A unção do Santo não é suficiente?


Em 1 João 2.20,27 está escrito: “E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo. E a unção que vós recebestes dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis”.
Observe o artigo definido: “a unção”. Isso denota que o crente fiel já possui a única e suficiente unção. Qual? A unção do Santo. Que Santo? O Espírito Santo (Lc 4.18; At 10.38). Essa unção é chamada de verdadeira. Por quê? Porque contrapõe-se à falsa unção, também conhecida como nova unção, a qual, como veremos, recebe várias designações.
A cada dia surgem unções novas no meio evangélico. Em uma famosa canção (cujo conteúdo “profético” parece ter sido tirado de livros de autoajuda) certa “pastora” menciona a unção de ousadia, a de conquista e a de multiplicação. Mas a verdadeira ousadia quem nos dá é o Espírito Santo (At 4.28-31). Ademais, a conquista que prioriza o desenvolvimento do caráter cristão se dá pela operação do Espírito em nós (Gl 5.22; 1 Co 6.19,20), e a real multiplicação ocorre por meio da pregação do evangelho sob o poder do Espírito Santo (At 1.8; Mc 16.15-20). Não precisamos de nova unção, mas da unção do Santo.
Sabe qual é a designação dada a todo e qualquer tipo de aberração que não subsiste ao teste da Palavra de Deus? Unção da “loucura” de Deus. Pregadores (pregadores de quê?) milagreiros, ilusionistas e malabaristas costumam dizer que as suas esquisitices, invencionices e bizarrices ocorrem por causa dessa nova unção. Eles dizem que ela é mencionada na Bíblia, em 1 Coríntios 1.25. Como eles desprezam as Escrituras, ignoram duas coisas. Primeiro, no aludido texto emprega-se linguagem figurada, pois não há loucura nenhuma em Deus! A intenção do escritor sagrado foi demonstrar o quanto estamos distantes da Sabedoria Divina. Segundo, menciona-se, na mesma passagem, e com o mesmo enfoque figurado, a “fraqueza de Deus”. Por que não se prega sobre a unção da fraqueza de Deus?
Há neófitos que propagam e recebem uma nova unção pela qual ficam rindo sem parar, deixando de lado os elementos que verdadeiramente não podem faltar no culto a Deus: salmo, doutrina, revelação, língua e interpretação (1 Co 14.26). Os apreciadores da unção do riso pensam estar dominados pelo Espírito Santo, mas não percebem que estão, a cada dia, mais distantes da Palavra de Deus. Ou seja, por não valorizarem a única e verdadeira unção do Santo, desprezam a espada do Espírito, a Palavra de Deus (Ef 6.17).
Os telenganadores gostam de falar da unção financeira ou do enriquecimento (ilícito, é claro), pois sabem que os telenganados que recebem essa nova unção mandarão cada vez mais dinheiro para os seus telegurus, ajudando-os a manterem a sua coleção de carros importados, aumentarem o seu telemarketing, comprarem jatinhos para se deslocarem rapidamente...
E a unção dos quatro seres? Essa nova unção — que vem sobre as pessoas mediante o toque do shoffar — desvia o crente do culto racional. Falsamente embasada em Apocalipse 4, leva o crente a bater braços como se fosse levantar voo, rugir, mugir, chorar, etc. Também afasta o crente do conhecimento da Palavra de Deus; é, portanto, oposta à unção do Santo (1 Jo 2.20,27).
Ligada à unção dos quatro seres, a unção do leão leva o “ungido” a rugir e andar como leão. Lembra-se de como ficou Nabucodonosor quando foi julgado pelo Senhor? Ficou como um animal quadrúpede (Dn 4). Semelhante a essa nova mas falsa unção está a do lobo, que leva o seu portador a ficar berrando “Auuuuu”. Enquanto crentes latem, rugem, mugem dentro dos templos, pessoas caminham a passos largos para a condenação... A verdadeira e única unção nos impulsiona a sair de quadro paredes e pregar o evangelho (At 1.8; 4.31).
Outra aberração é a unção da lagartixa, que leva o “ungido” a ficar grudado na parede. Alguns neófitos e carnais chegam a maravilhar-se: “Eu creio nessa unção, pois ninguém consegue desgrudar a pessoa da parede”. Eu não duvido de que haja sobrenaturalidade nessa bizarrice, pois ninguém conseguiria ficar grudado numa parece, como se fora o homem-aranha. Mas não é toda e qualquer manifestação sobrenatural que provém do Senhor. Existem sinais e prodígios de mentira (2 Ts 2.9; Dt 13.1-4), os quais desviam o crente da Palavra de Deus (1 Tm 4.1).
Diante do exposto, que não fiquemos grudados nas paredes, mas saiamos além delas, em busca dos perdidos! Que não rujamos dentro dos templos, e sim preguemos o evangelho ao mundo perdido! Que não batamos “asas” ou corramos de braços abertos pelos corredores, mas corramos ao encontro dos pecadores! Que não sejamos interesseiros, “conquistadores de riquezas”, e sim adoradores, amantes da Palavra de Deus! Afinal, nós temos a unção do Santo e sabemos tudo.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Mozart Paulino disse…
Paz amado pastor Ciro.

A propagação tão divulgada em nossos dias da famosa frase de efeito: "Receba a unção", e outras similares, talvez seja por uma das razões, se forem todas:

1) O deus deste século cegou-lhes o entendimento;

2) Na Bíblia dos tais o 1 João 2.20,27 não existe;

3) A hermenêutica básica (não digo nem exegese) é precária, ridícula e tendenciosa ao erro;

4) Outras mais que o irmão e os internautas suporem.

Que o Senhor guarde Suas ovelhas dos mercenários e lobos de nossos dias.

MSP
Anônimo disse…
Graça e Paz Ciro!

Alegro-me no SENHOR ao ler seus "post's". A VERDADE emana deles.
Isso acontece pois tu, amado irmão, tens como centro de todas as coisas JESUS CRISTO.

Sobre o tema, Unção, também tenho este entendimento. Há uma só Unção, e que todos aqueles que recebem CRISTO como seu Salvador são nela ungidos.

Nunca cri e nem hoje creio que hajam unções específicas; de prosperidade, do riso, do dente de ouro, etc.

Acredito que todos recebam a Unção na mesma medida, e que se existir alguma distinção é esta; alguns buscam mais o entendimento, um relacionamento mais profundo com o SENHOR, e por este motivo parece que teêm mais unção.

Na verdade se cumpre a promessa;
"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." Jo 7.38.

Assim Ciro, vemos o amor e a justiça do SENHOR, que não faz distinção para derramar a única UNÇÃO, como muitos homens pregam por aí.

Fica na graça irmão.

Luis Carlos
Joinville/SC
Anônimo disse…
Porque será que ninguem fala da unçao da humildade, do sofrimento de jó ?

claudio pimenta
Nosso pr. Ciro,

A Paz do Senhor!

Incrível a necessidade desta chamada nova unção ou nova visão.

O que mais chega aos meus ouvidos, é o interesse de muitos por uma nova unção ou visão.

Pelo amor de Deus! O povo está ludibriado por estes enganadores financeiros e que pregam somente a prosperidade. Muito enganado.

Nós, não necessitamos de uma nova visão. Necessitamos sim, da VELHA VISÃO. Ou seja, a pregada por Paulo, um verdadeiro apóstolo, e não os que surgem à vontade como se fossem pipocas em uma panela.

Eles se criam, e surgem com um novo apóstolado, repleto de mentiras e blasfêmias. Suas invencionices agridem a Palavra de Deus. Suas artimanhas enganam a muitos que se desviam, pela sua soberba e arrogância.

Não consigo admitir esta Bíblia, que possui o descuido intelectual, na assimilação desta combinação indevida.

Já não basta a ganância na criação de novas Bíblias, nas suas tantas aberrações em traduções com seus erros de interesses?

Vamos eliminar de vez por todas a importância a várias formas de acabamento da Bíblia, encarendo os seus custos para beneficiar aos seus produtores que, desejam assim, agregarem valor ao que já possui.

Mentira! Eles querem é o resultado financeiro, e bem sabem, não pagarão DIREITOS AUTORAIS. Pura especulação. Pura falta de vergonha!

Não há mais tempo disponível para se perder com tamanha insensatez.

O Senhor seja contigo! E toca a Trombeta em Sião. Sempre.

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Que tal oferecermos a estes elementos a Poderosa unção que estava sobre a vida do apóstolo Paulo?
Unção para ser apedrejado, unção para ser tido como escória da humanidade, unção para ser chicoteado, unção para saber passar dificuldades e escaces, unção para perseverar fielmente mesmo tendo um espinho na carne...

É amado Pr. Ciro, estas "unções" ninguem propaga, mas são homens assim , compromissados com o Deus da Palavra que nos relatam coisas maravilhosas como:

"Aquilo que olhos não viram, aquilo que ouvidos não ouviram, e que jamais subiu ao coração do homem..."


"se na carne não sei, se em espirito não sei, mas ...ao terceiro céu..."


bom, mas isto não interessa muito para estes elementos, pois ja estultrapassado..., eles precisam de novidades...

Que o Deus de Abraão nos conserve no temor do seu nome.

paz!!!
Marcelo Coradi disse…
Paz Pr Ciro
Olha vou ser sincero, eu tenho até medo dessa bíblia com aquele comentário! rsrs nunca relei nela! rsrs Aqui em minha cidade esses meses atrás, fui alertado por um amigo membro de uma certa igreja, que seus pastores estavam ministrando a unção dos 4 seres, e seus pastores ficavam mesmo imitando os bichos! algumas pessoas ficaram indignadas e saíram da igreja, mas a maioria do povão crente por não dar crédito a PALAVRA DE DEUS permanece lá.
E muitos ficam alegres porque as igrejas tem crescido bastante, mas eu vejo que temos que pregar mais do que imaginamos, para conseguirmos salvar até mesmos os crentes nas igrejas!
Bom, deixa eu parar...
DEUS nos guarde e nos dê a SUA PAZ!
Tiago C. Guerra disse…
Paz do Senhor,Pr Ciro. É realmente preocupante os desvios que têm sido cometidos. A semântica autêntica das palavras tem sido propositadamente esvaziadas com o intuito claro de corromper a mente do povo de Deus.
Parabéns pelas matérias. Conteúdo fartíssimo!
A Paz do Senhor!

Quando a Unção do Santo sai ou é desprezada, o caminho fica livre para todo e qualquer tipo de "unção"!
Anônimo disse…
Tantas almas perdidas para ser coinquistadas e as pessoas que tem a Palavra de Deus preferem usá-las para discussões que não edificam os perdidos...
Caro Nerio Junior,

Realmente há tantas almas perdidas para serem EVANGELIZADAS, e as pessoas que têm a Palavra de Deus (ou pensam tê-la) preferem ficar dentro dos templos rugindo, mugindo, rolando... O irmão concorda com isso?

Se o irmão aproveita bem o seu tempo para evangelizar, por que faz questão de acessar esse blog e "perder" o seu precioso tempo inserindo aqui comentários?

Outrossim, os perdidos não precisam de edificação, e sim de evangelização. Quem precisa de edificação são os crentes, e o propósito principal deste blog é edificar crentes, alertá-los, ajudá-los, a fim de que cumpram a vontade de Deus.

Seja mais honesto e coerente quando desejar fazer uma crítica, por gentileza. Espero que o irmão não seja um apoiador de todas as aberrações citadas acima.

CSZ
Uilson Camilo disse…
Graça e Paz Pr Ciro,

Ouvimos estes pregadores falar de tanta unção mas, a unção da humildade nenhum deles quer. Eu acredito é que ta faltando unção na vida destes que assim procedem, como ja foi lembrado pelo Pastor "temos a unção do Santo" e é ela que nos capacita a pregar e ensinar as verdades biblicas; Quem tem ensina a verdade que não tem inventa, distorce e se embaraça. Louvamos ao Senhor que pelo seu Espírito tem despertado vidas para combater falsas doutrinas e bizarrices..

Uilson Camilo.
Ranieri disse…
Amado,a paz do Senhor Jesus Cristo.

A foto dessa nota de rodapé é bem comprometedora.É a prova de que muitos líderes brasileiros estão importado um avivamento herético dos EUA.Como em tudo os americanos são a maior influência nesse mundo pós-moderno.

Pelo que já li na rede mundial o comentarista dessas notas foi acusado em seu país de crime fiscal,ou seja,se é que entendi,sonegação de impostos.Se for verdade e não calúnia porque é que um homem de Deus tão próspero financeiramente sonega impostos,será essa a receita da prosperidade?

Para os interessados aqui vai o link,mas está tudo em inglês: http://www.wcnc.com/news/local/stories/wcnc-031307-jmn-evangelist.b9089fc.html

O publicador dessa Bíblia de Estudo no Brasil virou radicalmente a casaca [apostatou da fé].Isso é uma prova de que as Escrituras se cumprem mesmo,bem debaixo de nossos narizes [2Pe2:1-2;2Tm4:3].

Já que essa Bíblia ensina a prosperar porque é que o povo não é prospero o suficiente para comprar a Bíblia à vista ao invés de pagar 6 x sem juros de R$ 18,91.

Acho que já entendi.Primeiro a gente compra a Bíblia pra aprender a prosperar e depois,quando vier a riqueza,a gente se lembra de como foi tão ruim ser pobre e de como foi tão traumatizante pagar 6 x sem juros de R$ 18,91.

Ué,se a pobreza é consequência de uma vida de pecado,incredulidade e de maldição,porque será que eles nos induzem a esse comportamento "pobre e miserável",a pagar 6 x sem juros de R$ 18,91?Acho que não entendi foi é nada viu!Talves a culpa seja da má administração do governo brasileiro.Rsrsrsrsrsrsrs.

E por falar em "nova unção" é bem verdade que muita gente ta querendo imitar ao mais novo Telepregador e Apóstolo,Reverendo Nabucodonosor,ele diz:...Receba a mais nova unção,a "unção da licantropia" e seja um verdadeiro animal pra Deus.Receba,receba,receba...receeeeeeeeebaaaaaaaaaa...

Quando eu era novo convertido uma irmã me ensinou que a gente não vira crente,a gente se converte a Deus.Mas a minha mãe já me dizia que "quem vira é lobisomem".Parece que a mamãe,que nem crente é,"profetizou bençãos" pra algumas igrejas.É,essa "palavra rhema" tem poder mesmo eim!

Bem,brincadeiras à parte,está escrito:

"...Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios..." [1Tm4:1].

"...Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem..." [1Tm4:16].

Amado,a Paz seja contigo.Amém.

Em Cristo.Ranieri.
Pr Alessandro Garcia disse…
A paz do Senhor.
Quanto a letra da música citada, entendo que a cantora se refere àquilo que o crente pode fazer se estiver na unção do Espíriso Santo. Um crente cheio da unção é OUSADO no evangelismo, nas visitas, nas oraçõs, no aconselhamento, e etc. CONQUISTA, (ou seja, toma posse, busca com fé) as bênçãos que acompanham a salvação: Batismo com Espírito Santo, cura divina, dons espirituais, comunhão com Deus, e trabaha arduamente para que haja MULTIPLICAÇÃO quanto a salvação dos perdidos.
Se a letra for interpretada neste sentido, não vejo nada de errado. Lembrando que não existe diversidades de unções, e sim apenas a unção do Espírito Santo que nos impulssiona a fazer a vontade do Senhor em todas as áreas da vida cristã.
Caro "Pr. Alessandro Garcia",

Respeito a sua opinião, mas a letra da canção, a postura da tal "pastora" e o contexto em que estão inseridos não deixam dúvida de que as "unções" mencionadas estão atreladas ao falacioso Movimento G12, ao triunfalismo e à autoajuda, apesar da roupagem espiritual.

CSZ
Creio que precisemos, sim, da "nova unção" descrita em Jeremias 6.16.

A paz do Senhor, pastor Ciro!

Jordanny Silva
Anônimo disse…
FABIA, RIO CLARO

a paz do Senhor.

em hb 13:8 nos diz "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente."
então eu creio que a forma com q Ele agiu no passado, é a mesma como Ele vai agir nos nossos dias.
NÃO PRECISAMOS DE UMA NOVA UNÇÃO.
"E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo".1 Jo:20

acho que o versiculo 9 de Hebreus se encaixa muito bem nesses cometários:
"não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregam."

que Deus continue te usando dessa maneira tão maravilhosa, que tem ajudado a muitos, assim como eu, a não serem levados por "doutrinas estranhas".
pb jairo disse…
A paz do Senhor amado Pr ciro eu quero agradecer a Deus pelo mínisterio que Deus lhe deu,o qual atraves desse Blog tem inriquecido o nosso, com esclarecimento importantes sobre assuntos que geralmente não são ensinados em muitos de nossos púlpitos.É um prazer servir a Deus na AD de Cordovil um abraço!
José Mário disse…
Pr Ciro,
Enquanto as pessoas se preocuparem com "nova unção" e não SANTIFICAÇÃO, estarm longe de Deus.
Afinal, unção não salva ninguém de nada(Vide Saul) e SEM SANTIFICAÇÃO NINGUÉM VERÁ O SENHOR!!!
Maranata!!!
Elaine disse…
Interessante...

Jesus mandou sair e ir pregar o Evangelho. E os crentes "cheios da unção" da lagartixa, em vez disso, estão é procurando um jeito de ficarem grudados na parede. (A-ha-haa-ha-haaaaa!!! Seria cômico, se não fosse trágico!)

No caso da tal "unção financeira especial", cujo artigo declara que "Pobreza é escravidão!", podemos concluir que Cristo era escravo e Lhe faltava essa unção, né? Sim, porque Ele não tinha condições financeiras favoráveis. Desde o Seu nascimento até Sua morte a Bíblia nos conta sobre a simplidade da Sua vida sem regalias e cheia de privações.

Deus que me livre!

É besteira demais da conta!!!
jeanderson disse…
A paz para todos!
Pastor Ciro o que realmente é "UNÇÃO"? como podemos defini-la?
se é que podemos defini-la. gostaria de saber se possivel?
A PAZ PARA TODOS!!!
só não consigo entender uma coisa;A igja do SENHOR é uma só,e mediante tantas coisas acontecendo,unção diso ou daquilo,inúmeras coisas q não condiz com a biblia,só não entendo o silêncio de DEUS mediante tudo isso A paz a todos e parabéns ao pastor pelos esclarecimento no seu blog e se puder me ajude a entender a minha duvida desde já fique na paz
Unknown disse…
Olá, querido Pr. Ciro, paz do Senhor.

Sei que tudo isso um dia vai perder o encanto, só a Palavra de Deus permanece. Mas fico preocupado: onde e quando isso vai terminar?

As referências bíblicas do NT para unção (espiritualmente falando) estão sempre ligadas à capacitação do Espírito Santo em relação ao perdido. A começar por Jesus, que interpretou o texto de Is 61.1 cumprindo nEle (Lc 4.16-21). Pedro entendeu essa unção da mesma forma que Jesus explicou (At 10.38). João nos ensina o que é unção, como o Pr. já explicou; por que o povo cai nesse espetáculo ridículo inventado pelos líderes?

Pr., Deus queira usar o sr. como profeta verdadeiro para afugentar os lobos do meio do rebanho dEle. Eu também tenho a honra (e responsabilidade) de fazer isso, mas faço em menor escala que o sr.

Grande abraço.