Sim, o Natal é uma festa cristã — e bíblica


Se Cristo não tivesse nascido, não teria morrido. E, se não tivesse morrido, não teria ressuscitado. A obra redentora está em um tripé: encarnação, crucificação e ressurreição do Senhor. Isso, em si, é uma boa resposta aos críticos da celebração do nascimento de Jesus. Mas eles, por falta de conhecimento, insistem em afirmar que o Natal é uma festa pagã — em razão de o romanismo ter oficializado o dia 25 de dezembro como data de celebração do nascimento do Senhor, a fim de agradar grupos pagãos.

Dizem, ainda, os críticos do Natal que não há registro nas Escrituras de que o aniversário de Jesus tenha sido celebrado após o seu nascimento. Entretanto, como já tenho afirmado e reafirmarei neste artigo, o Natal é uma celebração genuinamente cristã, que precede e transcende o paganismo. Ela não foi inventada pela Igreja Católica Romana e tem, sim, o abono das Escrituras.

Segundo a passagem de Lucas 2.8-20, a primeira — e não a única — celebração do Natal de Cristo ocorreu na noite do seu nascimento. Anjos glorificaram a Deus pela encarnação do Verbo (Jo 1.14), e pastores que estavam no campo, ao receberem dos anjos "novas de grande alegria", celebraram o Natal ainda na manjedoura, juntamente com o Menino Jesus.

Não há informações no Novo Testamento sobre o segundo Natal de Cristo, ou seja, o seu primeiro aniversário. Mas o seu terceiro Natal, quando Ele possivelmente completou dois anos de idade, foi celebrado com a presença dos magos do Oriente. Estes, diferentemente dos pastores, não visitaram o Menino quando Ele era um recém-nascido, em uma manjedoura — como vemos nos presépios romanistas —, e sim em uma casa.

Quando aqueles sábios estiveram com o Senhor Jesus, viram-no na residência de seus pais: "E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra" (Mt 2.11). Ao visitarem o Menino, os magos sabiam que Ele já tinha pelo menos dois anos de idade!

Ao lermos com atenção Mateus 2, vemos que Herodes Magno, depois de chamar os magos e inquirir "exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera" (v.7), "mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos" (v.16).


Em 1 Timóteo 3.16 está escrito: "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória". Este versículo exalta a obra redentora como um todo, mostrando que devemos glorificar a Deus pelo nascimento de Cristo, sua morte expiatória, sua ressurreição para a nossa justificação, etc.

Merry Christmas!

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

pastor sou a tempo seguidor do blog e afirmo que se o senhor queria que eu postassem um comentário, então conseguiu; meu querido para mim natal, carnaval, pácoa e qualquér féstas costumeira que fogem dos padões biblico é tudo farinha do mesmo saco e o que se encontra por traz de todas elas é demônio sim.
eu li em um catálago de livros que só é timido quem quér, só é pobre quem quér etc... e eu afirmo só é passado para tráz quem quér.
Pastor Ciro, a paz do Senhor Jesus.

Não acho também que devamos deixar de celebrar o Natal por causa de sua origem. Mas o que o senhor acha de o cristão se envolver com árvore de natal, papai noel, consumismo e enfeites natalinos? Eles, ao meu ver, não têm nada a ver com o nascimento de Cristo, e desvirtuam a atenção do verdadeiro aniversariante. Penso a mesma coisa, por exemplo, na questão de coelho e chocolate durante a páscoa.

Fique com Deus.
Unknown disse…
Pastor, não encontrei na Bíblia nenhuma referencia sobre o segundo aniversario de Jesus.
Deus não está preocupado com idade.Independente de idade, aquele que pecar, esse morrerá.Na minha opinião a vida é um tédio e por isso se procura um passatempo inventando festas.Sou protestante e não comemoro nenhuma festa.
A Paz de Deus!
Anônimo disse…
Amado irmão
E com pesar q leio esse artigo vindo d alguém com conhecimento bíblico tão profundo,
Mas tb sei q não apenas eu, outros e tb o amado irmão podem dar uma explicação sem ter nada há ver com a biblia,
Paz.
Irmão Benedito de Maceió
Christine Niehues disse…
Pastor, esclareça, então minha dúvida: se Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, isso é uma mentira. Você acha que devemos partir de uma mentira e viver o que se chama Natal? devemos aproveitar a mentira e evangelizar? No meu humilde pensamento acho que no que diz respeito à Palavra de Deus, o fim NÃO justifica os meios.. o compromisso cristão e com a verdade!
Anônimo disse…
A paz do Senhor pastor Ciro, aprendi quando me converti que em Jeremias 10 3 e 4 faz referencias a arvore de Natal e seus enfeites, e que toda essa história de árvores e presentes começou atraves da relação incestuosa de Ninrode e daí para frente só veio acrescentando outras idolatrias, mas a base seria essa. O senhor pode me ensinar se estar correto ou errado por favor. Obrigada