As 7 "maravilhas" do mundo evangélico

Esta postagem é da série Vale a pena ler de novo ou Retrospectiva 2007...

Em
07/07/07, o
belíssmo CRISTO REDENTOR, no Rio de Janeiro, Brasil, foi eleito uma das novas maravilhas do mundo!
O símbolo do Rio de Janeiro, que acolhe a chegada de turistas do mundo todo à Cidade Maravilhosa, assume seu lugar na nova lista de Maravilhas do Mundo ao lado de seis outras obras: a Grande Muralha da China; a cidade helenística de Petra, na Jordânia; a cidade inca de Machu Picchu, no Peru; a pirâmide de Chichen Itzá, no México; o Coliseu, antiga arena de combates em Roma; e o túmulo do Taj Mahal, na Índia.
Na época, aproveitando a oportunidade, eu também preparei uma lista com as sete "maravilhas" do mundo "evangélico", isto é, as que mais fascinam a maioria das pessoas que dizem servir a Deus, na atualidade.
1) Prosperidade.
Isto é, a falaciosa teologia da prosperidade. Esta, sem dúvida nenhuma, está em primeiro lugar, apesar de Jesus ter dito: "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça" (Lc 12.13-31).
2) Extravagância. Quer dizer, a chamada "adoração extravagante", que pouco ou nada tem de adoração e muito de extravagância.
Não há dúvidas de que os shows, com muita dança, diversão, gritos frenéticos (cf. Is 29.13; Am 5.23), etc. façam parte desta lista. E junto com eles as baladas gospel, as festas jesuínas, etc.
3) Experiencialismo. Numa época em que "super-apóstolos" e "super-pregadores" visitam literalmente "o Céu" e falam diretamente com "Deus Pai", "Jesus" (cf. 2 Co 11.4), Paulo, Maria, anjos (cf. Gl 1.8), etc., ninguém precisaria mais de um livro tão "desatualizado" como a Bíblia... Hoje muitos seguem aos seus impulsos e, como já temos visto aqui neste blog, recebem mensagens de uma galinha (interpretadas por um galo!), ungem o Dedo de Deus, engatinham como leão no palco, marcam a vinda de Jesus para um sábado de 2007, recebem a unção do riso e sopros de "super-pregadores", caindo facilmente aos seus pés...
4) Ecumenismo. O negócio hoje é unir forças pelo bem comum. A doutrina divide. Temos de nos unir. Por isso, a cada dia surgem igrejas para todos os gostos... Já existem até igrejas "evangélicas" lideradas por "pastores" gays, voltadas principalmente para a turma GLBTS! Sabe qual é o lema deles? "O Senhor é o meu Pastor e me aceita como eu sou" (cf. 2 Tm 4.1-4; 1 Tm 4.1).
5) Teologicocentrismo. Há muitos que não apreciam muito o que já citamos acima, mas não abrem mão das suas convicções teológicas! Ainda que elas sejam contrárias à Palavra de Deus, não importa! O que vale é seguir aos seus teólogos preferidos, haja o que houver!
6) Farisaísmo. Esta "maravilha" também deve estar bem cotada por aqueles que se dizem conservadores, mas são, na verdade, extremistas. Sabemos que ser conservador à luz da Palavra de Deus é correto (Ap 3.11; 2 Tm 1.13; 1 Tm 6.20), mas os pseudo-conservadores apreciam bastante a prática de "coar mosquitos" e "engolir camelos".
7) Antropocentrismo. Realmente, o ser humano está no centro de todas as coisas. "Determine a sua vitória", "Você nasceu para ser um vencedor", "Profetize para você mesmo e diga isso e aquilo" são algumas das frases preferidas do mundo evangélico atual... Não tenho dúvidas de que o humanismo ou antropocentrismo é uma das "maravilhas" daqueles que se dizem servos, mas vão aos cultos só para receber, receber, receber... O negócio hoje é buscar a "restituição", invadir o terreno do Inimigo e pegar de volta tudo o que ele roubou, quebrar maldições...

Mas, alguém poderá perguntar:

- Em que lugar ficou a Renúncia?
- E a Exposição da Sã Doutrina?
- E a Santificação?
- E o Culto em verdadeira adoração, em espírito e em verdade?
- E os (genuinos) Dons Espírituais?
- E a Escola Bíblica Domical?
- E os Bons Costumes?
- E o Evangelho Cristocêntrico?
- E a Evangelização?
- E a Oração?
- E o Jejum?

Bem, como as "maravilhas" citadas têm um poder de sedução muito maior, essas outras MARAVILHAS tendem a ser esquecidas... A menos que você, meu caro leitor, tome uma posição diante do Senhor e de sua Palavra agora mesmo e vote nas... VERDADEIRAS MARAVILHAS DO EVANGELHO DO SENHOR JESUS CRISTO!

Respeitosa e sinceramente,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Pr.Ciro, realmente quero lhe dizer que seu blog é uma benção para minha vida...tenho 25 anos e sou da Assembléia de Deus em Belém do Pará, porém(apesar de muito jovem, creio eu..rsrsrsrsrs) sinto muita falta do tempo em que as pessoas gostavam de ir a escola dominical, em que nossos pregadores transmitiam uma mensagem de paz e conforto e não uma performance exagerada de "pular" e "sapatear"...de uma época em que se via sinceridade nos olhos dos irmãos...em que se ia à igreja para encontrar paz e um encontro real com Deus e não para ficar rico, enfim...acredito que encontrar seu blog foi algo de Deus, pois a cada leitura sinto cada mais vontade de "conhcer e prosseguir" conhecendo a Deus...que Deus continue lhe abençoando...e lhe usando...
só uma dúvida não entendi muito bem sobre "buscar a restituição"...poderia esclarecer, caro Pr.?aguardo sua resposta...a paz do Senhor...
Anônimo disse…
Ia esquecendo..."O Senhor é o meu Pastor e me aceita como eu sou".
que absurdo, meu Deus...!!!(não há nem como definir tamanho absurdo).
Acredito que "eu venho como estou", mas "eu não fico como estou", pois "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (Jo:36)
Unknown disse…
Caro Pastor Ciro Zibordi

As maravilhas bíblicas, há muito eleitas por Deus, precisam ser resgatadas.

Nesta campanha estamos engajados!

Conte conosco.

Um abraço.
Anônimo disse…
Paz do Senhor amados!

O povo está carente de pregadores que preguem "João 3.16".

É o parecer.

Q Deus vos abençoe.
Jadson,

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo. Isso me anima a continuar essa difícil caminhada...

Quanto à restituição, de uns tempos para cá surgiu esse modismo de, em vez de pregar o evangelho (João 3.16, como disse o irmão Schineider), a santificação, a Vinda de Cristo, a renúncia, o poder do Alto, os dons espirituais, prega-se que o Diabo roubou o que tínhamos e que devemos buscar a restituição de tudo... É mais um modismo. Em breve, eu devo escrever um artigo sobre isso.

Um abraço!

CSZ
Caro pastor César,

Busquemos a renovação do Alto, a fim de que as MARAVILHAS do Evangelho de Cristo sejam uma realidade em nosso meio.

CSZ
Saudações em Cristo!
Pastor Ciro sou um admirador de seu ministério, e esse blog tem sido muito enriquecedor na minha vida. Sou um jovem pregador de apenas 17 anos de idade,e tenho aprendido bastante com homens de Deus como você. Sou da AD em PE, lideradada pelo Pr- Ailton Alves, Aguardamos sua presença na nossa EBO!
Que Deus te abençoe!
"Vamos até o fim, preservando a sã doutrina da palavra de Deus"
Anônimo disse…
A Paz do Senhor Jesus, Pr. Ciro, estou terminando de ler o livro Evangelhos que Paulo jamais Pregaria, e tem sido uma benção. Continue deixando o Espírito Santo te conduzir, tanto no livros que vier a escrever como nos post aqui no blog, meus pensamentos vão na mesma direção vossa.
Eu gostaria de pedir um favor se possível.
Meu nome é Fábio Mazziero Morales, sou secretário de uma das congregações da AD em Ribeirão Preto, cujo Pr. presidente do campo é o Pr. Santana.
E a congregação te um blog que eu criei e administro com a supervisão do meu Pr. Elias Santana, aonde divulgamos o que acontece na igreja e pretendemos colocar também comentários, estudos e tudo o que envolver a santa Palavra.
Gostaria de pedir a permissão para publicar alguns dos vossos comentários em nosso blog, aonde já temos colocado o link do blog do irmão como sugestão para nossos irmãos acessarem.
Desde já agradecemos pelo tempo dispensado, e que Deus continue abençoando.
Anônimo disse…
Pastor, ou seja lá quem for que escreveu "as sete maravilhas...",tudo bom ,espero que na paz de DEUS.

gostaria de dizer que, de seu texto uma coisa ,apenas, me despertou a curiosidade (e tem me incomodado desde meu batismo ,em 1997)é que combatemos igrejas de homossexuais ,mas,aceitamos igrejas de roubadores do templo !
a defesa dos dízimos,é um tema intrigante ,pois ,do antigo testamento ,esta foi a parte que pegamos,aceitamos,incorporamos,mas,outras mais claras ,dispensamos,descartamos.
Pastor ,fui sindicalista e no meio havia uma discussão que era a da "contribuição espontanea" ou "contribuição obrigatória",lá venceu a obrigatória,e, cá também.Estou fora das bençãos de DEUS,se não der obrigatoriamente meu dízimo,daí,não poderei ser nem obreiro,estranho ,pois nas bíblias há DEUS conclamando :
"..vós ,sem dinheiro,vinde ,comprai ..."

olha Pastor,VOSSOS TEXTOS SÃO IMPORTANTES,MAS ,SE FOREM APENAS LITERATOS,NÃO PROCUZIRAM FÉ ,MAS SIM RAIVA,RAIVA DE QUEM ERRA ,BIBLICAMENTE FALANDO,POR QUEM TAMBEM ERRA, GUIADOS POR CEGOS.
A palavra de DEUS, não é profissional (se não me derem o salário que mereço, irei para outra igreja, hum ),ela deve ser (e não sou eu quem o diz ,é a ESCRITURA,;eu sou apenas um comedor de arroz com feijão,e,olhe lá ),ela é VOCACIONAL.
Pastor ,muitos pregam que os irmãozinhos devem viver sob a vontade de DEUS, massss , quando estes "pastores"perdem seus planos de saúde , ficam enchendo o saco do povo na igreja ,para ,em arrancando mais dinheiro ,e, com a BÍBLIA, RECUPERAREM SEUS planos de saúde . que lógica perversa é esta ?
Pastor ,obrigado pelo espaço ,e, que continue a pregar na tua força ,sem precisar das coisas que este mundo oferece, pensando nas coisas que são lá do alto ,que o SR saia sem alforge e sem bolsas , e, como diz a palavra , seja um imitador dos profetas ,como exemplo de sofrimento e paciencia.
fica na paz de DEUS .
josé marques. jms3000@bol.com.br