Pastor Ciro responde (5): "O que é o Hades, o Tártaro e o Inferno? São nomes de um mesmo lugar?"

O que é o Hades? E o Tártaro? O que é o Inferno? Ele já foi inaugurado? O que é o Paraíso? O que é o Geena? É o mesmo que Lago de Fogo? Para onde vão as almas dos salvos e as dos perdidos? Jesus foi pregar no Hades ou no Tártaro, e com que objetivo? Essas e outras perguntas são respondidas neste Pastor Ciro responde.

Comentários

Pastor Ciro, a paz do Senhor Jesus!

Escutando as suas ministrações, pude notar uma característica importantíssimas que tem faltado, infelizmente, em nossos púlpitos, a saber, uma didática simples e de fácil compreensão.

Infelizmente, muitos professores e pastores já não possuem este tipo de didática tão importante para o cristianismo. Muitos são eruditos e dominam a teologia, porém, o que lhes falta é uma didática simples, de alcance de todos. Ou seja, um ensino aonde todos, sem excessão, possam entender e colocar em prática em suas vidas. De nada adianta falar difícil, e até mesmo complicar o descomplicado, pois desta maneira o povo cristão que não possui acesso a estudos, ficará a mercê das revelações divinas.

Admiro muitos pastores com seus ensinos, mas vejo que nem todos os cristãos poderão entender suas palavras e ensinamento, e isto é o que me preocupa. Muitos são engodados pelo falar bonito e pela forma erudita de escrever!

Pastor Ciro, você possui domínio na Palavra do Senhor e na didática. Não falo isto para o vangloriar, mas sim para que o senhor continue desta maneira. Pois, podemos contar nos dedos os cristãos que se preocupam em passar os ensinamentos bíblicos de uma forma simples e prática.

Deus o abençoe grandemente neste ministério!

Vitor Hugo
Unknown disse…
Paz!
Parabens Pastor, este assunto veio bem esclarecedor, de uma forma bastante clara, só fiquei com uma duvida quando o Sr. diz que os martires são os crentes que não foram no arrebatamento, estes crentes são os de hoje que estão em nossas igrejas, ou são aqueles que irão se converter no periodo da tribulação? no mais este assunto esta muito bom.

Mas também venho deixar uma sugestão, alguns pregadores dizem que tem uma visão - DEUS SE LEVANTA DO TRONO - para fazer isto ou aquilo, se nem Moisés pode ver a Deus como ele é, qual a veracidade biblica dessas visões. se é tem!

um abraço
Anônimo disse…
Primeiramente meus parabéns pelo Blog.
Realmente, é um assunto desconhecido de muitos...
Mas, o nosso Amado Pastor deixa bem claro. Inclusive no livro Erros que os Pregadores Evitar, ele explica isso ;-)
SDarlym disse…
A PAZ DO SENHOR PASTOR CIRO

É DE MUITA RIQUEZA ESSE ASSUNTO, E MERECE SER REVISTO PORQUE É DE MUITA COMPLEXIDADE, GOSTARIA QUE SE POSSIVEL O PASTOR EM UMA OUTRA OPORTUNIDADE O REVISSE.


SUSIE DARLYM
Paz do Senhor JESUS!
Este assunto realmente é muito complexo, mas foi bem destrinchado e explicado para glória de Deus.
Parabéns!
Mas pastor tenho dúvidas o que seria o 1º, 2º e 3º céu?

BOS
Anônimo disse…
Denuncia Anonima:

Na votação do MELHOR POST DE 2007, percebi que todo voto na opção "10 - Benny Hinn é um profeta de Deus? - Ciro Sanches Zibordi" sicronizadamente o blog da Shirley recebe um voto.

Faça um teste! Olhe o resultado parcial e depois vote na opção 10 e veja o que acontece... Automaticamente receberá o voto a opção 06 - "Blog Desmente a Morte de Shirley Carvalhaes (Blog da Irmã Vânia)"
Caro Denunciante,

Creio que se o irmão se apresentasse daria maior credibilidade à sua denúncia. O irmão Valmir é uma pessoa íntegra, mas pode ser uma falha do Blogger ou ação de algum hacker. Infelizmente, há pessoas mal intencionadas, capazes de tudo. É óbvio que, se a votação fosse justa (um voto por internauta), os post's talvez não fosse nenhum dos dois, pois há excelentes artigos concorrendo.

Agradeço-lhe pela denúncia e peço-lhe que a insira na UBE, com a sua identificação.

Em Cristo,

CSZ
Caro Vitor Hugo,

Suas palavras muito me animam e inspiram. Vou continuar, pela fé, pregando a Palavra de Deus, bem como ensinando-a ao povo do Senhor, com simplicidade. Também considero o pseudo-intelectualismo um obstáculo. Quando nos valemos de "modus vivendi" e "modus operandi", em vezes de os seus equivalentes em língua portuguesa, somos admirados pelos intelectuais de plantão, mas podemos não atingir pessoas simples, sedentas pelo conhecimento. Os pregadores e ensinadores devem empregar uma linguagem que possa ser compreendida por intelectuais e leigos.

Em Cristo,

CSZ
A paz do senhor!
Louvo a Deus pela vida do pastor,pois através dos livros que o sr tem lançado tem sido uma escola teológica para mim e para todo povo que não mastiga qualquer alimento que vem de cima do pulpito e infelizmente dos pulpitos assembléianos que Deus continue abençoando a vida do pastor grandemente.
Daquele que ama a assembléia de Deus e seus orgãos históricos.
Anônimo disse…
A Paz do Senhor Jesus Pastor


Parabens pelo estudo
Que Deus possa te Abençoar cada vez mais, e que o Sr contine sendo este instrumento de ensino para a Igreja do Senhor Jesus.
Mas eu Queria fazer uma pergunta.

Eu queria saber o seguinte, no caso de Noé, Elias e Moisés eles tbm estao no paraiso com os salvos, ou eles estao em outro lugar separado.


Um Abraço e fica na paz do nosso Senhor Jesus


Pb Uilton
Edson Dorna disse…
A paz do Senhor!

Pastor ciro dia 29/01/2008 criei um blog http://santodosantos.blogspot.com/ , esse blog será para divulgar artigos de Homens que tem o compromisso com a Palavra do Senhor, como não poderia ser diferente, temos um artigo seu, e vamos lançar tembem de pessoas compromissadas com a Palavra, não vim pedir o Senhor que divulgue, mais queria que o Senhor me passa-se uma lista de homens amigos do Senhor que tem um boa Palavra... que Deus possa abençoar a sua vida...
Amado Pastor Ciro.

A Paz do Senhor. Pastor Ciro, quero dizer que tenho usado seu blog como instrumento para aprendizado teológico e edificação da minha vida, pois aqui encontro verdadeiros tesouros de ensino da Palavra de Deus. Que Deus continue te usando!!!

Em Cristo,
Gleison.
http://gleisonelias.blogspot.com/
Louvado seja o nome do SENHOR!!!
Deus te abençoe por essa esclarecedora explanação, Pastor Ciro.
Suas ministrações conciliam clareza, precisão, concisão e profundidade e, o que é fundamental, tudo embasado na Santa e Gloriosa Palavra do SENHOR.
Que a Paz do Senhor Jesus reine em todas as áreas de sua vida.
Alessandro Cristian
Caraguatatuba/SP
Anônimo disse…
Paz do Senhor Irmão Ciro!!!
Obrigado por ter reservado um pouco do seu tempo para nós dar está mensagem gloriosa da parte de Deus. Irmão Ciro Será que dava pro senhor explicar quais são 1º 2º 3º céus, a e eu conheço o irmão bruno que ganhou o seu livro, o irmão Bruno é uma benção um jovem abençoado, bem dizer um timoteo da vida hehe. Que Deus continue abençoando ao senhor e a sua família!!

OBS.:Pq os vídeos não são mais duradouros???É pq eu sou novo convertido e quero aprender a defender bem a palavra de Deus!!!!

Obrigado Irmão Ciro Paz do Senhor!!
Anônimo disse…
Graça e Paz... Pr. Ciro,

Gostaria de obter autorização para passar numa classe de Escola Bíblica esse vídeo... "Pr. Ciro...responde (5)".

Grato, Ir. Harley.
Anônimo disse…
A Paz do Senhor amados!

Brilhante explicação do Pr. Ciro. Pena que muitos cantores e pregadores insitem em afirmar que o inferno é um SER com vontade própria, que pode se levantar contra os crentes e ainda que os demônios têm uma Base Operacional neste local e ali traçam suas estratégias contra a Igreja de Deus.
Incito-o a formular uma "matéria" a respeito deste assunto, já que vários crentes sinceros, pregadores e cantores, no afã de demonstrar que Jesus é todopoderoso, insitem em dizer que "basta um olhar pro inferno explodir ou que o inferno vai se levantar pra cair (?!), dentre outros.

É o parecer.

Que Deus vos abençoe.

W. Schneider Amaral - IEADC-Pq Industrial
Anônimo disse…
Amado Ciro,
Com relação ao assunto, gotaria que o irmão me escalrecesse com comentário (o que pode ser por e-mail) I Ped. 3:20.

Em Cristo, grato
Adriano - awinkfernandes@terra.com.br
Anônimo disse…
Pastor Ciro, a paz do Senhor. Gostei muitíssimo do vídeo elaborado pelo senhor no qual esclarece dúvidas relacionadas ao Inferno. Parabéns!
Tenho divulgado seu excelente trabalho entre os jovens de minha igreja.
Tenho uma dúvida apenas; e, peço-lhe, encarecidamente, me esclareça, por favor: A expressão "fogo do Inferno" deve ser entendida de modo literal, ou seja, devo entender essa expressão como um fogo semelhante aquele que queima o papel? Agradeço-lhe desde já pela resposta.
Anônimo disse…
Prezado pastor Ciro. Estou aguardando sua resposta quanto a pergunta: A expressão "fogo do Inferno" deve ser entendida de modo literal...`
Sua resposta é muito importante.
Não deixe de responder, por favor.
Prezado Pr. Ciro,
A Paz de Cristo Jesus.
Agradeço a Deus por sua vida e dedicação ao ministério do ensino.
Bem, o sr. entende que Cristo foi ao Hades e depois passou pelo Tártaro, e que esta passagem foi marcada com a finalidade de anunciar que ELE era e é vitorioso e o Supremo Juiz,isto quer dizer de maneira clara que o sr. acredita que Cristo foi ao mundo dos mortos, no período em que SEU corpo esteve sepultado.
Mas, ao estudarmos as obras de Augustus Nicodemus Lopes, Wayne Gruden, Russel Shedd e Louis Berkoff, com relação aos contextos das passagens ora citadas pelo senhor e, também, o contexto geral da própria bíblia, podemos concluir que Cristo, pregou aos espíritos(agora) em prisão, através de Nóe; que Pedro o chama de pregoeiro da justiça e; o texto de Efésios, citado pelo senhor também faz alusão não à descida de Cristo à qualquer mundo espiritual ou à visita ao local dos desencarnados(leia-se Hades.
Segundo essa posição, o texto referencia à sua encarnação e consequente vinda ao mundo.
O que o sr. acha dessa interpretação teológica?
Pastor Ciro . Paz de Deus !

Gosto muito de acompanhar seu blog ,nunca mais esqueci do estudo que senhor deu na minha igreja ( Ass de Deus ) em Paracuru- Ceará... foi uma benção !
Me surgiu umas duvidas ,hoje o Hades é só para os impios ,mas o seio de Abraão deixou de existir ?
É devido aquele versiculo, que o senhor explicou no video ? .. as portas do inferno nao prevalecerão contra ela ...
Mais uma coisa ,Pastor eu tenho duas amigas na faculdade que sao adventista, ja aconteceu de falarmos sobre este assunto e tb cheguei mostrar o capitulo onde esta a parábola em lucas , mesmo assim elas nao acreditaram ,elas dizem que isso é somente um exemplo de Jesus.
Está tão claro na biblia e esse povo ainda não ver a verdade .Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!

Jesus está voltando !

Paz
Pastor Ciro . Paz de Deus !

Gosto muito de acompanhar seu blog ,nunca mais esqueci do estudo que senhor deu na minha igreja ( Ass de Deus ) em Paracuru- Ceará... foi uma benção !
Me surgiu umas duvidas ,hoje o Hades é só para os impios ,mas o seio de Abraão deixou de existir ?
É devido aquele versiculo, que o senhor explicou no video ? .. as portas do inferno nao prevalecerão contra ela ...
Mais uma coisa ,Pastor eu tenho duas amigas na faculdade que sao adventista, ja aconteceu de falarmos sobre este assunto e tb cheguei mostrar o capitulo onde esta a parábola em lucas , mesmo assim elas nao acreditaram ,elas dizem que isso é somente um exemplo de Jesus.
Está tão claro na biblia e esse povo ainda não ver a verdade .Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!

Jesus está voltando !

Paz
Fábio Santos disse…
O Ensino sobre o Inferno

Autor: Gilson Medeiros
A palavra “inferno” vem do latim “inferii” e significa “lugar inferior”. A idéia de inferno como um lugar de fogo, para onde vão almas incorpóreas condenadas, não se encontra nas Escrituras, apesar de aplicações que normalmente se fazem de textos simbólicos e parábolas.

Esta palavra foi colocada nas traduções em português para substituir cinco outras palavras, com significado completamente diferente do conceito religioso popular do inferno. Isso ocorreu devido à crença que o tradutor nutria previamente, e que o influenciou a colocar a palavra “inferno” nas traduções que fez.

Algumas Bíblias antigas trazem “inferno” em 1Cor. 15:55, mas outras versões mais modernas, como a Almeida Atualizada, trazem “morte”, que é mais correto. O mesmo ocorre em Apoc. 20:13, onde se lia “a morte e o inferno”, encontra-se agora, “a morte e o além”. Nesta passagem, a palavra grega é hades, que pode significar “sepultura”.

As cinco palavras que foram normalmente traduzidas por “inferno” são:
GEENA (hebraico) que é uma forma simplificada da expressão ge (vale) bem (filho) e Hinom (nome da família proprietária de uma área próxima a Jerusalém), ou seja, “vale dos filhos de Hinom”. Essa palavra se encontra nos evangelhos (como em Mat. 5:22, 29) e nada tem a ver com um inferno de fogo eterno. Era um vale onde se faziam sacrifícios humanos e se queimavam os corpos de pessoas aos ídolos. O profeta Jeremias profetizou que ali seriam lançados os corpos dos desobedientes, e lá ficariam expostos (Jer. 7:31-34). Nos dias de Jesus, o local continuava a ser depósito de animais e lixo em putrefação, e os moradores sempre ateavam fogo para consumir os restos ali deixados. Esse lugar Jesus usou para simbolizar o fim trágico que aguarda os desobedientes. Apenas corpos físicos eram consumidos no GEENA, por isso que havia bichos nos corpos podres, coisa que “almas” não têm. Nada a ver com almas/espíritos queimando num fogo eterno.

HADES (grego) - usada no NT juntamente com SHEOL (hebraico – AT), e que significam “sepultura”, “lugar dos mortos”, “morada dos mortos”. Entre outros textos, hades aparece em Apoc. 20:13. Aqui o inferno (na verdade a sepultura) é o lugar onde estão os mortos, pois ele mesmo (inferno = sepultura) é lançado no lago de fogo, onde é destruído (Apoc. 20:14) pois a sepultura é o símbolo da morte que Jesus destruiu. Sheol, seu equivalente hebraico, também significa “sepultura”, sendo equivocadamente traduzida por “inferno”. Em Jó 17:16 declara-se que os mortos ficam no pó, e em Isa. 14:9-11 se declara que o inferno (sheol) é um lugar onde os bichos comem os cadáveres. Também nada a ver com lugar de fogo eterno. Aliás, ainda em Apoc. 20:10 se diz que o próprio Diabo somente será lançado no lago de fogo, que se forma quando Jesus volta no Juízo Final, quando Deus derrama fogo do céu. No verso 14 diz-se que o próprio inferno (sepultura) também é lançado nesse final lago de fogo. Posteriormente, explicaremos sobre o fogo ser “eterno”.

TANATO (grego). Esta palavra ocorre em vários lugares, mas é traduzida em 1Cor. 15:55 como “inferno”. Na realidade, a falha de tradução foi tão clara que nem os que crêem no inferno tradicional mantiveram o erro, e corrigiram na Almeida Atualizada. Lá diz “onde está ó morte (tanato) a tua vitória onde está ó inferno (tanato = morte) o teu aguilhão?” O verso 54, diz que a morte (inferno) perde a vitória e o aguilhão, porque Jesus nos dá a imortalidade. Também não tem nada a ver com um lugar de fogo onde as pessoas ficam queimando.

continua em:

http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/2008/02/o-ensino-sobre-o-inferno.html
Anônimo disse…
Faço das palavras de Vitor Hugo da Silva as minhas também. Assino embaixo.

Obrigado,

Mauricio Moreira
eunice disse…
PR. CIRO ,PAZ DO SENHOR ...
APENAS LHE CONHEÇO NA INTERNET.ESTOU ME ALIMENTANDO MUITO COM SUAS EXPLICAÇOES...CONTINUE SEMPRE ASSIM" EVANGELHO ORIGINAL".SOU DE CURITIBA,MEU NOME EUNICE...
TENHO UMA PERGUNTA...
POR QUE SERA Q DEUS MANDOU JESUS MORRER SO HA 2 MIL ANOS ,SE A HUMANIDADE EXISTE A TANTOS MILHARES DE ANOS?
Olá Querido Pastor Ciro,
Este é realmente um assunto muito delicado. Estudando um pouco sobre e vendo seu vídeo, muito bom e esclarecedor por sinal, gostaria de tirar uma dúvida: O senhor falou que o inferno e o lago de fogo seriam a mesma coisa, mas como pode ser isto, se em Apocalipse 20.13, diz que a morte e o inferno (ou hades), deram os mortos que neles havia? Ou seja, havia mortos dentro do inferno (ou hades), que depois de "vomitados" seriam julgados e então lançados dentro do lago de fogo e enxofre, onde já estariam a besta e o falso profeta. Inclusive no verso 14, está escrito que a morte e o inferno foram lançados dentro do lago de fogo. Não sei se estou certa, mas entendi que esta passagem mostra que as almas que estavam no inferno ressuscitaram para juízo e foram sentenciadas ao lago de fogo. Logo, há uma distinção na existênica destes dois lugares. II Pe 2.4 e Jd 6, também fazem distinção destes dois lugares, uma vez que anjos que pecaram também aguardam o juízo de Deus lá. Ele não só vomitará os seus mortos, como os anjos que foram aprisionados por Deus e lá permanecem presos em correntes eternas, aguardando o Grande Dia do Juízo de Deus. Jó 18. 14, fala que os ímpios seriam arrancados da sua tenda onde estariam confiados e apresentados ao rei dos terrores... quem é esse rei dos terrores? Não seria satanás? O versículo 15, fala de um novo corpo que passarariam a ter dentro deste lugar, que também encontramos em Is 66.24 e Is 14.11, no verso 21, o escritor fecha dizendo que este é o lugar do que não conhece a Deus. Que lugar seria esse? Não seria o inferno? Se a palavra faz referência ao inferno em tantas partes, referindo-se a fatos e situações diferentes, eis aí minha dúvida, não seria este lugar em sua totalidade o inferno? O lago de fogo é um lugar específico de juízo divino e neste momento não há ninguém lá, mas no inferno sim; ele dará os mortos que nele há, em suas entranhas também há demônios de várias ordens, há demônios que serão soltos sobre a Terra na grande tribulação, suas entranhas mantém demônios que aguardam o julgamento da ira de Deus no juízo, enfim, não dá pra falar tudo aqui, mas foi isso que entendi. Não estou dizendo que esteja certa, mas preciso de sua orientação neste sentido, pois não quero errar. Entendo que o inferno seria a totalidade de tudo isso, ou seja, de todos esses lugares; o lago de fogo, a condenação final, onde até ele (o inferno) seria lançado. Estou errada? Por favor, me responda.
Hebreus também fala que depois da morte segue-se o juízo, entendo aqui que ocorre um primeiro juízo de Deus no momento em que a pessoa morre: se céu ou inferno (este lugar de onde um dia serão lançados). O Juízo Final já identifica seu Nome: é Final. Até lá as almas que não salvas estarão no inferno aguardando a segunda ressurreição, que será para desprezo e vergonha eternos.
Há outras coisas que não escrevi aqui, pois seria muita coisa, mas basicamente, esta seria minha dúvida. Obrigada por sua atenção. Por favor me responda. Grande abraço.
levi sousa disse…
ola pr ciro quando tomei conhecimento de sua obra concernente a comportamento do pregador confesso q fiquei curioso acabei de ler seu livro tem sido muito proveitoso para mim pois tenho muito cuidado de me comportar no pupito q seja para pregar ou cantar confesso q tive algumas surpresa ao ler esta obra devo confessar q a mesma tem sido para mim um guia pois muitas vezes nos deparamos com situações q geram em nos duvidas ou escândalos mas ao longos dos tempos o Senhor Deus tem me dado discernimento e com ajuda de literaturas como esta tem me aperfeiçoado e me cuidando de me apresentar a Deus sem desagrada-lo espero q o senhor deus use mais a mais para nos advertir pois o ser humano sem a graça e o conhecimento de deus jamais seria capaz de editar uma obra tão riquíssima dessa q o Senhor Jesus Cristo continue abençoando mais e mais
a Paz do Senhor
RAFAEL MARCOS GARCIA disse…
PARABÉNS PELO SITE
Ozeias Medeiros disse…
A paz do Senhor PAstor. Gostaria de saber se Obede-Edon, cujo a arca de Deus ficou em sua casa ; era filisteu ou levita. AGRADEÇO DESDE JÁ.
Unknown disse…
A paz de Cristo!
Belíssima exposição pastor Ciro, era o que estava precisando para concluir uma aula da ebd da classe de juvenis!
Parabéns pela espetacular palestra sobre Escatologia aqui em Manaus. Deus te abençoe obreiro do Altíssimo!