Deus endireita caminhos tortos


Quando eu me converti, certo jovem me disse: “Ciro, se você tiver algum problema, abra a Bíblia. Deus falará com você”. Na minha ingenuidade, acreditei no que o jovem me falara e, a cada dificuldade da vida, eu “tirava uma palavra”.

Num certo dia, atribulado, eu fiz uma oração e abri a Bíblia. Sabe onde caiu? Em Isaías 45.1-3, que diz: “Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela sua mão direita... Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos...”

— Funciona mesmo! — exclamei. — Deus está falando comigo diretamente, chamando-me pelo meu próprio nome, Ciro!

Quão inexperiente e ingênuo era aquele novo convertido chamado Ciro... Mas, sabe de uma coisa? Aquela mensagem funcionou mesmo! Claro que por exceção à regra, pois a Palavra de Deus não deve funcionar como um horóscopo. Prova disso é que eu tentei fazer a mesma coisa em outros momentos difíceis, e tudo o que consegui foi abrir a Bíblia nas páginas brancas ou nos livros de Crônicas!

Bem, a despeito das especificidades do texto em apreço, relacionado com outro Ciro, o rei da Pérsia, chamou-me a atenção especialmente uma verdade contida nele: a de que o Senhor Jesus endireita caminhos tortos. E foi exatamente o que Ele fez em minha vida! Eu, um filho de crente, quando andei desviado fiz coisas que não agradavam a Deus. Mas tudo mudou quando ouvi o Senhor me dizer: “... endireitarei os caminhos tortos”.

O que eu entendi, naquela ocasião? Entendi que Deus poderia me poupar das conseqüências dos meus erros. E pensei: “Que Deus misericordioso! Mesmo eu tendo cometido erros, Ele está disposto a endireitar os meus caminhos... Aleluia!”
Hoje, sei que não li o texto citado por acaso. De fato, o Senhor Jesus endireita as nossas veredas, quando o reconhecemos em todos os nossos caminhos (Pv 3.6). E eu quero, neste primeiro dia de novembro, dizer a você, caro leitor, que Deus deseja endireitar os seus caminhos.

Você sabe o que são caminhos tortos? Bem, primeiramente aludem a caminhos de perdição, pois a Palavra de Deus diz que há caminho que ao homem parece direito, mas, ao fim, são caminhos de morte (Pv 14.12). Mas o Senhor Jesus, o único Caminho (Jo 14.6), é quem pode mudar completamente o seu viver (2 Co 5.17), fazendo com que a máxima “Galho que nasce torno morre torno” não se cumpra em sua vida.

Caminho torto pode ser também um desvio da verdade, como o de Judas e o de Pedro. No caso do primeiro, infelizmente, sua vida terminou em suicídio porque, ao desviar-se, não se arrependeu (At 1.25). Mas Pedro, mesmo tendo negado, mentido, jurado e praguejado, se arrependeu verdadeiramente e teve seu caminho endireitado. Por que você não permite que o Senhor endireite as suas veredas?

Bem, a expressão “caminho torto” pode representar muitas coisas que fazemos sem medir as conseqüências, como uma escolha errada, uma decisão precipitada, reações impulsivas, dívidas adquiridas por irresponsabilidade ou consumismo, infrações, falta de cuidado com a saúde, rebelião contra Deus e outros pecados. Qual é o seu caminho torto? Um casamento errado, fora da direção de Deus? Ele não aprova o jugo desigual (2 Co 6.14-16), mas também não tem prazer em seu sofrimento.

O Senhor Jesus pode, sim, endireitar o seu caminho!
Diga-me qual é o seu caminho torto. Você saiu de um emprego antes do tempo? Vendeu um imóvel ou fez algum negócio de maneira impensada? Não adianta chorar por causa do leite derramado. A vida continua, e Deus pode endireitar o seu caminho torto!

Qual é o seu caminho torto? Um pecado de ordem moral? Talvez você diga: “Ah, se o tempo voltasse! Eu não teria feito o que fiz...” Mas é preciso pensar diferente! Deus quer endireitar as suas veredas hoje, agora! Não estou aqui jogando conversa fora! Este não é um texto frio, e sim uma mensagem do alto, cujo tema é “Deus endireita caminhos tortos”. Aleluia!

Você comprou um carro por empolgação e hoje não tem dinheiro para pagar? Usou indevidamente o cartão de crédito? Não fez a declaração do Imposto de Renda de maneira honesta e verdadeira? Ultrapassou o sinal vermelho e foi multado? Seu caminho realmente está torto, não é mesmo? Mas, o que você vai fazer? Murmurar contra Deus, pensando que Ele é o culpado por seus caminhos tortos?

E a sua saúde, como está? Não me diga que você não cuida dela e, ainda, queixa-se contra Deus, dizendo: “É... eu sou um servo do Senhor e estou doente”. Nada disso! O Senhor não tem culpa alguma de sua falta de cuidado com a saúde! Por que você não procura ter uma vida mais regrada e evita a perigosa Mac-alimentação? Ou você é daqueles crentes que, depois de consumirem uma bomba calórica, numa casa de hambúrguer, procuram igrejas onde haja milagreiros ministrando a “bênção do emagrecimento instantâneo”?

Assumamos os nossos caminhos tortos e não mais repitamos os mesmos erros. Mas, quanto aos erros que já cometemos, há uma boa notícia: Deus endireita caminhos tortos! Creia nessa mensagem! E lembre-se: foi você quem entortou o seu próprio caminho; a despeito disso, o amoroso Senhor está disposto a ajudá-lo. Ore agora mesmo, onde você estiver. Peça perdão a Deus por seus erros e por atribuir o seu sofrimento à falta de atenção do Senhor.

“Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Pv 3.6). “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará” (Sl 37.5).

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Pastor Ciro,essa palavra veio do céu pra min, o meu cominho estava torto até então.
80% do que voce citou acontece em minha vida nos ultimos meses,como recomendado,orei a Deus ele lavou minha alma imediatamente!
Sei que um dia Deus vai me dar sabedoria pra poder usa-la e, ajudar pessoas em dificuldades espirituais assim como ocorrido hoje ,Deus falou comigo tremendamente atravez desse artigo.
Aleluia!!!
muitíssimo obrigado pela ajuda.
Anônimo disse…
Pastor Ciro.

De fato esta mensagem vem em boa hora. Falou muito comigo também.

Tive que reler alguns pontos e estou agradecendo a Deus.

Estamos precisando de mensagens assim. Que pregue a esperança.

Esta semana ouvi muita coisa de supostos irmãos que me levaram para baixo e só me trouxe tristeza.

Como é bom ler algo sobre a esperança que há em Jesus.

Obrigado

Em Cristo
Prezado Pastor Ciro!
Parabéns pelo texto!
Fico emocionado com a simplicidade do evangelho.
Quanto mais nos distanciamos dela, mais difíceis as coisas vão ficando.
Sou levado a concordar totalmente com a atgualizadísima máxima pregada por Daniel Berg:
Jesus salva, batiza, cura e leva para os céus!
O resto, ainda que necessário, não passa de discussão teológica.
Um abraço!
Pr. Carlos Roberto
Anônimo disse…
Aleluia !! que texto lindo !!
Como Deus é maravilhoso e generoso para com os seus.
Pastor Ciro ,que Deus continue te abençoando e te danado sabedoria cada vez mais.
Euller.Monteiro disse…
Graça e Páz.

Amados Irmãos e Pr Ciro.

Quantas vezes escutamos mensagens cheias de palavas dificeis, estrageirismos e outros semelhantes, más sem inspiração divina, sem poder de Deus.

Ontem à semelhaça desta mensagem postada pelo Pr Ciro, estavamos em Sabará, onde um jovem, cheio de temor deixou uma mensagem simples más cheia de uma inspiração que somente poderia ter vindo de Deus.

Ná verdade mensagens como estas tem sido raridade nas nossas igrejas cheias de astros e estrelas, onde paletós e outros adereços tem feito o show, e onde o Espirito Santo tem sido em muitas vezes mero espectador na plateia, esperando ser chamado para participar. . . .

Más dou graças à Deus que ainda existem pessoas e igrejas comprometidas com um evangélho puro e verdadeiro, onde o amor à Deus e ao próximo e à palavra de Deus são as máximas, e onde as pessoas ali reunidas glorificam à Deus, e à ele somente glorificam e exáltam, e não ao homem.

Querido Pr e amigo Ciro, que Deus lhe esteja revelando palavras para ministrar aos corações sedentos de palavra revelada e inspiriada divinamente pelo nosso Deus atravéz do Espirito Santo.

Em Cristo.
Euller.
Anônimo disse…
Pastor Ciro,
A Paz do Senhor!
Louvado seja Deus que endireita nossos caminhos tortos e não nos esquece jamais. Tantas vezes nos deparamos com as consequências de entortarmos nossos caminhos que não procuramos a Ele para nos ajudar! A Palavra do Senhor, através do irmão, falou direto ao meu coração e me trouxe alívio.
Que Deus o abençoe!
Edmar Wruck disse…
A paz do Senhor Pr.Ciro,

Que maravilhoso artigo este, postado em 01/11/08, realmente uma palavra inspirada pelo Espírito Santo. Não há outra fonte para dirimirmos qualquer dúvida a não ser a Palavra de Deus (Sl. 119, 5, 6, 24), não há situação para a qual não encontremos a resposta nela, Deus colocou em Sua Palavra as respostas para todos os questionamentos do ser humano, e para encontrarmos estas respostas basta que a leiamos e nela meditemos em todo tempo.

Nada, mesmo a leitura de livros devocionais, pode substituir a leitura da Palavra Deus (Jo. 14.26), mas infelizmente muitos cristãos lêem tudo, não conseguem ficar sem ler seu jornal, sua revista semanal, seus livros de auto-ajuda escritos por supostos autores cristãos, e deixando de lado o livro da “alto-ajuda”, (é isso mesmo, a Bíblia é o livro que traz ajuda do alto).

Muitos cristãos devem pensar que, quando precisarem, o Espírito Santo lhes transmitirá a Palavra de Deus por “osmose”, idéia resultante de uma Paracletologia totalmente equivocada que atribui ao Espírito Santo funções que absolutamente não são Dele, e nem do Deus Pai e nem do Filho, propagada por muitos pregadores (também não mencionarei nomes), principalmente em livros.

Parabéns pelo artigo e que Deus o Abençoe.


Um Abraço Fraternal em Cristo,
Edmar Wruck
Anônimo disse…
Muito bonito e exortativo o seu texto, Pr. Ciro! Cristo disse aos Seus discípulos que pregassem o arrependimento para remissão dos pecados (Lc 24:46,47). Como é bom aprendermos com a Palavra de Deus, fonte de toda a sabedoria! Na paz de Cristo, Quédia.
Anônimo disse…
Olá pastor Ciro,gostei bastante da postagem pois,quando entrei na igreja também fazia a mesma coisa:Abria a Biblia para ver se pela sorte Deus falava comigo!Como bém disse, o querido irmão e pastor no seu livro(erros que os pregadores devem evitar, que estou lendo)e agora repete no blog, isso não é regra e, sim a excesão.Deus folou com o senhor assim como falou comigo mas realmente, só o estudo sistemático das escrituras é capaz de nos dá uma visão plena da palavra.Ha irmãos que usam a biblia de forma mistica,abrem-na no salmo 91 e deixam a biblia aberta para "afastar os maus fluidos"Sei que muitos não fazem por maldade e sim por meninice,como eu já fiz muitas vezes.Porém, isso é prejudicial para nossas vidas,graças a Deus que o amado pastor tem dado atenção para esses temas que muitos acham sem importância.Gostaria também de lhe pedir oração,pois estou enfrentando algumas dificuldades em minha vida que não posso relatar aqui mas,sei que Dues pode resolver e, sei que a oração do" Justo pode muito em seus efeitos".Ore por mim por que eu estou e vou orar pelo seu ministério!Abração e fique na paz de Cristo
Anônimo disse…
A paz do Senhor pr. Ciro.
Alguns dias atrás, precisei fazer a oração do final do texto. E pensei comigo mesmo: é certo isso? Viver professando o nome de crente com problemas desnecessários em nosso encalço? Graças a Deus! o Senhor tem me ajudado. Sei que Ele ouviu minha oração pq desde o momento que pensei nessa situação que o Espírito Santo tem me ajudado a endireitar esse caminhos. Graças a Deus mais uma vez, pq o Deus a Quem servimos é vivo e quer ajudar seus filhos a chegarem ao céu. Graças a Deus! de novo pq o próprio Senhor fala através de Seus servos que estão dispostos a deixar que Ele fale.Então vc que está lendo esse comentário, aproveite!endireite seus caminhos. Experimentei alguns desses itens mencionados, principalmente com relação a minha saúde, e dos meus familiares.Queremos fazer tudo errado e achar uma a pessoa para culpar- Jesus.Essa é a pessoa errada.
E hj eu e minha filha lemos este artigo e dissemos: é verdade Deus nos ensinou uma bela porém dolorosa lição. Que o Senhor Jesus ajude a todos que estão caminhando por caminhos tortos a encontrar a vereda dos justos. Um grande abraço pr. Deus o abençoe.
Ps. Mandei um e-mail para o sr, com uma questão na seçao "Pastor Ciro responde" e ñ recebi nenhuma resposta. Estou aguardando. Se ñ foi enviada corretamente por gentileza me avise, para repostá-la de novo. Graça Souza
Anônimo disse…
Mestre Ciro

gostei de saber, eu tambem sou igual o irmão, eu tambem abro a minha bíblia e deixo deus falar comigo pelas passagens que ele escolhe falar comigo, sou grandíssimamente abençoado por fazer isso acho que quem estuda em acedemias de teologias são crentes muito frios no espiritual eu já vi muitos irmãos que começaram estudar teologia e depois desviaram

Ambrósio Silva
Anônimo disse…
Querido Pr. Ciro..
Que Deus continue abençoando o irmao...Agradeço aDeus pela sua vida pois tenno aprendido a mais da palavra a de Desu no seu Blog...
felizmente em um Brasik cheio de espetáculos nos pulpitos vemos pessoas pregando o vredadeiro Evangelho...
Pr. o senhor falou sobre endireitar caminhos tortos,concordei plenamente com esta mensagem, porém, ficou uma duvida e gostaria que o senhor me repondesse por favor..a biblia fala da lei da semeadura...então tudo o eu plantar eu vo colher ,ou Deus ainda pode endireitar esse caminho??Se puder me responda por favor.
um abraço. Paz
Unknown disse…
Que Deus possa continuar te abençoando Pr. Ciro.
Unknown disse…
Bom dia, Pr Ciro! Mensagem simples e extraordinária. Agradeço ao Senhor Deus por ter lido sua mensagem nesta manhã. Através dela obtive forças pra continuar a caminhada, que é muito dura, as vezes. Mas que na realidade se torna mais suave quando lemos palavras como estas,que nos inpiram a esperança do poder de Deus em nossas vidas. Amém por isso. Deus o abençoe.
Um abraço.
Obrigada!
Rô Moreira disse…
Maravilhoso seu texto.Paz seja contigo!