Quais são os principais mandamentos que o cristão deve guardar?

Se perguntarmos “Qual é o primeiro mandamento?” a um cristão (cristão?) judaizante, guardador da lei mosaica — a qual perdurou até os dias em que Jesus se manifestou em carne (Mt 11.12,13; Lc 16.16; Jo 1.15-17) —, o que ele nos responderá? Certamente, dirá: “O primeiro mandamento da imutável lei de Deus está no Decálogo, em Êxodo 20.2 e Deuteronômio 5.7: ‘Não terás outros deuses diante de mim’”.

E se fizermos a mesma pergunta acima a um cristão que se preza? Ele, seguramente, responderá: “O primeiro e grande mandamento, de acordo com Mateus 22.37, é ‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento’”.


A essa altura, um adventista do sétimo dia — que se diz cristão, mas, ao mesmo tempo, se esforça em guardar o sábado, ignorando que esse mandamento é um sinal entre Deus e Israel (Êx 31.13ss) — poderá dizer: “Está vendo? O primeiro mandamento do Decálogo permanece até hoje, com palavras diferentes. No Antigo Testamento, somos proibidos de adorar a outros deuses. E, no Novo, recebemos a ordem de amar o único Deus. Portanto, estamos diante do mesmo mandamento”.


Mas... E se perguntarmos, novamente, a um cristão pretensamente guardador da lei mosaica e a um cristão que se preza: “Qual é o segundo mandamento que o cristão deve guardar?”, o que eles responderão? O primeiro, obviamente, recorrerá aos dez mandamentos: “O segundo mandamento, de acordo com o imutável Decálogo, é ‘Não farás para ti imagem de escultura’”. O outro, por sua vez, citará as palavras de Jesus registradas em Mateus 22.39: “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.


Haja o que houver, o irmão (irmão?) adventista do sétimo dia vai continuar dizendo que o cristão deve guardar, hoje, todos os dez mandamentos, inclusive (ou principalmente?) o relativo ao sábado. Mesmo diante do que está escrito em Romanos 10.4 — “o fim da lei é Cristo” — e sabendo que os destinatários originais do Decálogo são os israelitas (Êx 20.1,2; Dt 5.1-6), o sabatista não desistirá da guarda do sábado...


Penso que o único que tem autoridade para convencer os cristãos judaizantes do século XXI, que ainda querem viver segundo a lei mosaica, é o Senhor Jesus. Este, aliás, ao ser interpelado por um doutor da lei (mosaica) — “Mestre, qual é o grande mandamento da lei?” (Mt 22.36) —, não citou o Decálogo. Ao confirmar que “a lei foi dada por Moisés” e “a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1.17), Ele preferiu mencionar o amor a Deus e ao próximo, respectivamente. E, depois disso, decretou: “Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mt 22.40).


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Jesriel Matias disse…
Caro pastor Ciro,
Concordo com o senhor sobre o seu comentário acerca do assunto em apreço, tenho ouvido muito acerca desse assunto, e apesar de ser bastante jovem (16 anos) possuo uma opinião formada acerca desse assunto, que por sinal corrobora com a sua e de muitos outros que guardam a sã doutrina, ao ler sobre esse assunto e os demais sobre guardar o sábado, o domingo, etc., fiquei feliz, pois a cada vez que acesso esse blog fortaleço a minha fé e aprendo cada vez mais para que posso defendê-la.
Em Cristo.
Anônimo disse…
Amar a Deus acima de todas as coisas e o principal mandamento e é nesse mandamento que consiste o Cristianismo. E, disse Jesus: nisto conhecereis que sois meus discipulos se vos amardes uns aos outros.
Anônimo disse…
Gostei do seu blog tanto que já me tornei sua sequidora, torne-se o meu sequidor também e aprenda verdades que vão transformar seu modo de pensar que consequentemente mudará sua forma de agir, pois confome provérbios 23:7 você é o que você pensa! Estou lhe aguardando esse é o meu blog http://voceeoquevocepensa.blogspot.com/
Caro Murilo Gerdes,

Desculpe-me... Mas o irmão não entendeu o que eu quis dizer sobre "aquele assunto". E é por causa de interpretações assim que eu preferi não escrever mais sobre "aquele assunto". Muitos não entenderam que a minha abordagem se deu a partir da Bíblia, exegeticamente.

Que Deus o abençoe.

CSZ
Prezada Elizandra,

Seu comentário me deu uma ideia. Alguém poderia fundar a Igreja Adventista do Amor a Deus sobre Todas as Coisas, não é mesmo?

CSZ
Adeilton disse…
A posição reformada é totalmente contraria a do adventismo,não obstante,somos ensinados a respeitar e guardar a lei MORAL de Deus.

Continuando a citar a confissão, para esclarecer melhor:

Cap-9.

Seção VI-Embora os verdadeiros crentes não estejam debaixo da lei como um pacto de obras,para serem por ela justificados ou condenados,(Rm 6.14;Gl 2.16;3.13;4.4,5;At 13.39;Rm 8.1),contudo ela é de grande proveito tanto para eles quanto para os demais.Como NORMA de vida,ela os informa da vontade de Deus e de seus deveres,os dirige e os OBRIGA a andarem convenientemente;(Rm 7.12,22,25;Sl 119.4-6;1Co 7.19;Gl 5.14,16,18-23.)descobre-lhe também as poluições pecaminosas de sua natureza,de seus corações e vidas;(Rm 7.7;33.20)de maneira que,examinando-se à luz dela,podem chegar a uma convicção mais profunda do pecado,a uma mais profunda humilhação e aversão por ele;(Tg 1.23-25;Rm 7.9,14,24)ao mesmo tempo que dá mais clara visão da necessidade que têm de Cristo e da perfeição de sua obediência.(Gl 3.24;Rm 7.24,25;8.3,4)Ela é igualmente de UTILIDADE aos regenerados,para refrear suas depravações,pois proíbe o pecado;(Tg 2.11;Sl 119.101,104,128)e suas ameaças servem para demonstrar o que seus pecados merecem,e quais as aflições que nesta vida podem esperar por causa deled,ainda que estejam LIVRES DA MALDIÇÃO AMEAÇADA NA LEI.(Ed 9.13,14;Sl 89.30-34)A promessa dela,de igual modo,lhes mostra que Deus aprova sua obediência,(Lv 26.1-14;2Co 6.16;Ef 6.2,3;Sl 37.11;Mt 5.5;Sl 19.11)ainda que essas bênçãos não sejam devidas pela lei como um pacto de obras;(Gl 2.16;Lc 17.10)assim como fazer um homem o bem,e refrear-se do mal,só porque a lei estimula isso e proíbe aquilo,não é evidencia de estar ele debaixo da lei,e não debaixo da graça.(Rm 6.12,14;1 Pe 3.8-12;Sl 34.12-16;Hb 12.28,29)

seção VII-Nem são os supracitados usos da lei CONTRÁRIOS à graça do evangelho,senão que suavemente se HARMONIZAM com ela;(Gl 3.21)o Espírito de Cristo submete e capacita a vontade humana a fazer livre e alegremente aquilo que a vontade de Deus,revelada na lei,requer que se faça.(Ez 36.27;Hb 8.10;Jr 31.33)


-SENHOR, ME AJUDA A OBEDECER A TUA SANTA LEI,QUE É IMUTAVEL-

SOLI DEO GLORIA!
Caro Adeilton,

Não tem acordo. Ou guardamos toda a lei mosaica, ou aceitamos a graça de Cristo (e os mandamentos para o povo do Novo Testamento). Medite em Tiago 2.10.

A lei MOSAICA não é para os cristãos. A Lei, no sentido de Palavra de Deus, é para os cristãos. Aprendamos com Jesus: Mt 11.13; Lc 16.16; Jo 1.17.

Em Cristo,

CSZ
ANDRÉ CARLOS disse…
pastor ciro escrever com letras garrafais é um costume meu, porém já que o senhor não se agrada,vou abolir este costume, não é para eu gritar ou me destacar não.
Adeilton disse…
Pr.Ciro o senhor não me entendeu,respondeu tão rápido!talvez o senhor nem leu o que escrevi,não estou falando em guardar toda a lei mosaica,isso é legalismo!

Estou falando do princípio de obedecer a lei moral(espiritual)isso não mudou,nem mudará,nem no céu isso vai mudar,

La no céu não entra,quem é rebeude contra a lei de Deus(Ap 12.17;14.12;22.15)
Caro Adeilton,

Entendi perfeitamente o que o irmão disse no comentário anterior. E respondi com base no que o irmão dissera, em outros comentários, dando conta que a lei moral estaria ligada aos 10 mandamentos, que, por sua vez, fazem parte da lei mosaica, perdurou até a manifestação do Verbo (Jo 1.14-17).

A lei mosaica não é para a Igreja. Os 10 mandamentos fazem parte da lei mosaica. Devemos obedecer à Lei de Deus, mas não à lei mosaica. A tentativa de separar o Decálogo da lei mosaica é inútil, pois o Senhor Jesus não citou apenas os dez mandamentos. Quem quiser guardar a lei mosaica, precisa aceitar o bônus e o ônus dela.

Diante do exposto, reitero: não precisamos guardar o sábado nem guardar o domingo no lugar do sábado. Ambas as guardas conduzem ao legalismo. Cultuamos a Deus no domingo por (boa) tradição, e não por força de mandamento.

Em Cristo,

CSZ
André Carlos disse…
Sei que muitos vão achar confuso pois guardar é legalismo é pronto, porém em que espirito deve proceder os adventistas veja o seguinte comentário de um autor sabatista muito destacado. " Alguns adventistas perderam o foco , confundindo crenças e práticas externas do cristianismo com a religião verdadeira.Hà,porém grande diferença entre guardar o sábado semanal e observar o sábado bíblico. Uma pessoa pode guardar o sábado porque é o dia correto, mas estar totalmente perdida, pois somente poderá observar o sábado bilico com jesus no coração. a enfase na adoração de apocalipse 14 :7 sugere que a questão é muita mais profunda que o dia que a pessoa guarda. a questão é se realmente temos um relacionamento salvador com DEUS. o que precisamos é de um relacionamento capaz de transformar nosso coração, e não simplesmente (unicamente) de doutrinas corretas e a prática de um bom estilo de vida.Deus deseja um povo que o ame e o sirva de coração.FONTE : A VISÃO APOCALÍPTICA E A NEUTRALIZAÇÃO DO ADVENTISMO PAGS 49, DE GEORGE R. NIGHT.CASA PUBLICADORA BRASILEIRA
Unknown disse…
Pr. Ciro gostaria de tirar algumas duvidas, por exemplo a respeito da Lei, isso sempre me trouxe um pouco de confusão, por exemplo em romanos 3:31 o apo um apostolo Paulo diz que devemos estabelecer a Lei, tem um capitulo em atos que eu não me recordo em que vejo Paulo circuncidando Timóteo, e em ato 15 eu vejo Tiago mencionando sobre o não comer sangue, mandamento que vejo explicito no A.T., gostaria Pr. que pudesse esclarecer minha duvidas.
Anônimo disse…
Pr.Ciro,os seguidores da torah,os judaizantes conhecem o famoso "shema israel...",esta na torah,Jesus apenas repetiu o que esta la,ai eles podem tambem ganhar forsa pra dizer que o "rabi yeshua" pregou a torah.
Pastor Ciro, e o que acha dessa invencionice que os sabatistas fizeram com os 02 (dois) mandamentos principais de Jesus Cristo, agregando aos dez mandamentos dizendo: Que dos dois depende toda a lei porque os dez mandamentos são divididos para dois nortes: 4 mandamentos em direção a Deus e 6 ao próximo?
Jovem Cristão,

Quando se quer torcer a Palavra, recorre-se a subterfúgios. Mas os tais precisam provar que Adão, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e José guardavam o sábado, como afirmou a senhora Ellen G. White. Ademais, precisam provar que a guarda do sábado é um mandamento neotestamentário.

Em Cristo,

CSZ
Caro "O Blog da Verdade",

Discordo... Jesus não se limitou a citar a lei. Ele disse: "Está escrito assim? Mas eu vos digo que..." Ou seja, Ele modificou, ampliou e omitiu.

Não tem acordo com os judaizantes. Ou eles guardam toda a lei ou são culpados perante ela (Tg 2.10). Por isso, é melhor crer na salvação pela graça e andar nas boas obras preparadas por Deus (Ef 2.8-10).

CSZ
Caro Waguim,

Por favor, leia o artigo anterior a este.

CSZ
Anônimo disse…
Deuteronomio 6:5
Anônimo disse…
ele falou o que esta em deuteronomio,praticamente.(nao estou incluindo o segundo mandamento)
Anônimo disse…
pastor Ciro,estou sendo muito criticado por adoptar as suas tecnicas,"julgar" hehehehe.Muitos rejeitam nossas atitudes.
Caro "O Blog da Verdade",

Não são minhas técnicas. Julgar, discernir, provar, examinar, etc. são ações inteiramente bíblicas (1 Co 2.15; 14.29; Is 5.20; Hb 5.12-14; 1 Jo 4.1; 1 Ts 5.21.

Seja firme ao julgar, mas julgue segundo a reta justiça (Jo 7.24).

Um abraço.

CSZ
Anônimo disse…
Pr Ciro,
Um bom dia na paz do senhor,
Perdoe-me a simplicidade da pergunta mas...
é correto considerar pessoas irmãos na fé, visto que não compartilham a mesma fé?

arettuza.
Marcelo Lima disse…
Caro Pr. ciro,

O adventismo tem como principal característica, recorrente em todas as seitas, secundarizar a Obra de Cristo no calvário, tornando-a insuficiente para justificar o ser humano. Isso fica bem claro nos ensinos de Ellen Gould White, quando vincula a salvação à guarda do sábado, afirmando, assim, que a Obra de Cristo é incompleta sem o sábado. O próprio nome da aludida seita reflete essa realidade (Adventistas do SÉTIMO DIA).
Eles idolatram o sábado, como um SUPER MANDAMENTO entre mandamentos menores, e distorcem textos bíblicos para corroborar suas heresias de perdição, como o juízo investigativo, sono da alma, entre outras aberrações que nem de longe encontram guarida nas páginas da Bíblia Sagrada.
Diante do exposto, só me resta fazer minhas as palavras do apóstolo dos gentios:

"Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído." Gl 5 vs 4
Sr. Adventista zombeteiro e caluniador:

Pensava que você era um cristão confuso. Agora, depois de seus comentários, descobri que você é lobo em pele de ovelha. Procure outro espaço para difundir suas heresias. Aqui, não. Só concedo oportunidade a pessoas que sabem dialogar, mesmo que discordem. Um bom exemplo é a irmã Thalita.

CSZ
Thalita Couto disse…
Irmãos cuidemos para não julgar as pessoas!Tanto os irmãos que tem se manifestado para combater a observância do sábado quanto aqueles que se manifestam para defender a sua observância.Nos prendamos a pronunciar a respeito daquilo que aprendemos e obedecemos da Bíblia. Afinal se comentar aqui for como torcedores de um time de futebol que defende a camisa de seu time muitas vezes agredindo os outros, que testemunho horrivel daremos aos que não tem conhecimento nenhum? Sabe o que esta faltando em muitas pessoas aqui? A maior prova de que somos cristãos verdadeiros ou não.Se somos seguidores de CRISTO ou fazemos do nome Dele mais um motivo para ira,calúnia, ofensas (e todas as demais obras infrutíferas da carne).Está faltando manifestar Cristo na vida.Jesus nos mandou aprender dEle que é MANSO e HUMILDE. Temos tantas coisas lindas na Palavra de DEUS:Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal,preferindo-vos em honra uns aos outros(Rm12:10).Tende o mesmo sentimento uns para com com os outros ;em lugar de serdes orgulhosos,condescendei com o que é humilde ;não sejais sábios aos vossos próprios olhos(Rm12:16).Que nossas palavras tenham a intenção de ajudar uns aos outros e não agredir.Que nosso objetivo seja glorificar o nome de Jesus.Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor,serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.Meditemos em 1Co 13 e aprendamos o que é ser parecido com Jesus!
Marcelo Lima disse…
Cara irmã Thalita,

Amar não é condescender com o erro. Como diz o apóstolo Paulo:"Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?" Gálatas 4:16.
O próprio Jesus foi duro com os que amava, com os cambiadores no Templo, e com os próprios discípulos em João 6, a maioria foi embora, achando que amar é passar a mão na cabeça e concordar com os erros.

Te amo em Cristo Jesus, por isso digo-lhe a Verdade, para tentar livrar-lhe do peso de guardar uma lei superada pela GRAÇA (Jo 1:17)

Em Cristo,

Marcelo Lima