Curriculum Vitae


Última atualização: maio de 2014

Ciro Sanches Zibordi
nasceu em São Paulo, capital, em 16 de março de 1970. Filho de Célia Antonia Sanches Zibordi e Renato Zibordi, servos do Senhor Jesus. Casado com Luciana, tem uma filha, Júlia.

Entregou a sua vida ao Senhor Jesus — apesar de ter nascido em um lar evangélico — em 1985, na Assembleia de Deus de Vila Míriam, em Pirituba, São Paulo-SP. Em setembro de 1987 foi batizado nas águas, na Assembleia de Deus do Belenzinho, São Pa
ulo-SP. Nessa mesma época foi batizado com o Espírito Santo.

Chamada ministerial

Por graça de Deus, é pregador do Evangelho desde os 18 anos, quando recebeu uma sobrenatural chamada da parte de Deus. Uma semana depois de ter ouvido o inesquecível pregador do evangelho Valdir Nunes Bícego (in memoriam) expor a Palavra de Deus em um congresso, em São Paulo, foi a uma vigília buscar a presença de Deus, pois sentia que o Senhor o chamava. O dirigente, no fim da vigília, resolveu convidá-lo para dar uma saudação, e ele, preocupado quanto ao que falaria, dirigiu-se à frente temeroso. Quando abriu a boca, praticam
ente toda a mensagem pregada pelo saudoso pastor Valdir Bícego — de maneira miraculosa — veio à sua mente, palavra por palavra.

Em dezembro de 1991, casou-se com Luciana. Em maio de 1992 foi separado para o diaconato; e, em setembro do mesmo ano, foi consagrado a presbítero
, por indicação do pastor Maurilo Gonçalves de Freitas, hoje pastor auxiliar na Assembleia de Deus da Lapa, São Paulo-SP. Foi consagrado ao santo ministério em 1997, pela Assembléia de Deus do Belenzinho, em São Paulo-SP, por indicação do saudoso pastor Valdir Nunes Bícego.

Licenciando em Letras (Português/Francês) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Bacharelando em Relações Internacionais pela Universidade La Salle-RJ e formado em Teologia pela Faculdade Evangélica de São Paulo (FAESP), lecionou nesta instituição durante 10 anos (1992-2002). Fez também diversos cursos na área de tecnologia da informação — na qual atuou profissionalmente de 1987 a 2005 — além de idiomas (espanhol e inglês), pelas instituições Fisk-SP, CNA-SP e Prolem/UFF-RJ.

Pregador do Evangelho e escritor

Em 1992, depois de se formar pela FAESP, então denominada Escola Teológica Pastor Cícero Canuto de Lima, começou a lecionar. Foi professor nessa instituição até 2002, no bairo do Belenzinho, e também coordenador/professor da extensão da Assem
bleia de Deus da Lapa, hoje pastoreada pelo seu amigo José Prado Veiga. Principais matérias que ministrou: Evangelismo, Missiologia, Hermenêutica, Exegese, Homilética, Teologia Sistemática, História da Igreja, Metodologia Científica, Bibliologia, Teologia Contemporânea, Heresiologia e Língua Portuguesa.

No ano de 1993, iniciou a carreira como escritor e passou a produzir artigos para a CPAD. Deus o despertou em uma madrugada, e ele escreveu um artigo, a princípio sem nenhuma pretensão. Na mesma semana, o saudoso pastor Valdir Nunes Bícego, profeticamente, sem saber de nada, olhou em sua direção, em meio à multidão, e disse: “Você, irmão, que recebeu de Deus a chamada para escrever, mande o artigo para o Mensageiro da Paz”. Para sua surpresa, depois de três meses, o artigo foi publicado e, desde então, vem escrevendo para a CPAD.

Em 1995 o saudoso pastor Valdir Nunes Bícego o pôs como diri
gente de uma congregação na Vila Zatt, no bairro de Pirituba, em São Paulo-SP, onde permaneceu como presbítero até 1997, quando o pastor Valdir lhe pediu que dirigisse uma congregação no Parque São Domingos, onde permaneceu por apenas 7 meses.

No começo de 1998, o pastor regional (Valdir Bícego) lhe pediu para assessorá-lo na sede do setor da Lapa, em São Paulo-SP. Assumiu, então, a superintendência da Escola Dominical, a coordenação do departamento de ensino teológico (em formação) e passou a representar o pastor Valdir em eventos em São Paulo, posto que não podia viajar para outros Estados devido ao seu trabalho.

Ainda em 1998, com a partida do pastor Valdir Nunes Bícego para a glória e a chegada do pastor José Prado Veiga, Ciro assumiu também o departamento da mocidade em nível setorial (a AD da Lapa possuía à época mais de 80 congregações). Em 1999 passou a coordenar também o núcleo de Teologia da FAESP, na Lapa, acumulando tarefas em dois seminários teológicos, por assim dizer.


Vínculos profissional, ministerial e fraternal com a CPAD

No início de 2001, quando trabalhava na Credicard como analista de sistemas, recebeu o convite do irmão Ronaldo Rodrigues de Souza, diretor executivo, para assumir a gerência de informática da CPAD. Trabalhou na Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) como gerente de informática de 2001 a 2005. Depois, com o crescimento de seu ministério viu-se dividido entre os trabalhos material e ministerial, e o Senhor Jesus dirigiu o irmão Ronaldo a transferi-lo para o departamento de publicações, para atuar como editor de obras nacionais.

Quando foi trabalhar na CPAD, Ciro Sanches era requisitado por algumas igrejas do sudeste (SP, RJ e MG). Desde então, o Senhor abriu-lhe a porta para ministrar em todo o território nacional. A partir de seu livro Erros que os Pregadores Devem Evitar, o mais vendido da editora em 2005, os convites para ministrar a Palavra de Deus aumentaram consideravelmente, principalmente para escolas bíblicas e congressos de jovens, em todo Brasil e também em outros países.

No Rio de Janeiro, é pastor-auxiliar na Assemble
ia de Deus de Cordovil, um ministério presidido pelo pastor Francisco José da Silva e que conta com o mestre Antonio Gilberto da Silva, um grande amigo do editor deste blog.

Ciro Sanches Zibordi também é membro da Casa de Letras Emílio Conde, desde setembro de 2008, membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, desde março de 2009, e escreve para a CPAD desde 1993, tendo vários artigos publicados. Foi colunista da extinta revista Seara. E tem os seguintes livros publicados pela CPAD:

- Perguntas Intrigantes que os Jovens Costumam Fazer (2003) e Adolescentes S/A (2004), livros voltados para o público juvenil.

- Erros que os Pregadores Devem Evitar
(2005), um livro que o Senhor lhe deu em fevereiro de 2004, em meio a tribulações, quando a sua filhinha, Júlia, estava na UTI.

- Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria
(2006), obra da qual é, por graça de Deus, autor e editor.

- MAIS Erros que os Pregadores Devem Evitar
(2007), uma continuação do livro lançado em 2005, seguindo aos impulsos do Espírito Santo.


- Teologia Sistemática Pentecostal (2008).
Nesta monumental obra, que reúne nove teólogos assembleianos, é autor do capítulo 10 (Escatologia), tendo trabalhado também na sua editação, ao lado do pastor Antonio Gilberto (editor geral), sob a coordenação editorial do pastor Claudionor de Andrade e supervisão geral do irmão Ronaldo Rodrigues de Souza.

- Erros que os Adoradores Devem Evitar (2010), uma abordagem crítica, bem-humorada, mas bíblica a respeito da adoração e do adorador.

- Erros Escatológicos que os Pregadores Devem Evitar (2012), mais uma obra da série sobre o pregador e a pregação.

Ciro Sanches escreveu, ainda — de 1997 até o presente —, sete comentários de Lições Bíblicas para juvenis e adolescentes. E também tem um livro lançado pela Editora Candeia, em 2010: Autoajuda ou Ajuda do Alto.

Também é articulista do Mensageiro da Paz, da CPAD (desde 1993), colunista do CPAD News e do jornal norte-americano The Christian Post (desde 2010), além de editor deste blog (desde 2007).

Para falar com Ciro Sanches Zibordi escreva para: 
ciro.zibordi@me.com

A paz do Senhor!

O Editor

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns Pr. Ciro! Esta nova visualização da sua biografia com as fotos está muito melhor. Deus o abençoe sempre!
Em Cristo, KikaMartins.
Anônimo disse…
pastor Ciro espero que o irmão cada vez mais seja abençoado pelo SENHOR.
dc Marcio vila zatt
Anônimo disse…
__OLÀ PARTOR CIRO,A PAZ DO SENHOR!
.que as benção do DEUS ALTISSIMO_
seja sobre tua vida!

_tenho acompanhado suas postagens,e notado que são por demais esclareçedoras!

__MARCIO LEAL.17:30.hs.PAZ!
ROBSON SILVA disse…
A Paz do Senhor, caro Zibordi...

Falando assim parece até que tenho intimidade suficiente para tal tratamento, mas a verdade é que sinto como se já fossemos bons amigos... talvez pela admiração que sinto por seu trabalho e trajetória ministerial, com a qual me identifico muito...
Certamente que ainda estou muito longe de chegar lá, mas o Senhor há de nos ajudar e aperfeiçoar nesse mister...
Parabéns!
Que o Senhor te abençoe e recompense cada dia mais...
Abraços!

Robson Silva de Sousa
Prossigo para o Alvo... Fp. 3:14
Eugênio Christi disse…
Excelente Blog. Que Deus Nosso Senhor continue abençoando e iluminando sua mente, a fim de que continue em seu Ministério Apologético.
Rev. Eugênio Ribeiro, Sh
http://reverendoeugenio.blogspot.com/
Anônimo disse…
SOU PREGADOR ENTINERANTE E PENSSO QUE DEVEMOS TOMAR UMA POSTURA SERIA NO QUE DIS RESPEITO A ESTE MINISTERIO DADO POR DEUS AOS QUE ELE CHAMOU PARA DESEMPENHAR.TODA VIA ESTA BANALISADO POR ALGUNS SEM COMPROMISSO COM O SENHOR E SUA PALAVRA,VOCE TEM CONTRIBUIDO MUITO PARA OSQUE QUEREM LEVER A SERIO A OBRE DE DEUS. PARABENS MAIS UMA VES...verão 2009 NELE isaias almeida
Unknown disse…
pastor Ciro,respeito tua postura e teu zelo pela ortodoxia da fé, percebo a nobreza das tuas colocações,alvejando os erros e poupando os errados...também detesto as distorções que o senhor combate fervorosamente, reconheço a importancia do teu papel no reino de Deus , bem como o teu compromisso de viver a altura dele...observo porém que as verdades são declaradas num discurso institucionalizado..."aparentando" que ás vezes o senhor fala mais em nome da Assembléia de Deus do que em nome do Deus da Assembléia...no afã de ser sincera e não presunçosa estou pontuando isto sem desqualificá-lo como servo de Cristo...sobre incoerências o senhor entende muito mais do que eu, mas penso que nem tudo que é diferente é errado... e o assembleiano raramente faz esta distinção...o senhor conhece seus leitores e fala a lingua deles...a maioria concorda sempre pois o senhor escreve com muita propiedade, só quero reforçar que produziremos muito mais sendo servos da verdade e não donos dela... e que apesar do quanto ostentemos superioridade...JESUS NÃO É ASSEMBLEIANO!
Irmã Laodicéia,

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo.

Mas, quanto ao fato de a senhora dizer que estou à serviço da Assembleia de Deus, e não do Deus da Assembleia, a irmão não está equivocada. Está REDONDAMENTE equivocada!

Aliás, a irmã sequer observou que há uma seção neste blog pela qual combato desvios do evangelho que ocorrem na Assembleia. E também não percebeu que a minha última postagem, de 28 de fevereiro, é uma crítica a um pastor assembleiano.

Seja mais atenta da próxima vez e não faça julgamento apressado. Quanto ao liberalismo, trata-se de um grande mal dentro das Assembleias de Deus, e ele ocorre principalmente por influência de outras igrejas, que crescem apenas em número, e não em compromisso com a verdade.

Há vida inteligente dentro da Assembleia de Deus, prezada irmã, apesar do seu preconceito: "o assembleiano raramente faz esta distinção..." Eu conheço os meus leitores? Não! Eu conheço o meu Deus e sei o que Ele deseja que eu escreva. Não escrevo para agradar ou atacar pessoas. Já repeti isso aqui diversas vezes...

Que Deus abençoe a sua vida.

CSZ
Emmanuel Martins disse…
Paz do Senhor pr. Ciro!
Inicialmente quero manifestar minha admiração por sua pessoa. Gosto muito de seus livros e de seus artigos!
Mais minha intenção não é elogiar e sim pedir para o senhor analizar sobre um pregador americano de nome Paul David Washer, ele é um pouco estranho em suas afirmações sobre isso de levantar a mão em sinal de acitação do evangelho, e é até um pouco rude quanto a isso!
O senhor vai encontrar vídeos dele no youtube e no cristaotube.
Agradeco se o senhor puder me responder!
Tenha uma boa semana!
Xavier disse…
A paz do Senhor querido Pr. Ciro.
Quero parabenizar-te pelo otimo blog que tem feito, alias, tem sido um canal de bençao para a minha vida espiritual e edificado muito, mais muito mesmo a minha vida.
Que o Nosso Deus continue levantando pessoas sabias e embasadas na Santa Palavra de Deus.
Nessa oportunidade, quero te perguntar o que ocorre na passagem de Hebreus 4.22-26.
Fique com Ele.
Nosso pr. Ciro,

A Paz do Senhor!

Abro neste espaço, a oportunidade para falar com os de Laodicéia, através do Livro de Apocalipse e parte do seu capítulo quarto:

14: "E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

15: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

16: Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

17: Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

18: Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

19: Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te."

Graças dou ao Senhor, por sua vida, pr. Ciro, e bem sei, que o Espírito Santo o tem ensinado e o livrado de heresias. E, anunciado como tantos lobos disfarçados de ovelhas, atacam suas presas.

Creio, que o Senhor o está usando como uma forte vacina, aos que desejam estar fortalecidos de Verdade.

O Senhor te ajude!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Anônimo disse…
pr ciro paz do senhor.
louvado seja DEUS que tem lhe usado na palavra para combater os falsos ensinos que estão no nosso meio.
quero faze-lhe algumas perguntas.
1-o que o sr tem a dizer sobre a psicologia?
2-vejo alguns pastores utilizando metodos da psicologia nas suas pregaçoes , em alguns institutos teologicos estão formandos seus obreiros em psicologia tambem?
3-é correto o cristão recorrer a psicologia como ja vi um pr dizendo na tv a dias atras?
4-pr sou um diacono separado a presbitero e estou muito feliz pois tudo o que o sr escrevceu nos livros, o evangelho que paulo jamais pregaria ,e erros que os pregadores devem evitar foi uma confirmação de que eu não estou sozinho,pois ja me senti como elias;hoje em dia vejo alguns homens que se dizem servos se DEUS pregando um evangelho sem compromisso com a verdade .
5-pr que a paz do nosso senhor e salvador JESUS CRISTO esteja sempre convosco amem.
Luciano Lourenço disse…
Parabéns pr. Ciro. Você é um homem escolhido por Deus, não há dúvida. Continue realizando com entrepidez e destemor o grande ministério que o Senhor te entregou. Deus o abençoe sobremaneira, juntamente com sua esposa e sua filha!
Dc. Jairo Santos disse…
Acho sinceramente que Benny hinn é um profeta de Deus para essa geração, a unção que o Senhor Deus deu a ele é algo inenarrável, de maneira que ninguem possa explicar com palavras. Apenas vendo as evidências do poder de Deus na vida das pessoas que são abencoadas através deste homem de Deus. Pergunte a uma dessas pessoas como a sua vida está depois de serem impactadas pelo poder de Deus, se elas disserem que suas vidas mudaram para pior eu deixo de ser Crente em Jesus.
Acho que tanta teologia acaba cegando e apagando a chama do Espírito Santo nas nossas vidas- vamos ter cuidado.

Em Cristo
Dc. Jairo Santos
Caro Dc. Jairo Santos,

Tenho certeza, sinceramente, de que o Senhor Jesus é maior do que Benny Hinn. Siga os passos dEle, ande como Ele andou (1 Jo 2.6; At 10.38). É esse o meu desejo a seu respeito, caro jovem.

Quanto a Benny Hinn, não há dúvidas de que se trata de um enganador, que, além de forjar milagres, adota uma postura de showman e propaga heresias de perdição, como a Palavra de Deus prevê em 2 Pedro 2.1-3, 1 Timóteo 4.1-3, etc.

Em Cristo,

CSZ
Anônimo disse…
pa ciro me mande um comentario do livro os dons do ministerio
ismaei ...do eliseu-PA disse…
A PAZ DO SENHOR IRMÃO CIRO ..TUDO BEM ? IRMÃO EU TERMINEI DE LÊ SEU LIVRO MAIS ERROS Q... E ENTEDI OQ O IRMÃO QUER DIZER! GOSTEI DO LIVRO. DOS ASSUNTOS ABORDADOS NO MESMO,E DO FOCO AO QUAL SE PRENDE...PARABENS!!!!
o bom samaritano disse…
a paz do senhor pastor Ciro.e a primeira vez que acesso esta pagina,confesso que não sou um leito dedicado a palavra continuo;olhando seu blogger confesso fiquei maravilhado com a reflexção de hebreus 13,que Deus te conceda hoje e sempre esta mesma umildade em ministra a palavra de Deus,e em procura trazer sempre na palvra esta eficacia da verdade de sermos verdadeiros critãos.
A Paz do Senhor Jesus Pr. Ciro Sanches.

Confesso que admiro muito as suas obras, e entendo que é um dom maravilhoso que Deus lhe deu. Quando li e estudei o livro: mais erros..." Percebi que além de, conteúdo, há também uma unção maravihosa que só quem tem o Espírito Santo de Deus na vida é quem sabe. Ah, e quem não tem O Espírito Santo, com certeza não discerni e sim critica. É o que acontece com os animadores de auditório, bem colocado por você, e os animados ou ludibriados, que ao ler livros e comentários como os seus por exemplo, ficam chateados e lançam críticas. Quero parabeniza-lo e que Deus esteja com você em todos os momentos de sua vida. Que Deus abençoe você e sua família. Pretendo conhece-lo pessoalmente algum dia juntamente com minha esposa e cantora Élida e meu filho Emanuel.
Renato P. Oliveira
Anônimo disse…
a PAZ DO SENHOR pastor ciro, DEUS continue te abençoando seu ministério que tem despertado todos nós sobre as heresias e falsos profetas nestes ultimos dias.gostaria de estudo do dia sábado e porque os adventistas diz que se servo do senhor não guardar o sábado não será salvo. hoje teve um assunto sobre o dia de sábado e fiquei na dúvida se é ou não verdade me ajude. desde já agradeço.
roberto- saõ josé dos campos.
Anônimo disse…
Pastor Ciro, PAZ DO SENHOR! gostaria de um aconselhamento, tenho 19 anos. Gostaria muito que o senhor me ajudasse... Haveria algum email pra contato?
Grata, Ádyla.
Itamar Mário disse…
Paz do Senhor, Pr.Ciro! Dou graça a Deus todas a vezes que me lembro de vósfazendo sempre orações... Sou grato e Deus pela sua sua vida e que 2012 seja um ano de muitas produções para a glória e honra do Senhor!
Pastor J B Lara disse…
Realmente muito bom o contexto desta mensagem. Gostaria de sua autorização para divulga-la em sua maioria contextual, obrigado.

o.laraoliveira@gmail.com
A Paz do Senhor pr. Ciro, quem diria que daquela turma de 1991 da ETPCCL (atual FAESP) sairia uma mente tão brilhante, honras ao Senhor por isso. Depois de nossa formatura perdemos o contato, porém fiquei feliz pela trajetória que Deus traçou em sua vida, dando-lhe um ministério brilhante.
Gostaria de pedir oração ao querido irmão porque, até o final deste mês devo enviar meu primeiro material editorial para a CPAD. Tive o privilégio de encontrar o nosso antigo professor de evangelismo, o irmão Ronaldo, na última Expo-Cristã, o qual me incentivou para tal. Ore por mim, se for da vontade de Deus, irei iniciar um sonho como estudante de teologia: editar um livro.

David Fausto - Pda. XV SP
A Paz do Senhor pr. Ciro, quem diria que daquela turma de 1991 da ETPCCL (atual FAESP) sairia uma mente tão brilhante, honras ao Senhor por isso. Depois de nossa formatura perdemos o contato, porém fiquei feliz pela trajetória que Deus traçou em sua vida, dando-lhe um ministério brilhante.
Gostaria de pedir oração ao querido irmão porque, até o final deste mês devo enviar meu primeiro material editorial para a CPAD. Tive o privilégio de encontrar o nosso antigo professor de evangelismo, o irmão Ronaldo, na última Expo-Cristã, o qual me incentivou para tal. Ore por mim, se for da vontade de Deus, irei iniciar um sonho como estudante de teologia: editar um livro.

David Fausto - Pda. XV SP