Você está preparado para a reforma ortográfica? (4)


Nesta quarta parte desejo apenas indicar o livro Escrevendo pela Nova Ortografia, do Instituto Antônio Houaiss (Publifolha), o qual tem como subtítulo Como usar as regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Este livro apresenta as informações essenciais que precisamos saber sobre a nova ortografia. E esclarece as suas principais dúvidas, tratando das questões do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, como acentuação, trema, uso do hífen, etc.

Para quem ainda não sabe, o tal Acordo Ortográfico foi firmado entre Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Brasil e passa a valer a partir de 2009 para documentos oficiais e para a mídia. No ensino público, começa a ser implementado em 2010, e até 2012 as novas regras serão adotadas para todas as séries.

O livro que indico foi elaborado pelo Instituto Antônio Houaiss, uma das mais renomadas instituições de filologia no Brasil, e é fundamental para todos que escrevem em língua portuguesa.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

rEALMENTE, IRMÇAOcIRO, ÉBOM SABERMOS AS REGRAS DE NOSSO PORTUGUÊS, PRINCIPALMENTE QUEM, COMO NÓS, ESCREVE.INFELIZMENTE ALGUMAS REGRAS DESSAREFORMA NÃO VAI INFLUIR EM NADA; SÓ DO PONTO DE VISTA ESTÉTICO.MUITOSESCRITORES, COMO JOÃO UBALDO RIBEIRO, CRITICA ISSO.FAZER O QUÊ.
Pois é, caro Josias. Mas precisaremos nos adaptar à nova grafia. E tenho visto, em meus estudos, que a Reforma influirá em muita coisa, posto que haverá novidades e alterações quanto ao emprego de acento e hífen, além da abolição do trema em 99% dos casos.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
A paz do Senhor irmão Ciro.

Muito boa a indicação, tenho certeza que precismos estar inteirado acerca dessa Reforma,tanto os que escrevem como os que lêem.

Josiel.
Anônimo disse…
PR.CIRO,A PAZ DO SENHOR.

SERÁ UM POUCO DIFÍCIL,TER QUE REAPREMDER MUITA COISA DA NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA,DEVIDO ESTARMOS ACOSTUMADOS COM A ORTOGRAFIA ATUAL,MAS SERÁ REALMENTE NECESSÁRIO E ÚTIL NO COTIDIANO DE CADA BRASILEIRO.

OU TALVES FICARÁ MAIS FÁCIL PARA ESCREVER JÁ QUE SERÁ DISPENÇADO O USO DE ACENTOS EM MUITOS CASOS.

MUITO OBRIGADO POR SEMPRE ESTAR INCENTIVANDO O REAPREMDIZADO AQUI NO SEU BLOG.

MUITO GRATO.

EM CRISTO

RANIERI.
Pastor Ciro,

Sendo uma indicação tua, devemos confiar. O conteúdo desse livro certamente é bem consistente... Quantas regras novas... Mas, tudo bem, estudemos e aprendamos novamente.

Abraços pastor.
A paz do Senhor!

Jordanny
BsB
Pr. Ciro, é louvável o interesse que o senhor tem em divulgar a nova Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, e sei que, antes disso, o senhor se debruçou sobre o estudo das regras, pois escreve sempre e muito bem. É de admirar que um escritor que se serve constantemente de um veículo como o "blog" consiga se preservar do "português" que internautas inventaram. E mais uma coisa: quando vier à Bahia, não esqueça de nos avisar! Já estamos por aqui.
Izaldil Tavares de Castro disse…
Caríssimo pastor Ciro,
Considerando a exigüidade - ou exiguidade - do tempo de que disponho, só agora venho dar-lhe os parabéns (acho melhor do que parabenizá-lo)pela prestimosa informação; aliás, uma bela aula!
Sugiro que, oportunamente, o prezado irmão dê alguns conselhos sobre o que é básico em concordância verbal e nominal e informe sobre o malfadado uso do pronome "lhe" (Como é horrível o "Eu lhe amo em Cristo!").
Aceite meu abraço fraternal.
Prof. Tavares.