G12, M12 ou MDA — qual é o melhor modelo de crescimento?

Rick Warren e sua “igreja com propósitos” têm conquistado muitas comunidades evangélicas em todo o mundo. Joel Osteen continua fazendo sucesso nos Estados Unidos com a sua “igreja emergente”. No Brasil, o colombiano César Castellanos — pai do G12 ou “igreja em células” — ganhou muitos adeptos com o seu “extraordinário” modelo de crescimento. E o principal modelo dissidente do G12, o M12 (ou MIR, Ministério Internacional da Restauração), do “patriarca” Renê Terra Nova, também “vai muito bem, obrigado”.

O modelo celular da moda é o MDA (Modelo de Discipulado Apostólico), que está conquistando muita gente... Não quero ser estraga-prazeres, mas assisti a várias pregações do “pastor/apóstolo” Abe Huber, idealizador do MDA, no YouTube, e não notei grandes diferenças entre o seu modelo e os conhecidos G12 e M12. A estratégia de discipulado é mesma. E o triunfalismo — à base de declarações antibíblicas como “Eu decreto prosperidade”, “Eu decreto perdão de pecados” e “Eu decreto que o Brasil é do Senhor Jesus” — e outros elementos gedozistas também são os mesmos, infelizmente.

Modelos, modelos, modelos... Até parece que eles vão salvar o cristianismo! Até parece que o mistério para o crescimento esteve escondido por cerca de dois mil anos e somente agora Deus resolveu revelá-lo a alguns “apóstolos”! Até parece que Jesus Cristo, o fundamento (1 Co 3.11) e o edificador da Igreja (Mt 16.18), não deu a ela, através da sua Palavra, todas as instruções necessárias para o seu crescimento espiritual, numérico e geográfico! É no Novo Testamento, especialmente nos Evangelhos e em Atos dos Apóstolos, que encontramos o verdadeiro modelo — sem “pacote herético” — de crescimento da Igreja.

Jesus Cristo, o nosso paradigma, não nos mandou decretar isto ou aquilo. Não é à base de decreto e determinação que mudaremos o mundo. O Senhor nos mandou orar (Mt 7.7,8), pregar o Evangelho (Mc 16.15) e fazer discípulos (Mt 28.19). E a eficácia da evangelização/discipulado está relacionada com a conduta moral exemplar dos salvos. Estes devem ser cristãos verdadeiros. Os pregadores do Evangelho devem pregar o que vivem e viver o que pregam, andando como Jesus andou (1 Jo 2.6; At 10.38). #ProntoFalei, não para agradar ou desagradar, e sim para compartilhar o que está em meu coração.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Elaine disse…
"Até parece que o mistério para o crescimento esteve escondido por cerca de dois mil anos e somente agora Deus resolveu revelá-lo a alguns “apóstolos”!"

E "apóstolos" hereges, diga-se de passagem, apegados às riquezas terrenas, totalmente diferentes do apóstolo Paulo, que teve tanta intimidade com Deus a ponto de conhecer o terceiro céu e a quem Deus Filho Se manifestou pessoalmente...

Concordo plenamente com suas colocações, Pr. Ciro. E, se por um lado sinto-me triste com os rumos que a maior parte da igreja hoje está tomando, por outro lado me alegro, pois é cumprimento da Palavra de Jesus: A igreja santificada ainda resiste no meio da corrompida, as portas do inferno não conseguiram prevalecer contra ela, e a volta de Jesus está mais perto do que nunca...

Maranata!

ECC
Atalaia e amigo pr. Ciro Zibordi,

Paz amado!

É lamentável o estrago realizado por estes indivíduos que se aproveitam dos demais.

O interesse e o acordo realizado com mamom, desrespeita o verdadeiro ensino do Evangelho com Simplicidade.

O Evangelho com Simplicidade é a única necessidade para a igreja que deseja agradar a Deus.

Ensinam o que Deus não nos orientou ensinar, e sim, o que interessa aos desejos deste medíocres pregadores com suas mentiradas e heresias.

Graças a Deus por seus livros que ensinam e orientam a quem deseja esclarecimentos.

Sinto alegria em promovê-los, diante de tamanha algazarra, forjada pelos enganadores deste últimos dias do Final dos Tempos.

A sua presença na rede social, sem o seu pleno conhecimento - mas Deus o sabe, tem desmantelado armadilhas e m muitos corações.

Foi através do seu blog há alguns anos que verifiquei que deveria tammbém somar-me aos que defendem o vangelho com Simplicidade.

Siga em frente amado. O Senhor o surpreenderá, com o que irá realizar em sua vida, além das suas forças e da sua capacidade.

O Senhor te fortaleça e mantenha como um Farol diante da tem´pestade que se avizinha, neste 2014,

O menor dos teus aprendizes.
Pr. Ciro, acompanho seu blog há vários anos e concordo com suas colocações acerca do triunfalismo exercido por esses movimentos, porém não posso condenar por estes usarem palavras, mesmo que sem efeito, pois conheço uma denominação que pratica o MDA, da qual alguns parentes meus fazem parte e que muito me alegro no Senhor de terem encontrado um lugar onde se dediquem ao Senhor, pois tenho visto isso e o fazem com muita alegria, pois antes viviam perdidos no mundo. Meu primo, por exemplo, além de se converter e deixar as práticas pecaminosas que praticava, trouxe para papai quase todos os seus colegas de antes e faz acompanhamento de cada um, que estão crescendo na graça e conhecimento. Então, não posso condená-los se o Espírito Santo trabalha diferente lá, que aliás, se fosse de uma forma só, não haveriam tantos crentes, já que se negariam a congregar na AD. Sou assembleiano e amo o ministério ao qual faço parte. Sou pernambucano mas moro em AL, igreja que considero muito atuante, mas fico triste com o andamento da AD em minha terra, pelo menos na cidade onde nasci, que se mostra uma igreja 'sem' propósitos, não muda nada, não muda estratégias de crescimento espiritual e de evangelismo, vive empurrando com a barriga, como uma igreja tradicionalista que detesta mudanças. Aliás, muitos da própria AD em outros estados concordam que a AD em PE é uma igreja estagnada, pode crescer em número, mas é uma igreja de 50 anos atrás. Devemos utilizar a totalidade de Rm 12.2, não somente "não vos conformeis com o mundo", mas também "tranformai-vos pela renovação do vosso entendimento" então, uma estratégia utilizada há 50 anos atrás não significa que funcionará aos dias atuais. Concluo que, apesar de algumas incoerências algum grupo, não podemos julgar sua totalidade, pois enquanto estivermos neste presente corpo, tendemos a errar e não há denominação que não erre em suas liturgias e entendimento.
Unknown disse…
Paz do senhor pastor Ciro.
Quero compartilhar está informação e saber tua opinião?

VEM AÍ MAIS UM ELADES:

Encontro de Líderes das Assembleia de Deus dos Estados do sul. Será nos dias 19 a 22 de Maio na AD em FLORIANÓPOLIS.
O Palestrante será o Pr ABE HUBER (Fortaleza-CE). Certamente será um evento que marcará a vida daqueles que participarem. O ELADES que sempre tem sido benção em nossas vidas, desta feita receberá esse homem de Deus, Pr ABE HUBER, e tratará exclusivamente do tema: CRESCIMENTO DA IGREJA. Nossos parabéns à diretoria da UMADERSUL (União dos Ministros das Assembleia de Deus da Região sul) pela visão ampliada em nos possibilitar discutir tão importante tema.
Sou membro da diretoria (1º Secretário) e louvo a Deus pelo Presidente, Pr João Seno (SC), 1º Vice, Pr Ubiratan Job (RS), e 2º Vice, Pr Ival Teodoro da Silva (PR). Homens que também estão com a visão ampliada.
Vamos estar lá, se Deus quiser. Todos os obreiros da AD COLOMBO já estão se mobilizando para este tão grande evento.

Fonte: Pr Edilson S. Siqueira - Secretário da CIEADEP
Graça e Paz. Gostei demais do que vi e li no seu Blog, só percebi que há um certo desconhecimento da sua parte sobre o que G12, M12 e demais siglas com visão celular. A visão celular é muito mais antiga, até mesmo no Brasil, do o G12 e os demais. Eles simplesmente viram nas células uma forma de crescimento explosivo, que eu particularmente não gosto, pois prefiro o crescimento com qualidade e não com quantidade. Sou Pastor em uma igreja em células e não pregamos triunfalismo, prosperidades e outras cocitas mais que andam usando para fermentar o Evangelho.
Tenha em mim um admirador e de quebra lhe peço permissão para reproduzir a sua postagem do dia 03 de fevereiro no meu blog "pastorthompsonadoradorextravagante.blogspot.com.br"
Um forte abraço
Pr William Thompson
Anônimo disse…
Parabens Pr Ciro...conheço o Pr Heber ,sua digna esposa Andre aceitou a Jesus em Nossa Igreja Querida Assembleia de Deus,Ele assim como vc e eu considero homens de Deus até porque temos compromisso com a palavra.Na verdade esse MDA é complexo mesmo uma vez que ministrei no seminario dele Igreja da Paz em Santarém que para começar em Santarem foram pescar no aquario da assembleia de Deus e igreja Batista,,,,fazem um excelente trabalho hoje de assistencia social principalmente com os ribeiros,estou fazendo esse comentarios apenas pra dizer que não tem nada de novo nisso simplesmente são estrategias e markenting bem trabalhados e que estao dando certo em qualquer igreja que se dispoe a implementar em sua igreja....a assembleia ja tem essas celeulas a uns 70 anos atras atraves da EBD é isso.....Oremos uns pelos outros e avancemos cada um com seus metodos ou estrategias que adotarem.........Pr Asnan Oliveira.......Destaco que Pr Heibe é um nobre amigo meu coração esta sempre pronto a amar e não tenho fabrica de inimigos e sim de amigos.
Caro pastor Asnan Oliveira,

A paz do Senhor.

Paulo disse aos gálatas: "Tornei-me vosso inimigo dizendo-vos a verdade?" Quem quiser ser meu amigo precisa saber que não vamos concordar em tudo. Não escrevo para agradar ou desagradas pessoas. O fato de eu dizer que discordo do modelo MDA e confrontá-lo à luz da Bíblia não quer dizer que tenho o líder desse modelo como inimigo.

A paz do Senhor.

CSZ
Unknown disse…
EU concordo em Parte em tudo que o senhor falou relacionado ao que certos homem de hoje fazem com o evangelho porem como todos nos vemos ouvimos não esta relacionado a visão ou qualquer modelo que uma igreja adota. agora a visão de você pegar alguém que não tem o chamado para pastor mas tem para liderar instruir o mesmo e essa pessoa começar a fazer mais em favor do reino e Maravilhoso, infelizmente muitos cristãos hoje vão para as igrejas somente receber algo de Deus e continuar com a sua vidinha esquece que todos nos fomos chamados a Pregar o evangelho.uma ferramente bem usada sembre será uma ótima arma nas mãos de quem a manuseia mas uma mal usada será destruição. EU particularmente gosto muito desse modelo porque não por obrigação mas por amor você quer se lançar em fazer alguma coisa para Deus "quando você realmente ama"
Unknown disse…
Palavras perfeitas e sábias, percebi isso em minha denominação, estagnação e estratégias de 50 anos. Ainda não tinha lido comentários tão perfeitos.Parabéns!
Ebraim Ferreira disse…
A paz do Senhor pastores e irmãos em Cristo.
Congrego em uma filial da Assembleia de Deus em Colombo, PR na presidência do Pr. Edilson Siqueira.
No campo foi implantado esse modelo MDA... em (2010).
Ao pesquisar e analisar esse movimento " neopentecostal ", juntamente com alguns obreiros e pastores, ficou claro a "mistura" de HERESIAS em sua liturgia (cultos, ministrações e ensinamentos).
Gálatas 1: 7-9
Técnicas Espíritas, budistas e de sheicho -no- iê.
Porventura Cristo, nos ensinou a incharem suas igrejas?
Porventura Cristo nos pediu quantidade?
Porventura o Espírito Santo divide seu lugar com essas Heresias?

E onde eu ví, ou ouví, ou lí isso?
Tenho todos os materiais disseminados aqui, onde é utilizado por esse movimento.

Quem está envolvido nisso, tenta discordar, fazer vistas grossas, fingir que nada está errado e que somente o que está fazendo é o que Cristo mandou, não tem coragem de se manifestarem, se utilizam de disputas de cargos, ou almejam cargos em igrejas e por isso não contrariam esse movimento; que lhes projetou "cartilhas" ao invés da Bíblia, pra que os leigos ou novos convertidos se entregassem de corpo e alma a essa tão grande " mancha herética", a qual quer de uma forma muito "sutil, levar para dentro das igrejas, heresias, quase despercebidas pelos membros, obreiros e pastores, mesmo os de uma longa trajetória.
Devemos combater isso!
A quem lhe couber indagações, recomendo e aconselho confrontar os materiais do MDA com a Bíblia.
A seguir, os materiais do Movimento "neopentecostal" do MDA:
- Livro ( Escola de líderes para Grupos Familiares );
- Apostila ( Introdução ao projeto de Missões Urbanas: Lares missionários);
- Apostila ( G.E. Grupo de Evangelismo);
- Cronograma Encontro com Deus;
- Vídeos de histeria causado pela "musicoterapia" em encontro com Deus em Minas Gerais...;
- Áudios;
- Imagens... e outros
Mt. 7:15

Ebraim Ferreira disse…
A paz do Senhor pastores e irmãos em Cristo.
Congrego em uma filial da Assembleia de Deus em Colombo, PR na presidência do Pr. Edilson Siqueira.
No campo foi implantado esse modelo MDA... em (2010).
Ao pesquisar e analisar esse movimento " neopentecostal ", juntamente com alguns obreiros e pastores, ficou claro a "mistura" de HERESIAS em sua liturgia (cultos, ministrações e ensinamentos).
Gálatas 1: 7-9
Técnicas Espíritas, budistas e de sheicho -no- iê.
Porventura Cristo, nos ensinou a incharem suas igrejas?
Porventura Cristo nos pediu quantidade?
Porventura o Espírito Santo divide seu lugar com essas Heresias?

E onde eu ví, ou ouví, ou lí isso?
Tenho todos os materiais disseminados aqui, onde é utilizado por esse movimento.

Quem está envolvido nisso, tenta discordar, fazer vistas grossas, fingir que nada está errado e que somente o que está fazendo é o que Cristo mandou, não tem coragem de se manifestarem, se utilizam de disputas de cargos, ou almejam cargos em igrejas e por isso não contrariam esse movimento; que lhes projetou "cartilhas" ao invés da Bíblia, pra que os leigos ou novos convertidos se entregassem de corpo e alma a essa tão grande " mancha herética", a qual quer de uma forma muito "sutil, levar para dentro das igrejas, heresias, quase despercebidas pelos membros, obreiros e pastores, mesmo os de uma longa trajetória.
Devemos combater isso!
A quem lhe couber indagações, recomendo e aconselho confrontar os materiais do MDA com a Bíblia.
A seguir, os materiais do Movimento "neopentecostal" do MDA:
- Livro ( Escola de líderes para Grupos Familiares );
- Apostila ( Introdução ao projeto de Missões Urbanas: Lares missionários);
- Apostila ( G.E. Grupo de Evangelismo);
- Cronograma Encontro com Deus;
- Vídeos de histeria causado pela "musicoterapia" em encontro com Deus em Minas Gerais...;
- Áudios;
- Imagens... e outros
Unknown disse…
A visão não é essa...precisa conhecer um pouco mais para saber o que falar...estudar é uma coisa, conhecer na prática é outra...