Existe maldição hereditária?

Quando navego pelo Orkut, observo que, nas comunidades evangélicas, jovens com posições firmes e bíblicas não são bem-vindos. Alguns internautas chegam a ridicularizá-los. Noto, ainda, que boa parte da juventude inicia respostas a questões fundamentais para a vida cristã da seguinte forma: “Eu acho que”, e não: “Na Bíblia está escrito que”. Isso é um sintoma perigoso.
Não se assuste com a minha contundência, pois, diferentemente do que tenho visto no Orkut, esta resposta será direta, objetiva e segundo a Palavra de Deus. Não a escrevi para agradar ou atacar pessoas. Pode ser até que alguns jovens apreciem a minha resposta, e outros a detestem. Contudo, a Bíblia vai continuar sendo a verdade, aconteça o que acontecer (1Pd 1.24-25).
Existe maldição hereditária? Não! Porém, esse falso ensinamento tem sido propagado como verdadeiro e seguido por crentes incapazes de exercer discernimento devido à falta de conhecimento bíblico. Trata-se da crença extrabíblica de que, além das doenças decorrentes de uma predisposição genética, males espirituais são transmitidos de avô para neto, de pai para filho, etc.
O evangelho de Cristo é simples: basta crer em Jesus, confessá-lo como Senhor (Rm 10.9-10), permanecer nEle (Mt 24.13 e 1Co 15.1-2) e viver em santificação (Hb 12.14), a fim de ser salvo e participar das bênçãos que acompanham a salvação (Hb 6.9). No entanto, há enganadores querendo complicar a simplicidade do evangelho (2Co 11.3-4). É como se dissessem: “Se podemos complicar, por que simplificar?”
Somente Cristo, por meio de sua graça, liberta o ser humano. Não são necessárias fórmulas e receitas para alguém se libertar de supostas maldições hereditárias. Mas alguém poderá argumentar: “Há passagens bíblicas, como Êxodo 20.5, que não deixam dúvidas quanto à existência da maldição heridária”. É mesmo? Não se apresse! Cada passagem da Bíblia deve ser analisada com base no contexto. Você sabe o que é isso, não sabe?
Bem, se acreditarmos que Êxodo 20.5 aplica-se a nós, teremos de admitir que fomos tirados do Egito, literalmente, nos dias de Moisés! Constate isso lendo agora os versículos 1 e 2. Esse mandamento e as punições extensivas às gerações dos seus infratores foram endereçados aos israelitas, e não a nós! Os mandamentos da Bíblia se dirigem a três povos (1Co 10.32), e não devemos interpretá-los a bel-prazer. É a Palavra de Deus que deve nos guiar (Sl 119.105).
Mas, sabe de uma coisa? Ainda que a passagem citada se aplicasse a nós, ela não apoiaria a maldição hereditária, posto que alude ao fato de os pecados dos pais levarem os filhos ao sofrimento, ao adotarem os seus hábitos e atitudes más. Apesar de Deus respeitar a individualidade (Ez 18.4 e Tg 1.14), o exemplo dos pais é preponderante na formação de uma pessoa (Ex 34.7 e Pv 22.6).
Os propagadores da maldição hereditáira costumam mesclar conceitos e metódos psicoterápicos com a Bíblia. No entanto, embora a psicologia tenha o seu valor como ciência, a chamada “psicoterapia cristã” é um jugo desigual (2Co 6.14). Quem cura o nosso íntimo, libertando-nos do passado, é o Senhor Jesus (Jo 8.32,36 e Lc 4.18). A psicologia é até útil, desde que não queiramos associá-la à obra do Espírito Santo.
Alguns defensores da heresia em análise têm afirmado que o simples fato de alguém ter recebido de seus pais um nome com significado negativo resulta em uma vida de derrota! Se alguém se chamar Maria das Dores, precisa quebrar essa maldição e se apresentar com outro nome! Quanta invencionice!
Se precisamos quebrar maldições de antepassados, para que serve a nossa santificação diária (Hb 12.14)? E os erros que cometemos, eles se devem a fatores hereditários? Por que a Bíblia diz: “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos” (Cl 3.9)? Que culpa tenho eu se meu avô foi um mentiroso inveterado? Ora, tenho de lutar é contra a minha própria natureza (Hb 12.4 e Gl 5.17)!
Portanto, que tal seguir à Bíblia? Ela diz: “... nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus...”, Rm 8.1. E: “... se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”, 2Co 5.17.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Unknown disse…
Ótimo artigo ,sempre me pego perguntando se é mesmo necessário fazer campanhas contra maldiçao hereditária,afinal a Bíblia diz que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo.Que diremos,pois a estas coisas?SE Deus é por nós,quem será contra nós?
Leandro Teixeira disse…
Olá pastor Ciro!

Outro dia, tive a oportunidade de assistir uma aula de um outro professor de EBD(!), e ao invés da Bíblia, ele utilizou um livro destes de 'batalha espiritual', e começou a enumerar os diversos tipos de 'pactos' existentes, bem como fazer para 'quebrá-los'.
Questionei que, se tal doutrina fosse realmente verdade, isto invalidaria a força da obra de Cristo. Ele me falou que a obra de Cristo foi importante, mas mesmo assim tem de ser feita a 'quebra', por que "ele tinha visto muitas coisas acontecerem assim, e ele cria que era verdade".
Fiquei apavorado e decepcionado também, porque outro aluno era pastor, e ele me disse, defendendo o professor, que a expressão 'não há nenhuma condenação para quem está em Cristo Jesus' é apenas simbólico...

Escrevi um texto sobre maldição hereditária no meu blog. Se quiseres, dê uma olhada lá!

Paz e Graça!

http://liberdadeepensar.blogspot.com/2007/09/os-dois-reinos-1.html
Anônimo disse…
Artigo abençoado.

Fico triste em ver tantos cristãos angustiados e infelizes presos nos grilhões desta doutrina antibíblica, e vez de viver uma vida de plena paz, graça e gozo pela completa libertação nos dada pelo Senhor Jesus na Cruz do Calvário.

É mais um sinal do final dos tempos....

Francisco Penteado
Piracicaba - SP
Anônimo disse…
A paz e graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja contigo irmão Ciro!

É com muita alegria e satisfação que venho postar um comentario em seu blog.

Apenas acrescentarei dois versículos que derruba de uma vez essa "doutrina" de maldição hereditária.

Ez 18:20-"A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este."

Rm 14:12-"Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus"


a palavra de Deus é bem clara!!!

Jonas não pregou maldição hereditária em Ninive, pregou o arrependimento!!!

João Batista não pregou maldição hereditária, pregou o arrependimento e o Reino de Deus que chegou através de nosso Senhor Jesus Cristo!!!

Nosso Senhor Jesus Cristo não pregou maldição hereditária, pregou o arrependimento e o Reino de Deus, cujo o Senhor Jesus é a porta!!!

Meus parabéns Pastor Ciro, o senhor compartilha o que sabe com aqueles que não sabe!

Mas é como o Senhor Jesus disse:
Jo 3:19-"O julgamento é este:que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz: porque as suas obras eram más."

Um forte abraço irmão Ciro!
Deus te abençoe e te guarde!!!
Rosa Feliz disse…
Obrigado por este post,Deus te abençoe todos nós devemos nos firmar na palavra de Deus e não em livros pois muitas vezes não conhecemos de quem provem tais ideias....nem os testemunhos destes escritores... observo tambem pessoas que leêm e compram a ideia imediatamente sem buscar o fundamento do que o livro diz, devemos ser criticos na leitura, pesquisando na biblia e em outros livros, para daí formarmos a idéia... a Biblia é a verdade absoluta.... pois é a palavra de Deus...
Anônimo disse…
Amado Pr Ciro. Li doi de seus livro (Evengelhos q Paulo não pregaria e Erros q um Pregador...). Fiquei maravilhado em ver que Deus sempre mantém remanescentes fiés. O senhor é o verdadeiro assembéiano. A verdadeira Assembléia de Deus não faz campanhas de libertação e de prosperidade, não crer em maldição hereditária e outras heresias que tem sido pregado hoje principalmente pelo movimento "NEO". Que continue abençoando seu ministério
Quero deixar meus parabéns ao pastor Círo, pois minha mente estava um pouco confusa sobre essa questão. Embora sempre me apoiei em ROMANOS 8:1 "Onde diz que nenhuma condenação há", pois esses ensinos são mesmo perigosos. QUE DEUS abençõe e continue usando o pastor Ciro
Ursula de Paula disse…
Pr Ciro.
Então porque as crianças que não tem pecados ficam doentes e morrem com doenças incuráveis?
As enfermidades não provem do maligno?
Se não há maldição, porque existem doenças genéticas? De onde elas surgiram?
Paulo Roberto disse…
Querido pastor, eu nunca cri nesse papo de maldição hereditária desde novo convertido, hoje 18 anos de evangalho. Pois entendi que tudo se fez novo se fosse amaldiçoado novamente como fui no passado, seria tbm uma maldição novinha em folha e a CULPA TODA MINHA POR Ñ OBEDEÇER A PALAVRA DO MEU DEUS antes mesmo de ter estas valiosas infomaçoes e endereços Bíblicos já passava toda vz q subia em um pulpito. Seria bom o novo convertido se aprorpiar logo dessas verdades.
Paulo Roberto Ass. de Deus em pendotiba
Leandro Dias disse…
gostei muito deste artigo, acrescentaria apenas o que em Deuteoronomio 24:16 "Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado."
Paulo Sérgio disse…
Graças a Deus pela existencia do Pr. Ciro q tem denunciado o falso evengelho muito popular em nossos dias. É uma pena saber q muitos crentes da Assembleia de Deus tem entrado por este caminho. Se eu sou amaldiçoado, então para nada serve o sangue de Jesus.
A paz do Senho Pr. Ciro.

Dia desses entava conversando com um amigo, presbitero, ele me disse que pessoas que se desviam do caminho do SENHOR, pode ter como causa atos de seus familiares, pra isso ele usou exemplo de pessoas que eram "crentes" e se envolveram com homens ou mulheres casados(as) e segundo ele isso ocorreu por que a mae ou o pai, gostavam de se envaidecer dizendo que isso nao aconteceria com os filhos deles, entao DEUS (Deus?) permitiu que isso acontecesse pra que pagasse por aquilo que proferiu. Fique perplexo ao ouvir isso, pois segundo ele alguém que profere alguma palavra contrária ao homossexualismo ou a algum homossexual, Deus pode fazer com que um filho dessa pessoa também venha a ser homossexual. Pensei conigo e onde é que está o livre-arbítrio? se a pessoa pode se prostituir, e tornar-se homossexual por causa de uma opiniao de seu pai ou de sua mae, entao eu teria que crer que nem todos sao da salvaçao.

Infezmente hoje em dia, as pessoas nao utilzam mais a Biblia para tirar as suas conclusoes, baseiao-se apenas na própria experiencia.
Saulo Lopes disse…
A Paz do Senhor pastor Ciro.

Só mais uma peergunta os pregadores desta falsa teologia:

Quem era a bisavó de Davi ??

resposta: RUTE uma Moabita,os moabitas eram um apovo pagã que queimavam seus filhos a moabe, e quem foi Davi ???O HEMOM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

um abraço
Raphael Kvasne disse…
Pr. Ciro, primeiramente parabéns pelo blog. Há algum tempo o tenho acompanhado e, sempre que posso, leio seus artigos.

O comentário, na verdade, não tem muito a ver com este artigo. É apenas uma sugestão.

Quando leio um texto que tem citação bíblica, sempre procuro ler o(s) versículo(s) citados. A pergunta é: haveria alguma possibilidade de criar um link para os textos bíblicos? Poderia abri-los em uma popup, por exemplo.

Uma vez que estamos trabalhando com hipertexto, porque não aproveitarmos melhor tais recursos tecnológicos, não é mesmo?

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.
Anônimo disse…
eh pastor ciro deixa eu te fazer uma pergunta.
eu tenho toda certeza que quando uma pessoa aceita e se CONVERTE a cristo toda maldição mundana cai por terra. mas devemos levar em conta "convertido". existem pessoas que vão a igreja e não são convertidos mas sim convecidos. então estes apenas convencidos trazem um mal dos pais como por exemplo beber fumar as vezes ele aprende com o pai não verdade nem sempre e com o pai. isso é um mal aprendido com o pai assim eu aprendo e ninguem quebra maldição mas sim cristo e obvio. eu prefiro falar daquilo que eu entendo nao o que eu vi m lugar e generalizar quando a pessoa se converte de verdade toda maldição e quebrada veja só antes de cristo o que aconteceu com o filho de davi por que aconteceu???????? com seus outros 2 filhos pq?????? eu sei de uma coisa o mundo por si só envia maldição e as mesmas tem que serem repreendidas pelo poder de Deus a bíblia diz que tudo pela oração e pela palavra e santificado