Laicismo seja louvado


O grande assunto do momento é a proposta de eliminação da frase "Deus seja louvado" das cédulas de real. Ouvi, há poucos dias, em um programa de rádio, um procurador do Ministério Público Federal (MPF) dizendo que o Estado é laico e deve eliminar as referências à religião. Ele, inclusive, notificou o Banco Central (BC) por considerar que a aludida frase é uma "ofensa à laicidade da República Federativa do Brasil".


Segundo o MPF, o registro na moeda nacional desrespeita o Estado laico e deve ser banido das cédulas. O BC argumenta que até a Constituição Federal foi promulgada "sob a proteção de Deus", e que "A República Federativa do Brasil não é anti-religiosa ou anti-clerical, sendo-lhe vedada apenas a associação a uma específica doutrina religiosa ou a um certo e determinado credo".


Ora, se a aludida frase incomoda tanto o MPF, bem como os ateístas, ativistas LGBTUVWXYZ e adeptos do laicismo, de modo geral, sugiro que eles façam propostas ou exigências mais amplas, além de requererem a exclusão dos "abomináveis" dizeres contidos nas cédulas do real. 
Se o Estado é laico, como eles advogam, que não haja mais nenhum feriado ou comemoração religiosa no Brasil. Não seria bom para todos eliminar o calendário católico, em nome da laicização? Imagine o que aconteceria com o comércio, se não houvesse mais os dias de N.S. Aparecida, Páscoa, Finados e Natal!

Ah, o Estado é laico? Então, que sejam demolidos o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a estátua do Padre Cícero, no Ceará. Penso que esses grandes símbolos religiosos deveriam ser eliminados, para agradar os laicistas de plantão, não é mesmo? O ideal seria que no lugar dos tais símbolos fossem erigidos monumentos que cultuem a diversidade sexual e a liberdade de expressão. Que tal colocar um enorme arco-íris, símbolo usado pelos cidadãos LGBTUVWXYZ, no alto do Corcovado, bem como uma estátua de Oscar Wilde em Juazeiro do Norte? Certo deputado BBBrasileiro ficaria satisfeitíssimo, caso isso ocorresse.


Ora, se o Estado é laico, é inadmissível que haja cidades cujos nomes façam referência à religião, como Aparecida, em São Paulo, e Natal, no Rio Grande do Norte. Proponho que, numa decisão exemplar, a maior cidade do nosso país, São Paulo, tenha o seu nome mudado para Carl Marx ou Voltaire. Outro Estado que deve mudar de nome urgentemente é o Espírito Santo. Este é uma afronta ao laicismo!


Ironias à parte, será que todo esse empenho em laicizar o Estado tornará o Brasil melhor? Será que a "relevante" conduta do MPF contribuirá para a diminuição dos índices de homicídio nas grandes cidades, melhorará a educação, a saúde pública e o trânsito, bem como tornará o nosso país mais civilizado?


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
Uma pergunta que já tinha antes:o pr.Ciro é a favor de um governo laico ou cristão,que usa a bíblia como base para a lei?
Gilmar Valverde disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilmar Valverde disse…
Caro Pr. Ciro,

Como disse certa vez um dos representantes da bancada evangélica: "O Estado é laico, mas não é ateu.".

Acho que essa frase se insere bem no tema da presente postagem, pois me parece mais uma conduta meramente ateísta do que favorável à teoria da laicidade do Estado.

Atenciosamente,

Gilmar
Elaine disse…
Clap, clap, clap!!!

Excelente exposição, Pr. Ciro!

Querem coar um mosquitinho mas estão engolindo um camelo. Porém, mais uma vez, com simplicidade e autoridade, Deus te usa para expor a verdade.

Que Ele mesmo faça essa verdade chegar com urgência ao conhecimento desse povo sem sabedoria (e, ao que me parece, sem coisas realmente importantes a fazer, também).

Abraço saudoso.

Elaine Cândida
moises jacob disse…
Pastor Ciro parabéns pelo excelente texto, peço perdão copiei parte e postei no face, citando logicamente a fonte e creditando todo material ao autor, como também um Link abaixo.
Tatiane Soal disse…
Só mesmo o pr Ciro pra elaborar um texto tão inteligente e desafiador! Parabéns, concordo plenamente.
Johnatas Silva disse…
Ótimo artigo! Existem tantas coisas mais sérias pro MPF se precupar. Aí, esses cristofóbiocos, quen não têm o que fazer (na realidade têm muita coisa pra fazer) andam tentando arrumar algum jeito de se levantar contra tudo o que se refere a Deus. Misericódia!

JS
to disse…
A paz do Senhor, pastor Ciro!

Boa, pastor Ciro! Assino em baixo!

Em Cristo,

JP
Matheus Carrel disse…
Oi pastor Ciro tdb?
Concordo com você em tudo...Realmente se o estado é laico, teriamos que tirar os feriados catolicos do nosso calendário.
Mas o bom dos feriados catolicos é que servem para a gente descansar e folgar do serviço, apenas isso. rsrsrs
.
Fique com Deus !!!
Obrigado !!!
T++
(( Vc ainda não me disse quando vai voltar com o pastor Ciro responde ))
Dassayev disse…
Parabéns por mais uma postagem abençoada Pr Ciro, que Deus te sustente e continue a usa-lo como instrumento em suas mãos. Paz do Senhor !
Lidiel Batista disse…
Oh Pastor!!!Esqueceste de Santa Catarina,meu estado.Também tem que tirar...
Tadeu de Araújo disse…
Pastor Ciro, graça e paz!
Não acreditamos que a iniciativa do "fantástico" procurador do MPF-Ministério Público Federal, em querer eliminar a frase: "Deus seja louvado" das cédulas de real, tenha consonância da maoria de seus pares.
Do nosso ponto de vista, se é que não estamos errado, essa ideia absurda deve ter acontecido em um momento de delírio, da qual ninguém está imune.
Se, por acaso, o STF- Supremo Tribunal Federal vier acatar esse pedido tresloucado, o que não acreditamos, irá abrir uma porta para enxurradas de contestações.
E, a nosso ver, na referida corte ainda há lucidez da parte dos ministros.
Oremos pelo procurador, na esperança de que ele reveja a infantilidade pretendida, que em nada contribuiria para diminuir os descasos por que passa o nosso Brasil.
" DEUS SEJA LOUVADO"!
Em Cristo,
Tadeu de Araújo
A PAZ DO SENHOR AMADO IRMÃO

Boa está postagem, que Deus continue abençoando te sustentando.

Posso colocar está mensagem no meu blog

Bíblia a Palavra de Deus
bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br

Atenciosamente

Wallace

falecomwallace@ymail.com
A PAZ DO SENHOR JESUS

BOA ESTÁ POSTAGEM, POSSO COLOCAR NO MEU BLOG
bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br
Paulo Cezar disse…
Acredito que esse procurador, bem como o tal senador e os demais defensores dessa maravilhosa e indispensável ideia estejam bastante desocupados. Penso que essa gente deveria se preocupar e trabalhar para resolver os verdadeiros problemas do país, e não ficar procurando chifre em cabeça de cavalo ou "fazendo chapinha na xita". Francamente!!!
Pb Fernando disse…
A meu ver o MPF, está sendo é manipulado pelos membros dessas entidades, cuja única preocupação é a de propagar seu estilo de vida incompatível com as escrituras sagradas.
Acho que o ministério publico deveria se ocupar com coisas, mais importantes do que isso, mas se é pra tirar a expressão das notas, deve-se tirar os crucifixos, de traz das cadeiras do presidente da câmara dos deputados, do congresso nacional, senado, assembleias legislativas, dos tribunais e etc...
Pois em todas essas casas que representam os poderes da nação, tem lá um crucifixo, que não demonstra uma preferencia cristã, mas católica mesmo! Como um pais que se diz laico se sujeita a CNBB pra aprovação de leis, como a legalização do aborto, por exemplo. É um absurdo!
Quanto a expressão na notas não vejo afronta ou preferencia do Estado, pois a expressão "Deus" é Universal não tem religião, e esse pode ser até o próprio dinheiro mesmo.
Mas procurador tem que procurar né?! Nem que seja pelo em ovo!!!
JAVÃ VIDAL disse…
pastor a paz de Cristo..mais um belo comentário.. parabéns

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO; EU GOSTAVA MAIS DO SEU BLOG NO FORMATO ANTIGO, MIM PERDOE A MINHA PRETENSÃO E FRANQUEZA...
O SENHOR É UM REFERENCIAL PARA PARA CADA UM DE NÓS..GLORIA A DEUS POR ISSO...
Unknown disse…
Parabéns mais uma vez pela eloquência fico admirado como tem pessoas em nosso pais, que ocupam cargos de alto nível que se preocupam com questões que poderiam ser debatidas futuramente, não que isso não seja importante e claro, mais enquanto isso o estado de São Paulo e tomado pela violência,a população sofre com essa leis que não punem os culpados de uma forma justa e exemplar,acho ate interessante tirar a frase Deus seja louvado da notas de dinheiro,pois muitas vezes esse dinheiro e usado pra pagar funcionários públicos como esses do MPF que não honram o seu altíssimo salário,dizendo que querem preservar a laicidade,mas se alegram quando usufruem de um belo feriado religioso,e emendam tais feriados a torto e direito.
Paz do Senhor pastor Ciro, esqueceste de dizer para pararem de contar os anos a partir do nascimento de Cristo adotem uma outra "personalidade marcante" da história como "base".Deus o abençoe. Também postei algo sobre o assunto: http://mateusemiliomazzochi.blogspot.com.br
Luiz Henrique disse…
Estão tão preocupados com o "deus" subjetivo das cédulas, vamos ver no que vai dar o vergonhoso mensalão, o caso cachoeira (que envolve políticos quase que intocáveis como o nosso atual governador), sem incluir o PLC122...
Tamar disse…
O que falta no Judiciário Brasileiro é Democracia.
Precisamos ter eleições diretas para estes postos chaves.
É claro que os candidatos terão de cumprir exigências como Ficha Limpa, Formação em Direito, Idade Mínima e Experiência.
Hoje Desembargadores, Juízes e Procuradores não são eleitos e tenho a impressão nosso Judiciário está com a cabeça muito distante do povo brasileiro. Um povo bastante diverso e muito trabalhador.


Por isso estamos tendo essa impressão de que o Judiciário está distante das causas que afligem o país.




Mendes disse…
Perfeito comentário.Como seus livros e comentários ajudam-nos em ebd, momento único em que podemos nos manifestar.
APaz
Mendes disse…
Perfeito comentário.Como seus livros e comentários ajudam-nos em ebd, momento único em que podemos nos manifestar.
APaz
Natália Vieira disse…
Bem, antes de mais nada quero dizer q sou fã do seu Blog, sendo visitante frequente. Admiro sua sabedoria! Deus continue abençoando seu ministerio sempre mais.
O meu questionamento sobre o assunto é: Se 86,8% do país é cristão ( dividido entre Católicos - 65,6% e Evangelicos 22,2%) baseados em que eles afirmam q o Brasil é um país laico? Em 13,2% que se diz ateu?
Isso pra mim é ignorância deles e falta de informação. talvez uma bela manha depois de um feriado prolongado onde eles não trabalharam por quase um mes, o inventor da idea tenha pensado: "Ah tem nada pra fazer mesmo vou dar a ideia de tirar essa frase aqui da nota pra ter assunto na reunião de hoje." So pode!
Sergio Gomes disse…
Deus abençoe pelo seu pensamento.
Anônimo disse…
concordo plenamente Pr:Ciro pois a proposta do MPF em nada contribuirá para melhorar este nosso país uqe tem tantos e gravíssimos problemas sociais, mais uma vez DEUS lhe usou para de forma coerente e sensata argumentar sobre o assunto, que DEUS continue te usando. Jeziel Costa
JR disse…
Parabéns Ciro, Otimo argumentação.
Eu pessoalmnete acho que não faz nenhuma direrença a frase "Deus seja louvado" em nossa moeda,
existem muitos deuses qual deus se está falando?
Mesmo que sege Criador do universo, o Deus verdadeiro Jeová, talves sege aé melhor que se tire, já que esse Deus é Santo e não combina com os sentimentos que estão por tras da maioria dos usuarios, ambição, ganancia , esploração etc.
Mas como vc disse seria laico de fato, se eliminasse tudo, ai sim, sria laico, no mais é hipocrisia e intolerancia, preconseito.
JR disse…
Parabéns Ciro, Otimo argumentação.
Eu pessoalmnete acho que não faz nenhuma direrença a frase "Deus seja louvado" em nossa moeda,
existem muitos deuses qual deus se está falando?
Mesmo que sege Criador do universo, o Deus verdadeiro Jeová, talves sege aé melhor que se tire, já que esse Deus é Santo e não combina com os sentimentos que estão por tras da maioria dos usuarios, ambição, ganancia , esploração etc.
Mas como vc disse seria laico de fato, se eliminasse tudo, ai sim, sria laico, no mais é hipocrisia e intolerancia, preconseito.