O que significa a frase “Nunca vos conheci”?


A frase em epígrafe será pronunciada pelo Justo Juiz, como resposta aos falsos profetas, enganadores, milagreiros, mentirosos, avarentos, os quais, diante dEle, no dia do juízo, apresentarão um invejável currículo: “... não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?” (Mt 7.21-23, ARA).

Muitos acreditam que a aludida frase está relacionada com a rejeição do Senhor Jesus aos não-eleitos. Mas essa não é a real significação de “Nunca vos conheci”. O Onisciente conhece até mesmo os ímpios e soberbos, ainda que de longe (Pv 15.3; Sl 138.6).

O verbo “conhecer” (gr. gnõskõ), em Mateus 7.23, diz respeito a relacionamento aprovador, e não a conhecimento, no sentido usual e comum. A construção frasal, no original, denota: “Nunca aprovei a vossa obra”, “Nunca reconheci a vossa obra” ou “Nunca dei crédito ao vosso trabalho”.

Sabemos que o Senhor Jesus só tem relacionamento aprovador com quem o ama e o serve, verdadeiramente (Gn 18.19; Sl 1.6; Jo 10.14,27; 1 Co 8.3; Na 1.7; Gl 4.9), pois “O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor” (2 Tm 2.19, ARA). Por isso, os milagreiros e ilusionistas estão reprovados diante dEle. Como precursores do Falso Profeta (Ap 13.11-18), valem-se de sinais e prodígios de mentira (2 Ts 2.9), porém isso não os livrará da condenação.

São muitos os falsos profetas que ainda agem livremente no meio do povo de Deus. Alguns têm sido desmascarados; outros continuam transitando pelas igrejas sem nenhum impedimento. Apressamo-nos em condenar alguns tipos de pecado, como os de ordem moral, mas os malabaristas e ilusionistas têm livre curso entre nós.

Recebi, há poucos dias, por e-mail, um vídeo (autêntico) que compromete moralmente certo milagreiro. Já entreguei-o nas mãos do Senhor, que é justo e misericordioso, pois não cabe a mim condenar o tal
“confencista internacional” ao Inferno, mas tenho o dever de alertar o povo de Deus, o que venho fazendo, incansavelmente, neste blog.

No aludido vídeo, um famoso milagreiro-ilusionista, que realiza cruzadas de “milagres” em todo o Brasil, relaciona-se pela Internet com uma jovem, a qual despe-se diante de uma câmera, enquanto ele (também diante de uma câmera) expõe o seu membro viril sem nenhum pudor. É com essa mesma mão, carregada de pecados, que ele realiza “milagres” no meio do povo de Deus e diz extrair objetos de pessoas incautas, ao som de efusivos aleluias e aplausos!

Infelizmente, há pastores desavisados — que não discernem bem tudo (1 Co 2.15) nem provam se os espíritos são de Deus (1 Jo 4.1) — recebendo falsos profetas em suas igrejas e permitindo que seus membros sejam enganados, para tristeza do Espírito Santo.

Muitos me perguntam: “Pastor Ciro, por que Deus não age? Por que Ele não desmascara de uma vez por todas esses enganadores?” Vemos, em Deuteronônio 13.1-4, que o Senhor permite que os falsos profetas e milagreiros ajam em nosso meio, a fim de nos provar, para saber se o amamos de todo o nosso coração e de toda a nossa alma. Afinal, quem o ama não abre mão da Verdade, haja o que o houver (Jo 10.41; 14.23).

O Senhor Jesus tem dado tempo a esses enganadores, a fim de que se arrependam (Ap 2.20-22). Ele é longânimo. Mas chegará o dia do juízo. E os falsos profetas, milagreiros, ilusionistas, mentirosos e avarentos serão condenados, caso não se arrependam de seus pecados (2 Pe 2.1-3; Mt 7.21-23).

Ouçamos, pois, a voz do Bom Pastor: “Acautelai-vos dos falsos profetas que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” (Mt 7.15, ARA).

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Shalom!

1. Nobre Pr Ciro, excelente abordagem! A idéia do original é que eles não conhecem a intimidade do Eterno. Este verbo "gnosko" no grego era usado para o casal que ia se conhecer [intimamente] após a realização do casamento.Portanto não devemos aprovar a ninguém por milagres extraordinários. Satanas pode também transformar-se em anjo de luz II Co 11.14

2. Conhecemos a árvore por seu fruto! O Eterno continue te usando como voz profética e apologética.

o companheiro, Pr Marcello Oliveira
Filemom disse…
Misericórdia...
Nobre amigo e companheiro, foi um reencontrá-lo por ocasião da 39ª AGO da CGADB.

Nunca é demais lembrar, que foi através do conhecimento de vosso blog que iniciei a minha carreira como blogueiro rsrs!

Que o Senhor continue abençoando vossa vida, família e ministério.

Abraços e a paz do Senhor!
Jeanderson disse…
A paz pastor Ciro,
Ótima abordagem, gostei muito, hoje em dia não são poucos os pastores(ou melhor impostores) que enganam as pessoas com sinais de mentira para chamarem a atenção do púlblico para si. Aqui perto da minha igreja há um que engana a muita gente com seus sinais e foi até para o "Fantástico" como um operador de milagres, mas não passa de um charlatão. Pena que o povo de Deus esteja sendo tão enganado, porque não estão dispostos a examinarem as Escrituras como disse o Senhor jesus. Que Deus continue te usando e agradeço à ele por tua vida e ministério, e olha pastor Ciro estou agurdando ansioso o seu novo livro!!!!! A Paz do Senhor
SALDANHA disse…
A PAZ DO SENHOR PASTOR CIRO,

É MUITO TRISTE VER ESSES ENCANTADORES TENDO LIVRE CURSO EM NOSSO MEIO. AQUELES TRABALHOS ONDE ERAM VALORIZADOS A EXPOSIÇÃO BÍBLICA TORNARAM-SE RARÍSSIMOS, MAS NELES, NOSSOS CORAÇÕES ARDIAM PELA PALAVRA E OS VERDADEIROS MILAGRES ACONTECIAM NATURALMENTE, SEM ENCANTAMENTOS, PRESSÃO PSCOLÓGICA E OUTROS ARTIFÍCIOS.
NESSES DIAS EM QUE A CIÊNCIA AVANÇA E NOS ENCANTA. A POS-MODERNIDADE RELATIVIZA TUDO E A TODOS, PRECISAMOS VOLTAR AO PASSADO AS ORIGENS E VALORIZARMOS AS MENSAGENS BIBLIOCÊNTRICAS E CRISTOCÊNTRICAS.

HÁ ADQUIRI A OBRA "TEOLOGIA SISTEMATICA PENTECOSTAL", É UMA RIQUEZA INQUESTIONÁVEL, OBRA IMPRESCINDÍVEL, QUERO RECOMENDAR A TODOS QUE AINDA NAO ADQUIRIRAM.

QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS.

EZEQUIEL SALDANHA
Pr Ciro, irmão e amigo
Mensagem maravilhosa e digna de toda reflexão, à todos aqueles que pregam, seja direta ou indiretamente, o Evangelho de Cristo.
Hoje, algo está errado com a Igreja de Cristo, pois os próprios lideres transformaram o evangelho da graça em cativeiro religioso.
De modo geral o evangelho da graça não é proclamado, nem compreendido e menos ainda, vivido.
Distorceram as Palavras e todo ensinamento de Jesus Cristo e como já está escrito: Anatema seja esse
Continuamos a olhar para alto, pois sei que tudo isso nos faz BRADAR: MARANATA, ora vem Senhor Jesus
Abraços Pr Elder
http://eldersacalcunha.blogspot.com/
André Quirino disse…
Pr. Ciro, a paz do Senhor!

Que artigo excelente! Realmente, devemos estar de olhos abertos, atentos aos que têm passado por nossas igrejas. Não podemos buscar conhecer melhor a Jesus através de uma palavra pregada por alguém que Jesus "não conhece".

Abraço!
Anônimo disse…
Pr. Ciro
Em algum intervalo do horário de "labor", observei alguns "Pregadores" dos GIDEÔES MISSIONÀRIOS", e, quase todos não falam a palavra, é só auto-ajuda, mensagem motivacional e Egocentrista ( Vocé é isso,,, Vc é especial,... Vc vai..... é so VC), não falam em JESUS.
È Triste, mas é a Biblia se cumprindo.
Anônimo disse…
Pastor Ciro, a paz do Senhor!

Desculpe a ousadia, mas não seria interessante, salvo maior juizo fornecer o endereço eletrônico do video do "milagreiro" para que os pastores do Brasil ficassem alertas e evitassem que um lobo como esse ocupasse os púlpitos de nossas igrejas?

Pr Anderson
Fernando disse…
A Paz do Senhor Jesus Cristo, amado pastor.
Quero parabenizá-lo pelos belíssimos artigos que são postados em seu blog, que são de muita edificação para a minha vida.

Na verdade, no Brasil, muitos "crentes" tem deixado o estudo sistemático da Santa Palavra de Deus para buscarem "respostas" nestes "movimentos" que tem surgido por aí. A Bíblia nos diz em I Pedro 2.1,2,3: Deixando, pois, toda malícia, todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que já provastes que o SENHOR é benigno.

Que, Jesus Cristo continue concedendo-lhe autoridade para continuar pregando o genuíno Evangelho.
Fique com Deus. Estou orando por você.

Fernando da conceição
Assembleia de Deus
Rio das Ostras.
Caro anônimo ou "Pr Anderson",

O Senhor Jesus disse: "Pelos seus frutos os conhecereis" (Mt 7.15-20). E estes foram aqui apresentados. Não gosto de citar nomes e outros pormenores. Concentro o meu ataque nos erros, e não em pessoas.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Pr. Ciro...

O seu blog é fantástico! Embora eu não concorde com algumas posições suas (ex. Sua apresentação e "refutação" do Calvinismo); sua postura bíblica, ortodoxa e pentecostal tornam o blog singular. Um dia desses eu vi um vídeo de certo pastor "curandeiro" no youtube, e tive a convicção de se tratar de um farsa, posteriormente encontrei a mesma idéia no seu blog.

Também tenho-me preocupado com a proliferação dos pseudos-pentecostalismos com doutrinas e práticas antibíblicas. Seu blog tem servido como alerta contra essas manifestações espúrias.

Que Deus continue lhe abençoando nessa caminhada apologética!

Thiago Silveira
Calvinista e pentecostal
Anônimo disse…
a paz, de Jesus Cristo, pr. Ciro.

moacir, rio claro, sp

é espantoso como as pessoas estão levando na brincadeira o reino de Deus e sua Palava, não acho nescessario divulgar o video como já lhe pediram em outro comentario ,isso é "curiosionice" pra ver o q o suposto milagreiro viu. misericordia!!!
mas acho que deixar de uma forma mais clara quem é o falsario poderia ser muito bom para que pessoas que julgam estarem diante de um "profeta" de Deus se lhe abrissem os olhos...
mas se formos analisarmos a situação geral da coisa uma pessoa que usa de artemanha de ilusionismo pra se fazer valer de "milagreiro" de Deus nem precisava de uma coisa desse tipo em video pra provar que esse camarada não tem nada com o reino de Deus, mas como diz as Escrituras Sagradas: o principe dese mundo segou lhes o entendimento para que não reconhecessem a verdade. vamos pedir a Deus que nos esclareça de todo o engano que há em nosso meio, nos dando discernimento pelo seu Espirito Santo em o nome de Jesus.
Caro Moacir,

Basta o irmão ler o texto com atenção, pois todas as características do milagreiro estão relacionadas acima. De posse delas, qualquer pessoa saberá quem é ele (ou eles, pois a tendência é que enganadores imitem enganadores).

Em Cristo,

CSZ
Sergio disse…
Graça e Paz Pr. Ciro.

Para mim esta passagem da Bíblia é confusa, difícil interpretação.

Pois vemos o espantamento dos personagens: " Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demónios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? Mt. 7:22.

Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.

A pergunta que fica é : Era em nome de Deus ou não ? Os milagres aconteciam ? Se a resposta for sim, só vejo uma resposta : " São servos de Deus que começaram bem, com humildade e temor, e terminaram de forma arrogante e aproveitadores da igreja de cristo".
Por isso a importãncia de " persevar até o fim ".

Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Gl. 5:7.

É difícil acreditar que Deus vá operar milagres através de pessoas não dignas,equanto muitos cristãos vivem uma vida de santificação, e mesmo assim não são muitos os milagres/curas,etc.

Se eles fizeram em nome de Deus/" Senhor, em teu nome ", então é porque naquela época eram dignos disso, e depois desviaram-se.

Muitos pregadores,ensinadores, seguem pela interpretação de que Jesus tem compromisso com a palavra (bíblia ), e daí Deus continua operando através deles. Não seria confusão ?

Outros interpretam que os milagres são através de Satanás.Mas satanás fazendo milagres em nome de Jesus?
O próprio Jesus disse :Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. Mt. 12:25.

Na minha opinião, em relação aos milagreiros atuais,que estão fora da verdade bíblica, é que de milagres,curas, não têm nada, o que acontece é um monte de confusão,tortura psicológica, etc.
Já viram estes milagreiros orar por um cego, um por canceroso em fase terminal, um por surdo, milagres mesmos ? Acho que não. É sempre aquela história de dor de cabeça, dor na coluna, barriga, que por um momento de euforia e liberação de hormônios, as pessoas sentem-se,momentaneamente,aliviadas.

Sds,

Sergio - Joinville/SC
Apologeta disse…
Paz do Senhor Pastor Ciro Sanches!

Glória ao Deus dos Céus por este artigo. Como sempre Deus o tem usado como um vaso de barro para que a excelência do poder seja de Deus e não sua (I Co 4:7)! O Espírito nos avisou através de Paulo: E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós APRENDAIS A NÃO IR ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro. (I CO 4:6) Hosana nas Alturas por isso! Infelizmente Jesus disse que eles VIRÃO ATÉ NÓS (MATEUS 7:15), QUE VIRÃO EM NOME DELE, QUE SURGIRÃO OS TAIS, QUE SURGIRÃO FALSOS CRISTOS E PROFETAS (MATEUS 24:5,11,24) Paulo também advertiu dizendo que os tais "lobos" ENTRARÃO no meio de nós e que se LEVANTARÃO DO NOSSO MEIO (ATOS 20:29,30)! Pedro tamvém disse que SURGIRÃO FALSOS DOUTORES, ou seja, serão homens "doutos" na chamada "falsa ciência" (II PEDRO 2:1; I TIMÓTEO 6:20). Que o Senhor dos Exércitos, Zeloso pela verdade (ÊXODO 34:14), esteja conosco e nos ajude a combater esses pecados e exortar até mesmo severamente (TITO 1:13) os tais para que sejam sãos na fé e instruir com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes conceda arrependimento para conhecerem a verdade, e tornem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos. (II TIMÓTEO 2: 25 e 26) Termino dizendo o que Jesus disse: Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias. (MATEUS 24:28)

Soli Deo Gloria!

Eduardo França de Oliveira (Defensor da Fé Cristã, Bíblica e Ortodoxa) Aleluia Deus!
Anônimo disse…
Pr. gostaria q ue o senhor me explicasse com clareza sobre uma pessoa dando exemplos de mulheres cristãs que se portam semelhantes ao mundo, ex: usam vestidos curtos,brincos, cordões, pinturas, etc.. mas que são pessoas que tem os dons espirituais: profecia, revelação,cura, etc..
Como pode estar de acordo com a palavra de deus quando a biblia diz: e então vereis a diferença entre o que serve a Deus e o que não serve, entre o ímpio e o justo.. e também pelo que diz a biblia, entendemos que esses são usos de jesabel..
A biblia diz tbm que muitos naquele dirão ao senhor:
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?
E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." Mt 7.21-23

Gostaria de entender melhor sobre isso.. Aguardo resposta..
A paz do senhor...

Grato!
Rene disse…
Pastor, entendo que o referido ..nunca vos conheci...esta relacionado com os que não vivenciam o Reino de Deus aqui na terra, os que praticam a justiça própria.
Shalom!
Na verdade, Deus está procurando verdadeiro adoradores que lhes adorem em espírito em verdade,e o amor para com o próximo,os pastores estão usando o espírito santo,para beneficiar a si próprio e não para beneficiar o povo.