo Espírito Santo, que nos comunica o seu fruto (Gl 5.22; Ef 5.9; 2 Pe 1.5-9; Cl 3.12,13), somos cristãos transformados. Mas, se batemos no peito e dizemos: “Eu sou cristão”, sem contudo nos submetermos ao Senhor (Tg 4.7a), o prefixo contido em transformado será substituído por outro, haja vista existirem — biblicamente — cristãos deformados, reformados e conformados, além dos transformados.

Cristão deformado. Este, ou nunca foi cristão, de fato; ou, depois de ter escapado das corrupções do mundo, não vigiou e deixou de ser um cristão verdadeiro, desviando-se do Caminho. E o desviado, a despeito de ser deformado, nem sempre deixa de frequentar os cultos ou participar de atividades no meio do povo de Deus (2 Pe 2.1,20-22). Esse cristão (cristão?), à semelhança de Judas Iscariotes, está no meio dos cristãos autênticos, mas possui características que depõem contra as suas palavras (1 Co 5.11). É como se estivesse escrito na sua testa: DEFORMADO.

Cristão reformado. Muitos, em nossos dias, gostam de dizer que são reformados, numa alusão à Reforma Protestante. Orgulham-se de observar os princípios dos reformadores. Eu, sinceramente, se fosse usar um título, preferiria: “cristão transformado”. Por quê? Porque, biblicamente, os cristãos reformados são aqueles que só têm aparência (Mt 23.25-28). Com diz um antigo ditado, “Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento”. São sepulcros caiados! Dentro deles há iniquidade e rapina. Mas, peço aos queridos “reformados” (seguidores dos reformadores) que atentem para o sentido em que estou empregando o termo.

Os cristãos reformados agem como fãs. Qualquer análise que se faz de uma falação ou canção (tidas como pregação ou hino) desperta a fúria deles. Foi-me encaminhado, ontem, um ofensivo texto de um desses cristãos que só têm aparência. Ele, que, em seu blog, propõe-se a falar de esperança em meio ao caos, não se apercebeu ainda de sua caótica situação espiritual. Ao ler os impropérios que ele — indignado pelo fato de este escritor ter feito análises acerca da canção de seu cantor-ídolo — escreveu a meu respeito, percebi que se trata de mais um cristão que precisa de Cristo. Mas há esperança para aqueles cuja vida está um caos! Abandonem essa vida cristã de fachada! Andem como Jesus andou (1 Jo 2.6).

Cristão conformado. Muitos hoje estão conformados com a vida de pecado. A Palavra de Deus nos manda resistir ao pecado até ao sangue (Hb 12.4). Mas os conformados descansam numa ilusória segurança da salvação baseada no passado. “Eu já fui justificado. Estou salvo para sempre! Eu creio num Deus soberano”. Ah, como isso parece piedoso! Entretanto, a salvação, no presente, envolve a nossa participação e temos de perseverar na fé, não nos desviando do evangelho de Cristo (Hb 3.12,13; 1 Co 15.1,2; 1 Tm 4.1; 2 Pe 2.1,20-22; Ap 2.11; 3.5,11, etc.).

Cristão transformado. Este, a cada dia, é mais cristão. Por quê? Porque é transformado de glória em glória pelo Espírito (2 Co 3.18). Mas não pense que essa transformação ocorre sem a nossa participação! O texto de Filipenses 2.12,13 nos mostra que o Senhor opera em nós o querer e o efetuar, porém somos nós quem devemos operar a nossa salvação com temor e tremor. Ou seja, se não fizermos a nossa parte (Tg 4.8; Ez 24.13), entristeceremos o Espírito (Ef 4.30; Gl 5.16-22; Tg 4.1-5), e Ele poderá deixar a nossa vida, caso insistamos em pecar (1 Co 6.18-20; Hb 10.26-29).

Esse tipo de cristão já foi transformado no passado (2 Co 5.12), mas continua sendo transformado, no presente, posto que não se conforma com este mundo (Rm 12.1,2). Ele sabe que a vida cristã é como subir uma escada que não tem o último degrau. Considera, ainda, que a vereda do justo é como a luz da autora, que vai brilhando, brilhando, brilhando... até ser dia perfeito (Pv 4.18; Ef 4.11-15; Hb 6.9; 12.14; Jr 33.3).

Que tipo de cristão somos nós, prezado leitor?

Ciro Sanches Zibordi

25 comentários:

Newton Carpintero, pr. disse...

Nosso pr. Ciro Zibordi,

A Paz do Senhor!

Dura palavra. A igreja agradece. A que vai subir! Claro!

A "igreja" que vai ficar, tenha certeza, vai começar a reclamar deste seu texto, que é a pura realidade, não tenho dúvidas.

Vigiar e orar! O Senhor Jesus está às portas. Aleluia!

Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

O Senhor seja contigo e sua Família, meu amado pastor!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com

Protestante disse...

Qual cristão nao é transformado?

Independente de ser conformado, reformado, pentecostal etc se é cristão é transformado...

Estou falando de cristãos e nao de pseudo-cristao.

Protestante disse...

Caro Ciro, nao sei do seu desentendimento pessoal com o tal reformado, agora generalizar e aplicar a todos nao é uma atitude cristã.

Portanto, reflita no q Jesus disse em Mat 7:3-5 por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? ...

Ou seja, vc repreende o irmão por uma atitude nao cristã e ao mesmo tempo tem uma atitude nao cristã a enquadrar todos os reformados no mesmo perfil do cidadão q teve atrito com vc.

Pense nisso,

Em Cristo...

Ivan César da S Barboza disse...

Amado Pr. Ciro muito boa sua postagem, e muito perspicaz a jogada com os sufixos.
Jesus tem diversos atributos, sendo dois de importância singular, Ele é Senhor e Salvador alguns só o recebem como Salvador tornando se crentes nominais, enganando-se, porque só realmente o recebemos como Salvador quando também aceitamos e o reconhecemos como Senhor de nossas vidas.
Que Ele continue a abençoa-lo abraços e a Paz do Senhor.

Alessandro Cristian disse...

Texto abençoado...
Que Deus continue te iluminando, prezado Pastor.
Alessandro Cristian
www.alessandrocristian.blogspot.com

Ciro Sanches Zibordi disse...

Desatento "protestante",

Você sequer leu o texto. Se o leu, fê-lo de maneira apressada. Por isso, não percebeu que eu fiz a distinção entre reformado e "reformado". Preste a atenção, irmão!

Quanto à sua pergunta, a resposta está no próprio texto, que você não entendeu ou não leu.

Seja mais atento da próxima vez.

CSZ

Alexsander Piau Alves disse...

A paz do SENHOR caro amigo e doutor pastor ciro! Digo doutor pois para mim que tenho grande zelo e estudante também da fidedigna e Soberana Palavra de DEUS à alguns anos, me expresso com muito carinho e com grande respeito e honrra a sua pessoa pastor, pois fico maravilhado com o nosso DEUS a qual é digno de toda GLÓRIA! tanto nos céus como na terra, e debaixo da terra,observando como o ESPÍRITO SANTO te usa a luz da Palavra, pois sei que verdadeiramente o SENHOR DEUS DOS CÉUS o levantou como doutor nesta grande ceara a onde o campo além de ser por demais exstenso e sendo poucos os ceifeiros DEUS tem lhe ajudado a fazer a diferença nesta terra, combatendo as avalanches e aberrações de heresias que a cada dia surgem no nosso meio; e com os demais que por graça e Bondade de DEUS tem, se sujeitado a infálivel e inrrante Palavra do ETERNO DEUS! EF;4:11. E ELE MESMO {DEUS},deu uns para apóstolos,e outros para profetas,e outros para Evangelistas,e outros para pastores doutores! sei que alguns amargos anonimos de plantão irão torcer o nariz para este comentário, mas o que importa é reconhecer o caminho perfeito de DEUS, A Palavra do SENHOR é pura ELE é um escudo para todos os que NELE se refugiam SL;18:30. RM;13:7 Portanto,dai a cada um o que deveis: a quem tributo,tributo,a quem imposto,imposto,a quem temor,temor,a quem{HONRA,HONRA.}.DEUS o abençoe pastor e continue a te usar muito mais e fico grato pela oportunidade neste pulpito de comentários! Alex A.D.Belém!setor 09,SP.

a verdade do evangelho disse...

Pr. Ciro, existem também os cristãos "DESINFORMADOS"
São aqueles que não leem (Não me refiro aos que não sabem ler, mas aos que não querem), não se informam, não gostam de ler a Bíblia, não frequentam a EBD e cultos de ensino, não leem livros, revistas, jornais, sites, blogs, etc...
Por isso são presas fáceis dos falsos mestres.
Pobres cristãos desinformados, só vivem de emocionalismo e são analfabetos em Bíblia. Que pena!

Pb. Edinei Siqueira, Th.B

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro "Olhar Reformado", você está precisando de um olhar transformado para, primeiro, entender um texto. Depois que você conseguir entender um texto, você saberá que o cristão reformado a que me refiro é o que precisa ser transformado, a fim de que não viva apenas de aparência (Mt 23.25-28).

CSZ

Anônimo disse...

Um crente passador de cheques ping-pong (vai mas volta) é cristão TRANSformado, DEformado?

Rodolfo Delmonte

Anônimo disse...

Se o cristão passa cheque sem fundo é porque não é eleito!!! Os eleitos não fazem isso, pois eles tem a santidade no coração!!!! Rsrsrsrsrs...

Eleito passa cheque sem fundo? Bem, os calvinistas vão dizer que o passador de cheque ping-pong nunca foi eleito porque os eleitos são controlados pelo Deus soberano.

htt/www.womanfigther.blogspot.com disse...

Caro Pastor, fui sem querer ao comentário que o senhor faz, sobre a composição do daneze , "faz um milagre em mim",e sinceramente fiquei "chocada"!, e triste; como pode alguém que "diz" ser servo de Deus, agir com tanta hipocrisia e preconceito? o senhor não tem o que fazer? sabe "pastor" os macumbeiros, não agem desta forma com seus colegas de fé, porque será que o senhor ao invés decondenar seja lá qualquer manisfestação, e de forma errada filosoficamente e cristã,(sou advogada e sei o que estou falando), não agradece a Deus por alguem estar levando o nome dele através de um louvor, seja certo, errado bonito ou feio,o senhor faria melhor? por causa disto que existe tanta gente morrendo sem conhecer Jesus, será que o senhor evangeliza? já ganhou quantas almas pra jesus?por favor, não esqueça de ganhar a SUA!

Ciro Sanches Zibordi disse...

Prezada advogada:

Estou igualmente chocado!

Para uma profissional de uma área tão importante como o Direito, o seu texto deixa a desejar, e muito. E V.Exa., como advogada, sabe que isso é imprescindível nesse segmento, não é mesmo, doutora?

A propósito, eu gosto muito desse ramo de atividade, e minha esposa já foi advogada. No momento, ela teve de abrir mão da carteira da OAB por ter passado em um concurso público federal.

Mas não acho nada bonito nem elegante alguém dizer que sabe o que está falando só porque se tem o título de advogado, principalmente quando essa pessoa apenas pensa que sabe o que está falando (mas não o sabe, de fato), como é o seu caso, doutora.

V.Exa. está chocada? Eu, muito mais! É triste ver alguém que se diz cristã e advogada defendendo uma letra antibíblica e não sabendo sequer distinguir entre análise bíblica da mensagem e julgamento calunioso da pessoa (cf. 1 Ts 5.21; Mt 7.1,2). Onde V.Exa. leu que este escritor falou mal da pessoa do seu cantor-ídolo? A minha abordagem reserva-se à letra da composição. Seja justa, doutora!

Querer andar segundo a Bíblia e avisar o povo de Deus não é ser preconceituoso (Os 4.6; Is 5.20; 1 Jo 4.1). O nosso culto é racional (Rm 12.1,2; 1 Co 2.15), e temos de refletir sobre o que cantamos, pregamos, ouvimos, etc.

Mas V.Exa. percebeu quantos adjetivos usou a meu respeito, na tentativa de defender o seu cantor-ídolo? Seja justa, doutora! Aliás, o Justo Juiz, disse: "Não julgueis segundo a aparência; mas julgai segundo a reta justiça" (Jo 7.24). Condenando a minha atitude procede V.Exa. da mesma maneira?

O Senhor Jesus sabe quantas almas tenho ganhado, pois, por sua graça, tenho pregado o seu evangelho em várias partes do mundo. Mas almas não são ganhas com letras e estilos musicais que agradam os pecadores! O evangelho de Cristo não é nada agradável ou simpático (1 Co 1.18). O pecador só aceita a verdade se se deixar convencer pelo Espírito Santo (Jo 16.8-11). V.Exa. é advogada e ainda não aprendeu isso?

Estou realmente chocado.

Atenciosamente,

Ciro Sanches Zibordi

JORGE MELO disse...

Elegante resposta, Pr. Ciro.
Esta Advogada precisa refletir, antes de comentar. Tiago cap.1 vers.19.
Recife - Pe.

Lucky Costa disse...

A paz de Cristo, pastor Ciro,

Mas uma vez o Senhor te usou em sábias palavras para que tivessemos uma reflexão profunda sobre nossa vida como servos de Deus, como cristãos.
É uma pena que nem todos consigam entender isso.

Deus te abênçõe.

Lucky Costa.

Ps.: É de admirar como o pastor responde aos comentários de pessoas que não tem maturidade espiritual, nem mesmo para um debate saudável, sem perder a serenidade e a educação. É mais uma lição para nós.

Anônimo disse...

A Paz do Senhor JESUS!pastor Ciro

Boa pergunta pr:Ciro,minha opnião é,que se somos de CRISTO,logo somos novas criaturas(2Co.5.17).

mais a sua pergunta pr:ciro nos deixa um pouco perplexo hoje em dia. porque? porque se não estamos fazendo a diferença,precisamos voltar ao primeiro AMOR. amém...

kleber de sa
02/08/09

um abraço,e fica com DEUS

Newton Carpintero, pr. disse...

Nosso pr. Ciro Zibordi,

A Paz do Senhor!

Eu também estou CHOCADO.

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.

Alexsander Piau Alves disse...

A paz do SENHOR pastor ciro! eu também estou muito CHOCADO!!! isto é LAMENTÁVEL!!! De igual modo as palavras da irmã Lucky costa faço também as minhas, análisando a tranquilidade que o senhor pastor, expressa em resposta a luz das SAGRADAS ESCRITURAS; à tal ADG. em seu absurdo e fanático comentário em favor ao cantor-idolo! Sem sombra de duvidas o senhor pastor faz valer o verdadeiro caráter de CRISTO, sem perder a postura de um verdadeiro cristão! isto me faz lembrar o apóstolo Paulo perante o sinédrio falando em favor do Evangelho de CRISTO!!!GLÓRIAS A DEUS!!!!. DEUS o abençoe e te conserve assim sendo um grande exemplo para nós! Um grande abraço pastor! Alex A.D.Belém setor 09 SP.

Luciano disse...

Que advogada desequilibrada espiritualmente! Essa deve fazer parte do grupo dos ditos “cristãos” nominais, que nunca leram a Bíblia. Vão à igreja só por hábito. Ela está confundindo ganhar pessoas para uma comunidade cristã com ganhar almas para Cristo.

Danilo Fernandes disse...

Prezado Pastor Ciro!

Eu adoro estes textos instigantes que apenas os puros de coração, inteligentes no Espirito e Cultos na Palavra são capazes de entender...

No resto, as palavras soam como injurias e ofensas e os ratos saltam de suas tocas e os idolatras defendem seus idolos de madeira, vinil e porcelana!

Que bom ser um reformado admirador de Calvino e transformado e, como tal, capaz de admirar e reconhecer um homem de Deus como o senhor, que está acima de filigranas denominacionais, pois olha para o Alto e sabe o que realmente divide e não ajunta.

Abraços aos irmãos sensatos e lamentos aos tapados...

Maranata! Que a cada dia que passa mais doi ver quem se esconde em nossas igrejas!

Danilo

http://www.genizahvirtual.com/

VICTOR NUNES disse...

A paz do Senhor Jesus pr Ciro, se eu estiver precisando de alguma assistência jurídica, o sr. pode me auxiliar rsrs, porque essa advogada tô fora rsrs.

Prof Damasceno disse...

A paz do Senhor, pastor e amigo Ciro...

Realmente, estou "chocado" pelos comentários de nossa irmã advogada.
Um dos princípios basilares do Direito é de todo réu é inocente, até que se prove o contrário... infelizmente, com o pré-julgamento de SUA PESSOA pelo comentário que o senhor emitiu sobre um HINO e não a pessoa do DANESE, a irmã advogada tornou esse princípio em "letra morta".
Um outro princípio assevera: "O ônus da prova cai (ou recai) sobre quem acusa"... busquei, e não encontrei nada na palavra da irmã que justificasse a atitude dela em relação à sua pessoa.
Muito cuidado, irmã. A senhora está tramitando num ambiente cristão, mas onde, sobretudo, prevalece a verdade bíblica e cristocêntrica.
Mas ela tem tido tempo para refletir, acredito...

Nos laços do Calvário,
Prof Damasceno
www.profdamasceno.blogspot.com

Evandro Kleber disse...

Pr. Ciro,

Este post me lembrou uma pregação que ouvi há alguns anos do Pr. Josué Brandão que falava da mesma coisa, que tipos de cristão éramos.

E ele nomeava exatamente como o Sr. nomeou.

E aquela pregação realmente fez a diferença na vida de muitos que a ouviram...

Anônimo disse...

A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO AMADO PASTOR CIRO,

LAMENTAVELMENTE NÓS PODEMOS VER QUE EM NOSSOS DIAS SO SE ABRE PORTAS LARGAS, PORÉM SABEMOS QUE O SENHOR JESUS CRISTO DISSE QUE LARGA É A PORTA E ESPAÇOSO O CAMINHO QUE LEVA A PERDIÇÃO ( INFERNO, CONDENAÇÃO ETERNA )E MULTIDÃO ENTRA POR ELA, OS CRENTES ( CRENTES ? ) DOS NOSSOS DIAS VÃO PARA OS TEMPLOS PARECE QUE ESTÃO INDO PARA UM CLUBE, PARA MUITOS É UM PASSA TEMPO UMA DIVERSÃO PORQUE NÃO TEM COMPROMISSIO COM A PALAVRA DE DEUS, PORQUE A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE ATÉ O diabo É CRENTE, TIAGO CAP. 2 VER. 19 CRÊ TU QUE A UM SO DEUS? FAZ BEM ATÉ OS DEMONIOS CREEM E ESTREMECEM, TEM UM PORÉM NÃO OBEDECEM A PALAVRA DE DEUS, DEUS TEM MAS PRAZER NA OBEDIENCIA DO QUE NO SACRIFICIO, PORQUE O MAIOR SACRIFICIO É NEGAR, RENUNCIAR OS PRAZERES DA CARNE.

OS TEMLOS GIGANTESCOS ESTÃO SUPERLOTADOS DE PESSOAS DESCOMPROMISSADAS COM DEUS E COM A SUA PALAVRA, ESTÃO SOMENTE ATRÁS DO PÃO E DO PEIXE, SOMENTE QUERENDO O FAVOR DE DEUS,ESTÃO EM BUSCA DE PROSPERIDADE MATERIAL E CURA DAS SUAS ENFERMIDADES FISICAS, MAS SE ESQUECEM QUE A PROMESSA QUE ELE NOS FEZ FOI ESSA A VIDA ETERNA, MAS O MARKET HOJE É SOMENTE PREGAR O QUE ENCHE OS TEMPLOS E DA RESULTADO ( DINHEIRO ) OS LOBOS DEVORADORES, FALSOS PROFETAS, ESTÃO SOMENTE ENTEREÇADOS NA LÃ E NA GORDURA DAS OVELHAS, NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM AS SUAS ALMAS, PORQUE SE PREGAR RENUNCIA, SANTIFICAÇÃO, SUBMIÇÃO O POVO VAI EMBORA COMO JESUS PREGOU PARA AQUELA MULTIDÃO E FORAM TODOS EMBORA E FICOU SOMENTE OS 12 DISCIPULOS E JESUS PERGUNTOU A ELES, QUERES IR VÓS TAMBÉM?

COMO NOS DIAS DE JUIZES CAP. 2 VER. 7 E SERVIU O POVO AO SENHOR TODOS OS DIAS DE JOSUE E TODOS OS DIAS DOS ANCIÕES QUE PROLONGARAM OS SEUS DEPOIS DE JOSU´D E VIRAM TODA AQUELA GRANDE OBRA DO SENHOR A QUAL ELE FIZERA EM ISRAEL, FALECEU PORÉM JOSUÉ, FILHO DE NUM, SERVO DO SENHOR, DA IDADE DE CEM ANOS,VER. 10 E FOI TAMBEM SEPULTADA TODA AQUELA GERAÇÃO A SEU PAIS E OUTRA GERAÇÃO APÓS ELE SE LEVANTOU QUE NÃO CONHECIA O SENHOR NEM TAMPOUCO A OBRA QUE FIZERA A ISRAEL, HOJE NÃO É DIFERENTE CADA GERAÇÃO DE EVANGELICOS QUE VEM É UMA PIOR DO QUE A OUTRA , MAS RELAXADA COM A OBRA DE DEUS, É DE DAR VERGONHA, MAS AINDA TEM SETE MIL QUE NÃO DOBROU O JOELHO E A BOCA NÃO BEIJOU A BAAL, AINDA TEM O REMANESCENTE E É COM ESSE QUE DEUS ESTA CONTANDO,JUIZES CAP. 21 VER. 25 : NAQUELES DIAS , NÃO HAVIA REI EM ISRAEL, PORÉM CADA UM FAZIA O QUE PARECIA RETO AOS SEUS OLHOS.
O POVO ESTÃO COMO OVELHAS QUE NÃO TEM PASTOR,A PALAVRA DE DEUS DIZ A MEU POVO OS QUE TE GUIAM TE ENGANAM,E A MAIORIA DOS PASTORES QUASE TODOS, ESTÃO DEIXANDO A PALAVRA DE DEUS DE LADO E FAZENDO O QUE QUEREM E PREGANDO O QUE ACHAM, OS CRENTES DA NOSSA GERAÇÃO NÃO LÊ A BIBLIA SO COMEM COM A COLHER DO PASTOR,NÃO EXAMINAM A PALAVRA POR ISSO ESTÃO SENDO ENGANADOS, PORÉM NAUQELE DIA NÃO VAI TER DESCULPA E NEM COL0CAR A CULPA NO PASTOR, PORQUE A ORDEM DE JESUS É EXAMINAR AS ESCRITURAS SASGRADAS.

MUITOS ENTRARAM PARA O EVANGELHO, MAS O EVANGELHO NÃO ENTROU DENTRO DELES, NÃO ADIANTA FAZER PARTE DE UMA CERTA DENOMINAÇÃO TEM É QUE DEIXAR JESUS ENTRAR E MUDAR TUDO,OS QUE ESTÃO EM CRISTO UMA NOVA CRIATURA É AS COISAS VELHAS SE PASSARAM E EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO, OS CRENTES DESSES TEMPLOS LUXUOSOS, SO MUDARAM DE NOME DEIXARAM DE SER CHAMADOS DE CATOLICOS PARA SER CHAMADOS DE EVANGELICOS, PORQUE SO NÃO ADORAM IMAGENS DE ESCULTURA PORÉM O MAS CONTINUA A MESMA COISA, PARTICIPAM DA CEIA SEM TER NENHUM CONHECIMENTO, PARTICIPAM, BEBENDO, FUMANDO EM ADULTERIO ETC. MAS MAIOR PECADO TEM AQUELES QUE ESTÃO MINISTRANDO E DEIXANDO O POVO A VONTADE.


A PAZ DO SENHOR JESUS
PB. ANSELMO DIAS DE CARVALHO
ASS. DE DEUS
JAPERI RJ

Tellem Fabio disse...

tellem fabio Mensagem da Cruz
"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus". 1ª Co 1.18
tellem fabio