Uma porta global se abriu para o evangelho-show


Já adianto que este é mais um artigo antipático em tempos de festa. Aproveitarei para dizer hoje tudo o que gostaria de afirmar a respeito da porta global que se abriu para o evangelho-show, pois, nessa época de Natal e virada de ano, não é bom ficar falando de assuntos negativos. Prometo que, a partir de amanhã, se Deus quiser, vou mudar de assunto e apresentar mensagens mais suaves...

Abriu-se, de fato, uma porta global para a pregação do Evangelho, como muitos ufanistas têm dito nas redes sociais? Ou a porta foi aberta principalmente para beneficiar as celebridades gospel — que já venderam milhões de discos — e, consequentemente, a maior emissora de TV do Brasil? Será que esta convidaria um pregador do Evangelho para discorrer sobre o maravilhoso Natal de Cristo, sua Morte expiatória e sua gloriosa Ressurreição? Isso, sim, caso tivesse ocorrido, seria motivo de uma grande festa do povo de Deus!


Mas alguém argumentará: “A porta se abriu para os cantores, e agora eles poderão se apresentar com frequência na maior emissora de TV do Brasil e, com certeza, pregarão o Evangelho”. Sinceramente, não é isso que temos visto em outras emissoras, onde os astros da música gospel já têm o seu espaço. E o que ouvimos, no Festival Promessas, com raríssimas exceções, foi uma amostra do tipo de evangelho que será pregado: bordões antropocêntricos, que massageiam o ego das pessoas, mas não lhes apresentam verdadeiramente o Evangelho, que é poder de Deus para a salvação (Rm 1.16).


Oremos para que Deus nos abra portas grandes e eficazes para a pregação do Evangelho, e não apenas para a realização de shows gospel. A Bíblia não é contra a música e os cantores de sucesso. Jesus até cantou um hino antes de sua crucificação! Mas a nossa prioridade é a exposição do Evangelho (At 6.1-7). Você sabia que dois terços do ministério terreno do Senhor foram ocupados pela pregação do Evangelho e o ensino da Palavra?


Desculpe-me, caro leitor. Eu sei que estou sendo um estraga-prazeres, antipático. Mas, o que está escrito em 1 Coríntios 16.9?
“Porque uma porta grande e eficaz se me abriu, e há muitos adversários”. Quando Deus verdadeiramente abre-nos a porta da pregação do Evangelho, como a abriu para o apóstolo Paulo, os adversários (Satanás, os demônios e todos os seus emissários) se voltam contra nós. Mas a mídia está aplaudindo de pé a porta global que foi aberta para o evangelho-show.

Até um conhecido jornal de São Paulo — pasme! —, favorável ao liberalismo e que sempre teve uma posição contrária à pregação do Evangelho, comemorou: “Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou para a Globo e os evangélicos”. Por quê? Porque o evangelho-show não confronta o pecado. Ele é maleável, suave, agradável, massageia egos e está aberto ao ecumenismo...


O festejado evangelho-show avança a passos largos, sem nenhuma dificuldade. Mas não se esqueça do que o Senhor Jesus previu a respeito do verdadeiro Evangelho: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas por minha causa” (Mt 5.11,12).


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Rudiber Lotuffo disse…
Pastor Ciro, tenho sintonia com seu posicionamento, infelizmente esse show não trará beneficio algum ao reino de Deus, apenas alimentar o ventre de meia duzia de cantores que cobram cachês absurdos para cantar nas igrejas, fazem pouco caso do povo, aparecem cercados de guarda-costas e seguranças, mostram sensação de nojo como presenciei vindo da cantora Cassiane, (não tenho receio em citar nomes)ao ser chamada por uma jovem adolescente, eu sinceramente tenho nauseas desse movimento, creio ser mais um sinal do Fim dos tempos...
Josias Finamore disse…
Meu estimado pastor e escritor extraordinário o respeito e admiro pelo trabalho que tem desenvolvido, excelente!!!
Só gostaria de informar que, foram convidados oito pastores que, no intervalo de uma banda para outra, ministraram uma palavra de oito minutos cada um. Foi uma benção! Até o apelo foi feito pelo meu pastor Marcos Antônio Peixoto. Agora, isso não poderia ir ao ar, pois daria margem para espíritas, macumbeiros, feitiçeiros e outros a terem esse mesmo direito. Entretanto, só de a globo convidar esses líderes e dipor de oito minutos, foi uma maravilha. Quem esteve lá presenciou muita coisa extraordinária.
Caro Josias,

Quanto tempo!

Respeito sua opinião e agradeço-lhe pelas informações. Mas desculpe-me da minha antipatia. Refiro-me exclusivamente ao que foi apresentado na TV.

Precisamos ser honestos e analisar tudo sem paixão. A Globo não abriu a porta para o Evangelho, como está sendo comemorado. Ela está no controle de tudo. E amanhã haverá shows ecumênicos. E quem prioriza fama e dinheiro vai participar sem problema algum. Isso não agrada a Deus. É uma mistura, que resultará em muita simpatia por parte de todos para com os evangélicos, mas vai afastar as pessoas do verdadeiro Evangelho.

Em Cristo,

CSZ
Edinei Siqueira disse…
Caro Josias,

Infelizmente nós que assistimos pela TV não tivemos acesso às mensagens que foram pregadas por estes oito pastores. Tendo isto em vista não posso dizer se eles pregaram o Evangelho ou não, mas o irmão que estava lá pode nos dizer.
Gostaria de saber se o evangelho que confronta o pecado foi pregado sem rodeios ou tapeação.

Aguardo resposta!

Pb. Edinei, Th.B
Jovem de Sucesso disse…
Pastor não concordo com sua opinião. A palavra de Deus é pregada através de mensagens e também através de louvores. Se dentre aquela multidão uma alma foi salva, creio que houve festa no céu. Não comemoro a aberrtura de portas da globo, mas comemoro as vidas que foram sim impactadas de alguma forma, ali esteve além de cantores, esteve adoradores consagrados a Deus que pagam preço não só para shows, mas para missões, inclusive em locais carentes. Existem as laranjas podres, existem assim como em qualquer outro lugar, mas não podemos generalizar. Torço e oro, para que mesmo que as portas não se abram, o povo de Deus tenha condições de bancar um evento desse porte. Mas enquanto não é possivel, que Deus utilize a "mula" mesmo para expandir o evangelho.
OK, Jovem de Sucesso.

Respeito a sua opinião. Mas não tenha medo de dizer o seu nome e mostrar-se. Seus perfil e blog não dizem nada sobre você.

CSZ
Amados,

Peço-lhes que, por gentileza, opinem sobre o que é certo ou errado à luz da Bíblia, mas sem expor pessoas. Não é a minha intenção falar mal de pessoas ou jogar pedras nelas.

Um abraço.

CSZ
josalenemelo disse…
não gosto desse tipo de evangelho, que estão tentando fazer engolirmos.preciso de um envangelho que confronte o meu carater.
Priscila Souza disse…
Desculpe Pastor, não foi medo de expor meu nome não, foi apenas um equivoco, esse perfil foi criado na epoca da faculdade, por conta de um trabalho que tinha que ser feito, e estava atrelado ao meu email, priscilasantosdesouza@gmail.com
Meu facebook é Priscila Souza
Sou da Assembleia de Deus do Rocha.
Jamais esconderia minha identidade por conta da minha opinião.
josalenemelo disse…
não gosto desse tipo de evangelho, que estão tentando fazer engolirmos.preciso de um envangelho que confronte o meu carater.
edmilson disse…
não gosto desse tipo de evangelho, que estão tentando fazer engolirmos.preciso de um envangelho que confronte o meu carater.
edmilson disse…
não gosto desse tipo de evangelho, que estão tentando fazer engolirmos.preciso de um envangelho que confronte o meu carater.
Anônimo disse…
Prezados, Entendo o pensamento de vocês. Mas sobretudo, por mais que os interesses da emissora sejam outros. Muitas igrejas de várias denominações oraram e jejuaram por esse evento. Existiram algumas reuniões de planejamento com pastores e líderes. A emissora pode até ter o intuito comercial, mas os evangélicos que participaram estavam com objetivos e intuitos do REINO DOS CÉUS. Talvez se muitos soubessem de como se deu, o que aconteceu até ser veiculado o programa na emissora, mudariam suas opiniões. Não venho defender a emissora, venho defender a Mensagem de Deus que também pode ser cantada. Se os cantores têm objetivo de se promoverem, tão somente darão conta disso tudo a Deus...
Priscila Souza disse…
Acredito que a mensagem do evangelho é que Jesus salva, trás a vida eterna e nos liberta do pecado, sendo que confronto de carater e mudança de vida não ocorre em um show, e sim com uma vida diária com Deus, não adianta querer que em um show seja exposto os 10 mandamentos, e que as pessoas venham sair de lá pronto para o batismo, lembrem do trajeto que vocês fizeram até alcançar a vida com Deus de verdade. Nos ensinamentos de Jesus enquanto Ele esteve entre nós, ele ensinava o que estava preparado no reino dos céus, e falava a respeito do poder e soberania e amor de Deus pai, fazia milagres e maravilhas, depois quem cria Nele o seguia. Estamos sendo mais exigente do que o próprio Jesus, quem convence e muda é o Espirito Santo, somos apenas canal.
Cesar Filho disse…
Com certeza temos muito que se preocupar muito com certos contextos de "PAZ", independente do âmbito que abrange o sistema.
EXEMPLOS:

1. O HOMEM QUE ENCONTROU UMA CASA E PENSAVA QUE ESTAVA TUDO BEM.
"É como o homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se encontrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra." (Am 5.19)

2. MUITOS POVOS NÃO SE PREPARARAM NO TEMPO DAS VACAS GORDAS.
"E as vacas magras e feias comiam as primeiras sete vacas gordas" (Gn 41.20)

3. PAULO ALERTA PARA O CUIDADO NOS TEMPOS DE PAZ.
"Pois que, quando disserem Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão." (I Ts 5.3)

Isso só para afirmar que temos que ter cuidado com qualquer contexto de Paz. A Rede Globo abraçando a cultura Gospel?
Vamos refletir!

César Filho, 20 anos, Fortaleza-CE
Assembleia de Deus(TEMPLO CENTRAL)
Unknown disse…
A paz do Senhor Jesus, Pastor Ciro Zibordi!

A Globo nunca joga para perder. O seu estreitamento de relações com o universo musical gospel revela claramente o seu desejo da auferir lucros com este seguimento em ascensão. Segundo uma pesquisa realizada recentemete, comprovou-se que o público evangélico é menos propenso a comprar CDs piratas, daí o sucesso das vendagens de músicas evangélicas. Diferentemente das seculares,que registram quedas astronômicas de vendas.

Os 'artistas' evangélicos nunca riram tanto. Afinal, suas contas ficaram mais rechonchudas com os cheques da Som Livre. Venderam-se a Mamom sem nenhum descaramento.Quanto hipocrisia disfarçada sob o verniz de uma pseudosantidade!
Jussara disse…
Olá amados,

Tenho acompanhado todas as falas a favor e contra o Festival Promessa.Parece-me que está havendo uma confusão: a porta aberta não é para cantores e pregadores evangélicos entrarem na Rede Globo, isso já vem acontecendo a muito tempo. A porta aberta é que pessoas que não vão à igreja, não ouvem músicas cristãs deixaram suas tvs ligadas só porque era essa emissora. Aqueles espalhados por essa nação e fora dela, que se sentirem tocados de alguma forma, irão procurar as igrejas perto de suas casas. Quem deverá confrontar o pecado dessas pessoas são os lideres e membros.Não seremos jamais capazes de dizer quantas pessoas que estão no leito de um hospital foram tocadas com as palavras de cura das canções, quantos dos que estão presos se identificaram com alguma canção e perceberam que o evangelho não é uma religião e sim uma escolha de vida.
E por fim o nome exaltado foi o de Jesus e eu o conheço a muito tempo, sei que jamais permitiria que seu nome fosse usado de qualquer forma. Ele é soberano. Já vi eventos similares serem cancelados. Jesus está acima da Globo, dos cantores, dos críticos, dos enciumados, de todos nós. O nome é Dele e Ele zela por seu nome.É Ele mesmo que usa as coisas loucas desse mundo do jeito que quer.
É só começo...
Priscila,

Uma canção não é o mesmo que expor a Palavra. Muitos pensam que podem substituir a pregação por cânticos, teatro, shows, etc. Deus estabeleceu a pregação da Bíblia como o meio principal propagação de Evangelho (1 Co 1.22ss; 2.1-5; Át. 2.22-36; Sl 119.130; Rm 10.17: 2 Tm 4.1-5, etc.).

Portanto, também discordo de você.

CSZ
Kézia Emiliana disse…
Otimo artigo.
Deus te abençoe sempre.
Continue lutando pela verdade.

Se puder visite meu blog http://abelezadamulhercrista.blogspot.com/
e de sua opinião.
Obrigada
Josias Finamore disse…
É verdade que alguns pregam Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho. Aqueles pregam Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso. Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro.
De fato, continuarei a alegrar-me, (Filipenses 1:15-18 NVI-POR)
Josias Finamore disse…
Pastor, se o senhor fosse convidado para pregar em um evento da globo, aceitaria, tendo ou deixaria de fazer por concluir que os interesses da emissora snao simplesmente comerciais?
Gostária de ver a Globo coprindo um evento onde estivesse por tema: A Verdadeira Religião ou Jesus, o único Caminho, a única Verdade e a única fonte de Vida. A Paz do Senhor pastor Ciro.
Ministério ADEP disse…
Paz Convosco!

Não sou muito favorável a essa "globalização" dos eventos evangélicos (gospel)... Mas a Bíblia nos informa que seria necessário que TODOS fossem alcançados pelo Evangelho para que, depois, Cristo venha arrebatar sua noiva.
E, como o Povo de Deus tem se afastado do Mandamento Principal, que é "ide por todo mundo... toda criatura" ...

Jesus disse que as pedras clamariam... Não interessa como está sendo anuncioado o Evangelho, mas o que interessa é que Evangelho está sendo pregado...

E, se eu e você deixamos de evangelizar.... a Globo está fazendo isso por nós. Pois é necessário que todos tenham conhecimento das Boas Novas ...
Priscila Souza disse…
Não se pode substituir pregação da palavra pelo louvor, mas nem por isso vamos calar os levitas. Então pra que serve o chamado para o louvor, se todos os dons são para serem usados para mostrar o poder de Deus, e levar o evangelho, de que serve então os varios hinos da harpa onde tem mensagem da cruz. Uma pessoa pode não querer nunca entrar numa igreja, ou nem mesmo parar para ouvir a palavra, mas um louvor entoado, pode quebrantar qualquer coração duro, inclusive afastar demonios, como ocorria com o Rei Saul. Meus vizinhos podem não querer me ouvindo falando de Cristo, mas tem que ouvir os louvores que ouço. Palavra de Deus é ensinamento e guia para uma vida com Cristo. Agora por qual meio regatarei vidas não sei, só sei que precisam ser resgatadas.
Enquanto alguns param pra criticar, analisar e indagar se é correto ou não, outros intercedem para que através dos louvores vidas sejam tocadas por Deus.
Izaldil Tavares de Castro disse…
Amado Ciro, a Paz do Senhor esteja entre nós. Acabo de ler comentários ao seu texto. Nunca vi tanta discordância quanto ao seu posicionamento; isso prova quão forte está o mercado da antipática "musica gospel" - não me refiro à música cristã-evangelica - essa sim, de peso, de qualidade e feita por adoradores genuínos.
Não duvido de que muitos que agora se opõem ao irmão de modo irrevogável, em artigos seus, mais brandos, teceram-lhe elogios, já que a espada não tocava em suas peles. Continue nesse combate, ainda que contrarie ministérios, pastores, membros de igreja acomodados, na esperança de que o mundo lhes ofereça a oportunidade de, em grande estilo, "apregoarem" suas mensagens edulcoradas; adrede preparadas para manter almas anestesiadas em sua situação de pecado. Deus o abençoe sempre. Um abraço.
CLAUDIO SCHUELER disse…
Prezado Pr. Ciro, gostaria muito que, assim como o Sr., eu estivesse errado. Mas não consigo ver com bons olhos essa associação da Globo com os cantores de música "gospel" (preferia que fossem evangélicos). Espero que eles sinceramente não tenham se ajoelhado diante de baal, mas acho que isso é muito difícil.
Infelizmente, não temos mais líderes como Moisés que não faziam acordo com faraó, mas todo mundo que fazer festa é no Egito mesmo. A propósito, ficaria muito honrado se o amado pastor pudesse ler o meu post, RECORD X ANA PAULA VALADÃO: O NOVO ROUND DA GUERRA BISPO MACEDO X TV GLOBO.
O link é http://blogdocsbaroni.zip.net/arch2011-11-27_2011-12-03.html#2011_12-03_16_35_34-9436729-29
Josias,

Se eu fosse convidado para pregar o Evangelho na Globo, no SBT, na Record, etc., eu aceitaria, sem problemas. Mas, antes, eu oraria a Deus, se Ele confirmasse mesmo a minha participação em umas dessas TV's, pregaria com educação e respeito a verdade da Palavra do Senhor. Pode ter certeza: se um dia isso vier acontecer, vou pregar o Evangelho sem medo, ainda que "eles" nunca mais me convidem! O compromisso com Deus é maior do que tudo.

Em Cristo,

CSZ
Priscila,

O que faz você pensar que sou contra o ministério do louvor? Agora, a sua linguagem é de quem vive nos tempos do Antigo Testamento. Não há levitas, hoje!

Analise o que escrevi sem paixão, sem postura de fã. Então, você entenderá o meu ponto de vista.

Um abraço.

CSZ
Samuel Cardozo disse…
É quase igual a porta que Constantino (Imperador Romano) abriu para os cristãos, no século IV.

Espero que cristãos contemporâneos não tenham as mesmas atitudes dos nossos antepassados, senão...

Samuel Cardozo
Josias Finamore disse…
O senhor deu uma resposta que eu já espera de um homem de Deus. Acho apenas que nem precisaria orar, mas..... Sabe o mais interessante que, depois de um comentário como esses sobre o Festival, ao vê-lo numa dessas emissoras muitos o criticariam e o interpretariam das piores formas possíveis. Entretanto, eu agora que ouvi qual seria sua postura e o senhor, sabemos que o que levou a aceitar tal proposta foi o compromisso com a Palavra. Entretanto, ninguém mais levaria isso em consideração antes de julgarem a sua postura. É disso que falo, a intenção de quem aceitou participar do Festival, somente Deus sabe e, independente disso, o nome do Senhor foi proclamado. Nnao podemos generalizar a postura que supostamente alguns tem. Além de criticar a postura da Globo, acabamos julgando o próprio cantor como se pudéssemos sondar suas intenções diante de Deus.
Fernando disse…
Olá, pr. Ciro Sanches!
A paz do Senhor Jesus Cristo, nosso Eterno e único Salvador.

Agradeço ao Senhor Deus por sua vida, pois reconheço o grande e inegociável compromisso que tens com a Sã Doutrina.

Concordo plenamente com os dois artigos publicados sobre esse "euvangelho".

Continue pregando a verdade que Deus, o Senhor, lhe manda pregar. Deus conta com homens corajosos como o senhor, que maneja bem a palavra da verdade.

Que Deus continue abençoando a sua vida e ministério.

Um forte abraço!
Fique com Deus.

Fernando da Conceição
Assembleia de Deus
Rio das Ostras-RJ
Adeilton disse…
Pr.Ciro,


Concordo plenamente com o senhor.

Esses versículos em Judas descreve um pouco esse movimento apóstata chamado "gospel".

"Estes homens são como rochas submersas,em vossas festas de fraternidade,banqueteando-se juntos sem qualquer recato,pastores que a si mesmos se apascentam;nuvens sem água impelidas pelos ventos;árvores em plena estação dos frutos,destes desprovidas,duplamente mortas,desarraigadas;ondas bravias do mar,que espumam as suas próprias sujidades;ESTRELAS ERRANTES,para as quais tem sido guardada a negridão das trevas,para sempre".(Jd 12,13)

Ênfase minha,essas"estrelas" gospel um dia irão se apagar,que vergonha será para elas.
Ikaelle Aquino disse…
JOSIAS FINAMORE, gostei muito do seu comentário. Isso foi apenas o início, a semente já foi plantada e Deus é maior para fazer dessa porta um portão. Que venha mais! Quem é que não sabe que a globo tem seus interesses($)? Todos nós sabemos! Fico pensando: Será que Deus não cobraria dos cantores se eles rejeitassem a oportunidade de louvar o nome DELE em um meio incrédulo? Os cantores, oraram, ungiram o palco, falaram de Deus, para que a honra seja p Deus e não p eles, pena que a emissora transmitiu um resumo do que ela achava necessário, foram 8h de louvor e adoração. SE JESUS VIESSE HOJE, ELE ESTARIA NO MUNDO COM OS INCRÉDULOS E NÃO NUM TEMPLO.
De uma coisa eu sei, já cansei desse papo de certo ou errado. Vamos orar para que esses ou outros cantores que farão o próximo festival, tenham a consciência de trazer mais ainda o evangelho para os lares das pessoas que assistirão, vamos orar para que eles não se desviem do próposito que é pregar o evangelho e trazer louvor e adoração. Deus abençoe a todos!
Cesar Filho disse…
"A arca está no dilúvio, mas o dilúvio não entra na arca"

Esse deve ser o caráter da Igreja, mesmo vivendo em um pandemônico e capitalista sistema não deve permitir ser influenciada pelo ambiente.

César Filho, 20 anos, Fortaleza-CE
Assembleia de Deus (TEMPLO CENTRAL)
samuel souza disse…
SAMUEL SOUZA DISSE:
a paz do Senhor pastor ciro,gostei muito do seu comentário creio que nós devemos vigiar para não cairmos no sincretismo,o nosso Deus é um Deus de pureza e não de mistura que Deus continue lhe usando.a proposito pastor ciro quando é que o senhor vem aqui na região norte no estado do Pará nos ministrar estudos biblicos e tomar o abençoado açai
Blog do Josivan disse…
A Paz a todos os irmãos em Cristo!
Pr Ciro concordo plenamente com sua exposição sobre a "nova porta"que tem se aberto para o "evangelho".

Vejo isso como um verdadeiro pragmatismo religioso,onde o fim justica os meios.isso não é EVANGELHO! pois não ouvi nem vi falar sobre RENUNCIA,SANTIDADE muito menos sobre o destino daqueles que não se arrependem dos seus pecados,ou seja o INFERNO.
Sem falar de um pregador que cantou uma musica em que o nacionalismo tomou o lugar da Cruz.
Sem palavras!
Unknown disse…
Foi realmente o artigo mais equilibrado e de fato cristocêntrico que li a respeito.
Anônimo disse…
Qual dos senhores, caso fossem convidados para pregar no troféu promessa, recusaria o convite?
Tiago Rosas disse…
Ilustre Pr. Ciro,

Esse evangelho do entretenimento me irrita! Evangelho fraco, tosco, que alimenta os vícios hedonistas e que é incapaz de ressignificar o ser! Evangelho barato, mas que deposita fortunas nas contas das estrelas gospel! Evangelho maqueado, que esconde os rudimentos da fé genuinamente cristã! Evangelho maltrapilho com tatuagens e roupas extravagantes que anuncia ao mundo "fique como está, afinal, Deus o ama como você é". Evangelho idiotizado, que não autoriza a seus prosélitos raciocinarem, julgarem equilibradamente o que fazem, ouvem e veem! Evangelho erotizado, com clamores apaixonados por beijos, abraços, colo e prazer! Evangelho de Mamom!

Isto que a Globo transmitiu é pregação do evangelho? Que evangelho?! O que levou Cristo a cruz?! O que levou Estevão a ser apedrejado? Que evangelho é este?! O evangelho que Paulo e Silas pregaram e custou a eles uma surra e uma noite na prisão? Que evangelho é este?! O evangelho que decepou a cabeça de santos apóstolos? Que isolou João na Ilha de Patmos? Que levou dezenas de cristãos ao Coliseu de Roma, onde foram entregues às feras para serem devorados?! Que evangelho é este?!

Evangelho dos apaixonados, evangelho dos "meninos de Jesus", evangelho dos "não-me-toque", evangelho de Mamom! Evangelho que Cristo não reconheceria, evangelho que os apóstolos jamais pregariam, evangelho que Paulo amaldiçoou, evangelho barato que desvia do céu e acomoda os pecadores no pecado, e faz do inferno um bom lugar para se morar.
RICARDO disse…
Pr como vc mesmo fala o que esta acontecendo é homocêntrico.
e não cristocêntrico.
o homem esta esquecendo que devemos da toda honra toda gloria e todo louvor a DEUS.
Gilmar Valverde disse…
Caro Pr. Ciro,

Vejo que algumas pessoas estão achando que esse artigo se opõe ao ministério do louvor, o que não é verdade.

Esse artigo se opõe ao louvor antropocêntrico, que não glorifica a Deus.

O fato de nós priorizarmos a exposição da Palavra de Deus não quer dizer que rejeitamos o louvor.

A Palavra de Deus deve ser priorizada, porque ela, dentre outras coisas, CONFRONTA, isso quando exposta em sintonia com o Espírito Santo. O louvor, por sua vez, CONFORTA.

Finalmente, se os irmãos quiserem um exemplo de grande porta aberta para a evangelização, saiba que ela ocorreu no final de 2008, no chamado Minha Esperança, em que milhares e milhares de vidas se decidiram por Cristo. Detalhe: a ênfase dada no programa foi a proclamação do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Atenciosamente,

Gilmar
Tiago Matos disse…
Acho sim um grande passo para os evangélicos. E enquanto a pregaçoes, poderão vim mais tarde, sabemos que as coisas acontecem por etapas. Se nem mesmo dentro dos templos a mensagem é pregada da forma correta, por que logo agora deve ser na tv? A grande maioria dos pastores pregam sim o que o Ciro esta falando, uma massagem no ego. Acho que ao invés de estarmos criticando, ou buscando saber qual o evangelho certo ou errado, é melhor orarmos e fazermos a nossa parte como sabemos fazer. Não precisamos da tv para pregar o evangelho, pregamos sim para o nosso vizinho e familiares.
Prezado irmão Ciro,
Há tempos que não faço comentários em blog! Saúdo com a Graça e a Paz do Senhor JESUS CRISTO!
Tive a mesma impressão que o irmão ao ver o anúncio desse show na Globo!
Não sei se pode ser considerado como radicalismo de minha parte, mas a música evangélica não é para show!
A música evangélica, no modesto entendimento, é ato de adoração e louvor! O show valoriza o artista e não há louvor a DEUS nessa circunstância. Sem medo de ser legalista, creio que se está usando o nome de DEUS em vão!
Não ignoro, é óbvio, que como DEUS é maior do que tudo e, ainda, como algumas dessas músicas contém a Bíblia cantada (estou falando das boas músicas, que edificam e glorificam a DEUS), pode ocorrer conversões..., mas nesses casos, isso ocorreria apesar de todo o desvio!
Fico desconfortável em transformar a música em um grande show! O povo de DEUS nunca precisou da Rede Globo, não vejo com bons olhos...
Tem cheiro de banalização e secularização!
Um abraço!

Cristiano Pereira de Magalhães
Parabéns pelo texto.

O festival Promessas levantou muitas questões importantes mesmo e serviu para mostrar o que é o "povo evangélico" hoje, no Brasil. Além disso deixou claro o quanto precisamos voltar ao evangelho. A ideia era louvar a Deus? Não é interessante que ninguém está preocupado em procurar saber como Deus quer ser adorado? Desconfio que tudo aquilo: as músicas, os gritinhos, os apelos para "tirar-o-pé-do-chão" servem tão somente para adorar à própria vontade do homem, que canta o que gosta, faz o que lhe agrada mais na adoração, inclui práticas litúrgicas das mais transloucadas para saciar sua própria vontade. E Deus? Alguém procura saber como ele quer ser adorado? Afinal, não é pra Ele, dizem? Ah, se Deus quiser ser adorado que aceite a adoração que nós gostamos de dar, dizem sem falar.

Também escrevi sobre o festival e abordei uma prática que considero no mínimo curiosa. Gostaria de convidá-lo e a todos os seus leitores para ler, comentar, criticar, nosso post intitulado:

"FESTIVAL PROMESSAS E O PODER DAS MÃOS DOS CRENTES", em:

http://www.filosofiacalvinista.blogspot.com/

Tudo de bom!
Tiago Matos,

É função dos homens de Deus denunciar o pecado e combater o erro, mesmo que ele ocorra entre nós e seja sutil ou quase imperceptível. Você sabia que o MAL MISTURADO COM O BEM é pior que o mal declarado? É como leite contaminado (1 Pe 2.1,2).

O Senhor Jesus e os seus apóstolos não toleraram a pregação de qualquer evangelho. Medite em 1 Coríntios 2.1-5; 2 Coríntios 11; Gálatas 1; Apocalipse 2-3. O que faz a obra do coração das pessoas é o EVANGELHO DE DEUS (Rm 1.1,16).

Em Cristo,

CSZ
Caro Ricardo,

O evangelho em que o ser humano é a medida de todas as coisas é o antropocêntrico. O homocêntrico é o que tem o homossexual como centro... Risos. Na verdade, esse evangelho também existe. Inclusive, uma pregadora ex-ex-lésbica abriu, recentemente, uma comunidade em São Paulo que propaga tal evangelho...

Um abraço.

CSZ
EsquiZilton disse…
Excelente e equilibrado como Sempre, pr. Ciro. Sou da mesma opinião!

A Globo não reconhece nada além de si mesma. Portanto, a "abertura da porta" nada mais é que os "góspeis" dão dinheiro, audiência e, sobretudo, um festival assim limpa a barra da antievangélica Vênus Platinada.

Hinos podem ou não trazer a mensagem do Evangelho (apesar de que todos DEVERIAM trazê-la). A maioria dos dias de hoje NÃO A TRAZEM, pelo que ouvi (já que não assisti ao evento) a ampla maioria das músicas cantadas falavam mais do homem, promessas, prosperidades, restituições e bênçãos, do que de Deus, Evangelho e "arrependei-vos".

Sinceramente, me alegro mais ao ver um homem anônimo em uma esquina pregando o Evangelho do arrependimento e serviço a Deus do que portas abertas na Globo para se pregar um evangelho com "e" minusculo. Teve, pelo que tomei conhecimento, música demais, iluminação demais e Palavra de menos...

O artigo, pr. Ciro, não foi tão antipático assim... Foi bíblico, centrado e coerente. Afinal, já disse Paulo, o apóstolo: "Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?" (Gl 4:16)
Auli Júnior disse…
Pr.Ciro,
concordo em gênero, número e grau.
Ainda ontem fui chamado de "batistão" por pensar assim, agora sei que existe irmão assembleiano que
também vê e outro que se diz desengrejado, Teófilo Noturno.
Não sei o quanto está perto da volta de Nosso Senhor, mas esta "abertura" global tem cheiro de tempestade.
Fraterno abraço,
Auli Júnior
Murilo Gerdes disse…
Prezado pastor Ciro tdb?
ok....Aguardo a sua resposta ...Estou ancioso pra saber a sua opinião sobre esse assunto.
Obrigado..

Paz!!
Murilo Gerdes
Ronaldo Lucena,

É preciso ter perspicácia para entender o que de fato está sendo abordado no artigo acima. Não estou criticando o fato de os cantores aparecerem na TV Globo ou qualquer outra emissora. Caso contrário, estaria contra qualquer tipo de programa, desde o Movimento Pentecostal, da nossa CPAD, o programa do Rev. Hernandes Dias Lopes, do pastor Samuel Câmara, etc. Não é crítica pela crítica...

A minha crítica é ao evangelho-show, que conquistou o seu espaço e tem maior poder de influências sobre os crentes, sobretudo os jovens, do que a própria exposição da Palavra de Deus. Os jovens hoje não suportam mais a Palavra. Eles querem diversão, dança, entretenimento...

Já recebi vários tipos de convite para pregar. Inclusive, tenho pregado para jogadores de futebol, em concentrações. Vou divulgar mais isso "a posteriori". tenho um chamado DIVINO para pregar o Evangelho. Sempre pregarei o Evangelho. Mas me pergunte se eu estou disposto a fazer alianças ecumênicas? Pergunte-me se estou disposto a dizer bordões antropocêntricos, que agradam qualquer um, porque não confrontam o pecado.

Cantores e pregadores que se prezam precisam ter a coragem de andar como Jesus andou (1 Jo 2.6; At 10.38) e pregarem o que Ele pregava. O Senhor não pregava o que as pessoas queriam ouvir. A sua prioridade era apresentar a mensagem daquEle que o enviou (Jo 5-9).

Jesus, Paulo, Pedro e outros apóstolos do Senhor pregaram a verdade, quando andaram na terra. Eles apresentavam ao mundo o plano da salvação, e não um evangelho fácil e falso, que mescla verdades e mentiras. Ou você acha mesmo que o evangelho da autoajuda é a Verdade?

Mas não pense que estou generalizando. Alguns cantores(as) falaram de Jesus, no Festival Promessas, citaram textos bíblicos sobre a salvação, etc., mas em meio a muitos elementos do secularismo e misturados a bordões antropocêntricos.

Deus não se agrada desses shows. O Evangelho de Cristo é simples (2 Co 11.3,4). Precisamos deixar de lado a postura de fã e adotar a postura de seguidor de Cristo (Lc 9.23).

Pense nisso.

CSZ
Prezada Ikaele Aquino,

Assustei-me com a sua opinião! Você disse: "De uma coisa eu sei, já cansei desse papo de certo ou errado". Foi isso mesmo que você quis dizer? Se foi, posso entender que você está cansada, na verdade, da própria Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, pois é ela que nos manda examinar TUDO e reter o que é bom (1 Ts 5.21). Quem é espiritual DISCERNE bem tudo (1 Co 2.15).

Mas é exatamente esse o produto do evangelho-show: pessoas que estão cansadas da Palavra de Deus; pessoas que não suportam a crítica à luz da Palavra. Medite em Apocalipse 2-3. Veja que o Senhor Jesus não tolerou o falso evangelho!

Creio que o seu comentário ajudará muito os leitores entenderem a razão das minhas críticas... Pregar o Evangelho, prezada irmã, é muito mais que dizer "Tire o pé do chãããão". É muito mais que dizer "restitui" ou os "sonhos de Deus jamais vão morrer"...

Que Deus tenha misericórdia dessa geração de fãs de cantores gospel, que não aceitem a confrontação bíblica e agem como se os seus adoradores-ídolos estivessem acima da própria Palavra do Senhor! Que Deus tenha misericórdia de nós...

Em Cristo,

CSZ
Caro amigo Josias Finamore,

Não pense que estou generalizando. Mas observe que nós, como servos do Senhor, PODEMOS JULGAR! Nós não devemos julgar caluniosamente: "Não julgueis para que não sejais julgados" (Mt 7.1). Isso é calúnia. Mas julgar, no sentido de discernir, examinar, provar, Jesus foi claro: "Não julgueis segundo a aparência, mas JULGAI SEGUNDO A RETA JUSTIÇA" (Jo 7.24). Veja também 1 João 4.1; 1 Coríntios 14.29; etc.

Cabe a nós julgar tudo (1 Ts 5.21, ARA) à luz da Bíblia. E eu estou julgando o evangelho-show, pois vejo que ele não é o Evangelho puro, simples (2 Co 11.3), e sim "outro evangelho" (Gl 1.8; 2 Co 11.4), um evangelho de facilidades, ecumênico, antropocêntrico, mas com elementos da Verdade. E é aqui que está o perigo: O FALSO BEM, isto é, o mal misturado com o bem, que é pior que o mal declarado. O Diabo nunca vai aparecer com chifres e dizer "Eu sou o Diabo". Ele é diferente do Senhor, que faz questão de dizer: "Eu sou o Senhor".

Pense nisso, meu amigo. E não me tenha mal...

CSZ
Elba disse…
Pastor Ciro,

Sou sua fã... Isso só foi para te irritar (risos...)

Observei com cuidado as noticias sobre o festival de promessas.

Inicialmente minha língua ferina não concordou. Depois reavaliei a situação.

Não sou nenhuma fã dos cantores/cantoras que se apresentaram. Não participo de nenhum fã clube.

Assisti parcialmente o festival. E fiquei tocada (eu ia dizer emocionada, mas fiquei com medo da chicotada que você ia me dar) que o evangelho estava sendo apresentado em horário nobre em rede nacional.

Os motivos são comerciais? Com certeza absoluta. Mas tem pessoas que não aceitam que preguemos para ele (você vai dizer: que pregação que deve?) e eu digo nenhuma. Não da forma que é o sonho daqueles que selam pela Palavra de Deus.

Mas alguém parou, ouviu o que foi cantado e naquele momento pode ter nascido uma sementinha. E dai a curiosidade de procurar saber mais sobre aquilo que foi apresentado.

Há muitos anos, na minha congregação um jovem converteu-se ao Senhor. Ele participava de gangue, ia a todas as baladas... Participar de um culto com hinos da harpa cristã, foi difícil para ele. O que fizemos? O presenteamos com CD de rock gospel. Aquilo para mim era um absurdo. Sou da época de Mateus Iensen e irmãs falavinhas (sou nova tá... meu pai que era velho... rsrs)...

Mas foi uma estratégia para cuidar do jovem, alimentá-lo com a Palavra de Deus... E nesse período de discipulado, ele mesmo foi selecionando o que queria ouvir. Logo depois de uns 2 anos ele faleceu, com Cristo Jesus.

E se nós não tivéssemos feito isso? Será que ele teria ficado congregando até firmar-se na fé?

Você mesmo disse que “com raríssima exceções”... Creio que nessas exceções Deus operou.

Para encerrar, acho a discussão muita válida. Aprendemos e ampliamos nossa visão.

Sempre aprendo muito com você...

Abraços,
Queridos internautas,

Ufa!

Como diria o "rei", são tantos e tantos comentários... Não dou conta.

Vou continuar publicando os possíveis novos comentários, mas não poderei responder a cada um. Peço-lhes perdão por isso. O que me anima é que está havendo neste espaço um bom diálogo entre os portadores de várias opiniões.

Meditemos. E que o Espírito Santo nos ajude a discernir bem tudo, de acordo com a Palavra do Senhor (1 Co 2.15).

CSZ
bruno disse…
paz do senhor amado pastor, fico feliz de ler seu comentario, achei que era o unico que pensava assim!! fico feliz... paz do senhor
1010 disse…
FESTIVAL PROMESSA
Perguntaram-me, o que eu tenho a dizer?
O sucesso de anunciar o evangelho através da mídia, não depende de estar na mídia, mas, como estar nela. Gostei das musicas e a contextualização, apesar, de acreditar que o nosso maior potencial é o “cântico de adoração”. Aprovo “PROMESSAS”. Ouvi muitos questionamentos como: Querem fama, é lucro, ibope entre emissoras, etc. Amados, Saem de questões loucas que não edificam, como genealogias... Eu sou de Apolo... Nunca lestes: “Há quem pregue por lucro, inveja, fama, porfia, contenção, fingimento, não puramente”. Mas, também por amor e boa mente? O que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira. (Fel. 1.15as.). E mais, Fiz-me de tudo para ganhar a todos... Ou seja, as ESCRITURAS não nos deixam dúvidas. Os que fazem parte do meu convívio aprovaram. Portanto, oremos para que os vasos que DEUS quis levantar sejam simples como pombas e prudentes como serpentes. Que tenham a estratégia de Paulo e a coragem de Estevão, autoridade de Elias e a prudência de Daniel, acrescido da ousadia de Neemias. Enfim, que sigam os passos de JESUS.
Paulo disse…
A Globo tem o interesse mundano e fingido, tanto quanto alguns líderes evangélicos o têm, quando convidam destacados pregadores para “abrilhantar”, festas e/ou Cruzadas, e depois colocam um político em cima do “palanque” para dá uma saudação, demonstrando apoio ao tal. Creio que o senhor deve conhecer alguns pregadores que já foram “usados” como “iscar popular” para atender interesse tão vil. Vejo a necessidade de muita prudência para responder questões deste tipo: “Mas o que importa?”

“VERDADE É QUE TAMBÉM ALGUNS PREGAM A CRISTO POR INVEJA OU PORFIA, (...) OUTROS... ANUNCIAM A CRISTO POR CONTENÇÃO... MAS O QUE IMPORTA? CONTANTO QUE CRISTO SEJA ANUNCIADO DE TODA A MANEIRA, OU COM FINGIMENTO, OU EM VERDADE ...” Fp1.15-18.

PAULO MORORÓ
Anônimo disse…
No meu entender, o grande problema não reside no interesse comercial da Globo e sim no interesse comercial dos cantores gospel. E isto fica patente no vazio das letras que nada tem do evangelho (com raras exceções), na superficialidade dos gestos, na pseudo unção carismática. Estes astros gospel, trazem consigo uma pobreza espiritual escancarada em suas atitudes que, sem sombra de dúvida, não opera a missão transformadora do evangelho. A rede Globo (não importa qual seu interesse) abriu um espaço que poderia ser aproveitado em favor do Reino, mas, infelizmente, àqueles que tiveram esta oportunidade, a lançaram na vala comum. Somente alguns pontos altos do “espetáculo” lançaram luz nesta escuridão que parece não ter mais fim.
felicidade disse…
A Paz do Nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO Pastor Ciro!
Esta é a primeira vez que comento em um Blog.Li todos os comentários e sinceramente entristecida estou, pois percebi que muitos/as estão ainda necessitando de papinha na alimentação diária, não tem discernimento da/na Palavra de DEUS.
Os dias se encurtam , o caminho se aperta(para estes se alarga) e não conseguem perceber que seus corações se endurecem para a Palavra Santa de DEUS, observo que esta geração que hoje se apresenta, não esta preparada, querem a rapidez,o ontem, o poder e a glória mundana.Não estou aqui fazendo apologia de que DEUS não pode conceder rapidamente o que ELE têm para nós, mas esta geração aprendeu que "eu peço e deus concede,eu me aproprio da benção, eu sou mais do que vencedor, eu profetizo, eu, eu, eu," Esquecendo que DEUS concede (se estivermos em oração e segundo a sua palavra andarmos) se esta for a vontade DELE para nossas vidas.
Neste final de semana também vi e ouvi o que foi proposto de uma emissora para um povo que é Santo, mas que falta discernimento, a música Cristã é boa, mas é a PALAVRA DE DEUS que deveria ser ouvida, "VINDE A MIM OS CANSADOS...." esta é a verdadeira ligação que temos com DEUS e não a música, que hoje (algumas) ferem a própria Palavra que com tanto amor JESUS CRISTO AQUI PREGOU, ELE MORREU POR ESTA PALAVRA PARA QUE TIVÉSSEMOS VIDA EM ABUNDANCIA em seu reino!Me perdoem os/as irmãos/ãs , mas todos os dias oro por esta geração e peço a DEUS que os livrem do mal e que de discernimento , para que estejam preparados, pois o tempo esta se findando!
Elder Morais disse…
Concordo, Pr. Ciro, sua postagem é pertinente... Deus não abre portas para a glória do homem. Deus não comunga com as coisas do mundo. Deus não caminha na vereda do mal. Deus não imita, tampouco copia. O homem cujas atitudes alimentam apenas o seu ego falaz, desconhece o temor e a pureza das coisas sagradas. Seu compromisso não é com o Reino de Deus, mas, com o reino pessoal. Não busca refletir a glória de Deus, senão, estourar o sucesso da própria glória para multidões. Um dia a verdade será reestabelecida, então será evidenciada a diferença entre os justos e injustos, entre os que servem a Deus e os que não servem.
Edinei Siqueira disse…
Levitas?
Eles ajudam os sacerdotes esfolar as vítimas para o sacrifício? Limpam o sangue dos animais e levam seus excrementos para fora do arraial?
Davi escolheu alguns levitas para cantar (isso não quer dizer que todo cantor é levita), mas a função dos levitas não era cantar, mas auxiliar os sacerdotes na condução do culto a YHWH.

Em Nm. 3, 4, 8 e 18 vemos que a função dos levitas era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto. Só muito tempo depois é que Davi instituiu a música como parte integrante do culto e escolheu alguns levitas para serem músicos e instrumentistas (2° Cr.5:13 e 34:12).
Dentre as funções dos levitas encontramos porteiros e guardas do templo (1° Cr. 9:14 a 33; 23: 1 a 32; 25: 1 a 7).
Algum "levita" de hoje aceita ser porteiro, vigiar carros no pátio da igreja e limpar o banheiro? kkkkkkkkk

Pb. Edinei, Th.B
Amigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz de Cristo, o nosso Senhor!

Armadilha! Armadilha! Armadilha!

Esta prestação de serviços da Rede Globo aos evangélicos(?), é resultado da aproximação carnal e quase sexual com parte da igreja com o mundanismo global.

Somente os cegos, não enxergam esta falcatrua e miraBOLANTE orquestração em detrimento da posição que a igreja deve tomar no mundo.

Este foi um passo a mais à desgraça espiritual de muitos. Não duvido!

Tenho a certeza que existe uma GRANDE ARMADILHA do diabo, neste encontro que promoverá as músicas que interessam e o mecanismo será totalmente e decididamente liderado por adoradores de mamom. Os interesses são excusos e totalmente fora dos propósitos de Deus.

Pode haver qualquer associação entre Deus e baal?

É necessário que prevaleça a posição do crente legítimo em saber e declarar que somente o Senhor é Deus, e que nunca haverá o ajuste do bem com o mal, desta forma descarada e visível, nos interesses que não proclamam de fato a verdade.

O Senhor seja contigo, nobre atalaia,

O menor de todos os menores.
thai disse…
Pastor que feio ficar criticando um evento feito para honra e gloria do Senhor Jesus, muitas almas se converteram lá, não importa se a emissora é evengelica ou não, o proposito é de transmitir a Palavra de Deus. Muitos oraram e jejuaram para estar lá, e quem são vcs para jugar se a presença de Deus se fez presente ...quanta hipocresia...o exercito de Deus na terra que deveria ser um povo unido, na verdade são os que mais se atacam entre si. Que benção foi o evento, aplaudi de pé.toda honra e toda gloria ao Senhor nosso Deus...Deus seja louvado em todas as coisas... chega de murmuração ! é hora de unir , proclamar o evangelho de Cristo .
Professor Érick disse…
Acho uma vergonha!
8 minutos?! Querido Josias você deveria ler Neemias, o povo de Deus se reuniu na praça para ouvir 6 horas diárias de ensino paulatino da Palavra durante uma semana! Ou seja, 42 horas de estudo bíblico, será que é pouco?
Só assim o povo foi avivado! Nossa geração é uma geração mimada!!!
Deveríamos ter vergonha de comentar essa mediocridade de oito minutos! A Palavra deve ser prioridade e ponto! Sem choromelas!
Professor Érick disse…
A Globo não abriu a porta para o Evangelho! Ela escancarou para o trabalhar desta era, iniciando a era da união pós-moderna e "respeito" mútuo a religiões, em miúdos, ecumenismo!
RICARDO disse…
antropocêntrico. O homocêntrico!
MUITO OBRIGADO PELA CORREÇÃO!
MAS O QUE EU APRENDO MESMO COM TUDO ISSO É QUE JESUS ESTA PRÓXIMO DA SUA VINDA!
A PROVA MAIOR É ESTA O EVANGELHO VIROU PRODUTO DE VENDA, ESTÃO CANTANDO PREGANDO PARA GANHA DINHEIRO
FAMA ETC...EU QUERIA VER ACONTECER ISTA AQUI QUE ESTA ESCRITO EM MATEUS 10
7" e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
8" Curai os enfermos, ressuscitai os mortos,limpai os leprosos,expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
É ISSO QUE EU QUERIA VER NESTES ESPETACULOS!
TRANFORMAÇÃO DE VIDAS!
A PR EU GOSTEI DO .RISOS...EU ESTOU APRENDENDO A COISA MELHOR DO SER HUMANO É QUANDO ELE ESTA DISPOSTO A APREENDE EU APREENDO MUITO COM VOCÊ PR!
Parabéns Pr Ciro

Devemos continuar nessa defesa ao evangelho cristocêntrico, simples, sem mistura.

Digamos sempre NÃO ao triunfalismo, ao show, ao espetáculo, ao egocentrismo, às heresias, enfim, tudo aquilo que não combina com o Evangelho santo que é Poder de Deus o qual o mundo (e os artistas) não aceitam

Deus abençoe

Graça e paz
Roberto Franco disse…
Pastor Ciro,


A paz do Senhor Jesus Cristo,adimiro a atenção que o senhor dar as pessoas que postam comentários no artigo escrito.Raramente encontramos tal dedicação e cuidado com os leitores.Vejo a cada dia que visito este blog as caracteristicas de um pastor escolhido por Deus.Agradeço a Deus pela sabedoria que lhe tem dado,e agradeço-te por ter essa dedicação!
Dc. Ivanildo Carvalho disse…
Pastor Ciro gostei muito do seu coméntario referente ao evangelho-show, louvo a Deus por sua vida e ministério, seria muito bom que outros pastores também falasem a respeito desse assunto.
Renato Barbosa disse…
Olá... A paz de Cristo a todos.

Não assisti ao Festival Promessas então, não tenho o que dizer sobre o que aconteceu ou deixou de acontecer lá (seja ao vivo, seja no que foi ao ar após a edição); Fiquei sabendo de alguns aspectos do evento por meio de alguns irmãos que assistiram o programa e comentaram. Assim sendo, vou me reservar ao direito de comentar a situação sob uma outra ótica... A bíblica (pelo menos assim creio):
Em 1Samuel 4 e 5... A Palava Eterna e Fiel nos conta que, em aperto, durante uma peleja contra os filisteus, Israel levou a Arca de Deus (que representava - e era, a presença de Deus) para a Batalha.
Inicialmente os filisteus tremem de medo. Mas, apesar do alvoroço inicial - que deve ter contado com muitos ALELUIAS, decretos, atos proféticos, coreografias, orquestra de Shophares e outras ações proféticas (licença poética minha); o exército hebreu foi derrotado e a Arca tomada como deposjo pelos inimigos de Deus (e de Israel). A história nos conta que A Arca foi colocada no templo de Dagom (um dos deuses principais da filistia - até onde minha teologia leiga me permite saber).
A Arca foi depositada à frente de Dagon (ou seja, a seus pés). Mas ao levantar-se na madrugada os filisteus encontraram dagon caído com a cara no chão (diante da arca). Eles o levantaram e colocaram ele em pé. Mas no dia seguinte aconteceu de novo, só que dessa vez nada mais havia para ser feito, o idolo estava com a cabeça e as mãos cortadas... Dagon fora derrotado e destruido pelo Senhor que habitava entre os querubins.
Como eu disse, não posso comentar um evento que não presenciei, tudo o que eu faria seria baseado no que "ouvi dizer"; e ouvi muita coisa.
O que entendo é que estamos perdendo muito tempo discutindo se é de Deus ou não. O que sei: Alguns homens e mulheres de Deus (até onde sei), que dizem ministrar louvores em nome do Senhor (não estou dizendo que não o façam) e que chamam a si mesmos (e assim são chamados pelos seus fãs - "fãs"? Curioso) de levitas (e como tais carregam em seus ombros a Arca de Deus - Não vou comentar o fato de o ministério levitico não ser para os nossos dias - sou leigo) levaram a Arca de Deus ao templo de Dagom (ou será Mamon - tanto faz...). E a depositaram aos pés da (li muito esse termo esses dias) Venus Platinada (acredito ser uma representação moderna de Dagon, mas quem vai saber).

Concluindo:
Se Arca (que representava a presença de Deus em meio ao povo de Israel) e a presença santa dAquele que Era, que É e que Há de vir, que esses pseudo-levitas (desculpem o pseudo, mas algum dos "fãs"/leitores já ouviram falar da Ordem de Melquisedeque?) alegam ter levado àquele palco (ou seria um altar) foi real, a Venus Platinada, assim como se deu com Dagon, cairá; se rendendo aos pés do Rei dos reis. Apesar do primeiro ela será levantada; apenaspara cair de novo, quebrada; sem cabeça (comando, governo) e sem mãos (capacidade de operar).
Mas... Se a Arca (e a presença que ela deveria trazer) que foi depositada lá for falsa (uma imitação barata; cobre polido ao invés de ouro batido...) que cairá então? Serão os levitas (ou pseudo-levitas)?
Serão os que tomaram o nome do Senhor em vão?
Não estou dizendo que se dará desse ou daquele jeito... Estou dizendo que: Ou acontece uma coisa, Ou acontece outra... Não há meio termo, não há empate. Se Deus abriu aquela porta e entrou lá, entrou para destronar Mamon/Dagon/Venus Platinada... E reinar. Mas se Deus não estiver nesse negócio... Bem, ai a coisa muda de figura.

Mas isso, só o tempo dirá.

Assim, gastemos nossos dias fazendo o que recebemos a incumbência (do próprio Deus) de fazer, que é ser testemunhas até a volta dEle.

No amor de Cristo...
Renato Barbosa (Um leigo)
A Paz do Senhor!

Vejo que os evangélicos não evoluiram em nada no que diz respeito a mais uma porta se abriu, e daí? o que mudou? o que melhorou? Nada vezes nada.

A igreja primitiva não tinha a mídia, não tinha som, não fazia festival e multidões se convertiam ao Senhor; Qual o segredo? Eu creio que At. 2,6 responde qual o segredo dos irmãos da igreja primitiva: e correndo aquela voz...

Nos últimos 15 anos a idéia de muitas pessoas é que corra a sua voz, e esquecem daquela voz que correu em Jerusalém e fez ajuntar uma multidãos de pessoas de diversos países;

Por mais que venhamos a fazer show, aquela voz que correu no dia de pentecostes, não irá correr, e não iremos ajuntar uma multidão de pessoas de diversos países do mundo;

Estavam reunidos quase 120 levitas? Não! Fenômenos da música gospel? Não! Famosos do meio evangélico? Não! Celebridades? Não! Estavam reunidos quase 120 almas de pessoas simples, que desejavam buscar o revestimento do alto, e anunciar a palavra do mestre testemunhando o que viram e ouviram do Senhor.

Não sou contra os vedadeiros adoradores, pois isso é bíblico e foi ensinado pelo Mestre; Mas uma coisa é certa, os grandes eventos do dito meio evangélico de hoje, por mais que se esforcem, por mais que o desejo seja de ver uma alama se convertendo ao Senhor, estão pecando no fato de buscaram cada dia mais as coisas desta terra, e não as do alto, onde Cristo está assentado a destra de Deus.

O desafio que o apóstolo Paulo lançou foi este: "PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus". (Cl. 3, 1-3)

No desespero de querer aproveitar as oportunidades, os evangélicos estão se metendo em coisas que não convém, proporcionando audiência para as emissoras, por causa de promessas e mais promessas da mídia; Muitos não estão jejuando, orando, e observando a palavra, para só depois fazer o que convém ao cristão;

Estão abraçando tudo quanto há que a mídia oferece, e só depois começam a jejuar élo show tal, pelo troféu tal, seja qual for a intenção, se esquecem que podemos contrariar Deus com as melhores intenções.

O número de evangélicos cresce que assusta o papa, mas o número de cristão que pregam o evangelho de Cristo que é o poder de Deus não cresceu, diminuiu e não assusta o diabo e seus demônios.

É lamentável ver como os pastores estão aceitando que os organizadores desse evento fizeram, oito minutos para deixar uma palavra, ísso é uma piada, estão controlando o tempo da mensagem, estão querendo controlar o dono da palavra; É lamentável tudo isso que está acontecendo, e infelismente não vai cessar por aí, muitos ditos famosos do meio evangélico já prepararam as novidades para 2012, a meta é uma só atrair o número máximo de pessoas, fazer mais que o outro filano de tal, ganahar da concorrência no meio evangélico, e não sair da mídia.

O alvo de Cristo era outro. O alvo do apóstolo Paulo era outro. O alvo do verdadeiro Cristão é outro. Somos peregrinos em terra estranha.
Mendes disse…
Nenhum dos cantores de música gospel que se apresentaram no festival, quebrariam contrato e ao vivo condenariam a própria Globo de promover novelas antibíblicas e outras programações ilícitas. No SBT anteriormente, Eliana apresentava também talentos do gênero e no entanto tinha em sequência quadros de iniquidade: um de incentivo a prostituição e outro a contendas e brigas.Afirmar que é luz em meio as trevas é precipitação.Existe uma estratégia de competição com outras emissoras , afinal "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males". Quero ver a Globo colocar pregação da Palavra na virada do ano, onde as areias das praias "curtam" hinos da harpa...
Elaine disse…
Então...

Olha só o que eu li lá no blog da líder de um dos principais ministérios que participou do evento:

"A igreja evangélica brasileira passa por um momento parecido. Se antes, havia uma tentativa de desacreditar e descaracterizar a igreja evangélica por meio de caricaturizações, hoje existe uma tentativa de aproximação dos evangélicos. A Rede Globo, por exemplo, que é uma empresa de comunicação plenamente comercial, tem se aproximado dos evangélicos. Ela faz isso não porque tenha se convertido a Jesus, mas, sim, porque reconheceu que os evangélicos se tornaram numerosos no país, e, consequentemente, uma força consumidora. Portanto, ao invés de manter uma ofensiva contra os evangélicos, a Rede Globo decidiu encorajar e patrocinar cultos com o propósito de conseguir ganhos de audiência. Enquanto a Rede Globo pensa a partir da perspectiva comercial, a igreja evangélica precisa pensar a partir da perspectiva divina. Se Deus usou Ciro para que o culto no Templo de Jerusalém fosse restabelecido, será que Ele não teria poder para usar a Rede Globo para que a mensagem do evangelho seja proclamada, o nome de Jesus seja levantado e a identidade da igreja seja reafirmada? Ainda que muitos possam duvidar, Deus continua tendo todo o poder! Portanto, ao invés de levantarmos a voz contra Ciro, que tal agradecermos e adorarmos ao Senhor por essa porta que foi aberta!?" (sic)

O texto até parece bem convincente... Só que há uma pequena e fundamental diferença: Deus usou Ciro para tirar o Seu povo do meio da Babilônia, não pra misturá-lo a ela, como tem acontecido com essa secularização (principalmente) dos cantores evangélicos.

[Eu deixei esse comentário lá, mas é claro que não será publicado. Ele não apoia essa loucura. Se eu também tivesse postado um comentário massageando o ego desses irmãos que estão perdendo o Alvo, certamente estariam até orando por mim...]

Concordo com suas palavras, e também não vejo o evangelismo do Senhor Jesus acontecendo por meio de eventos assim. Apenas um jogo de interesses dos envolvidos e até muita ingenuidade de quem se envolveu nisso pensando o contrário.

Só mais uma observação: Li todos os comentários dos irmãos, e vi muitos irmãos "ingênuos" se apoiando em Filipenses 1.15-18, como justificativa para que os cristãos façam bom uso das esmolas da Globo para pregar o Evangelho.

Mas os filhos de Deus não precisam de esmolas de ninguém para pregar o Evangelho. Eles se apoiam no poder de Deus e este o Senhor usa para, de fato, expor Sua Palavra, quer queiram ouvir, quer não (Ezequiel 2.4-8). Nem Jesus, nem João Batista, nem nenhum outro discípulo do Senhor se preocupou em cantar, dançar ou encenar, só porque as pessoas não queriam ouvir a Palavra. Eles simplesmente pregaram a Palavra e ela não voltou vazia. Antes, sempre deu seu fruto, às vezes em quantidades maiores, às vezes em menores, mas sempre cumpriu o interesse do Senhor.

E vez disso, o que vimos com esse evento foi puramente entretenimento. Fosse realmente para pregar o Evangelho, os crentes envolvidos teriam exigido a exibição da Palavra pregada entre os louvores, como condição para participar do evento, pois só a Palavra é que alcança os corações carentes (Hebreus 4.12) e lhes convence acerca de Cristo.

Paz do Senhor.

Elaine Cândida
Moyses Godoi disse…
Foi o que eu quis dizer ao escrever um post sobre a parceria do Cantor, pregador, pastor, conferencista internacional, doutor em divindade, aspirante a Antonio Bandeiras, ah e agora deputado federal (não necessariamente na mesma ordem) Pr Marco Feliciano e o cantor sertanejo Eduardo Costa, repasso um trecho da postagem que vem bem a calhar nesse sentido:

Que dizer:

Alguém poderá dizer que isto é uma benção, que assim como Paulo devemos nos fazer de tudo para com todos para de alguma forma ganhar alguns...

Que Paulo discursou no Areópago entre gregos filósofos epicureus e estóicos, porém quero recordar que na ocasião o convidaram para tal e não havia ali ninguém além dele expondo suas ideologias.

Ele foi convidado por esses filósofos para ser o centro das atenções e aproveitando-se da situação ele expôs então a sublimidade do Evangelho de Cristo, desviando toda e qualquer atenção de sobre si, como sempre fazia. Diferentemente dos “Show-Mans” gospel da atualidade. Além disso, Paulo fala que se fez de tudo para com todos.

Fez-se, todavia não vivia como tais pessoas. A problemática dos “Show-Mans” da igreja reside no fator “estilo de vida”, que eles insistem em dizer que é pura “estratégia missionária”. Não encontro; não imagino, e não detecto os apóstolos do Senhor Jesus Cristo participando dos cultos pagãos, dos sacrifícios a baalins para então no final de tudo abraçar-se com os sacerdotes pagãos e dizer:

- Minha gente é uma benção estar aqui, tem uma canção que faz parte da tradição de Israel e que é uma benção, e como todos vocês conhecem; vamos cantar juntos e louvar ao Senhor e tenho certeza que isso servirá de bênçãos para vocês. Mas antes de um grito para Ele (Deus) saber que você está aqui.

Não há possibilidades. Não há como luz juntamente com as trevas produzirem luz (partindo do pressuposto que em tal encontro haja luz e trevas), haverá no máximo uns reflexos sombreados. Luz é para brilhar em meio às trevas não associar-se com elas.

Aí você diz que é isso exatamente o que houve por lá! Luz brilhando em meio as trevas! Eu digo; será?

João 15.18,-21 - Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu SENHOR. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.

Mano querido lhe falo com convicção da alma e é claro muita base na Palavra, esses “Show-Mans” que existem por aí desconhecem a doutrina do Senhor Jesus. Eles não ganham as almas das grandes figuras do mundo, porém ganham sua confiança e simpatia, nada mais é do que troca de conveniências. Eu tenho pessoas mui queridas que não evangélicas e tenho contato com elas, mas não sou participe das suas obras, procuro ter sua amizade e simpatia até o momento em que não prejudique o Evangelho de Jesus Cristo na minha vida e na de quem nos rodeia, sou amigo até o momento em que minha fé continua pura, não posso misturar as coisas. Amigos, amigos; fé a parte! Já pensou Paulo em casa orando, de repente batem a sua porta. Então seu Paulo, é o seguinte, César está entretendo o povo na arena com algumas diversões teatrais, ele deseja que o Senhor esteja lá para no fim do entretenimento “cantarem juntos” um Salmo de Davi.

O que será que Paulo diria?
cantora adriana disse…
paz pastor ciro concodo com o pr a palavra do senhor nos diz quando agradamos o mundo estamos desagradando o senhor jesus não acredito que alguem que agrade a Deus seja bem visto pelo mundo tudo que vemos e grande mentira o diabo e pai dela a palavra diz não associei com as obras das trevas o mundo jas no maliguino adimiro pr por se usado para falar a verdade. peço permiçao para postar artigos seu no meu blog o senhor abençoe
Ev. Abel Nunes - Assembleia de Deus - Lins/SP disse…
Paz do Senhor, Amados, especialmente ao Querido Pr Ciro.

Prezados irmãos, o Caro Pastor tem razão, é mais uma estratégia do inimigo de nossas almas. A bíblia conta que os gibeonitas vieram ao grande líder Josué dizendo que queriam adorar ao Deus de Josué, e este junto com seus príncipes, não consultaram ao Senhor e, fizeram as pazes com quem o Senhor Deus não queria.
Muitos séculos depois, a Igreja já fundada por Cristo, o inimigo começou a matar os cristãos, perseguir, bater e etc... porém ele viu que quanto mais perseguia, mais a igreja crescia, então mudou de tática, lembrando que logrou êxito com a união que fez (enganando a Josué); ao invés de atacar, começou a misturar-se com a igreja.
É o mesmo que está fazendo, misturando as coisas, santo com profano, certo com errado, pecado com santidade.
A Bíblia diz no Livro do Profeta Ageu que o limpo não limpa o sujo porém, o sujo vai sujar o limpo.
Por este motivo a Biblia diz: Sai do meio deles.
A bíblia diz: Não farás aliança com eles.
A Bíblia diz: A luz não se mistura com as trevas.
E também, conforme escreveu Spurgeon em uma de suas meditações matinais, jamais encontramos na Biblia, do antigo ao novo testamento, os Santos Profetas ou Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ou mesmo os Apóstolos fazendo algo para entreter o povo; A mensagem do evangelho não é para agradar ao mundo, é para livrá-los do inferno.
Que Deus em sua misericórdia nos abençoe.
Grande abraço a todos os amados-as) em Cristo Jesus.
Que Deus nos dê um ano de 2012 cheio de sua Paz.
Olá Pastor Ciro!
Sou seu admirador e gosto muito de seus textos.
Estou lendo Erros que os adoradores devem evitar.
Postei algo com relação ao Festival Promessas e gostaria que o senhor desse uma olhada se tiver tempo para este humilde irmão.
http://gutomarquesadore.blogspot.com/2011/12/festival-promessas-e-bom-ou-ruim-para-o.html
Robério disse…
pastor Ciro, agradeço a Deus por tem homens como o senhor que pregam a verdade mesmo que elas venham a nos incomodar por algum tempo principalmente quando se trata dos cantores gospel.

Infelizmente estamos vendo mais idolatria aos cantores do que adoração a Deus. (quando idolatramos ficamos cegos mas, quando adoramos, a luz de cristo nos faz enxergar os erros) e é por homens como o senhor que usados por Deus que eu tenho cada dia aberto os meu olhos pra ver muitos erros no mundo gospel. Os que idolatram cantores sempre opinarão a favor deles.

Pastor, que o SENHOR JESUS CRISTO esteja contigo sempre.
Robério disse…
pastor Ciro, agradeço a Deus por tem homens como o senhor que pregam a verdade mesmo que elas venham a nos incomodar por algum tempo principalmente quando se trata dos cantores gospel.

Infelizmente estamos vendo mais idolatria aos cantores do que adoração a Deus. (quando idolatramos ficamos cegos mas, quando adoramos, a luz de cristo nos faz enxergar os erros) e é por homens como o senhor que usados por Deus que eu tenho cada dia aberto os meu olhos pra ver muitos erros no mundo gospel. Os que idolatram cantores sempre opinarão a favor deles.

Pastor, que o SENHOR JESUS CRISTO esteja contigo sempre.
Menta Linhares disse…
Pr Ciro vi alguns comentários criticando a sua posição em relação a esse evangelho- show..Sou da assembléa de Deus Canaã-Ceará-Fortaleza..... Pastor concordo 100% com o que foi postado neste seu blog, porém como podemos perceber, muitos discordam, mas discordam porque querem viver um evangelho diluído, sem gosto, um evangelho em que o homem está no centro. Um evangelho sem renuncia, sem o negue-se a si mesmo.. Pr Ciro quando a verdade é pregada sempre vão aparecer os opositores, mesmo assim, nunca se proste a vontade da mídia, a vontade do mundo, porque quem é amigo do muno torna-se inimigo de Deus... E a minha oração é que o senhor continue pregando o verdadeiro evangelho, o evangelho de Cristo, e que o Espirito Santo do Senhor venha está sempre no controle da sua vida.... Pregue sempre a verdade sem se intimidar com a oposição.... Seja como neemias, como sadraque, mesaque e abede-nego e como o proprio Senhor Jesus Cristo,,, que Deus seja contigo sempre....
Anônimo disse…
Novamente pastor serei obrigado a expor minha opinião diante do artigo disposto. Minha linha de pensamento está em consonância com o seu e pra mim isso tudo é apenas a consolidação do ecumenismo proposto pela ONU e aceito e propagado pela Rede Globo. No entanto discordo de seu pensamento de que se tivesse um pregador falando do Natal de Cristo a coisa seria diferente. Sinto muito, mas não acredito que seria diferente não! Não abro concessões, se não concordo com a cantoria não posso concordar com a "pregação". Nessa época as pessoas estão entorpecidas e aceitam a mensagem do "menino jesus" ou qualquer outra mensagem, mas apenas no intelecto ou emocional. Sem falar que a tal aliança com a rede globo deveria ser encarada como nociva sem ressalva alguma. Não precisamos de mais evangelho televisionado pois nem os cristãos suportam mais tamanha falácia, quanto mais os ímpios. Dia a dia, só vemos escandâlos e richas de pastores que nem concordam entre si em coisa alguma. Pregue-se o evangelho em cada oportunidade diretamente a alguém no local de trabalho, escola ou faculdade, mas principalmete atraves do TESTEMUNHO. Só não concordo com dois pesos e duas medidas. Se não concordo com a cantoria, não devo consentir com pastores pregando por lá também. É o que penso.
Abner J. Santos disse…
Com relação aos que defendem o Show evangélico, citando Fp 1:18.
(“Todavia. que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei“).

Com toda propriedade, o Pastor professor de Bíblia e Hermenêutica Reverendo Augustus Nicodemus Lopes (foto), chanceler do Instituto Mackenzie, fez uma breve explanação hermenêutica do versículo em quatro tweets, que aqui reproduzo: “Paulo se referia aos judeus incrédulos que o estavam acusando nos tribunais romanos, quando ele estava preso em Filipos. Ao acusar Paulo, eles tinham de dizer q Paulo estava pregando q Cristo morreu, ressuscitou e q era o Senhor acima de César. Eles falavam isto para condenar Paulo, mas involuntariamente estavam pregando o Evangelho. É nisto q Paulo se alegrava. Portanto, ñ creio q se possa usar este texto para defender que os crentes podem usar qualquer meio p pregar o Evangelho“. Brilhante.
Anônimo disse…
olá pr. Ciro, paz do Senhor Jesus, fui criada ouvindo o evangelho genuíno, sem emenda, sem cortes e louvo a Deus por isso. Quando vi a chamada pro festival ja sabia que ninguém ia anunciar que Jesus salva, liberta e que seu sacrificio na cruz foi para a salvação do pecador que se arrepender e confessá-lo como Salvador. é uma pena que andam maquiando o evangelho de salvação para a vida eterna em Cristo.

Aurideia
Isabel Tavares disse…
É isso mesmo!! Que Deus venha abrir os olhos de todos os cristãos para que não sejamos enganados!! É só usar um pouco de nossa inteligência para entender que isso não passa de uma estratégia do Satánas para nos iludir!! Que contradição é essa? Não é de hoje que a Globo julga, fala mal e calunia os cristãos, não é mesmo? E porque logo agora do nada aparece uma "oportunidade" de "shows gospel"? USE SUA RAZÃO E NÃO SE ILUDA!