Jesus morreu por todos ou pelos eleitos?

Segundo a Bíblia, a expiação realizada por Jesus é limitada ou ilimitada? Jesus morreu por todo o mundo ou apenas por um grupo seleto de eleitos?

Se a Bíblia não corrobora nem o universalismo nem a expiação limitada, como encontrar o ponto de equilíbrio? Por que nem todos são salvos, se Jesus provou a morte por todos os homens?

Qual é a diferença entre a expiação e a redenção? Quais são os vários termos gregos que nos ajudam a entender o sentido neotestamentário de redenção?

Comentários

Anônimo disse…
Leia Efésios 5:25 - ''Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela''.

Por quem Cristo morreu e se entregou para salvar? Leia o texto de novo. Não está dizendo que foi pelo mundo todo e sim pela igreja.
Leia João 1.29 e Hebreus 2.9. Sabe a diferença entre expiação e redenção? Estude sobre isso.

CSZ
Odair silva disse…
Queridos amigos Calvinistas, leiam 1 João 2:2 não tem como defender a expiação limitada.
Anônimo disse…
Nem perca seu tempo me bloqueando do facebook. Eu já tenho 5 perfils falsos inclusive tenho vc adicionado em 3 deles. Inclusive vc já me respondeu várias perguntas no facebook através desses 3 perfil meu e vc nem se tocou. Você quer ser tão esperto mas no fundo não é.
OK. Procure um médico. Estarei orando por você.

CSZ
Josinaldo disse…
A que ponto chegamos! Tenho mais de 30 anos de vida cristã e a maior batalha que enfrentávamos eram "Mórmons", "Testemunhas de Jeová", tentando fortalecer os crentes na Palavra de Deus para não voltarem para o mundo! Hoje, temos que convencer, ou tentar, os crentes de que Deus ama a todos, que Jesus morreu por todos, ou que o Senhor não é o autor do pecado! Temos que ouvir pegadores fizerem que, não basta ter base bíblica, tem que ter o aval dos teolólogos, e nenhum pegador/teólogo/blogueiro repudiar tal afirmação. Estamos por do que o catolicismo, eles pelo menos declaram que têm duas regras de fé e prática (Bíblia e tradição eclesiástica). A Igreja evangélica perdeu o seu lugar na sociedade, perdeu o respeito! Que Deus tenha misericórdia!
Paz do Senhor irmão Sanches Zibordi

Qualquer cristão minimamente sensato logo irá perceber que Jo. 3:16, diz que Deus “amou o mundo de tal maneira”. A expressão “de tal maneira” nos leva a crer em algo grande, magnífico, em uma completa expressão de amor. Esta magnitude do amor Divino, rompe qualquer limite teológico dos "alguns", dos "poucos" e dos "eleitos" destinados a salvação.

Isto me faz lembrar, o que Laurence Vance disse: “O Deus do calvinista é como o sacerdote e o levita que ‘passaram de largo’ pelo homem ‘meio morto’ na parábola do bom samaritano (Lc 10:31-32). E pior ainda, Deus também seria como os salteadores que ‘o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto’ (Lc 10:30). O samaritano que ‘aproximou-se’ (Lc 10.34), o Senhor ordenou: ‘Vai, e faze da mesma maneira’ (Lc 10.37). Certamente o Senhor pratica o que recomenda”.

Deus abençoe irmão Ciro, suas postagens são edificantes - assim como foi a sua palavra aqui no templo sede em Camboriú no de 2010.

Abraços,

Pb. Gilmar Batista

Camboriú, SC
Unknown disse…
Sábias palavras. Também vive esses tempos. Hoje pregão que muitos estão fadados ao inferno. Não há misericórdia pra eles.
jbrodrigues disse…
Josinaldo, Deus tenha misericórdia de você..... Francamente! Deus te abençoe meu amigo e que sua mente seja iluminada.
Luciano disse…
Pr. Ciro, o em Ef 1.5 a bíblia interlinear da SBB, traduz em vez de: "nos predestinou" para "nos predestinando" e o vs 11 - "tendo sido predestinado segundo o propósito"; isso influencia no interpretação?
Rodrigo Rocha disse…
Suas explicações são bastante edificantes pastor Ciro!
Gosto de dizer que entre Armínio e Calvino, fico com Cristo Jesus.
A cosmovisão que considera o homem responsável por suas atitudes é a mais coerente na minha perspectiva.

Um grande abraço!