Teste os seus conhecimentos bíblicos (1)


Os termos “julgar” e “julgamento” aparecem com sentidos diferentes no Novo Testamento. Leia os versículos abaixo (e seus contextos, se for necessário) e relacione cada um deles com a sua frase correspondente. Digite a sua resposta nos comentários (por exemplo: 1 com 2; 2 com 7; 3 com 2; 4 com 4; e assim por diante).

Versículos:
(1)
1 Coríntios 14.29.
(2) João 7.24.
(3) Tiago 4.11.
(4) Mateus 7.1.
(5) 1 Coríntios 11.31.
(6) 1 Pedro 4.17.
(7) Atos 4.19.

Frases:
(1)
É um autojulgamento.
(2) Significa falar mal do irmão, caluniar.
(3) Deve ocorrer entre nós, prioritariamente.
(4) Significa escolher uma opção.
(5) É um mandamento para não caluniar.
(6) É um mandamento para o crente discernir, examinar, provar.
(7) Denota submeter à prova o que é dito no culto.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

(1)-(6)
(2)-(4)
(3)-(2)
(4)-(5)
(5)-(1)
(6)-(3)
(7)-(7)

Não sei se acertei, mas eis aqui a minha resposta!!
Edificante seu blgger!
Estarei acompanhando...
Deus lhe abençoe podeosamente!

=D
ROBSON SILVA disse…
A Paz do Senhor Prezado amigo e pastor!

Belo teste! Julgo que são exercícios como este que nos auxiliam no julgamento entre as coisas carnais e as verdadeiramente espirituais, pelas quais seremos julgados pelo Senhor, a despeito de qualquer julgamento humano.

Ainda bem que tenho instalada a LBM (Lições Biblicas do Mestre) com ferramenta de consulta digital da Bíblia Sagrada... Ô ferramentinha poderosa!!! Facilita um bocado a vida da gente...

Lá vai o meu julgamento:

1 - 7
2 - 6
3 - 2
4 - 5
5 - 1
6 - 3
7 - 4

Um forte abraço!

Robson Silva
Anônimo disse…
La vai Pastor..

1 = (6)
2 = (5)
3 = (2)
4 = (4)
5 = (1)
6 = (3)
7 = (7)

esse foi o meu intendimento!!!!

visitem o meu blog

www.apologeticajovem.com.br
Nosso pr. Ciro,

A paz do Senhor!

Permita-me incluir uma oitava questão:

Mateus 11:15: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça".

A resposta fica a cargo dos comentaristas.

Deus seja contigo! Sempre!

pr. Newton Capintero
www.pastornewton.com
Edinei Siqueira disse…
Gostei da sua dinâmica, pois nos fez pensar e examinar os textos Bíblicos.
1 - 7
2 - 6
3 - 2
4 - 5
5 - 1
6 - 3
7 - 4

Edinei Siqueira
André Quirino disse…
1 com 7;
2 com 3;
3 com 2;
4 com 5;
5 com 1;
6 com 6;
7 com 4.
Unknown disse…
1-7
2-6
3-5
4-2
5-1
6-3
7-4
Amados,

Vou esperar mais um pouco para apresentar-lhes a resposta, a fim de que outros irmãos ainda possam participar.

CSZ
Elaine disse…
A meu ver, a seqüência é:

Verso 1 com Frase 7
Verso 2 com Frase 6
Verso 3 com Frase 2
Verso 4 com Frase 5
Verso 5 com Frase 1
Verso 6 com Frase 3
Verso 7 com Frase 4

Tá certo?
Anônimo disse…
Pr.Ciro a paz do Senhor.

Muito edificante esse exercício.

Minha resposta:

1e7
2e6
3e2
4e5
5e1
6e3
7e4

Muito obrigado,esperamos outros.Deus abençoe.

Em Cristo.Ranieri.
Mas alguém deseja fazer o teste?

Faça-o logo, pois em breve darei as respostas, isto é, farei a "correção da prova".

Um grande abraço!

CSZ
Junior Gomes disse…
eu acho que acertei.
1 com 7
2 com 6
3 com 5
4 com 2
5 com 1
6 com 3
7 com 4
acho que vou tirar um dez.
Anônimo disse…
Graça e Paz irmão Ciro,
muito edificante esse post,
Parabéns!!!
com meu pouco conhecimento cheguei a essas respostas.

1- _7
2- _6
3- _2
4- _5
5- _1
6- _3
7- _4
Anônimo disse…
Pr.Ciro,a paz do SENHOR.

É muito bom o trabalho que o amado está fazendo,temos aprendido muito com seu blog.Enquanto o amado dispõe do seu precioso tempo e recursos para nos ensinar e tornar acessível o conhecimentos a todos os interessados,muitos estão vendendo CDs/DVDs/LIVROS que a banalizam a Deus e despresam a Bíblia.É claro que não são todos.

Muita gente fala de Deus como se Ele fosse um doido,que faz as coisas de qualquer jeito.As vezes da a impressão de que Deus é tão poderoso que ele tem poder até para se contradizer a si mesmo,que Ele é um Deus "doidamente onipotente".

Muitos dizem que não querem "julgar" porque Deus faz "quando quer,como quer e com quem Ele quizer".Dizem também que "a sabedoria de Deus é loucura para os homens",daí se atribui a Deus todo tipo de doidices.

O que quero dizer é que Deus tem sua Palavra com a qual Ele nos dá a conhecer a si mesmo e a sua vontade,mas quando "dá na telha Dele",ele confunde todo mundo pra nos mostrar que nós não sabemos nada Dele.Alguns sustentam quem Deus faz essas coisas para "impactar".

São muitas as invencionices e versículos distorcidos para se chamar Deus de um Deus sabiamente doido.Por mais que examinamos a Bíblia nós é que não sabemos nada.

É interessante mesmo como Deus dá o dom de profecia [1Co12:7-11].Mas hoje em dia algumas pessoas dizem que está na bíblia,só não vi onde,que seu pastor tem autoridade pastoral de Deus para ensinar a "profetizar".

Esses pastores devem ter também a autoridade pra ensinar a palavra da sabedoria,a palavra da ciência,a curar enfermidades,discernir espíritos,operar maravilhas,falar em variedades de línguas,interpretar líguas,e muito mais.

Dizem pra nós profetizarmos vida de vitória,a salvação de conjuguês,etc.Depois dão testemunho dizendo:...Foi o meu pastor que me ensinou,eu fiz e deu certo,faça você também,aprenda a profetizar a sua benção e tenha a sua própria experiêcia...

Nos dias de hoje somos induzidos a estudar as escrituras para nos tornarmos "empíricos",ou espiritualizarmos as escrituras adaptandoas às esperiências,o que é uma contradição.Já ouvi um pregador dizer:...se você diz que é um daqueles que diz que só fica com a Bíblia então entenda a Bíblia...Fala com se as doidices de Deus estão numa interpretação de nivel mais espiritual.

Puxa vida,não é atoa que o diabo quis ser melhor do que Deus,e agora tenta convencer o homem a fazer a mesma coisa.O homem quer nos ensinar a ter o que Deus dá por sua soberana vontade,e ai daquele que não obedecer.É melhor errar com ele do que não lhe ser favoravel.

Quero deixar bem claro que quando são erros irrelevantes eu não dou importância,meu objetivo não é atacar,denegrir,diminuir,desprezar ou rebelar contra pastores.Mas é um crime que não ficará impune o que muitos,que se aproveitam de sua posição,estão fazendo.

As vezes parece que alguém quer pizar na minha cabeça contra o chão e me obrigar.Dizem:...se você quizer ser abençoado faça tudinho o que eu te falo,eu tenho autoridade pra isso,não seja rebelde,não fique dando lugar ao diabo,seja ao meu favor,pense como eu penço,faça como eu faço,ande lado a lado comigo,eu não erro porque Deus aprova tudo o que eu quero no meu coração,Ele me deu essa autoridade,mas se acontecer de eu errar você não será meu cúmplice,você estará livre de toda a culpa,eu pagarei por tudo sozinho,mesmo que você peque comigo.Mas se não me obedecer,você não será abençoado,você será um infeliz,você será um derrotado,você está amaldiçoando o seu ministério,etc,etc,etc...

Mas é claro que tudo isso é aplicado sutilmente.Tenho que obedecer a pessoas assim pra não ficar com medo delas depois.Certo obreiro [na época presbítero] disse que alguém morria de medo de ser amaldiçoado pelo seu ex-pastor porque mudou de ministério.Sinto que existe esse medo em nosso meio,que não é temor a Deus,é "medo de pastor mesmo".Muitos dizem:...Eu amo meu pastor...Será que isso é amor mesmo,ou será que é medo?

Conheço muito bem o que a Bíblia diz sobre o ministério pastoral,até porque,por graça e misericódia de Deus eu sou obreiro.Mas também conheço os desvios doutrinários das seitas que surgem a cada dia e em todas elas existe uma caracteristica em comum,a "infalibilidade do líder e o seu autoritarismo" ,e aaaaaai de quem for contra o sistema.

A Igreja de Jesus Cristo,que é "coluna e firmesa da verdade"[1Tm3:15],é uma só,constituida pelo salvos e remidos no sangue de Jesus,de todas as épocas e lugares.Mas onde vai parar toda essa gente que continua sendo precionada,induzida e enganada.E que se sente até "feliz" desse jeito,como se vivesse o verdadeiro evangélho?

Certa vez um obreiro me disse:...Você não pode achar que é dono de toda a verdade...Eu quase,quaaaaase respondi:...E você não pode achar que pode me fazer de idiota...

Pra mim,um deus doido é aquele que dá sua glória ao homem.O verdadeiro Deus não dá sua gloria ao homem [Is42:8].Ninguém na terra tem direito de mudar o que Deus já determinou.Que a Palavra de Deus continue a ser ensinada para que povo de Deus tenha sabedoria para lidar com a dificuldades cotidianas,já que muitas delas estão em nosso meio.

Pr.Ciro,Deus te abençoe.Obrigado pelo espaço,tenho profundo respeito por homens que realmente servem a Deus.Longe seja de mim desrespeitar um verdadeiro homem de Deus.Minhas considerações aqui são para os falços profetas que distorcem o sentido do ministério pastoral que é a mais honrosa imcumbêcia que um homem pode receber.

Não posso aceitar que homens corruptos tenham liberdade e acesso total às massas.Preciso divulgar minha posição contra esses abusos e erros grosseiros.Se estiver errado em algum ponto,eu aceito humildimente a correção com base nas Escrituras,por causa disso não posto comentários anônimos.

Muito brigado.

Em Cristo.Ranieri.
liana porto disse…
1 - 7
2 - 6
3 - 2
4 - 5
5 - 1
6 - 3
7 - 4
Deus o abençõe!!!
PB.João eduardo silva disse…
PR.Ciro á paz do senhor Jesus, sou presbítero da AD.em São paulo. Quero lhe parabenizar por seu lindo ministério apologético. Tenho quase todos os seus livros, e os considero como ferramentas para os ensinadores da palavra de Deus. Sou seu fã de carteirinha rsrsrsrsrsrs, pois tenho a mesma chamada que a sua, ensinar a palavra de Deus. Abraços.
cleide disse…
1 - 7
2 - 6
3 - 5
4 - 1
5 - 2
6 - 3
7 - 4
Anônimo disse…
eu achei bem difícil o teste. Acho que é:
1-7
2-6
3-2
4-5
6-3
7-4
Eu fiquei em dúvida quanto aos dois primeiros.

Viviani Maldonado
Luiz Henrique Sarmento de Oliveira disse…
Que a Paz do Senhor Jesus seja com teu espírito, irmão Ciro.

Sujeito meu gabarito à tua valiosa avaliação...

1 = 7
2 = 6
3 = 2
4 = 5
5 = 1
6 = 3
7 = 4

...e, à semelhança de um jovem que aguarda ansioso o resultado de seu exame de vestibular (diferindo apenas no fato de que esse busca coisas que perecem, mas nós buscamos as que permanecem), aguardamos ansiosamente pela devolução de nossas provas devidamente corrigidas pela sabedoria de Deus que a vós foi confiada, não para que tu tenhas glória, mas para que a excelência do poder seja de Deus que ta deu como tesouro em vaso de barro. (II Coríntios 4: 17)

Em Cristo.

Luiz Henrique Sarmento de Oliveira
Servo dos servos de Jesus Cristo.
Evertho Rodrigues disse…
1 - 7
2 - 6
3 - 2
4 - 5
5 - 1
6 - 3
7 - 4

Foram essas minhas respostas, espero que estejam corretas...

Em Cristo,

Evertho Rodrigues
Luiz Henrique Sarmento de Oliveira disse…
Paz seja com todos.
Não encontrei a resposta destas questões, mas acredito que ja tenha sido postada, não?
Agradeceria, se a indicassem.

Grato.
Luiz Henrique Sarmento de Oliveira.
Servo de Jesus.
Unknown disse…
A Paz do Senhor Pastor.
1-6
2-5
3-2
4-3
5-1
6-4
7-3.