#ProntoFalei — quer gostem, quer não (4)

Já me perguntaram se não tenho medo de ser processado por causa dos livros que escrevi sobre erros que os pregadores devem evitar. Bem, não tenho medo porque não escrevo para agradar ou desagradar pessoas. Raramente cito nomes negativamente em minhas obras, justamente para deixar claro que a minha preocupação não é expor pessoas, e sim erros.

Além disso, apenas relato o que alguns pregadores — ou animadores de auditório? — têm dito e feito, com base nos próprios DVDs e vídeos publicados pelos tais. Portanto, os livros de minha autoria denunciam erros, refutando-os à luz da Bíblia — sem fazer julgamento difamatório e calunioso (Mt 7.1,2) —, sempre observando o que disse o Senhor Jesus em João 7.24: “julgai segundo a reta justiça”.

Alguns internautas discordam de mim. E eu, gentilmente, lhes agradeço por sua opinião e, quando necessário, lhes respondo, deixando claro que também discordo de sua discordância. Há poucos dias, uma irmã, ao receber uma resposta ao seu comentário, afirmou que não gosto de ser contrariado. E me bloqueou no Facebook. Risos. Ora, com quem ela aprendeu que respeitar a opinião de alguém denota, necessariamente, ficar calado?

Quando não concordo com alguma discordância, em geral deixo isso claro, sobretudo em meu mural. Também costumo bloquear internautas no Facebook, mas nunca porque discordam de mim. Bloqueio quando há falta de respeito, conduta inconveniente, etc.

Só porque eu critiquei o G12, o M12 e o MDA (Modelo de Discipulado Apostólico) estão dizendo que tenho preconceito quanto à palavra “modelo” e que não gosto de nenhum modelo... Que injustiça! Afinal, para mim Jesus é o Pregador-modelo, o Ensinador-modelo, o Pastor-modelo, etc. E também considero a Igreja Primitiva o modelo para a igreja hodierna. Quem disse que não gosto de modelos? Mas, se os tais modelos de crescimento são tão bons e eficazes, gerando milhões e milhões de pessoas devidamente discipuladas, por que não vemos uma mudança real no comportamento da cristandade brasileira?

Onde estão os resultados do tão festejado reavivamento do MDA, por exemplo? Se os cristãos “produzidos” em células e encontros são tão especiais e diferentes dos que frequentam igrejas históricas, tradicionais — que ainda utilizam o “ultrapassado” modelo EBD (Escola Bíblica Dominical) —, onde está o reflexo desse resultado “tremendo” na sociedade brasileira, que vai de mal a pior? Onde está a igreja de Atos dos Apóstolos, que abalou o mundo por ser cheia do Espírito Santo e de sabedoria e, principalmente, por ter uma boa reputação perante a sociedade? Aquela, sim, crescia espiritual, numérica e geograficamente.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Andre Gonçalves disse…
Graça e paz!

Pr. Ciro,
Não estou aqui para puxar brasa para o assado de ninguém, mas se continuares a escrever livros nos moldes dos que já publicou, tens em mim um leitor assíduo de suas obras. Conheci vosso trabalho através de um irmão, e veja só, do movimento do "reteté". Primeiramente comprei evangelhos que Paulo jamais pregaria, a partir daí, comprei os demais livros publicado pelo senhor.

Gosto do que escreve, é um texto de leitura fácil, descontraída e que apresenta a verdade à luz das Escrituras, expondo "erros" do movimento evangélico atual.

Mas não se preocupe com os críticos, é verdade que não há como ter comunhão com eles, pois se observarmos o modelo da Igreja primitiva onde "perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão e nas orações", como ter comunhão com alguém que sequer persevera na doutrina?!

Em Cristo,
André Gonçalves
Unknown disse…
Número é bom mas se o número for verdadeiro, tenho visto os templos se encherem de gente, mas aí eu pergunto, os templos estão se enchendo de crentes(convertidos)? Modelos e mais modelos não faltam para encher a igreja, mas nada pode substituir a oração, a separação do mundo e o estudo das escrituras, o que infelizmente não está havendo. Onde congrego por exemplo os cultos não tem horário(as vezes é mais de 0:00 horas e ainda estão cantando no templo) não há disciplina no uso dos dons espirituais, na igreja não falta teatro, jogral, danças, etc, etc e etc, mais chegue antes da 19:30 e você verá que poucos estão buscando o Senhor e se derramando diante da Sua santa presença. Dizem que Deus fará aqui um grande avivamento, mas pelo jeito que vejo as coisas serem conduzidas aqui continuaremos com grandes e enormes "movimentos", infelizmente!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Paz do Senhor pastor Ciro, estamos a muito tempo sendo, no Brasil, sendo treinados a não termos opinião. Quando alguém tem uma opinião e a expressa, acontece o que ocorreu com a Rachel Sheherazade, ou com o Pastor Marco Feliciano. Por aqui é assim: tem uma opinião? Cale-se. Deus o abençoe.
Nunes disse…
Eu nunca faltei com respeito com o senhor, unicamente defendi uma certa vez a forma como eu via o natal, e isso foi suficiente para um bloqueio no tal facebook, porem é tudo mediante forma como se ver não é verdade? Só achei o texto um pouco contraditório ao ocorrido...
Nunes disse…
Eu nunca faltei com respeito com o senhor, unicamente defendi uma certa vez a forma como eu via o natal, e isso foi suficiente para um bloqueio no tal facebook, porem é tudo mediante forma como se ver não é verdade? Só achei o texto um pouco contraditório ao ocorrido...
Anônimo disse…
a paz do SENHOR HOMENS DE DEUS TEM QUE FALA A VERDADA COM SABETORIA E MANSIDÃo...