A vitória de Cristo foi na cruz ou no Inferno?


Apresento-lhes algumas considerações acerca da famosa canção “A Vitória da Cruz”, com o objetivo de esclarecer, orientar o povo de Deus, especialmente os jovens.

1) O título da canção está correto à luz da Bíblia Sagrada. Mas a letra depõe contra o próprio título. Por quê? Porque enfatiza que a vitória da cruz não foi na cruz (!!!), e sim no Inferno, onde Cristo teria aberto as nossas cadeias e nos resgatado. À luz da Palavra de Deus, a vitória de Cristo foi mesmo alcançada NA CRUZ! Embora a obra da redenção esteja apoiada no tripé “nascimento, morte e ressurreição”, a crucificação de Jesus é seu ponto alto. Afinal, foi na cruz que o Senhor bradou: “Está consumado” (Jo 19.30). NA CRUZ Jesus venceu Satanás, como se lê claramente em duas passagens neotestamentárias:

“Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, POR SUA MORTE, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo” (Hebreus 2.14).

“E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles NA CRUZ” (Colossenses 2.15).

2) Para quem não sabe, o Diabo NUNCA esteve no Inferno! Ele é o príncipe das potestades do ar; o seu trono está nas regiões celestiais (Ef 2.2; 6.12; Gl 1.8). Como, pois, ele pôde ouvir os passos fortes que abalaram o Inferno? Como Jesus teria acabado com a sua comemoração?

3) Biblicamente, é errado afirmar que os demônios se alegraram ou fizeram festa com a morte de Cristo, pois foi exatamente na sua morte sacrificial que eles foram derrotados, como vimos nas passagens acima. O Inimigo tentou matar Jesus ANTES de Ele chegar à cruz (Lucas 4.28-30). Satanás induziu Pedro (por influência, e não por possessão) a fazer Jesus desistir da idéia de morrer na cruz, mas Ele o repreendeu: “Para trás de mim, Satanás” (Mateus 16.22,23). Quando Jesus já estava na cruz, o Inimigo tentou frustradamente convencê-lo a descer de lá (cf. Mateus 27.40,42). Por que o Diabo faria festa pela verdadeiramente VITÓRIA DA CRUZ?

4) Não houve festa nenhuma no Inferno envolvendo o Diabo e seus agentes! O Inimigo foi derrotado e exposto ao desprezo NA CRUZ, na morte de Cristo! Embora o plano redentor de Deus, para nós, tenha se concretizado na ressurreição de Cristo, pois sem ela seria vã a nossa fé (1 Coríntios 15.17-20), a ênfase desse plano é a vitória da cruz. Por isso, a mensagem da cruz é tão poderosa (1 Coríntios 1.18).

5) Apesar de estar derrotado por antecipação e aguardando o cumprimento de sua sentença (João 16.8-11), o Diabo ainda não foi esmagado, como diz a canção! Esmagamento significa derrota total, e isso ainda não aconteceu! Em Romanos 16.20, está escrito: “E o Deus da paz EM BREVE ESMAGARÁ DEBAIXO DE VOSSOS PÉS A SATANÁS”. Isso diz respeito ao futuro (1 Co 6.3; Ap 20.9,10).

6) O Diabo nunca teve chaves! Pelo menos, as Escrituras não mencionam que ele, em algum momento, tenha possuído a chave do Inferno. Jesus apenas disse: “... eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1.18). Por conseguinte, não podemos afirmar que Cristo tomou as chaves do Diabo!

7) Portanto, Jesus não nos resgatou no Inferno! Ele não abriu as nossas cadeias no Inferno! Não! O título da canção em apreço deveria ser A VITÓRIA DO INFERNO. Mas foi com o sangue da cruz que Cristo resgatou a humanidade (1 Pedro 1.18,19), comprando-nos para Deus, como se lê em Apocalipse 5.9: “... Digno és... porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação”. Ele, portanto, pagou o preço do resgate a Deus, e não ao Diabo!
Respeitosamente,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
A Paz do Senhor Pr. Ciro.

Excelente esta postagem! Já a muito os cantores evangélicos perderam o bom senso quando da criação de hinos (excetuando o DT que não considero como evangélicos). Vale mais a letra extravagante mostrando Deus como um ser mitológico ou um super-herói. Há também as letras que dizem (e são muitas, até de cantores de renome) que dizem que o inferno vai se levantar, vai atacar, vai destruir. Outra dize "arrebenta Deus, arrebenta Deus, Deus arrebenta (!)", outra canta "vai explodir, vai explodir, vai explodir..." (eu chamo essa de "melô do Bin Ladem"; outra ainda diz que Deus leva uma fração de segundo pra se mover (então Ele é limitado pelo tempo e espaço???). Isto tudo é fruto da falta de comprometimento com o Senhor. Os cantores não procuram aprender as sagradas letras. E, deste modo, não sabem o que é erro doutrinário, modismo, e outras besteiras presentes nas canções que ouvimos.

E o povo perece por falta de conhecimento.

É o parecer.

Que Deus o abençoe.
Caro Schneider,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe por mais esta sua colaboração e participação no blog.

Tenho sido criticado aqui por considerarem que venho desrespeitando alguns superastros, tanto pregadores quanto cantores. É importante que observem que eu não menciono nomes (salvo raríssimas exceções), pois o meu objetivo é combater o erro, os modismos, as más inovações e, principalmente, as falsas doutrinas, aquelas que depõem contra a Palavra de Deus.

A Bíblia é clara quanto ao surgimento de falsos mestres ENTRE NÓS (At 20.27-30; 2 Pe 2.1,2). Daí ser necessário o tipo de abordagem deste blog.

Não afirmo se determinado grupo é ou não evangélico. Mas Jesus disse claramente: "pelos frutos os conhecereis". E, se estes que dizem ser atacados tiverem bom senso e pararem de achar que são pobres vítimas, se conscientizarem de que não estão acima do bem e do mal, o Reino de Deus será engrandecido entre nós.

Agradeço-lhe pelas sugestões de letras de "hinos" para análise. Mas faltou o irmão citar a canção do Robocop: "Braço de ferro, punho de aço".

Realmente, o compositor que tem compromisso com a Palavra de Deus não produz esse tipo de letra.

Que Deus o abençoe também!

CSZ
Paz do Senhor Pr. Ciro,

Gostaria de lhe sugerir que uma seqüência de artigos com músicas cujas letras não se sustentam à luz da Palavra fosse postado.

Quanto a música do Diante do Trono, esta história de festa no inferno, Jesus tomando a chave das mãos de Satanás, já fez parte das pregações de muitos "animadores de auditório", conheço alguns pessoalmente. Na realidade, tal mensagem é uma plágio mal feito daquilo que está escrito no pseudo-epígrafo "Descida de Cristo ao Inferno". Observe estas passagens:

"Por sua vez, Satanás, o príncipe da morte, assim respondeu: 'por que gritas? Não tenhas medo (falando ao inferno), perversíssimo amigo de outrora, porque fui eu quem incitou o povo judeu contra ele e graças a mim foi ferido com bofetadas, e eu perpetrei sua traição através de um dos seus. além disso, é um homem muito temeroso diante da morte, posto que, deixando-se oprimir pela força do temor, disse: Minh'alma está triste até a morte. E eu mesmo o trouxe até ela, já que agora está dependurado na cruz" (Versão latina, cap. III, v. 2)

"E no mesmo instante o Inferno pôs-se a tremer e as portas da morte, bem como as fechaduras, despedaçaram-se, e os ferrolhos do Inferno romperam-se e caíram no chão, deixando todas ascoisas a descoberto. Satanás permaneceu mo meio em pé, confuso e prostrado, com os pés presos por grilhões. E eis que o Senhor Jesus Cristo entrou rodeado de uma claridade sublime, manso, grande e humilde, levando em suas mãos uma corrente; com ela amarrou o pescoço de Satanás e depois novamente unir suas mãos às costas, arremessou-o ao Tártaro e pôs seu santo pé em sua garganta, dizendo: 'Fizestes muitas coisas más no decorrer dos séculos; não deste nenhum descanso; hoje entrego-te ao fogo eterno'. E chamando novamente o Inferno, disse-lhe com autoridade: 'Toma este amaldiçoado e perverso Satanás e mantém-no sob tua custódia até o dia que eu determinar'. O inferno aceitou-o e ambos precipitaram-se no profundo do abismo". (Versão latina, cap. VIII, v. 3)

os textos acima foram extraídos da obra "Apócrifos e Pseudo-epígrafos" Ed. Novo Século, 2004.

Um abraço!
Pastor Altair,

Agradeço-lhe pela brilhante e esclarecedora participação. Infelzmente, muitos preferem pregar para animar o povo, a pregar a verdade, que às vezes deixa o povo preocupado e reflexivo. Aquela multidão que seguia Jesus, mencionada em João 6.60-69, não esperava que Ele fosse pregar algo tão contundente, e por isso o abandonou...

Deus o abençoe, caro amigo!

CSZ
Anônimo disse…
Amigo, Deus não pede diploma de teologia pra salvar almas. Tenho depoimentos de vidas que estão servindo ao Pai por causa desse louvor.
Por quô não faz um favot ao Espírito Santo e apaga essa crítica maléfica?
Caro Anônimo,

Eu poderia pensar em atender o seu pedido se pelo menos eu soubesse o seu nome... Será que você não é aquele desocupado que ficou um dia inteiro escrevendo mensagens malcriadas e impropérios neste blog?

Não vou atender o seu pedido, por algunas razões. Primeiro, porque você não tem coragem de se identificar. Segundo, porque este blog tem sido, para a glória de Deus, conduzido com muito seriedade e respeito à Palavra. Como não podemos apagar ou riscar o que está escrito na Palavra, sinto muito; também não posso apagar os artigos...

CSZ
Anônimo disse…
Começarei enviar cópias das suas idiotices, por e-mail, para seu superior Pr José Wellington e veremos se continua criando tantas lamas no ventilador da AD
Ana,

Agradeço-lhe pelos "elogios" e fico grato por antecipação pelos serviços que me prestará.

CSZ
Anônimo disse…
Pastor Ciro,

Continue assim, ético e bíblico, não dando ouvidos a pessoas que não querem aprender o que é certo. Como li em um dos comentários em seu blog, a "carapuça" está servindo!

Que Deus o abençoe! Vá em frente!

Daniel P. Santos
Belo Horizonte-MG
Anônimo disse…
Ah, este blog é o melhor da Internet!!!!!!
Unknown disse…
Muito bom ! É assim que podemos definir o blog apologético do pr. Ciro, meu parabéns!
Estive conversando com o meu tio sobre pregadores e suas formas de atuar e ele citou uma frase que mostra a realidade: "Se você não fizer um espetáculo no púlpito ou pregar o que o povo quer ouvir(triunfalismo), você não é valorizado". Infelizmente, por minha pequena experiência, se você pregar um sermão expositivo, dificilmente será chamado para pregar novamente, mas se pregar um "sermão" triunfalista e cheio de ivencionices(como a festa no inferno), então é uma "maravilha". Que Deus tenha misericórdia do evangelicalismo brasileiro!!!

Gutierres Siqueira
www.teologiapentecostal.blogspot.com
João Ricardo disse…
A Paz do Senhor
Fico admirado como existem pessoas que não conseguem ou não querem enchergar a Verdade, mas dou graças a Deus por pessoas que fazem de tudo para abrir os olhos dos que não querem ver.
Continue assim que o Senhor continuará te abençoando. Não sabia que este grupo de "louvor" era tão cheio de heresias, mas dou graças a Deus por ter enchergado isso através do Pr Ciro, moro na Paraíba, espero que as coisas demorem a chegar por aqui.

Em Cristo,

João Ricardo

OBS.: Pr Ciro, gostaria de saber se tem como conseguir uma ou duas mensagens suas pregadas na Igreja de Recife (Pr Ailto), pois ouvi pelo rádio e gostei muito, principalmente a sobre pregração.
Anônimo disse…
AS CARTAS DE SENAQUERIBE FIZERAM MUITO BARULHO, AINDA BEM QUE SÓ BARULHO, SEM CONTEÚDO:

Isaías 37:14 - Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros, e lendo-as, subiu à casa do SENHOR; e Ezequias as estendeu perante o SENHOR.

AS CARTAS DE SENAQUERIBE FIZERAM MUITO BARULHO, porém sem conteúdo. O saudoso Pastor Cícero Canuto de Lima, que por algumas vezes presidiu a CGADB, às vezes ilustrava seus sermões da seguinte forma. Pegue uma lata vazia, jogue-a da ladeira abaixo, ela fará um estardalhaço, que incomodará o nosso ouvidos, mas pegue uma lata cheia e faça o mesmo, e ouvirão um barulho compassado, um barulho com conteúdo.
Acabamos de participar da 38ª AGO, da CGADB, ouvimos e vimos muito barulho, em nome da renovação, em nome de novas oportunidades, em nome da modernização, em nome do crescimento.
Cartas e mais cartas foram enviadas.Na Internet, então nos ORKUT´s da vida, quantos comentários, quantas comunidades criadas, para não dizer outras coisas que não nos cabe.
Senaqueribe tentou aterrorizar a Ezequias com suas cartas, com suas ameaças, porém o rei Ezequias não se temorizou, simplesmente subiu a casa do senhor, e as colocou, e as estendeu perante o Senhor. E OROU AO SENHOR.
Pude observar que há muitos pastores credenciados, aptos para participar de convenção legalmente, porém nem todos salvos.

“Mateus 22:14 - Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.”
“Mateus 7:22 - Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?”
“Mateus 7:23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”

Respeitemos o tempo de Deus, respeitemos a vontade de Deus.

“Provérbios 22:28: Não removas os antigos limites que teus pais fizeram”.
Não devemos nem tentar remover, como foi tentado fazer o que Deus tem nos dado para o tempo presente.

AS CARTAS DE SENAQUERIBE FIZERAM MUITO BARULHO.

A carta de Davi soa mal em nossos ouvidos até o dia de hoje:

“2 Samuel 11:14 sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias”.

“2 Samuel 11:15 Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra”.

Tentaram ferir a nossa liderança atual, chamando-a de velha, acusando-a de retrograda; como alguém que anda para trás; que recua, que retrocede, como alguém que procede em oposição ao progresso, ou que desande. Ela tem procurado não deixar a nossa Assembléia de Deus desandar para o mau. Tentaram matar a nossa liderança, no sentido de deixa-la inerte, mas Deus não permitiu. Amém.

“2 Crônicas 32:17 - -Escreveu também cartas, para blasfemar do SENHOR Deus de Israel, e para falar contra ele, dizendo: Assim como os deuses das nações das terras não livraram o seu povo da minha mão, assim também o Deus de Ezequias não livrará o seu povo da minha mão.”

“!Neemias 6:5 - Então Sambalate ainda pela quinta vez me enviou seu servo com uma carta aberta na sua mão”;
“Neemias 6:17 Também naqueles dias alguns nobres de Judá escreveram muitas cartas que iam para Tobias; e as cartas de Tobias vinham para eles”.
“Neemias 6:19 Também as suas boas ações contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele; portanto Tobias escrevia cartas para me atemoriza”r.

Entendo que a bíblia fala de cartas com bom teor, mas fala também de muitas cartas com mau teor.

O que fizera com a carta ou as cartas que recebera. Fez como Ezéquias? Ou fizera segundo a intenção do seu coração, do seu pensamento, do seu conhecimento.

LEMBRA-SE DE ABSALÃO? LEMBRA-SE, CORÉ?

“Números 16:32E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens.
Números 16:40 Por memorial para os filhos de Israel, que nenhum estranho, que não for da descendência de Arão, se chegue para acender incenso perante o SENHOR; para que não seja como Coré e a sua congregação, como o SENHOR lhe tinha dito por intermédio de Moisés,
Números 16:49 E os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que morreram pela causa de Core”.

Ainda bem que DEUS é longânimo:

Salmos 103:8 Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade.

Jeremias 3:15 E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.

Graças a Deus que confirmado a presença entre nós de um homem longânimo

Provérbios 14:29 O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura.

Paciência Irmãos, Tudo continua dentro da vontade Deus.

Assembleianos natos, vamos dar as mão, unamos a Mesa Diretora dada por Deus em oração e em Jejum.

Joel 2:1 TOCAI a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto;

Joel 2:15 Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.

Joel 2:16 Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.

Joel 2:17 Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?

“Poupa a teu povo, ó SENHOR, dos barulhos das cartas, nas próximas convenções da CGADB.”

Por Pb. Joel Isaias de Oliveira.
Membro do Ministério do Belém em São Paulo.
Atuando no Setor-03 – Lapa – São Paulo – SP.
Anônimo disse…
Parabens Pastor Ciro, combata mesmo, as heresias, as aberrações que vem surgindo nos ultimos dias.
Achei Cômico a infeleicidade de alguém que te criticou, usando o nome de Nosso Pastor, presidente, para te fazer ameaças. Aliás é com ele, logicamente com respaldo biblico que temos aprendido, a não praticar, a não concordar com heresias.
pARABENS
Pb. JOEL ISAIAS DE OLIVEIRA.
Anônimo disse…
Pastor Ciro, a paz do Senhor!

De uma olhada neste video de um
pregador muito ´´renomado`` em nosso meio. Ele mesmo se complica nas próprias pregações! Isto é um absurdo. No final do video em sua pregação no gideões neste ano, ele pede para que todos o imitem! Que Deus tenha piedade deste nosso irmão!
segue o link:

http://br.youtube.com/watch?v=fkXUm7_aOQM

Deus abençoe e continue com seu blog!

Vitor Hugo
Joinville/SC
Anônimo disse…
PASTOR CIRO, A PAZ DO SENHOR,O CORRETO SERIA A VITÓRIA NA CRUZ E NÃO DA CRUZ ,CONCORDA?
Caro insistente Anônimo,

Você sabe o que é figura de linguagem? Sabe o que é metonímia?

Metonímia é uma figura expressa pelo emprego da causa pelo efeito ou do símbolo pela realidade. Em Lucas 16.29, "Moisés e os profetas" são empregados em lugar de "o Pentateuco" (livros de Moisés) e "os escritos dos profetas". Com respeito à Ceia, Paulo disse: "Porque todas as vezes que (...) beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha", 1 Co 11.26. Nesta passagem e em outras, a palavra "cálice" denota, na verdade, o conteúdo de um cálice.

Pois bem, insistente Anônimo, a expressão "vitória da cruz" denota a "vitória de Cristo na cruz".

CSZ
Anônimo disse…
A paz do Senhor Pr. Ciro, sou leitor a pouco tempo de seu blog e tem sido uma benção seus artigos...porém gostaria de saber se de fato, à luz da palavra de Deus, é errado o que diz as letras de determinado grupo quando afirma que Jesus "foi no inferno pra salvar..."...aguardo uma resposta sua (jadsonmaues@bol.com.br)...Deus lhe abençoe mais e mais...
Caro presbitero Joel,

Agradeço-lhe pelos comentários. Continue contribuindo, pois as considerações sempre são bem-vindas!

CSZ
Caro Jadson,

Agradeço-lhe pelo comentário e...

... DE FATO, à luz da Palavra de Deus, como demonstrado no artigo acima, é ERRADO dizer que Jesus foi ao Inferno para nos salvar, para sofrer lá em nosso lugar e heresias afins.

Em Cristo,

CSZ
Renato Ferreira disse…
Caro pastor Ciro

É a primeira vez que faço comentário neste blog. Gostei muito das notas e artigos, como também da mensagem pregada pelo sr. na abertura do 7º CPO da AD da Lapa (SP), nesta segunda-feira,2.
Sou membro desta igreja, dirigida pelo homem de Deus, pr. Veiga.
Gostaria de lhe falar também sobre a importante mensagem que o sr. pregou, há poucos dias, também na Lapa sobre o "Culto Racional". Com certeza, essa mensagem falou com muita gente, sobretudo, comigo.

Que Deus continue lhe abençoando.

Fique na Paz do Senhor!
Caro João Ricardo,

Eu não sabia das tais gravações e de que elas estão sendo transmitidas... Bem, graças a Deus, pois tenho pregado em várias cidades brasileiras, para a glória do Senhor, e as mensagens têm sido, em alguns casos, gravadas e retransmitidas a outros...

Não gravo minhas mensagens para comercializar... Sinto muito em não poder ajudá-lo. Mas, o irmão já tem os meus livros, editados pela CPAD? Se não os tiver, adquira-os pelo site www.cpad.com.br. São mensagens, mas escritas.

Um abraço!

CSZ
[ana] disse…
afff...cada coisa q eu tenho q ler...
Ana?!!

Você por aqui!!!???

Obrigado pela "audiência".

Deus abençoe você!

Ah, hoje este blog completa seis meses!!!

CSZ
alexandro disse…
pastor, confesso q amei seu blog, ja está entre meus favoritos, mas tenho uma duvida.
será que, em alguns momentos, o senhor não estar sendo puritano em demasia, no q tange teologia.

me refiro a interpretação que o senhor teve da musica a vitória da cruz. algumas partes são interpretações figurativas, principalmente na parte dos passos e chave da mão do diabo.

pelo menos foi assim que entendi, afinal a interpretação é subjetiva.
Caro Alessandro,

Agradeço-lhe por colocar o blog entre os seus favoritos. Sinto-me honrado.

Quanto às suas dúvidas, vou ser bem sucinto e objetivo:

1) Não quero dar a idéia de que sou "puritano". Porém, a teologia é útil AO LADO da Bíblia, e não SOBRE ela. A teologia é o que os teólogos dizem da Bíblia. E a Bíblia é a própria Palavra de Deus.

2) Não fui eu quem dei a interpretação da canção a vitória da cruz. É a Palavra de Deus que refuta de maneira CLARA todas aquelas invencionices. Como vimos, de acordo com a Palavra: não houve festa; o Diabo NUNCA esteve no Inferno; Jesus não tomou chaves do Maligno; o Senhor não foi derrotano na cruz; Ele não abriu nossas cadeias no Inferno...

3) Eu fui, por graça de Deus, professor de Hermenêutica e Exegese durante 10 anos; sabemos à luz dessas ciências, bastante úteis na interpretação (mas não dispensam a iluminação do Espírito Santo), que a interpretação figurada só é aceitável quando o próprio contexto nos leva claramente a essa interpretação. Não é o caso da canção em apreço, que torce, e muito, a Palavra de Deus.

Reitero que a canção "A vitória da cruz" é uma aberração, teológica e exegeticamente falando. Chega a ser blasfema.

Portanto, não podemos confundir respeito à Palavra com "puritanismo" extremado. Considero-me uma pessoa normal, equilibrada... O problema é que hoje a igreja brasileira (ou boa parte dela) está tão distante da Palavra, que, quando alguém questiona alguns desvios, é logo tido como fanático, extremista, caçador de heresias...

Bem, acabei não cumprindo o que prometi... Não fui nem sucinto nem objetivo em minha resposta... Espero pelo menos ter sido claro.

Em Cristo,

CSZ
Unknown disse…
Caro CSZ,

Estou profundamente triste com o que vi hoje, vou pedir a Deus pela vida da Ana Paula Valadão... estou muito confusa e sem entender. Sei que sou muito nova e que muitas coisas ainda estão por vir. O Diante do Trono perdeu a essência da verdadeira Adoração a Deus, e é profundamente lamentável que isso tenha ocorrido. Mas este Espírito não é e não pode ser de Deus. Chorei ao ver a imagem da Ana de quatro em um palco se expondo daquele jeito. Mas sei que Deus trata conosco em particular e acredito que Ele mesmo mostrará a ela que não precisa de tais artificios, que o preço já foi pago e que Ele não tem barganhas a fazer com homens. Pai Celestial tenho medo de onde chegaremos... perdemos totalmente o temor do Senhor, e os dias são maus. Deixo aqui minha tristeza profunda ao ver tais imagens e de tal pessoa... não sabia que até lá já tinha chegado esses modismos.
A Paz a todo povo de Deus.
E por favor não se cale, continue falando, as pessoas precisam saber da verdade, precisam pelo menos tentar discernir o que é verdade.

"Te agradeço por me libertar e salvar, por ter morrido em meu lugar Te agradeço, Jesus Te agradeço, eu Te agradeço..."

Graça e paz. Joana Darc
Unknown disse…
Pastor,

Novamente posto em seu blog, mas desta vez, para lhe dar os parabéns!
Concordo com o senhor, os compositores da música erraram em não ter a base bíblica necessária para que todos os trechos da música fossem baseadas na Palavra, ou até por usarem termos comuns como: "o diabo está no inferno", sendo que ele nunca esteve lá. Mas me diga: quem nunca falou ou mencionou algo do gênero?

Mas se a música for analisada no geral, sem ter toda aquela visão teológica, confesso que é maravilhosa (pelo menos ao meu ponto de vista).

Na paz do Senhor
Daniela,

Agradeço-lhe pelos parabéns, mas não se esqueça de estudar a sua Bíblia. Você é uma aluna assídua da Escola Domincal? Isso é importante. Leia a Bíblia todos os dias, em oração, e leia bons livros, de autores fiéis à Palavra de Deus, e não aqueles que seguem o seu raciocínio e às suas "visões".

Todos nós erramos, Daniela, e eu já errei várias vezes. Mas a Palavra de Deus é LÂMPADA PARA OS NOSSOS PÉS, E LUZ PARA O NOSSO CAMINHO (Sl 119.105). É ela que nos impede de pecar (Sl 119.11) e faz com que o jovem tenha purificado o seu caminho (Sl 119.9).

Ah, gostei do seu texto. Para uma adolescente de 13 aninhos, você escreve muito bem e com fluência. Continue assim.

Um abraço!

CSZ
Anônimo disse…
Pr.
gostei muito de suas colocacoes. Salvei seu blog em minhas paginas pessoais.
Deus te abencoe,
Marcy
Aos irmãos que me escreveram ONTEM para dizer energicamente que não concordam comigo, e a alguns até me ofenderam com duras palavras e maldições, dirijo-lhes agora uma palavra.

Agradeço-lhes por dedicarem tempo me escrevendo, mas lamento por não publicar o comentário de vocês, tampouco respondê-los. Isso se dá por algumas razões.

Primeiro, vocês escreveram um "livro", quando, para dizer o que disseram, bastava um parágrafo. Vocês precisam ser mais sucintos, pois eu não tenho o tempo que vocês têm de ficar entrando e saindo do Orkut, passando o dia e a noite no MSN, conferindo vídeos no YouTube... Ontem, eu trabalhei o dia inteiro e preguei à noite...

Segundo, alguns de vocês parece até que não sabem escrever, pois empregam palavras como "Cançaum", "Joaum"... Eu sei que esse "estilo" impera entre os internautas adolescentes, mas não cabe aqui neste espaço, não é? Amadureçam, por favor!

Terceiro, você falam, falam, falam... mas não dizem nada! O que deve prevalecer é a Palavra de Deus! Eu estou citando a Palavra, e com certeza (não tenho nenhuma dúvida), e vocês estão argumentando com palavras ocas, sem nenhuma convicção. Estão fazendo valer as suas preferências pessoais: "Eu acho", "Eu gosto"... Bem, se vocês pensam que podem ignorar trechos da Bíblia, a fim de andarem como bem entendem, vão em frente... mas cuidado com o buraaaaaaaaacooooo...

Quarto, alguns de vocês, que continuam com essa atitude reprovável de fãs, e não de servos de Deus, dizem que esse blog não lhes serve para a edificação. Bem, eu já falei e vou repetir: NÃO ESCREVO PARA AGRADAR PESSOAS. MEU COMPROMISSO É COM DEUS. Se alguém não gostar, não precisa ler. Há tantos e tantos blogs...

Ah, quero que saibam, ainda, que Deus está considerando as palavras de ofensas que dirigem contra mim. Eu oro por vocês, para que se voltem para a Palavra de Deus e deixem essas efemeridades que seguem. Oro para que recebam Jesus, não como Astro, não como Revolucionário, não como o Papai Noel, não como o "Demolidor"... Oro para que recebam a Cristo como SENHOR E SALVADOR.

Que Deus os abençoe.

CSZ
Olá Pr Ciro,
Graça e Paz!!

Muito bom seu esclarecimento sobre a musica... e é impressionante como, mesmo tentando nao ir atras de invencionices, nos deparamos com cada uma! Se não dedicarmos tempo ao estudo da Palavra... nao falo apenas de EBD, falo de estudo individual mesmo, onde Deus nos alerta, fala ao coracao.
Olha o que me aconteceu: ha um mesm esteve em nossa igreja um pastor carioca, abencoadissimo, com uma pregacao tao envolvente que eu o ouviria por dias sem intervalo. Mas, o ponto 5 do seu artigo aponta um erro do tal pastor, e aqui exponho: ele, em varios momentos, dizia "O Diabo está debaixo dos seus pés irmaos, portanto, se quiserem se referir a ele têm que olhar para a sola do seu sapato!" (...)
Confesso que nao tinha observado o deslize, pois, no geral a pregacao foi muito boa e coerente na Palavra. Mas, imagino e espero que nem ele deve ter se tocado desse erro que está cometendo.
Precisamos ficar alertas, e seu esclarecimento é importante pra nos abrir os olhos.

Um abraço...

PS: tambem entrei na onda blogueira e coloquei seu blog como indicacao la, pois, como meu objetivo é levar mensagens de salvação, edificação e informação ao que me visitam, nada melhor do que grandes pensadores e servos do Senhor como parceiros nesse ideal.

Jane Heringer
Anônimo disse…
Excelente estudo, pastor Ciro. É interessante observar como os jovens têm sido vítimas constantes dos ataques do inimigo, dentro e fora da igreja. No mundo, as vítimas do narcotráfico e da violência são em sua maioria, jovens. Na igreja, a maior parte dos que aderem a esses modismos e ventos de doutrinas também é formada por jovens e adolescentes. Será que nossos jovens se esqueceram do que escreveu o amado apóstolo João em sua primeira epístola, no verso 14 do capítulo segundo?
Análise perfeita!

Na verdade as músicas distorcidas e os comportamentos estranhos são produtos da nova tendência do "mercado gospel" - algo que agrade, que impactue, que seja popular. Por outro lado, tais produtos denunciam a falta de amor e compromisso com a PALAVRA DE DEUS, aliás, para a nova geração de "evangélicos" tudo que está fielmente identificado com a palavra de DEUS não é comercial (para o consumidor) ou rentável (para os produtores)! Não contagia! É preferível se identificar com a turma do "oba-oba!" a se portar de maneira irrepreensível e agradável a DEUS, pois a juventude ficaria "sem espaço", afinal a bíblia não comunga com os shows, com os bailes gospels, com a nova tendência do momento... então é melhor ignorar pessoas q denunciam tais práticas!

Deus tenha misericórdia de nós!

Sempre que posso, passo aqui para apreciar o conteúdo bíblico. Confesso q tenho lido/meditado/estudado mais a palavra de Deus, desde o momento que encontrei esse blog. Tenho refletido minha vida para com Deus e estou me esforçando para melhorar!

Deus te abençoe, Pr. Ciro!
Unknown disse…
Gostei muito de sua matéria, deu pra compreender e entender melhor, se Jesus realmente foi ou não foi ao inferno.

Mais pode ter certeza que o irmão assim como eu, já deu muito glória a Deus, Aleluia Jesus, ouvindo uma dessas pregações...

Agora me responda uma coisa em relação a 1 Pedro 3:18-20
“porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito.
No qual foi, e pregou aos Espíritos em prisão;
Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longamidade de Deus esperava nos dias de noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água”

“Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos... 1pe 4:6

Essa prisão não seria o inferno? Então o que seria?

Não é correto afirmar que Jesus, ficou os 3 dias pregando no inferno... pois meu sogro sempre fala dessa maneira, talvez por falta de entendimento, mais qual a opinião do irmão sobre 1 Pedro?
Unknown disse…
Pastor,

Primeiramente grata por aceitar minha postagem, mais vc continua ignorando outras...

Com toda certeza a vitória de Jesus foi na Cruz... o inferno para mim seria como um complemento ... Mais se Jesus nunca foi ao inferno, o que seria essa prisão?

Se eu fosse católica, eu me contentaria com o purgatório mais como não sou, gostaria de um esclarecimento.

Bom final de semana e até segunda
Unknown disse…
Bom dia, paz do Senhor!!

Não precisa publicar esse meu post, apenas estou aguardando respostas sobre essa tal prisão de 1 Pe 3:18-20... é ou não é o inferno?

Obrigada.
Levi di Suethi disse…
gosto muito dos seus artigos e sou um dos propagadores das verdades bíblicas, estou do seu lado nesta batalha.

dc.LevidiSuethi
Anônimo disse…
Amado Pr Ciro,
Não tenha medo das ameaças ou criticas dos loucos e vazios (Sem o poder do Espirito nem conhecimento da palavra).
Aquele anônimo que disse nesse blog que conhece pessoas que se converteram ouvido esta música deve ser mais um daqueles movidos pelas emoções musicais gedozianas (G-12), em minha igreja tem um também.
Quanto a Ana, ela precisa saber que quem o chamou para o ministério pastoral(o senhor Pr Ciro), foi Deus. O senhor não é um Pr por que a Assembléia o consagrou, não. Mas o próprio Deus o chamou para esta obra. O Pr J. Wellington (por quem tenho muito respeito), não pode nem vai fazer calar a voz de quem Deus quer usar para falar a verdade.
Quanto a letra da música, esta contém muitas heresias (não toca em minha igreja). O problema é que as pessoas não sabem avaliar as letras de certas canções a luz da bíblia (porque não conhecem a biblia), é o caso da Ana.
Por isso, muitas igreja estão voltando aos ritos judaicos (festa dos tabenáculo, entrada da arca etc.). Estão fazendo tal qual as igreja da região da Galácia (Gl 1.6). Estas pessoas estão pregando o evagelho mencionado por Paulo e Gl 1. 8,9. Certamente todos que fizeram criticas ao que foi escrito neste blog (as heresias pregadas pelos cantores e pregadores famosos) precisam conhecer o evangelho que Paulo pregava:
da GRAÇA; da PAZ; da CRUZ; e da VONTADE DE DEUS - GL 1. 3,4. Pr Ciro, louvado seja Deus que sempre chama um Jeremias e um Ezequiel para pregar a verdade diante daqueles que corrompem SUA palavra. ALELUIA
Anônimo disse…
Como diria Paulo no finaL de seu ministério: Graça, Paz e MISERICÓRDIA ao irmão...
Hoje mesmo me comuniquei com o sr. sobre seu livro: O Evangelho que Paulo... e elogiei tanto seu blog, como os seus livros. Sei que é duro criticar os irmãos, e talvez pelas réplicas, mais duro é criticar os "astros gospel"...
Mas O SENHOR é contigo, se hoje temos uma geração indo para a igreja, fico com o passado. Antes, ser cristão era careta, mas quem pagava o preço de fato era. Do jeito que está indo, caso não haja uma nova reforma (Ecclesia Reformada Semper Reformanda Est, lembra?), ou uma perseguição, a igreja futura será um clube social, com bar, academia, cinema, quadras de esporte, ntre outros benefícios...
Mas o Cristo, fica de fora, pois é demodé...
Vou linkar este texto no meu blog, pois as novas "canções dadas por Deus" estão no mínimo INCOERENTES...
Abraços.
Anônimo disse…
Parabéns Pastor
claudio pimenta disse…
nao quero dar uma de advogado do pastor ciro pois ele nao precisa

sao raras as vezes que nao concordo com ele mas isso nao me coloca como inimigo dele nem de suas colocaçoes

quero sugerir a todos os irmaos so que concordao e discordao que examinem a biblia

e sua devida interpretaçao

vejo gente aqui apaixonada pelos cantores ou sao fãs que nao conseguem raciocinar e agir simplesmente pela emoçao e defender seus idolos sem ao menos
analizar o que foi postado a luz da biblia

vamos ler e examinar a palavra

vamos ser como os bereanos

examinai tudo retende o que e bom e naqo o que nos faz bem ao ego
Anônimo disse…
Graça e Paz!!!

Pastor Ciro, eu admiro o seu trabalho em nosso meio, vendi vários livros seus mesmo a contragosto de muitos. Sempre digo quando alguém quer critiacar que eu não defendo a pessoa do Pr. Ciro defendo aquilo que ele tem pregado, pois tudo o que ensina está embasado na Bíblia. na verdade o Pastor Ciro é a voz de muitos anonimos que têm sofrido com os grandes modismos e heresias que tem entrado em nosso meio. Infelizmente os nossos amigos ANA ANÔNIMO deferiam deixar de lado as críticas sem nenhum embasamento e conferir como os bereanos faziam. Eles conferiam nas Escrituras o que os apóstolos diziam faça o mesmo. Existem muitos hinos heréticos por ai e tem muitos pregadores apenas fazendo animação...a descida de cristo ao inferno como é pregada é citada no livro apócrifo supostamente escrito por Nicodemos, basta ler a Bíblia e encontraremos a verdade pura e sem invencionices. Digo também que é verdade o que o irmão Gutierrez diz que se pregar expositivamente a Bíblia o povo não quer, desejam é ter experiências emocionais. outra coisa que gostaria de dizer é sobre gravar as mensagens pregadas ou uma série de mensagens iguais as dos livros e outras mais que o Senhor for lhe dando. Seria uma grande oportunidade de muitos outros ouvirem o que tens a dizer..
um grande abraço e convido a todos a lerem a Palavra de Deus.
Caro irmão Valdeci do Carmo,

A paz do Senhor!

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo. Encontrei-me com a sua esposa em um evento, em Campo Grande-MS, e ela partilhou comigo essa sua informação quanto à vendagem de livros, o que muito me alegrou! Aleluia!

Realmente, há muitos modismos e heresias em nosso meio. Mas, graças a Deus, há servos de Deus fiéis que desejam andar segundo a Palavra de Deus.

Estou orando quanto à sua sugestão de partilhar o que Deus tem me dado por meio de gravação em áudio/vídeo. Deus está no controle de todas as coisas.

Um grande abraço! Que Deus abençoe o seu ministério e de sua esposa.

CSZ
A. L. disse…
Caro Pastor Ciro.
A Paz do Senhor Jesus.
É muito lindo ver que, apesar dos dias serem maus, em que muitas pessoas apostatam da fé e caem no abismo da mentira, existem homens de Deus que pregam o evangelho, como o senhor.
Gostei muito do artigo e confesso que foi muito edificante.
Mas, eu estava lendo um livro do Pastor Esequias Soares, no qual ele diz que Jesus foi sim ao inferno e tomou do diabo as chaves da morte e do inferno. Isso me doeu no coração, por ver um homem de Deus falando tal heresia. E o pior, o livro foi editado pela CPAD. Se o pastor quiser verificar,está em Heresias e Modismos, pág 202. Não quero aqui gerar contenda e divisão no corpo de Cristo, mas sim avisar os irmãos sobre tal heresia.

Deus Abençoe a Todos
Pior é que tem crente que acha que o inferno foi feito SÓ pro diabo e tem muita gente cantando o hino do famigerado DT que conta uma estória muito bonita sobre o diabo festejando a morte de Jesus.... se passar numa peneira de cada 10 hinos contados na igreja (sem incluir os da HC/CC), 11 são reprovados.
A CGADB deveria criar uma comissão para analisar o tipo de estilo/ritmo e evangelho disseminado através das músicas executadas na igreja... Censura? Não, apenas zelo! Nem todo crente tem estômago pra suportar alguns tipos de hinos cantados na igreja.
Atleta do Senhor disse…
Graça e Paz, Ciro!

Quero registrar aqui minha alegria em ver um blog usado para discussões embasadas. Isso é muito válido para o cristão. Gostei de algumas de suas análises.

Mas quero neste tópico destacar algo que tem me incomodado acerca da música A Vitória da Cruz. Primeiro, não vejo nenhum equívoco na letra: A letra em momento algum diz que o diabo estava no inferno fazendo festa no mesmo. A letra desta música pode até ter utilizado de frases emotivas - o que é muito válido em poesias -; A ANa deve ter imaginado algo muito lógico: O diabo teve sim razões para celebrar várias etapas entre a crucificação e a morte de Jesus, graças a Deus foram todas as suas expectativas frustradas; lembre-se que o propósito de Deus só se encerrou com a ressurreição. Jesus precisou ter vencido a morte e não acredito ser heresia acreditar que o inimigo teve motivos para se alegrar até momentos antes da ressurreição. Aliás, o sr. deve ter visto que após a ressurreição foi espalhada a mentira de que Jesus não havia ressuscitado.De quem provém a mentira?

Segundo, a música não declara em alguma frase que Jesus foi ao inferno pegar chaves, menciona apenas que as chaves do diabo foram tomadas.

Finalizo, afirmando que não vejo heresia numa aplicação lógica como esta. Heresia seria a distorção prejudicial a palavra ou algum acréscimo nas escrituras, o que não houve. Sinceramente, esta canção não merece ser alvo de sua crítica. Aliás, nós somos muito inteligentes para criticar e "celeres" para apontar "erros". Graças a Deus estamos todos num mesmo patamar de dependência, todos pecamos e precisamos da graça de Deus, "né" verdade?

Independente do seu posicionamento, gostei do seu blog!

JUAN Campos
Caro Pastor, muito admiro o seu trabalho e tenho uma pergunta: Creio ter ouvido centenas de músicas que nem sempre refletem a totalidade da sabedoria bíblica e eu mesmo, por ser músico ex apaixonado por literatura, encontro muitas dificuldades para ouvir certas canções. Isto posto quero saber se talvez um pouco de condescendencia com o nosso povo sabidamente inculto, (apesar de alguns terem recursos financeiros)nao seria perdoável. agradeço o esclarecimento. Deus o abençoe.
cau disse…
Paz!irmão fiquei surpresa com os comentario e gostaria de saber sobre a musica diante da cruz de Aline Barros o que você nos diz essa musica tem algo de errado nela ou não?
R.Reis (Belém do Pará) disse…
Paz seja contigo pastor, já que o senhor tem se colocado como DEFENSOR da palavra que eu acho correto, pois existem alguns exageros por aí afora.Quero que o senhor me mostre onde está na palavra de Deus o ministério de dirigente ou onde Jesus ensina a pessoa a cumprimentar com a Paz do Senhor, que eu saiba Jesus ensinou a cumprimentarmos: Paz seja convosco. Em todos os lugares existem erros, o difícil é admitirmos que estamos errados pois o orgulho sempre fala mais alto.Por favor me responda com mansidão.
Junior Melo disse…
Parabens estimado pastor .Vejo tantos irmaos meninos na fé.Se prendem a pormenores que nao edificam nada.Veja o quanto é o pouco conhecimento biblico.A irma pergunta e ao mesmo tempo condena quem cumprimenta outro irmao utilizando outra saudação senão " A PAZ ESTEJA convosco">Amada, a saudação em Jesus nao importa de como é feita.ELA tem queser feita.Se é a paz de Jesusm a paz de Deus, a PAz do Senhor, aPAz de cRisto.Ora, somos todos filhos do Deus altissimo (Assim o confessemmos).
Anônimo disse…
Poxa, gostei muito da crítica a música, é muito interessante porque as pessoas realmente acham que o inferno fez festa quando Jesus sacrificou-se na cruz! Valeu por abrir os olhos da galera, A paz do Senhor a todos!
Unknown disse…
A Paz do Senhor Pastor!
Quero te parabenizar, e até agradecer pela explicação baseada na palavra de Deus.
Estou vendo seu post em 2016, contudo, não poderia ser mais atual, uma vez que nos dias hodiernos o que mas vemos são canções e pregações que fazem de Jesus um super herói a nossa disposição. São músicas intermináveis e repetidas que não dizem nada com nada e que causam uma emoção bem distante da verdadeira presença de Deus. Pregações absurdas, ensaiadas como espetáculos.
Sinto saudade das pregações genuínas, aquelas que pregavam a santidade, que pregavam Jesus como salvador, aquelas pregações que nos deixavam estagiados, inundados da graça de Deus.