Grande mídia, a defensora dos "fracos" e "oprimidos"

Se você estivesse sentado, em uma aeronave, lendo ou vendo fotos da família, por exemplo, e dois ativistas gays ou simpatizantes deles que se dizem heterossexuais — ou sei lá o quê — passassem a provocá-lo, cantando e dançando à sua frente, gritando o seu nome de modo zombeteiro e passando a mão na sua cabeça, qual seria a sua reação? Qualquer pessoa normal se irritaria e, no mínimo, chamaria o comissário de bordo para reclamar. E qualquer comissário de bordo, mesmo sem ser chamado, interviria em uma circunstância como essa.

Entretanto, na sexta-feira passada, um deputado federal e sua assessoria foram hostilizados (e os demais passageiros, importunados) da maneira que eu citei no parágrafo anterior por dois ativistas gays ou simpatizantes deles que se dizem heterossexuais — ou sei lá o quê —, e não houve nenhuma reação! O deputado suportou calado, e os comissários, que costumam ser bem rigorosos, não pediram para os manifestantes "do bem" voltarem para seus assentos. Por quê?

Lendo uma matéria, ontem, à noite, em um dos portais de notícias mais visitados (talvez, o mais visitado), obtive a resposta. A despeito de o deputado não ter esboçado nenhuma reação, ele foi tratado pelo "imparcial" e "coerente" site como o vilão do episódio. Quanto aos dois ativistas gays ou simpatizantes deles que se dizem heterossexuais — ou sei lá o quê —, foram amplamente defendidos e tratados como heróis, como se a atitude inconveniente deles tivesse sido legítima e exemplar. 

Certamente, o deputado federal, que é evangélico, e a companhia aérea não reagiram porque sabem que os tais ativistas gays ou simpatizantes deles que se dizem heterossexuais — ou sei lá o quê — são superprotegidos, sobretudo pela grande mídia. Esta, aliás, não teve compromisso com a verdade, coerência e coragem para fazer uma matéria repudiando o que "vadios" e "vadias" fizeram durante a Jornada Mundial da Juventude: manifestantes quebraram imagens, prenderam crucifixos a suas genitálias, esfregaram-se neles, etc. Mas a mesma grande mídia está de plantão para verberar até contra os pensamentos dos "fundamentalistas" evangélicos... Haja coerência, hein!

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Quem foi esse site de notícia filho do diabo?
Paz do Senhor pastor Ciro, um dia eu gostaria de descobrir quem é que está tendo uma vantagem, quem está ganhando alguma coisa com toda essa balburdia. Não entendo como se consegue manipular informações, forjar dados e induzir tantas pessoas sem que estas percebam que estão sendo enredadas e usadas em prol de interesses de alguns poucos que ficam nos bastidores somente colhendo os "resultados?". Deus o abençoe.
Parabéns pastor Ciro Sanches Zibordi, inclusive, além da mídia, o próprio Ministério da Educação pôs sob cheque a naturalidade do sexo na revista pátio, estarei publicando um artigo refutando tal revista, estou pesquisando para isso, para não fazer como eles, falar por empirismo.
Tamar disse…
Acho que é isso que eles chamam de "spin" e é usado normalmente na mídia americana.. Você escrever sobre um fato pelo ângulo que lhe é interessante. Funciona com audiências ignotas. A mídia européia tem mais dificuldade de fazer isso e os meios de comunicação lá tem mais clareza ideológica nas publicações e cada um lê o que gosta.
Um spin interessante feito pela CNN nos atentados de Boston foi arrancar dos mutilados declarações otimistas. Um deles disse que voltaria a dançar!
Acho que é isso que a Bíblia fala de chamar o mal de bem e o bem de mal. Fica a dica.
Unknown disse…
O nosso país vive um momento de muita confusão e inversão de valores. Toda hora falam que estamos amadurecendo na democracia, mais afinal de contas que democracia é esta? Temos uma mídia extremamente manipuladora, princípios básicos para a sustentação de qualquer sociedade são ignorados, valores éticos e morais invertidos e, olha que isto não tem nada a ver com religião. Se partirmos para uma definição mais abrangente do significado real, de acordo com os dicionários, talvez cheguemos a conclusão que, na verdade, o que se chama de democracia hoje no Brasil, seja "Anarquia". Que Deus tenha misericórdia do nosso país.
Anônimo disse…
Não poderia o texto ser sobre o Leviatã, mas com uma alusão a Deus? É comum isso na literatura: um texto sobre algo ou alguém, mas que se refere a outrem