O internauta opina (13)

Amados irmãos, neste Intenauta opina publico a crítica do irmão Lindomar, de Manaus-AM, acompanhada de minha resposta.

Lindomar disse:

eu concordo com o pastor ciro em muitos pontos e descodo em outros eu estou lendo os seu livros (erros que os pregadores devem evitar) custa 31 reais mas tudo bem ei lendo vi que o irmão é contra o retete e eu queri aqui dizer que eu fui alcansado num culto desses mas isso não vem ao caso e no livro voce fala do Benny him mas a biblia diz que se conhece a arvore pelos frutos certo pastor? porem aqui no brasil em manaus mas pessoas corriam pea aceitar jesus isso ta errado também pastor ciro? e eu também vi um video seu no "youtube" e vi o irmão aplicar um erro que no meu ver foi forte pra é critico de pregador na mesagem tu diz que no capitulo 1 de gensis v 27 Deus disse façamos o homem a nossa imagem e etc... e na verdade foi no versiculo 26 há isso foi uma falha que um critico não pode cometer e eu vou terminar de ler o seu livro! Deus abençoe!

Minha resposta:

Prezado Lindomar,

Em primeiro lugar, a paz do Senhor!

Sinto-me honrado em saber que o irmão concorda com muitos pontos constantes de meu livro MAIS Erros que os Pregadores Devem Evitar. Mas não me tenha mal por este conselho: procure escrever melhor, a fim de que transmita com mais clareza as suas idéias. Isso é um conselho, sem nenhuma ironia.

Não vejo problemas em o irmão discordar de alguns pontos constantes da aludida obra. Afinal, se eu fosse escrever para agradar a todos os leitores, o que seriam de meus textos? Teria de mudar de opinião constantemente, a fim de agradar a “gregos e troianos”, não é mesmo?

Sempre escrevi para comunicar o que tenho como verdade recebida da parte do Senhor por meio de sua Santa Palavra. Nunca escrevi para agradar os leitores, por mais que os respeite, desejando que o maior número de pessoas se interessem pelas minhas modestas obras.

O irmão lamentou por ter pago R$ 31,00 no livro? Bem, o preço de tabela da CPAD é mais alto: R$ 31,90. Por outro lado, o irmão podia tê-lo adquirido por um preço menor... Ademais, podia tê-lo recebido em casa! Mas agora é tarde...

Concordo com o irmão: conhece-se a árvore pelos frutos. Isso é bíblico, à luz de Mateus 7.15-23 e outras passagens correlatas. O Senhor Jesus não disse “Pelos seus milagres os conhecereis
”, mas sim “Pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7.15). Entretanto, o irmão, ao que me parece, está se apoiando em supostos milagres, e não no que o Mestre ensinou. Atente para os frutos do referido super-pregador, e não para os seus “milagres”.

Eu afirmei em MAIS Erros que os Pregadores Devem Evitar, e reitero neste comentário, que, se um pregador (por mais famoso que seja) afirmar, de modo blasfemo, que Satanás invadiu o corpo do Senhor Jesus na cruz (entre outras heresias), ele não produz bons frutos. Ou produz? Reflita à luz da Palavra de Deus.

Quanto ao meu erro de citação bíblica (citar Gênesis 1.27 em vez de 1.26), creio que o irmão o mencionou depois procurar exaustivamente um erro doutrinário relevante, tão grave quanto aos cometidos pelo super-pregador que admira. E, pelo que vejo, não encontrou! Por isso, o irmão supervalorizou um erro que todos nós cometemos. Quem nunca errou a citação de uma referência bíblica? Não é esse tipo de falácia que questiono em minhas obras, e sim as relevantes, que depõem contra a Palavra de Deus.

Não sou crítico de pregadores, e sim dos erros que eles devem evitar. Não sei se o irmão me entende. Mas nada tenho contra os pregadores, apesar de eu ter citado dois deles por nome (apenas dois: Benny Hinn e Kenneth Hagin). O meu objetivo é levar o povo de Deus e até os próprios pregadores (eu sou um deles, pela graça de Deus) a seguirem à Palavra do Senhor, adotando-a, verdadeiramente, como a sua regra de fé, de prática e vida, como a sua fonte primacial de autoridade.

Desejo, de todo o meu coração, que o irmão leia a minha modesta obra até ao fim e extraia dela o que lhe for útil (1 Ts 5.21).

Deus o abençoe!

Respeitosamente,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Paz, Pr. Ciro. Bem, eu concordo plenamente com o senhor a respeito dos pregadores. Sempre acompanho seu blog e, em momento algum, entendi que o senhor é contra o "reteté", e sim ocntra os movimenos estranhos que estão aocntecendo nos nossos dias. Infelizmente, nem todos são assim. Jesus nos disse que seríamos conhecidos pelo amor e não pelos milagres, linguas estranhas ou outras coisas. Pode-se conferir isso em Mt 7.21-23.
Que Deus continue a abençoá-lo e ao seu ministério.
Quanto ao erro de um versículo... bem, é só ler Mt 23.24. Rsrsrs.
Abraços e paz!
Anônimo disse…
Fabio (Sorocaba)

Paz do Senhor pastor Ciro.

Meus irmãos, eu fico pensando se Pedro, Tiago, João, Filipe, Estevão, Paulo e tantos outros verdadeiros homens de Deus precisavam gritar, ou agir de formas mais estranhas para que os demônios fossem expulsos, os enfermos curados, os mortos ressuscitados. Ah, e o que dizer dos paletos que são jogados na multidão?
Houve casos, em que o Mestre nem precisou ir até a casa de um necessitado Mt 8.5-10.
Quantas vezes você acha que Pedro precisou gritar, ao ponto de deixar João quase surdo para que o coxo, aquele que pedia esmola à porta do templo chamada Formosa fosse curado? At cap3
Bom, vou parar por aqui, Talvez alguém diga: esse é mais um incrédulo.
Não me importo, Deus, o todo poderoso conhece o meu coração, é o que basta.
Unknown disse…
Querido Pr. Ciro gosto muito de ler seus comentários ainda não pude adiquirir seus livros, exceto perguntas intrigantes que os jovens costumam fazer, louvo a Deus por ter pessoas assim como o senhor que não teme, mas fala a verdade, não sei se o enhor conhece o pr. Natanael Rinalde que também é um forte defenssor fé que mora aqui na baixada santista. Queria saber quando o senhor virá aqui em Santos é uma pena que minha congregação ainda não tenha poder econômico para trazê-lo.Porém assim que o senhor vier aqui estampe bem grande em sua agenda.Pr. ainda gostaria que o senhor comentace acerca de Ceia do Senhor pois Jesus disse que não beberiam do fruto da vide até o dia que o beba de novo no reino de meu pai(Mt 26.29) Enquanto Paulo diz para fazer isto todas as vezes em memoria de Cristo (ICo 11.25,26...)
claudio pimenta disse…
PASTOR CIRO seu s livro tem sido de muita ajuda para nosso ministerio inclusive usamos algumas paginas junto com um livro do eetad sobre etica do obreiro para passar um treinamento para nossos cooperadores
so falta eu adquirir "mais erros" que os pregadores devem evitar
CONTINUE nesse projeto de apologetica pois relamente estavamos precisando de textos desse tipo com uma linguagem simples e clara
a introduçao do evangelho que paulo jamais pregaria estava muito boa como o resto do livro ao ponto de algumas pessoas da minha familia que nao sao crentes lerem o livro pois foi abordado de forma muito interessante
queria ver seus textos no MP e no um debate cristao ou entrevista programa vejam só mas nesse ultimo caso acho que so quando as galinhas falarem em linguas ou criarem dentes pois sabe como e nao vao aceitar a verdade la
de seu irmao em cristo Claudio Pimenta Fortaleza Ceara
Ronaldo Junior disse…
Tenho certeza que o senhor recebe diversas críticas e elogios por seus inúmeros artigos, livros e pregações.
Por que escolher o texto do humilde irmão Lindomar para postar em seu Blog?
Quanto pedantismo!!!!

Graça e Paz
blog bydudu disse…
Olá, pastor! Paz!

O pastor poderia ecrever melhor também, hein! Veja na sua escrita: "creio que o irmão o mencionou depois procurar exaustivamente um erro doutrinário relevante",.

Faltou a preposição "de" entre as palavras "depois" e "procurar". Hehehehe!

Será que um crítico poderia se esquecer da tal palavrinha?? HEHEHE!

Espero que entenda a brincadeira. Hehehe! Ademais, ficaria muito honrado com a sua visita ao meu blog.

Te amo no amor de Cristo!
Pastor Ciro,

É gratificante poder visitar o seu blog. E verificar que os comentários são realizados por muitos que possuem o interesse em descobrir, até mesmo, um versículo digitado ou inserido com uma falha humana, e não espiritual, como alguns EXpirituais.

O que acontece, e é natural. E, sempre é benéfico, que os irmãos estejam assíduos em seu site.
Assim, alguns aprenderão um caminho melhor de expor as suas idéias, através da escrita e evoluir com treinamentos constantes, como o faço, e sempre.

Tenho a convicção que neste período do seu blog, muitos receberam grandes benções em conhecimento e sabedoria, o que convicto afirmo: Deus têm lhe dado. Afinal.......

.....Encontrar em seu blog, alguns erros de português, é extremamente compreensivo, pela sua dedicação em responder a todos com muito carinho e sabedor que, esta atitude levará muitos a reflexão.

Deus, o nosso, esteja contigo, permitindo saúde em excesso para a realização do que vai em seu coração.

Pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Creio Júnior, que o Pr. Ciro, aproveitou a característica da escrita evolutiva do texto em questão, e por ser algo com certo destaque, possibilitou persuardir o escritor com o entender da necessidade de melhor posicionar a sua defesa contra o que entende ser melhor ou pior no assunto espiritual.

Penso que, existe a possibilidade do escritor Paulo Adriano Rocha, ter cometido os erros por velocidade no digitar ou por necessidade em causar a oportunidade, para tentar fazer sentir o seu sentimento provocando falhas deliberadas no seu texto, escondendo a sua verdadeira capacidade de escritor.

Por favor, não julgue o meu texto e qualquer erro de português, afinal escrevo por escrever, e não sou professor deste idioma.

É triste, ler o seu desabafo, e me perdoe, pelo desejo de não aceitar a sua atitude impensada ao chamar a este homem de Deus, Pr. Ciro, no seu infeliz julgamento de: "pedante".

Não está correto. Não haja desta maneira. Ficou muito feio.

Conselho: Júnior não é nome. É apenas um complemento do seu nome e sobrenome. Qual o seu nome?

O Pr. Ciro, sem medo, se assina por completo, como eu. E por quê não você também?

Você já percebeu que se juntarmos vários com o nome Júnior. Não saberemos quem é o de verdade?

Deus te abençoe..Nome,Sobrenome.Júnior.

Pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Anônimo disse…
Graça e paz Pr. Newton e demais irmãos!
Não tenho nenhuma intenção de esconder meu nome. Junior é como sou chamado e conhecido em minha comunidade de fé, e por conseguinte, em meu Blog.
Me chamo Ronaldo Junior se é que isso interessa.
Quanto ao adjetivo usado em meu comentário, é importante que se destaque que muitas palavras em nossa língua tem diversos significados. E, quando usei-o foi com o seguinte equivalente: "aquele que faz ostentação de conhecimentos superiores aos que possui".
Se causei maiores transtornos, fica aqui meu pedido de perdão.
Anônimo disse…
Certo dia um colega meu, novo convertido estava num culto de libertação, ao ver o pregador orando pela cura de uma irmã, gritava no "pé do ouvido" dela dizendo: RECEBA A CURA, EM NOME DE JESUS.....


Ai meu colega disse: Gritando desse jeito no ouvido da mulher, quero ver não receber a cura!

E é como o anonimo disse:
"Imagina Pedro, João, Paulo gritando no ouvido dos outros pra serem curados.
Recebo feliz o seu retorno e o seu pedido de perdão. Errar é humano. Permanecer no erro não é necessário.

Deus te abençoe Ronaldo Júnior.

Pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
a pz dp senhor pastor ciro, me desculpe os erros de portugues e que sempre eu troco ou esqueço uma letra mas o irmão falou na sua resposta todos nós podemos falhar, eu falhei assim neste caso , mas eu continuo lendo o seu livro e quero te falar que o problema não é o preço e que muitos pastores criticam é falam de pastores que cobram pra pregar e usam o texto que diz de graça recebeis e de graça dá e depois cobram por algum tipo de serviço (palestra) eu tambem sei que todo trabalhador é diguino do seu salario. Pastor ciro eu não sou fã de nenhum superpregador como o pastor disse eu escuto de tudo assisto de tudo e leio rudo que posso, eu sou um novo convertido mas eu sempre fico com o que esta escrito por exemplo no seu livro o irmão fala a cerca da palavra reteteou repleple e é verdade essa palavra não tá na biblia mas existem muitas palavras que não está na biblia e nós usamos em nossos dias por ex; a palavra dinossauro não ta na biblia e se nós afirmarmos que eles não existiram estamos mentindo correto? Mas o fato também de o irmão dizer que ritimos como axé entre outros não exaltam a Deus ru queria te perguntar qual é o ritimo que Deus aprova? eu concordo quando o pastor fala de falta de palavra e muita cantoria e culto tenque ser completo(louvor oferta e palavra) e quanto ao benny him eu não o conheço pessoalmente mas dai a pegar um falha teologica dele e ele afirmar ser verdade vira heresia mas como oirmão afirmou errar é humano isso não seria um erro teologico e quantos as curas não foi Deus quem curou tais pessoas? pastor ciro repito almejo um dia ser um pregador da palavra o rmão não concorda que quando josué orou a Deus pedindo pro sol para foi também um erro porque segunso a ciencia o sol não se mexe e sim a terra que gira em torno do sol, mas como ele não tinha conhecimento cientifico da coisa ele orou assim a Deus e Deus O concedeu o que pedira( to aprendendo a teclar heim rsrsrs)eu creio que o irmão vai entender a minha opinião mas aceitar que como critico od erros i irmão não pode errar outra coisa o irmão disse algo a musica (sonhos de Deus ) ludmila ferbher esta errada teologicamente tudo bem e depois o irmão que essa coisa de crente que tem promessa não morre, eu particularmente não creio nisso mas em um ponto voce discorda e pois apoia no caso do nani azevedo( eu não morrerei enquanto o senhor não cumprir todos os sonhos que ele mesmo sonhou pra mim...) aqui também se eu for olhar no seu ponto de vista a letra dele esta erra também , o irmão pode fazer assepição de letras eu gosto de letras biblicas e não metafora, quanfo eu terminar de ler o seu livro eu falo mais e eu já aprendi muito com seu livro como com todas as mensagens que eu já ouvi! fica com Deus e perdoe os erros professor ciro!
Irmão Lindomar,

Particularmente entendo o que o Sr. nos quer passar. Vejo que o irmão é sedento, tal como nós, da Palavra de Deus. Vou te dizer particularmente o que vejo no Pr. Ciro: amor pelas nossas vidas.
Mesmo que às vezes não concordemos com o que ele diz em seus livros e em seu blog é interessante que busquemos sua motivação. Percebo que sua preocupação é com a sã doutrina. Às vezes também discordamos do Pr. Ciro, mas isso é pode acontecer entre os cristãos. O que não nos pode faltar é amor. E quando o Pr. Ciro escreve vejo evidente prática do amor, pois o mesmo se preocupa com algumas doutrinas que estão sendo pregadas em nosso meio e que podem trazer conseqüências drásticas para a igreja de Cristo.
Meu amado irmão Lindomar aprecio, particularmente, sua coragem em expor seus pensamentos e suas discordâncias com os escritos do Pr. Ciro. No entanto, faça como eu:
- Inicialmente, quando vi a forma do Pr. Ciro escrever, não minto, fiquei até descontente. Mas, com o tempo comecei a perceber sua motivação e vários dos meus conceitos em relação à pessoa do Pr. Ciro caíram por terra. Foi aí, quando meu orgulho e meus conceitos foram quebrados é que comecei a ser alimentado pelas ministrações que Deus tem entregado ao Pr. Ciro.
Que nós quebremos as barreiras que nossos conceitos e nossa forma de pensar criam, para que possamos compreender a boa, agradável e perfeita Vontade de Deus. Isso é renovação da mente!
Ainda hoje discordo de alguns pontos que o Pr. Ciro levanta, mas já leio o que ele escreve completamente desarmado. Tenho o direito de discordar, mas tenho mais sede em aprender.
Suportemo-nos, uns aos outros, em Cristo! Talvez essa seja uma das mais difíceis lições do Amor: o amor tudo suporta (inclusive as divergências na forma de pensar).
Irmão Lindomar, acho muito bonita a sua pretensão de se tornar um pregador, e acredito que a sua sede pela Verdade vai te ajudar a conceber bons frutos: frutos do Espírito.
Que Deus te abençoe!
A Paz do Senhor Jesus!

Jordanny Silva
Brasília
Rinaldo Santana disse…
Querido Pastor Ciro,
Graça e paz
Tenho observado que nos ultimos dias, muitos pregadores renomados para se propagarem, teem pregado heresias e proferido varias profetadas. Ex. de um pregador que num congresso de jovens, profetizouu para o pastor da igreja que ele ia permanecer pastoreando aquela igreja por muitos e muitos anos, foi uma decepção. No mes seguinte foi o mes da convenção estadual e o pastor foi mudado para outro campo. esse mesmo pregador agora esse ano já está convidado para pregar no congresso e já está confirmado que será ele o preletor, muitos irmãos lembrados da profecia que ele proferiu, estão dizendo: Ele esqueceu a profetada que ele deu no congresso anterior??. Penso eu que edificação vai trazer a pregação dele esse ano para os irmãos que lembram a profecia?.
Prezado Paulo de Adriano Rocha,

A paz do Senhor!

Eu sou contra a banalização dos dons espirituais e manipulação deles. E também não gosto de chamar os cultos a Deus de "reteté", haja vista ser um termo oriundo da brincadeira com as línguas estranhas.

Mas agradeço-lhe pelas palavras de incentivo.

Em Cristo,

CSZ
Caro Fabio (Sorocaba),

O que o irmão disse é uma grande verdade. Não devemos confundir espiritualidade com gritaria e falta de auto-controle.

Deus o abençoe!

CSZ
Caro Josinaldo,

O pastor Natanael Rinaldi é uma pessoa que eu muito admiro. Creio que Deus preparará um oportunidade para estarmos juntos.

Em Cristo,

CSZ
Caro Claudio,

Fiquei feliz com a notícia de que um de meus livros, apesar de apologético, vem tendo uma boa aceitação entre pessoas não-crentes!

Quanto ao Mensageiro da Paz, da nossa CPAD, tenho, por graça de Deus, as portas abertas para escrever neste veículo. Mas realmente um debate não combina com a linha editorial histórica do jornal, que tem como principal característica a propagação de matérias e artigos para orientação e edificação do povo de Deus.

Em Cristo,

CSZ
Caro Junior,

É uma pena que o irmão, apesar de inteligente, seja tão desatento! Não observou que este "Internauta opina" é o 13o., e que já publiquei a opinião de outros internautas?

Não tenho a intenção, e nunca tive, de demostrar superioridade em relação aos meus leitores e críticos. Basta o irmão conferir as outras opiniões aqui publicadas.

Publiquei o comentário do irmão Lindomar (que inclusive anda divulgando no Orkut que eu não publiquei o seu comentário, além de outras críticas) porque que acredito que o seu pensamento seja o de outras pessoas. Por isso, adicionei também a minha resposta, com a intenção de esclarer possíveis mal-entendidos.

Mas a sua acusação (com ênfase) de que sou pedante não foi nada elegante, mas que Deus o abençoe!

CSZ
Caro internauta do blog bydudu,

Concordo que eu poderia "ecrever" melhor! Você também, não é mesmo?

Agradeço-lhe por alertar-me quanto ao erro gramatical. Isso é bom acontecer para que não pensem que sou caçador de erros corriqueiros. Minha intenção sempre refutar os erros relevantes, sobretudo os doutrinários, que depõem contra a Palavra de Deus.

Não entendi o seu comentário como uma brincadeira, e sim como uma crítica, em parte construtiva, em parte depreciativa. Mas, como diz a Bíblia, "Examinai tudo. Retende o bem" (1 Ts 5.21).

Já visitei seu blog. Está muito bom. Parabéns!

CSZ
Pastor Newton,

É sempre um prazer recebê-lo neste blog. Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo. Não somos perfeitos e devemos aprender uns com os outros.

Que Deus abençoe grandemente o seu ministério!

CSZ
Caro Junior (Ronaldo Junior),

Apesar de o seu pedido de perdão ter sido coletivo, se o irmão teve o objetivo de se dirigir a mim também, posto que fui a pessoa supostamente atingida, quero que saiba que não me senti ofendido com a sua opinião.

Por outro lado, a sua explicação de que a palavra "pedantismo", usada em seu comentário (com muita ênfase), significa "aquele que faz ostentação de conhecimentos superiores aos que possui" é, no mínimo, ofensiva. Para não dizer que é caluniosa.

Publicar a opinião de um internauta ou leitor insatisfeito e responder-lhe respeitosamente, ainda que de maneira contundente em alguns momentos, não reflete pedantismo, tampouco exibição de conhecimentos.

O irmão é livre para julgar. O livre exame é bíblico (1 Ts 5.21). Mas não se esqueça de que o Senhor Jesus nos ensina a julgar segundo a reta justiça, e não segundo a aparência (Jo 7.24).

Em Cristo,

CSZ
Caro Lindomar,

A paz do Senhor!

Como o irmão terminou o seu longo comentário chamando-me de professor, então esteja atento a tudo o que tenho a lhe dizer, prezado aluno.

Com todo o respeito, o irmão precisa urgentemente aprender a escrever! Falo isso para o seu bem. Procure escrever mais devagar, ser mais sucinto, usar pontuação e acentuar as palavras. Não abrevie tanto. Aliás, já que sou seu professor: abandone essas abreviações horríveis que deixam o seu texto sofrível! Falo isso, apesar ser duro, para o seu bem. Acredite.

Vi numa comunidade do Orkut a maneira depreciativa com que o irmão se refere a mim. Mesmo assim, não farei o mesmo, pois desejo, de coração, que o irmão melhore, não só no vernáculo, mas como crente em Jesus Cristo. Afinal, o irmão, como um novo convertido, precisa estar desejoso de aprender. Ou já pensa que sabe tudo e pode sair por aí verberando, sem nenhum fundamento, contra aquilo que ACHA que está errado!?

Eu não critiquei o "reteté" pelo fato de a palavra não existir na Bíblia. A minha crítica é quanto às heresias, modismos, práticas exóticas, etc., associados ao que chamam de "reteté". E eu também reprovo o uso da palavra por razões mencionadas no livro. Leia com atenção antes de reclamar, pois observo que o irmão é um leitor muito desatento. E os desatentos aprendem menos. Procure melhorar.

Ritmos como axé realmente não servem para o culto a Deus. São demoníacos, lascivos, etc. No meu blog há uma seção que trata disso. Leia, por favor.

Quanto ao show-man Benny Hinn, há também um artigo específico neste blog. Leia, por gentileza. Ademais, os erros cometidos por ele não são erros corriqueiros, como errar a citação de versículos, e sim doutrinários, blasfemos.

O caso de Josué que o irmão citou demonstra o quanto ainda precisa aprender. A Bíblia não diz que o Sol parou, e sim que ele SE DETEVE. O irmão sabe a diferença entre uma coisa e outra? Estude. O irmão precisa melhorar.

Quanto aos supostos "sonhos de Deus", há artigos neste blog que tratam do assunto, além do livro que tem em mãos. Leia e medite com calma, sem preconceito, e o Espírito Santo o ajudará a crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Pe 3.18).

No que concerne ao bordão "Crente que tem promessa não morre", há artigos e vídeos neste blog tratando do assunto. Se desejar, procure-os, a fim de entender melhor o assunto.

O irmão parece não ter entendido que as minhas considerações não são sobre pessoas, e sim sobre desvios da Palavra de Deus. Seja mais atento, a fim de que aprenda, a cada dia.

Deus espera coisas melhores de você, meu amado aluno, coisas que acompanham a salvação (Hb 6.9).

Em Cristo,

CSZ
Ronaldo Junior disse…
Caro Pr. Ciro

Com certeza meu pedido de perdão foi coletivo, incluindo principalmente a parte ofendida, embora diga não ter se sentido ofendido. Reitero minha petição de perdão, muito embora eu tenha recebido diversos adjetivos de sua parte (desatento, deselegante e caluniador). É necessário entender que és uma pessoa pública, com livros escritos e com um blog com boa veiculação. Portanto, críticas existirão ao longo da caminhada. Já li dois de seus livros e os recomendo em meu blog.
Espero não ter causado problemas.
Que o Senhor Jesus seja benevolente para contigo.
Fraternalmente
Junior
Anônimo disse…
prezado pastor ciro
obrigado pela sua respota sei que e um sacrificio pois o sr tem muitas atividades e viagens

quando vai sair o proximo livro do evangelho que paulo jamais pregaria 2
poiso outro ja li umas 4 vezes e tem sivido muito para mudar um pouco a mentalidade dos nossos irmaos acostumados com ôba , ôba
continue incisivo meu irmao
precisamos muito de apologetas
Anônimo disse…
Parabéns Pr. Ciro, é tudo que tenho a dizer.
Prezado Junior,

Eu não me senti ofendido justamente por ter percebido que o irmão fez a crítica sem prestar atenção ao fato de que a postagem em apreço se trata do décimo-terceiro "Internauta opina".

Mas, para me considerar ultra-pedante pelo fato de eu ter publicado e respondido ao comentário do irmão Lindomar, o irmão só podia mesmo ter sido desatento, a ponto de não atentar para a publicação de outras opiniões.

É claro que chamar alguém de pedante é ofensivo e, dependendo-se do contexto, calunioso. Para chamar alguém de pedante (ou ultra-pedante, em razão da ênfase empregada pelo irmão), temos de ter certeza disso. E, pelo que vejo, o irmão tirara uma conclusão precipitada, uma vez que não observou o fato mencionado acima.

Quanto à minha resposta, chamar alguém de desatento não é um adjetivo calunioso, e sim uma constatação coerente, ante ao que considerei acima.

No que concerne ao "deselegante", que também não é calunioso, não quis dizer que o irmão seja deselegante, e sim que foi. E foi mesmo, uma vez que considerou pedante uma resposta a um leitor que, pelo que já demonstrei, precisa de orientação, ainda que um tanto dura, em alguns momentos.

Finalmente, não chamei o irmão de caluniador. Antes, disse que a sua explicação de que a palavra "pedantismo", usada em seu comentário (com muita ênfase), significa "aquele que faz ostentação de conhecimentos superiores aos que possui" é, no mínimo, ofensiva. Para não dizer que é caluniosa.

Sei que o irmão (já estive em seu blog) é uma pessoa atenta ao vernáculo e sabe muito bem quando uma declaração pode se tornar caluniosa.

Se uma pessoa não tem certeza do juízo de valor que faz de alguém, e mesmo assim o faz, movida por impulso ou julgamento apressado, pode vir a fazer, sim, uma declaração caluniosa. Mas isso não significa que a pessoa seja caluniadora.

Por exemplo, o Diabo é caluniador. Mas quem eventualmente calunia alguém não pode receber esse adjetivo, posto que seu ato foi isolado, impensado, etc. Portanto, não chamei o irmão de caluniador, e sim disse que a sua afirmação foi, de certa forma, caluniosa.

Agradeço-lhe pela reiteração do pedido de perdão. Mas também esclareço que entendo perfeitamente que, como pessoa pública, e tendo livros escritos e um blog com boa veiculação, convivo bem com as críticas. Isso não significa que eu tenha de recebê-las passivamente. Afinal, nem todas as críticas são procedentes.

Finalmente, agradeço-lhe por já ter lido dois de meus livros e os estar recomendando em seu blog (espero que continue fazendo isso). Como disse Abraão a Ló, "irmãos somos".

Em Cristo,

CSZ
marcio leal disse…
___ PR. CIRO !?

___ IRMÃOS( ÃS) PARTICIPANTES !?

- A PAZ DO SENHOR JESUS !

___ LOUVO A DEUS PELA ULTILIDADE DESTE BLOG ..
E ...

___ OUTRO DIA REFLETIA ACERCA,DO QUE SERIA O " DICERNIMENTO ESPIRITUAL " !?

___ E COMO JÁ É,DE VOSSO CONHECIMENTO CABE AO PORTADOR DE TAL,VIRTUDE ..
- QUE ELE SEJA DE SEMELHANTE MODO,ESPIRITUAL .. CONSOANTE A
RECOMENDAÇÕES " PAULINAS ".

___ É SEMPRE SENSATO LOUVAR,A DEUS PELOS DENOTADOS IRMÃOS QUE TEM POSTADO NESTE BLOG ...

___ UM POUCO " ADIMIRADO " PELO FATO DE QUE AINDA HÁ ENTRE NÓS
ALGUNS QUE ...

___ PREFEREM MANTER " CONTENDAS " DE PALAVRAS ..

___ A PERMITR QUE ..

___ " TAL CIÊNCIA "
( se for mesmo útil )

___ POSSA ALCANÇAR NOSSOS IRMÃOS NOVOS CONVERTIDOS TAMBEM .

___ RECEIO QUE ESTE NÃO SEJA O ASSUNTO EM PAUTA ..
( mesmo que não seja )

. É O DICERNIMENTO ESPIRITUAL ...

____ A CAPACIDADE SOBRENATURAL DE DISTINGUIR A FONTE DA MANIFESTAÇÃO ESPIRITUAL !
( se do Espirito Santo,ou de um espirito demoniaco,ou meramente humano ).

. lições biblicas. 2 TR 2006 .
( HERESIAS E MODISMOS )
. L.Ç 13 . P G 61 .


. A TODOS A PAZ DO SENHOR !

. AO PR.CIRO GRATO PELO ESPAÇO .
Unknown disse…
A Paz do Senhor !
Unknown disse…
A Paz do Senhor !