terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Quem disse que a Bíblia não manda celebrar o Natal?


Disse alguém, alhures: “A Bíblia não nos autoriza a comemorarmos o Natal. De acordo com 1 Coríntios 11.26, o verdadeiro cristão deve anunciar a morte do Senhor, e não o seu nascimento. Não existe nenhum mandamento para celebrarmos o Natal”. Vejamos como esse “argumento” se autodestruirá em alguns segundos.

O texto citado, relativo à Ceia do Senhor, não proíbe o cristão de anunciar o nascimento do Senhor. Diz apenas que devemos anunciar a morte do Senhor até que Ele venha. E a obra redentora de Jesus reside em um tripé, isto é, em três fundamentos: a encarnação, a crucificação e a ressurreição. Logo, se Cristo não tivesse nascido, não teria morrido. E, se Ele não tivesse morrido, não teria ressuscitado para a nossa justificação.

De fato, não há nenhum mandamento específico a respeito do Natal nas páginas da Bíblia. Mas eu 
pergunto ao leitor:
— Há alguma ordem bíblica para celebrarmos o nosso aniversário, fazendo um culto de ações de graça por mais um ano de vida e oferecendo bolo aos convidados?
— Existe mandamento específico para as mulheres casarem com vestido de noiva, branco, com véu e grinalda? Há ordem nas Escrituras para o homem casar de terno e gravata? Há ordem bíblica para o casamento ser realizado primeiro no cartório e depois no templo? Aliás, há mandamento específico que indique o local onde o matrimônio deva ser oficializado? Existe ordem nas páginas sagradas para os noivos fazerem uma recepção aos convidados e, depois, viajarem em lua de mel?
 — Haja vista ser a Ceia do Senhor uma ordenança de Jesus Cristo, onde está o mandamento para a celebrarmos de mês em mês ou a cada semana?
— Existe ordem bíblica para fazermos a Escola Bíblica Dominical?
— Há mandamento na Palavra de Deus para começarmos o culto às 19 horas, aos sábados, e às 18, aos domingos, por exemplo?
— Existe mandamento bíblico para termos uma conta no Facebook, no Twitter ou no Instagram?
— Há ordem de Deus na sua Palavra para eu escrever este texto ou ter um blog?

Bem, não existe mandamento específico para celebrarmos o Natal nem para o que citei acima. Mesmo assim, o cristão que se preza tem prazer em anunciar e celebrar o nascimento do Salvador, visto que essa grande festa precede e transcende qualquer tradição pagã. Embora Jesus não tenha vindo ao mundo em 25 de dezembro, Ele nasceu!

E, se há uma data convencionada para essa celebração, por que o cristão não pode usá-la para glorificar ao Senhor por sua gloriosa obra expiatória e apresentar o Evangelho ao mundo? Celebrar o Natal de Cristo é lícito e conveniente ao cristão, visto que a obra redentora abarca a encarnação do Verbo, a sua morte vicária e a sua ressurreição para a nossa justificação.

O Natal é uma festa legitimamente cristã, a qual foi celebrada pela primeira vez por anjos e pastores, naquela sublime noite de Belém (Lc 2.8-20). Essa festa também foi celebrada pela família do Senhor, em uma casa, juntamente com sábios do Oriente, cerca de dois anos após seu nascimento (Mt 2.1-16).

So my family and I wish you a Merry Christmas and a Happy New Year!

Ciro Sanches Zibordi

6 comentários:

Fernando Eagle de Sousa disse...

Excelente reflexão Pastor. A paz do Senhor Jesus!

Arquimedes Pereira disse...

Pastor Ciro, sou coordenador dos jovens de uma AD da Missão em alagoas gostaria de sua ajuda por favor. Tenho que aconselhar um jovem a respeito do homossexualismo, e gostaria de pedir que o senhor me mandasse tudo a respeito de sobre a bíblia condenar esse ato, pois esse jovem está sustentando que a bíblia não condena e diz que Deus tem lhe mostrado que isso não é pecado. Por favor me ajude

Arquimedes Pereira disse...

Pastor Ciro, sou coordenador dos jovens de uma AD da Missão em alagoas gostaria de sua ajuda por favor. Tenho que aconselhar um jovem a respeito do homossexualismo, e gostaria de pedir que o senhor me mandasse tudo a respeito de sobre a bíblia condenar esse ato, pois esse jovem está sustentando que a bíblia não condena e diz que Deus tem lhe mostrado que isso não é pecado. Por favor me ajude

Arquimedes Pereira disse...

Pastor Ciro, sou coordenador dos jovens de uma AD da Missão em alagoas gostaria de sua ajuda por favor. Tenho que aconselhar um jovem a respeito do homossexualismo, e gostaria de pedir que o senhor me mandasse tudo a respeito de sobre a bíblia condenar esse ato, pois esse jovem está sustentando que a bíblia não condena e diz que Deus tem lhe mostrado que isso não é pecado. Por favor me ajude.

João Paulo Souza disse...

Bons argumentos, pastor Ciro.

Anônimo disse...

A paz do Senhor, pastor Ciro!
Gostaria primeiramente de parabenizá-lo por este blog. Já li diversos textos publicados aqui e tenho aprendido muito, pois vejo que o irmão sustenta uma opinião equilibrada e embasada nas escrituras. Gostaria de sugerir, se possível, que o senhor escreva um post abordando usos e costumes...

Abraço!
Aliny.