Por que Jesus venceu a tentação?

Em Filipenses 2.7 e Romanos 8.3, a Palavra de Deus diz claramente que o Senhor Jesus, ao se humanizar, fez-se semelhante aos homens (gr. homoioma), e não igual ou idêntico a eles (gr. isos). Em outras palavras, Ele se fez Homem sem nunca ter deixado de ser Deus (Jo 1.14; 8.58). E aí está o grande mistério da sua gloriosa encarnação (cf. 1 Tm 3.16). A frase bíblica “em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hb 4.15) denota que Jesus foi o único homem a nascer e a viver sem pecado. E, por isso mesmo, foi também o único que morreu por nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação.

A frase “em tudo foi tentado, mas sem pecado” apresenta, de modo sintético, a verdade neotestamentária de que o Unigênito — gr. monogenes, “único do gênero” (Jo 3.16) — foi tentado pelo que estava à sua volta (Mt 4.1-11), e não a partir de sua própria natureza, a qual jamais deixou de ser plenamente santa (Jo 8.46; 1 Pe 2.22). Diferentemente do Homem perfeito e incomparável, nós, além de sermos tentados pelo mundo e pelo Diabo (tentação externa), também somos tentados por nós mesmos, a partir de nossa própria natureza decaída (tentação interna): “cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência” (Tg 1. 14).

Por que, pois, o Deus-Homem venceu a tentação externa como Homem? Esse foi um dos propósitos da sua gloriosa encarnação, visto que nós, por nós mesmos, jamais venceríamos a tentação. Somos dependentes da graça do Senhor Jesus (2 Co 12.9), o qual se fez “semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque, naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados” (Hb 2.17,18).

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Mas Jesus foi tentado sexualmente ? Ele desejava mulher ? Ele podia ficar excitado como um homem fica ? Ele tinha vontade de namorar ?

Com entender isso Ciro...

João Paulo Palauro
Anônimo disse…
Prezado Ciro, qual ou quais atributos Jesus perdeu ao se humanizar na terra ? Apenas onipresença? Não tem lógica e fica ate ambiguo Jesus continuar Deus e ao mesmo tempo abrir mão da divindade. Ou ele era divino ou não era.Como entender esse paradoxo? ( Rafael Lário )
João Paulo Palauro, leia, por favor, o texto novamente, com total atenção. A resposta às suas perguntas estão no próprio texto.

A paz do Senhor.

CSZ
Rafael Lário, para início de conversa, o Senhor Jesus JAMAIS PERDEU QUALQUER ATRIBUTO! Mas Ele, por sua própria vontade, a si mesmo se esvaziou, voluntariamente. Outrossim, a verdade bíblica ESTÁ ACIMA DA LÓGICA HUMANA! Leia 1 Coríntios 2. Jesus se fez Homem sem nunca, jamais, ter deixado de ser Deus. Daí ser Ele, à luz da Bíblia, o Deus-Homem. Portanto, Ele é Deus e é Homem! Isso é o que a Bíblia assevera, ainda que, aparentemente, não haja lógica nisso. A paz do Senhor.

CSZ
Mendes disse…
Boa noite Pastor,
Roberto Cabrini entrevistou Edir Macedo no Final de Semana agora. Muitos ficaram perplexos com as respostas.
Bem, não fiquei sabe. Ele poderia entrevistar líderes importantes assembleianos também pois a intenção é a mesma com meios distintos.
Espero varão, que a próxima revista da CPAD (as ordenanças de Cristo nas cartas pastorais) demonstre transparência ao se falar das atribuições e características de pastores.
Torço para que entre no circuito dos debates ao longo da mesma.
O volume 1 de sua obra (livro amarelo)foi pioneiro para desencadear o combate do lá lá lá na AD impedindo mensagens e costumes heréticos.
Peço ao senhor que escreva um livro com profundidade sobre a realidade do comunismo implantado e a situação do cristianismo no Brasil, consequências. Também sobre a tendência ecumênica, ok.
Forte abraço
Blog do Edimar disse…
A paz do Senhor irmão Ciro.
Li recentemente seu livro Mais erros que os pregadores devem evitar,aprendi muito com ele,me tirou muitas dúvidas,é uma obra espetacular.mas hoje quero lhe fazer uma pergunta sobre jesus.
Baseado em mateus 24:36,um presbítero da igreja onde congrego,que é a AD missão,disse que jesus ainda hoje não sabe o dia em que vai voltar,pois somente o Pai é quem sabe.Afinal Jesus sendo o Deus filho,sabe ou não sabe o dia em que vai voltar.Eu creio que Jesus sabe o dia em que vai voltar,afinal Jesus è Deus!
Mas recentemente os jovens de onde congrego fizeram um teatro na igreja e novamente afirmaram que a respeito da volta de Jesus somente o Pai é quem sabe.
Sou ainda novo convertido,e gosto de examinar as escrituras,e também aprender com que sabe mais do Eu.
Que Deus continue abençoando ricamente a vida do irmão,continue assim pregando sempre a verdade bíblica.
desculpe pelo longo texto e pelos erros ortográficos.
Um abraço,fica na paz do Senhor.
Edmar lima
Nilton Rodolfo disse…
Rafael Lário, Jesus não deixou de ser onipresente durante seu ministério terreno. Conforme diz o texto bíblico:
"Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu" (João 3.13).
Que Deus abençoe.
Anônimo disse…
Prezado Ciro, primeiramente queria dizer que sou de linhagem batista reformada.
Mas a questão que fica é : Como que uma pessoa com um corpo físico unico pode estar em vários lugares ao mesmo tempo? Se Jesus estava fisicamente em Jerusalém ele não podia estar no Japão, por exemplo, não é verdade ? Como Jesus era onipresente enquanto Ele esteve aqui por 3 anos no seu ministério ?
Se Jesus não perdeu algum atributo, Ele se esvaziou do que ? de nada ? Aliás, há momentos que Jesus parece ser onisciente e outras vezes Ele parece não saber das coisas. Quer dizer que tem horas que Jesus usava seus atributos divinos quando Ele queria e outra hora Ele não usava se comportando como homem ? (Rafael Lário )
Anônimo disse…
A paz do Senhor,

Tenho uma dúvida,a Bíblia nos mostra que os pais não podem garantir a salvação dos filhos,pois a salvação é individual,neste caso não é uma temeridade cristãos terem filhos se não podem saber se eles serão salvos ou não?!.

Marcelo
Anônimo disse…
Ciro Zibordi o senhor não leu meu ultimo comentário porque não o vi publicado aqui.Ele não chegou ? ( Rafael Lário )
Plabyo Geanine disse…
Pr. Ciro, perfeita a exegese e muito esclarecedora.
Plabyo Geanine disse…
Pr. Ciro, perfeita a exegese e muito esclarecedora.