quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O que um assembleiano como eu espera do presidente da CGADB (de A a Z)


Este não é mais um artigo especulativo sobre defeitos e virtudes dos candidatos à presidência da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil). Aliás, multiplica-se na grande rede esse tipo de abordagem deselegante e, às vezes, contenciosa, em geral assinadas por pessoas que, sem conhecimento de causa, confundem o pleito convencional com a eleição presidencial de um clube de futebol.

Como ministro assembleiano, eu acompanho as carreiras ministeriais dos amados pastores José Wellington Bezerra da Costa e Samuel Câmara — candidatos ao aludido cargo — desde o início da década de 1990. Conheço e respeito esses dois líderes. E, por isso, em vez de escrever sobre pontos positivos e negativos deles, resolvi preparar este texto, pelo qual revelo o que espero (e não espero) do presidente da CGADB.

De A a Z, espero que o presidente da CGADB...

... Aproveite-se da mídia prioritariamente para evangelizar, e não para outros fins, como: promoção pessoal, venda exagerada de produtos evangélicos, etc.
... Barre os maus e falsos obreiros, que se escondem atrás de seu carisma e usam a tribuna santa para difundir todo o tipo de heresias, sandices e invencionices no meio do povo de Deus.
... Combata a realização de shows “evangélicos”, a fim de que os nossos megaeventos sejam verdadeiramente cultos de adoração a Deus, e não desfiles de celebridades em que a exposição da Palavra é preterida.
... Dê um basta no nepotismo ministerial, pois a chamada é um ato soberano do Senhor (Mc 3.13,14; Hb 5.4). Filho de pastor só deve ser um ministro se verdadeiramente for chamado por Deus. É o Senhor Jesus quem escolhe (Jo 15.16). Nós apenas reconhecemos a escolha divina e invocamos as bênçãos de Deus sobre o ministro consagrado (At 13.1-4).
... Espelhe-se nos líderes da igreja de Atos dos Apóstolos, e não nos atos de líderes de igrejas que legislam em causa própria, legitimando práticas não avalizadas pela Bíblia (At 15).
... Faça bom uso de sua habilidade política, necessária para o cargo em apreço, mas jamais negocie o inegociável. Doutrinas fundamentais como a Trindade não podem ser negociadas em prol da convivência pacífica com o pentecostalismo da unicidade, movimento que pensa ter a voz da verdade, mas nega a triunidade de Deus.
... Gerencie a CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus) com temor de Deus, considerando-a, sobretudo, uma editora compromissada com a Palavra de Deus, e não com os interesses comerciais.
... Honre o compromisso com a sã doutrina, rejeitando as falsas doutrinas e os modismos, como: a confissão positiva, a maldição hereditária, a regressão interior, o falso culto aos anjos, o arrebatamento em grupo, o batismo em água somente “em nome de Jesus” (unicismo), os diálogos com demônios nas reuniões, a Ceia do Senhor ministrada de maneira indiscriminada, a cura interior (isto é, a falsa cura interior) e a teologia da prosperidade, que gera nos crentes um sentimento de que o melhor para nós está aqui nesta vida, e não no Céu (Fp 3.20,21; Rm 8.18), etc.
... Invista na Escola Bíblica Dominical, e não em pré-encontros, encontros, pós-encontros, encontros de líderes, etc.
... Jejue e ore antes de tomar decisões quanto a ministros, igrejas, projetos, etc., não seguindo aos seus impulsos. Afinal, Paulo não foi nem para a Ásia nem para a Bitínia, mas para a Macedônia. Por quê? Porque seguiu aos impulsos do Espírito, e não às suas aspirações (At 16.1-10).
... Lidere com autoridade, não sendo dado a destemperos autoritários. Sabemos que o autoritarismo é fruto da falta de autoridade.
... Mantenha os comentadores das Lições Bíblicas para adultos da CPAD e seja cuidadoso na escolha de novos comentadores, convidando para escrever a nossa doutrina homens piedosos, compromissados verdadeiramente com o Deus da Palavra.
... Não atenda os interesses dos desviados da verdade como fizeram Arão e Jeroboão, os quais pecaram e levaram o povo a pecar (Êx 32; 1 Rs 12).
... Ouça a voz do Espírito Santo, não se deixando enganar pelos “sonhos” (desejos, aspirações) que estão em seu coração, ainda que sejam bons (2 Sm 7). Afinal, do homem são as preparações do coração, mas do Senhor é a resposta da boca (Pv 16.1).
... Priorize a Grande Comissão (Mt 28.19; Mc 16.15; At 1.8), e não uma comissão grande.
... Queira, com todas as suas forças, ver o culto coletivo a Deus segundo o padrão neotestamentário, com decência e ordem (1 Co 14), não aceitando modismos como danças proféticas, adoração extravagante, danças de rua e estilos musicais incompatíveis com o louvor a Deus.
... Recupere o perfil assembleiano no que tange a doutrina, administração eclesiástica, bons costumes, práticas e usos, não abraçando modelos e costumes mundanos, práticas controversas e usos contrários à sã doutrina. É por meio de nosso porte que exteriorizamos a doutrina que professamos (Tt 2.10; 1 Ts 5.23).
... Seja conservador — conservador, e não extremista! — e combata os liberalismos teológico, eclesiástico e consuetudinário. Afinal, estamos no mundo (o planeta Terra), mas não devemos amar “o mundo”, dominado pelo deus deste século, Satanás (1 Jo 2.15-17; 2 Co 4.4), tampouco aceitar o modo de viver dos ímpios (Rm 12.1,2).
... Tenha a Bíblia como a sua fonte primacial de autoridade, e não a tradição, a lógica humana e as experiências pessoais (Gl 1.8; 1 Co 4.6; 15.1-4).
... Una as Assembleias de Deus do Brasil, deixando de lado o espírito vingativo. Às vésperas de seu centenário, é importante que o líder maior de nossa igreja seja um pacificador.
... Valorize a pregação biblicocêntrica, expositiva, cristocêntrica, não tolerando faladores, animadores de auditório, milagreiros, malabaristas, soberbos, que chamam todos os holofotes para si, desviando o povo de glorificar apenas e tão-somente o Senhor Jesus Cristo (Tt 1.10; Sl 138.6).

Espero, ainda, que...

... Xingamentos e ofensas a partir do púlpito não sejam tolerados em sua gestão.
... Zele, a cada dia, por sua vida e pela doutrina, seguindo à recomendação constante de 1 Timóteo 4.16.

Desejando o melhor para a Assembleia de Deus brasileira,

Ciro Sanches Zibordi

27 comentários:

Anônimo disse...

fabio, Sorocaba (SP)

Paz do Senhor pastor Ciro "Batista"

É o que eu também espero.
Que o SENHOR nos ajude.

Oséias Falcão disse...

Axei esse ponto aki essencial:

"Una as Assembleias de Deus do Brasil"

Q Deus nos abençoe nessa próxima eleição!

Zeriky de Souza disse...

A Paz de Cristo Pastor Ciro, que a graça de Deus e a doce presença do Espírito santo seja sobre a sua vida.

Pastor concordo plenamente com suas sábias palavras, que possamos tomar a cada dia o rumo da igreja primitiva, porque o modismo (satanás) esta tentando invadir e dominar nossas igrejas.
Na verdade este é o único objetivo dele, mas Deus é maior, e cada dia levanta mais homens que defendem a Palavra de Deus na integra, não naquilo que convém....
O Senhor está voltanto Mt24.24, os sinais são cada vez mais claros...
Que Deus abençoe esta votação e de sabedoria ao novo mandato.

Ax. Zeriky de Souza
A.D. Areias-Pr Lemos-São José/SC

Rafael disse...

Paz do Senhor Pr. Ciro...

Uma benção este artigo...

Que em tudo, se venha estar na vontade diretiva, e não somente na permissiva. Como foi mencionado, não é uma simples eleição terrena, como por exemplo ocorrem e 2 em 2 anos em nossa nação; mas trata-se de alguem responsável pelo rebanho de Cristo!

Meus sinceros desejos que Deus continue lhe inspirando artigos de conscientização no Seu povo

Em Cristo
Rafael

Pb Uilton disse...

CONCERTEZA
ACRDEITO QUE ESSE É O DESEJO DE TODO ASSEMBLEIANO DE VERDADE.
DE VER A SUA IGREJA ZELANDO PELA VERDADE E NÃO SE CONFORMANDO COM O MUNDO COMO DIZ O AP PAULO EM RM12.1
EU GOSTEI DE TODOS OS DESEJOS QUE VOCE COLOCOU DE A-Z, MAS QUERO DIZER QUE O QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇÃO FORAM OS DE LETRA D-DE UM BASTA NO NEPOTISMO;I- INVESTIR NA EBD POIS MUITOS PREFEREM FAZER CULTOS MATUTUTINOS AO INVFES DE INVESTIR NA EBD DIZENDO QUE EBD É ULTRAPASSADO EM- MANTER OS COMETARIOS DAS LIÇOES BIBLICAS, POIS SABEMOS QUE TEM IEAD QUE ÑÃO ADOTAM MAIS AS REVISTAS DA CPAD.

UM ABRAÇO E FICA NA PAZ


PB UILTON
IEAD-CUBATA-SP

Ev. Paulo André disse...

Pr. ciro, maravilhoso esse poste, sou de pernambuco, e o que eu mas quero é ver uma assembléia de Deus unida, como falou Oseias Falcão, no que fala sobre "Una as Assembléia de Deus, pois infelizmente tem faltado isso em Pernambuco, e o meu Desejo é ver o Presidente da CGADB resouver esse impase, fica na paz.

EV. PAULO ANDRÉ
IEAD-JABOATÃO

www.evpauloandre.blogspot.com

Lucimauro Marques Ferreira. disse...

A paz do Senhor.
concordo plenamente com o sr,oro a Deus e principalmente para aquele que na minha opinião acreditando que pode fazer mais por nossa CGADB, Lógico pedindo ao Senhor que prevaleça a sua soberana vontade em todas as minhas súplicas nesse sentido,que venha ter essas caracteristicas pois são requisitos primordias para que a obra do Senhor e nossa Assembléia de Deus não seje escandalizada.
Oremos a Deus para que isso aconteça e seje plantado por Deus no coração de nosso líder,através de suas atitudes.

Luis disse...

Amém!

Pastor Geremias Couto disse...

Que direi mais, caro pastor Ciro? Assim como assinei embaixo os sonhos do pastor Altair Germano. alio-me ao que o irmão espera do próximo presidente da CGADB.

Deus lhe abençoe.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Amigo Fábio,

Sinto-me honrado com o adjetivo "Batista", principalmente pelo que está escrito acerca de João Batista em João 10.41 e Mateus 11.11.

Um grande abraço.

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Amado Oséias,

Penso que todos os pastores assembleianos devem considerar o seguinte: podemos ter visões diferentes sobre alguns projetos (e não doutrinas, pois estas são inegociáveis), mas todos somos assembleianos (se bem que alguns são apenas nominais).

Em Cristo,

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Amado Zerick,

De fato, o modelo para a igreja de hoje está em Atos dos Apóstolos. Seria bom que todos os convencionais observassem o que está escrito em Atos 15.

Um abraço. Mande a minha saudação ao pastor Lemos e ao pastor-presidente Ezequiel Montanha.

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Rafael,

Eu estou preocupado e tenho orado por essas eleições porque de fato o cargo de presidente da CGADB é muito importante. Ele, em si, não pode alterar o dia-a-dia das convenções regionais, mas o seu exemplo, a sua pregação, contam muito.

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Prezado presbítero Uilton,

Eu reconheço que há casos comprovados de filhos ou parentes de pastores-presidentes verdadeiramente chamados por Deus. Não tenho nada contra isso. Mas tenho visto também jovens solteiros ou ainda adolescentes, que há pouco tempo estavam na classe de 15 a 17 anos, recebendo o título de pastor. Isso é nepotismo ministerial. Há pastores que dizem que só saem da direção da igreja se o seu filho assumir. Isso também é NM.

Quanto à Escola Bíblica Dominical, digo sem nenhuma demagogia: o pouco que eu sei devo à EBD. Formei-me em teologia pela Faesp, em São Paulo, mas a minha principal escola é mesmo a EBD. Por isso, desejo que o presidente da CGADB cuide dela como se fosse uma joia raríssima.

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro evangelista Paulo André,

Eu também desejo ver a AD unida. Entretanto, só há unidade quando a verdade prevalece. Infelizmente, há líderes e pregadores que querem andar como bem entendem e depois ficam reclamando que são discriminados. Precisa haver diálogo entre nós, debates saudáveis, a fim de que prevaleça não a opinião de cada pastor, mas a Palavra de Deus. Então, haverá unidade.

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Prezado Lucimauro,

O que eu mais desejo é que o pastor-presidente una o povo de Deus em torno da Palavra de Deus. E que nos conduza a um verdadeiro avivamento, sem modismos, sem prevalência de interesses pessoais e comerciais.

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro Luís,

Assim seja.

CSZ

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro pastor Geremias do Couto,

Muito me honra a sua participação neste modesto espaço. Que Deus abençoe a mega-assembleia ordinária de abril, a fim de que os mandamentos, princípios e doutrinas da Palavra de Deus prevaleçam.

CSZ

Pr. Newton disse...

Nosso pr. Ciro,

A Paz do Senhor!

WOW! Se fosse cumprido parte desta sugestão, seria excelente para muitos, que necessitam de novos rumos com a necessidade do O-B-E-D-E-C-E-R, somente à vontade de Deus, ou seja, o melhor para a Igreja.

Deus te abençoe grandemente!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com

Anônimo disse...

Letra U : UNIR as Ads.

PAra que o sonho da letra U seja realizado os outros, de A a Z, precisarão acontecer primeiro ou terão que ser desprezados totalmente.

EVANDRO CARLOS disse...

Sou Evandro Carlos e pertenço à Ig. Ass. de Deus Palmas – TO (CIADSETA-TO). Concordo com cada uma de suas colocações. Mas se me permite quero adicionar um desejo de meu coração na letrinha "A". Segure aí: ACATE A IDÉIA DE UM QUERIDO E ESTIMADO PASTOR (QUE, POR EU NÃO TER A PERMISSÃO, NÃO POSSO DIZER O SEU NOME) DA CONVENÇÃO DO MARANHÃO (CIADSETA-MA) QUE LEVOU NA ÚLTIMA AGO DA CGADB A IDÉIA DE SEPARAR R$ 0,10 DA VENDA DE CADA REVISTA DA EBD E SER INVESTIDO NA SECRETARIA DE MISSÕES, OU SEJA, APLICAR NA OBRA MISSIONÁRIA. O PROBLEMA É QUE É MUITO DINHEIRO, NÉ PASTOR (PELO AMOR DE JESUS, PR, NÃO LEVE ISTO COMO IRONIA)? SE POSSÍVEL LEVE DE VOLTA ESTA IDÉIA, MEU AMIGO, À NOSSA PRÓXIMA AGO EM VITÓRIA ESPIRITO SANTO

Anônimo disse...

Pastor Ciro não tenho conta blogger por isso a opção anônima - no momento.

A Paz de DEUS!

Diante de tudo o que li aqui gostaria somente de dizer que a sua exposição, de A a Z, não serve somente para o tal pleito mas sim diante da vida e de qualquer outro Ministério que esteja compromissado com DEUS!

Obrigado!

Desejo em sinceridade que DEUS abençôe sua Familia e seu Ministério.

Assino (também de A a Z) em plena concordância.

Mauricio Moreira (Petrópolis-RJ - maush.directo@gmail.com)

Escola Bíblica Dominical 2009 disse...

A PAZ DO SENHOR PASTOR CIRO S.Z. FAÇO DAS PALAVRAS DO SENHOR AS MINHAS

Anônimo disse...

Para acabar com o nepotismo só mesmo o celibato clerical ah! ha! ha!

tamar
não sou da AD :-)

Ev. Caio Graco disse...

Pr. Ciro, eu lhe saúdo com a bendita paz do Senhor.

Faço minhas também as tua palvras bem como assemelho-me à sua postura doutrinária, digna de toda aceitação.

Ademais, na minha ótica, uma liderança desta importância hierárquica deve prioritáriamente estar rigorosamente compromissada com a verdade absoluta, que é, de fato, a inerrante Palavra do Altíssimo.

Destarte, devemos reconhecer que, os assuntos abordados em seu blog em larga escala encontram-se respaldados na realidade preocupante e curríqueira da Eclésia atualmente, os méritos são seus pela sensibilidade.

Deus continue sendo conosco Pr.Ciro, pois sem Ele nada podemos fazer.

Um forte abraço na paz do senhor Jesus!

PR. DANIEL BRASIL disse...

Ainda não tinha lido essa postagem. Parabéns Pr. Ciro pela coragem e verdades expressadas em suas colocações. Quero destacar aqui a questão do nepotismo no ministério. Estão consagrando parentes (filhos, genros, primos, sobrinhos, etc) sem chamada divina, sem exemplo de vida, sem compromisso com a palavra e por aí vai. E o pior é consagrar para aumentar o numero de eleitores, onde vamos parar. Deus há de levantar uma geração fiel. Mais uma vez parabéns, continue falando a verdade.

Oesly Nunes disse...

Sabias palavras nobre Pr. Ciro, Deus abençoe sua vida.