Um Pastor-modelo, um modelo de Pastor

Áudio:
Um Pastor-modelo, um modelo de Pastor

Estou em casa neste fim de semana. Não viajei; amanhã, em minha igreja, é Ceia do Senhor. E estou aproveitando o sábado para preparar uma apostila para uma escola bíblica. À tarde, pretendo passear com a família e, à noite, iremos ao shopping, se Deus quiser. Confesso que não pretendia “postar” hoje, mas não posso me calar ante a inversão de valores que presenciei há pouco.

Quando não viajo no fim de semana, o que tem sido raro, costumo assistir aos programas evangélicos do sábado, na TV. E o que me levou a escrever este artigo foi a propaganda de um pastor assembleiano e sua igreja, mediante a qual ambos são apresentados como grandes paradigmas. “Uma igreja modelo, um modelo de igreja” é a chamada. Em seguida, enquanto imagens da igreja e seu pastor aparecem ao fundo, o locutor pergunta: “Você conhece um pastor que se preocupa com as suas ovelhas?” Meu Deus, como os fundamentos se transtornaram!

No Mensageiro da Paz número 1.483, de dezembro de 2008 (p.18), eu já havia abordado este assunto, posto que vira o tal slogan em uma grande feira de produtos evangélicos, em São Paulo: “Não bastassem os programas ‘evangélicos’ em que pessoas testemunham: ‘Depois que eu conheci a igreja tal, a minha vida mudou’, agora muitas denominações disputam para ver qual é a mais atraente. ‘Igreja tal: aqui o milagre acontece’ ou ‘Uma igreja modelo, um modelo de igreja’ são alguns dos slogans adotados por líderes que perderam a visão do Reino de Deus”.

Mas o que mais me incomodou, ao ver a aludida propaganda, foi a ênfase exagerada dada ao líder da igreja, apresentado como o pastor-modelo, enquanto o Senhor Jesus sequer foi mencionado. Não posso ficar calado nem deixar de escrever; o Senhor não dá sua glória a outrem (Is 42.8).

O Pastor-modelo continua sendo Jesus Cristo! Ele é o que ama as suas ovelhas, a ponto de ter dado a sua vida por elas (Jo 10.11,17,18; 15.12; Rm 5.8; 1 Pe 1.18,19). E os pastores que o seguem sabem que, na obra de Deus, é o pastor quem deve “dar a vida” pelo rebanho, e não o inverso (Ez 34.1-6; 2 Co 12.15). Sim, Ele é o Pastor-modelo e deseja aumentar o seu rebanho (Jo 10.16). Jesus vai adiante de suas ovelhas (Jo 10.4; Sl 85.13; Lc 9.23) e as alimenta (Jo 10.9; Sl 23.1,2). Ele as conhece, é conhecido por elas (Jo 10.14; Ez 34.15,16) e as protege (Jo 10.27,28).

Que os pastores da nossa geração aprendam a ser mansos e humildes de coração (Mt 11.29), dando toda glória ao Bom Pastor, Jesus Cristo! Ele, sim, é um Pastor-modelo, um modelo de Pastor!

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Pastor Ciro,

Por esse e outros artigos que torno diário a prática da leitura deste blog. Continue nos proporcionando a alegria de termos o amado como o verdadeiro dispenseiro de Deus.

Saudações em Cristo Jesus.

Diác. Francisco Ramos
Conceição de Macabu - RJ.
Nosso pr. Ciro,

A Paz do Senhor!

Entendo a sua responsabilidade, em não se calar, ainda mais, com a presença real do Espírito Santo em sua vida. O que não significa nenhuma glória, mas apenas o resultado de uma vida dedicada a Deus. Aleluia!

Enquanto, uns e outros, procuram a cada dia, o melhor "SLOGAN" para as suas igrejas, uns e poucos, desejam servir ao Senhor dos Exércitos, com o coração puro.

As vidas estão sedentas, e procuram o imitador do verdadeiro Pastor, como está escrito em João 10:11:

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Hoje, quem pode suportar esta palavra? Palavra que perde a evidência nas vidas de líderes interessados em sua prosperidade, e que estão desejosos de igrejas suntuosas, enquanto as suas congregações, não possuem ao menos um banheiro decente.

As suas moradias, estão com mais suítes, que o necessário. Suas pregações predizem que, que nada neste mundo, possue o valor comparado, ao que nos espera nos Céus.

São enganosos e aproveitadores!
Não acreditam em suas próprias palavras, e refletem como frente à um espelho, e de grande tamanho, as suas vaidades e pensamentos carnais, que por si mesmo, não conseguem enxergar. Mas, amisericórdia do Senhor permite que o seu Espírito Santo, mantenha os seus verdadeiros servos como Atalaia neste mundo, que jaz no malígno, e não se calem.

Aproveite este sábado com a Família e uma maravilhosa e dedicada CEIA ao Senhor conforme Lucas 22:19:

E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

Deus seja contigo e sua Família!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Edinei Siqueira disse…
Pr. Ciro confesso também qua ás vezes digo para mim mesmo: "hoje não vou ler nada na internet, estou cansado de tantas notícias ruins do mundo evangélico, vou ficar no meu quarto lendo a Bíblia, orando, lendo bons livros, estudando teologia, escrevendo, só amanhã vou abrir meu e-mail, consultar sites, blogs, etc..."
Mas me lembro que você deve ter escrito alguma coisa e é difícil conter a ansiedade de ler os seus posts, pois nos trazem edificação.
Parabéns, continue escrevendo.

R. C. Sproul disse: "Se Erwin Lutzer escreve eu leio"
Eu também digo o mesmo a seu respeito.

Edinei Siqueira
ROBSON SILVA disse…
E eu sou mais uma ovelha do seu rebanho...

Glória a Deus!

Robson Silva
Anônimo disse…
o que mais me impressiona é que essas igrejas pregam a palavra,sem compromisso com a verdade.uma igreja que tenta ganhar o âmbito mundial ,faz o propaganda da sua denominação na televisão,o pastor está fazendo o marketing,e,do lado do tal pastor tem um outro pastor com um cartaz com o Objetivo da da igreja.pasmem no que está no cartaz:"um 1.000.000 de dizimistas em três anos".um 1.000.000 de almas pra Cristo nem pensar,é o alvo da denominação.que o Deus tenha misericórdia desses pseudo pastores,e que Deus te abençoe pastor ciro, saiba que tem muitos irmãos orando por você.você é um homem de Deus.

ivair de oliveira
ivaird@Hotmail.com
Lisnei disse…
Mas cá pra nós. A família deste pastor ou reverendo está na cupula da referida igreja. É Ass de Deus mas não é da CGADB. Ainda bem, mas infelizmente o presidente da convenção é vitalício e pos na presidencia das grandes congregações seus parentes mais proximos inclusive os filhos e sobrinhos. O exemplo do sacerdote Eli passa sem ser percebido por estes pastores( o presidente da convenção é bispo) O nepotismo eclesiastico é tão danoso como o secular. Que o bondoso Deus tenha misericórdia deles e de mim tambem.
Poder,fama,prestigio e glória isso a cada dia caro pr. Ciro e notório em nosso meio (evangelico).
Muito Triste!
Paz e parabéns pela postagem!
Administrador disse…
Paz do Senhor Pastor Ciro, sempre que posso assisto aos programas evangélicos aos sábados, na redetv. Confesso que desde que foi ao ar este slogn, me incomodei muito, pois na minha opinião, trata-se de uma manifestação pública e sem modéstia alguma, de presunção e soberba. Graças a Deus que não foi só eu que pensei isso, imagine se esta moda péga. Sugiro fazermos uma enquete, qual a igreja mais Santa? Deus tenha misericórdia do seu povo.

Aproveitando o comentáio do irmão Lisnei, imagine se esta moda pega na CGADB? Ainda bem q ainda estamos no caminho mais correto, onde o Senhor Jesus é o "dono" desta igreja.

Deus seja convosco!

Um abraço de seu irmão em Cristo,

Eliel Toledo de Chaves
Debora Zibordi disse…
A paz do Senhor.
Infelizmente, muitas ovelhas ainda precisam levar uma cajadada!!! Mas, como você disse de uma forma tão maravilhosa, o Senhor Jesus é o nosso Bom Pastor! Ele é Bom e Misericordioso! Às vezes, ficamos abismados ao assistir programas evangélicos! As pessoas querem estar acima da autoridade do Senhor! Graças a Deus que Ele é Bondoso e Perdoador! Ainda dará uma chance para que os exaltados se humilhem em Sua presença! Que textos como estes, Pr. Ciro, possam mostrar as verdades preciosas do evangelho de Cristo.
Como sempre, mais uma postagem excelente! Parabéns pela centésima vez!
Deus te abençoe. Oramos por todos e estamos com saudades!
Shalom!

Amado Pr Ciro, mais uma bela postagem de sua destra pena. Pastores e lobos tem algo em comum: ambos se interessam e gostam das ovelhas, e vivem perto delas. Assim, se não possuirmos discernimentos, pastores e lobos, podem nos deixar confusos. Todavia, não é difícil distinguir entre pastores e lobos. Permita-me falar de algumas diferenças:


1)Pastores apontam para Cristo, lobos apontam para si mesmos e para a instituição.

2) Pastores vivem à sombra da CRUZ, lobos vivem à sombra dos HOLOFOTES.

3) Pastores vão para o púlpito, lobos vão para o palco.

4) Pastores se interessam pelo CRESCIMENTO das ovelhas, lobos se interessam pelo crescimento das OFERTAS.

5) Pastores tem dons e talentos, lobos tem cargos e títulos.

6) Pastores se comprometem com o profeto do Reino de Deus, lobos tem projetos pessoais.

7) Pastores tem amigos, lobos tem admiradores.

Nele, que é o nosso Sumo Pastor - Pr Marcello de Oliveira
Anônimo disse…
Paz do Senhor, pastor Ciro!

Sei exatamente de quem o senhor está falando, e realmente lamento muito por essa imagem que está sendo passada.

Aliás, já escrevi novo texto no meu blog! Depois o senhor pode dar uma olhadinha!!

Deus abençoe!
Infelizmente isso também é resultado da ignorância bíblica que tem tomado conta das nossas igrejas nos últimos tempos. Começa-se idolatrando pregadores, depois, cantores e, por fim, pastores. O resultado é sempre o mesmo: quando o homem cai, o povo cai junto! Sou professor da EBD e fico decepcionado com o nível de conhecimento bíblico dos meus alunos, sendo que, a maioria deles nasceu no evangelho. Ultimamente essa tem sido a principal arma que o diabo tem usado para fazer a igreja errar: a desvalorização do conhecimento e supervalorização de um sem-número de coisas secundárias. Mas, a solução é orar e persistir no ensinamento da Palavra. Parabéns mais uma vez, pastor.
Até onde isso vai dar...
Anônimo disse…
Paz Pastor Ciro

Fiquei um tempo sem postar no seu blog, pois estou com um blog também, no intuito de divulgar a verdade de Cristo.
Mas esta postagem é muito verdadeira, o que importa hoje para algumas igrejas é o número, multidões. Seguindo Jesus sempre tinha uma multidão (Lc 6.19), atrás dos milagres, querendo toca-lo, mas não queriam saber de renunciar, não queriam saber de pedir perdão, muito menos de carregar a sua cruz...
Bom, a porta é estreita, se o dinheiro está subindo a cabeça desses "pastores", com certeza vão ficar de fora do reino...lamento muito por esses que se vendem...
QUE QEUS POSSA ABRIR O ENTENDIMENTO DELES...
E TAMBÉM O NOSSO, PARA NÃO FAZERMOS IGUAL....

DEUS TE ABENÇOE PASTOR, preciso de parceiros...

VISITE O MEU BLOG QUANDO TIVER UM TEMPO.
blogs.gospelprime/apologeticajovem/
Unknown disse…
A Paz do Senhor!

Eu já mencionei isso em um comentário anterior. Esse pregador insiste em mudanças desnecessárias. Um dos temas de sua igreja é "A igreja que entende você" e parece que o conceito de igreja que o Novo Testamento oferece não é suficiente, é preciso inovar. O que me deixa trsite é saber que a igreja deste pastor é filiada a CGADB, através do órgão estadual das AD do Rio de Janeiro. Que Deus tenha misericórdia deste pastor e de suas ovelhas, pois o tempo para voltar ao Primeiro Amor e aos príncipios da Palavra de Deus torna-se demasiado curto a cada segundo que passa.

Que Deus o abençõe Pr. Ciro e a toda sua família em nome de Jesus.
"Pastor Ciro!

Cuidado com suas postagens pois o senhor vai acabar incitando ódio no coração de muitos! O mundo, e os amantes do mundo vão acabar te odiando! Usar o exemplo de Jesus para quê? Isso é coisa do passado! Usar o meu exemplo é melhor (sede meus imitadores tal como eu sou... de quem mesmo?...)"

Desabafo de um "pastor-modelo", ou melhor, modelado segundo o padrão deste século... (Rm. 12: 1, 2)

(João 17:14-19) - Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.

A paz do Senhor e que Deus continue te usando, pastor Ciro! Ah... é conseqüência do nosso dever (compromisso com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra), sermos odiados pelo mundo!

Jordanny Silva
Brasília - DF
Pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos
Homens de caráter são poucos que existe, esse e um deles um ícone para a AD no Brasil, enquanto esteve entre nos fez o que era reto.
Ainda sou jovem me considero liberal diante de muitas situações que vejo ainda nos dias de hoje acontecer, certos tipos de atitudes retrógadas e fora de padrão para os nossos dias. Mas o liberalismo que vem do norte esta querendo dar uma arrancada muito grande, e pasmem os senhores que quer começar já na CGADB, uma casa que se tem mantida com idoneidade, com espiritualidade, com a sã doutrina, com homens abalizados no evangelho que não tem do que se envergonhar. Homens que trazem no peito a palavra do nosso Salvador, que não se encurvaram diante da corrupção do evangelho, que fazem frente ao chamado G12, que tem como orgulho a bandeira do evangelho. São esses homens que devemos manter como nossos lideres e não um jovem com uma visão distorcida querendo manipular a todos, lembre-se de Roboão que em vez de ficar com os conselhos dos anciões preferiu o conselho dos jovens e teve um final trágico.
marcos ferreira dos santos silva disse…
Para quem não me conhece, sou filhos de pais crente que cresci dentro da Assembleia de Deus, mais acima de tudo sou filho do altíssimo, lembro-me de ver alguns pioneiro da Assembléia de deus em Goiás, como Pastor Brandão Porto, Albino Boaventura, Justo de Melo e Outros, mas vejo com vergonha o que esta acontecendo com as Assembléias de Deus de Goiás e Brasil. 1) Em Goiás, tem Pastor Presidente achando que e dono da Igreja e que a sucessão e hereditária, basta indica os filhos e pronto, não importa se estes filhos contatemente freqüenta as pagina policiais do jornais e se são acusados contatemente de adultério e não são acusações infundadas não, são acusações comprovada o que nos envergonhas e que as convenções neste caso o pastor faz parte da mesa diretora, não faz nada ou fecha os olhos enquanto homem sem caráter e pudor tenta toma conta da igreja, lembra do sacerdote Eli, parece que vivemos esta época, que Deus tenha misericórdia e levante Samuel, fique uma alerta aos membros deste Ministério, cuidado que quem sabe do pecado e conseste com ele também será julgado pelo Senhor, não fique num lugar de pecado e que o senhor tenha misericórdia, existe outro caso relatado no Setor Urias Magalhães onde um cidadão sem escrúpulo abriu uma Igreja e colocou la “Assembléia de Deus – Ministério Urias Magalhães”, sendo que este cidadão nunca foi consagrado a nada em nem uma igreja ou convenção e viver uma situação de varias denuncias de homossexualismo e pedofilia, será ate quando que vamos suporta pessoa sem escrúpulo macha a honra da nossa Igreja. 2) Virou uma vergonha nacional esta eleição da CGADB, parecer me que esqueceram que a finalidade da Igreja e Pregar o Evangelho e não viver uma batalha sagreta por cargo eclesiásticos dentro da Igreja, amo muitos os nossos lideres e respeito, mas acho que já passou da hora de os Pastores Silas Malafaia e Samuel Câmara, pararem de usa a televisão e seus programas que são bancando pelas as ofertas dos irmãos, para fica fazendo política eclesiásticas, e hora também da turma do Pastor Jose Wellington pararem de agir como que a CPAD, fosse uma empresa privada, olha a nossa gloriosa casa publicadora, precisa se ursada como instrumento de evangelização e não de politicagem e perseguição chega. 3) Será que nossos pioneiros Daniel Berg, Gunnar Vingren, Adriano Nobre, Paulo Leiva Macalão, Alcebíades Vasconcelos e outros ficaria feliz por ver os que estes homem estão transformada a nossa gloriosa Igreja “ASSEMLBEIA DE DEUS” chega de politicagem chega de homem sem escrúpulo na frente da Igreja, que Jesus nos guarde de momento piores e que possamos viver em paz o centenário da Igreja

Pr. Marcos Ferreira dos S. Silva
Gero disse…
Infelizmente estas coisas estão permeando o cotidiano cristão como se fosse padrão estabeleciso por Deus. Ou seja; quanto maior você for ou aparentar ser, mais Deus está contigo e mais "poder" você tem. Que desgraça! O referido super pastor esquece-se de dizer que ele não anda de carro no transito de São Paulo. Só se desloca de Helicóptero. E isto é público e notório.

Rogério , Rio de janeiro.
Pastor Ciro, a Paz do Senhor.
Gostei da Postagem "um pastor Modelo, um modelo de Pastor"
para tanto re-postei na integra no meu blog (www.josenildotavares.blogspot.com)
ultimamente o que se vé enchurradas de igrejas, que se preocupam tão somente em publicar o seu nome (fachada) e do seu lider
(pastor)e vederem seus produtos, isso me faz ficar preocupado pelas milhares de vidas que vao por esse caminho, e o senhor Pastor,o que tem a dizer dos seguidores desse evangelho facilitado, " Venha com estás e continue do mesmo geito"?