Assembleia de Deus de Cordovil-RJ lança proposta de crescimento


Na última terça-feira, a direção da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Cordovil-RJ (ADMC) apresentou a todos os seus obreiros diretrizes e metas que visam ao avivamento, à revitalização e ao crescimento de todo o ministério. Como há muitos membros da ADMC — da qual faço parte, por graça de Deus, desde 2001 — que visitam este blog (e com a intenção de contribuir com outros pastores, de outros ministérios, que buscam crescimento), publico aqui, na integra, as mencionadas diretrizes e metas.

Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Ministério de Cordovil-RJ (ADMC)

Pastor-presidente Francisco José da Silva

DIRETRIZES E METAS GERAIS PARA AVIVAMENTO E CRESCIMENTO DO MINISTÉRIO

Pr. Ciro Sanches Zibordi

Leitura bíblica: Atos 1.8; 2.42-47; 4.31-33; 6.7; 16.5


Introdução


Após uma série de reuniões no mês de janeiro de 2012 — sob a direção do nosso pastor-presidente e com a participação da diretoria deste ministério e dos dirigentes das congregações —, verificou-se a necessidade do estabelecimento de algumas diretrizes e metas gerais para este ano e para os próximos. Elas passarão a vigorar a partir de 1 de fevereiro de 2012 e visam ao avivamento e ao fortalecimento de todo o ministério, a fim de que cresçamos espiritual, numérica e geograficamente.


I. Priorização da Palavra de Deus


1. O período para exposição da Palavra, em todos os cultos, será de, pelo menos, 45 minutos.

a) O verdadeiro avivamento ocorre mediante a pregação e o ensino da Palavra de Deus (Rm 10.17; Sl 119.130; Jo 5.24; 2 Tm 3.16,17).
b) O louvor é uma parte muito importante do culto (1 Co 14.26), mas o Senhor Jesus não priorizou o cântico e a música, ao andar na terra (Mt 4.23). 2/3 do seu ministério terreno foram dedicados à pregação e ao ensino da Palavra. E Ele é o nosso paradigma (1 Jo 2.6; 1 Co 11.1; At 10.38).

2. Haverá ampla campanha de divulgação da Escola Bíblica Dominical.

a) Em todos os cultos de domingo, à noite, todos os presentes serão convidados, com ênfase, a participar da próxima lição da EBD.
b) O assunto da próxima lição da EBD será mencionado ao longo da semana, nos cultos oficiais do ministério, com o objetivo de gerar interesse pelo estudo da Palavra de Deus.
c) Panfletos de incentivo à EBD serão impressos e distribuídos aos membros.

3. O culto de doutrina na sede será um dos principais cultos do ministério.

a) Todos os obreiros do ministério (pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos, auxiliares de trabalho, coordenadores de departamentos, superintendentes e professores de EBD, regentes, etc.) devem participar desse culto semanal.
b) Esse culto não é apenas da matriz, e sim de todos os membros do nosso ministério.

4. O culto de quinta-feira, de igual modo, será um grande culto do ministério, e não apenas uma reunião da sede.

a) Todos devem participar, a fim de apresentarmos a Deus um culto animado, avivado, com espaço para louvor congregacional e pregação cristocêntrica, visando a: adoração verdadeira, salvação de almas, edificação, batismo com o Espírito Santo, renovação, cura, abertura de portas, milagres, etc.
b) Mas sem modismos.

II. Priorização da oração


1. Todos os cultos serão antecedidos de 30 minutos de oração de joelhos.

a) Isso significa que todas as nossas reuniões começarão mais cedo, e a oração de joelhos fará parte do culto.
b) Os pastores da matriz e os dirigentes de cada congregação deverão dar o exemplo, sendo os responsáveis por iniciar o aludido período de oração.

2. No dia da Ceia do Senhor — na matriz ou nas congregações —, o povo de Deus deverá ser incentivado a jejuar por uma hora, pela manhã, em prol do crescimento da obra de Deus.

a) Esse jejum será apresentado ao Senhor após a exposição da Palavra.
b) Não existe igreja vigorosa que não ore e jejue com frequência (At 6.4; 13.1-3).

III. Preparação e capacitação de toda a igreja em áreas específicas


1. Em todas as últimas terças-feiras de cada mês haverá um grande culto destinado à motivação e ao aperfeiçoamento de todos os obreiros do ministério.

a) Essas reuniões serão usadas para motivar os obreiros e instruí-los, especialmente quanto ao perfil da ADMC, que envolve os aspectos teológico (doutrinas bíblicas); eclesiástico (ministério principal, presbitério, diaconato, práticas litúrgicas, etc.); e consuetudinário (usos, costumes, práticas, etc.).
b) Com o objetivo de reunir o maior número possível de obreiros nessas reuniões festivas, e tendo em vista que muitos virão diretamente do trabalho, o ministério oferecerá um pequeno lanche a todos, antes do início dessa importantíssima reunião.

2. Seminários e workshops.

a) Já estão na agenda deste ano: Seminário para Líderes (25/2); Seminário para Jovens e Adolescentes (24/3 e 21/7).
b) A igreja oferecerá, também, treinamento específico para pregadores, professores de EBD, músicos, coordenadores de departamento, etc.

3. Uma grande escola bíblica com duração de uma semana será realizada em 2013. A data desse evento será definida a posteriori.


IV. Motivação e avaliação constantes de todos os obreiros


1. Todos os obreiros do ministério devem estar motivados, pois são modelos para o povo (Os 4.9; Nm 13.30; 2 Co 5.5,6).


2. Nenhum obreiro deve trabalhar em desarmonia com a direção do ministério.

a) Haverá uma equipe de obreiros da sede que visitará as congregações, a fim de motivar os dirigentes, lembrando-lhes destas diretrizes e metas. Essa medida tem como objetivo, também, gerar maior afinidade entre a matriz e as congregações.
b) Será implantado, posteriormente, um sistema de ouvidoria para todos os membros do ministério, a fim de acolher sugestões e críticas. Não será recebida nenhuma mensagem anônima.

3. Lembremo-nos de que a ADMC é formada por matriz, congregações, campo missionário, etc., mas ela é uma igreja só, e não várias!


V. Evangelização e discipulado


1. Para crescer numericamente nesses tempos pós-modernos, a igreja precisa utilizar todos os métodos lícitos e convenientes para evangelização e discipulado (Mc 16.15-18; Mt 28.18-20; 1 Co 9.16-22).

a) Haverá treinamento sobre evangelização e discipulado, que abrangerá: evangelização pessoal, cultos nos lares, culto ao ar livre, distribuição de folhetos, evangelização pela Internet, etc.
b) A matriz e as congregações deverão visitar (ou revisitar) todos os moradores próximos ao templo.
c) Equipes de duas pessoas deverão cobrir cada rua da localidade, batendo de porta em porta.
d) Além de entregar uma literatura evangelística, a mencionada dupla deverá anotar o endereço e o nome da pessoa que atendê-los e perguntar se ela aceitaria uma visita (haverá um formulário específico para isso).
e) Se a pessoa evangelizada não aceitar uma visita, pelo menos teremos em arquivo o seu nome e seu endereço para lhe enviar uma literatura ou convites para nossos eventos.

2. Formação de discípulos.

a) As pessoas que entregarem a sua vida a Jesus, nos cultos, receberão cuidado especial na Escola Bíblica Dominical.
b) Elas também serão acompanhadas de perto e ensinadas sobre as doutrinas fundamentais da Palavra do Senhor, a fim de que estejam aptas para o batismo em águas.

VI. Uso da mídia e realização de obras sociais


1. Uma igreja do porte da ADMC não pode ficar longe da mídia.

a) Nosso ministério terá, em breve, um programa na rádio evangélica de maior audiência do Rio de Janeiro — de preferência —, visando à evangelização e à divulgação dos nossos cultos e trabalhos.
b) As notícias inseridas semanalmente no site da igreja serão propagadas por meio das principais redes sociais, sites e blogs.
c) Um estudo de viabilidade será feito para sabermos como o ministério poderá ter um programa de TV para pregação do Evangelho e promoção da igreja e seus trabalhos.
d) Tal promoção midiática tem como objetivo glorificar a Deus e atrair a atenção das pessoas que precisam conhecer a Jesus Cristo, o Salvador do mundo.

2. Realização de trabalhos sociais e sua divulgação. Além de ajudar o próximo, o que é nosso dever como igreja do Senhor (Gl 6.10), a divulgação das ações sociais servirá de chamariz para aqueles que precisam ouvir a mensagem de salvação.


VII. Transformação do culto de domingo em uma reunião específica para proclamação do Evangelho e salvação de almas


1. Essa transformação requererá de todos um mesmo sentimento (Fp 2.5), um só coração e uma só alma (At 4.32), isto é, unanimidade (Rm 12.16).


2. Os crentes serão estimulados a convidarem seus parentes, vizinhos, colegas de trabalho, etc. para participarem do culto de domingo, tendo a certeza de que uma mensagem de salvação será pregada.


3. Toda a programação do culto priorizará a salvação dos pecadores.

a) As letras dos cânticos, a começar pelos hinos da Harpa Cristã, serão voltadas ao louvor do Senhor Jesus e à evangelização.
b) A pregação evangelística terá prioridade. Chega de mensagens antropocêntricas em nossos púlpitos. A ADMC é uma igreja cristocêntrica!

VIII. Diretrizes e metas para expansão geográfica


1. Realização de uma escola bíblica anual no campo missionário. Já está programada uma para este ano (16-18/3).


2. Acompanhamento das igrejas mantidas pelo nosso ministério. A matriz sempre entrará em contato com os dirigentes dessas congregações, a fim de motivá-los e orientá-los no que for necessário.


3. Contribuir financeiramente para o crescimento de igrejas estabelecidas em outros países. Deus tem abençoado o Brasil na esfera econômica, mas há países em crise. Esse tipo de contribuição é altruísta e despretensioso, mas será recompensado pelo Senhor da seara (2 Co 9.5-15).


4. Realização mensal de um grande culto de missões.

a) Esse culto deverá ser realizado em um dos sábados.
b) Trata-se de um culto do ministério, e não da matriz.

5. Envio de missionários a outros países. Já está sendo estudada a possibilidade de abrir uma congregação na Europa.


Conclusão


Cada um de nós pode ser um instrumento nas mãos do Senhor Jesus para o crescimento da ADMC. Mas precisamos de unidade. Lembremo-nos do que está escrito em Filipenses 2.14,15: “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”.


CSZ

RJ, 31/1/2012

Comentários

ROBSON SILVA disse…
PAZ, meu amigo!

Louvo a DEUS pela tua vida e pelo Ministério do qual faz parte...

Queira DEUS que outros Pastores Presidentes, Líderes e Dirigentes venham a fazer o mesmo...

Não basta o crescimento quantitativo (este é consequencia) ou financeiro (este também); é necessário que haja um crescimento qualitativo e espiritual tendo por base a sã doutrina, a moralização, o desenvolvimento intelectual e o verdadeiro compromisso do crente com o evangelho e sua mensagem, qual seja, a comunicação da cruz de Cristo para a Salvação de todo o que crê...

Forte abraço!

Oremos!

Pb. Robson Silva
AD Min. Cubatão
Tiago Rosas disse…
Ilustre Pr. Ciro,

Quanta alegria tomou meu coração ao ler a proposta de crescimento pelo Sr. esboçada para a Igreja Assembleia de Deus em Cordovil.

Isso sim é um projeto sólido para o autêntico crescimento da igreja: priorização da pregação da Palavra, da oração e do evangelismo.45 minutos pra palavra! Meu Deus! Como eu gostaria que na minha cidade também fosse assim.

Estou certo de que se esse projeto for colocado em prática, o SENHOR derramará grande avivamento espiritual sobre toda esta cidade, que se espalhará pelo Rio de Janeiro, e todo Brasil!

Está de parabéns, nobre pastor. Cultos de doutrina, Escolas Bíblicas, orações constantes, evangelismo eficaz é disto que a igreja evangélica no Brasil precisa! Não de show-promessas, louvorzões, teatro gospel, e outras coisas más que preenchem todo espaço do culto, mas não produzem fruto permanente na Casa de Deus. Parabéns mesmo!

Desejo que outros pastores leiam esse projeto, reflitam sobre as suas priodidades, e implantem esses propostas em suas igrejas, convenções e ministérios.

Deus abençoe!
Roberto Luis disse…
Paz do Senhor!
Pastor Ciro quero parabenizar a direção da igreja ADMC-RJ por sua iniciativa.

Bom seria que as demais igrejas, Ministérios e convenções tomassem a mesma postura.

Fico muito alegre por esse tipo de iniciativa, oremos para que tudo ocorra como combinado.

Parabéns e que Deus venha trabalhar poderosamente em sua vida e na da igreja. Sabendo que aquele que começou a boa obra ele dará por concluída.

Dc. Roberto Luis
AD em Gravatá-PE
http://robertoumavoz.blogspot.com/
Amigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz amado,

Penso que nesta matéria encontra-se subsídios importantes, até mesmo, para ser dissecado em um próximo livro:

Acertos para - bem - administrar uma igreja.

O Senhor seja a tua força, nobre atalaia,

O menor de todos os menores. Um Tradicional Pentecostal.
Joceir Moura disse…
Graça e Paz do Senhor :

Muito bom, ótimo, excelente proposta de crescimento. Mas lembra dos encarceirados(em delegacias,cdp, e presídios). E também dos droagados nas ruas...

Sucesso em Cristo Jesus

Joceir Moura
jorge melo disse…
Planejamento muito bem elaborado Pr. Ciro, DEUS continue abençoando todos os menbros e trabalhos a serem realizados nesta Ass. DEUS

Só fiquei com uma dúvida, se são realizados aí Clodorvil, os conhecidos chamados " círculos de orações ".
Aqui em Recife e em todo o estado de Pe., temos diariaménte mais de 80 congregações realizando círculos de orações a partir da 08 hs manhã ás 16 horas da tarde, onde são realizados as orações, canticos, leitura da palavra de DEUS (obreiros) testimunhos e agradecimentos, etc.

Não sei se aí pelo sul e demais estados tem esta inclusão.

EM CRISTO,
Sidnei Moura disse…
Olá Pr. Ciro,

Parabéns por fazer parte de um ministério que prioriza o dinamismo com centralidade exclusiva em Cristo.

Parabéns a sua igreja, líderes e liderados.

Abraço!

Sidnei Moura
Caro Joceir Moura,

Quanto ao que o irmão falou sobre a lembrança dos encarcerados e drogados, peço-lhe que leia o texto de novo, devagar, com calma.

Um abraço.

CSZ
Caro Jorge Melo,

Temos, sim, pois o Círculo de Oração é um patrimônio da Assembleia de Deus no Brasil.

A paz do Senhor.

CSZ
Renato Paúra disse…
A paz do Senhor Pr. Ciro

Apesar de ser presbítero, estou como vice-presidente da igreja que congrego que é a AD de Padre Miguel, onde o Pastor presidente é o Pr. Raimundo do N. Filho.

Aqui em nossa congregação, eu e o pastor presidente temos lutado muito para que os obreiros e toda a congregação se empenham mais na obra do Senhor; principalmente nas assistências de cultos de doutrinas e EBD. Porém, a freqüência, principalmente dos obreiros, é muito escassa. Me entristece muito quando vejo alguns jovens fazendo o maior sacrifício para ir ao estádio do Engenhão ver jogo do Flamengo, mas que não faz nenhum caso em aprender com a Palavra de Deus. E olha que não falta repreensão e nem exortação para essas pessoas; mas parece que todo nosso esforço é em vão. Sinceramente, não sei mais o que fazer. Pegar pelo pescoço e levar a força não podemos. Mas, o coração do povo da nossa congregação está muito endurecido, e isso atrapalha demais o crescimento e o desenvolvimento da nossa igreja.

Conheci o seu blog através de um irmão que me indicou em outro site de notícias evangélicas. Eu fazia muitos comentários nesse site e, um irmão (não lembro quem foi) me indicou o seu blog dizendo que nós temos conceitos muito parecidos. Como eu parei de comentar nesse site por causa da falta de respeito de muitos irmãos que comentam, resolvi ver o seu blog. E digo com todo coração, como eu me arrependo de não ter entrado antes no seu blog. Inclusive, tenho livros escritos, porém não publicado, com assuntos de refutar seitas e refutar esses modismos que têm solapado a Igreja do Senhor.

Que a graça e a paz do Senhor seja contigo.
Júlia disse…
Gostei muito.
Tadeu de Araújo disse…
Pastor Ciro, graça e paz!
Quisera, sem exagero, que a programação da Assembleia de Deus em cordovil, fosse copiada e colocada em prática, principalmente, em locais que têm estrutura para executar um trabalho dessa grandeza.
Muito embora saibamos que apesar de todos os cuidados que venhamos ter no tocante à execução de um projeto, quando vamos à prática do mesmo, certamente não deixará de haver imperfeições, tendo em vista nossos limites, bem como os descontentes, que somente aparecem para opinar,e raramente para ajudar.
NO entanto,não temos dúvidas de que, com programação conforme a mencionada, com pessoal capacitado, e com Jesus sendo o centro das atenções,as coisas pequenas não conseguirão ofuscar a grande colheita.
Parabéns para o Ministério de Cordovil pela iniciativa da programação.
Deus seja louvado!
Em Cristo, Tadeu de Araújo
Graça e Paz ,
Pr. Ciro.

Parabéns a toda a direção e membresia
da ADMC RJ.

Glórias ao Eterno, que este belo exemplo se espalhe e "contagie" todos
os que de fato se consideram ASSEMBLEIANOS. De volta as raizes já.

Abraços,
Ev.SilasPimenta.
Gisele???

Risos... Esse pessoal que não se identifica ainda não descobriu que o Blogger agora oferece ferramentas que permitem descobrir a origem do comentário...

CSZ
Caro amigo Robson,

A paz do Senhor!

De fato, precisamos crescer como uma árvore, em várias direções, para cima, para os lados, para baixo (raiz).

Um grande abraço.

CSZ
Gilmar Valverde disse…
Caro Pr. Ciro,

Quanto aos obreiros como auxiliares e diáconos que se encontram desmotivados, acredito que as igrejas, como bem mostrado no artigo, deve procurar reverter esse quadro dentro do possível.

Mas e se o obreiro continuar distante dos trabalhos da obra de Deus depois de insistentes tentativas da igreja de motivá-lo? É bíblico fazer um obreiro retroceder (voltar a ser membro. Se é que eu posso chamar isso de retrocesso)? E quanto aos ministros (aqueles de Efésios 4.11)?

Em Cristo,

Gilmar
FOP disse…
Pr Ciro, Paz do Senhor Jesus!

Parabens, muito bom!

Eis aí um plano que pode ser copiado por outras igrejas no Brasil. Seus fundamentos são bíblicos e convocam toda a igreja para responsabilidade.
Estamos numa guerra, e que não tem estratégias está fadado a não obter resultados para o reino de Deus.
O espaço é curto para expor todos meu pensamentos em relação ao post, mas resumindo, é um convite ao retorno a pregação do verdadeiro evangelho e resgaste da indentidade da autêntica igreja Cristã.

Deus em Cristo vos abençoe
Fabio MM SP
Anônimo disse…
A Paz do Senhor,
Estas diretrizes ainda retratam a verdadeira Assembleia de Deus, apenas ressalto que onde se lê "a divulgação das ações sociais servirá de chamariz para aqueles que precisam ouvir a mensagem de salvação" deveria ser trocado por " a divulgação das ações sociais servirá como testemunho do amor de Deus na vida da Igreja, culminando com a salvação de almas para o Reino de Deus".
Porque chamariz pode denotar que as pessoas atraídas apenas estarão interessadas nos benefícios, como muitos que faziam parte da multidão nos tempos de Jesus.
Jezer Medeiros
Investimento na família, tais como, encontros e seminários. É uma deficiência da nossa igreja aqui em Ilhéus, Bahia.
A paz do Senhor.

Amado pastor Ciro

Eu não poderia me furtar a comentar este texto. Li-o no dia de sua publicação, assim como venho lendo seus artigos quase que diariamente, mas deixei para comentá-lo somente agora.

Quero dizer que essas diretrizes e metas são, a meu ver, excelentes. Parabéns pelo iniciativa e, desde já, oro para que Deus confirme esse intuito e, então, avive a obra.

Um abraço,

Artur
jorge melo disse…
Renato Páura, Paz de CRISTO

Tenha a certeza que além do Pr. Ciro, outros irmãos em CRISTO que comentam neste blog, estarão orando pela causa dos jovens que vc ressaltou no seu comentário.

A clareza da exposição do seu comentário, demonstra a sua humildade , como tb a sua preocupação com o lado espiritual da mocidade da igreja que vc atua como presbítero.

DEUS está no controle, fica tranquilo, continue orando, que as respostas vão chegar.
EM CRISTO,
Marcello disse…
Paz do Senhor, Pastor Ciro! Muito interessante e inspiradora a proposta! Que Deus continue abençoando vocês e todos nós, com criatividade e a motivação nEle para a expansão do Reino. Como Neemias orou ao Senhor (Ne 6:9), oremos também: "Agora, pois, ó Deus, esforça as minhas mãos." Desejo-lhes tudo de melhor! Um abraço e paz de Cristo, Marcello Machado.
Renato Paúra disse…
A paz do Senhor Jorge Melo.

Obrigado pelas palavras de incentivo e pelas orações. Só gostaria de lembrar quem foi que me indicou no Gnotícias o blog do pastor Ciro? Foi você?
jorge melo disse…
Renato Páura

Em resposta ,a sua pergunta, sim, indiquei alguns meses atrás p/ voce, no site de notícias gospel mais, quando o mesmo tinha inserido um post do Pr. Ciro sobre prosperidades.

Então, vamos aprender uns com os outros ainda mais a " Palavra de DEUS,e assim, livrando principalmente os novos convertidos de cairem nas armadilhas destes modismos e invencionices que temos vistos diariaménte surgindo no meio do povo de DEUS.

Em CRISTO,
Graça e Paz, pastor Ciro.
Que maravilha estas metas para crescimento da obra do Senhor. Salvei uma cópia para que sirva de base para algumas idéias sobre a EBD. só para informar o senhor faz parte do nosso grupo EBD IEAD SABARA, se o senhor puder dar uma passadinha lé e deixar uma mensagem de incentivo, será muito bem vindo. Deus abençoe o senhor e sua familia.
Em Cristo
RAC
Renato Paúra disse…
É verdade Jorge Melo. E eu deveria ter entrado neste blog assim que você me indicou. Naquele site, as pessoas são muito mal educadas. Faltam demais com respeito uns aos outros e eu já estava me contaminando com eles. Mas, graças a Deus, nunca é tarde pra abrir os olhos. E obrigado pela indicação.
Em Cristo.
A Paz do Senhor, irmão Ciro,

Sinceramente, desejo que todos os pastores que leram este artigo copiem ou até mesmo adaptem a realidade das congregaçãoes este modelo de administração e manutenção da obra de Deus. Os líderes necissitam ter esta visão!!

Louvo à Deus pela sua vida!!!

Cristiane Silva
Salvador-Ba
Tamar disse…
Legaaalllll! Mesmo estando super mega blaster distante de Cordovil fiquei empolgada. Passarei o link para os meus amigos se animarem também.

P.S. Não esqueçam de um tempinho para as crianças no programa de rádio.