Nunca na história eclesiástica a igreja evangélica brasileira esteve tão bem!


A igreja evangélica brasileira está vivendo a sua melhor fase! Como diria o presidente Lula, nunca na história eclesiástica ela esteve tão bem. Sua aproximação da Igreja Romana melhora a cada dia, facilitado pelo grande entrosamento entre os cantores-ídolos do mundo gospel e os padres-popstar. O simpático evangelho-show — ao contrário da antipática palavra da cruz (1 Co 1.18) — é apresentado ao mundo mediante estilos musicais atuais (como o funk) e danças, levando as pessoas a cantarem naturalmente as canções “evangélicas”.

O hit “Faz um milagre em mim” é um ótimo exemplo de como o evangelho-show penetra com facilidade em bares, festas, casas de show, etc. Não é por acaso que existem versões desse sucesso “evangélico” em forró, pagode, etc. Ele é cantado também por padres-popstar. Apesar disso, há uma minoria de protestantes da atualidade que ainda insiste em ficar incomodados com o fato de certas composições “evangélicas” estarem sendo aceitas naturalmente pelo mundo. Afinal, de acordo com o ensinamento do Senhor Jesus, o mundo despreza tudo o que é realmente cristão (Mt 5.11; Lc 6.26).

Mas, enquanto o evangelho-show conquista o mundo, dentro dos templos e nos grandes eventos “evangélicos”, o misticismo experiencialista cresce. Nunca na história eclesiástica supervalorizamos tanto as experiências e os “milagres”, em detrimento da Palavra de Deus. Fenômenos como extrações de objetos das pessoas e aparecimento de dentes de ouro têm mais valor do que uma exposição bíblica. Isso tem feito a minoria protestante de hoje não se conformar, posto que, na hierarquização feita por Deus, o ministério da Palavra é mais importante do que os milagres (1 Co 12.28; Jo 10.41), que devem ocorrer como efeito da pregação do evangelho (Mc 16.15-20).

O misticismo experiencialista tem funcionado em conexão com o antropocentrismo triunfalista, mediante o qual consideramos o Deus soberano como o Papai Noel, cujo prazer resume-se em distribuir presentes aos “meninos” que têm fé. Que maravilha! O culto coletivo há muito tempo deixou de ser dedicado ao Senhor Jesus, para atender aos nossos interesses. Por isso, gostamos tanto de teatro, danças, apresentações de vale-tudo, etc. O culto agora é para nos agradar, e não para glorificarmos o Senhor Jesus!

Aproveitando-se do fato de os seres humanos serem interesseiros por natureza (Jo 6.60-69), os super-pregadores milagreiros e malabaristas têm lançado as suas campanhas, pelas quais arrecadam dinheiro, muito dinheiro, para comprar jatinhos ou manter os seus impérios pessoais. Isso não é maravilhoso?

Só não entendo uma coisa. Numa época de tanto triunfo da igreja evangélica brasileira, um famoso super-pregador está pedindo uma oferta de R$ 7,00 para vencer os efeitos da crise mundial! Ora, a teologia da prosperidade perdeu a sua eficácia? É claro que não! Nunca na história eclesiástica estivemos tão bem! Determinemos, decretemos, profetizemos vitória em meio à crise! Há poder em nossas palavras.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Paz do Senhor Jesus, pastor Ciro.

É com tristeza que vejo este cenário. Quando a Bíblia orienta a não removermos os marcos antigos, ela está nos alertando para os perigos de não conseguir discernir o que é lícito ou não no futuro. O que está acontecendo são profecias claras e objetivas. Mas, se por um lado há profecias se cumprindo, de um outro, deve haver os que combatem contra tudo que têm aparência de piedade (2Tm 3.5). Pois para os modeladores da Palavra de Deus está destinado o juízo do Deus Santo.
É realmente muito triste isto. Ligar a TV e ver, ouvir, pastores falando de sua denominação como se seu coração estivesse envolvido por amargura e decepção. Os crentes totalmente vivendo Juízes 21.25.
Meu amado irmão, onde isto irá parar?

Com tristeza de alma,

Márcio Cruz
Depois da apostasia vem o filho da perdição...o anticristo
Anônimo disse…
Pastor Ciro, que ironia enh? Fostes perfeito neste artigo,só faço um reparo, papai noel? Eu nunca vi uma criança, quando não atendida, dar uma descompostura no papai noel como os da teologia da prosperidade tem dado em Deus, o deus que eles acreditam esta pressionado na canto da parede do egoísmo deles, para serví-los na hora e onde quizerem.Deus me livre de um Deus desse jeito.
A paz do Senhor. Arão
Caro Pr. Ciro Zibordi,
A Paz do Senhor!

Perfeita sua colocação a respeito do tema.
É com tristeza que vejo tudo isso.

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
wanderson alves(brasilia) disse…
Pastor Ciro a paz do Senhor!
Me indigna bastante o que estamos vivenciando hoje. A palavra que Jesus disse sobre isso é enfatica: quando esses "pregadores" disserem que pregaram em nome de Jesus ouvirão em alto e bom som "não vos conheço".
Sou lider de mocidade há bastante tempo, mas esse ano foi o estopím, pastores que moram a menos de 15km da igreja nos cobrando R$ 700,00 par apregar. Pastor Ciro isso é um A-B-S-U-R-D-O!!!!. Falso profetas enganadores de multidões. Desculpe pelas palavras pastor é que sinto até vontade de chorar por saber que a palavra perdeu o sentido.
Estou fazendo uma campanha no campo em que congrego e lidero a mocidade para boicotarmos esses pseudospastores.
Meu Deus pastor onde será que iremos chegar desse jeito.
Eu sei que chegarei ao céu, e eles?

um abraço fraternal.
wanderson
brasilia Df
Elaine disse…
PARTE 1

"...na hierarquização feita por Deus, o ministério da Palavra é mais importante do que os milagres." Aprendi essa maravilhosa verdade de maneira tão graciosa, quando, há alguns anos, numa madrugada, estudava sobre Nicodemos indo ao encontro de Jesus.

Aquele homem foi até Cristo por causa dos Seus milagres, por causa dos sinais que tinha assistido pelas obras das mãos do Senhor: "Este [Nicodemos] foi ter de noite com Jesus, e disse-Lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fezes, se Deus não for com ele." (Jo 3.2-ACF)

Jesus, porém, "cortou" a visão de Nicodemos, alertando-lhe que bem mais necessário que ver milagres é ser um milagre de Deus, resultado do novo nascimento da água e do Espírito: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (Jo 3.3)

Esse novo nascimento só é possível através da Palavra de Deus, que penetra no oculto, nas profundezas da alma onde se escondem pecados e imperfeições que o homem jamais poderá alcançar para tratar por si mesmo (Hb 4.12-13). Só a Palavra de Deus transforma o interior, purifica o ser, e dá nova vida ao homem (Sl 119.9; Jo 17.17). Só conhecendo e guardando a Santa Palavra de Deus é que podemos ter a vida eterna (Jo 8.51). Sem a Palavra não se pode ter fé, pois a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17). E sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 6.11). Sem agradar a Deus, se não houver santidade, ninguém jamais verá o Senhor (Hb 12.14).

Jesus esclareceu para Nicodemos que era preciso nascer do Espírito Santo, o mesmo que inspirou a Palavra de Deus aos homens (2Pe 1.21; Sl 119.89). O mesmo Espírito que é guardião da Sua Palavra neste mundo e vela por ela, para que permaneça produzindo o glorioso milagre da salvação até os confins da terra (Mt 28.20; Sl 19.4; Jr 1.12; At 13.46-49).

Jesus mostrou a Nicodemos que os milagres têm a sua importância, mas não mais do que o milagre da salvação que a Palavra de Deus promove em nós. Por isso, nada deve substituir Palavra de Deus em nossas vidas, ainda que pareçam tão mais agradáveis como essas inovações gospels características desses últimos dias.

Que triste realidade é esta dos dias atuais, quando estes valores estão tão invertidos!

Graças a Deus que tudo o que Jesus explicou para Nicodemos ficou registrado para nós, para que, aqueles que querem, conheçam a Verdade e sejam libertos por Ela (Jo 8.32,36; 1Tm 2.3,4). Tudo está lá, na Palavra... É só abrir a Bíblia e dar crédito ao que Ela diz!

(continua...)
Elaine disse…
PARTE 2

Mudando de assunto, mas ainda dentro da Palavra...

Outra vez fiz uso de fragmentos dos seus textos para me auxiliarem em uma aula na Escola Bíblica Dominical. Dessa vez, usei as suas explicações sobre os diversos tipos de "unção" que surgem quase que diariamente no meio evangélico.

Não é preciso fazer esforço para saber que deu no que falar. Dou aula para a classe geral (obreiros, senhoras e jovens, juntos por falta de espaço físico devido à construção do templo), e fico impressionada sempre que levo material "extra-revistinha" para os irmãos. Até os obreiros desconhecem muitos desses assuntos escandalizantes da atualidade. Misericórdia!

Citei as devidas fontes do seu blog e irmãos demonstraram interesse em conhecer mais do seu trabalho.

Glória a Deus mais uma vez por tua vida!

Obrigada por compartilhar a Palavra de Deus conosco.

(continua...)
Elaine disse…
PARTE 3


Ainda sobre a Palavra, mas agora falando do seu livro...

Recebi o presente que o Pai Celeste preparou para mim através do senhor.

Fiquei muito maravilhada em ver mais uma vez como o Senhor satisfaz o desejo do nosso coração quando estamos alinhados com a vontade dEle! O EVANGELHOS QUE PAULO JAMAIS PREGARIA era exatamente o título que eu preferi desde o início, mas não te falei nada sobre isso. Ainda vou ler as obras sobre os erros dos pregadores, mas desde que fiz as anotações (de que te falei em minha agenda), esta obra era a que eu mais desejava. Eu a via aqui no seu blog e sempre ficava "flertando" com ela... (risos)

Meu Amado Noivo entendeu o meu desejo (e conhece a minha necessidade também) e logo providenciou esse presente pra mim. Ó glória!

Muito obrigada, de todo coração!

Que o Pai Todo-Poderoso do Céu lhe retribua infinitamente mais e lhe acrescente mais e mais desse dom maravilhoso de escrever com clareza acerca da Sua Palavra de Vida.

Agora, tenho que ir, pois preciso começar a degustar mais um alimento saudável que Jesus providenciou pra mim nesta manhã. Veio lá da "cozinha espiritual do pastor Ciro Zibordi Sanches"...

Paz do Senhor Jesus e minhas sinceras estimas.

Em Cristo.

ELAINE CÂNDIDA
THIAGO JESUS disse…
A Paz do Senhor ! Pr.Ciro Zibordi

Muito bom este artigo,é com grande tristeza que vemos este cenário dentro da Igreja brasileira,e o pior é que quando falamos contra, e mostramos a verdade, muitos nos criticam e falam que não tem nada a ver! Que DEUS nos ajude a lutarmos contra estes modismos,com a Verdadeira mensagem do Evangelho de Cristo.

Saudações na Paz do Senhor !
THIAGO JESUS
Elaine disse…
AINDA TEM MAIS...

Obrigada também pela apostila!

Fiquei muito alegre em recebê-la, pois tenho certeza absoluta que me será de grande auxílio para crescimento espiritual e ministérial.

Deus, em Cristo, te abençoe com toda sorte de bênçãos.

Josué 1.5,6 pra ti.

Paz de Cristo.
Anônimo disse…
Tenho umas perguntinhas aos mega-artistas-gritadores (pop star) do evangelho ?
Por que eles mesmo nao fazem a campanha dos R$ 7,00 E ESPERAM O MILAGRE ?
Ou por que nao oram para que apareça dinheiro nas suas contas ? e resolvam seu problema finaceiro ?

claudio pimenta
www.exejegues.blogspot.com
Cláudio Ananias disse…
Olá Pr. Ciro,
Ontem, ou seja, no dia em que o senhor publicou este artigo, tive a oportunidade de dirigir um culto ao ar-livre (não tenho certeza se é assim que se escreve). Entretanto, todos que estavam lá, puderam perceber que o Evangelho de Jesus pode ser anunciado, em detrimento do evangelho-show, mencionado em sua postagem. Para o senhor ter uma idéia, substituímos os hits do momento, por quatro hinos da Harpa Cristã, e ainda um hino da cantora Jacira (a juventude de hoje talvez não saiba que existe essa cantora). Um outro detalhe do culto que gostaria de ressaltar é que pude dar oportunidade para 7 (sete) irmãos ministrarem a mensagem do evangelho, em detrimento também dos super-pregadores milagreiros e malabaristas. Assim, o culto de ontem foi uma benção para todos que participaram, uma espécie de retorno à simplicidade da forma de evangelizar. Sinto-me grato a Deus por poder estar inserido na minoria de protestantes da atualidade que ainda insiste na palavra da cruz.

Obs: Excelente a forma irônica que o senhor escreve, parabéns.

Em Cristo,
Cláudio Ananias
Anônimo disse…
É amado infelizmente esses modismos não irão parar. É mais fácil pararem os pregadores da Palavra. Mas se conseguirmos resgatar alguns desses erros é uma grande vitória e creio que muitos já estão saindo do ilusionismo barato e voltando-se para Palavra. Ministrei um curso recentemente sobre oratórica Cristã e enfatizei a necessidade de pregarem conteúdos bíblicos e não chavões evangélicos. o que me chamou a atenção é que dentro dos oitenta participantes tinhas umas quatro pessoas que eram voltados pra esses movimentos, mas perceberam que esse não é o caminho correto e até se afastaram dos expositores das "santas" palavras de efeito. Muitos irão nos odiar, desprezar e nem convidar pra alguns eventos, mas o que importa é a pregação do genuíno evangelho, que é o poder de Deus.

Valdeci do Carmo
Rubira disse…
Pastor, a Paz do Senhor, quero lhe fazer uma pergunta, você é contra a dança em todos os seus aspectos? Ou apenas na liturgia? Porque creio que a dança é muito útil na evangelização fora da igreja, em feiras e em praças por exemplo, não quero de forma alguma tentar te afrontar com esta pergunta, é apenas uma dúvida sincera, desde já muito obrigado.
Caro Júnior Rubira,

A paz do Senhor!

Peço-lhe que leia, neste blog, na seção Música & Louvor, o que penso sobre a dança.

Que Deus o abençoe.

CSZ
paulo santos disse…
fim dos tempos,Jesus Cristo esta voltando, em cuiaba mt, agora os cultos de sucesso é aqueles em que o pregador ora e aparece dente de ouro, prata , marfim, dinheiro em conta bancaria, nomes que saem do serasa, spc, esses cultos são superlotados, quando chega as terças feira, que e o culto de ensino, o que acontece, igrejas vazias. Ontem em pleno feriado de corpus chisti, anunciaram na cidade que estaria na cidade, um apostolo chamado valdomiro, milhares e milhares de pessoas, enquanto isso cade a palavra...
Unknown disse…
é lamentavel!!!!!!!!
Elaine disse…
Amado Pastor Ciro,

Na parte 1 do meu comentário sobre este post eu digitei uma referência bíblica errada... Por favor, corrija para mim, "Hb 6.11" por "Hb 11.6". Foi uma falha que passou desapercebida pela velocidade do pensamento enquanto eu digitava. Mas não passou desapercebida aos olhos de um internauta que me enviou um e-mail só para me corrigir.

Me ajude, por favor, corrigindo os erros de português e também de referências bíblicas, quando os encontrá-los em meus comentários. Tenho certeza que contribuirá, de alguma maneira, para manter o padrão de qualidade do seu blog...

Obrigada.

Paz do Senhor Jesus.
Danilo disse…
Parabens Pastor Ciro!

O senhor se superou... Eu fico pensando qual é a arma mais eficaz para acordar esta gente (tirando uma leitura básica da Bíblia, naturalmente)...

Como o senhor, já tentei de tudo: sarcasmo SANTO, humor SANTO, grito SANTO, etc. Só não escrevi em línguas... Mas estou achando que talvez seja a hora. Afinal este povo parece gostar de ouvir o nosso Salvador apenas desta forma...

A PAZ e AQUELE ABRAÇÂO!

Danilo Fernandes

http://genizah-virtual.blogspot.com/
Elaine disse…
Paz do Senhor...

Ainda estamos esperando a resposta do secretário da CGADB com a explicação sobre o significado do símbolo da convenção.

Fazendo uma garimpagem aqui no seu blog hoje, me lembrei que ainda aguardamos essa resposta... e me diverti lendo novas respostas dadas pelos visitantes após a data em que eu também comentei...

Paz do Senhor.
Davi Felix disse…
A Paz do SENHOR Pr Siro.
De fato o que está acontecedo com o chamado "evangelho" é o que Paulo disse em Galatas o "outro evangelho". Homens que começaram o seu ministério com a unção de Deus, porém viu o rendimento, a lucratividade, se corronperam, visto que nenhuma punição severa veio da parte de Deus, continuaram no seu mau caminho com seus corações cauterizado e induzindo uma geração já promíscua a palavra de Deus querendo usar a palavra de Deus como lhe aprove...Dou graças a Deus por você e por uma geração de remanescentes que Deus tem levantado para pregar a Cristo e o Verdadeiro Santo Evangelho do nosso SENHOR.
Davi Felix (Salvador BA)
Debora Zibordi disse…
A paz do Senhor, Pr. Ciro.

Como todas as vezes, o seu texto é edificante e verdadeiro!

Precisamos seguir a Cristo como nosso único e suficiente Salvador. O Evangelho não precisa levantar ídolos como a igreja romana faz, nossa Estrela da Manhã é o Senhor!!!

Que Deus te abençoe e use poderosamente em seu ministério.

Ah! Esperamos ansiosamente pelo seu novo livro, hein?

Um abraço tio! Mande lembranças para a tia Lu e a Julinha!
Danilo disse…
Pastor Ciro,

Esta semana foi a TV um pastor falar a favor dos gays não arrependidos na igreja. Neste dia o maligno bateu palmas! Eu publiquei um artigo a este respeito no meu blog.

Queria aproveitar a oportunidade para lhe pedir um comentário neste artigo, pois muito lhe admiro!

Graça e Paz!

Danilo


http://genizah-virtual.blogspot.com/2009/06/somos-todos-anglicanos-e-adoramos.html
O problema do Cristão de uma forma geral está em sua falta de doutrina.Os cultos de doutrinas foram abolidos das igrejas e em seu lugar entraram os famigerados cultos da vitória,dos milages,da prosperidade,entre outros tantos.Mas isso não vem de hoje,lendo o livro de Mateus percebe-se que naquela época já existiam os caçadores de milagres.Enquanto Jesus curava,fazia milagres,expulsava demonios,a multidão o cercava e o exaltava,porém, quando Cristo começava a ensinar,a falar de doutrinas a multidão se afastava,somente os discípulos ficavam(vide sermão do monte).O processo básico de todo Cristão deveria ser a conversão,a renuncia e logo em seguida o discipulado.A falta de discipulado(ensino)gera esse bando de "cristãos"fracos,volúveis,indiciplinados,totalmente a mercê de qualquer vento de doutrinas.
A desculpa que principalmente alguns "pastores"usam para adotarem toda pratica do mundo em suas megas igrejas é dizer que melhor é o jovem praticar heresias dentro da igreja do que ficar no mundo lá fora.Agora eu pergunto ser mundano dentro da igreja dá garantia de salvação?
Meus queridos, vamos procurar o que Deus nos deixou de sabedoria nas escrituras.Voltemos a EBD,aos cultos de doutrina e ao estudo fervoroso da palavra.
( Max Daylle ) disse…
a paz do senhor pastor...
veja esse garoto pregando....
no link abaixo....
como que este menino sera responsabilizado por alguma coisa que
ele fale....
abarço
(Max Daylle)
Blog TV Logos disse…
Meu nobre pastor Ciro, louvo a Deus pelo seu blog.
Minha oração ao Senhor ´por teu ministério, é que como arauto da Verdade, jamais se intimide, mas, prossiga sempre assim: Fiel 'a veraz Escritura, sempre alertando a todos contra desvios doutrinários, modismos teológicos e heresias, que constantemente ameaçam a Igreja do Senhor.

Pastor Marcos Antonio da Silva
Assembleia de Deus
Plant City - Florida - USA
antonio saraiva disse…
shalon pr. ciro E´mister q acomteça a verdadeira ovelha conhece a voz do seu pastor.
Anônimo disse…
Tenho certeza absoluta que todo o crente que leva uma vida de oração e tem uma formação cristã pautada e sempre crescente nas Escrituras SAGRADAS,não sem embaraça com nada nesta vida.

Devemos sim, orar pelos ainda irmãos fracos no conhecimento da palavra de DEUS, exortando-os a examinarem mais todos os 31.173 versículos Bíblicos afim de crescerem no conhecimento e na graça do SENHOR JESUS, 2 Pedro cap.3 vers.18.
No mais, nunca jamais devemos esquecer qque o amor ao próximo é o segundo mandamentodo SENHOR nosso DEUS, estas são sempre as minhas recomendações como dirigente de Escola Dominical aos professores.

DEUS continue abençoando o Pr. CIRO sua familia e Ministério
Jorge Mélo - Recife - Pe.
Juliana disse…
Pastor, a paz do Senhor Jesus.
Faz tempo que desejo escrever lhe. Somos leitores assiduos do seu blog(eu e meu esposo)Somos aquele casal que de Caxias do Sul que conversou com o senhor no aeroporto do Rj, quando o estavamos indo para Vitoria. Somos lideres da mocidade e regentes de um coral de moços de um setor aqui em Caxias e depois de alguns comentarios referentes a um certo Hit gospel de sucesso,que no principio cantávamos ,decidimos falar aos jovens sobre o conteudo anti biblico do "hino" e abolimos a canção do nosso Coral.Meu esposo ia falar também a respeito do "sabor de mel" mas não teve coragem (tem gente que giosta mesmio desse "hino,acho que é pior causa dos Salmos imprecatorios de Davi"...)Este é o nosso primeiro cargo de liderança na Igreja e, pela graça de Deus estamos ja no 2º ano consecutivo a frente do trabalho. Muitas vezes e dificil passar esta visão "antiga" do evangelho, a qual nosso querido pastor João *(ultimo missionario enviado pela igreja Sueca,filho do miss. Simon Lundgren)nos ensinou a 6 anos atras. Houve a pouco tempo uma reunião com os lideres da juventude e nosso vice pastor Daniel Regis esteve presente,então nós expusemos a posiçao dos nossos jovens que EXIGIAM pregadores "de nome" ,como um motivo para "encher a Igreja" , nosso pastor sugeriu alguns nomes de homens de Deus com compromisso com a sã doutrina e sem aqueles maus costumes de pregador "de congresso". Eu fui uma das unicas pessoas que concordou com o lado do Pastor e eu perguntei a ele: Nós devemos passar esta visão para os jovens quando eles nos cobrarem? E ele respondeu: Voces tem que agir como líderes e não como liderados. Confesso que o que ele disse "mexeu com minha estrutura"... Desde então temos nos esforçado para escolher hinos com letras biblicas e sempre que possivel, procuramos incentivá-los a conferir na Biblia as pregaçoes que são vistas em dvd ou na propria Igreja. Nosso congresso de fim de ano terá o tema "Santidade ao Senhor" ,o qual o Senhor nos deu no inicio do ano,lemos um artigo seu sobre santificaçao para os moços e vamos ensaiar dois hinos sobre o tema. Se o senhor tiver alguma sugestao de hinos, nos aceitaremos com prazer. Creio que este seja um tema não muito comum nos dias atuais,. mas creio que o Senhor deeseja que falemos sobre isso,se bem que eu acredito que o que alimenta o crente não está em congressos ou campanhas mas nos cultos de oração e doutrina, assim como a Escola Dominical, a qual eu amo. Mas como nos e dada esta oportunidade , vamos aproveita-la, nao e mesmo? Bom ,irmão quero finalizar dizendo que o irmão tem sido uma bençao em nossas vidas,e se Deus permitir queremos convida-lo para pregar em nossa cidade
Deus o abençoe e tambem sua familia.
Desculpe os erros de digitação e de português,sei que o irmão preza pela nossa lingua pátria...
Em Cristo.
Juliana e Cristiano