Que tal convidar o Papai Noel para pregar em sua igreja?

Ho, ho, ho! Pois é... Nesses últimos dias, em que muitos cultos transformaram-se em reuniões só para agradar, elogiar e “abençoar” o ser humano, além de melhorar a sua auto-estima, as mensagens cristocêntricas tendem a perder o sentido.
Tornam-se cada vez mais raros os mensageiros da cruz de Cristo e da santificação. Para muitos crentes, Deus é uma espécie de “Papai Noel”, que entra nos templos com um grande saco de presentes nas costas e começa a distribuí-los aos que têm fé.
O
s anjos podem ser comparados aos elfos — pequenos auxiliares do “bom velhinho”, que o ajudam a distribuir “brinquedos” para os “meninos”.
Provações e tribulações? Nem pensar! Nesse evangelho humanista e triunfalista que prevalece em nossos dias não há espaço para o sofrimento. O crente, como homem de fé, deve decretar, determinar, “profetizar”, exigir a saúde física e as bênçãos materiais! (Aliás, a bem da verdade, certo telemissionário parou de usar, pelo menos na TV, o verbo "determinar" em suas orações, apesar de continuar a promover um culto antropocêntrico, e não cristocêntrico). É como se qualquer declaração de fé fosse uma profecia. “Somos a boca de Deus na terra” — dizem os seguidores do Papai Noel. As palavras humanas são “mágicas” e têm um poder sobrenatural para abençoar e amaldiçoar. Enfim, o homem é produto de suas próprias palavras.
Na falaciosa teologia da prosperidade, a fé é centrada no homem e suas necessidades, e não em Cristo. Tudo gira em torno da fé para receber, receber e receber... Fica a impressão de que ser um seguidor de Cristo implica apenas usufruir a graça, sem precisar fazer nada em gratidão pela tão grande salvação. O “culto” é apenas um encontro para recebimento de bênçãos, como se Deus fosse o “bom velhinho” do Pólo Norte...
Um influente líder da juventude afirmou: “Se você quer pregar sem se contextualizar, esqueça! Estamos cansados de tanta cerimônia, de tanta opressão, de tanta mesmice. As pessoas não vão aos cultos para serem repreendidas, mas para buscar soluções para problemas, conflitos, receber alívio para seus sofrimentos; enfim, para satisfazer as suas necessidades”.
Mas, à luz das Escrituras, o compromisso do pregador é com o Senhor. Quando o Senhor mandou Ezequiel profetizar, avisou-o de que o auditório não o ouviria, pois era “casa rebelde” (Ez 2.1-4). O homem de Deus deve pregar, quer ouçam, quer deixem de ouvir, porque o seu compromisso é com Deus (v. 5). Jesus não elogiou ou agradou Nicodemos, mas lhe disse, com franqueza, que era necessário nascer de novo (Jo 3.1-5).
As mensagens dos pregadores da teologia da prosperidade são voltadas exclusivamente para o ser humano e suas necessidades. Eles não pregam a Jesus Cristo. Suas mensagens possuem temas sofisticados, como “Grávidos de um avivamento”. Ouvi, recentemente, uma pregação com esse tema, em que o pregador divagou sobre todas as fases de uma gestação — desejos, enjôos, etc. —, aplicando tudo a um avivamento vindouro. Antes, porém, o “avivalista” discorreu sobre como o crente pode ficar “grávido”...
Diante do exposto, que tal convidar o Papai Noel? Só acho que o cachê dele deve ser alto, pois ele vem do Pólo Norte...

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Pastor Ciro,
A paz do Senhor!O Papai Noel tradicional só aparece no final do ano, este porém.......
Anônimo disse…
A Graça e a paz do nosso Senhor Jesus!

Excelente texto.

E acerca da questão pra quem é o culto...

Situação semelhante já ocorreu comigo. Certa vez convidei minha namorada, para ir ao culto do ministério de adolescentes e a mesma recusou o convite alegando que iria no próximo. No dia seguinte ela me abordou solicitando informações sobre o culto e a minha resposta foi parecida com a postada.

É lamentável mesmo como hoje em dia a maioria dos cultos que logicamente, deveriam ser destinados ao Nosso SENHOR, são muitas vezes para agradar ao público.

Abraço.
Nilson disse…
como disse nosso irmão Josiel que papai tradicional só aparece em dezembro, este porém o ano todo, é verdade!!!!recentemente no meu bairro uma igreja fez uma apresentação em um clube com um custo de r$8,00 a entrada, não teria sido quase nada sê o título do encontro não fosse: "noite da restituição" chamando as pessoas para participarem e serem abençoadas, que Deus teria bençãos para suas vidas. Papai noel esteve lá só que para receber o seu presente as pessoas teriam que pagar por ele.
Edson Dorna disse…
A paz do Senhor...

Para aqueles que não estão na igreja, Papai Noel é só em Dezembro, para muitos que estão no meio do evangelho é o ano todo...

A paz do Senhor Jesus

Edson Dorna
www.santodosantos.blogspot.com
Anônimo disse…
A Paz do Senhor Pr Ciro,
admiro muito seu trabalho, seus livros e seu blog. Que Deus te abençõe rica e abundantemente.
Quanto a esta postagem achei muito interessante a comparação que fizeste. E, realmente é isto que vem acontecendo em nossos dias e dentro de nossas igreja.

JSS
Anônimo disse…
Papai Noel, como estes que temos presenciado, não traz nada de Deus para a igreja, mas em compensação sai presenteado com um cache muito alto.
Anônimo disse…
A Paz do Senhor. Pr. Ciro
Tendo lido alguns de seus livros e agora conhecendo seu blog e podendo ler seus artigos, tenho muito me alegrado com o conteúdo dos mesmos. Me alegro sim, por ver que Deus por sua misericórdia, tem levantado pessoas dispostas a combater estes falsos mestres da ultima hora. Que Deus continue lhe abençoando cada dia mais, para que através de sua vida, aqueles que tem sido engodados por estes possam vir ao conhecimento da Verdade. (Passei à orar por sua vida para que isso aconteça)
Jeremis disse…
Parabens pelos comentarios, o triste é saber que nós temos muito leitores e poucos praticantes, leem Ciro/Romero/Caio/Gondim e vivem macedo/Soares/Cerulo. Pergunto: ja viram o blog do Ciro? me dizem: sim é muito bom. E pra onde vão tão intusiasmados? pra um grande show gospel- é uma benção as pessoas caem só com uma palavra do.....É lamentavel...
Unknown disse…
O triste pastor Ciro, e´que a síndrome do papai noel esta contaminando até pregadores de renomes, Ho, Ho é coisa do passado, agora é receeeeeeebaaaa, sai da frente satanaaaaaás!Que esta de saco cheio somos nós! Que Jesus nos ajude a sermos fiéis até o fim