Coisas que a Bíblia não diz (1)


Meu novo livro terá um capítulo com o título deste artigo...

Muitos se dizem cristãos, hoje, mas não querem andar como Jesus andou (1 Jo 2.6). Para eles, a Bíblia é um livro bastante comum.
N
ão a consideram infalível e inerrante, tampouco têm-na como regra de fé, de prática e de viver (At 17.11; 1 Co 4.6). Vivem com base no que ouvem falar. Conquanto hábeis ao citar letras de canções e chavões de seus pregadores favoritos, são incapazes de memorizar um versículo bíblico sequer.

Neste primeiro artigo, analisarei algunas frases de efeito que pregadores (ou melhor, animadores de auditório) e cantores famosos da atualidade têm pronunciado. Meu objetivo é orientar o povo de Deus, em geral, principalmente os internautas que ainda não aprenderam a seguir a Palavra do Senhor acima de falações consideradas pregações, e canções tidas como hinos.

“Crente que tem promessa não morre”

Esta frase não está registrada na Palavra do Senhor, tampouco a tese contida nela tem o apoio das Escrituras. Afinal, para Deus vivemos e para Ele também morremos (Fp 1.21-23; Rm 8.38,39). Em Hebreus 11.39, inclusive, menciona-se o seguinte acerca de verdadeiros heróis da fé, fiés ao Senhor Jesus até à morte: “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa”. O versículo 13 também diz: "Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas..." Pois é... eis aqui um grande grupo de servos de Deus que morreu sem ter alcançado a promessa! Infelizmente, o chavão em apreço gera nos crentes a idéia de que todos são invencíveis, pois, qual crente não tem promessa? Pensemos nas coisas de cima (Cl 3.1,2), pois a nossa Cidade está nos Céus (Fp 3.20,21). No meu novo livro Mais Erros que os Pregadores Devem Evitar analiso esse chavão de maneira detalhada.

“Os sonhos de Deus jamais vão morrer”

Esse modismo tem sido propagado por super-pregadores (famosos animadores de auditório), pregadores sinceros (mas mal informados), cantores-astros, cantores tementes a Deus (que seguem a maus exemplos), etc. Sabemos, porém, à luz da Bíblia, que Deus não sonha; que os sonhos mencionados na Palavra profética são sonhos de verdade, e não “sonhos”, no sentido de aspirações ou sentimentos (Jl 2.28,29); e que enganoso é coração do homem (Jr 17.9; Pv 16.1,2; 2 Sm 7). Muitos pregadores gostam de usar a biografia de José (Gn 37;39-50) para dizer que crente é um "sonhador". Porém, os sonhos de José foram sonhos mesmo, revelações de Deus, e não projetos humanos. Para saber mais sobre isso, leia neste blog a análise da canção “Sonhos de Deus”.

“Quem não vem pelo amor, vem pela dor”

É verdade que muitas pessoas, depois de passarem por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus (Dn 4.30-37; At 9). Entretanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv 29.1). A frase em apreço, portanto, é predestinalista; anda de mãos dadas com outra máxima antibíblica: "Uma vez salvo, salvo para sempre". Ela não leva em conta que o Senhor respeita as escolhas humanas, embora Ele seja insistente (At 17.30,31; Ap 3.20). Sim, Deus respeita o livre-arbítrio (Is 1.19,20; Ap 22.17; Lc 9.23; Tg 4.8; Lc 15).


“O cair é do homem, mas o levantar é de Deus”

É comum o uso dessa frase para animar irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15.17-24). O texto de Tiago 4.8 mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem. A Bíblia não diz: “Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele”. O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem (Pv 24.16; Ef 5.14)!

“Deus não resiste a um coração apaixonado”
ou “Esta é uma geração de apaixonados”

Sei que muitos jovens “adoram” essas frases de efeito! Aliás, você já notou como se emprega o verbo “adorar” para tudo, menos em relação a Deus? "Eu adoro cantar", "adoro dançar", "adoro ouvir música", "adoro caminhar", "adoro 'ficar' com aquele garoto"... Quando alguém vai falar do Senhor Jesus, o único digno de toda a nossa adoração, diz “Estou apaixonado”... É claro que esta expressão é empregada com uma boa intenção, porém adorar a Deus e amá-lo acima de todas as coisas é muito mais que estar apaixonado!
1) A paixão, por definição, é irracional, ao contrário do nosso culto a Deus (Rm 12.1).
2) A paixão é passageira e não leva em conta princípios; a adoração deve ser perene e verdadeira, de acordo com a Palavra de Deus (Jo 4.23,24; Sl 119.105).
3) A paixão é apenas um sentimento que não passa da alma; a adoração envolve espírito, alma e corpo, principalmente o espírito humano (1 Ts 5.23; Lc 1.46,47; Sl 57.7).
4) A paixão exige reciprocidade; a adoração deve ser voluntária, sem segundas intenções (Jó 1.20-22).
5) A paixão é um sacrifício que pode ou não ser correspondido; a adoração — verdadeira — nunca fica sem uma resposta da parte do Senhor (2 Cr 7.14,15).
6) A paixão muda de objeto; ou seja, é possível se apaixonar por um e por outro, etc. Mas a adoração deve ser exclusivista:
“Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás...” (Mt 4.10).
Sei que você pode não estar muito apaixonado por este blog nem por seu autor, mas, por favor, jamais se esqueça de que somente o Senhor deve ser adorado!

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Pastor Ciro

Parabéns por mais uma excelente exposição.

Tenho ouvido muito falar (principalmente no púlpito da minha igreja - infelizmente) que "a Bíblia diz que na presença do Senhor, até a tristeza salta de alegria". Já pesquisei na Bíblia e não encontrei o referido versículo. A não ser um muito parecido (mas totalmente diferente) lá em Jó. O senhor tem conhecimento desse caso? Essa também tem sido uma frase de muito efeito hoje em dia e os crentes desavisados, ouvindo isso de "homens idôneos", são levados a repetir "a torto e a direito".

Um abraço

Ismael
Anônimo disse…
Pastor Ciro...

Paz do Senhor...

Com toda licença lhe pergunto: Onde que eu assino esse seu post?

Louvo a Deus por saber que ainda existem Bereanos nos nossos dias e que não se curvam a qlquer visão, não se levam por qlquer vento de doutrinas e que procuram analisar tudo á luz da Bíblia julgando todas as coisas segundo a reta justiça (Jo 7:14).

Dias atrás tomei a liberdade de postar um texto seu no meu blog (sem lhe tirar o mérito, claro) e gostaria de sua permissão para sempre q se fizer necessário eu poder fazer uso de alguns de seus muito bem elaborados textos.

Paz do Senhor...
é por isso que gosto do seu blog e o recomendo, pastor. Deus o abençoe!
Anônimo disse…
Pastor, obrigada por dedicar tempo escrevendo nesse blog.

Que o Senhor o abençoe.

Posso copiar e imprimir seus textos? Gostaria de compartilha-los com minha família e amigos.

Obrigada =]
Prezada Carol,

Não é sempre que tenho tempo... Mas me esforço, pois considero este blog um excelente meio de propagação de mensagens escritas. Valorizo todos os meios lícitos, e por isso me esforço para sempre produzir textos que edifiquem e instruam.

Pode imprimir os textos e usá-los, citando fonte e autoria, por gentileza.

Em Cristo,

CSZ
Caro Ismael,

Vou responder à sua pergunta em um dos artigos da série "Como interpretar a Bíblia corretamente", ok?

Agradeço-lhe pelas palavras.

Um grande abraço!

CSZ
Caro Mr. Samurai Algoz de Heresias (risos),

Seu "nome" é bem interessante...

Fique à vontade para usar os textos, citando fonte e autoria.

Continue combatendo contra heresias, pecado e tudo aquilo que deponha contra o verdadeiro evangelho. Afinal, a nossa luta não é contra carne e sangue (pessoas), e sim contra a operação do erro (Ef 6.12; 1 Tm 4.1-3; Cl 2.20-23).

Em Cristo,

CSZ
Caro Teo,

Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo!

Deus o abençoe!

CSZ
Unknown disse…
Caro Pastor Ciro

Como é fácil criar uma "sabedoria popular" e achismos acerca do que se pensa ou de que se queria que o Livro Sagrado falasse.

Atualmente, não é incomum vermos pessoas pregando acerca de pensamentos ou no máximo lendo um versículo e forçando-o a se enquandrar nestes "minutos de sabedoria".

Boa discussão companheiro
Anônimo disse…
Pastor Ciro....
Eu estava procurando alguns blogs cristãos e pela graça do Senhor Jesus me deparei com o seu.
Eu tenho 22 anos e fiquei a uns dois anos afastada dos caminhos... e parece que quanto mais o tempo passa mais dificil fica, mas pela graça de Deus eu venho sendo fortalecida.
Eu louvo a Deus que nesses ultimos dias tem me despertado a buscar a Sua presença. Eu gostei muito desse post que o senhor postou sobre as coisas que a biblia naum diz...
Eu fico irritada com essas frases feitas, sem respaldo biblico e ainda pior, o que só faz parecer que o cristão não pensa, que ele não tem raciocinio... Que Deus abençoe o seu ministério e peço para que o senhor me inclua na sua lista de oração pois eu também o incluirei na minha. Amém
Anônimo disse…
Pastor Ciro, louvo pela sua vida!
Me converti ano passado em Setembro, me batizei em Novembro e desde então o Senhor tem tratado em particular comigo, no inicio me senti muito confuso, não estava entendendo o que está havendo no mundo cristão hoje, mas o Senhor começou a me orientar justamente na palavra.
Louvo a Deus pela sua vida e seus ensinamentos sempre na palavra de Deus! A partir de agora nesse momento vou incluir o senhor em minhas orações diárias. Vou pedir a Deus para que continue te abençoando e o fazendo instrumento de bênçãos de sabedoria para todos nós.
Fique com Deus.
Anderson Rodrigues (Teresopolis RJ)
Anônimo disse…
Graça e Paz Irmão Ciro, meu nome é Flavio Silva.

Referente a sua afimação sobre o texto abaixo:

Crente que tem promessa não morre.

Caro Irmão Ciro, referente ao texto acima onde o Sr, diz que essa afirmação nao é verdade usando os versiculos 13 e 39 de Hebreus, discordo parcialmente da sua afirmação. Segue abaixo o que penso acerca disso:

Pois no caso do versiculo 39 o autor fala da promessa dada a Israel sobre a vinda do messias que é Jesus, não é uma promessa pessoal, no caso do versiculo 13 são promessas para as gerações futuras de Israel.
Podemos ver varias.
Assim como a promessa do arrebatamento da Igreja.
Creio e tenho certeza que crente que possui promessas de Deus para sua vida não morrerá sem que veja o cumprimento, assim como foi Prometido a Simeão que veria o Cristo antes de Morrer Lc2:26.

Concluindo:

Quando temos promessas para vida pessoal, nao morreremos sem ve-las se cumprir.
Quando a promessa é referente a igreja ou a minha posteridade essa poderei ou não morrer sem que veja cumprir.
Caro Flavio Silva,

A paz do Senhor.

Meu nome é Ciro Sanches Zibordi. E, quanto à sua afirmação de que "Crente que tem promessa não morre", gostaria de dizer-lhe que isso é um chavão dito por animadores de auditórios, acostumador a falar o que querem, irresponsavelmente, a uma platéia que os aplaudem, sem refletir sobre o que ouvem (cf. At 17.11).

Você aparenta ser alguém sincero, disposto a conhecer a verdade, e não alguém interessado em me testar, como alguns que freqüentam este blog. Por isso, vou dedicar alguns minutos ao seu comentário...

Primeiro, saiba que empreguei o texto de Hebreus 11 conscientemente, e não de forma aleatória. Fi-lo com convicção, haja vista considerá-lo claro quanto à refutação do chavão em apreço.

É óbvio que o tal chavão, defendido de modo simplista por seus propagadores, não resiste a uma exegese. Isto é, se o analisarmos à luz da analogia geral das Escrituras, considerando todos os aspectos que envolvem as promessas de Deus, com a condicionalidade de boa parte delas, não há como sustentar a falaciosa tese nele contida.

O Senhor Jesus não é obrigado a cumprir todas as promessas que as pessoas julgam ter recebido dEle. E usar o tal bordão como uma segurança de que não morreremos enquanto as tais "promessas" não se cumprirem vai de encontro (e não ao encontro) de textos como 1 Pedro 2.11 e Tiago 4.13-17, os quais não deixam dúvidas de que podemos morrer a qualquer momento.

Qual é o crente que não julga ter promessa, hoje? Seja honesto consigo mesmo. Eu tenho promessas, mas estou preparado para encontrar com Jesus, seja na sua Vinda, seja por meio da morte, a qualquer momento. Os dois pastores que morreram no acidente com o vôo da TAM, há alguns meses, tinham inúmeras promessas...

Basta um pouco de bom senso, para se perceber que o tal clichê, apesar de parecer bíblico, torce a Palavra de Deus, levando o crente a pensar que é invencível. Quando acontece uma tragédia de grandes dimensões envolvendo servos de Deus, e centenas deles morrem, nenhum deles tinha promessas pessoais?!

Caro irmão, pense biblicamente; raciocine, mas não se esqueça de que a Bíblia é a nossa fonte máxima de autoridade. O seu simplismo me deixou preocupado, pois quando resolvemos refutar um pensamento, temos de ter a Bíblia ao nosso lado, e não o nosso raciocínio, baseado em algumas passagens isoladas. É preciso ter em mente toda a verdade contida nas Escrituras.

É claro que as verdadeiras promessas de Deus se cumprem, como no caso de Simeão, mas não se esqueça da condicionalidade delas, pois nem todas são de caráter imperativo. A promessa de Lucas 24.49 (coletiva) só foi recebida por quase 120, mas foi dada a mais de 500, pelo menos. Promessas pessoais também não se cumprem devido a fatores outros, como o mencionado em Eclesiastes 7.17.

Muito melhor do que apegar-se ao tal bordão é firmar-se na promessa de Apocalipse 22.20, que inclui a última oração da Bíblia: "Ora, vem, Senhor Jesus". E esta só pode ser feita por quem verdadeiramente está preparado, confiando nas promessas contidas em 1 Tessalonicenses 4.16-18 e 2 Timóteo 4.8.

Melhor do que firmar-se em um bordão simplista e irresponsável é estar preparado para partir para a eternidade a qualquer momento, como Paulo, que, ao receber uma profecia de Ágabo, disse que estava pronto até para morrer!

O clichê em apreço, por conseguinte, leva o crente a esquecer-se das coisas de cima (Cl 3.1,2), fazendo-o pensar que é um super-herói. Pedro, quando estava na prisão (At 12), sabia que morreria velho, pois Jesus lhe revelara isso (Jo 21). Contudo, a sua vida demonstra que ele não se firmava nisso; antes, estava pronto a morrer a qualquer momento pela causa do evangelho.

Bem, vou parar por aqui, mas o aconselho a firmar-se na Palavra, e não em frases de efeito, usadas por animadores de auditório que não têm compromisso com as Sagradas Escrituras.

Sinceramente,

CSZ
Anônimo disse…
A paz do senhor irmão, concordo com o senhor e frequento ja faz um tempo o seu blog só que o senhor so abordou a interpretação iquivocada da chavão “O cair é do homem, mas o levantar é de Deus” pois se o senhor refletir é verdade que Deus nos levanta mas como o senhor dissse precisa de nós darmos um passo em direção a ele como o senhor citou eu entendo o senhor e sei que essa não foi a intenção mas isso abriria um leque de possiveis acusaçoes daqueles que vão contra seus artigos no blog e que Deus o abençoe e conserve o senhor como o senhor eh eu tambem não gosto desses chavões e acho que o culto perde um pouco da identidade
Lindomar disse…
Paz do Senhor, Pr Ciro.
Muito bom o tema: Coisas que a Bíblia não diz.
Hã, não esquece daquela frase tão anunciada: "Não havia chuva antes do Dilúvio", "Não acreditaram em Noé porque nunca tinha caído chuva antes", mas são coisinhas que não estão escritas na Bíblia. O texto de Gn 2.5,6 não pode ter nenhuma ligação que explique ou argumente sobre Dilúvio.
Não deixe passar esta hein, muito obrigado; Deus o abençoe para continuar escrevendo ótimos livros para lermos.
Caro irmão, Pr. Ciro,
Como é interessante ler suas considerações sobre os mais variados assuntos! Deus o abençoe sobremaneira e lhe conceda cada vez mais da sabedoria espiritual e intelectual com as quais o tem premiado.
Fraternalmente,
Prof. Tavares.
GOSTARIA QUE O PR. CIRO TAMBÉM ACRESCENTASSE ESTE CHAVÃO: "DEUS ESCREVE CERTO, POR LINHA TORTA" AONDE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA ISTO ???
PR. CIRO OBSERVE ESTE HINO: "COROAMOS A TI O REI JESUS", PERGUNTO EU: QUANDO É QUE VAMOS COROA A JESUS ?????

ASS: DIVALCIR - AC
Tânia Alves M.Santos disse…
Pastor Ciro,

Que Deus continue abençoando o senhor, desde que eu descobri o seu blog, estou sempre buscando aprender mais e mais. Tenho poucos anos de conversão e fico muito feliz quando encontro alguém que verdadeiramente fala da Palavra de Deus com tanta seriedade. Infelizmente sou taxada pelo próprio povo de Deus (alguns, claro, quer dizer, muitos)de fanática, alienda etc.. Glória a Deus porisso, vou continuar sendo, pois sou e busco ser cada vez mais obediente ao Senhor. Sei de onde Ele me tirou e sou-lhe muito grata, portanto, o mínimo que posso fazer é obedecê-lo.
Um grande abraço para o senhor.

Tânia Alves M. Santos
Tânia Alves M.Santos disse…
Pastor Ciro,

Que Deus continue abençoando o senhor, desde que eu descobri o seu blog, estou sempre buscando aprender mais. Tenho poucos anos de conversão e fico muito feliz quando encontro alguém que verdadeiramente fala da Palavra de Deus com tanta seriedade. Infelizmente sou taxada pelo próprio povo de Deus (alguns, claro, quer dizer, muitos)de fanática, alienada etc.. Glória a Deus porisso, vou continuar sendo, pois sou e busco ser cada vez mais obediente ao Senhor. Sei de onde Ele me tirou e sou-lhe muito grata, portanto, o mínimo que posso fazer é obedecê-lo.
Um grande abraço para o senhor.

Tânia Alves M. Santos
Ev. Adriano Aoki disse…
A Paz do Senhor Pr. Ciro!

Muito bom as diferenças entre a "paixão" e "adoração"! Não somente a juventude de nossos tempos precisam entender este contexto, mas muitos crentes ainda persistem em desconhecer o verdadeiro sentido de adoração a Deus! Falo sobre adoração também em meu Blog: www.pbadrianoaoki.blogspot.com. Que Deus continue abençoando sua vida!

Fique na Paz do Senhor

Pb. Adriano Aoki
Anônimo disse…
A PAZ DO SENHO PASTOR CIRO.
QUERIA QUE O SENHOR FALASSE ACERCA SOBRE A TEORIA DA PRÉ DESTINAÇÃO A QUAL EU ENHO MUITAS DUVIDAS.

A PAZ DO SENHOR.
Unknown disse…
Muito bem explicado e explanado os assuntos. Parabéns!!! Continue assim, pois Jesus disse em JOÃO-5-39: “EXAMINAI AS ESCRITURAS PORQUE JULGAIS TER NELAS A VIDA ETERNA E SÃO ELAS MESMAS QUE TESTEFICAM DE MIM”.