Telenganadores e telenganados


Em Ezequiel 13.10-19, está escrito:

“... andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz... os profetas de Israel... profetizam de Jerusalém e vêem para ela visão de paz, não havendo paz... Vós me profanastes entre o meu povo... mentindo, assim, ao meu povo que escuta a mentira”.

Sabe por que a chamada teologia da prosperidade faz tanto sucesso, atrai multidões e encontra pronta aceitação no coração das pessoas? Porque os seus telepropagadores, à semelhança dos falsos profetas de Israel, encontraram a mensagem que o povo quer ouvir!
Os telemissionários, tele-apóstolos, telebispos e telepastores da prosperidade estão na mídia 24 horas por dia, e ainda fazem hora extra! Eles alcançam cada vez mais espaço em razão de os tele-ofertantes gostarem da telepregação deles! Já existe até Bíblia de estudo específica para ensinar o crente a ser próspero materialmente e a conquistar tudo aqui na Terra...
Não somos mais peregrinos e forasteiros (1 Pe 2.11)? Não devemos mais priorizar as coisas de cima (Cl 3.1,2)? É claro que não estou incentivando os meus leitores a abandonarem família, trabalho, projetos, para pensarem somente na vida eterna. No entanto, os telepregadores, com raríssimas exceções, sabem explorar o lado interesseiro do ser humano. Por que eles não falam a verdade como ela é, à semelhança de Jesus (Jo 6.60-69)? Porque, se assim fizerem, perderão a sua fonte de lucro. Eles amam o dinheiro e por ele fazem qualquer negócio (2 Co 2.17), até mesmo negar aquEle que os resgatou (2 Pe 2.1-3; Ef 5.5; 1 Tm 6.8-10).
Alguns desses telenganadores criaram até uma telechamada “divina”, para ser patrocinador ou mantenedor dos seus programas! E aqueles que não atendem a esse telechamamento “celestial” são avisados: “Se Deus o chamou para manter esse programa, atenda-o rapidamente, para que você não corra nenhum perigo”.
Quanto aos teletestemunhos, a ênfase recai nas denominações, e não em Jesus. Dizem os tele-agraciados: “Depois que eu conheci a igreja tal, a minha vida mudou”. Tais relatos “comprovam” que pertencer a igrejas que pregam o evangelho da prosperidade significa ser próspero financeiramente. Carros na garagem, casas próprias, empresas... Ah, como é bom ser um crente dessa “nova onda”!
Mas, em Tiago 5.1-3, há uma mensagem de Deus para todos os telespectadores do programa “Show da Prosperidade” ou “Show da Avareza”:
“Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas da traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias”.
Oh, Deus, abra os olhos desse povo para que veja! Proteja-nos desse falso evangelho da prosperidade, para que não sejamos tele-seduzidos por ele! Que nos firmemos na tua Palavra, a fim de que jamais sejamos enganados por esses telenganadores!

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

CONFORME CRISTO disse…
AMADO CIRO, GRAÇA E PAZ!

É cada vez mais declarada, exposta a heresia no meio "evangélico" hoje em dia.
O que entristece mais, são aqueles que não a veêm, não acreditam e acham que todo aquele combate a heresia está errado.

Tenho experimentado isso em minha família. Meu cunhado tem todos os livros e muitos DVD's de Benny Hinn e meu irmão é "fã"do Voz da Verdade. Nem conversamos mais sobre a PALAVRA quando nos reunimos, pois eles me teêm como um herege, uma fanático.

Isso me deixa muito frustrado, sei que o SENHOR tem os seus planos, por isso na minha força tenho orado e quando posso mando alguns artigos seus à eles.

Esta "epidemia herética" faz muitas vítimas em quase todas as famílias.

Que DEUS continue te abençoando, dando-lhe força, REVELAÇÃO e ousadia para pregar a VERDADE, JESUS CRISTO!

Um abraço

Luis Carlos
Joinville/SC
Anônimo disse…
A Paz do Senhor amados!

Com relação a este assunto, não é de hoje que nosso adversário utiliza-se da própria Palavra de Deus para tentar enganar (e consegue) o ser humano, e até os fiéis, pois em Mt 4.6 está registrado: "e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.", porque ele sabia o estava declarado no Sl. 91.11.

Mas, pior do que os incautos que são enganados, fica a imagem da Igreja santa do Senhor, que acaba sendo colocada "como farinha do mesmo saco" por causa dos lobos travestidos de ovelhas.

Louvo a Deus por haver servos de Deus compromissados com a verdade, doa a quem doer.

Portanto, vamos "tocar a trombeta em Sião" e denunciar estes falsos mestres, alertando o povo e ensinando-os que nem tudo que leva o nome de Deus, vem da parte dEle.

É o parecer.

Que Deus os abençoe
Charles Uchoa disse…
Pastor Ciro ,apenas um comentario como fiz no curso , esta tão massante estas mensagem de prosperidade que devemos a cada dia orar mais para não ser levado por estas pregações de pastores ( profeta) vendidos a Jezabel .
E quando falamos de conversão , na cruz , na salvação no novo céu e nova terra , parece que somos até pessoas de outro mundo, até nas igrejas mais fechadas .
Que o irmão continue sendo usado para abrir nossos olhos com apoio da biblia e nós não venhamos ser cegado pelo deus deste mundo .
Mais um artigo de grande relavância!

Tenho um irmão que é fã desses pregadores, tipo show-man - ele e maisl alguns jovens da minha igreja. Uma coisa em comum eu noto neles - são preguiçosos para ler/estudar a bíblia, são meros ouvintes e comem qualquer tipo de comida. Quando argumento, eles se calam. Alguns desabafam: "Muita gente tem inveja dos que são usados por Deus".

Deus tenha misericórdia da sua igreja!

Louvo a Deus por sua vida, Pr. Ciro. Estou professor da EBD, classe dos jovens e sempre estou indicando seu blog aos membros e professores da EBD.

Em Cristo,

Elian
Anônimo disse…
ALGUMAS PERGUNTAS, AMIGO CIRO;

1.Como devemos nos posicionar diante das heresias que inundam o meio "evangélico"?

2.É pecado cantar os hinos de conjuntos como o CVV?

3.Estaremos amputando o CORPO qunado falamos contra as heresias e indiretamente atacamos os imrãos envolvidos ou este é semelhante a "tirar a casca da ferida" e expor o que precisa ser tratado?

4.Tenho enviado, com temor e respeito, alguns e-mail's à pastores e irmãos que vejo cometendo graves desvios, alertando-os. Isto é errado? Mesmo com amor, estou julgando-os?

Parecem dúvidas de um neófito, mas acho que poderão ajudar a muitos internautas que visitam o site, inclusive eu.

Inundado na Graça

Luis Carlos
Joinville/SC
Caro Luís Carlos,

1. Devemos nos posicionar da mesma maneira que Jesus se posicionou (Mt 7.15-23; 23.1ss) e do mesmo modo que o apóstolo Paulo se posicionou. Leia o artigo: "Como Paulo lidaria hoje com as heresias", neste blog. Ali está a minha resposta. Eu ajo daquela forma.

2. É pecado e também nada edificante cantar qualquer canção (e não hino) que não exalte o nome do Senhor, que contenha heresias, etc., principalmente de um grupo que prega abertamente contra a doutrina da Trindade.

3. Amputar o Corpo? Isso é falta de conhecimento. E ninguém deve atacar irmãos, e sim as heresias e modismos. Ademais, não podemos nos esquecer de que existem falsos irmãos (1 Co 5.11), falsos profetas (2 Pe 2.1,2; Ap 2.20), etc. Se nem Deus tolera esses enganadores, temos de tolerar? De modo nenhum. O que Jesus disse para o pastor de Tiatira? "Tenho contra ti que TOLERAS Jezabel, mulher que SE DIZ profetiza".

4. Quanto a enviar e-mails a pastores e irmãos, não vejo problemas, mas, se tem enviado os meus artigos, é preciso informar-lhes do contexto, pois neste blog há estudos seqüenciais, e quem "pegar o bonde andando" poderá ter uma má impressão.

Deus o abençoe, caro irmão!

CSZ
Anônimo disse…
OBRIGADO

Por suas respostas rápidas e objetivas. Tenho me nutrido de VIDA neste blog.
Louvo a DEUS por sua postura e pela VIDA DELE em você, amado irmão.

Sobre enviar os seus artigos, geralmente eu anunciou o artigo e coloco o link para que a própria pessoa possa procurá-lo.

Graça e Paz!

Luis Carlos
Joinville/SC
Caro Luís Carlos,

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo.

Quanto ao convite (off), conte comigo. Se precisar maiores informações, mande-me um e-mail.

Em Cristo,

ciro.sanches@uol.com.br
Caro Márcio Melânia,

O irmão não percebeu ainda que eu aqui não estou defendendo nem atacando denominações? Pertenço à Assembléia de Deus e, se preciso for, defendo os seus interesses. A despeito disso, estou aqui, sobretudo, fazendo análises à luz da Palavra de Deus. Portanto, a sua impressão de que eu estaria "batendo de frente" com certos telepastores assembleianos foi equivocada.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Prezado Pr. Ciro cada dia fico mais abismado com tantas heresias e modismos entrando no meio evangélico além dos "famosos" pregadores extorquindo o povo, nomes tão conhecidos fazendo tantas besteiras, só com o dom do discernimento e com muitos esclarecimentos e que o nosso povo irá abrir os olhos e não se deixar dominar por esses falsos mestres que ama as riquezas desta vida, e fazem tudo ao contrario do que o nosso Mestre (Jesus Cristo) nos ensinou, gostei muito dos seus comentários.
O evangelho da prosperidade, é o caminho perfeito para a pobreza EXpiritual.

A doença, chegou para confundir aos crentes da última geração. Confundir os confusos de espíritos. E aos confusos na sua vida em cima do muro.

Crente em cima do muro, é como o crente morno, que provoca náuseas ao nosso Deus.

Crente invísivel ao mundo como discípulo, procura prosperidade, para ser mais parecido com o apetite voraz do ter.

É melhor a pobreza do que a mentira. E para alcançar a riqueza, muitos estão se tornando pobres na sua vida EXpiritual.

O momento é de vigiar e não o de orar com vãs repetições, mas orar em posição de agradecimento e reconhecimento pela grandeza da salvação.

Estar em oração, significa pedir a Deus o mais importante útil para a nosa vida espiritual, para que o nosso crescimento permita engrandecer diante do mundo o Deus em que temos crido.

Ser discípulo, entendendo que a prosperidade, é o resultado do maravilhos Dom de Deus em nossa vida: Ser filho de Deus, restaurado por Jesus Cristo, e co-herdeiro por misericórdia e bondade.

Maranata! Ora vêm Senhor Jesus Cristo.

Pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Unknown disse…
pr.Siro,louvo a DEUS por ter levantado o pastor pra combater este tipo de heresia e muito mais,há muitos anos venho debatendo com alguns irmãos,tomei muita pedrada por não concordar com essas coisas que vem aparecendo em nosso meio , hoje alguns até evitam converssar comigo , mas tô feliz estou no caminho certo,com a ajuda do pastor vamos abrir os olhos de muita gente.
Este pessoal tem sido uma vergonha para o evangelho aqui no Brasil. onde todos os que abandonaram o catolicismo romano são chamados evangélicos. Bons tempos aqueles em que éramos chamados de protestantes ou crentes, apenas. Sem saudosismo... mas com realismo.
Unknown disse…
Pr. Ciro, A PAZ DO Senhor; De fato os telenganadores estão se proliferando de forma assustadora, muito pelo motivo seguinte: Pregar sobre prosperidade lhes traz prosperidade, e os telenganados permanecem sem vida com DEUS, até porque o objetivo desses programas não é esse mesmo, que DEUS continue te dando graça para falar verdades que muitos líderes para não perderem prestígio e membros em suas igrejas, finjem que não veem.