Por que a vociferação liberal contra o legalismo não merece crédito


Considero natural o fato de adeptos do liberalismo e do legalismo se digladiarem. Afinal, ambos pertencem a facções extremistas e contrárias ao equilíbrio esposado nas Escrituras. Liberais e legalistas defendem desvios teológicos, eclesiásticos e consuetudinários (relativos a usos e costumes).

Entretanto, se alguém deseja ter autoridade para condenar, de maneira isenta, um desses partidos, precisa, antes de tudo, demonstrar (mediante atos e palavras) que tem a Bíblia como a sua fonte primária de autoridade.
Assim como um legalista não tem respaldo para condenar o liberalismo, um liberal não tem autoridade moral para verberar contra o legalismo.

Reconheço que o legalismo é um grande mal, posto que nega a eficácia da graça de Deus para salvação do pecador. Mas o grande erro dos adeptos do liberalismo é considerar legalistas também os cristãos sinceros que se esforçam em seguir os mandamentos e princípios da Palavra do Senhor.


Servos de Deus compromissados com a sã doutrina e com os bons costumes têm pedido a minha opinião a respeito de uma série de verberações que um famoso telepregador — dizendo-se defensor da liberdade cristã — vem apresentando contra ao que ele chama de legalismo.

Ora, com todo o respeito, que autoridade tem um telepregador que, além de adotar posturas liberais nas esferas eclesiástica e consuetudinária, ao longo de sua trajetória, vem enveredando, nos últimos anos, pelo caminho do pior tipo de liberalismo, o teológico?

Merece crédito um telepregador que vocifera contra o legalismo, mas, ao mesmo tempo, propaga a teologia da prosperidade, defendendo os principais expoentes dessa falácia, como Morris Cerullo e Frederick K.C. Price? As obras deste último, inclusive, vêm sendo vendidas no programa do aludido telepregador, que, por algum motivo, omite o nome do tal “mestre” da teologia da prosperidade, citando apenas o título de sua obra. Teme ele retaliação por parte dos que conhecem os desvios teológicos de Price, os quais são os mesmos de Benny Hinn, Kenneth Hagin e outros “mestres da fé”?

Não há dúvidas de que está se cumprindo, em nossos dias, o que está predito em 2 Pedro 2.1-3: “entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição... E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita”.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Pr. Ciro, a Paz do SENHOR.

Tenho a dizer que em meio a essa guerra quem mais sofre são as "ovelhas", pois quando um diz pode o outro diz não pode, quando aquele diz não tem problema este diz que tem problema. Afinal, o que pode e o que não pode? Quando a igreja será esclarecida disso? Por que as IEAD não têm um padrão. Quanta confusão na cabeça dos crentes, porque não falar dos mais antigos, quando era tudo diferente, diz minha mãe.

um forte abraço

Fernando
Sorocaba, SP
Anônimo disse…
A Paz do Senhor, pastor Ciro.

Mais um texto equilibrado, responsável e construtivo da sua parte. Que Deus lhe abençoe.
Anônimo disse…
A Paz do Senhor Pr Ciro!

Sua postagem diz tudo o que está acontecendo atualmente. Muitos cristãos vão de um extremo ao outro com muita facilidade.

Acredito que a vontade de Deus é que busquemos um ponto de equilíbrio para o nosso servir.

Precisamos rejeitar o legalismo e também o liberalismo , sendo que o último com o passar do tempo tem se tornado muito perigoso.

Concordo plenamente com você quando diz que os liberais não tem autoridade moral para falar contra o legalismo.
Nosso prezamado pr. Ciro Zibordi,

A paz do Senhor!

Sinto tristeza, por saber que, muitos estão cegos e confundidos com esta desnaturada falácia da prosperidade.

Os motivos são nocivos e prejudiciais à igreja, que esbanja nestes momentos, pacotes de heresias com um cheiro nocivo à saúde espiritual de muitos novos convertidos e engana aos já confessos e experimentados, que desistiram de seguir a Jesus Cristo, e estão seguindo aos homens que vendem facilidades e novas regras para a atenção de Deus.

Os homens mudaram, ou tentam definir a Bíblia com uma nova modalidade persuasiva de Deus, e não sentem a sua desgraça quase que a galope e em um tempo, com um futuro tão próximo que desvendará as suas novas modalidades de engano.

Quem viver verá. Está próximo o dia em que muitos na abertura de suas bocas dirão? AAAAH! OOOOH! Como pode?

Vigiar e orar! Ser fiel! Esta é a grande prosperidade em nossas vidas, neste presente tempo, que nos garantirá o verdadeiro futuro com o Senhor!

O Senhor seja contigo, nobre pastor!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Anônimo disse…
Prezado pastor Ciro

Se o senhor, a quem respeito e admiro enquanto servo de Cristo e ministro do Evangelho ainda o não tiver feito, peço encarecidamente que leia esta matéria

http://www.pastornewton.com/2009/11/eu-estou-muito-envergonhado-de-alguns.html

no blog do nosso estimado pastor Newton e clique no link presente ali. É um verdadeiro absurdo o tratamento que dois supostos pastores (L.G. e M. de S.) dispensaram ao pastor Newton. O último, em comentário em determinado blog, chamou-o de "endemoninhado" ao sugerir que ele deveria "baixar em outro terreiro". Isto ultrapassa em muito o tratamento dispensado a irmãos que simplesmente discordam de um determinado ponto de vista teológico por assim dizer, para alcançar a grosseria, a vulgaridade e a violência verbal.

Algo precisa ser feito. E pessoas da sua estatura espiritual, moral e intelectual não podem deixar de se manifestar com vigor ante afrontas como estas.
A Paz do Senhor, Pr. Ciro;

Voltei aqui pra deixar alguns versículos:

Gálatas 5
1 ¶ Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.

Estamos livres do pecado e da lei que operava apenas por obras (Romanos 7.5; 8.3; Gálatas 2.16) e somos agora SERVOS DA JUSTIÇA, atraves da Luz de Cristo que em nós opera para a liberdade, pois estamos livres do poder destruidor do pecado, pois não mais servimos a ele, mas agora temos por jugo o de Cristo, que de maneira nenhuma nos é pesado, mas é felicidade para os que o encontram;

No mesmo caítulo citado anteriormente em Gálatas:

Gálatas 5
13 ¶ Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade.
14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.
16 Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
22 Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23 Contra essas coisas não há lei.


1 Pedro 2
15 Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, tapeis a boca à ignorância dos homens loucos;
16 como livres e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus.


Fiquemos na Paz do Senhor!
Marcelo disse…
Pr. Ciro,

Este é um assunto que desde que aceitei a Cristo, considero muito controvertido, pois é preciso distinguir os princípios da Palavra de Deus das imposições humanas, que são muitas. Talvez por falta de ensino nesta área, que muitos irmãos se pautam nos ensinos do aludido telepregador. Confesso que já pensei em comprar o DVD dele, tamanha a falta de esclarecimento nesta área. Será que não estamos guardando alguns princípios somente para agradar aos homens? Gostaria de perguntar ao senhor sobre os textos bíblicos que ele citou, como DT 22 vs 5, que segundo ele é só para o tempo da Lei, ou então 1 Co 11, no qual diz que é um texto isolado, exclusivo para a igreja de Corinto, me pareceu um tanto convincente.
Não quero de maneira alguma questionar seu comentário, não tenho autoridade para isso, mas é que esse assunto realmente me aflige, e quando se trata do tal telepregador, tenho casos na minha família de pessoas que foram libertas por mensagens dele, e olha, libertas de verdade. Sei que é a Palavra de Deus que liberta, também sei que sua ligação com os mestres da prosperidade desabona a sua conduta, mas não posso negar que já fui abençoado por palavras proferidas por ele, que realmente vieram baseadas na Palavra de Deus.
O que mais me preocupa é que estamos falando do Vice da Convenção. Vejo uma fissura que pode dividir nossa centenária congregação. Quem se posicionará com o ponto de equilíbrio para esclarecer o povo de Deus?

Em Cristo,
Marcelo Lima - Coop. da AD em São José dos Campos.
Jean Patrik disse…
Paz do Senhor pastor Ciro!!!
É lamentável que um pastor que fez tanto pelo o povo evangélico esteja se extraviando por outras veredas.
Não me lembro na bíblia de um falso mestre que tenha se arrependido, e sei que é provável que o irmão e pastor S.M. não tenha volta por defender e anunciar a suposta "teologia da prosperidade" que nós sabemos que é um desvio doutrinário em que os pastores liberais tanto se apegam.

Contudo a minha oração é que o pastor S.M. lembre da onde caiu e se arrependa e volte ao primeiro amor.

Pastor aproveitando quero avisa-lo de que umas da programações da globo, "MAIS VOCÊ" se entendi bem está propagando o ECUMENISMO, e o senhor precisar ver os absurdos que falam nesse programa.

No meu blog trouxe uma rápida informação sobre o ECUMENISMO.

http://blogdojeanpatrik.blogspot.com/

Pastor Deus te abençoe mais e mais.
Fique com Deus!!!
Anônimo disse…
Prezado irmão em Cristo, Prº Ciro Sanches Zibordi.

Parabéns pelo alerta.
I Co 14:>8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? A trombeta não pode dar sonido incerto para que o povo não seja destruido.
O único antídoto contra a antiga serpente continua valendo "Jesus" e a sua Palavra.
O povo continua sendo usado como massa de manobra porém, a Bíblia alerta:
Oséias 4:6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Prº Ciro: Continue firme na defesa da fé que uma vez lhe foi dada.

Fraternalmente em Cristo Jesus

José Roberto Santana Pb.
AD. Cubatão.
Congr. Vila Ema - São Vicente -SP
Graça e paz,pastor Ciro.

Eu lamento que um pastor tão conhecido no meio evangélico como é o caso do pastor cujo nome foi omitido, mas que todos conhecemos, esteja patrocinando os "apóstolos" do erro: "Benny Hinn, Kenneth Hagin e outros “mestres da fé" conforme citado em seu artigo.

Infelizmente, tal postura não é única. Em muitas igrejas evangélicas, até mesmo em nossa querida Assembléia Deus, igreja que eu amo e onde cresci espiritualmente ouvindo a ministração da verdade bíblica autêntica, tem se percebido desvios doutrinários e ensinos completamente estranhos às escrituras.

Recentemente, passando em frente a uma Assembléia de Deus(igreja que inclusive já fui membro faz algum tempo)antes de me transferir para um ministério ligado à CEADER, notei um cartaz com os seguintes dizeres: "Culto de libertação e quebra de maldições hereditárias".
Para mim foi chocante tal inscrição, e ao mesmo tempo lamentável.

O legado de homens do passado que lutaram em defender a sã doutrina tem sido esquecido. Um outro evangelho, oposto ao Evangelho que conhecemos tem sido disseminado e aceito sem quaisquer contestações pelas lideranças de muitas igrejas. A Bíblia tem sido violentada e a verdade amordaçada pelos falsos ensinos e teologias de perdição que tem sido difundidas por "mestres falastrões" como é o caso do televangelista acima citado.


Continue firme em seu propósito de defender à verdade Pastor Ciro! Nós agradecemos a Deus pelo seu ministério, bem como continuamos orando por sua vida e arguto intelecto.

Nos laços do Calvário

Pb.Geovani F.Santos
jorge mélo disse…
Por causa destas coisas que estão acontecendo "in loco" devemos vigiar mais, orar e examinar ainda mais as Escrituras porque do jeito que vai, se DEUS não intervir, creio que vai haver uma grande revolução nos meio das ASS. DE DEUS, com muitas divergencias e divisões entre Ministérios,
novos convertidos,mocidades, comprometendo a imagen das AD.

Cada um se segure na palavra de DEUS, e guarde o que tens, para que ninguém tome a sua coroa.Apoc.3.11, e vamos prá frente.
JESUS está voltando.
DEUS continue abençoando o Pr. Ciro e sua família.

Recife - PE
Igor Borges disse…
A paz do Senhor, Pr. Ciro.

Lendo essa postagem me lembrei de uma frase:

"Quando há algo na Bíblia que as igrejas não gostam, eles o chamam de ‘legalismo’." (Leonard Ravenhill)

Não será verdade?

Em Cristo,
Igor.
Unknown disse…
pr ciro é muito proveitoso os seus comentários verdadeiramente edifica e é isso que a Bíblia nos ensina a falar.continue como defeza do evangelho Deus é contigo. Nos dias do profeta elias o rei acabe foi dito como pertubador de israel temos que ter cuidado com os acabes dos nossos dias que só vem pra pertubar a igreja.
Fernando disse…
Olá, Pr. Ciro Sanches!
A Paz do Senhor Jesus Cristo,
o nosso Bom Pastor.

Estimado Pr. Ciro,

Dou graças ao nosso Deus por ter homens, na Assembleia de Deus, que são amantes das Sagradas Escrituras. Pois, do contrário, o que seria dessa tão amada denominação?

Pr. Ciro, continue na defesa dos princípios e mandamentos da Santa Palavra de Deus.

Digo sim aos bons costumes, e não aos maus costumes.

Se não houver ordem na casa de Deus, só nos restará bagunça total.

Deus, o Senhor da sua vida, lhe conserve assim, pregando o Evangelho sob o Poder impulsionador
do Espírito Santo.

Fraternalmente,

Fernando da Conceição
Assembleia de Deus
Rio das Ostras-RJ
Anônimo disse…
A PAZ DO SENHOR PR. CIRO.
FICO FELIZ PELO COMENTARIO OU EXPLICAÇOES,MAS REALMENTE TUDO ISSO QUE FOI ESCRITO PELO SR. E TAMBEM POR OUTROS COMENTARISTAS DEVE SER GUARDADO PARA MAIS ALGUNS ANOS QUANDO ACRETIDO,NAO APOINDO MAS IRA ESTAR TUDO LIBERADO COM RESPPEITO AO QUE DIZERMOSSER USOS E COSTUMES A NOSSA IGREJA MUDOU BASTANTE EM SUA TOTALIDADEE TAMBEM PASTORES ANTIGOS QUE ATE MESMO EM SUA EPOCA EM QUE DIZIAN-SER PECADO TER TELEVISÃO ETCC QUE ATE MESMO EXCLUIRAM IRMAOS POR ESTES MOTIVOS HOJE JA NAO PODEM MAIS FAZER E NEN MESMO FALAR NADA, E NA VERDADE ENCONTREI ALGUNS DA ANTIGA A.D QUE DIZIAM ESTAR ARREPENDIDOS POR NA EPOCA EXCLUIR E DISCIPLINAR IRMAOS POR ESTES DIPOS DE USOS E COSTUMOS QUE ERA PECADO E HOJE NAO MASI É COMO SERA POSTOR A NOSSA IGREJA A.D.M.B DAQUI ALGUNS POUCOS ANOS COM RESPEITO A USSOS E COSTUMES? OQUE O SR ACHA QUE IRA ACONTECER?

DEUS LHE ABENÇOE CONTINUE NOS AJUDANDO A ESCLARECER TODAS ESTAS DUVIADS QUE ANDAM ACONTECENDO POR AI
Caro irmão Vladimir,

É preciso usar a inteligência que Deus nos deu. Não podemos confundir usos e costumes com extremismos. Todas as denominações (até as liberalistas!) têm os seus usos e costumes.

Não há dúvidas de que os extremismos devem ser deixados de lado. Mas existem bons usos e costumes. E, sabe de uma coisa? Quando a Palavra de Deus é exposta com verdade, os bons usos e costumes vão surgindo naturalmente. Se não há bons usos e costumes em uma igreja, é porque está faltando exposição da sã doutrina.

Os exageros do passado não são justificativas para aceitarmos todo e qualquer tipo de aberrações e modismos dentro das igrejas. Isso é argumentação de quem não tem equilíbrio.

Em Cristo,

CSZ
"E, sabe de uma coisa? Quando a Palavra de Deus é exposta com verdade, os bons usos e costumes vão surgindo naturalmente. Se não há bons usos e costumes em uma igreja, é porque está faltando exposição da sã doutrina."

Bom seria que esse dizer corresse pelas Igrejas dos Brasil e mundo... mas o dificil é que o que corre por aí é que a sã doutrina é relativa... daí... Jesus, misericórdia!
Marcelo disse…
Pr Ciro,

O irmão Lucas Marin tem razão quando diz que estão relativizando a doutrina. Esta é uma das maiores armas de satanás contra a igreja. ´

É o tal do "a Bíblia diz isso, mas...".Lá vêm as explicações relativistas e eisegéticas. Recorrem à história (que nem é comprovada, somente teórica).

Esquecem-se eles do texto de 1 Jo 2 vs 27 "E não necessitais de que ninguém vos ensine, mas o mesmo Espírito vos ensinará e guiará em todas as coisas"

É o Santo Espírito que tem a palavra final sobre a escritura, não uma linha teológica qualquer, seja ela calvinista, arminiana, ou qualquer outra.

Pior ainda são as novas linhas de interpretação que distorcem textos bíblicos, com o intuito de levar o povo a abrir suas carteiras para sustentar ladrões, lobos devoradores, com suas teologias triunfalistas e da prosperidade. Estes são os mesmos que desprezam textos claros da Palavra com relação à modéstia e ao caráter cristão, dizendo que são somente para os tempos bíblicos.

Estão desprezando a inerrante Palavra do Deus Vivo, pagarão caro no fogo eterno, se não houver um genuíno arrependimento.

Oremos para que essa contaminação não chegue aos nossos corações, e dos nossos entes queridos.

"Quem está em pé, cuide que não caia". ?

Que Deus, em Crito, abençoe a todos.

Marcelo Lima - Coop da AD em São José dos Campos - SP
Rubira disse…
Esta guerra entre liberalismo e legalismo está muito longe de acabar, afinal são extremos, e todo extremismo é prejudicial, o extremismo religioso é veneno para a alma.

Abraços fraternais em Cristo,

Júnior Rubira
www.blogespadadoespirito.blogspot.com
Anônimo disse…
A paz do Meigo e Bondoso Cristo,
Aqui é o Danielzinho.

Sou radical em usos e costumes e não abro mão.

É só fazer um paralelo da Igreja do passado ,com costumes rígidos e santos,Igreja aquela que jejuava e lia a Bíblia,com essa Igreja relaxada de Laodicéia que está aí.

A Igreja Assembléia de Deus tem um nome a zelar.E UMA IDENTIDADE TAMBÉM!

VOLTEMOS AOS RÍGIDOS PADRÕES ASSEMBLEIANOS DO PASSADO,COM MUITA ORAÇÃO,JEJUM,CHORO E QUEBRANTAMENTO DE CORAÇÃO QUE O AVIVAMENTO VIRÁ !SE NÃO...MISERICÓRDIA!!!SE CONTINUAR ASSIM,VÃO SUBIR SÓ UNS TRÊS DE CADA IGREJA!

E amado Pr. Ciro,escreva algumas coisas sobre essas igrejas mornas que tem surgido por aí,como Bolas de Neve e Sara Nossa Terra,que não são igrejas coisa nenhuma,mas apenas clubes de fim de semana!Elas tem arrebatado centenas de jovens assembleiano que não vigiam e só querem diversão!!!

SEMPRE BATALHANDO PELA FÉ QUE UMA VEZ FOI DADA AOS SANTOS...

Danielzinho.