Os dons espirituais à luz das Escrituras (1)

As próximas quatro lições da revista Lições Bíblicas, da CPAD — adotadas principalmente pelas Assembleias de Deus em suas Escolas Dominicais —, abordarão os dons do Espírito Santo, começando com a lição: O Propósito dos Dons Espirituais. Apresento aqui a primeira parte da minha modesta contribuição sobre o assunto. A segunda parte desta abordagem será publicada ainda no início desta semana.

Haja vista a alegação dos críticos das doutrinas paracletológicas de que a expressão “dons espirituais” não consta da Bíblia, iniciarei esta série fazendo um esclarecimento. 
De fato, o termo “dons espirituais” não aparece em 1 Coríntios 12.1 e 14.1,12. Mas o termo original pneumatikon (literalmente, “espiritualidades” ou “coisas espirituais”) pode ser perfeitamente traduzido por “dons espirituais”, uma vez que esta tradução é abonada pelo contexto imediato: “há diversidade de dons” (1 Co 12.4); “dons de curar” (vv.9,28); “dom de curar” (v.30); “procurai com zelo os melhores dons” (v.31).

“Dons”, em 1 Coríntios 12.31, é charisma, mas em 1 Coríntios 14.1 é pneumatikon. Isso confirma que os termos são perfeitamente intercambiáveis, à luz do contexto. Ambas as formas se referem aos dons espirituais. 
Estes fazem parte das ministrações do Espírito Santo na igreja e manifestam a glória divina.

Os dons espirituais edificam os crentes e atraem os pecadores. São capacidades, dotações sobrenaturais concedidas pelo Espírito Santo, com o propósito principal de edificar a igreja (1 Co 14.3,4,5,12,26; Ef 4.11-13). Através deles, o Senhor revela poder e sabedoria aos seus servos.


Há distinção entre os dons espirituais mencionados em 1 Coríntios 12.6-11 e o batismo com o Espírito Santo, também chamado de dom do Espírito (At 2.38; 10.45). Este é um revestimento de poder outorgado pelo Espírito Santo, enquanto os primeiros são as capacidades sobrenaturais decorrentes do tal batismo. Nesse caso, quem já fala em línguas, como evidência do aludido revestimento, deve desejar e buscar outros dons: “procurai com zelo os dons espirituais” (1 Co 14.1); “como desejai dons espirituais, procurai sobejar neles” (v.12).


Também há distinção entre os dons espirituais como
manifestações esporádicas (1 Co 12.6-11) e como ministérios (1 Co 12.28). Os primeiros estão à disposição de todos os que buscam a Deus (At 2.39; Rm 11.29). Já os dons ministeriais são residentes nos servos do Senhor e dependem, evidentemente, da chamada soberana de Deus (Mc 3.13).

À luz da Palavra de Deus, todo crente fiel, batizado com o Espírito Santo, pode ser usado com o dom de profecia (1 Co 14.1). Mas nem todo crente, mesmo que batizado com o Espírito, pode ser um pastor, por exemplo, visto que este dom não é uma manifestação momentânea, esporádica, e sim um ministério outorgado soberanamente por Deus (Ef 4.11; Hb 5.4). Os dons como ministérios serão abordados nas presentes Lições Bíblicas da CPAD a partir da lição 6.

D
e modo geral, todos os dons são dados à igreja para o que for útil (1 Co 12.7; 14.28)E, por isso mesmo, não devemos ignorá-los ou desprezá-los (1 Co 12.1; 1 Ts 5.19,20; At 19.1-7). É o Senhor quem nos concede essas dádivas, “segundo a graça” (Rm 12.6). E, como essas dotações são, primacialmente, para a edificação do povo de Deus (1 Co 14.26), não devem ser mal utilizadas, sem decência e ordem, no culto genuinamente pentecostal (1 Co 14.37-40).

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

You are very welcome back, our pastor Mr. Ciro Zibordi,

Best regards and God Bless You all,

The Smallest
Anônimo disse…
Caro Ciro,

Não sei como o senhor sendo professor de teologia, erra, em pontos fundamentais de interpretação.
Nem estou me referindo aos erros gritantes que cometeu aqui, apenas venho me reportar ao seu ensino sobre o errôneo batismo em nome do pai, filho e espírito santo.

lí um artigo seu na net, onde o senhor afirma categoricamente a fórmula de mateus 28 como sendo a formula que JESUS ENSINOU, sendo que : essas palavras pai, filho e espirito santo, forma acrescentadas pela igreja católica e não se encontram no original.
Ao contrário: Os apóstolos nunca usaram a fórmula de Mateus 28, e somente batizavam em nome de JESUS, que foi realmente a fórmula que Jesus ensinou e que foi deturpada tempos depois.

Dúvido que o senhor tenha coragem de abordar esse tema em seu blog.

Pr. Joaquim Gonçalves. Goiânia
Anônimo disse…
Olá pastor Ciro tudo bem ?
Há um grande debate entre teólogos sobre a pessoa receber os dons espirituais após o batismo no Esp Santo ou não. Uns dizem que sim e outros dizem que não. Eu creio que a pessoa só recebe os dons espirituais após o batismo no Espirito Santo. No entanto, conheço pessoas que nunca foram batizadas no Espírito Santo mas tem dom de discernimento, profecia,palara de sabedoria, etc...
Como explicar esses casos de pessoas que tem os dons espirituais sem nunca terem sido batizadas no Espirito santo realmente, sendo que elas apenas nasceram de novo ?

Paz !!!
Antonio Rafael
Eduardo disse…
O termo dons espirituais aparece sim no NT. Romanos 1.11, charisma pneumatikon.
O termo que aparece em Romanos 1.11 é no singular: "karisma [...] pneumatikon", num contexto em que o apóstolo Paulo não está tratando dos dons espirituais como manifestações esporádicas. Peço a todos que leiam o que está escrito dentro do contexto, atentando para o fato de que o presente artigo faz parte de uma série. Esta é a primeira. A segunda apresenta maiores detalhes sobre os "dons espirituais" (termo que não ocorre no Novo Testamento, literalmente, mas cujo ensinamento sobre eles está claro ali) como manifestações esporádicas da parte do Espírito, as quais não devem ser confundidas com os dons como ministérios.

Em Cristo,

CSZ
OK, "Joaquim Gonçalves".

CSZ
Caro "Antônio Rafael", leia a parte dois da presente série.

A paz do Senhor.

CSZ
Rogério Silva disse…
Boa postagem. Aliás como sempre. Quanto ao fato de uma pessoa com "donsdo espirito" não poder ser necessariamente um pastor, tenho minhas dúvidas. Hoje qualquer um é pastor.(Salvo os chamados) è só fazer uma boa politica na igreja e com o ministério, que vocÊ é consagrado. É lamentável o que vemos hoje. PEssoas sem chamada sendo consagrados. Aliás será que poderíamos abordar o tema: "Chamada, uma questão de genética". Se teu ái é pastor, logo você também será. A paz, sentimos a sua falta em Cordovil.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.