Por que o pioneiro José Pimentel de Carvalho deixou saudades


No último sábado, tive o privilégio de participar — juntamente com líderes e expoentes de várias denominações evangélicas, autoridades e uma grande multidão — de um culto histórico em Curitiba, Paraná. Todos se reuniram nessa cidade, a fim de prestar condolências à família de um dos últimos pioneiros da quase-centenária Assembleia de Deus: José Pimentel de Carvalho.

Gostei bastante das saudações de Antonio Gilberto (pastor na Assembleia de Deus de Cordovil, no Rio de Janeiro-RJ, e consultor teológico e doutrinário da CPAD) e de Paschoal Piragine (pastor da Igreja Batista em Curitiba-PR). O primeiro citou um texto inusitado (Filemom v.15) para afirmar que vamos rever nossos amigos no céu. E o segundo narrou três momentos especiais que viveu ao lado do saudoso pastor Pimentel.

Segundo o Dicionário Houaiss, pioneiro é “aquele que está entre os primeiros que penetram ou colonizam uma região, abrindo-a à ocupação e ao desenvolvimento; desbravador; que vai adiante, que anuncia algo de novo ou se antecipa a alguém ou a algo; precursor”. A Assembleia de Deus, no seu início, contou com desbravadores, precursores, que anunciaram as Boas Novas, cheios do Espírito Santo.

José Pimentel de Carvalho faz parte de um seleto grupo de pioneiros nascidos no Brasil, os quais, ao lado dos missionários que vieram da Europa e dos Estados Unidos, tiveram uma participação destacada na implantação e na expansão do Movimento Pentecostal brasileiro, como: Celina Martins Albuquerque (que também morreu aos 95 anos, em 1969), Clímaco Bueno Aza, José Amaro da Silva, Cícero Canuto de Lima, Paulo Leivas Macalão, Alfredo Reikdal, Túlio Barros Ferreira, Moisés Soares da Fonseca e tantos outros.

Nasci em 1970, quarenta anos depois de o pastor José Pimentel de Carvalho ter nascido de novo. Em 1985, o Evangelho nasceu em mim, quarenta anos depois de o aludido pioneiro ter sido consagrado ao santo ministério. E ele partiu para a glória em 2011, no ano do centenário assembleiano e antes de eu completar 41 anos de idade!

Se Cristo não arrebatar a sua Igreja antes do término deste ano, o segundo século da Assembleia de Deus em breve será inaugurado. E eu peço a Deus que me conceda mais quarenta anos — pelo menos — para eu imitar o pastor José Pimentel de Carvalho, na pregação do Evangelho da cruz e no ensino da sã doutrina.

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Cláudio Ananias disse…
Graça e Paz Pr. Ciro

O Pr. José Pimentel de Carvalho foi um dos pastores que sempre admirei de longe, por não ter tido oportunidade de estar próximo.

O admirei por ser um dos remanescentes do pioneirismo assembleiano, e por seus dois hinos da Harpa Cristã, especialmente Calvário, Revelação de Amor.

Quero esforçar-me para imitá-lo também, pois sempre será edificante seguir os bons exemplos, alcançando sua idade ou não.

Cláudio Ananias.
Amado Pr. Ciro!

Paz seja contigo.

Maravilhoso seu artigo! Tive o privilégio de estar várias vezes com o Pr. José Pimentel de Carvalho. Irradiava a presença de Deus e, sem palavras, reinvindicava santo respeito à sua pessoa, pelo compromisso claro que tinha com Deus e o sagrado ministério.

Parabéns pelo seu desejo que também traduz o meu. Seguir as pisadas deste grande vulto do evangelho no Brasil e no mundo. Faz juz a história para a qual entra.

Abraço fraterno companheiro.

Se desejar, leia artigo que também publiquei sobre este servo do Senhor:

http://prjesielfreitas.blogspot.com/2011/02/luto-tomba-mais-um-gigante-passou-para.html

No amor de Cristo:

Pr. Jesiel Freitas
Unknown disse…
Meu querido Pr.Ciro,a paz do Senhor,com certeza o abnegado servo de DEUS Pr.José Pimentel,deixou marcas e rastos que o tempo já mais poderá apagar,a galeria dos Heróis da fé se abre e mais um pioneiro deixa sem duvida,exemplo para nós seguirmos,...
Rô Moreira disse…
Devemos seguir seu exemplo.
Deixará saudades.Paz!
Grace e Paz! Entendi perfeitamente sua vontade de ter seus Anos acrescidos, e louvei a Deus pelo seu desejo santo; tive o privilegio de conhecer e de perto o pr. Jose Pimentel em 1975, Pr Cícero Canuto em 1967, Pr Paulo Macalao em 1963 que junto ao Miss. Daniel Berg cortaram a fita de inauguração da igreja aonde nasci e cresci; sou inconformado em ver o rumo de nossa quase centenária denominação, que sofre pra manter o Caminho Antigo da forma como se principiou; porém faço a minha parte, procurando forjar novos obreiros que tenham a cara e coragem de verdadeiros assembleianos. Deus lhe abençoe!
Ivair J Lehm disse…
Paz do Senhor Jesus...
Vejo com muito pesar a morte desse honravel homem de Deus.
Nunca vi esse homem pessoalmente, mas somente por nome e histórias de uma vida devotada ao Evangelho.
O vi no programa do pastor Samuel Camara, quando este disputava a presidencia da CGADB e na oportunidade ele disse " se eu pudesse faria o possivel para trazer Madureira de volta a convenção geral".
Isso me tocou e pude ver que que as noticias que tinha a respeito dele eram todas verdadeiras.
Esse homem sempre foi amigo do bem e da causa de Jesus, não fazendo acepção de pessoas ou dando enfase a divisões humanas e mesquinhas.
Assim como o saudoso Joaquim Marcelino, que também desejava o mesmo, se abre uma lacuna nesta denominação, que será muito dificil de ser preenchida.
Que Deus abençoe e conforte toda igreja e familia do Pr José Pimentel de Carvalho.

Pr Ivair J. Lehm
Anônimo disse…
Espere,pastor Ciro,ainda tens muito por escrever,creio eu.Mais uns 60 anos,a nao ser que JESUS venha nos arrebatar.Chegará a sua vez de dizer:"combati o bomm combate".Nem imagino como estará o blog do vovô Ciro nessa altura.Talvez a Júlia é que estará postando.
Honório Guedes disse…
A Paz do Senhor Pr. Ciro não conheci o Pr. José Pimentel de Carvalho pessoalmente, só através de notícias alvissareiras, artigos e entrevistas publicadas no Mensageiro da Paz a seu respeito, porém louvo e agradeço a Deus pelo muito que Ele fez por nossa igreja através de seu servo, como aprouve a Deus levá-lo compartilho da dor da família, ovelhas e de seus muitos filhos na fé, se possível transmita a família nossos pesares!
Abraços Fraternais,
jorge melo disse…
Com certeza que o Pr. José Pimentel está vendo e adorando agora, a quem ele desejava muito ver :

" JESUS CRISTO "
A paz do Senhor JESUS, pude assistir on line o culto fúnebre, fiquei maravilhado com o hino sob sua composição (pr. Pimentel)que não conhecia.Já ouvi muito falar sobre sua idoneidade, até mesmo por ímpios como o "ratinho" apresentador. Que homens valorosos possam ser comuns em nosso meio.
Efésios 2 disse…
Olá,pastor Ciro,a paz!De fato a morte do pastor Pimentel entristeçe qualquer um que conhece a história da nossa igreja,pois o saudoso pastor muito contribuiu no crescimento da AD,especialmente em Curitiba.Lembro-me de uma entrevista que ele concedeu a revista Obreiro e o seu zelo pela igreja ali registrado.Mas, ele dorme no Senhor,isso nos conforta.