Fim ou recomeço?


Costumamos encarar o fim como a cessação de tudo, não é mesmo? Essa palavrinha de três letras é capaz de nos levar ao desânimo, ao sentimento de que tudo terminou. Mas, sabe de uma coisa? Todo fim enseja um recomeço.

No princípio, Deus criou o mundo e pôs nele o homem, e este o decepcionou. O que aconteceu? Bem, a vida no jardim do Éden perdeu o sentido. Fim? The End, como terminam os filmes de Hollywood? Não! Simplesmente, um recomeço. O Criador vestiu Adão e Eva de peles e estabeleceu novas metas para a humanidade. Enfim, o que passou, passou.

O fim do período da Inocência deu início ao da Consciência. E mais uma vez o homem decepcionou a Deus. Os descendentes de Sete — filho de Adão — se misturaram aos pecadores, e a Terra ficou cheia de violência e materialismo. Veio, então, o Dilúvio. Fim? Não. Recomeço. Deus preservou Noé e sua família, para com eles estabelecer um novo pacto e um novo período, o do Governo Humano.

Mais uma vez, os homens fracassaram, ao tentar construir uma cidade, com uma grande torre, para glória própria, esquecendo-se de que toda a glória pertence ao Criador (Is 42.8). O que fez Ele, pôs fim a tudo? Não! Frustrou aquele mau intento, a fim de que houvesse um novo começo para os homens.

[Não pense que Deus estava tentando ajudar o ser humano sem saber o que aconteceria. Quando o pecado entrou no mundo, o Senhor já tinha um plano estabelecido — tanto que Jesus Cristo é o “Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap 13.8); isto é, todos os cordeiros mortos desde a criação do mundo tipificavam o Cordeiro de Deus (Jo 1.29). Contudo, esses fins e recomeços eram oportunidades para a humanidade se reencontrar e entender os propósitos do Criador.]

Bem, o Governo Humano não deu certo, e a Torre de Babel caiu. Como diz a Palavra de Deus, “Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor é a resposta da boca” (Pv 16.1). Quando fazemos planos e eles desmoronam, isso não significa o fim. Deus, naquela ocasião, espalhou as pessoas, para um novo começo: o período Patriarcal.

O Senhor fez alianças com Abraão, Isaque e Jacó, e nasceram aqueles que formariam as doze tribos de Israel, mas o livro dos começos, o Gênesis, terminaria de modo aparentemente trágico: “E morreu José da idade de cento e dez anos; e o embalsamaram, e o puseram num caixão no Egito” (Gn 50.26).

Que ironia! O livro que começa com uma frase cheia de vida “No princípio, criou Deus os céus e a terra” termina com morte, embalsamamento e caixão, palavras que gostaríamos de riscar do vocabulário! Mas não podemos nos esquecer de que cremos no Doador da vida! E de que a morte, para os seus servos, é um recomeço, em outra dimensão, a celestial! Nem a morte pode nos separar do amor de Deus (Rm 8.38,39).

Começa, então, o período da Lei, com a saída dos filhos de Israel do Egito — liderados por Moisés —, que não eram mais uma família, mas um grande povo. Esse período duraria até a plenitude dos tempos, quando Deus enviaria seu Filho, “nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” (Gl 4.4,5).

No decurso desse período, entre os livros de Êxodo e Malaquias, houve vários fins e recomeços. E, como a humanidade não foi capaz de retomar o rumo segundo a vontade de Deus, mais um período dispensacional teria de acabar, como lemos em João 1.17: “a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”.

Cristo, o verdadeiro Deus encarnado (Jo 1.1,14; 1Tm 3.16), dá início ao período da Graça. Mas somente a sua encarnação não seria suficiente. Teria Ele de passar pelas angústias humanas. O véu precisaria ser rasgado. E não estou falando do véu do templo, partido em dois para “dizer” que o caminho para a salvação está aberto. Para isso acontecer, um outro véu teria de ser rasgado: o corpo de nosso Senhor (Hb 10.20).

Jesus nasceu e morreu. Fim? Bem, se a sua morte fosse o fim, estaríamos perdidos. Mas... Ah, como eu gosto desta palavrinha também de três letras! Às vezes, até usamo-la de modo inconveniente, para criticar alguém: “Gosto de Fulana, mas...” Contudo, veja como ela se encaixa como uma luva em 1 Coríntios 15.17-20. Leia esta passagem agora, por favor.

Glória a Deus! Se Jesus não tivesse ressuscitado, a nossa fé seria vã e estaríamos perdidos. Mas Cristo ressuscitou! Que recomeço maravilhoso e triunfante, não acha? Imagine a alegria das mulheres que foram visitar o corpo de Jesus, e encontraram a pedra revolvida e o túmulo vazio (Mc 16.1-4). Que recomeço para elas, que já não tinham esperanças!

Você pode escolher ao passar por uma decepção ou tragédia uma das duas palavrinhas de três letras: fim ou mas. É possível que você esteja enfrentando grandes angústias agora. Há, quem sabe, muitas decepções em seu coração: a perda de um ente querido em uma tragédia, a interrupção de uma gravidez, um sonho não realizado, uma enfermidade... Bem, você tem a oportunidade de deixar para trás as frustrações e começar uma nova fase da vida com alegria e satisfação.

O fim, como vimos, não é um fim em si mesmo. Então lembre-se de que sempre haverá um mas. Fico pensando o que seria de nós se alguns versículos terminassem antes dessa palavrinha. Imagine se Romanos 6.23 terminasse assim: “o salário do pecado é a morte”. Mas há um complemento animador: “o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Sabe, vou lhe confessar uma coisa. Um dos principais problemas que tenho ao escrever é a repetição da palavrinha mas. Já fui orientado por uma profissional da língua portuguesa e vivo me policiando sobre isso. Entretanto, neste artigo, estou me sentindo completamente à vontade para dizer quantos mas forem necessários!

Afinal, temos dificuldades e aflições, mas o Senhor é o nosso Pastor! O Inimigo se levanta contra nós, mas maior é Aquele que está conosco! Os nossos corações nos condenam, mas maior é Ele do que os nossos corações! Você pode ter enfrentado uma grande dificuldade, frustrações e decepções; mas tudo isso acabará, se você tiver esperança, e uma nova fase de vitórias terá início, pois cremos que o fim traz um grande recomeço para aqueles que depositam a sua esperança em Jesus Cristo!

O mundo está em guerra. O Brasil, dominado pela corrupção. E, para piorar, tragédias não param de acontecer... O profeta Miquéias vivia dias semelhantes aos nossos (Mq 7.1-6). Contudo, havia um “porém”. Qual? A sua certeza em um recomeço em Deus estava inabalável, e ele exclamou: “Eu, porém, esperarei no Senhor; esperei no Deus da minha salvação: o meu Deus me ouvirá” (Mq 7.7).

Pessoas especiais morreram, mas Cristo está vivo e consola o seu coração. O ano pode não estar sendo bom para você, mas guarde a sua fé e a sua esperança, pois ainda surgirão grandes oportunidades, em Deus!

Bem, pensei em como terminar este artigo, e resolvi citar uma passagem que muito me anima:
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Rm 8.37).

[Escrevi este artigo quando soube que uma amiga e irmã em Cristo havia perdido o seu bebê. Resolvi republicar o presente texto por acreditar que ele ajudará pessoas que perderam entes queridos ou estão passando por grandes tribulações.]

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Palavras de sabedoria, pois com Cristo em nossa vida a esperança é sempre renovada, nunca ficaremos desamparados!
Pastor Ciro,
Parabéns pelo post!
O Pr. Luiz Antônio, como pregador, figurava em nossa denominação, nos tempos atuais, como uma referência de mensagem com conteúdo bíblico, interpretações reveladas pelo Espírito Santo e muita simplicidade.
Só a confiança no Senhor e a fé de que estaremos juntos, podem nos consolar.
Parabéns pelas atualizações do seu blog.
Unknown disse…
A paz do Senhor, pastor Ciro

Diante dos desânimos, lutas e percas, vale a pena se alegrar no Senhor. Infelizmente vivemos numa cultura onde fomos ensinados apenas a ganhar, eis o motivo das pessoas chorarem, murmurarem e perderem as esperanças.
Sua reflexão é perntinente para os nossos dias, quando a esperança de muitos está na vitória, na benção e não no abençoador.
Escrevi algo parecido em meu blog (Quando perder é melhor que ganhar)
Somos humanos, é verdade, mas nossa esperança deve estar no Senhor que sabe o amanhã, Ele sabe o porquê de tudo isso,Deus tem como nos restituir tudo de volta, o imposto de renda não restitue, os amigos não restituem a confiança perdida, o tempo não restitue a horas que desperdiçamos, a medicina e a tecnologia não podem restituir os corpos em vida às familias que hoje choram pelo acidente, mas o nosso Jesus Restitue a vida, por isso, vale a pena servir a Ele e viver da esperança certa de sua vinda.

Um forte abraço,
Irmão André Silva - Carpina - PE
www.olhos30.blogspot.com
Rinaldo Santana disse…
A paz do Senhor, pastor Ciro
A fim de mim aprofunadar, com conhecimentos fundamentados na Biblia, sobre ter palavras que ultimamente tenho apreciado muitos pregadores pregar . Unção, Poder e Autoridade, qual a diferencia destas tres palavras??
Abraço
José Rinaldo de Santana - Monte Alegre de Sergipe -Se email rinaldo_santana01@hotmail.com
Anônimo disse…
A Paz do SENHOR!

Eu fiquei com vontade de fazer uma critica, mas como é tempo de alegria vou questionar depois. Vou ficar so com as saudações mesmo(rsrsrs)Desejo ao senhor e a toda sua Familia um Feliz 2008 e que Deus os abençoe cada vez mais.

Em Cristo,

Joabe
Unknown disse…
Lindo texto realmente.Passei aqui para desejar ao sr pastor Ciro e toda sua família,um ano de muitas Bençãos e Vitórias e que seus Livros e este Blog continue sendo referência em nosso meio.Deus em Cristo nos Abençõe.A paz do Senhor!
Parabéns pelo blog pastor Ciro, que neste ano de 2008 seja uma benção.

Feliz Ano Novo!!!
Anônimo disse…
que bom ler palavras edificantes como esta pastor,(palavras de Deus)
que tal o senhor escreve um livro com essas caracteristicas.
tenho certeza que muitos irmaos gostaria de um escritor brasileiro assim como o senhor.
nao um escritor de auto-ajuda mais de Cristo-ajuda
(pastor espero que o senhor quando vier em foz reserve sexta ou segunda para esta na assembleia de Deus no portal da foz)estou esperando sua resposta.
Eveline disse…
O que falar? Só te parabenizar pelo texto lindo! Realmente, acho que esse é um dos mais lindos que escreveu. Que o Senhor continue te inspirando e que você conserve esse talento divino de conseguir se expressar tão bem por meio da escrita.

Feliz Ano Novo para você e para a sua família!
Anônimo disse…
A Paz do Senhor Pastor Ciro!

Já que o clima de festa diminuiu mais, me sinto a vontade para expor minha critica agora. Em outro post , já falei que assim como o senhor , entendo a Escatologia Bíblica sob a ótica pré-tribulacionista pré-milenista , entretanto não creio nessas tais “dispensações”. A minha duvida surge porque, como é crido no dispensacionalismo, após a dispensação da Consciência surge a do Governo Humano , e após esta surge a Patriarcal e assim sucessivamente. Mas na minha humilde opinião um dispensação não exclui a outra (exceto a da Inocência para a da Consciência), ou seja quando se estava em vigor a do Governo Humano ,a da Consciência poderia muito bem ser incluída nela. E outra questão também é que se não me engano nas notas da “Bíblia de Estudo Pentecostal” essas tais dispensações não são defendidas.

De seu humilde irmão e admirador em Cristo,

Joabe
Caro Joabe,

Respeito a sua posição de não crer no plano dispensacional de Deus. Mas eu não apresentei as dispensações como uma mera teoria dispensacionalista. De fato, há base bíblica para os períodos nos quais Deus tratou com a humanidade. Isso é claro. Basta estudar a Bíblia sem preconceito.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
Pastor
Eu procuro estudar a Biblia sem preconceito e peço ao Espirito Santo que me guie para sempre ter a rel interpretação do Texto Sagrado.Concordo que há base bíblica para períodos nos quais Deus tratou com a humanidade. Mas onde se incluem essas 7 (ou 8) dispensações ? Como falei antes , eu acho que não estou sozinho em meu modo de interpretar as Escrituras. Pesquisando pela Teologia Sistemática editada por Stanley Horton da CPAD, também não vi a exposição dessas Dispensações. Uma Sugestão de estudo esta nesse site : http://www.monergismo.com/textos/dispensacionalismo/dispesacionalismo_coon.htm

Entretanto recomendo com reserva, por ser um comentário sob a ótica Reformada.

Em Cristo, Joabe
Caro Joabe,

Temos de saber separar o que é opinião dos teólogos do que de fato é bíblico. A teologia é o que os teólogos dizem da Bíblia. E a Bíblia é a própria Palavra de Deus. O que eu reitero é que é bíblica a doutrina das dispensações, embora os nomes dados a elas pela teologia não constem das Escrituras.

Não se trata de fazer uma contraposição entre a teologia americana e a sueca, como muitos dizem. Temos de ficar com a Bíblia. E é por isso que disse que devemos estudá-la sem preconceito.

É óbvio, à luz da Bíblia, que o período em que Adão e Eva viveram, antes de pecarem, prevalecia uma dispensação, por assim dizer. Também fica evidente que o mundo pós-diluviano experimentava outra dispensação. Hoje, estamos na graça, que veio por Jesus Cristo, mas o povo de Israel estava sob a lei, peregrinando pelo deserto. Também esperamos o Arrebatamento, que inaugurará um novo período, e a assim por diante. Não há como negar que Deus tratou e trata com o ser humano em diversas dispensações.

Portanto, o termo "dispensação" é teológico, mas a doutrina é bíblica. Isso também ocorre com a doutrina da Trindade. Este termo não aparece nas páginas sagradas, se bem que, no caso de "dispensação", o termo aparece em Efésios, principalmente.

Em Cristo,

CSZ
Charles Uchoa disse…
A paz do Senhor Pastor Ciro , não precisa nem comentar os videos do benne hinn fiquei satisfeito com o cemntario da igreja brasileira nº 1 quando comentou sobre james e jambres...
Anônimo disse…
Prezado pr. Ciro,
A Paz do Senhor Jesus.


1. Essa postagem veio ao encontro da minha necessidade. Graças a Deus. Este ano é um ano de mudanças profundas. Posso crer que a boa, agradável e perfeita vontade de Deus será cumprida, apesar das circunstâncias e dos “aparentes” finais de tudo.

2. Honras e glórias a Deus. Uma doutrina vastíssima e abençoadora esboçada em tão poucas linhas!

3. Mensagem Cristocêntrica, ou nas sábias palavras do internauta TÁVORA, mensagem de CRISTO-AJUDA , é isso!

4. Permita-me fazer (só) uma sugestão de leitura para quem deseja conhecer sucintamente (mas, com embasamento bíblico!) a referida doutrina. O livro é: O Plano Divino Através dos Séculos (Estudo das Dispensações), escrito por N. Lawrence Olson, da CPAD.

5. “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar O FIM que esperais.” (Jeremias 29:11). Amém.
Abraço fraterno.
Paulo Ceroll
Anônimo disse…
Pastor Ciro, foi otima a reflexão, só lamento como tem irmão que ainda fica levantando questões teologicas em meio ao caos,acretido que as doutrinas dos apostolos que era praticada em atos não se baseava em explicações exegiticas das escrituras da torah, mas sim na obediência das ordens do Senhor Jesus, sei que não devemos discartar tais argumentações só que creio que a intenção do Pastor nesta postagem é de trazer Ânimo a todos os irmão que participa deste blog apologético.

Lupajov-Luciano
Unknown disse…
A paz Pr. Ciro há dias venho visitando o seu blog, e tenho me inspirado em seus artigos.

Que Deus continue o usando, pois estava realmente de uma palavra como esta.

O Fim é o Início, que paradoxo, mas creio que é assim mesmo.

Gostaria de aproveitar para divulgar o meu blog:

www.vemlouvar.com

Obrigado.

Abraço
Anônimo disse…
Pastor Ciro

Graça e Paz

Pastor suas postagens tem me abençoado, o Senhor Jesus tem me abençoado muito, desde que conheci o eu blog...pois tens procurado pregar contra os erros desde mundo, e principalmente contra as imoralidades que tem sido introduzidas na igrejas....

Que Deus te abençoe amado do Senhor..que Ele continue te iluminado, e mesmo estando em meio a tantos inimigos da palavra..que contnue firme..pois o Senhor Jesus é contigo...


Susie Darlym
Anônimo disse…
Li este artigo hoje e em boa hora, porque estou muito triste. Mas ao término da leitura, renovou-se em mim uma esperança, talvez não seja mesmo o fim, um ponto final, MAS um recomeço, uma vírgula no lugar do ponto final pode estar surgindo... Deus é realmente imprevisível...
Concordo com a irmã Eveline, a mensagem está linda e edificante. Parabéns Pr. Ciro.
gauchacristã@:)com.br
Anônimo disse…
Paz do Senhor,

Eu havia lido este seu artigo, Mas resolvi ler novamente para edificação.

Abraços em Cristo, nosso Alfa e o nosso Ômega!

Josiel.
JæN - S disse…
Pastor Ciro, o senhor escreveu isso quando morreu o pastor Luis Antonio?
Eu sou de Guaiba, toda a historia dele aqui tem super repercussao e de vez em qndo o Eliezer (filho dele - toda a familia ta morando aqui em Guaiba agora) ainda comenta sobre ele em alguma pregacao.

Meu comentario nao tem muito a ver. Só pergunto porque vi comentarios de janeiro de 2007, mas a data do artigo diz "junho de 2008". Acho q tem alguma confusao com as datas, sei la...
enfim, Deus abencoe.
A Doce Paz de Cristo Jesus, Pr. Ciro.

Quero citar aqui algo muito conhecido: "os melhores perfumes estão nos menores frascos". É onde encontro esta palavrinha tão citada pelo senhor neste post.

Termino colocando um grande MAS para o senhor e todos que visitam seu blog:

"1 Co 15.57 MAS graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo".

Na Paz do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo,

Ir. Márcio Cruz

*Gostaria que o senhor pudesse postar sobre o termo CONFERENCISTA, que está tão na moda hoje na igreja. O que é e o que faz um (legítimo) conferencista.
Anônimo disse…
parabéns pastor ciro, seu blog sempre apresenta assuntos muito interessantes,esse sobre o recomeço falou ao fundo ao meu coração,porque estou passando por uma fase que preciso encarar o fim como recomeço,não é fácil,mas Deus nos enche de coragem e esperança.Parabéns,que Deus possa lhe conceder mais e mais sabedoria pra expandir a palavra Dele.Fique na paz
Luciano Lourenço disse…
Há momentos de nossa vida que gostaríamos que não estivéssemos vivos. O desânimo nos leva à desistência de alcançar até mesmo o óbvio, o que está ao nosso alcance sem esforço nenhum. Os discípulos passaram por esse momento, mas como é bom ter amigos verdadeiros para nos animar nos momentos difíceis. Jesus lhes falou: “Não se turbe os vossos corações...”(João 14:1). Elias, também, passou pelo momento do desânimo, a ponto de pedir a morte, que se não fora o Senhor o ajudar, certamente teria morrido. Ora, se Elias que tivera uma experiência incomum com Deus ficou deprimido por causa das decepções da vida, quanto mais nós. Tiago afirma em sua epístola que “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós...”(Tg 5:17). Como ele, qualquer crente fiel e perseverante pode passar por momentos de fragilidade física e emocional(Rs 19:1-4). Mas, como bem disse o pr. Ciro, sempre há um recomeço.
Daniel Franklin disse…
A Paz do Senhor, pastor Ciro.
Tenho acompanhado seu blog, e tenho sido edificado com seus textos edificantes.
Aqui em casa estamos passando pro um problema e gostaria que o senhor nos orientasse. É o fato de uma pessoa estar usando indevidamente o nome da Assembléia de Deus. Vou te mandar um e-mail com os detalhes. Espero, na medida do possível, orientação do senhor.
Weslei Rocha disse…
A PAZ DO SENHOR PR CIRO


Assim como o irmão Márcio Cruz, gostaria de ver publicado neste blog um comentário a respeito da "onda" de "conferencistas" que tem surgido atualmente.

Quanto a mensagem FIM OU RECOMEÇO?
muito edificante.
Irairan disse…
A paz do Senhor Jesus pastor Ciro.

Maravilhoso artigo. Agradeço a Deus pela sua vida meu amado. Que o nosso Senhor venha lhe abençoar a cada dia mais e mais. Um abraço!
Renato Santiago disse…
Paz do Sehor pastor Ciro;

Belo texto, atual e condizente com a realidade da marioria dos cristãos. Eu que recentemente perdi minha mãe vítima de um câncer, louvo a Deus porque Ele traz o consolo aos nossos corações com a viva esperança da salvação e da vida eterna.
Nossa maior alegria não deve ser as coisas materiais e passageiras, MAS saber que nossas vidas estão nas mãos do grande Eu Sou e que Ele mesmo nos dará a coroa da vitória, basta perseverarmos.
Deus é bom e misericordioso, e Ele é o motivo da nossa alegria......mesmo nos dias atuais, pois o Senhor é o mesmo ontem, hoje e eternamente, amém.
Um abraço
Em Cristo
Renato Santiago
Marcelo disse…
Caro Pr Ciro,

Maravilhoso texto. São palavras realmente inspiradas pelo Espírito de Deus. Quantas pessoas não conseguem se desprender das amarras do passado, devido a desastres não superados, tragédias não esquecidas. Se todos meditassem na Palavra de Deus e compreendessem de forma tão clara que quando somos servos de Deus não há fim que não seja seguido de um grande recomeço, não haveria tantos crentes depressivos, tristes, como vemos nos dias de hoje dentro de nosso templos. Pessoas amarguradas, doentes, e com as respostas e o remédio nas mãos, a Bíblia Sagrada. Porém, ao ouvir os animadores de auditório, milagreiros, falsos profetas, entre outros lobos devoradores que andam por ai, essas pessoas ficam ainda mais doentes, pois a sã doutrina que liberta está cada vez mais longe de seus corações.

Continue distribuindo este remédio espiritual que funciona como antídoto contra o veneno dos falsos pregadores da atualidade. A SANTA, EXPRESSIVA, INSPIRADA E INERRANTE PALAVRA DO DEUS VIVO.

Que Deus em Cristo o abençoe,

Marcelo Lima da Silva
Coop. da Assembléia de Deus em São José dos Campos-SP
Alexsander Piau Alves disse…
A paz do SENHOR pastor! ao ler este Belo ensino vindo direto do celeiro celestial, arde os nossos corações gerando dentro de nós um temor da parte de DEUS levando-nos a refletir o quanto o nosso SENHOR JESUS É GRANDE as vezes procuro imaginar o que o salmista Davi sentiu quando tentou descrever no momento que expressou com grande júbilo; no salmo 139. é sem dúvida muito profundo este magnífico salmo; Que realmente tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado demais para que possa atingir. (ver:6) Mas !!! mas!!! mas!!! ainda não é o fim sempre haverá um recomeço para os que esperam no SENHOR JESUS! porque nesta vida 100 vezes tanto e na outra a vida ETERNA!!!........UM forte abraço pastor ciro. DEUS o abençoe sempre. Alex A.D.Belém S.P.
Daniel Franklin disse…
Pastor, agora gostaria de fazer um comentário sobre o artigo.
Aliás, me desculpe pela redundância, tive que escrever às pressas. (risos)

Esse texto veio bem a calhar pra mim por uma situação que temos passado na minha casa. Pra falar a verdade, li no dia que estava mais precisando. Acredito que Deus me guiou a isso e pude ter meu coração confortado. E não só com os últimos acontecimentos, mas refleti sobre tudo na vida. As coisas tem fim, mas não devemos ver como um fim definitivo, mas um novo recomeço.

Que Deus continue te usando.

A Paz do Senhor.
Edmar Wruck disse…
A Paz do Senhor Pr.Ciro,

Muito reconfortante este artigo, nos ajudou muito a enfrentar a mesma situação que a sua amiga enfrentou. Li o seu artigo em Setembro 1 ou 2 dias após uma consulta de rotina com o ginecologista, a minha esposa estava na 16ª semana de gestação. Ficamos completamente atordoados quando o médicou, durante a ultrassonagrafia, nos informou que o feto estava com um problema muito sério e que provavelmente o levaria a óbito antes de completar a gestação.
Esta semana foi dignosticado o óbito no nosso bebê, os procedimentos para a retirada do feto já foram realizados e amanhã a minha esposa receberá alta do hospital. É difícel descrever o que estamos sentindo, mas posso dizer que estamos muito tristes, seria nosso segundo filho(a), e os muitos "porques" não param de soar em nossas mentes.
Recebemos a ajuda do nosso pastor também, mas a primeira mensagem de conforto foi este seu artigo, pricipalmente para minha esposa Mari.

Que Deus continue usando o pastor bem como abençoando-o juntamento com sua família.

Abrços,
Edmar
Anônimo disse…
Deus através do povo colocou Dilma na presidência. E agora?

Rm 12:21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Rm 13:1 Toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridades que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.
Rô Moreira disse…
Maravilhoso. Fiquei tocada, me lembrei de Salmo 34:19 - "Muitas são as aflições do justo, MAS o Senhor de todas o livra".Observe: "muitas", "justo", "livramento". Em João 16:33, Jesus diz: "No mundo passais por aflições; MAS tende bom ânimo, Eu venci o mundo".Em II Corintios 4:8, 9 - "Em tudo somos atribulados, porém não angustiados, perplexos, porém não desanimados, perseguidos, porém não desamparados, abatidos, porém não destruídos". Ha sempre um recomeço para todos nós. Deus continue abençoando sua vida,Paz!
simone disse…
Pastor ciro sanches, sinceramente eu nao consegui conter as lagrimas quando li esta postagem. eu estava muito triste com tantas coisas acontecendo MAS agora estou sentindo que Deus renovou as minhas forças. com Jesus no barco tudo vai bem. que Deus te abençoe cada dia mais e mais, e que todos possam ter uma certeza, aconteça o que aconteçer estaremos JUNTOS UM DIA NO CEU. ESPERO POR ESSE DIA, PELO AMOR DE DEUS NUNCA DESANIMEM DE ANDAR COM DEUS...
Prezamigo e nosso pr. Ciro zibordi,

A paz do Senhor!

Vivemos os Últimos Dias do Final dos Tempos.

Justamente neste Final dos Tempos, comemoraremos o início da nossa Eternidade com Jesus Cristo, se estivermos na posição de fiéis até a morte. Aleluia!

Que belíssimo final e que fantástico recomeço.

Recomeço em corpo incorruptível para todo o sempre. Vale a pena ser fiel ao Deus Fiel.

O Senhor seja contigo, nobre pastor!

O menor de todos os menores.
Anônimo disse…
A paz do Senhor pastor e irmão Ciro!

Louvo à Deus por sua vida, pelo o quanto Ele tem lhe posto como um ensinador responsável e comprometido com Ele e Sua Palavra.

Já fazem quase um ano que lhe conheco, primeiramente a partir do seu livro "Erros que os Pregadores Devem Evitar" indicado por um pastor amigo meu, em seguida fui conhecendo suas outras obras e também este Blog que o traz para mais perto de seus leitores e mostra ainda mais seu comprometimento e carisma!

Preciso lhe dizer que tenho aprendido muito com o senhor.

E seu blog (também através dele outros) me serviram de influência à criar o meu também.
Já sou seu seguidor.
Hoje meu blog está completando um mês "no ar".

Quero aproveitar o ensejo e lhe fazer um convite ao "Blog do Tiago Noronha".
blogdotiagonoronha.blospot.com

Moro no Oeste do Estado do Pará e congrego-me na Assembleia de Deus em Belterra filiada à COMIAEDEPA, convencão presidida pelo nosso querido pastor Gilberto Marques.

Lhe espero lá meu amado!

A paz do Senhor esteja em sua vida.
Unknown disse…
o blog do pastor ciro e o blog do pastor newtom sao os blogs que mais amo. olha so! tem biblia, unçao, pregaçao, discursao, drama,suspense,romance, quando alguem fala mal, um defende o outro. cada dia é uma coisa diferente rsrs cada dia é uma emoçao diferente rsrs os comentaristas que comentam sao serios, brincalhoes, esquisitos,ereges, biblicocentricos,cristocentricos, antropocentricos...é uma diversidade de pessoas que deixa tudo muito interessante. e é por essa diversificaçao que esses blogs sao os mais visitados do meio evangelico. a polemica que gera a cada postagem é algo que nos estimula a querer aprender mais e mais e nos ensina a ter opniao propria, mesmo estando de acordo com todos ou nao. espero que o blog do ciro newtom e outros blogs serios por ai nao acabem (ate jesus voltar é claro) pois é algo que nos ensina a amar desde o CHATO ANONIMO DAS LETRAS GARRAFAIS ate o mais sabio de todos os comentaristas... de todo meu coraçao, para todos os que falhos ou nao, ricos ou nao, individados ou nao, anseiam ser MORADORES DO CEU...
Unknown disse…
Amado pastor Ciro,
A Paz de Cristo Jesus!

Parabéns pela bela postagem. Ainda bem que existe a palavrinha "mas"como o pastor mesmo disse.

Que o Pai Celeste renove nossas forças para vencemos os obstáculos do cotidiano.

À Amada irmã que perdeu o bebê, meus sinceros sentimentos.

Que Deus continue te inspirando meu amigo.

JF