quinta-feira, 8 de março de 2012

Diretrizes e metas para crescimento da Assembleia de Deus do Ministério de Cordovil-RJ


Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Ministério de Cordovil-RJ (ADMC)
Pastor-presidente Francisco José da Silva

DIRETRIZES E METAS GERAIS PARA AVIVAMENTO E CRESCIMENTO DO MINISTÉRIO

Pr. Ciro Sanches Zibordi

Leitura bíblica: Atos 1.8; 2.42-47; 4.31-33; 6.7; 16.5


Introdução


Após uma série de reuniões no mês de janeiro de 2012 — sob a direção do nosso pastor-presidente e com a participação da diretoria deste ministério e dos dirigentes das congregações —, verificou-se a necessidade do estabelecimento de algumas diretrizes e metas gerais para este ano e para os próximos. Elas passaram a vigorar a partir de 1 de fevereiro de 2012 e visam ao avivamento e ao fortalecimento de todo o ministério, a fim de que cresçamos espiritual, numérica e geograficamente.


I. Priorização da Palavra de Deus


1. O período para exposição da Palavra, em todos os cultos, será de, pelo menos, 45 minutos.

a) O verdadeiro avivamento ocorre mediante a pregação e o ensino da Palavra de Deus (Rm 10.17; Sl 119.130; Jo 5.24; 2 Tm 3.16,17).
b) O louvor é uma parte muito importante do culto (1 Co 14.26), mas o Senhor Jesus não priorizou o cântico e a música, ao andar na terra (Mt 4.23). 2/3 do seu ministério terreno foram dedicados à pregação e ao ensino da Palavra. E Ele é o nosso paradigma (1 Jo 2.6; 1 Co 11.1; At 10.38).

2. Haverá ampla campanha de divulgação da Escola Bíblica Dominical.

a) Em todos os cultos de domingo, à noite, todos os presentes serão convidados, com ênfase, a participar da próxima lição da EBD.
b) O assunto da próxima lição da EBD será mencionado ao longo da semana, nos cultos oficiais do ministério, com o objetivo de gerar interesse pelo estudo da Palavra de Deus.
c) Panfletos de incentivo à EBD serão impressos e distribuídos aos membros.

3. O culto de doutrina na sede será um dos principais cultos do ministério.

a) Todos os obreiros do ministério (pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos, auxiliares de trabalho, coordenadores de departamentos, superintendentes e professores de EBD, regentes, etc.) devem participar desse culto semanal.
b) Esse culto não é apenas da matriz, e sim de todos os membros do nosso ministério.

4. O culto de quinta-feira, de igual modo, será um grande culto do ministério, e não apenas uma reunião da sede.

a) Todos devem participar, a fim de apresentarmos a Deus um culto animado, avivado, com espaço para louvor congregacional e pregação cristocêntrica, visando a: adoração verdadeira, salvação de almas, edificação, batismo com o Espírito Santo, renovação, cura, abertura de portas, milagres, etc.
b) Mas sem modismos.

II. Priorização da oração


1. Todos os cultos serão antecedidos de 30 minutos de oração de joelhos.

a) Isso significa que todas as nossas reuniões começarão mais cedo, e a oração de joelhos fará parte do culto.
b) Os pastores da matriz e os dirigentes de cada congregação deverão dar o exemplo, sendo os responsáveis por iniciar o aludido período de oração.

2. No dia da Ceia do Senhor — na matriz ou nas congregações —, o povo de Deus deverá ser incentivado a jejuar por uma hora, pela manhã, em prol do crescimento da obra de Deus.

a) Esse jejum será apresentado ao Senhor após a exposição da Palavra.
b) Não existe igreja vigorosa que não ore e jejue com frequência (At 6.4; 13.1-3).

III. Preparação e capacitação de toda a igreja em áreas específicas


1. Em todas as últimas terças-feiras de cada mês haverá um grande culto destinado à motivação e ao aperfeiçoamento de todos os obreiros do ministério.

a) Essas reuniões serão usadas para motivar os obreiros e instruí-los, especialmente quanto ao perfil da ADMC, que envolve os aspectos teológico (doutrinas bíblicas); eclesiástico (ministério principal, presbitério, diaconato, práticas litúrgicas, etc.); e consuetudinário (usos, costumes, práticas, etc.).
b) Com o objetivo de reunir o maior número possível de obreiros nessas reuniões festivas, e tendo em vista que muitos virão diretamente do trabalho, o ministério oferecerá um pequeno lanche a todos, antes do início dessa importantíssima reunião.

2. Seminários e workshops.

a) Já estão na agenda deste ano: Seminário para Líderes (25/2); Seminário para Jovens e Adolescentes (24/3 e 21/7).
b) A igreja oferecerá, também, treinamento específico para pregadores, professores de EBD, músicos, coordenadores de departamento, etc.

3. Uma grande escola bíblica com duração de uma semana será realizada em 2013. A data desse evento será definida a posteriori.


IV. Motivação e avaliação constantes de todos os obreiros


1. Todos os obreiros do ministério devem estar motivados, pois são modelos para o povo (Os 4.9; Nm 13.30; 2 Co 5.5,6).


2. Nenhum obreiro deve trabalhar em desarmonia com a direção do ministério.

a) Haverá uma equipe de obreiros da sede que visitará as congregações, a fim de motivar os dirigentes, lembrando-lhes destas diretrizes e metas. Essa medida tem como objetivo, também, gerar maior afinidade entre a matriz e as congregações.
b) Será implantado, posteriormente, um sistema de ouvidoria para todos os membros do ministério, a fim de acolher sugestões e críticas. Não será recebida nenhuma mensagem anônima.

3. Lembremo-nos de que a ADMC é formada por matriz, congregações, campo missionário, etc., mas ela é uma igreja só, e não várias!


V. Evangelização e discipulado


1. Para crescer numericamente nesses tempos pós-modernos, a igreja precisa utilizar todos os métodos lícitos e convenientes para evangelização e discipulado (Mc 16.15-18; Mt 28.18-20; 1 Co 9.16-22).

a) Haverá treinamento sobre evangelização e discipulado, que abrangerá: evangelização pessoal, cultos nos lares, culto ao ar livre, distribuição de folhetos, evangelização pela Internet, etc.
b) A matriz e as congregações deverão visitar (ou revisitar) todos os moradores próximos ao templo.
c) Equipes de duas pessoas deverão cobrir cada rua da localidade, batendo de porta em porta.
d) Além de entregar uma literatura evangelística, a mencionada dupla deverá anotar o endereço e o nome da pessoa que atendê-los e perguntar se ela aceitaria uma visita (haverá um formulário específico para isso).
e) Se a pessoa evangelizada não aceitar uma visita, pelo menos teremos em arquivo o seu nome e seu endereço para lhe enviar uma literatura ou convites para nossos eventos.

2. Formação de discípulos.

a) As pessoas que entregarem a sua vida a Jesus, nos cultos, receberão cuidado especial na Escola Bíblica Dominical.
b) Elas também serão acompanhadas de perto e ensinadas sobre as doutrinas fundamentais da Palavra do Senhor, a fim de que estejam aptas para o batismo em águas.

VI. Uso da mídia e realização de obras sociais


1. Uma igreja do porte da ADMC não pode ficar longe da mídia.

a) Nosso ministério terá, em breve, um programa na rádio evangélica de maior audiência do Rio de Janeiro — de preferência —, visando à evangelização e à divulgação dos nossos cultos e trabalhos.
b) As notícias inseridas semanalmente no site da igreja serão propagadas por meio das principais redes sociais, sites e blogs.
c) Um estudo de viabilidade será feito para sabermos como o ministério poderá ter um programa de TV para pregação do Evangelho e promoção da igreja e seus trabalhos.
d) Tal promoção midiática tem como objetivo glorificar a Deus e atrair a atenção das pessoas que precisam conhecer a Jesus Cristo, o Salvador do mundo.

2. Realização de trabalhos sociais e sua divulgação. Além de ajudar o próximo, o que é nosso dever como igreja do Senhor (Gl 6.10), a divulgação das ações sociais servirá de chamariz para aqueles que precisam ouvir a mensagem de salvação.


VII. Transformação do culto de domingo em uma reunião específica para proclamação do Evangelho e salvação de almas


1. Essa transformação requererá de todos um mesmo sentimento (Fp 2.5), um só coração e uma só alma (At 4.32), isto é, unanimidade (Rm 12.16).


2. Os crentes serão estimulados a convidarem seus parentes, vizinhos, colegas de trabalho, etc. para participarem do culto de domingo, tendo a certeza de que uma mensagem de salvação será pregada.


3. Toda a programação do culto priorizará a salvação dos pecadores.

a) As letras dos cânticos, a começar pelos hinos da Harpa Cristã, serão voltadas ao louvor do Senhor Jesus e à evangelização.
b) A pregação evangelística terá prioridade. Chega de mensagens antropocêntricas em nossos púlpitos. A ADMC é uma igreja cristocêntrica!

VIII. Diretrizes e metas para expansão geográfica


1. Realização de uma escola bíblica anual no campo missionário. Já está programada uma para este ano (16-18/3).


2. Acompanhamento das igrejas mantidas pelo nosso ministério. A matriz sempre entrará em contato com os dirigentes dessas congregações, a fim de motivá-los e orientá-los no que for necessário.


3. Contribuir financeiramente para o crescimento de igrejas estabelecidas em outros países. Deus tem abençoado o Brasil na esfera econômica, mas há países em crise. Esse tipo de contribuição é altruísta e despretensioso, mas será recompensado pelo Senhor da seara (2 Co 9.5-15).


4. Realização mensal de um grande culto de missões.

a) Esse culto deverá ser realizado em um dos sábados.
b) Trata-se de um culto do ministério, e não da matriz.

5. Envio de missionários a outros países. Já está sendo estudada a possibilidade de abrir uma congregação na Europa.


Conclusão


Cada um de nós pode ser um instrumento nas mãos do Senhor Jesus para o crescimento da ADMC. Mas precisamos de unidade. Lembremo-nos do que está escrito em Filipenses 2.14,15: “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”.


CSZ

RJ, 31/1/2012

7 comentários:

Anônimo disse...

Paz e Graça Amado Pr Ciro.
Fiquei muito contente com esse "artigo" pois vejo que ainda existem lideranças no Brasil que desejam um verdadeiro avivamento, que o Senhor continue orientando a liderança desse abençoado ministério.

Gostaria de saber se o senhor permite que usemos alguns pontos abordados para aplicarmos na Igreja que congregamos

Em Cristo

Pb João Ricardo
AD Sapé/PB

Maria Valda disse...

A Paz do Senhor, Pr. Ciro.
Como sigo o seu Blog, e de quando em quando estou lá; desta vez tive uma imensa surpresa e ao mesmo tempo, uma grande alegria, por saber que o senhor está como Pastor ativo no Ministério de Cordovil. Mas o que na realidade muito me alegrou, foram as “DIRETRIZES E METAS GERAIS PARA AVIVAMENTO E CRESCIMENTO DO MINISTÉRIO”; envolvendo todo o ministério, toda a igreja, congregações, EBD.
A igreja de Cordovil é uma igreja que sempre foi conhecida pelos bons mestres, boa música e pela direção equilibrada. Todos nós sabemos que a Igreja de Deus estar passando por momentos difíceis espiritualmente, isto é geral, porém, cabe aos líderes avivados não deixar o “FOGO APAGAR”.
Parabéns Pastor Ciro, - Estarei orando mais e mais pelo Ministério de Cordovil e por sua vida, pois sei que colocar tudo isto em prática, não será Obra fácil, porém tenho a certeza que Deus estar neste NEGÓCIO! Vá nesta tua força, como diz a Palavra de Deus, pois o Senhor é CONTIGO!
Fiz parte deste ministério durante 33 anos, dos quais, 23 deles, como professora da EBD e 6 do IBED. Foi nesta igreja que aprendi a trabalhar para Jesus, e embora crente de berço, eu só conheci Jesus como Senhor nesta igreja, por isso, ela sempre estará no meu coração e nas minhas orações.
Tive como Pres. O Pr. Marcelino Margarida; Pr. Waldyr Neves [mais do que meu pastor] e por último o Pr. Francisco José durante 15 anos, que também tenho grande consideração e respeito.
O Senhor te abençoe!
Irmã: MARIA VALDA

Maria Valda disse...

A Paz do Senhor, Pr. Ciro.
Como sigo o seu Blog, e de quando em quando estou lá; desta vez tive uma imensa surpresa e ao mesmo tempo, uma grande alegria, por saber que o senhor está como Pastor ativo no Ministério de Cordovil. Mas o que na realidade muito me alegrou, foram as “DIRETRIZES E METAS GERAIS PARA AVIVAMENTO E CRESCIMENTO DO MINISTÉRIO”; envolvendo todo o ministério, toda a igreja, congregações, EBD.
A igreja de Cordovil é uma igreja que sempre foi conhecida pelos bons mestres, boa música e pela direção equilibrada. Todos nós sabemos que a Igreja de Deus estar passando por momentos difíceis espiritualmente, isto é geral, porém, cabe aos líderes avivados não deixar o “FOGO APAGAR”.
Parabéns Pastor Ciro, - Estarei orando mais e mais pelo Ministério de Cordovil e por sua vida, pois sei que colocar tudo isto em prática, não será Obra fácil, porém tenho a certeza que Deus estar neste NEGÓCIO! Vá nesta tua força, como diz a Palavra de Deus, pois o Senhor é CONTIGO!
Fiz parte deste ministério durante 33 anos, dos quais, 23 deles, como professora da EBD e 6 do IBED. Foi nesta igreja que aprendi a trabalhar para Jesus, e embora crente de berço, eu só conheci Jesus como Senhor nesta igreja, por isso, ela sempre estará no meu coração e nas minhas orações.
Tive como Pres. O Pr. Marcelino Margarida; Pr. Waldyr Neves [mais do que meu pastor] e por último o Pr. Francisco José durante 15 anos, que também tenho grande consideração e respeito.
O Senhor te abençoe!
Irmã: MARIA VALDA

Maria Valda disse...

Quando tiver um tempo visite o meu Blog.
http://pastoramariavaldap.blogspot.com/

e também:

http://mariavaldapnascimento.blogspot.com/

Obrigada.

O BLOG DA VERDADE disse...

Eh muito bom um lider que se interessa com estado do povo no que diz respeito ao conhecimento da palavra de Deus

Anônimo disse...

A paz do Senhor pastor Ciro!
Li todo o artigo, porém tenho uma pergunta que desejo lhe fazer mas não encontro o espaço adequado, daí resolvi escrever neste recente artigo.
Minha indegação é a mesma de muitos considerados escritores e até pastores que comentam lições da CPAD. Se for possível até plublicar em um artigo seria mais esclarecedor ainda!
É a seguinte pergunta:

Quem realmentepode pode ser chamado de " A ROSA DE SAROM", Jesus ou a igreja, ou ambos ou nenhum?
ATT Thiago A. Boudny
Gostaria muito que eu fosse respondido. UM Abraço em Cristo!

Andre Ferreira disse...

A paz do Senhor Jesus Pastor Ciro, estou muito feliz por ter conhecido o seu blog, pois tenho aprendido muito nele, que Deus abençoe o senhor, e qualquer dia estarei visitando o Ministério de Cordovil.