Jovens: "Perguntai pelas veredas antigas"




ualquer super-pregador ou cantor-ídolo da atualidade diria a um auditório repleto de jovens: “Avance! Acredite nos seus sonhos! Prossiga! Você nasceu para vencer! Não volte atrás”. Entretanto, como eu sou assumidamente “do contra”, a minha mensagem neste artigo destinado à juventude cristã é: “Volte, retroceda enquanto há tempo”. E vou me basear em Jeremias 6.16:

“Ponde-vos no caminho, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele, e achareis descanso para as vossas almas”.

Você já percebeu como muitos jovens cristãos preenchem os seus vazios com elementos do mundo? Estimulados por líderes sem compromisso com a Palavra de Deus — os quais negociam o inegociável —, identificam-se mais e mais com os padrões mundanos (Rm 12.1,2; 1 Jo 2.14-17).
O que o torna diferente da juventude descrente, caro jovem? Piercing? Tatuagem? Dança? Visual descolado? Shows? Baladas gospel? Estilos musicais como rap? Aliás, a “cançaum” gospel do momento é um rap que diz:

“Não seja tolo, otário; por que estás assim? Você é responsável por tua vida estar ruim; não dê mais mole pro inimigo pra te acusar; abre a tua boca e comece a cantar... Eu não vou dar bandeira, seguirei até o fim... Ele te chamou pra ser mais que vencedor”.

Bem, era uma vez um rei chamado Ezequias... No seu reinado, ele perguntou pelas “veredas antigas”. Sabe o que aconteceu? Ninguém pensou em empregar inovações no louvor a Deus, pois os levitas foram orientados a ficarem em pé com os instrumentos de Davi (2 Cr 29.26). Ninguém usou novos instrumentos, mas “os instrumentos de Davi”!
“Então, o rei Ezequias e os maiorais disseram aos levitas que louvassem ao SENHOR com as palavras de Davi e de Asafe... E louvaram com alegria, e se inclinaram, e adoraram” (2 Cr 29.30). Além dos instrumentos, os levitas empregaram “as palavras de Davi e de Asafe”! Mas, sabe de uma coisa? Os “levitas” de hoje preferem o mundo! Eles não querem perguntar pelas “veredas antigas”.
Quais são os CDs do momento, os que mais atraem a “moçada”? São os que apresentam “akela cançaum” de auto-ajuda... Não estou dizendo que todos os “hinos” da atualidade são antibíblicos. Mas tente encontrar algum que fale do sacrifício de Jesus na cruz, da sua ressurreição, da sua vinda ou pelo menos um que glorifique a Deus.
Os jovens têm ojeriza da Harpa Cristã, de outros hinários tradicionais e de composições um pouco mais antigas. Hoje, em nome da “contextualização”, hinos que enaltecem as verdades da Bíblia são rejeitados! A preferência é pelos “hinos” que, numa linguagem contemporânea, desafiam e xingam o Diabo ou deixam a “galera” de “alto astral”.
Um dos hinos “ultrapassados” que alegram o meu coração tem a seguinte letra:

“Meus pecados levou na cruz onde morreu o sublime e meigo Jesus; os desprezos sofreu, a minh‘alma salvou e mudou minhas trevas em luz”.

Você pode estar pensando: “Que canção down, que coisa mais careta, brother. Ih, nunca mais vou entrar neste blog... Esse cara pirou geral”. Não, não vá embora, por favor... “Ouça-me” mais um pouco... Sabe o que diz a Bíblia, em Provérbios 24.21?

"Teme ao Senhor, filho meu, e ao rei, e não te entremetas com os que buscam mudanças".

Eu sei que a sua geração prefere ouvir o “som dos adoradores”, que, na verdade, são canções humanistas, que falam de “sonhos” ou desafiam o Inimigo, e num ritmo pra lá de dançante... Sei também que não apenas as letras triunfalistas o prendem; você se “amarra” num estilo musical tipo dance, aprecia um soul, um hip-hop, não é mesmo?
No fundo, no fundo, não é bem a adoração que atrai você, e sim o som, a batida, o agito, a galera vibrando e gritando... É isso que preenche a “moçada” de hoje. Quase ninguém está disposto a renunciar-se a si mesmo para seguir a Cristo (Lc 9.23), nem a deixar as suas preferências pessoais... E, como as gravadoras sabem disso, continuarão investindo nesse tipo de “cançaum” parecida com as mundanas... Não se iluda pensando que letras supostamente cristãs purificam estilos impróprios para o louvor.
Você pode não dar crédito a este quase solitário defensor das “veredas antigas”, mas precisa reconquistar o que perdeu. Sabia que há alguns anos os jovens, em vez de passarem a noite dançando e jogando conversa fora em uma balada gospel, preferiam participar de uma vigília, orando e estudando a Bíblia? Volte, volte, volte, jovem! Pergunte pelas "veredas antigas"!
Há alguns anos, não havia espaço para shows! Infelizmente, os grupos e cantores se contaminaram pelos interesses comerciais e pela fama, deixando de lado a verdadeira adoração! Mas tente acompanhar os passos de Jesus... Se o Mestre vivesse hoje, aprovaria o que chamam de “adoração profética”, “adoração extravagante” ou “louvor sem limites”? Você acha mesmo que Ele participaria de uma balada gospel?
Esse distanciamento das “veredas antigas” começou de maneira moderada, timidamente, e hoje ocorre a passos largos. Nas baladas gospel, com o incentivo de líderes inescrupulosos, as meninas já dançam até ao chão! São moças que se dizem salvas, porém dançam como as freqüentadoras de bailes funk, sob olhares petrificados dos "santos" meninos...
Você pode pensar que sou um pastor desatualizado, extremista, que não aceita inovações. Pense o que quiser! Mas eu só tenho 37 aninhos... e também gosto de diversão, de um bom papo e de outras coisas que empolgam a “moçada”. Contudo, o que deve prevalecer não é o que eu e você gostamos de fazer, e sim a vontade do Pai que está nos Céus (Mt 7.21,22).
Como disse Paulo, caro jovem, “é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé” (Rm 13.11). E ainda: “Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá” (Ef 5.14).
Pergunte, pois, pelas “veredas antigas” e ande pelo bom caminho! Volte! Só assim você encontrará o verdadeiro descanso para a sua alma. Acredite!

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Prezado Pr. Ciro
A Paz do Senhor!

Mais uma vez quero lhe parabenizar pela sua excelente defesa dos verdadeiros valores cristãos.

Eu venho de uma geração em que ainda tínhamos prazer em adorar ao Senhor, mas sem os modismos de hoje (eu ainda tenho 28 aninhos). E nesses dias, percebo o quanto nos distanciamos do nosso verdadeiro ideal cristão.

Presido há 2 anos, pela misericórdia do Senhor, uma mocidade com apoximadamente 70 jovens e quando a assumi, fiz um propósito de que ao sair, gostaria de pelo menos ter contribuído no amadurecimento desses jovens. Temos suado muito para cumprir esse propósito mas, infelizmente, às vezes somos tidos como "crus", "sem unção", "sem criatividade", por prezarmos pelo ensino da Palavra de Deus e valorizarmos hinos verdadeiramente edificantes e de adoração.

Já aconteceu de falarmos à tarde algo para a mocidade e à noite vir um pregador e dizer o contrário do que falamos. Tudo porque o que vale hoje é o movimento e a pseudo-espiritualidade.

Não há mais prazer em se ter uma pregação exegética, expositiva. A pregação que "serve" hoje é aquela em que são utilizados termos de comando: "levante suas mãos", "diga isso para o seu irmão", "diga glória", "venha pra frente", "vá pra trás" etc. E ainda, no final das pregações, agora ainda tem o momento da adoração... Sem falar quando vem um cantor de fora em que ainda, ao final da pregação, canta o "hino do linguarudo". Misericórdia!

Realmente, precisamos voltar, voltar, voltar a Deus! Não somente os jovens, mas todos os cristãos.

Um abraço

Ismael
Anônimo disse…
É por estas razões que tenho me afastado das igrejas, devido ao 'período de louvor'. Pra começo de conversa, muitos músicos são extremamente despreparados, desconhecem a Bíblia e se alimentam de chavões, experimentalismo, momentos de indução, hipnose, entoam cânticos completamente heréticos e por aí vai. Ainda há exceções, claro, mas no geral, tem sido assim. Excelente observação, Ciro. Um abraço.
Anônimo disse…
A paz do Senhor pastor!

Infelizmente é o que tem ocorrido nos nossos dias, porém eu ainda creio que existam 7.000 que não se dobraram ante este modismo! Você crê pastor Ciro? Se crê! junte a sua fé com a minha e vamos clamar ao Senhor Jesus! Oremos para que muitos possam rever o seu conceito de adoração e de ser cristão.

A amizade com o mundo é inimizade para com Deus (Tg. 4. 4). Onde se inicia esta amizade pastor Ciro? Nos esclareça esta união.

Deus o abençoe!

Vitor Hugo
Joinville/SC
www.vitorhugosc.blogspot.com
Anônimo disse…
AMIGO IRMÃO CIRO
Graça e Paz!

Congrego com irmãos que primam a São Doutrina, mas consigo enxergar no meio evangélico esse "tsunami" de desvios, principalmente na área do louvor.

Esses dias estávamos cantando; " Confiante espero, a sua volta...Um grande dia em que tu virá....então subiremos, contigo estaremos...Para todo o sempre, aleluia..."

E sabe que muitos que se dizem cristãos hoje não acreditam na volta do SENHOR JESUS?!? Mesmo cantando, acham que isto é estória da carochina.

EU QUERO VOLTAR!!! A cada dia ao primeiro Amor, as Veredas Antigas, aos pés do Nosso SALVADOR.

Um abraço irmão

Luis
Joinville/SC
Filipe disse…
Ola Pastor,

vivo comentando rsrsr
bem , eu tenho 18 anos de idade(bem jovem, mais do que o senhor um pouco) e realmente eu nao o acho careta nem um pouco, ai se Deus me desse essa sua sabedoria Pr. Ciro...eu admiro seu caracter e forca. Continue pregando TUDO QUE DEUS MANDAR! AINDA EXISTEM 7,000 que nao se dobraram diante aos baaidolos.
Que o Senhor nosso Deus e Pai continue lhe dando essas palavras profeticas para nossa geracao,

Sinceramente,

Filipe Almeida
Paz do Senhor Pastor

Também fico grato a Deus por mais um rico post como esse, me alegro em ver em "minha" igreja, em todos os cultos cantamos 2 hinos da harpa cristã, não é apenas liturgia, se pode ver lágrimas em muitos rostos ao cantarmos hinos como por exemplo...193 o 187 e também o citado 484.Como professor da EBD tento passar aquilo que é genuíno aos adolescentes, mais é verdade que muitas coisas tem dificultado o ensino das Santas Escrituras.Contudo a ordem do Senhor é perseverar até o fim, assim o faremos nEle que é TUDO para nós.

Joao Paulo
Caro João Paulo,

A paz do Senhor!

Os hinos 193, 187 e 484 da Harpa são mesmo maravilhosos. E os hinos, diferentemente das canções populares, não devem cair em desuso ou sair das "paradas de sucesso".

Que Deus o abençoe, caro jovem!

CSZ
Caro Filipe,

Fico feliz por suas palavras. E~u não me esqueci de você não. É que há uma possibilidade de eu estar aí perto de você, na América, e farei questão de levar-lhe aquela "encomenda" pessoalmente... Se não se confirmar o convite, nós voltamos para o "plano A".

Em Cristo,

CSZ
Irmão Luís,

Primeiramente, agradeço-lhe pela constante participação no blog. Peço-lhe continua partilhando as suas experiências e divulgando as encontradas aqui, a fim de que o povo de Deus seja instruído conforme a Palavra de Deus.

Em Cristo,

CSZ
Amado Vitor Hugo,

Agradeço-lhe pela participação ativa neste blog!

Tanto você quanto o jovem Filipe, dos EUA, fizeram menção aos 7.000 que não se dobraram aos modismos e heresias! Queira Deus que, dentre os quase 20.000 acessos deste blog, haja 7.000 firmados na infalível Palavra de Deus!

Quanto à amizade com o mundo (Tg 4.4), ela se inicia no momento em que nós, em vez de renunciarmo-nos (Lc 9.23), priorizamos amizades mundanos, conceitos mundanos, filosofias mundanas, usos e práticas mundanas, estilo secular (música, comportamento, linguagem, etc.).

As filosofias que imperam no mundo são o hedonismo, o narcismo, o individualismo, o relativismo, o liberalismo, o ateísmo, etc. Se não estivermos atentos, pouco a pouco nos afastaremos de Deus por causa do mundo (1 Jo 2.15-17; 2 Tm 4.10; Hb 12.1,4,12; 1 Co 6.12; 10.13).

Em Cristo,

CSZ
Caro Teo,

Infelizmente, esse tal "período de louvor" tem impedido o povo de orar de joelhos no início dos cultos, uma prática que há algum era comum nas Assembléias de Deus. O "louvorzão" (não gosto desta palavra, pois vulgariza o louvor) tomou o tempo da oração.

É uma triste constatação, mas a maioria dos músicos tem esse comportamento que o irmão mencionou. Muitos não gostam da Palavra. Saem na hora da exposição bíblica e até zombam dos pregadores. Alguns ficam tocando suas guitarras (desligadas) ou conversando, sem nenhuma atenção à pregação. Mas Deus tem tratado com eles, e alguns já têm sofrido juízos divinos.

Agradeço-lhe pela participação.

CSZ
Ismael,

Vai nessa força! Não desanime! Nesse caso, lhe digo para AVANÇAR! Deus precisa de jovens de valor, de fibra, corajosos!

Fale a Palavra aos jovens! Eles não podem mais ser enganados!

Um abraço!

CSZ
Anônimo disse…
AMADO IRMAO CIRO Não creio que seja uma ocasião de xingar o diabo de nomes feios ou compor MUSICAS levianas. Quando Judas 1:9 diz que o arcanjo não se atreveu a proferir juízo difamatório contra Satanás, mas invocou o nome do Senhor a fim de que Ele mesmo o repreendesse, em minha igreja o pastor xinga o diabo de diversos palavrões no altar como desgraçado, imbecil, outras palavras como derrotado e muitas mais, que são tantas que nem consigo lembrar só gravando mesmo. Eu tentei conversar com ele a respeito, mas ele me disse assim: Quem é Judas? Detalhe oração intercessora não liberta o que liberta é o nome de Jesus. E ao invéz de achar mos defeitos perdendo tempo vamos lapidar as qualidades e a boca fala o que esta cheio o coração; e eu não gosto dele xingo mesmo esse derrotado... E é em todo o mundo que se xinga esse capeta derrotado, cuidado com quem te incentiva essas bobagens ovelhinha ele é um desgraçado ele tinha a graça diz a bíblia e agora não tem mais e isso quer dizer que é um desgraçado mesmo... O QUE DEVO FAZER MEU IRMAO? AGORA MEU PASTOR ESTA FURIOSO COMIGO...
Pastor Ciro, a paz do Senhor!

Se o pastor permitir, irei copiar este texto e passar ao Ev. Márcio Batista. Ele é responsável pelo site da mocidade da Assembléia de Deus (www.umadjo.com.br) aqui de minha cidade, Joinville. Vou pedir para ele publicar no site, pois este texto possui uma valor imensurável. Não falo isto para bajulá-lo não pastor Ciro, mas é que o conteúdo deste artigo é profundo e edificante para a atual juventude! O que você me diz?

A paz do Senhor e Deus o abençoe.
Caro Vitor Hugo,

A paz do Senhor.

Fique à vontade para publicar o texto, inclusive o Márcio Batista é um grande amigo.

CSZ
Anônimo disse…
Ciro, novamente você cutucou com vara curta uma 'onça' que se disfarça de 'gatinho', ou biblicamente dizendo, um lobo em pele de ovelha chamado 'nova onda de adoração', que adora tudo, menos a Deus (e do modo como Ele deseja ser adorado).

Hoje mesmo me peguei cantando um hino que diz: "Adorai o Rei do Universo/ Terra e Céu, cantai o Seu louvor/ Todo o ser no grande mar submerso/ Louve ao dominador". São poucos os jovens que apreciam hinos que realmente exaltam a Deus, e pior do que isso: são poucos os que se predispõem a analisar à luz da Bíblia tudo que nos é oferecido com o rótulo 'gospel', e ainda acham ruim, se ofendem e agridem gratuitamente aqueles que o fazem, revelando que andam bebendo de qualquer fonte, menos da verdadeira e que retém as águas vivas, Cristo e Sua Palavra.

Parabéns pelo seu trabalho e continue assim. Peço que tenha cuidado com sua saúde e não se descabele por causa de um ou outro que faz objeções e até ameaças ao seu ministério, rsrsrs. Deus é com você, enquanto estiver com Ele e por Ele. Um abraço!
Anônimo disse…
Glórias a Deus! O Senhor ainda é exaltado na nação brasileira. Agradeço a Deus pela vida de nosso amado pastor. Que se dedica a trazer-nos a palavra de Deus. Realmente é momento de voltarmos ao primeiro amor e deixarmos os prazeres desta vida. Oséias 5:4. E avançarmos nos projetos que vêm de Deus, e adorarmos com liberdade segundo o mover do Espírito de Deus(II Coríntios 3:17 e 18)Avançando e nos transformando e crescendo de glória em glória. Por isso preocupo-me muito com as letras dos hinos. Fico feliz por encontrar alguns como "Espírito de Vida", "Corpo de Cristo" e "Tua Glória" dentre outros hinos de ministérios da atualidade, que infelizmente são poucos. Amo os hinos da Harpa. E também não gosto de prender-me a um louvor, e somente aos hinos da Harpa ou outros. No sentido que tento oferecer ao Senhos uma adoração de coração e espontânea e não mecânica e previsível. As vezes me pego entoando louvores com letras que vem ao meu coração... Fique na paz do Senhor querido.
Caros Teo e Wallace,

Agradeço-lhes pelos comentários. Estou aos poucos voltando às atividades de blogueiro, aproveitando uma trégua, para me lançar sobre um novo projeto literário. Graças a Deus, acabei de entregar um trabalho... E vou me dedicar um pouco ao blog.

Em Cristo,

CSZ
Eduardo Oliveira disse…
Pastor, o seu texto me fez lembrar de um artigo que escrevi no 1º semestre de 2005, que segue:

O que é ser crente no mundo hoje em dia (reflexão acerca do artigo de A. W. Tozer - A Velha e Nova Cruz)

Algo muito forte me incomoda. Será que a nova vida prometida por
Cristo é só isso?

Estava preenchendo o cadastro do Orkut (pasmem!) e me deparei com
aquelas famosas perguntas de preferências. Quando cheguei nas preferências
musicais, veio esse incômodo.
Quando estava afastado do Caminho, minhas músicas preferidas eram do Legião Urbana, Metallica, Paralamas, Led Zeppelin... Seria um absurdo (ou não!!) continuar com estas preferências! Me desviei desses pensamentos - como crente que sou - e fui direto para minhas "preferidas" atualmente, do: Toque no Altar, Third Day, Diante do Trono, Petra... Foi aí
que me vi um legalista dos mais insanos. A mudança de vida foi
simplesmente uma mudança de preferência musical. Me peguei enumerando (como antes) a minha vontade. O que eu gosto de ouvir para mim mesmo... e não para Deus. Gostei do que escrevi na minha apresentação... (ah, como seria
bom se fosse assim de fato!) Escrevi ali, que eu não tenho vontade e sim que a vontade de Deus é a minha vontade.

Concluo então: Por que estou vivo? Quero morrer!! Realmente morrer!! E com morte de cruz!! Quero o Jesus que veio para espada!! Chega de buscar o que o mundo busca... não quero mais viver para isso! Admito que
estou a viver para mim mesmo. Mas creio que Deus será mais forte em mim do que eu mesmo. Certo disso que ainda respiro... ("Eu preciso te dizer/Que eu só penso em Você quando eu respiro). Serei a vontade de Deus por completo... doa o que doer!

"Tem misericórdia de mim, Senhor
Misericórdia quero e não holocausto

Mesmo sabendo o que eu sou
Tu me aceitas
Mesmo sabendo o que eu faço
Tu me recebes do jeito que sou

Venha me mudar, Senhor
Quero a Tua vontade em mim
Mesmo que faça doer Senhor
Faça o que tem que ser feito

O bem que eu quero eu não faço
O mal que não quero, isso eu faço

Venha me mudar, Senhor
Quero a Tua vontade em mim
Mesmo que faça doer Senhor
Faça o que tem que ser feito"

"Acredito no que acredito
Isso que me faz ser quem eu sou
E eu não criei, fui criado
E isso vem de Deus
Não é uma invenção de homem"

by Eduardo Oliveira
Anônimo disse…
Pastor Ciro como fiquei feliz em te encontrar no site, fui sua aluna no ano de 1996 tenho maior alegria ,prazer em ler e procurar aplicar tudo o que o senhor ensina.
um grande abraço na paz do Senhor.
cidakurtz
Irmã Cida Kurtz,

A paz do Senhor!

Perdoe-me, mas não consegui lembrar da irmã... Mesmo assim, sinto-me muito alegre pelo seu contato! Dê-me mais informações, pois eu faço questão de me lembrar da irmã... E eu sei que conseguirei me recordar, mas preciso de umas dicas.

Que Deus abençoe a sua vida!

CSZ
Anônimo disse…
Caro pastor Ciro,muitos vezes discordei do meu pastor onde congrego, quanto aquilo que tem sido pregado e cheguei até a pensar, será que estou sendo muito formalista ou fanatico? a ponto de só observar erros exegeticos ou até doutrinários,ou será que estou exercendo uma rebeldia comuflado,isto por que a vezes para tentar se auto-proteger ele usa do versiculo...

(1SM 24:6) - E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR.

As vezes penso em deixar o ministerios e ir para outro, mas acretido que não seja a vontade de Deus, pois quando Lutero iniciou a reforma, ele não quiz sair ele foi expulso; Será que devo proceder desta maneira?.

Estou cansado deste modismo que tem entrado na igreja, com apoio da liderança, visto que, acretitam que estão na direção do Senhor, pois o jovens tem sido acrescentado, como não podemos julgar as verdadeiras intenções de cada um, temo esta num vale de ossos secos.

Fique na Paz do Senhor.
Luciano - lupajov.
Lucas Esteves disse…
A paz Pr.Ciro muito bom seu comentário sobre modismos que levam desvios doutrinários em que muito perderam a real importância da verdadeira e perfeita adoração a Deus.
Pr. Ciro passando por um site de uma ígreja achei muito bom alguns artigos, mensagens as quais salvei para lêr mais tarde, porém ao me deparar com o credo deles não entendí algumas coisas e gostaria se o Pr. pudesse me explicar.
A página é a seguinte onde cita o Apóstolo as suas teses:
http://www.igrejacristovive.com.br/conteudo.asp?id=40

Se puder me esclarecer e tirar minhas dúvidas no que se refere as verdades bíblicas.

Deus o abençõe

Em Cristo
Unknown disse…
A PAz do Senhor pr. Ciro

queria parabenizar o senhor pela matéria: Perguntai pelas veredas antigas
minha igreja esta enfestada desses
modismos teológicos, quase todos
os jovens entraram nessa, e as pessoas mais velhas sairam de nossa igreja em vez de ficar e orar.
que Deus continue lhe dando graça, sabedoria e coragem para expor suas idéias, continue assim, nós jovens somos necessitados de pastores como o senhor, que priorizam a palavra do jeito que ela é.
Abraço em Cristo
Filipe disse…
Pr. Ciro....como o senhor tem agenda cheia ainda?? Rsrs vem aqui pros Estados Unidos pregar algo assim pastor, não creio que tem UM com a audácia que Deus lhe deu por aqui...o dia que alguém abrir a boca pra dizer algo assim será isolado das igrejas e dos líderes das igrejas daqui...isso eu garanto. Vou orar pra Deus lhe trazer aqui nos Estados Unidos, saiba que as portas estão abertas em minha igreja para o senhor, é uma igreja Presbiteriana, não é neo-pentecostal não rsrs, mas tem alguns pentecostais lá no qual eu me incluo.

Cristo lhe conceda a paz.
Unknown disse…
A Paz do Senhor Jesus Pastor Ciro !!!

Li antes de ler esse post o outro que tem como nome EU AINDA SOU DESSE TEMPO !!!

Eu tenho apenas 21 anos e sou convertido a mais ou menos uns 8 anos............. Porém eu fico imaginando como eramos mais cristãos antigamente mesmo naum sendo tão velho de idade nem de convertido.....Porém 5 anos atras aqui na minha cidade(Botucatu-SP)as igrejas naum eram como são hj.......
Confesso que as lagrimas rolaram qndo li o 1ºartigo e esse e tão bom qnto o outro !!!
Eu creio tbm assim como os outros irmãos que aqui postam que DEUS ainda tem um remanescente segundo a eleição da graça(Rom 11:5)
Jefferson Fulvio
Botucatu-SP
Anônimo disse…
A paz do Senhor Pastor Ciro...

Q Deus continue usando o Senhor cada vez mais para alertar os jovens a voltar aos pes da cruz.Eu me identifiquei com o seu texto. Sou jovem da Assembleia de Deus tenho 20 anos e moro no interior de MG e sempre na minha cidade tem eventos Gospel para divertir a galera que se diz `crista`. Eu sempre ia nos eventos, mas quando comecei a fazer parte de um grupo de evangelismo em um bairro de periferia e a me envolver com a ABU ( aliaca biblica universitaria) , simplismente nao sentia mais vontade de frequentar as festas gospel.E nao sinto falta. As musicas tocadas realmente nao da pra sentir a presenca de Deus.Estilos musicais com pagode e axe, sao frequentes aqui. nao vejo graca nenhuma mais. Fiko escandalizada com os eventos gospeis que tem na minha cidade...
Este artigo seu deveria ser divulgado em massa para os jovens terem a oportunidade de refletir sobre este assutno.
Quero agradecer a Deus por Ele te usar tanto para falar ao meu coracao.

Q DEus o abencoe cada vez mais.
Anônimo disse…
Está escrito; Sedes santo porque EU SOU SANTO 1PEDRO CAP. 1 VERS. 16 E hebreus cap. 12 vers. 14 Sem a santificação nin guém verá o SENHOR.
Portanto o louvor tem que ser santo, andar e atitudes santas. Aprecio muito os hinos do cantor Feliciano Amaral e sou joven e apaixonado pelos hinos da harpa cristã.
O meu desejo e o de todos salvos em CRISTO é entrar no paraíso eterno.

DEUS continue abençoando o PR. CIRO nos seus esclarecimentos bíblicos.

JORGE MELO

recife - pe
Unknown disse…
Dc.Ronildo Chaves.
O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.(Pv 1,7)

Paz do Senhor Pr.Círo!
ótimo comentário,que esclarecam algumas dúvidas.

Temor ao Senhor é o que muitos não tem tido nesses ultimojs dias.
o Apostolo Paulo diz: Sedes meus imitadores como eu sou de Cristo.Será que aqueles a quem os jovens estão imitando são imitadores de Cristo? na grande maioria não.

muitos cantores hoje gravam um cdzinho e saem pelas igrejas dizendo que é um adorador,levita, quando na verdade vão e estorquir as igrejas é não passão de mercenários.E os culpados somos nós que aceitamos os seus caprichos...isso não é fazer a obra de Deus.

Dc.Ronildo Chaves.
Unknown disse…
Pr.Círo esse computador é da minha mãe e eu fui tentar me cadastrar no seu blog e acabou indo no nome dela Maria Generosa, q ta no pc ao invez do meu.quero q vc apague o nome dela do seu blog para eu por o meu, Ronildo Chaves ou me de uma dica parta eu me cadastrar
pois não estou conseguindo.meu
imail:dcronildochaves@hoitmail.com
Unknown disse…
Pastor Ciro, Graça e Paz!
Que texto bonito!
Posso publicá-lo no meu bloguinho "Adoração Reverente"? Vou citar o seu nome como autor do texto.

A propósito, o senhor podia postar algo sobre o Rubens, aquele homem que faz os vídeos "Verdade Oculta".
Ele traz informações interessantes (Anticristo, Illuminati, Nova Era etc.), mas em um de seus vídeos ele afirma que Paulo errou na Bíblia, que a Bíblia NÃO É a Palavra de Deus e sim A CONTÉM. Diz também que TODOS os pastores são mercenários e que as igrejas fazem mal aos cristãos (!!!).
Cada coisa doida que ele fala, Pastor Ciro!!!

Eu creio que ele está errado, mas quero entender melhor; se o senhor puder explicar-nos...
Os vídeos dele no YouTube são muito assistidos e há pessoas que acreditam nele.
Faça isso por nós, sim?
dione disse…
Pastor Ciro, a Paz do Senhor, Amado, que Deus continue lhe abençoando, honrando e dispensando-lhe a Sua Maravilhosa Graça!
Lágrimas inundaram os meus olhos, quando li o seu texto, como sempre inspirado pelo Espírito Santo. Se o senhor se calar as pedras clamarão; eu creio que JESUS falou referindo-se, também, a esse contexto no qual estamos vivendo. O senhor já reparou/leu alguns textos publicados na imprensa secular destacando, descrevendo criticamente o comportamento de certas "igrejas" e seus "membros?" Eu já li uma matéria no "insuspeito" jornal "O GLOBO", há cerca de 12 anos, sobre o assunto,sobre uma certa seita fundada em Brasília, autointitulada "evangélica" e, confesso, fiquei com inveja da jornalista que a escreveu: ela lancetou a ferida, inclusive, com entrevistas com os chamados "evangélicos": "modelos" de revistas pornográficas, homossexuais públicos e notórios, "artistas" em geral... Foi doloroso ler tal matéria. Mas, o seu texto nos emociona, desperta-nos saudade e, ao mesmo tempo, nos impulsiona a seguir nas "veredas antigas".
Saudações em CRISTO.
Sola Scriptura!
Dione, assembleiana do pé roxo.
Pr. Ciro através do seu blog tenho aprendido muito e crescido espiritualmente. E uma benção ler os seus arquivos. Concordo plenamente com tudo que sr. fala és um homem de Deus abençoado.
Ufa!!! Glorias ao nome de Jesus Cristo!!! Como é otimo ler artigos do Pr. Ciro, faz nos continuar olhando para Jesus e andar em santidade. Graças a Deus ainda exitem pessoas que pregam a verdade e em vivencia da mesma ajudam a tirar aqueles que estão indo a passos largos para o inferno.Mt. 7.21 ao 23. Que Deus continue lhe abençoando Gdemente ao Pr. Ciro e a sua familia. A paz do Sr. Jesus para todos.
Christiane disse…
Glória a Deus por termos homens como o senhor pastor Ciro!Tenho me incomodado com outra coisa hoje em dia além das músicas!Como tem pessoas cristãs aptas a somente apontarem o dedo para os erros dos outroas cristãos!!tudo bem devemos admoestar mais...eu sou jovem ainda tenho apenas 25 anos mais dou muito valor a louvores que adorem somente o nome de Deus,os hinos da Harpa e do Cantor Cristão são os meus preferidos!!!Deus deve ser louvado com dignidade e não com barulho ensurdecedor!
jhoga10 disse…
Caro Pastor, em relação a sua defesa do verdadeiro louvor e de tudo quanto venho lendo dos inúmeros assuntos postados em seu blog, peço-lhe que continue em atividade, não pare, pois ainda existem cristãos, que acreditam nas verdades ditas pelo irmão a luz da palavra, e, pode ter certeza, vossa pessoa, não está só...conte comigo nessa defesa de um evangelho genuíno e indubitável!!!
Que Deus nos abençoe
...a paz do Senhor!!!
Unknown disse…
APSR! Meu nome é Marcos, 22 anos. Tenho aversão a essas inovaçoes diabolicas, tenho percebido que a maioria dos jovens "cristaos" nai querem e nao desejam compromisso com O Senhor Jesus e Sua Palavra mas acredito que o Espirito Santo esta Preservando e Sustentando um Remanescente Fiel. Pastor pedimos encarecidamente que o senhor continue com Esse Trabalho de Despertamento pois nós jovens que Anseiam pelas Veredas Antigas precisamos desse Auxilio Espiritual.
Silvana disse…
Ola, bom dia Pastor Ciro!
Gostei muito de suas colocações a respeito de veredas antigas. Tenho um grande desejo de conhecer esse seminário para fazê lo, mas infelizmente a igreja q congrego só disponibiliza com custo... acredito ser algo tão importante p todos na igreja, q deveria ser gratuito p todos, mesmo que seja disponibilizado uma versão mais simples. Se o sr puder pastor, nos repasse algumas informações sobre esse seminário para estudarmos mais a palavra de Deus.Muito obrigada!