Teria sido David Wilkerson um idiota por condenar a teologia da prosperidade?


Os seguidores da teologia da prosperidade não gostavam dele. E aproveitaram a sua morte, há alguns meses, para insinuar que isso ocorreu por causa de sua oposição aos pregadores mercantilistas. Mas as mensagens de David Wilkerson, um pregador verdadeiramente protestante, jamais serão esquecidas.

Tenho até hoje o livro Toca a Trombeta em Sião (CPAD) que ganhei de um irmão bastante idoso — que já deve estar com o Senhor —, em 1989. E ele já me deu a obra bem surrada e toda marcada. A obra David Wilkerson Exorta a Igreja, que também aparece na foto acima, ganhei em 1993 do pastor e amigo Eude Martins da Silva, à época diretor-executivo da Editora Vida.


Se você tem dúvidas quanto ao ministério profético de Wilkerson, veja o que ele escreveu em 1985, na primeira obra mencionada, traduzida em 1988 pelo mestre Antonio Gilberto, a respeito da falaciosa teologia da prosperidade: “Ezequiel lutou sozinho contra todos os falsos profetas de Israel. Esses profetas não tinham qualquer mensagem de retidão, nem de julgamento inevitável do pecado. Eles só profetizavam a paz, conforto e prosperidade” (p.127).

Wilkerson condenou a teologia da prosperidade em uma época em que se falava quase nada sobre ela e verberou contra os seus proponentes: 
“Tais falsos profetas continuam em nosso meio! Eles usam as Sagradas Escrituras no campo das profecias; nas suas mensagens de prosperidade eles introduzem bastantes passagens bíblicas. Mas é falsa mensagem que eles pregam. Sua pregação não é a mensagem da cruz, nem a da santidade e da separação do mal” (idem, p.129).

Comparando esses 
“últimos dias” com dias de Ezequiel, também asseverou: “o pecado de Israel era tão grande que a ira de Deus estava a ponto de desencadear-se em forma de julgamento divino sobre a nação. O profeta Ezequiel não queria anunciar a terrível catástrofe que estava para cair sobre aquele povo, pelo fato de ele ter seus profetas prediletos que só anunciavam bonança e paz” (idem, p.133).

“Quem acordará e obedecerá ao chamado do Senhor, separando-se e purificando-se de todos os pecados que são praticados dentro das igrejas e fora, no mundo? Você pensa que, vivendo errado, mas pertencendo a uma igreja, escapará do juízo de Deus? Não caia no engano de Israel, pensando que o dia do julgamento está muito longe” (idem, p.145).


Na obra David Wilkerson Exorta a Igreja (Editora Vida), ele disse palavras que nos servem de consolo: “É melhor poder dizer: ‘Não importa o que está pela frente — não importa qual a provação ou aflição —, Deus tem-se mostrado fiel. Da morte ele produziu vida. Nenhuma dessas aflições pode mudar-me agora. Ainda que ele me mate, nele esperarei’” (p.15).


Como mencionei, recentemente, há um telepregador famoso que chama os oponentes da teologia da prosperidade de idiotas... Teria sido David Wilkerson um idiota?


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Marco Antonio disse…
Glória a Deus!
David Wilkerson era um verdadeiro profeta de Deus. Ele não dava colher de chá para esses mercantilistas do Evangelho.
Maxwell melo disse…
Davis Wilkerson pra mim foi um grande homem de Deus, aprendi muito com suas pregações e seu livro, A cruz e o punhal.
na minha umilde opinião um grande apologista.

a Paz.
Valdiney disse…
O Profeta verdadeiro é rejeitado, porque suas mensagens não são populares, mas uma coisa é certa esse homem cumpriu o seu chamado e foi recebido na glória, e o que dizer desses enganadores dos nossos dias!!
Como disse O profeta Ezequiel o Fim vem, o Fim vem sobre eles, Ai desses Teologos!!!, Amém Pastor Ciro, mais uma mensagem para os nossos dias...
Tiago Rosas disse…
Ilustre Pr. Ciro,

Certamente que David Wilkerson deve ser tão herege para o teólogos da prosperidade quanto Kenneth Hagin e Morris Cerullo são hereges para nós. Lamentável, pois enquanto estes dois últimos de fato nenhum compromisso têm com a pureza espiritual da igreja e com a pregação do evangelho de Cristo, David Wilkerson foi um incansável servo do SENHOR Jesus que até os últimos dias de sua vida exortou a igreja a viver em santidade, humildade e verdade. Não por ganância ou cobiça, mas por zelo espiritual.

Sim, certamente se o querido irmão David Wilkerson escrevesse em algum blog brasileiro, ou pregasse em nossas igrejas ou na tv, tão logo seria chamado de "incrédulo", "idiota", "moleque" e outros adjetivos mais, tipicamente pronunciados por quem se acha detentor do suprassumo da sabedoria! Mas o "idiota" David Wilkerson está na glória, de posse da coroa da vida. E quanto aos "sábios" pregadores da falaciosa teologia da prosperidade, pra onde eles vão? Que prêmio receberão?...

Deus nos ajude.
EsquiZilton disse…
Aonde o David Wilkerson está agora, se tiver conhecimento do que vem acontecendo aqui na velta Terra, deve estar muito orgulhoso do que fez, e feliz por ser considerado idiota.
Anônimo disse…
Bom dia Pr Ciro,

E o mais agravantes é que os propagadores da teologia da prosperidade tanto os de púlpito quanto os de banco estão fazendo muitas pessoas que estão no verdadeiro caminho perderem a fé, por acharem que por não ter o mesmo tipo de prosperidade que o outro tem é menos crente por isso.
Que por não poder contribuir com a mesma quantidade quantidade que o outro contribui é menos crente por isso. Ah meu Deus, como precisamos olhar mais pra Jesus, para não sermos dissuadidos e enganados e acabar por se perder no caminho.
Deus tem o melhor pra cada um de nós, e nos observa sem fazer acepções de pessoas mas individualmente ele sabe quais são as nossas necessidades, e o que precisamos para cumprir os seus propósitos não os nossos, agradeço a Deus que tem levantado pessoas como o meu Pr Anselmo e o Sr Pr Ciro e tantos outros, para mim vocês são aquele evangelista do livro _ o peregrino_ que li há algum tempo.

arettuza.
EfeitoCristao disse…
David Wilkerson pra mim foi - sem dúvida - um dos maiores homens que já pisaram nesta terra, ao lado dos PROFETAS E REFORMADORES. As mensagens de David não fariam sucesso na TV pois pregam a verdade de Cristo. Espero fazer 1/3 do que ele realizou para Jesus aqui na terra. Ser um Profeta e viver o serviço social.
- Quero ser um "idiota" como David Wilkerson!
Abraços.
Thiago e Teresa disse…
Paz pastor Ciro!!


Pra mim ele foi um dos maiores pregadores e um exemplo de cristão. Fiquei chocada quando li que alguns "crentes" chegaram a ironizar sua morte e até ficaram felizes. A que ponto chegamos..
Prezado pr. Ciro vjo que o deus Mamom,cegou oentendimento dos pregadores do outro evangelho. Davd W.deve ter sofrido como Jeremias,e tantos que enfrentaram os falsos profetas.Todos aqueles que querem viver pamente em Cristo padecerão perseguição.Tenho dois livros Wilkerson Toca atrombeta em Sião eD.Wilkerson exorta a igreja.Ah e tenho dois seus,Evangelhos que Paulo jamais pregaria e Erros que os pregadores devem evitar .
jorge melo disse…
Com certeza que o Pr. David tinha o mesmo pensamento e coragem do Profeta Micaias quando respondeu ao mensageiro do rei Acabe :

" Porém disse Micaias: Vive o SENHOR que o que o SENHOR me disser, isso falarei " 1 Reis 22.14

Idem tb para o que disse Balaão " A palavra que DEUS puser na minha boca essa falarei " Numer. 22.38

Ainda bem que semelhante a Pr. Davi, tem muitos irmãos em CRISTO na sua Igreja na terra, que continuam destimidos para falar aquilo que DEUS ordena falar a quem quer que seja, doa a quem doer, principalmente nestes últimos que antecede ao arrebatamento da Igreja, onde in Loco ou não, temos visto temos visto tantas aberrações , invencionices e modismo no meio do povo de DEUS.

E, como dirigente de EBD,enfatizo sempre isto em reuniões c/ professores, e em especial a classe do discipulado (novos convertidos) para que fiquem atentos a estes fatos.

Salmo 133,

EM CRISTO,
Izaldil Tavares de Castro disse…
Meu amado irmão, Pr. Ciro, que a Paz do Senhor Jesus esteja entre nós.
Duas palavras, apenas:
1) É certo que, pelos comentários apresentados, a teologia da prosperidade vai mal das pernas. Graças a Deus, os defensores dessa heresia serão desmascarados.
2) Se cada crente, ao ler essas páginas e essas citações, não sentir um aperto no coração e um desejo mui ardente de concerto imediato com Deus, precisa de apoio em oração.
Sandavid Lopes disse…
A PAZ DO SENHOR JESUS PR.CIRO

DAVID WILKERSON ERA VERDADEIRAMENTE UM PROFETA DE DEUS QUE O SENHOR USO PARA PREGAR CONTRA A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE,RITMOS MUNDANOS E SATANICOS DENTRO DA CASA DE DEUS E CONTRA A FAMIGERADA TELEVISAO.UMA COISA E CERTA SE SUAS MENSAGENS FOSSEM PARA TV. CERTAMENTE ELE PREGARIA PARA OS INCREDULOS E MANDARIA OS CRISTAOS QUE QUEREM TER COMPROMISSO COM DEUS TIRAR A TV DE SUAS CASAS COMO ELE FEZ.
EM VEZ DE ESTA PERDENDO TEMPO VENDO KILOS DE HERESIAS E DE DOUTRINAS DE DEMONIOS NA TV.

VERDADEIRAMENTE ESTEVE UM PROFETA NO MEIO DE NOS.

COMO DIZ OS CATOLICOS:QUE DEUS O TENHA.
AMEM
Edinei Siqueira disse…
Na entre-capa de duas das minhas Bíblias, escrevi esta frase do Pr. David Wilkerson, tirada de um sermão escrito, cujo título é: Solo santo.

"O homem de Deus que verdadeiramente prega a Palavra, irá finalmente abandonar a idéia de ser conhecido.
Se prega a Cristo,sua reputação irá decrescer continuamente; Cristo crescerá.
Os verdadeiros profetas morrem desconhecidos. Deus lhes dá o que é devido só depois que morrem."

Pb. Edinei
Paulo Cezar disse…
Essa tal "teologia da prosperidade" tem deixado um rastro de destruição... Muitos crentes se frustram por não receberem o "prometido" pelos "marketeiros" e daí culpam a Deus, se revoltam contra Ele e o abandonam. É triste.
fabiola santos disse…
tenho esse livro tocai a buzina em siao erdei do meu pai é mutio profundo lamentavel sua morte fiquem na paz
Amigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz amado,

Quando li o livro pela primeir vez, na época do lançamento do livro.

Imagine quantos anos se passaram... após a minha leitura.

Creia fiquei ABESTADO com as informações contidas e o que tinhamos como informações sobre os EUA. Ainda não residia por estas bandas no norte.

Creia que fiquei mais ABESTADO quando o li à pouco coms as informações tão atualizadas e algumas já passadas.

O Senhor está ás portas. Aleluia!

Creio que teremos uma grande perseguição antes do ARREBATAMENTO.

Não será de qualquer maneira, e não ainda neste estágio em que vivemos.

A situação irá piorar pela misericórdia de Deus, para que alguns mais sejam salvos.

Nunca esquecerei o primeiro livro lido no início da minha vida na presença de Deus>

Corre Nicky... corre. Foi um grande estímulo através de um grande testemunho de vida.

Vigiar e orar!

O Senhor seja contigo, nobre atalaia,

O menor de todos os menores. Um Tradconal Pentecostal
Dependendo de quem nos chama de idiota, esse "título" pode ser até honroso.
Romilce disse…
A paz do Senhor ,Pastor Ciro!

David Wilkerson condenou a teologia da prosperidade.

Jesus e os apóstolos também o fizeram.

Será que vão zombar da morte destes também?!
Dannilo Stelio disse…
Se eu conseguir chegar ao final do meu ministério sendo metade do "idiota" que foi David Wilkerson (no falar dos pregadores da prosperidade), estarei muito satisfeito !!!
Anônimo disse…
Queria muito ler esses livros, pena que não são mais publicados:(