Os mais variados tipos de pregador e seus públicos-alvo (2)


Um dos leitores do primeiro artigo desta série fez menção de outro tipo de pregador não constante da relação original. Disse ele: “Faltou o pregador recalcado. Ele faz sua agenda falando mal dos outros pregadores; suas mensagens estão pautadas em ofender outros ministros, sem respeitar os estilos e as formas variadas de Deus agir. Duvida e questiona o ministério de todos, mas ele é o ungido. O recalcado fala dos que cobram para pregar, mas ele também tem um preço; fala mal do pregadores itinerantes, mas também tem os seus DVDs e livrinhos para vender na saída dos cultos. Vamos orar para que o Eterno nos abençoe e tenha muita misericórdia da nossa geração. Ainda bem que hipocrisia não tem cheiro”.

Concordo em parte com o leitor, que também é pastor e pregador. De fato, há esse tipo de pseudopregador, o recalcado. Mas é preciso considerar também o seguinte:

Primeiro: um “pregador” que ofende ministros e supostamente faz sua agenda falando mal dos outros está desviado. E é
lamentável que igrejas convidem desviados para ministrar em seus eventos. Portanto, eu não chamaria um “pregador” com as mencionadas características apenas de recalcado, mas de falso pregador, desviado, fraudulento, que não tem compromisso com o Deus da Palavra e com a Palavra de Deus.

Segundo: é preciso saber distinguir entre estilo de pregador e abuso de animador. Estilo é algo próprio de uma pessoa: sua maneira de falar, de gesticular... Mas isso nada tem que ver com manipulação de auditório. Muitos pregadores que não suportam críticas aos seus erros, por exemplo, sequer leram os meus livros e saem por aí dizendo que eu não respeito os estilos dos pregadores. Eu os respeito, sim. Mas o
estilo animador de auditórios” não tem apoio das Escrituras. Pregação significa expor a Palavra de Deus, com ousadia, graça, sabedoria do alto, etc. Mas o que vemos hoje é abuso, manipulação, ofensas indiretas (e às vezes diretas) a quem não aceita ser manipulado.

Terceiro: Deus age das mais variadas maneiras, pois a sua manifestação é multiforme (1 Co 12.4-11). Entretanto, há muitas aberrações que estão sendo praticadas no meio do povo de Deus com a desculpa de que não podemos julgar o suposto agir de Deus. Ora, nada está acima da Palavra do Senhor (Gl 1.8; 1 Co 4.6). Ela sim é pura, perfeita, mas pregações, profecias e manifestações devem ser julgadas, provadas, examinadas segundo a reta justiça. Isso é bíblico, gostem ou não os
“pregadores” que desejam viver acima do bem e do mal (1 Jo 4.1; Jo 7.24; 2 Co 11; 1 Pe 4.13).

Quarto: duvidar de ministérios e questioná-los não é pecado, pois o livre exame é bíblico (At 17.11; 1 Ts 5.21). Mas considerar-se “o ungido” é iniquidade. E essa característica também está relacionada com os animadores de auditório e milagreiros, que não aceitam críticas construtivas. Inseguros, eles reagem de maneira desproporcional, ofendendo, menoscabando e se julgando “os ungidos”... Realmente, como disse o leitor, ainda bem que a hipocrisia não tem cheiro.

Quinto: eu duvido sim e questiono muitas pregações e práticas da atualidade, porque a Palavra de Deus me dá essa liberdade (1 Ts 5.21), mas respeito as pessoas. As minhas considerações são, às vezes, irônicas, bem-humoradas, provocativas, porém sempre são feitas em tese. E, se alguém se sente ofendido com críticas em tese, está demonstrando total insegurança quanto à sua chamada.
Afinal, quem tem chamada de Deus sabe em quem tem crido, diferentemente dos manipuladores de plateia...

Sexto: os pregadores recalcados realmente, quando podem (pois são poucos os pastores desavisados que lhes dão oportunidade de falar), agridem as pessoas. Concordo com o leitor. Mas os pregadores e ensinadores zelosos combatem os erros cometidos por obreiros, à semelhança do Senhor Jesus e do apóstolo Paulo, que não toleravam os desvios na esfera ministerial (Ap 2;3; 2 Co 11; Tt 1; Fp 3.18).

Sétimo: os pregadores zelosos (1 Tm 4.16), ao contrário dos recalcados e dos animadores de auditório, não precisam pedir (alguns até imploram) nem se oferecer para pregar:
“Convide-me para fazer uma campanha em sua igreja”. Não, os pregadores zelosos, compromissados com o Deus da Palavra e com a Palavra de Deus, são convidados por líderes igualmente zelosos. Sim, os pregadores que têm convicção da sua chamada esperam no Senhor, pois é Ele quem chama (Mc 3.13), capacita (Jo 15.16) e abre portas grandes e eficazes para a pregação do evangelho (1 Co 16.9).

Oitavo: nos meus livros e também neste blog questiono quem estipula cachês altíssimos, abusivos, para pregar (pregar?), porque isso é antibíblico. Daniel não aceitou os presentes do rei antes de interpretar o que fora escrito na parede, mas os aceitou depois (Dn 5). Em outras palavras, fazendo aqui uma aplicação: ele não cobrou cachê para ser um instrumento de Deus, mas aceitou uma oferta por fazer a obra de Deus.

Nono: precisamos ser coerentes e verdadeiros, e não coniventes com o erro. O nosso compromisso é com Deus, e não com os homens (Ez 2; At 7; 1 Co 11.23). É Ele quem aprova ou reprova o nosso ministério, mas quem fica irritado com as críticas aos erros do pregador — e não à pessoa do pregador — é porque está inseguro quanto à sua chamada, repito.

Concluo citando o que diz a Palavra de Deus em 2 Coríntios 10.12-18: “Porque não ousamos classificar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas esses que se medem a si mesmos e se comparam consigo mesmos estão sem entendimento... Porque não é aprovado que a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva”.

Com amor e respeito a todos os pregadores do evangelho (como eu também o sou, segundo a graça de Deus),

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Pr.Ciro A paz do Senhor.

Gosto da maneria respeitosa,elegante e racional [bíblica] de como o irmão responde aos ataques à sã doutrina.Em Lc20:26 diz:...E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, maravilhados da sua resposta, calaram-se...Assim era a pregação de Jesus.

Tenho visto neste blog e em algumas ocasiões,como é "impressionante",não digo a falta,mas a ausência de discernimento espiritual de alguns irmãos [obreiros].Mas é claro,são apenas "alguns".

Se sentem ofendidos,se irritam,desmonstram seu outro lado,transfiguram o semblante,usam das mais diversas maneiras para tentar intimidar a verdadeira mensagem.Apelam pra mentira,tudo isso em nome de uma doutrina que,"em alguns casos" eles nem conhecem.

Certa feita alguém me disse:...eu acredito na doutrina da prosperidade...Mas eu percebi que ele não sabia do que estava falando.Muitos não sabem nada a respeito dela,o importante é "engordar o caixa".

Dizem:você se acha o dono da verdade,ou,você é um murmurador invejoso [e o interessante é que eles se sentem invejados de fato],ou,você tem conhecimento mas não tem graça,ou,eu sou o seu pastor e você não pode me contrariar.Usam todas as oportunidades pra jogar indiretas quase que diretas,só falta sair botando a carapuça na cabeça de algém,e por ai vai.São muito criativos nessas coisas,mas não tem a graça de aprender a verdade,a palavra de Deus.

Eles não sabem que Jesus Cristo [Mt4:1-11],Ap.Paulo [Gl1-8],Ap.Pedro [2Pe2:1-3],Judas [vs.3],foram defensores da fé,daquilo que eles mesmos já haviam pregado.

Tenho pra mim que ser um apologista é ser bíblico 1Tm4:1-5,principalmente nos nossos dias 1Tm3:1.É como enfrentar um inimigo de rosto feroz,pois muitos são os que fazem "apologia da mentira".Ser apologista é abraçar uma causa nobre,nem todos os chamados querem pagar o preço desse chamado.Afinal de contas o obreiro tem que ser "bonzinho pra todo mundo gostar dele".

Eu prefiro a maneira de Paulo que diz em Tt1:9-11 "tapando-lhes a boca".Ou como Judas que diz:...22 E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;23 E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne...

Falo com convicção e não postarei meus comentários em anonimato.Pela igreja de Cristo,vale a pena toda a afronta.

Pr.Ciro,um forte abraço,companheiro.

Em cristo.

Ranieri.
Franciney disse…
Prezado Pastor Ciro muito boa a sua observação, e realmente não devemos nos gloriar ante a esse pseudopregador.

Porém no meu ponto de vista ao analisar o seu ponto de vista nº 4 noto que o pastor fala sobre o seu ponto de vista ao analisar o outro lado do pregador recalcado, e demais tipos de pregadores etc.

"duvidar e questionar ministérios não é pecado, mas considerar-se “o ungido”, sim. Mas essa característica está relacionada não somente com o pregador recalcado. Os animadores de auditório e milagreiros também (não aceitam críticas construtivas) e, inseguros, reagem de maneira desproporcional, ofendendo, menoscabando e se julgando “os ungidos”... Realmente, como disse o leitor, ainda bem que a hipocrisia não tem cheiro".

Porque eu vejo que todo tipo de crítica é destrutiva, porque visa ou tende a quebrar um conceito ou um erro que vemos ou notamos no lado criticado e oposto ao nosso ponto de vista.

Portanto ao meu ver essa crítica só se (torna construtiva) se o lado criticado pensa sobre a critica feita, a acata e muda de posição, mas isso nem sempre ocorre porque eles se julgam (“os ungidos”...)como bem disse.

Que Deus o abençõe.

Fraternalmente em Cristo,

Franciney R. da Silva
Caro Franciney,

A crítica construtiva existe. Em sua origem ela visa a construir, e não a destruir. É o caso das minhas críticas (falo diante de Deus, com sinceridade).

Ainda que elas sejam "torpedos" contra as falsas doutrinas e os modismos, a fim de destruí-los (2 Co 10.4), o objetivo final é EDIFICAÇÃO, o que tem a ver, em última análise, com construção, e não com destruição.

Mas a crítica destrutiva é a crítica pela crítica. É a crítica para denegrir, caluniar, emitir juízo de valor apressado, sem base bíblica, por inveja ou sentimentos outros que não condizem com a vida cristã.

Em Cristo,

CSZ
p.s. Não gostei da sua "foto" (risos).
Franciney disse…
Obrigado pelas explicações, e vou dar mais uma meditada em II Cor 10:4 assim como no livro todo.

sbre a foto tô pensando em tira-lá, mas só pensando!

Cordialmente em Cristo,

Franciney R. da Silva
Nosso pr. Ciro,

A Paz do Senhor!

Esta matéria é destrutiva. Ela provoca a destruição da mentira e da hipocrisia. Bem como, poderá deixar o pregador recalcado mais recalcado ainda.

Vivemos hoje um momento em que a posição de muitos, não permite mais, expôr suas idéias, pois, o que mas existe na esfera cristã, são os de TELHADOS DE VIDRO.

O medo e a decadência EXpiritual de muitos em suas atitudes, proporcionam a insensibilidade, e vivem desprovidos do Espírito Santo. Não possuem mais o temor, e assim, não possuem o discernimento para compreenderem as coisas de Deus.

Vivem uma vida religiosa qualquer. E com medo de descobrirem seus maus caminhos, ameaçam com o chamado: Cuidado com o seu telhado de vidro.

Oremos a Deus para que vários Ciros, sejam levantados com a certeza, de não possuirem telhados de vidro, ou casa construída na areia.

Deus seja contigo!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
claudio pimenta disse…
Como sempre parabens Pastor Ciro nao tenho como discordar nem que queira

Isso me lembra um convite para assitir um culto pela internet de uma determinada igreja (permita-me Pastor Ciro)
Nao me pergunte qual!
So posso dar pista que e de BH e se intitula igreja ****** do templo da verdade e o pregador era uma mistura de um certo bispo mais cedo com um pouco do missionario erre erre, um pouquinho do paispostolo do poder mundia aquele do milagre urgente ! ( qual nao é urgente ?) com um pouco dos pentecostais e ao me interrogar se eu estava gostando da animaçao fui questionar algumas passagens citadas pelo agitador
Para resumir o resultado foi que ao assumir o microfone o dito dono da igreja ou salao mandou via msn on line uns versiculos fora do contexto pra mim.



www.exejegues.blogspot.com
Anônimo disse…
caro ciro, a paz do senhor.É incrível como esses pregadores(pregadores???)não suportam uma anlise em sua mensagem,paulo quando chegou em Bereia expondo as escritutas,observou que eles não eram como os de tessálonica,eles fazinham algo que paulo que chamou de atitude nobre,os bereanos examinavam(anakrino->que sendo de penerar para cima e para baixo) cada dia se era assim.Então é blico avaliar a mensagem,para saber se é de Deus ou não.Qualquer estudante da pala de Deus,sabe que tres espíritos agem no mundo,espírito do mundo(o mesmo que do diabo),do homem e o Espíto Santo.Pr ciro você é um homem de Deus isso é inquestinável,pois, o senhor expõe as escritura como ela é,exérgetica,pura e santa.
que Deus lhe abençoe com todas sortes de bençãos no lugares celestiais em cristo Jesus.amem!?Você é um canal de benção em nossa querida denominação assembléia de Deus,e que o mesmo LHE dê graça para pregar o verdadeiro envangelho de cristo.

ivair de oliveira
ivaird@hotmail.com
Anônimo disse…
Pr ciro você é uma benção personificada de Deus.seus cometários são uma verdadeira aula de exergese para nos que amamos a palavra de Deus.Que o Espíto Santo Lhe dê graça e força para continuar,expondo com claresa e ousadia a palavra de Deus.
De seu irmão em Cristo e estudante da palavra deDeus.ivair
ops! estou orando por você, pois,vejo que o irmão é uma resposta de Deus,para minhas orações.Pois,pesso a Deus que Ele levante homens no brasil desmascare esse falso evangelho,que mais trás contenda do que edificação de Deus.
Anônimo disse…
shalom!

Realmente, os recalcados não suportam de forma alguma uma critica ainda que construtiva!

O absurdo são os cachês altissimos, certa vem o pastor Poline, pregando aqui em Recife falou a respeito disso; Ele disse que um determinado Pr. perguntou a ele: quanto é para o senhor pregar? Ele respondeu, Eu não cobro, o Pr disse o que? surpreso; entaõ ele continuou, depois que o Pr. Poline pregou no 1° dia; os irmãos perguntaram se o sr. trouxe apostilha? Ele respondeu: não! ai o pr. Frustrado disse : perdeu de ganhar dinheiro, muito dinheiro. Isto dizia ele por ver que "pregação" virou negocio em muitas "igrejas"!

Lamentável, porém é a realidade. Estejamos de olhos abertos.

O Sr. Jesus continue lhe abençoando sempre.
Lisnei disse…
Bom madei um cometario, mas tive problemas na nete e não foi salvo. Agora deparo com este comentário desaforado deste sujeito que acha que é cheio do Espírito Santo. Eu vi o vídeo do pobre pregaddor de cuiabá e ele sim é que não sabe respeitar ninguem. Não sou assembleiano(por enquanto) mas sei que a posição do pastor Ciro é a posição oficial das ASS. de Deus. Acredito que pessoas que acreditam no poder do Espírito Santo, é uma pessoa disciplinnada, educada e respeita as leis. Pra começar ao queerr confontar com alguem se indentifica, pois nós cristãos não temos o que temer. Perdão pastor Ciro, mas quem querr te atacar deveria se mostrar já que são homens de Deus e voce um carnudo né.Eu para operar milagres em nome de Jesus não preciso torcer as doutrinas bíblicas e nem inventar moda pois Jesus sempre garante. Admito que ninguem faz fila para recebe minha oração, mas ao testar todos os inventadores de modas e ver que não passa de engodo me procuram e em nome de Jesus eles obtem respostas,pois a fé não é crendices e nem é supertição mas é dom de Deus. "Fica aí se inchando com os elogios desse bando de crentes frios e sem unção,se achando o novo Lutero da nossa geração" Eu não sou frio, fui batizado o Espírito Santo ainda criança, e nunca precisei da coices em pulpito, nem gritar, nem sapatear como possuído, mas até hoje o Espírito Sato tem sido miha garantia, pois antes ouvir calmamente as palavras de um sábio do que os gritos de um louco numa reunião de tolos. E aqui eu não acho o pastor Ciro o ultimo Lutero, creio apenas que é um homem sincero e que os que não tem aguemntos solidificados o atacam deste jeito, e o que é pior escondidos no anonimato, faltando com a ética, que é muito importante para quem se diz homem de Deus.
Pastor Ciro,

Excelente artigo. Particularmente não o li como se fosse uma resposta, mas sim um ensino. Percebemos um verdadeiro profeta pelo ministério de denúncia e pelo fato de este ver e perceber o que a maioria não vê (ao contrário do que se diz por aí). Desse modo, percebo no senhor um grande ministério profético.

Que Deus te abençoe ricamente, pastor Ciro! Sinceramente oro e choro para que Deus continue levantando homens com um ministério semelhante ao do senhor.

Abraços fraternais e a Paz do Senhor!

Jordanny Silva
Brasília - DF
Pastor,

Para alguns homens de "deus", é mais fácil ouvir galos e galinhas profetizando, do que dar ouvidos à Palavra de Deus!

(II Timóteo 3:13) - Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.

A paz do Senhor!

Jordanny Silva
Brasília - DF
Nosso, com muita satisfação, amado pr. Ciro Sanches Zibordi,

A paz do Senhor!

Retorno a esta tribuna, consciente de estar certo que o que escreveu em anônimo o texto abaixo, possui o espírito das trevas.

Repito triste, o que foi escrito no comentário do revoltado recalcado, para não ser confudido com outro anônimo:

"Ainda bem que hipocrisia não tem cheiro”.

DUVIDO MUITO QUE TU VÁ PUBLICAR ESSE COMENTÁRIO,VISTO QUE SÓ PUBLICA OS POSTS DOS SEUS PUXA-SACOS!!!...e blá...blá...blá...



Este senhorzinho, está endemoniado, não acreditou na publicação do texto, não imagina o bem que fará a Verdade, e sem entender nada do Espírito Santo.

Este é mas um dos que clamam ao Deus de Israel, e não o conhecem. Que PENA!

Prezamado pr. Ciro, a quem estimo em grande quantidade, pela sua dedicação ao Evangelho de Cristo, por Cristo e com Cristo.

Estes enganadores do Evangelho genuíno, se transformam quando ouvem ou descobrem algum escrito com verdades. Sentem-se abalados na sua enganosa estrutura e provocam aos verdadeiros servos, por não conhecerem o verdadeiro Deus.

Deus seja contigo! Sempre!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Paz do Senhor Pr. Ciro,

Que anônimo exaltado hein, para não dizer outra coisa!!!

Excelente artigo. No último final de semana estivemos em festa e, ao criticar a conduta, não a pessoa, de um pregador e o cântico de um louvador (apenas interpretava uma canção de outro), fui tido como frio, não assembleiano. Não sei o motivo!!
Apenas analisei a letra da canção e o conteúdo da pregação mas, como disse um bom pregador no último Domingo: "está se tornando errado agir da forma correta".

Abraço.

João Paulo
Esclarecimento:

Eu mantive os comentários dos irmãos a um amargo anônimo, mas preferi apagar o comentário dele e a minha resposta aos seus "elogios", por considerar que esse tipo de discussão em nada nos edifica.

Recebi um novo comentário do mencionado amargo anônimo, pelo qual percebe-se que ele está disposto mesmo a contender. E ao servo do Senhor isso não convém (2 Tm 2.24-26).

Deus abençoe a todos.

CSZ
Anônimo disse…
A verdade dói,né Ciro?

O que mais te incomodou?

A revelação contundende de que BLASFEMAR CONTRA O ESPÍRITO SANTO É ATRIBUIR OS MILAGRES DE DEUS AO DIABO???

Tenho pena de voce.Sabe por que???Por que o orgulho e a soberba,QUE FORAM OS MESMOS PECADOS RESPONSÁVEIS PELA QUEDA DE SATANÁS DO CÉU,cegaram voce.

Voce é um covarde,sabe por que???Por que fugiu da discussão.Eu queria ver se voce seria capaz de discutir comigo usando apenas a bíblia para dar respaldo as suas teses.
Eu manteria um alto nível e esperava o mesmo de voce.Se voce descesse o nível eu também desceria.

Quantos milagres de Deus acompanham seu ministério?voce já ouviu Deus falar de forma literal com voce?já teve visões de Deus literais?quantos demonios voce já expulsou na vida?já ,usando o poder que há no nome de jesus,orou por uma pessoa aleijada e ele passou a andar?em nome de Jesus já orou e pessoas com cancer e aids foram curadas?

Os sinais que Cristo falou que acompanhariam os crentes te seguem???

Filho,o poder de Deus é só para quem paga o preço,é só para pessoas que oram e jejuam muito.Voce ora tres horas por dia em média???Voce jejua até quatro dias seguidos buscando poder do céu???Se não,filho,voce nunca verá o poder de Deus agir em sua vida em toda plenitude.

Voce acusa o pastor cuiabano de ter blasfemado contra o Espírito Santo.Essa é uma acusação muito séria,visto que Jesus disse que essa blasfemia naõ tem perdão nem aqui nem no outro mundo.

Se o milagre que curou o pastor cuiabano foi de Deus,e eu creio de todo meu coração que foi,então quem é que blasfemou nessa história???FOI VOCE,CARO POLEMISTA.

É uma pena que voce fugiu.Voce poderia criar um tópico com seu sarcasmo inerente intitulado"MINHAS RESPOSTAS SÁBIAS A UM ANÔNIMO NÉSCIO" e derrubar uma a uma minhas teses.Se voce mantesse o nível.eu também manteria um alto nível.MAS VOCE PREFERE FUGIR DO ASSUNTO.Eu te incomodei ,né ?que bom!isso significa que minha intelectualidade foi tão poderosa que abalou até o inabalável e confiante Ciro.

Infelizmente,voce destoou de todos os ensinamentos dos sábios de todas as eras,pois eles dizem que devemos aceitar as críticas e não ficarmos nos inchando só com os elogios.Lendo livros de vários sábios aprendi uma coisa deveras importante:elogios devem ser aceitos apenas com muita precaução e desconfiança.Graças a Deus ,sou bem vacinado contra o mal dos falsos elogios.Sim,por que de cem elogios,pode ter certeza de que uns noventa são falsos.Qualquer dia vou postar um elogio aqui anonimamente só para voce ver como esse negócio de elogio não é bem o que parece.


Finis,por que como diz uma frase em latim:águilas nom caput muscas.

A PAZ DO SENHOR,FUJÃO.
Anônimo disse…
Ciro ;o seu silencio sera a sua vitória; não responda o amargoso de coração.

Em CRISTO,MARIO.
Amados internautas:

Dirijo-me aos irmãos, pois vocês merecem a minha atenção. Os irmãos perceberam por que não vale a pena discutir com ímpios neste espaço? Eles se valem do anonimato para dizer, covardemente, impropérios.

Não preciso mesmo perder o meu precioso tempo respondendo a eles, pois esses ímpios conseguem o impossível: refutam as suas afirmações com as suas próprias afirmações.

Peço aos amados irmãos que também não percam o seu precioso tempo com ímpios e maldizentes, onde quer que eles apareçam, seja aqui, seja em seus blogs. Afinal, como diz a Palavra do Senhor, "... não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com tal nem ainda comais" (1 Co 5.11).

Só gostaria de reafirmar que eu CONHEÇO o amargo anônimo acima. Isso mesmo. Sei o nome dele e conheço o seu "nobre" trabalho. Mas ele, na sua ingenuidade, pensa que engana, primeiramente a Deus, e também a mim.

Eu poderia terminar afirmando: "Orem por esse amargo anônimo, para que se converta". Mas prefiro dizer como João: "Há pecado que é para morte, e por esse não digo que ore" (1 Jo 5.16).

Que Deus abençoe a todos!

CSZ
Ao seu último comentário, pastor Ciro, com peso no coração, digo amém...

Uma pessoa covarde, baixa e impiedosa por sua própria boca já tem se condenado...

Abraços pastor! De um irmão em Cristo que, apesar de não te conhecer pessoalmente, já tem um grande amor e adimiração por tua vida e ministério! (Existem muitos que nunca vão compreender o que vem a ser um amor sincero entre irmãos)

Jordanny Silva
Brasília
Realmente isso é verdade caro irmaos Ciro. Em proverbios Salomao disse que o homem nao deve elogiar a si mesdmo,mas que deixe que outros lhe elogie.Assim deve ser o homem de Deus.Alguns pregadores fazem pregaçãoes ridiculas, baseadas em histórias de carochinha, filosofias, modismos, etc.Poucos são os que usam a palavra de Deus realmente o senhor é mesmo uma exceção.FICO COM A MAXIMA DE LUTERO:"SOLA SCRIPTURA."
Nosso pr. Ciro,

A Paz do Senhor!

O senhorzinho anônimo, começou o texto com: A verdade dói,né Ciro?

Permita-me responder a este senhorzinho pr. Ciro:

A verdade dói. Quando se vive na mentira. E este senhorzinho, pr. Ciro, está sentindo dores na sua vida mentirosa, pelas suas palavras de sabedoria, pr. Ciro, o ensino coerente e edificante segundo os ensinamentos da Bíblia - A Palavra de Deus, que descobrem este senhorzinho em sua astúcia, seus erros e suas parafernálias espirituais, bem como, através da demonstração equivocada de um palavreado vulgar, e de quem está totalmente cauterizado.

Com certeza, o ódio, a inveja, o descabelo, a ansiedade o dominou em sua ferrenha e mascarada atitude. Muitos ao abrirem os seus olhos, o verão como trevas. Afinal, este comportamento não provem de Deus.

Deus seja contigo pr. Ciro!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Gilson disse…
A Paz do Senhor, Pr. Ciro.
O relato a seguir é de um email para meu cunhado sobre uma reunião para a qual fui convocado pelo nosso pastor pois, ele soube por terceiros que eu não concordava com muitas coisas que estavam sendo “ensinadas” na igreja.

Na minha ultima contestação direta (sábado) contra todas as heresias dissimuladas e com interpretações particulares do nosso pastor.

Primeiro eu disse que só conversaria com ele se fosse a respeito da Bíblia e sua correta interpretação e para isso usando a hermenêutica e exegese, sobre qualquer tema.

A relação é a seguinte:

Afirmei que ele estava variando, em diversas ocasiões, com mensagens estranhas e (querendo provar ponto de vista pessoal - interpretação particular - preferência), gritando (como se grito, fosse sinônimo de verdade) por ex: em Jó 1:5 afirmou três vezes (você mesmo testemunhou, e a igreja toda) que Jó levantava de madrugada e JEJUAVA para cada um de seus filhos, só que no texto está escrito HOLOCAUSTO – oferta queimada totalmente (como se ele não soubesse) segundo o numero de seus filhos.

Resposta dele: Falei sim, qual o problema? (testemunharam 3 Pb. e um evangelista – contra mim, claro) e complementou: ”é tudo a mesma coisa”.

Então eu lhe disse que se ele estava ensinando a igreja que “é tudo a mesma coisa” na próxima “convocação pra jejum” (que ele adora fazer) alguém poderia trazer uma ovelha ou um animal qualquer para oferecer em holocausto. (jejum tem sangue?).

Questionei sobre o jejum mágico, como forma de solução de todos os problemas, esquecendo completamente de Jesus, e que suas convocações não tinham objetivos específicos (são jejum por jejum- um fim em si mesmo).

Resposta dele: “A igreja já sabe pra que, não precisa dizer, vou continuar convocando e vão vir em massa”.

Então eu lhe disse que ele estava ensinando a igreja que não precisava de motivo e que não ensinando estava investindo na ignorância da igreja.
Resposta dele: “vou continuar fazendo assim, não precisa de motivo não”.
Eu disse: “por isso a igreja esta dessa forma, cada vez mais ignorante das coisas de Deus, parece ser um grande negocio que ela fique dessa forma não é mesmo?”

Falei sobre o anuncio maravilhoso da irmã fulana em pleno culto de domingo a noite “entregou, sábado, o jejum em prol dos adolescentes”.
Resposta dele: “Ela falou comigo. Eu sabia e autorizei. A igreja já sabia, (se sabia por que o anuncio? E que a pagina de Mateus 6 da bíblia dele deveria estar arrancada). Já que este texto ensina que jejum é em oculto e sem trombeta.

Então eu lhe disse que ele então deveria ter pedido a um dos músicos para arrumar uma trombeta e tocar antes do anuncio, que ficaria ótimo.

E um tanto sem graça, ele disse que não era só uma irmã, era um grupo.
Então lhe disse: quer dizer então que quando um erro é em grupo se torna certo?

Respondeu de forma arrogante e mais uma vez forçando interpretação particular: “Éster não fez a mesma coisa”?. E o Ev. (bajulador) concordando e repetindo: “É, Éster fez o mesmo!” . Fiquei indignado com tanta falta de temor e com tanto fingimento, e perguntei onde isso se encontrava no livro de Éster?
Responderam, ué, ela não pediu para que jejuassem por ela? Incrível, que beleza de hermenêutica, e que interpretação exegética!!. E que comparação.
Tive que manter muito controle pra não chamar os três (mais um Pb. e Evang.) de hipócritas, mentirosos e heréticos em alto grau. (parecem ter perdido todo o temor a Deus).
Disse: Sera que pedir para ...(futuro) é a mesma coisa que anunciar algo já ocorrido (passado)?. Na cabeça e interpretação particular deles é.
So que não acredito nisso, não é possível que eles pensem realmente que estão sendo sinceros, sem nenhuma base de verdade.

Minha paciência já tinha se expirado, mesmo assim apontei o canhão para um dos Pb. Bajulador, e disse: Como pode alguém que devia conhecer texto e contexto de uma passagem que falava de sacrifício no templo de Salomão, recém inaugurado (II Cr 7:12 - De noite, apareceu o Senhor a Salomão e lhe disse: Ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício.) em uma pregação, dizer logo depois de ler esse versículo?, estão vendo irmãos, a igreja hoje é lugar de sacrifício!!. Sendo que em vários lugares da Palavra diz que Deus não se agrada e nem se alegra em sacrifícios e holocaustos? E a celebre afirmação de Samuel ; Melhor obedecer do que sacrificar?

Ele se engasgou e não conseguiu responder e partiu para me acusar de ficar puxando assunto com ele no culto. Respondi que era justamente por esse motivo que as vezes eu falava com alguém ao meu lado, por causa desses absurdos.

Pra encerrar, parecia que não ia acabar nunca, o pastor me acusou de estar contra tudo que se falava no púlpito, e respondi que não, que so era contra heresias e interpretação particular e bitola religiosa sem base bíblica, sem amparo exegético e hermeneutico (note que suas respostas não constam nenhuma defesa baseada nestas bases). O evangelista sabe que o galo cantou mas não sabe onde, nem quando. E se eu quisesse deixa-lo envergonhado eu teria revelado que ha alguns anos sobre o texto de Ester em que Mardoqueu a repreendeu 13Então, lhes disse Mordecai que respondessem a Ester: Não imagines que, por estares na casa do rei, só tu escaparás entre todos os judeus. 14Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha? E que claramente se vê uma profecia de morte se éster continuasse em covardia se escondendo e se calando, perguntei então qual o motivo que Mardoqueu fez isso. E ele disse: “ELE DEVIA ESTAR MENTINDO, PODE ESTAR MENTINDO” . Na época eu lhe disse: O MENTIROSO AQUI E VOCE, MARDOQUEU E HOMEM DE DEUS E FALA PELO ESPIRITO DE DEUS.

O único que se manteve por muito tempo calado, sem tomar partido foi um dos Pb., talvez por não conhecer sequer os temas discutidos (se bem que creio que nenhum deles saibam realmente, so seguem costumes). Deus é o Justo Juiz dessas coisas, espero Nele.

Estou te relatando por escrito para que você saiba de tudo que ocorreu e de como fui ameaçado varias vezes: “OLHA SE VOCE CONTINUAR ASSIM, VAI TER QUE IR PARA A CATEDRAL OU ENTAO SER DESCREDENCIADO!” .
Respondi: Acha que dou algum valor a cargo? Faz o que quiser,
“então vai ter que falar a mesma língua que falamos” .
Respondi: Se for heresia e dogmas empurrados com a barriga por anos e por isso todos consideram como verdade, então a idolatria e feitiçarias da ig. Católica são verdadeiros pois eles tem mais de 1700 anos., vou continuar discordando pela Palavra (com hermenêutica e exegese).

Aconteceram muitas outras controvérsias, sobre outras variações e confusões dele no culto e citei por ex: Ele citando Saul (pecou e perdeu a coroa) mas Deus levantou um homem segundo o seu coração que foi...SAMUEL!
UE!. NAO FOI DAVI??
Ficou meio sem graça e remendou, falei sim, qual o problema? (mesma resposta do episodio de Jó – pra tudo ele tem um remendo novo para vestido velho).
O Problema é que não tem nada a ver Saul perdendo a coroa para Samuel. Ele remendou de novo e disse: não falei de Saul, falei dos filhos de Eli, que Deus os tinha rejeitado e escolhido Samuel como um sacerdote segundo o seu coração.
As testemunhas ficaram caladas, pois sabiam e se lembravam do episodio, e que ele estava mentindo e remendando a coisa.
Fui firme e disse. Mencionou Saul e ainda falou em perda da coroa, Os filhos de Eli tinham coroa? Ou Saul era profeta? Pode-se pegar um pedaço de texto e misturar com outro sem nenhum nexo, pra provar um ponto?
Ele respondeu: Pode sim, é uma técnica de pregação, muitos usam. Eu disse: Técnica de heresia, texto sem contexto, pretexto pra heresia.

O negocio é feio meu caro irmão. Vamos de mal a pior, espero que Deus tenha misericórdia de nos.

Ps{ da uma olhada na revista da E.B.D passada (espiritualidade – lição 6: tópico 3- OBEDIENCIA CEGA)– E você vai notar que a realidade não é mera coincidência- item por item, o que esta acontecendo comigo.

Gilson.
Unknown disse…
Que Deus ti abençoi e ti de forças para continuar sendo uma benção nas mãos do SENHOR como tu és, e que a benção não fique só em tua vida mas tambem na sua familia, que e fundamental no teu ministerio. espero ter a oportunidade de te-ló ensinando em minha cidade sera uma benção.

Jônata, NATAL-RN.
Parabéns Pr. Ciro

Que Deus abençoe

É isso mesmo, voltemos ao evangelho

Graça e paz
De Assis disse…
Para os leitores sem noção,tenho algo a dizer que talves possam usar para se inspirarem...

Obs: "Para um bom entendedor,meia palavra basta!"

2º-"Para um bom entendedor,um pingo é LETRA !"

Exs: 1º- Assemb.......Deus .

2º- (A,b,c e d)...

Ainda não entenderam? Me desculpem,pergunte ao pastor Ciro Sanches,pois,ele sim sabe o que ensina...E,quem não tem cerebro suficiebte para aprender o q ele sábiamente ensina,vai aprender mais de quem?

Obrigado a todos os leitores q mesmo por curiosidades,acessam esse blog q muito tem me inspirado !
o pensador disse…
paz do senhor pastor ciro Deus abençoe muito mais com a graça do conhecimento de Deus. estou seguindo seu blog pois émuita utilidade espirtual qunado quiser puder e dar uma conferida em meu blog ficarei feliz. www.acessobusnes.blogspot.com
Deus abençoe. willes pinheiro.
Ângelo André disse…
O pior dessa situação caro pastor, é o fato de esses indivíduos que se dizem "pregadores" sempre ter que os financie em suas sandices. Onde vamos parar?
Bruno Silva disse…
Muito bom! Deus o abençoe.
Anônimo disse…
Pastor Ciro,Paz!
Apesar de idoso,estou saindo do analfabetismo digital.Assim sendo, estarei sempre por aqui "bebendo" desta fonte - a Palavra aplicada à verdade,e através dela revelando os sintomas de um "evangelho" diluido e relativizado no "arraial" cristão-evangélico.
Olha que todos os tipos de pregador citado,já os ví e ouví.Eles estão por aí bem próximo de nós,mas sabemos filtrá-los,mormente depois desta postagem sua.
Um abraço fraterno em Cristo.
Sérgio Braga disse…
Graça e paz de nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Queria te pedir uma ajuda é porque domingo irei dar aula e o assunto é sobre"Os Livros do novo testamento"queri assim um idéia pra aula ficar mais interessante.