Aqui, chorar


A Homilética é a ciência e a arte de preparar e pregar sermões. Ela é imprescindível ao pregador da Palavra de Deus. Mas não existe para escravizar ou “engessar” o expoente, e sim para auxiliá-lo.

Estudando a Homilética, aprendemos muitas coisas relevantes quanto à pregação, como dividir a mensagem em três partes: começo, meio e fim — ou introdução, desenvolvimento e conclusão. E isso deve ser feito mediante a preparação de um roteiro (esboço) do que pretendemos falar.

O esboço do sermão não deve ser lido, ponto por ponto. Trata-se apenas de um roteiro norteador, o qual precisa estar bem fixado na página da Bíblia, com um clipe ou um peso, ou inserido dentro de uma pasta.

Certo pregador, muito dependente da Homilética, costumava ler o seu esboço diante do público, a fim de não ultrapassar o tempo destinado a cada parte de seu sermão. No meio de uma exposição, em uma igreja, alguém resolveu ligar os ventiladores localizados nas paredes laterais próximas ao púlpito. E o esboço do pregador, solto em cima da Bíblia, voou. Lá se foi sua a “inspiração”...

Um irmão, sentado à frente do púlpito, viu o papel voando e pensou que fosse um aviso ou um pedido de oração já lido. E apenas colheu o esboço do expoente, colocando-o sobre o banco, ao seu lado. Percebendo que o pregador não conseguia se encontrar mais, a ponto de gaguejar e dizer “Ééééé” com muita frequência, resolveu dar uma olhada no papel... Para a sua surpresa, era o esboço do pregador!

Curioso, o mencionado irmão, em vez de levar logo o arcabouço do sermão ao expoente em apuros, passou a ler as suas anotações. E surpreendeu-se com uma anotação contida no fim do roteiro: “Aqui, chorar”.

Isso que é dependência da Homilética!

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Sidnei Moura disse…
Pr. Ciro,

De fato é lamentável a postura de alguns "expoentes" dos nossos dias.

É rir pra não chorar!

Abraço!

Sidnei Moura
www.sidneiemoura.blogspot.com
crenatos disse…
Olá Pastor Ciro.
Admiro muito sua forma concisa de colocar os textos. Nestes últimos dias temos nos defrontados com muitos fatos idênticos. Imagine que certo irmão ensinava o outro a pregar e dizia: "- Quer ver a igreja pegar fogo: logo após cumprimentar a Igreja diga EU POSSO SENTIR O ESPÍRITO SANTO NESTE LUGAR E DE UMA RAJADA DE LINGUAS" e voce vai ver como seu ministério vai deslanchar...
Jr. 5.31 "...que fazer então?"

Graça, saúde e paz por NSJC

http://crenatos.blogspot.com
renato vargens disse…
CAro pastor Ciro,

Ao ler o seu post não sei se rio ou choro. Aqui chorar? Essa foi demais. Que Deus tenha misericórdia do seu povo e nos conceda pregadores preparados para anuncias o Evangelho de Cristo

Parabéns pelo post!

Renato VArgens
Wesley Rezende disse…
Prezado pastor Ciro:

Não é raro perceber algum tipo de encenação em pregações. Mas eles vão além, quando percebem que o teatro não está sendo suficiente para estimular os “glórias a Deus” tomam uma postura defensiva. Esquecem-se de pregar a Palavra, e aproveitam o tempo para exclamar a sua segurança na mensagem e a indiferença à reação da igreja.

Hipocrisia! Geralmente, na maior parte da mensagem, direcionam-se aos obreiros, virando as costas à igreja. Isto por se importarem mais com a honra adquirida através dos gestos que os obreiros fazem com a cabeça, do que com a edificação da igreja. O que também sugere a falta de autoridade da parte de Deus. Ora, os irmãos que estão na nave do templo são mais necessitados de uma mensagem do que os que estão no púlpito.

Ainda ontem no culto o pregador, creio eu que por estar insatisfeito com a falta de “reboliço”, disse: “Eu não me importo de que a minha mensagem hoje não seja pentecostal. Eu sei o que Deus tem para fazer aqui!”.

Forte abraço!

Wesley Rezende
Girlady Bouvier disse…
Pr Ciro, isso realmente acontece? "Aqui, chorar"? Isso quer dizer, então, que é bem provável que vários 'momentos' que acontecem no meio das exposições são premeditadas em esboço?!

Esse uso da homilética é importante para qualquer texto. Não só para pregações, mas dissertações, documentos etc. Porém é absurdo adotar esse tipo de postura. Deixa de ser 'racional' e torna-se mecânico!

Um grande abraço!
Edilson Paulo disse…
Aqui em cuiaba, um certo pregador chamou uma irma gestante, e foi logo dizendo` eis que te digo, o varao que esta no seu ventre sera pregador da palavra, acontece pastor ciro que a irma tinha, acabado de fazer exames de ultrasom e tinha dado pelos exames que era uma menina, ela mostrou os exames para o pregador que pediu perdao, um mes depois.
abracos
Edilson Paulo

www.overbooverbooverbo.blogspot.com
A Voz Da Graça disse…
Paz do Senhor meu querido irmão Pr. Ciro Sanches

É lamentável esses tipos de acontecimento, isso é inaceitável! Mas também andam por ai separando obreiros que nem freguentam escola bíblica! vamos fazer um clamor as igrejas e pastores para que façam discípulos, fazer discípulo é ensinar e observar se o discípulo e não separar só porque a igreja esta prescisando e tem pouco obreiro, isso é uma vergonha e quem sofre com isso são as ovelhas, existem tantos charlatões por ai porque alguém(pastor) um dia os colocou lá. Que Deus abençoe nossos líderes e os abençoe com o dom do dicernimento! aleluia!
Marcelo Coradi disse…
kkkkkkkk, é pra chorar ou rir Pr Ciro?!!! kkkkkk
Anônimo disse…
Pr. Ciro
Pensei que o Senhor vc mais velho!!!!....rsrsrsrsrsrs
Gosto como o Senhor escreve e espero poder comprar outros livros seus...
Pr, desculpa, nem sei se poso fazer pergunta, mas preciso muito tirar essa dúvida: A que tribo Jeremias pertencia? Levi ou Benjamin?
Elda. elda.araujo2@hotmail.com
Honório Guedes disse…
Pastor Ciro, a paz do Senhor!
Seria cômico, se não fosse lamentável o despreparo de um grande número de pregadores, que usam nossos púlpitos indevidamente, fazendo teatro e levando os ouvintes ao emocionalismo barato.
que o Senhor tenha misericórdias...
Abraços Fraternais!
Genilda de Melo disse…
A homilética é muito importante, mas a inspiração e a unção que Deus dá àquele que prega é indispensável.

Estar preso a um roteiro tem seus riscos.

Estar atento ao que Deus direciona a pregar, dentro do contexto que foi estudado para que o sermão fosse dado é o mesmo que manter a sintonia com o Senhor, sem se perder com o próprio script.

A paz do Senhor!

http://twitter.com/aescrituraviva
E ae Pr. Ciro!

Nem dá pra acreditar que uma pessoa possa querer interpretar uma coisa dessa. Imagina outros tipos de encenação que esse "pregador" já não ter feito....se bem que eu ja soube de histórias piores.

Espero que Deus continue te usando, Pastor. Que você continue sendo usado por Deus para ABRIR os olhos da igreja de Cristo.


Graça e Paz!
caiodasilva.blogspot.com
Anônimo disse…
Preparo, unção e homilética devem fazer parte da caixa de ferramentas do bom pregador.
Rubira disse…
"Aqui Chorar" expressa a premeditação de manipular as emoções do público.

Muito comum hoje em dia caro Pr. Ciro.

Em Cristo,
Júnior Rubira.
Anônimo disse…
pr. ciro,
Eu já fui encarada por um desses animadores metidos a pregadores,eu estava no primeiro banco e o abençado achava que a igreja ia pegar fogo só pelo seus gritos; como eu não chegada a gritos, fiquei observando-o pregar, então ele cismou que eu era crente geladeira, tudo bem ele tambem não era nenhuma "BRASTEMP".
claudiopimenta disse…
Lamentavel, quando aceitei a cristos os jovens liam ,oravam,jejuavam e buscava constantemente a Deus para poder receber do senhor uma palavra para trazer a igreja.
Hoje os caras assistem um dvd de um grande congresso e imitam ate a toalhinha,suspensorio e fundo musical do pregador sem se importar se o que o cara esta falando esta na biblia ou nao
Quero aproveitar se possivel que o Senhor coloque uma material serie tipo HOMENS de Deus eis o primeiro para sua apreciaçao

http://www.youtube.com/watch?v=cj9qV8gq0-4&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=J34BKJet43Q
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.