Unção da "loucura" ou loucura dos "ungidos"?


Nesses últimos dias, muitos não suportam mais a sã doutrina. Vibram com falações de animadores de auditório, milagreiros e falsos mestres (Mt 7.15-23; 2 Tm 4.3; 2 Pe 2.1,2), mas rejeitam a pregação expositiva. Não há dúvidas de que os modismos e interpretações equivocadas surgem por falta de exposição da sã doutrina (Sl 119.130; 2 Tm 3.16,17).
Hoje, nos grandes congressos, o povo, sem discernimento, torna-se manipulável e vibra com as frases de efeito dos “ungidos”, que pregam as suas novidades dissociadas das Escrituras.
O modismo do momento é a “unção da loucura de Deus”, com base em 1 Coríntios 1.25: “Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”. Os espalhafatosos pregadores dessa “nova unção” vêem na passagem acima a justificativa para todas as aberrações que dizem e fazem.
Defensores dessa unção “divina” têm ministrado a “bênção do depósito celestial”. Prometem que as pessoas que tiverem fé encontrarão uma grande quantia em sua conta bancária! (Não pense que sou incrédulo. Creio sim num Deus que faz até moeda aparecer na boca de um peixe!) No entanto, a suposta bênção divina traz ao “agraciado” um autêntico “presente de grego”! Quer saber por quê?
Digamos que apareçam cinqüenta mil reais em sua conta. Como fica a sua situação em relação à Receita Federal? Como declarará isso no Imposto de Renda, haja vista não poder dizer simplesmente: “Foi Deus quem me deu”? O Senhor lhe daria uma bênção pela qual você se tornaria um sonegador de impostos, infrator da lei?
Portanto, a expressão “loucura de Deus”, empregada por Paulo sob a inspiração de Deus, enfatiza o quanto os seres humanos, por mais capazes que sejam, estão aquém do Todo-Poderoso. Mas o apóstolo também mencionou a “fraqueza de Deus”. Interessante que ninguém prega a “unção da fraqueza de Deus”! Como se vê, o texto em apreço não apóia as atitudes extravagantes e as “ministrações insanas” de certos “ungidos”, não é mesmo?

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
graça e paz pastor

O senhor tocou em um ponto importante, é comum ver animadores de auditorio usando esse versiculo para justificar suas extravagância

nós aqui em foz estamos na espectativa para ouvir o irmão pessoalmente.
Deus te abençoe.
Anchieta Campos disse…
"mas rejeitam a pregação expositiva"... esse realmente é o grande problema da igreja pentecostal atual! Para a grande maioria dos crentes atuais o culto ou o pregador só é bom quando se tem zuada, barulho, muito glória a Deus e aleluia, mesmo que a Palavra em si não seja exposta de um modo coerente e puro.
Queríamos a maioria evangélica ao nosso lado (ou melhor, ao lado da Bíblia), mas o importante é que Cristo está ao lado dos "quadrados" e "fechados" que procuram agradar a Deus e a sua Palavra do que ao homem (carnal).
Deus o abençoe sempre! em nome de Jesus!

Abraços fraternos,

Anchieta Campos
Anônimo disse…
Pastor Ciro, Paz do Senhor,

O senhor no texto usou varias vezes as palavras ungidos, unção...
Eu queria saber a respeito disso. porque em 1Jo 2.20 fala que a igreja tem a unção do Santo.
Existe esse negocio de novas unçoes e de ungidos (usado para coloca-lo em uma categoria especial)?
Obrigado pela atenção, e parabens pelo blog!
Anônimo disse…
paz pastor

Ainda em foz e eu acredito também no paraná não esta tanto extravagante assim esse modismo de barganha pra Deus.
O que nossos pregadores erram são em dizer que se dar 10 ganha 100
e que quem não esta bem financeiramente não esta de bem com Deus.
È lamentavel como nossos cultos só se fala em benção e mais benção,e pouco em adoração,reverência,obediência,humildade



esperamos o senhor em foz DEus te abençoa
Anônimo disse…
paz pastor!

Creio que existe varios lobo em pele de ovelha, outros que trarão escandalos, mas também creio que Deus quer levantar verdadeiros cristão, que serão abençoados em suas vidas, desde que tenham como ministério o seu serviço também, cristão que a cada dia vão fazer o seu melhor, não para agradar a homens, mas a Deus, ao olhos do mundo loucura, mas tenho uma certeza que Deus honrará, e esses cristão testemunharam que Deus os guias, posição de Cristão fora da igreja, Loucura....O seu trabalho também faz parte do seu ministério.
Elizeu Rodrigues disse…
Amém, pr Ciro.
Só que infelizmente, como acontecia com os judeus frente as pregações de Jesus Cristo, pensamos e entendemos se tratar das outras denominações, ou até seitas heréticas, menos em nossa querida AD. Já estamos até pedindo oferta de R$ 100. Se o ofertante colocar menos, está em pecado. Se o pregador não fizer seu "show" está em pecado. Não percebemos que como aconteceu com Pedro, que estava ao lado de Cristo, foi usado pelo inimigo, estas espalhafações podem ser indício de que algo está errado. Quando abriremos os olhos as verdades bíblicas doutrinárias, sem antes apontar o dedo às outras denominações???

Paz do Senhor Jesus Cristo aos amados
Ivan Panicio disse…
Pastor Ciro, há sanidade e a loucura são separadas por uma linha muito tênue. Segundo já estudei.

E infelizmente muitos tropeçam no ato da hermeneutica e exegese.

Costumo dizer que pegar um texto, sem analisar o contexto é pretexto para se fazer uma heresia. E o que vemos é pessoas pinçando textos separados do seu contexto com o objetivo de fundamentar suas ideologias.

Voltemos para a sã doutrina. Os resultados que esperamos serão frutos visíveis se nos prendermos simplesmente no que a Palavra nos orienta. Fujamos do pragmatismo, fiquemos com o genuino cristianismo.

Forte abç

Ivan
www.ivantadeu.blogspot.com
juberd2008 disse…
Que loucura, Pr. Ciro? Seu textos como sempre são pautados pela análise equilibrada e bíblica. Comecei a ler seus textos no Mensageiro da Paz, na época o irmão era presbítero.

Que Deus continue lhe abençoando,

Juber
Anônimo disse…
Pastor Ciro,

A paz do Senhor Jesus Cristo seja contigo.

O Sr. citou uma expressão que foi dita por Paulo acerca da fraqueza de Deus. Pr. fiquei muito interessado no tema e vejo que seria de grande valia para as nossas vidas espirituais. Se o Sr. pudesse nos trazer uma ministração acerca deste tema, seria uma bênção para as nossas vidas.

Em seguida preciso informar pastor: Louvo a Deus pela sua vida! Li sua postagem acerca da sua "inveja" confessa por alguns personagens bíblicos e, posso dizer Pr., não tenho esse tipo de "inveja" só pelos homens da Bíblia. Quando vejo pessoas como o Sr., busco apreender e "invejar" o conhecimento que Deus tem te dado. Também "invejo" meu pastor e pai Divino Aparecido, que tem me ensinado na humildade, fidelidade e amor no Senhor Jesus, que me ensinou "no caminho" da salvação. "Invejo" minha mãe que é uma mulher de Deus, que se esforça pra cada dia mais crescer no temor do Senhor e, conseqüentemente, na sabedoria que provém d'Ele.

É isso pastor Ciro. Que Deus continue te usando. Reitero o pedido acerca de uma ministração sobre o tema "a fraqueza de Deus".

Abraços fraternos de teu irmão em Cristo!

Jordanny Silva
Brasília - DF
Anônimo disse…
Querido Pastor Ciro, achei seu blog qndo fiz uma busca sobre certo pregador( prefiro não citar o nome).Desde então venho aqui diariamente!! Gosto muito da maneira como expõe a palavra de Deus!!

Os cultos da Vitória estão cheios, mais os de Orientação Cristã(Doutrina)sobram cadeiras...

Parabéns pelo trabalho, Paz do Senhor!!
marcio leal disse…
__ PR.CIRO !?

__ IRMÃOS(ÃS) PARTICIPANTES !?

_ A PAZ DO SENHOR JESUS !!!

__ BOM ...

_ Tenho já a alguns dias,lido algumas postagens na Net!
_E...

_ AO que parece há lamentavelmente algumas correntes teológicas que ..
_ Ora são forasteiras..

_ Ora querem residir em nosso meio " 2 pe.2.2 > 1 co 11.19.

_ A respeito das tais faltar-me ia palavras para discorre_las.

(.. secularismos,modismos ministériais,e... como é mesmo o nome daqueles que de maneira insuportável nega a inerrância das SAGRADAS LETRAS ?).. não sei oque lá liberais !?

_ BOM ...

_ De qualquer forma meu desejo é puramente fazer um_
breve desabafo convosco ( posto que são sabios )

_ ELES ESTÃO DE VOLTA !!!

_ Amados sem querer "copiar" esse genero literário que o irmão ciro adotou.. mas já copiando..

.PEDINDO-VOS DESCULPAS se pareci " petulante "..

A PAZ DO SENHOR JESUS.



.PR CIRO GRATO PELO ESPAÇO.
Apóstolo Paulo, se vivesse hoje, aprenderia mais?

Basta uma visita ao www.youtube.com, e com muito cuidado, pois, você poderá ser contaminado com as pornografias, ou com alguns cultos vergonhosos para o evangelho, repletos de meninice, e irresponsabilidade espiritual nos comandos de igrejas de pedras e vidros. Pois, a de verdade, não aceita tamanha profanação do verdadeiro sentido de ser: Cristão e servo de Jesus Cristo.

Muitos afirmam, que haverá tamanha e desastrosa situação para a sociedade, com a divulgação nos meios de comunicação. E, é verdade, estamos vivenciando como nunca, um desabafo da imoralidade, que entra em qualquer lar, desprotegido do temor à Deus ou de crentes em cima do muro. Não sabem se agradam a Deus ou ao diabo.

O temor à Deus, garante a responsabilidade ao crente de saber discernir o que ver, e com certeza, a saúde espiritual, não seguirá caminho para uma saúde EXpiritual.

Portanto, vigiai e permanecei em oração, pois, Ele o Senhor Jesus Cristo está às portas. Não vos enganeis com alguns que andam brincando de ser crente e querem que o poder de Deus, seja uma brincadeirinha qualquer. Em qualquer lugar.

Hoje, se você visitar o www.youtube.com poderá ver algo do tipo: Clique ou copie o link abaixo! Verifique e responda.

http://www.youtube.com/watch?v=7nVFhEKEn3A

Isto é Poder de Deus? O que isto?

Vamos ser mais sérios e objetivos com a verdade. Vamos parar com a necessidade de criar momentos de poder, e de brincadeirinha ao propagar o Poder de Deus, sem a manifestação carnal de alguns líderes, que estão conduzindo suas ovelhas ao despreparo espiritual e a infantilidade aguda. É mentira o que anda acontecendo por aí, com capa de poder. É mentira o que se demonstra como Poder de Deus, e não passa de pessoas endemoniadas se debatendo como se estivessem cheias do poder.

Vigiai e orai. Tempos difíceis, não serão tempos com dificuldades para a compra de alimentos ou de procura de empregos. Tempos difíceis serão tempos em que haverá enganos por qualquer parte e onde você for.

Mais uma vez, vigiai e orai. E procure viver as escrituras para conhecer o que é correto no meio evangélico. Não se deixe enganar.

Mateus 24:24 nos alerta: Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

Tão grandes sinais e prodígios, que enganariam........mas, o que está acontecendo é que os sinais são pequenos e sem pródigios nenhum, só existe a louca presença de gritos extravagantes e nada que engane os que vigiam. E muitos já estão sendo enganados.

Vigiai e Orai! Maranata!

Pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
A Paz De Cristo a todos

Volto a indagar, até quando um crente ser considerado como louco ou esquisito, ou estranho, pelos que o rodeiam é sadio ?? Eu pergunto isso porque de certa forma aconteceu isso comigo a partir do momento que tentei parar de ir na igreja só por ir, tentei tirar da minha vida as coisas que não me edificavam como cristão, procurei orar mais , ler mais a palavra de Deus, procurei ter mais devoção a Deus e, independente do que estava fazendo (trabalhando, estudando na faculdade), procurava lembrar de meu Deus, colocá-lo em primeiro lugar e estar continuamente em "orando em espírito" (coloquei entre aspas por não saber se essa é a expressão correta)!! Meus próprios amigos da igreja começaram a me chamar de fanático, de louco!! Fiquei muito triste e abatido por tais comentários, porque pra mim eu finalmente tinha conseguido colocar em prática a vida cristã que via na bíblia, mas pra os que me viam... nada valia!!
Além do mais, depois dessa busca maior por Deus, eu fui dentro de uma semana batizado com o Espírito Santo!! Dai que as criticas aumentaram, não pelo batismo em si, mas por me acharem fanatico ?? porque, se pela graça de Deus, eu estava muito animado pra fazer a obra de Deus!! Eu via um não crente, e qualquer oportunidade que tinha, tentava glorificar o nome de Cristo!!

Sei que não sou perfeito, devo ter errado muito em alguns aspectos, mas estou errado em pensar o tempo todo em Deus(não que eu fique parado só pensando e fazendo as coisas de Deus, mas tento lembrar dEle em todas as minhas atividades, em tudo o que faço)??

1 Coríntios 10:31 "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus."
Anônimo disse…
Pr. Ciro,
A paz de Cristo.

Bom, no início de minha conversão ao cristianismo, por motivação de pregações em cd´s, e por, digamos, modismo, por um tempo eu fui um seguidor do que T.L. Osborn chama de, pentecostalismo fanático. Fui em algumas figilhas, e orações em monte para buscar algo que ja estava em mim, um milagre que Jesus promete a todos os seus, a unção do Espírito em nossa vida. Esperava sempre coisas extraordinárias acontecerem, quando comecei a entender que Deus havia me chamado para a pregação do evangelho comecei a estudar a bíblia a fundo, com o objetivo de entender melhor os propósitos de Deus para a igreja e para o mundo, então pude ver o engano que eu caminhava. Sem desfazer da fé de ninguém, hoje eu digo, o povo se perde e se deixa enganar facilmente pelo que vê, por falta de conhecimento da bíblia. Até ja ouvi um pregador dizer que teme ler muito a bíblia e deixar de ter "aquela espiritualidade que ele tinha". Pude lembrar de coisas absurdas que ja presenciei. Graças a Deus hoje sou guiado pela palavra. Gostaria que o irmão Ciro respondesse ao comentário que fiz a respeito de "música no culto" a ajguns dias.
Joadir Humberto da Silva disse…
Querido irmão, dou graças a deus por existir pessoas com coragem de se expressar dessa forma. Sou evangélico da Assembléia de Deus à 22 anos, e é imprecionante como tenho presenciado isso ocorrer. Certo dia fui pregar em uma igreja pentecostal dessas que os seus membros gostam de agitação(pula pula, gritaria e outros), mas a mensagem que Deus me deu foi uma mensagem de instrução, e logo que encerrei e me sentei, o pastor da igreja se expressou da seguinte maneira: "É irmãos não foi uma palavra de avivamento, mas foi a palavra de Deus", na mesmo hora fiquei imaginando, o que é mais importante, que o povo compreenda a palavra de Deus ou que haja barulho?. Nunca mais estive nessa igreja. As vezes sofre certa indifirença por alguns de minha igreja, pois tenho falado da verdade, mas nem Jesus agradou a todos, quanto mais nós. Que Deus continue o abençoando em Cristo Jesus.