Por que Deus reprova o evangelho-show “globalizado”


Estava disposto a não escrever mais sobre o Festival Promessas, pelo menos neste ano. Mas muita gente não entendeu o que eu quis dizer nos artigos anteriores, e precisarei repisar (e não apenas reprisar) algumas verdades que venho dizendo desde janeiro de 2007, neste blog.

As minhas críticas anteriores não se limitaram a apresentações e a comportamentos episódicos. Não me referi exclusivamente ao mencionado festival. Também não aludi, apenas e tão-somente, à conduta e à postura das celebridades presentes ao evento. Na verdade, vali-me desse episódio para reiterar minhas críticas ao evangelho-show. Este é o verdadeiro vilão da história.


Muitos gostam do que escrevo; outros, nem tanto, é evidente. Aliás, alguns reagem com tanta truculência que acabam revelando a todos os frutos do evangelho-show. Certos cantores evangélicos (evangélicos?) e pastores (pastores?) — não me pergunte o nome deles — têm escrito alguns impropérios contra mim...


Boa parte dos seguidores do evangelho do entretenimento não demonstra ter mansidão. Se eles acharem que alguém está falando contra os “ungidos” (cantores-ídolos), reagem como fãs. Xingam pastores de medíocres, ridículos, invejosos e até ameaçam... Têm eles o Espírito Santo? Dão lugar para Ele amadurecer neles o seu fruto, que resulta em mansidão, temperança, bondade, etc.? Que tipo de cristão é o amante do evangelho-show?


Respeito a opinião de todos os leitores, até mesmo dos mais exaltados. Mas não tenho medo de dizer: Deus reprova o evangelho-show! Por quê? Porque o Evangelho deve ser comunicado, não da maneira que as pessoas desejam ouvi-lo, e sim da maneira que precisam ouvi-lo. O evangelho do entretenimento não produz discípulos de Jesus, como ordena a Palavra do Senhor, literalmente, em Mateus 28.19: “fazei discípulos de todos os povos”.


O falso evangelho em apreço desvia as pessoas da verdade. Ele as distancia da Palavra de Deus e as aproxima do mundanismo. Ele integra, admito, e induz os jovens a dançarem, a balançarem o corpo, a se divertirem, a se alegrarem, a se exibirem, a serem “o povo mais feliz da terra”... Mas estes — ainda que não admitam — continuam vazios, pois o que dá prazer realmente é andar segundo a lei do Senhor (Sl 1.1,2).


Leia os comentários dos adeptos do evangelho-show, neste blog ou nas redes sociais, e você verá que a maioria deles não tem prazer na lei do Senhor. Uma simpatizante desse peudo-evangelho, revoltada com o que escrevi, desabafou: “já cansei desse papo de certo ou errado”. Outra sugeriu que está havendo perseguição aos levitas, como se fôssemos israelitas e vivêssemos nos tempos da Antiga Aliança...


Alguns adeptos do evangelho-show acham que a Trindade é uma doutrina romanista. Com quem eles aprenderam isso? Deve ter sido com certos astros da música gospel que dizem ter a “voz da verdade”, pois a doutrina da Trindade é uma das mais enfatizadas na Palavra de Deus, no Antigo e no Novo Testamentos! Ela é a chave para o entendimento de várias outras doutrinas fundamentais.

Outros defendem ferrenhamente os seus adoradores-ídolos, mas não sabem definir adoração, louvor e cântico, à luz da Bíblia. Aliás, sequer aprenderam que a adoração verdadeira jamais deveria receber o adjetivo “extravagante”! Extravagância não combina com adoração!


Caros “adoradores extravagantes”, sei que muitos de vocês não gostam da Palavra de Deus, pois ela não aprova o seu procedimento. Mas os desafio a fazerem agora um estudo bíblico comigo. Abram as suas Bíblias em 2 Crônicas 20.18. Viram como Josafá se prostrou com o rosto em terra, adorando a Deus? Agora, abram em 2 Crônicas 29.29 e Neemias 8.6. Depois, em Jó 1.20 e Salmos 95.6. E já que é época de Natal, leiam comigo também Mateus 2.11, a respeito dos magos do Oriente: “e, prostrando-se, o adoravam”.


Onde está a adoração extravagante, tão festejada pelos seguidores do evangelho-show? Em todas as passagens citadas a respeito da adoração, ela é acompanhada de prostração, quebrantamento, choro, humilhação. Isso é o verdadeiro produto do adorador, e não os shows com luzes coloridas, danças, canções de autoajuda, estrelismo, “unção do leão”, “cair no Espírito”, bota de píton, gritinhos frenéticos, ritmos eletrizantes, linguagem chula, falsas profecias, derramamento de azeite sobre a cabeça de alguém e outras futilidades!


Deus reprova o evangelho-show porque este oferece ao povo o que ele deseja, assim como fez Arão (Êx 32.1-6). Por influência desse falso evangelho, os cultos não têm mais espaço para a exposição da Palavra de Deus. No mínimo, dois terços das nossas reuniões de “adoração” são preenchidas com cântico, música e irreverência. Mas o Senhor tem levantado homens e mulheres que, à semelhança de Moisés, têm dado ao seu povo o que ele precisa (Êx 32.7-35).


Sim, o Senhor reprova o evangelho-show! O show precisa acabar. O show da falsidade, da mentira, da apelação, do engodo, do amor ao dinheiro. Voltemos a cultuar ao Senhor Jesus em nossas igrejas! Com menos cantoria e mais louvor. Com menos triunfalismo e mais pregação cristocêntrica. Com menos sofisticação e mais simplicidade. Com menos performance gestual e mais quebrantamento do coração. Com menos descontração e mais arrependimento.


Deus sempre será contrário ao evangelho-show, porque show não é culto, e culto não é show. Não precisamos chegar ao Céu (ao contrário do já me sugeriram alguns internautas) para descobrirmos que o Senhor não recebe os shows “evangélicos”. Temos a Bíblia Sagrada. Para que servem os mandamentos, princípios, exemplos, verdades e doutrinas contidos na Palavra de Deus?


O problema é que muitos hoje têm vontade de pular, dançar, gritar, correr... Só não têm vontade de andar segundo as Escrituras. Gostam de ouvir gritinhos frenéticos. E “adoram” quando o seu cantor-ídolo diz: “Tire o pé do chãããão”. Mas, quando alguém os convida a abrir as Escrituras, torcem o nariz e pensam: “Lá vem ele com esse papo de certo ou errado”.


Você também está cansado desse “papo” de certo ou errado, prezado leitor? Saiba que Deus também está cansado desse evangelho-show! Ele quer que nos humilhemos diante dEle: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar [...], então, eu ouvirei dos céus” (2 Cr 7.14).


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Nerli A. Nunes disse…
Pastor, quer leiam ou não, quer ouçam ou deixam de ouvir, continue escrevendo e falando essas verdades. Como disse o profeta Ezequiel, "eles são casa rebelde".
Zeriky de Souza disse…
Paz do Senhor Pr.Ciro.

Mais um grande artigo esclarecedor...

A cada dia que leio seus artigos baseados inteiramente na palavra, me aproximo deo Senhor!

Continue firme, Deus é contigo!
Kaoe disse…
Olá
Concordo em partes.Acredito que o evangelho não pode ser resumir ao que irá passar domingo a tarde.Mas para pra pensar:É melhor passar alguns cânticos cristãos ou convém assistirmos programas de baixo calão como é costume a globo colocar em sua grade principalmente nos domingos.
Acredito nas palavras de Paulo:Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
Filipenses 1:18.
Paz...
Unknown disse…
Pr Parabéns pelo texto, me senti muito edificado e feliz pela sua posição, Deus te abençoe, lhe dando muita coragem e sabedoria para continuar com o seu posicionamento referente os erros doutrinarios e sem querer eu vi na lateral do seu blog o nome da cantora, pois fica gravado as suas conversas no twitter.

Um Abraço
Diego disse…
Eu ja estou cançado desse pastor, ficar falando abobrinhas, ele só sabe dizer o que é certo ou errado , ele está perseguindo os SuperUngidosCristãosLevitas do Senhor , rsrs.
brincaderinhas a parte ,( é que estou aprendendo a ter senso de irônia com o senhor rsrs).

Admiro de coração todo o conhecimento e sabedoria que nosso Deus lhe deu meu irmão , sou plenamente de acordo com os textos do irmão ,através de ti me corrigi tantas vezes ,corrigi outros,e discirno agora bem a luz da biblia , adquiri um senso de exegese e até mesmo bom senso graças a ti meu querido , seu blog e seus livros mudaram a forma como via a Palavra de Deus , queria muito conhecer o senhor pessoalmente .
Lhe desejo tudo de bom ,que Deus seja sempre contigo e sua familia..
Cesar Filho disse…
Muitos falam que é uma guerra cultural entre os próprios cristãos!
Mas como podemos observar são os próprios cristãos que portam ideologias que fogem dos padrões bíblicos, eles:

1. Adaptam os princípios cristãos a um modo de vida egocêntrico e materialista;

2. Trocam os parâmetros de adoração, "customizando-os" ao âmbito capitalista;

3. Fazem da soberania de Deus uma espécie de "Teomordomia";

4. Tiram o significado do Chamado de Deus por uma "UNÇÃO NAPOLEÔNICA";

Vamos orar e vigiar.

César Filho, 20 anos, Fortaleza-CE
Assembleia de Deus (TEMPLO CENTRAL)
Edinei Siqueira disse…
Caro pr. Ciro,

Parabéns pelo excelente artigo. Estou ansioso pra ver se alguém irá ao menos tentar refutar seus argumentos Bíblicos.

Uma das coisas que mais me deixa perplexo com este "euvangelho" show é que o mesmo passa uma imagem da vida cristã totalmente diferente daquela explicitada na Bíblia.

O apóstolo Paulo escreveu aos Romanos que a vida cristã é vivida de fé em fé, (Rm. 1:17) mas muitos crentes confundiram os termos e passaram a viver de “festa em festa” e é por isso que hoje se não houver grandes eventos nas igrejas o povo fica apático, frio, desanimado, se esquecendo que a vida cristã não é constituída só de alegria, festa, eventos, mar de rosas, mas que há pedras e espinhos no caminho, lágrimas, choro, renúncia, sofrimento, sacrifício, lutas, etc...
Alguns pensam que a igreja precisa de artistas para animar o povo, por isso convida estrelas do mundo gospel (muitas vezes pessoas recém-saídas do mundo e que ainda não sabem o que é levar a cruz) e não tem nada acrescentar em nossa comunhão com Deus.

Pb. Edinei, Th.B
Rogério Silva disse…
Excelente reflexão sobre o assunto. O evangelho show é produto de um cristianismo capitalista. Hoje você vale o que tem e não o que você é. Por isso esses cantores são referencia para essa geração que só aprendeu a ter e não a ser. Lido no meio musical e conheço muitos deles. Poso dizer de cadeira que tem muita gente boa querendo fazer algo sincero pra Deus, mas a maioria está interessada apenas uma carreira artística gospel.Conheço compositores que fazem uma musica em 15 minutos, você dá o tema e o estilo ele compõe. ainda te pergunta: "qual estilo você mais gosta? sertanejo, aché, Djavan... Do jeito que a coisa vai daqui algum tempo pra ser Cristão vai ter que comprovar renda, se for duro meu, tá fora. Esse evangelho elitizado onde a benção está estampada só na vida de quem tem; está fazendo muita gente boa perder a fé ao se comparar com eles. Conheço uma pessoa que está em casa triste porque de tanto ouvir essas palavras de ordem, determinações e demais modismo que não aconteceram na sua vida diz estar decepcionada com Deus. Vê se pode? Vamos ver aonde isso vai dar....
Thalita Couto disse…
Pastor Ciro ,fiquei triste de ver esse festival.Jesus não combina com isso, Ele merece o melhor louvor, como o senhor mesmo disse a Bíblia nos mostra como se portavam os verdadeiros adoradores.Tão diferente do que assistimos! Infelizmente a grande maioria prefere esse evangelho diluido e misturado como vimos no show. Aqueles hinos registrados nos salmos estão fora de moda. Fico pensando que linda canção daria essa letra: Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel a minha boca.Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso detesto todo caminho de falsidade(Sl 119.103-104).
Bravo pastor Ciro. Faço de suas palavras minhas também. Aqui em Fortaleza o que tem de "LEVITAS" extravagantes não esta no gibi. Encontrar algum com a bíblia nas mãos tá difícil.
Anônimo disse…
Querido e amado Pastor Ciro, mais uma vez meu irmão amado está coberto com a razão e a verdade, aliás verdade hoje em dia é uma palavra que está se tornando obsoleta e ridicularizada, mas nós que cremos na verdade infalível de Deus que está demonstrada em sua palavra e na própria criação estamos bem seguros de que não somos os autores da verdade, mas, defensores da verdade de Deus. Muitos nos ignoram, olham e fazem cara feia e pensam que nós somos os autores da bíblia, mal sabem que um dia não somos nós que iremos julgar e sim a palavra de Deus que está aí para quem quiser ler e obedecer.Já dizia o nosso mestre Jesus, que não havia vindo para julgar, porem as palavras que Ele falou essas haveriam de julgar os homens.Portanto, parabéns ao nobre pastor pelas postagens tão necessárias em tempos de crise como esses em que vivemos. A igreja do presente século tem se secularizado e vem dia após dia perdendo a sua identidade, mas graças a Deus que nos dá vitória e ainda usa homens à semelhança de Jeremias para estar à porta do templo denunciando o erro e chorando pelos que se perdem.

Glória a Deus pela vida do ilustre pastor Ciro e pela vida de tantos outros que ainda não se encurvaram diante de baal.

Seja ao Senhor a honra e a glória para todo sempre. Amem!


Anderson, Fortaleza CE.
tadeu disse…
Até quando será assim? Os que pregam um "evangelho" distorcido são mais unidos do que os pregam o verdadeiro evangelho. Não existe unidade no nosso meio. Uma cantora da Assembléia de Deus estava nesse festival da globo; ninguém a orientou? não existe unidade entre os pastores? por quê? não existe unidade na CPAD? por quê? as gravadoras evangélicas vendem músicas que distorcem a sã doutrina. por quê? os cantores gospel fazem bizarrices em nome do evangelho, mas não são disciplinados; por quê? uma editora confessional publica um livro que repreende canções evangélicas que são cantadas por cantores que fazem parte da mesma denominação; por quê? não existe unidade no nosso meio!
Adeilton disse…
Pr.Ciro,

Todos os cristãos sinceros dessa pátria apoia o seu artígo.

Eu que sou da linha reformada,penso da mesma forma,e sei que muitos pensam assim.Vá em frente nessa empreitada que Deus é comtigo.Eles(os gospim) tem a mídia televisiva,nós temos a internet.Deus está usando a internet para esclarecer muitos cristãos desavisados.

Um abraço.
Caro Tadeu,

Nunca houve, na História da Igreja, a unidade perfeita. Nem por isso a Bíblia deixa de ser a nossa regra de fé, de prática e de vida. A unidade de todos é uma utopia, à luz da Bíblia (Mt 7.13,14,21-23; Ap 2-3). Sempre haverá diferentes igrejas, com diferentes posicionamentos. Por isso, precisamos olhar para os paradigmas das Escrituras.

Em Cristo,

CSZ
A-BD disse…
Todo mundo querendo defender o Festival - e seus astros - com Filipenses 1.18, como se pregar fosse algo desorganizado, de qualquer forma.

É por isso que gostei desta expressão do texto: "O Evangelho deve ser comunicado, não da maneira como as pessoas desejam ouvi-lo, e sim da maneira como precisam ouvi-lo".

Nada mais explicador.
A Paz do Senhor, Pastor Ciro.

Sinceramente toda vez que vejo esses encontros de 'adoração' e 'louvor' sinto profunda tristeza pelos milhares de jovens que estão iludidos ou se deixam iludir. Acham que este é o verdadeiro Evangelho quando na verdade é 'fogo estranho'.Quantas pessoas distantes da Verdade Divina! Que 'têm nome de que estão vivos mas na relidade estão mortas'!
Eu lamento...lamento profundamente...
LIDIA DE ASSIS disse…
Pastor Ciro, eu admiro a sinceridade e simplicidade com as quais o senhor nos ensina a Palavra de Deus. Eu acho que se o tipo de comportamento dessas pessoas "movidas pelo sensasionalismo e orgulho" entristecem a nos, quem dira ao Espirito Santo de Deus. Aqui nos EUA tem um Pastor que recentemente lancou o livro com o seguinte titulo: "Eu nunca imaginei que veria estas coisas", (e' mais ou menos este o titulo traduzindo pra o portugues), onde ele fala de sinais sobre a volta de Jesus, a moralidade em decadencia, o Islamismo "ditando" as outras nacoes, a Biblia sofrendo a banalizacao, o casamento desmoralizado, etc. It's a very good book ( by Dr. David Jeremiah). Eu acho que dirimaos como ele: "Nos nunca imaginariamos que veriamos estes tipos de coisas no meio da Igreja de Cristo".
Keep up the good work. Continue pregando a Biblia.
(Desculpe alguns erros de digitacao, nao sei usar os sinais de acentuacao no meu teclado. Moro e trabalho nos EUA: Boston, MA)
Que Deus lhe abencoe.

Lidia Assis
Izaldil Tavares de Castro disse…
Caríssimo irmão, Pr. Ciro, a pedra é dura mesmo, não? Quanta oposição! A que ponto tem chegado a membresia de grande parte das igrejas! Acabaram com as Escolas Dominicais, porque o horário é reservado para ensaio dos conjuntos e bandas; acabaram com Ensino Bíblico, Culto de Membros etc, etc. Escolas Dominicais pela manhã não tê frequência total; à tarde? Faz calor ou frio! Bíblia? Ensino? Doutrina da Palavra? Ninguém sabe o que é isso! É urgente e indispensável que se formem "crentes" em lugar de "evangélicos". Às vezes, sentimo-nos exaustos na Obra, o coração geme; mas não há desistência. A REBELDIA de muitos precisa ser combatida pelos profetas do Senhor. Não nos calaremos; não nos submeteremos, senão às Escrituras Sagradas! O Senhor é a nossa bandeira. Prossiga com os que oram por você, amado irmão, Pr. Ciro. Um abraço.
EsquiZilton disse…
MAis uma vez, fantástico! Qualquer pessoa QUE REALMENTE QUEIRA OUVIR o que orienta a Palavra de Deus, entenderá exatamene o que o sr. falou! Não esmoreça! Enquanto milhares te xingam de atrasado, chato e mau-falador dos irmãos, Deus e os sete mil que não se dobram sempre o enxergarão como uma voz profética (verdadeira, que repete exaustivamente o que Deus deixou nas Escrituras) enviado a esta casa rebelde que é a Igreja de Laodiceia do Século XXI.
Amigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz de Cristo, o nosso Senhor!

UAUA! UAU! UAU! Falar a verdade incomoda. E principalmente aos carnudos promotores dos eventos que imitam aos que desejam agradar ao Senhor dos Exércitos.

Estes louvadores de brincadeirinha, estão decididos a irradiar uma postura insubordinada e cadente.

Faz parte dos planos do diabo. E faz parte dos planos de Deus, levantar ATALAIS que não se conformam com as coisas do mundo e muito menos se calam. Não sentem medo deles. Sentem temor do Senhor, e isto basta!

O Senhor te mantenha como sentinela, nestes últimos dias do Final dos Tempos.

O menor de todos os menores.
Cidinha disse…
Bravo Pastor, concordo com tudo que disse
Agora a tal cantora gospel,que o chamou de ridículo ,olhei em seu twitter e descobri que ela é chegada em um joguinho de truco , ridícula é ela
abs
Anônimo disse…
Aki não se publica opnoões em contrário ao autor!

Qta democracia!


Bravo!!!!


E ai, vc vai falar sobre a última da CGADB:
???

José Welligton negocia com Samuel Camara apoio a presidencia da CGADB em troca do retorno da AD SjCampos ao Belenzinho.

veja comnetario do pr. Geremias em seu proprio ultimo artigo em resposta a um internauta:


Agora, correm boatos de que o pastor Samuel Câmara "devolveria" a AD de São José dos Campos, SP, ao Belenzinho em troca do apoio do pastor José Wellington Bezerra da Costa à sua candidatura a presidente da CGADB.

Estariam os valores do Reino de Deus falando mais alto no coração desses líderes ou o incômodo com a Terceira Via seria o motivo para essa suposta aproximação?

A conferir.

PR.Aderaldo
Anônimo disse…
Voce escreve sobre mundanismo,e penso e logo escrevo,o Ciro fala de mundanismo pelo fato de algus apresentarem-se na globo para o show evangélico(que eu alias não concordo em parte),mas ao mesmo tempo voce, Ciro, acha normal alguem torcer para time de futebol.O que é mundanismo afinal para voce??
Voce irá responder?Talvez né Ciro?Afinal ser criticado é ruim.E voce tem sempre uma saida né?


Mario.
Caro "PR. Aderaldo",

Também lhe faço algumas perguntas:

Qual é o seu sobrenome? O irmão se chama Aderaldo, mesmo? O irmão não tem uma conta no Google?

O que o artigo que eu escrevi tem a ver com o seu comentário grosseiro e denuncista?

Por que o irmão, em vez de partir para o ataque a terceiros, não reflete sobre o texto escrito acima e dá uma opinião sobre ele (depois de se identificar devidamente, é claro)?

CSZ
Anônimo disse…
Desculpe-me se ofendi, ou melhor perdoe-me.

PAz,

Pr. Aderaldo.
Caro Kaoe,

Tenho a impressão de que você não leu o presente artigo...

CSZ
Daniela Cristina disse…
Concordo com cada vírgula. Na minha humilde forma de pensar, creio que a adoração que Deus aceita como cheiro suave, é aquela que toca a alma, e não a carne. Que Deus continue abençõando-o, ainda mais.
Anônimo disse…
Fabio Pinheiro
Sorocaba, SP

Dá vontade de chorar!!!
Que evangelho é esse?!
Professor Érick disse…
Pastor Ciro, o interessante dessa sua postagem é que eu ontem durante a aula de teologia quando falava dos livros poéticos entramos no assunto louvor e um dos alunos perguntou o que eu achava desse festival e minha resposta foi parecida com este seu artigo, só o li agora, mas comentei sobre o evangelho do entretenimento, o evangelho do prazer e do hedonismo, do prazer pelo prazer, da busca desenfreada de adaptar o evangelho a uma conduta vislumbrada no poder, fama e famosidade.
Vivemos hoje em uma era mimada, onde "líderes" desviam o foco do evangelho que é a Palavra de Deus! Parece que não lêem a Bíblia, não possuem um conhecimento teológico mínimo ou básico!
QUE O SENHOR REPREENDA ESSE FALSO EVANGELHO E QUE ESTEJAMOS PRONTOS PARA COMBATÊ-LO!!!
Salvo em Cristo disse…
Caro Pastor, parabéns pelos excelente comentários e pela visão do mundo Cristão, só apenas faço dois singelos e humildes comentários:
- Fui levado a Jesus em um destes shows, pois mesmo sem ter muito conteúdo, era o que precisava na época para entender que o povo de Deus pode se divertir dando exemplo não só pra mim, mas para muitas pessoas não Cristãs.
- Hoje percebo que o objetivo do crente é buscar almas perdidas para salvação em Jesus e não apascentar a si mesmos. Se eu sou uma alma perdida que hoje tem a salvação em Jesus e devo isto a alguém que me presentou ao alegre, sadio e ordeiro povo que louva o nome do Senhor. Cuidado ao apascentar o próprio crente, talvez você não saiba o quão importante é ouvir umas "bobagens" desta quando se está a beira do suicídio!!!. Além do que, prefiro ouvir a turma do "Promessas" do que o satanismo que é costumeiro nesta emissora, o programa seguinte, o tal de "esquenta" ficou mais sem sentido do que o normal.
Parabéns mais uma vez pelos excelentes comentários cristãos,mas não deixe de observar que "abaixo sujeira dos nossos pés" há uma multidão precisando que até as pedras clamem.
Fernando Falheiros disse…
Paz do Senhor Pr. Ciro!

Sempre fui um grande admirador de seus artigos inspirados e tão baseados na palavra de Deus. Tenho alguns de seus livros e, como professor da EBD na minha igreja, já utilizei muitas vezes seus textos nos ensinos que ministrei.

No entanto, não posso deixar de pontuar que eu estava pessoalmente no Festival Promessas e acho interessante descrever alguns aspectos que me marcaram no aludido evento:

- Conheci cristãos genuínos, sinceros, profundamente comprometidos com Deus e com a Palavra. Irmãos que com certeza vou levar por toda minha vida!

- Embora acontecessem situações de euforia, momentos de letras antropocêntricas e de estilos que variavam do hip hop até algo parecido com o axé, houve uma preocupação de muitos dos cantores que ali se apresentaram em demonstrar a real razão pelo qual nos reunimos: Entronizar a Jesus em adoração.

- Até o final do evento, era impossível não sentir a presença de Deus, quando declarávamos: “Sei que foi pago um alto preço para que contigo eu fosse um meu irmão. Quando Jesus derramou sua vida, Ele pensava em ti, pensava em mim, pensava em nós (...) E na força do Espirito Santo, nós declaramos aqui, que pagaremos o preço de sermos um só coração no Senhor(...) Com nossos olhos em Cristo unidos iremos andar.”

- Percebi que quanto mais critico e cético referente a momentos assim, uma raiz de sequidão nasce em mim. Em outras palavras pastor, estando ali pude sentir fluir graça em meio a cânticos, no abraço dos irmãos presentes, enfim, graça que não tenho encontrado em muitos dos artigos atuais que tenho lido aqui neste blog ou com os mais críticos na minha igreja.

Não estou defendendo, de olhos fechados o evangelho Show. Meu objetivo, como cristão, é viver aqui de modo digno do Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo, não saltitar de mãos erguidas aproveitando apenas o momento do “espetáculo”. Quero viver para Jesus, parecer cada dia um pouco mais com Ele, observando sua palavra...

No entanto, não consigo encontrar na Bíblia um Jesus que não seja o próprio fluir de graça, mesmo nos momentos de mais severa correção. Sinto falta disso na posição crítica de muitos irmãos aqui manifestada. E ai temos um vergonhoso cenário de crentes extremistas (“prós” e “contras”) se ofendendo, manifestando na frieza das palavras, falta de amor uns para com os outros.

“Nisto conhecerão que são meus discípulos: se vos amares uns aos outros”. Às vezes, na sequidão do dia-a-dia, só precisamos de algumas gotas de graça. Marcas de amor que expressem mais de Cristo em nós.

Desculpe-me pela extensão do texto. Oremos para que Cristo reine em cada momento em que pessoas se reunirem em cultos ou eventos como este. Amém?!
Valter Miranda disse…
A Paz do Senhor prezado amigo Pr. Ciro. Você está corretíssimo em suas afirmações bíblicas. Tenho notado que a cada dia, os Shows tem tomado espaço dentro dos nossos cultos.
Permita-me corroborar contigo e com os demais irmãos que ainda não tiveram suas mentes cauterizadas.
O Show em sua esmagadora maioria serve para mostrar a performance dos atores e não para adorar ao DEUS criador dos céus e da terra.
O Show sempre vem carregado com o volume altíssimo dos instrumentos, não permitindo aos presentes ouvir a letra da música. Ouvir o que a letra fala é de fundamental importância para sabermos se aquela adoração é de fato EM VERDADE. " A Tua Palavra é a Verdade" Jo 17.17. Isso para não dizer também EM ESPÍRITO.
"A minha glória não a darei a outro" Is 48.11. O show sempre joga os olofotes naquele que está se apresentando. Na verdade é uma apresentação, não um louvor a DEUS.
O Louvor a DEUS deve ser sempre acompanhado de temor, tremor, reverência, cuidado, compromisso com DEUS, Comprometimento com a Palavra e com a Igreja, atitude, mudança de vida segundo a Bíblia, sem ganância financeira, etc...
O verdadeiro louvor a DEUS, tem o poder de transformação, isso porque nos leva para a dimensão espiritual.
Somente o ESPÍRITO SANTO pode convencer o homem do pecado e transformá-lo em uma nova criatura. O Show proporciona o entretenimento e o entretenimento produz momentaneamente uma alegria carnal, que, enquanto durar o tal show, enquanto as luzes estiverem acesas, o efeito do show parece bom, porem, que pena, ao apagar as luzes, o desavisado, o domingueiro, o show man volta para o mundo real onde percebe, vê e sente na pela que nada mudou em sua vida. Não foi transformado. Se odiava alguém, continua odiando. Se não falava com alguém, continua não falando, e assim por diante.
Meus prezados irmãos, que DEUS continue abençoando todos vocês e que possamos ficar firmes servindo a DEUS na simplicidade, porem, sempre com o discernimento ortodoxo que se faz necessario, assim como o Pr. Ciro sempre tem nos alertado.
Pr. Ciro, DEUS continue abençoando sua vida, família e ministério.

Abraços e a Paz do Senhor.
Ev. Valter Miranda
São Paulo
Caro irmão Fernando Falheiros,

A paz do Senhor!

Podemos conhecer cristãos genuínos, sinceros, profundamente comprometidos com Deus e com a Palavra em qualquer lugar... Nos aeroportos, nas rodoviárias, em centros comerciais... E, eventualmente, em um show gospel! Mas o fato de encontrarmos algum cristão em um show gospel não significa que Deus aprove o evangelho-show, não é mesmo?

O irmão admite que houve no show em apreço "situações de euforia, momentos de letras antropocêntricas e de estilos que variavam do hip hop até algo parecido com o axé". Mas disse que também "houve uma preocupação de muitos dos cantores que ali se apresentaram em demonstrar a real razão pelo qual nos reunimos: Entronizar a Jesus em adoração". Eu vejo um problema nessa sua descrição: o mal misturado com o bem, que é pior do que o mal declarado, sinceramente. Ou seja, é como se os cantores dissessem: "Apesar de tudo que vocês estão vendo, isso aqui é para Jesus". Sacia-se as vontades humanas (carnais) disto e daquilo, mas é tudo para Jesus?! Isso para mim é mistura; é leite contaminado!

Concordo que o cântico “Sei que foi pago um alto preço" é bonito e bastante apropriado. Mas imagine o mesmo cântico sendo entoado com integrantes da igreja católica e de outras religiões e seitas pseudo-evangélicas. Vejo que a canção também é apropriada para o ecumenismo... Já pensou que impactante ver padres-galãs de mãos dadas com cantores evangélicos? Afinal, para a Globo, é tudo gospel. Não há diferença. Pouco a pouco, barreiras vão caindo. E prevalecerá o "AMOR" e a "PAZ"...

O irmão pode ficar entristecido com a abordagem do lado negativo por alguns articulistas. Mas ela é necessária, a fim de valorizarmos o lado positivo. Veja que o Senhor Jesus não ignorou o lado negativo, ao enviar mensagens por meio de João às sete igrejas da Ásia. Lendo Apocalipse 2-3, vemos que apenas 3 delas não foram repreendidas. As outras 4 ouviram do Senhor: "Arrepende-te". Os críticos são necessários, amado, a despeito de muitos os considerarem desagradáveis.

Quero que o irmão saiba, finalmente, que as minhas motivações (digo isso diante do Senhor Jesus) são nobres. Verbero contra o evangelho-show porque tenho zelo pelo Evangelho e amo as pessoas que ainda não andam de acordo com a Palavra do Senhor.

“Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando" (Jo 15.12ss), disse o Senhor. E Ele também asseverou: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra" (Jo 14.23ss). O amor sem a verdade não subsiste. Deus casou essas duas virtudes.

Amém?

CSZ
Retorno para dizer? Incrível!!!

Incrível, como a emoção está levando aos muitos crentes entusiasmados, a uma sujeição e aprovação aos momentos do chamado louvor da Globo, com o jeito de promessas.

Na sua maioria, os artistas, não passavam de interessados em promoção e mais promoções.

Não há lógica alguma na união mundo-igreja para que a evangelização seja evidenciada. Foi o que ocorreu e digo mais: Vai piorar!

o mundo do louvor gospel, está danificando os alicerces de muitos que perderam a noção do que significa a SANTIDADE de DEUS.

Muito pior, ainda será visto e conhecido um pouco mais adiante.

Vigiar e orar! Vale a pena!

O Senhor seja contigo, nobre atalaia,

o menor de todos os menores.
Caro "Salvo em Cristo",

Identifique-se no seu próximo comentário, por favor.

Não nego que shows podem aproximar uma pessoa do Evangelho. Mas, se ela vier a conhecer a Palavra de Deus, não permanecerá correndo para lá e para cá atrás de seus cantor e banda preferidos.

Sinceramente, essa tese de que os fins justificam os meios é perigosa. Ademais, uma pessoa pode se aproximar de Deus assistindo a um filme, ouvindo uma música, lendo um livro, TODOS SECULARES, pois a iniciativa da salvação é de Deus, e Ele pode usar os mais diversos meios para despertar o pecador.

Lembre-se de que o Senhor Jesus nos manda pregar o Evangelho (Mc 16.15), e não apresentar algo que agrade as pessoas ou oferecer a elas aquilo que elas gostam. "Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm" (1 Co 6.12).

Em Cristo,

CSZ
Amados,

Não tenho problemas com a crítica respeitosa aos meus textos. Mas acho curioso o fato de a maioria dos comentaristas discordantes não possuem uma conta no Google. Não fiz uma análise do relatório de IP's (e nem vou fazer), mas começo a desconfiar que as críticas ao texto podem estar partindo de apenas uma ou duas pessoas. Bem, Deus conhece os corações. E a Bíblia diz que os enganadores irão de mal a pior. Vamos em frente.

CSZ
Prezado "Mario",

Também lhe faço algumas perguntas:

Qual é o seu sobrenome? Você se chama Mario, mesmo? Você não tem uma conta no Google?

Onde está escrito que eu acho normal alguém torcer para time de futebol? Tem certeza de que eu disse exatamente isso? Você leu isso mesmo ou chegou a essa conclusão por conta própria?

Por que você, em vez de atacar este escritor, não reflete sobre o texto escrito acima e dá uma opinião sobre ele?

CSZ
Marcelo Pessoa disse…
Bela postagem, reconheço que o senhor foi bastante feliz e sincero neste comentário continue assim pois o evangelho puro e genuíno de Jesus Cristo deve ser pregado sim, porém da forma correta. Muito ótima sua colocação, me orgulho em deparar-me com artigos como o seu. Aproveito e convido o senhor a nos visitar e se possível nos seguir no http://luzevida123.blogspot.com/ Obrigado e Deus continue abençoando o senhor e família. Paz do Senhor
Nonato disse…
Pastor Ciro, Graças a Deus ainda existem homens como o Senhor que não tem medo de falar a verdade. Em meio a tudo isso que vemos hoje, usam a palavra de Deus para outros fins. se fosse colocar nesse espaço o que sei sobre a imundície que corre por detrás das "cortinas" da rede globo esse espaço seria pequeno. Deus continue te abençoando amado pastor.
A paz do Senhor Pr: Ciro.
Concordo plenamente com o sr,fico muito feliz por saber que existe pessoas compromissadas com o verdadeiro evangelho...

Mas o que me trás aqui no seu espaço é que queria desabafar com o sr,pedir uma orientação,uma palavra pois por essas e outras questões relacionadas a obra de Deus tenho passado por constantes perseguições dentro da igreja...

Por não concordar com danças dentro do culto,canções triunfalistas estou notando que as pessoas estão se afastando de mim e isso tem virado febre na minha igreja...

Pastor,digo a nível do estado do espirito santo,as Assembléias de Deus aqui estão mais divididas do que tudo,não existe unidade...

daí vem a pergunta:
Será que convém ainda permanecer na Assembleia de Deus??

Eu sei que fugir não é a solução,mas gostaria de receber uma palavra do sr.
Abraços.
Alguns defendem o "evangelho-show" seguindo o que Paulo disse aos Filipenses no cap. 1.18 (“Todavia. que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei“).

No entanto, “Paulo se referia aos judeus incrédulos que o estavam acusando nos tribunais romanos, quando ele estava preso em Filipos. Ao acusar Paulo, eles tinham de dizer q Paulo estava pregando q Cristo morreu, ressuscitou e q era o Senhor acima de César. Eles falavam isto para condenar Paulo, mas involuntariamente estavam pregando o Evangelho. É nisto q Paulo se alegrava.

Portanto, ñ creio q se possa usar este texto para defender que os crentes podem usar qualquer meio p pregar o Evangelho“.

Pastor professor de Bíblia e Hermenêutica Reverendo Augustus Nicodemus
Régis disse…
Prezado Pastor Ciro, Paz!

Excelente reflexão, assim como as anteriores.

Realmente, pular, gritar, dançar, extravasar (o que por aqui chamamos de "soltar a franga", com o perdão da expressão) é muito fácil. Agora, humilhar-se, negar-se a si mesmo, tomar a cruz, prostrar-se, obedecer, andar na vontade do Senhor, coisas que a Escritura nos instrui a fazer, gera em alguns cristãos (cristãos?) verdadeiro repúdio. Convide para um "evento gospel" e a grande maioria estará lá; convide para a Escola Bíblica no domingo pela manhã e poucos estarão presentes. E o mais engraçado: os que vão à EBD são exatamente os que não participam deste tipo de evento.

Os dias não estão nada fáceis...

Siga em frente Pr. Ciro, Deus é contigo.

Fraternalmente em Cristo,

Régis de Oliveira/RS
João Honorato disse…
Me coloquei diante da Televisão, no último dia 18 com a intenção de ser edificado, com o intuito de ser impactado... é o que se espera de cantores ditos evangélicos, a edificação do povo de Deus e uma mensagem totalmente cristocêntrica, saí, afirmo, decepcionado com o secularismo das músicas gospel e que em nada edifica. Digo, fiquei decepcionado, mas, não foi tanto decepção, pois decepção a gente não espera, quando temos mais ou menos a idéia dos anúncios dos cantores que irão lá se apresentar.Isso é uma vergonha...! Logo após a apresentação dos cantores cristãos globalizados começou um outro show o dos macumbeiros, e não vi muita diferença não... Os cantores cristãos, não generalizando, os que lá estavam em nada me impactou. Temo que muita gente que não conhece a Bíblia queira perder seu tempo com esses showsinhos totalmente relativistas e fútil!!
tadeu disse…
Não estamos vivendo nem a unidade imperfeita. Apesar de Paulo e Barnabé divergirem sobre a ida de Marcos na viagem, nem a Obra do Senhor nem o Evangelho sofreram prejuízos. Quando houve grandes divergências teológicas no concílio de jerusalém, prevaleceu os interesses do Espírito, o bom senso, a obediência. Do ponto de vista do relato bíblico, a unidade imperfeita na igreja primitiva, não manchava a imagem da Igreja na sociedade. Alguém disse que "NAS ESSENCIAIS, UNIDADE; NAS NÃO ESSENCIAS, DIVERSIDADE. EM TODAS AS COISAS, AMOR". A realidade de hoje mostra que nas questões ESSENCIAIS não há unidade: adoração, oração, louvor, disciplina eclesiástica (imparcial!), culto, a BÍBLIA COMO ÚNICA REGRA DE FÉ (MAS ELA NÃO ESTÁ SENDO FAZ ALGUNS SÉCULOS!) Quando as Escrituras se tornarem a única regra de Fé, haverá unidade!
to disse…
A paz do Senhor, pastor!

Estou cansado de falsos crentes... dos que vomitam o ensino da Palavra! São inconversos, joios no meio do trigo de Deus (Mt 13.38). Suas almas estão imundas de tanto se enlamearem no pântano do pecado!

JP
Unknown disse…
Pastor Ciro.
Paz do Senhor.

Tuas postagens serão publicadas no Flickr do Cristão.

http://www.flickr.com/photos/ocristaonaculturadehoje
Anônimo disse…
Pr Ciro, quero parabenizá-lo pela postagem.

Isaias Mendonça.
Upanema/RN.
Pastor Ciro, Parabéns a sequencia da matéria, "ainda" à homens comprometido com a palavra, mais uma vez parabéns Pastor. A cada dia fico mais triste, em ver tanta besteira sendo feita, usando a palavra Santa de Deus, ao mesmo tempo feliz pelas profecias sendo vistas, e triste por presenciar irmãos tido como "salvos" pelo sangue de Cristo, perdido ao meio de tanta mentira, engano, falsidades...etccc

Continue com seu ministerio, pois tem sido e sempre será o que Deus quer, a verdade sendo dita. abraços
Palavra e Vida disse…
Se fosse uma Rede globo ao estilo do Evangelho e de Jesus Cristo, eu não diria nada e seria para honra e glória do nome de Jesus. Agora, quando é um evangelho segundo à Globo eu tenho medo, sinceramente.

Se Jesus não tiver a preeminência em tudo que fizermos. Se o evangelho que pregarmos não despertar às pessoas para a salvação, para uma mudança de vida, nada fará sentido, corremos em vão.

Alguns podem dizer: mais isso é com o tempo. Hoje pregamos esse evangelho mamão com açúcar e depois pregamos o verdadeiro evangelho. Para Deus isso não faz sentido, pois o dia de Deus e da salvação é hoje, Deus trabalha com o hoje. E minha avó também já dizia: o que começa torto a tendência é continuar torto até ao final.

Abraços a todos e ao Pastor Ciro. Grande homem de Deus. Alexandro arruda
Marlo Santos disse…
Pr, fugindo um pouco do assunto. Li em uma obra teológica que o homem, após morrer, seu corpo vai para a sepultura, a alma para o hades ou o paraíso e o espírito volta à Deus que o deu. Além disso, o autor cita entendimentos de que estar no paraíso não significa necessariamente estar salvo. Está certo o autor?
Unknown disse…
Pr Ciro, continue sendo o atalaia que Deus colocou, e continue confrontando esses modimos, com a palavra de Deus, a Biblia deve continuar sendo nossa unica regra de fé, grande abraço
Unknown disse…
Deus continue sempre dando graça e saude, para continuar dedenunciando e confrontando esse evangelho barato que se prega por ai, grande abraço, fique na paz antonio vilmar
Jason disse…
Muito bom pastor Ciro.

Que Deus te faça crescer em sabedoria e conhecimento!

Abraço!!
mary da silva disse…
PR. Ciro mais uma vez seu comentário foi maravilhoso,eu também discordo plenamente com esse evangelho show"globalizado"quando eu disse o que vi ali foi muita idolatria e delírio e gritos e tudo mais, isso quando os artistas gospel subiram no palco,e ainda mais com direito a fã clube.me mandaram um e-mail.dizendo que eu estava com inveja deles,tem cabimento.concordo com o sr. cade a verdadeira adoração a DEUS? quantas almas aceitaram a JESUS? eu não vi. continuei sempre assim falando a verdade doa em quem doer, e que DEUS lhe abençoe:
Pr. Wagner Santos disse…
Aleluia!
A Biblia e a unica verdade absoluta, portanto amados "adoradores", nao se afastem das palavras do livro da lei, nao se enveredem pelo sutil caminho da apostasia, pois sem perceber voces estao se afastando cada vez mais da Palavra de Deus reconhecam seus caminhos e se voltem ao genuino evangelho de Cristo enquanto ha tempo.
Pr. Ciro que voce continue sendo instrumento de Deus nessa terra, para que muito possam ter a oportunidade de desfrutar do verdadeiro evangelho deixado por nosso Senhor Jesus Cristo.
Shalom!
Nill disse…
Apesar de saber que vou ser criticado posto aqui o link da matéria escrita pela Ana Paula sobre o evento:

http://www.diantedotrono.com/blogdaana/a-rede-globo-a-babilonia-e-a-persia/
Tatiane Soal disse…
É Pr Ciro, seu texto "incomodou aqueles que são contra" o evangelho genuíno. Mas a verdade é que "nada pode intercalar o louvor" do verdadeiro adorador.

Prossiga, Deus é contigo!
Anônimo disse…
Queria so saber de onde com todo o respeito um pastor AFIRMA o que DEUS GOSTA OU NAO GOSTA? que poder sobrenatural ele tem? ele ACHA alguma coisa mas nao tem uma prova contundente baseado na sua interpretacao da Biblia sagrada NAO prova nada porque temos uma unica Biblia e CENTENAS DE INTERPRETACOES e como alguem pode afirmar que a sua INTERPRETACAO ESTA CERTA? Deus é universal ama a TODOS sem destincao de raca credo cor ou religiao entao apenas respeite as outras pessoas e sera respeitado!
Ana Clara disse…
Me perdoe Pastor, mas acho que em vez do Senhor postar essas coisas ,acho melhor o Senhor ir pras ruas evangelizar,cada um pensa algo sobre o "show gospel" eu vejo como um culto de adoração a Deus onde Cristo está sendo centralizado.Falar pra crente é fácil agora eu quero ver o Senhor falar isso com um jovem do mundo que tenha 16 anos ... por ai , você acha que ele vai querer ser crente !?claro que não .. Deus dá estratégias.. e claro que a PALAVRA vai ser pregada .. mas o diabo oferece muitas coisas, ainda + pros jovens é muito difícil Pastor servir a Deus com a minha idade tenho 16 anos, sou nova na fé ,eu sei que um dia todos darão contas a Deus ..DEIXA DEUS SER O JUIZ ISSO NÃO CABE A NÓS FICAR JUGANDO SEUS PRÓPRIOS IRMÃOS.."Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda". Filipenses 1:18. ( não quero que o Senhor leve isso como um julgamento, só é o meu ,modo de pensar )
Caro Alex Atlanta USA,

Aqui é o Ciro Niterói BR. Tudo bem?

Você já ouviu falar de um livro chamado Bíblia Sagrada? É com base nela que eu afirmo que DEUS REPROVA O EVANGELHO-SHOW! Mas, pelo que notei em seu comentário, você não gosta da Bíblia...

Cada um interpreta a Bíblia como quer, mas isso não quer dizer que ela tenha vários sentidos. A Bíblia é a Palavra de Deus. Mas, se você preferir, meu caro irmão, siga aos seus aos seus próprios pensamentos e seja feliz (ou infeliz). A escolha é sua.

Ah, e seja mais educado no próximo comentário, pois aqui ninguém prevalece no grito. É preciso ter conhecimento bíblico e também respeito.

Feliz Natal!

CSZ
Cícero disse…
Eu estou farto deste pseudo-evangelho! Lamentável onde chegamos... só Deus para nos reavivar!
Caro Nill,

A comparação constante do artigo (que eu já conhecia) é imprópria, fora de contexto e força a Palavra de Deus a dizer o que não diz. Mas, fazer o quê? Cada um puxa a brasa da sardinha para o seu lado.

Bem, o que precisa prevalecer não é o meu pensamento nem o pensamento dos defensores do evangelho-show. Todos nós temos de nos curvar à Palavra de Deus e ao Deus da Palavra. E, se "eles" pensarem melhor e refletirem à luz da Bíblia, verão que Deus não aprova essa aliança com "Babilônia" (2 Co 6.14-18).

CSZ
Alexandre Braga disse…
Pastor Ciro, parabéns pelo excelente artigo, Deus continue o usando. Difícil será alguém argumentar contra seu ponto de vista, de forma bíblica e coerente.

Em Cristo,
Alexandre Braga
Ismael N. Lino disse…
Caro Pastor.

Brilhante exposição. Oremos para que Deus interfira enviando um Moisés do alto do monte, pois, o que tudo indica é que no próximo Festival Promessas teremos padres e companhia limitada de mãos dadas adorando ... só Deus sabe a quem.
Izaldil Tavares de Castro disse…
Irmão Ciro, Estou triste, tristíssimo, com a situação de tantos cristãos (serão mesmo?) que desconhecem o evangelho bíblico. Eles aceitam "um outro evangelho" anátema, e desprezam a correção.
Que estão fazendo os pastores cuja responsabilidade é conduzir bem esclarecido o povo de Deus? Falta seriedade, muitos não disciplinam membros desencaminhados, por causa de interesses diversos e a Obra segue prejudicada. Creio que Deus ainda interfirirá nessa situação.
Thiago e Teresa disse…
A paz do Senhor Pr. Ciro,

A globo quer audiência, quer todos os públicos, e o evangélico é grande, quem imagina em sua santa inocência que existe algo ali que venha glorificar o nome de Deus de fato, ta se deixando enganar, o deus deles é outro. Essa emissora vive agredindo os crentes em suas novelas, series, ridicularizando o evangelho e o nome de Deus é uma emissora que explora todo tipo de mensagens ruins, manipulando a opinião dos outros de forma astuta. Duvido que se algum dentre esses cantores pedissem espaço pra de fato pregar a verdade, dizer que homossexualidade é pecado, que sexo fora do casamento também é, que aborto é pecado e tantas outras coisas que eles levantam a bandeira em horário nobre, queria ver se esse espaço seria aberto. Melhor apenas colocar eles para cantarem, né? Afinal, muitos ali têm contrato musical com gravadora da emissora. Espero do fundo de meu coração, que muitos artistas gospel, dos quais gostava muito e que hoje vejo muito diferentes de quando começaram, acordem e voltem ao primeiro amor. Que possamos voltar ao primeiro amor, ao evangelho verdadeiro e simples, que muitos voltem a acreditar que Jesus está voltando, pois parece que isso ta meio distante de muitos crentes, muitos tem buscado só conquistar coisas terrenas e abrem a boca pra falar de Deus como fonte de negócio apenas, Deus da muito lucro, mas não tenho dúvidas de que ele vai pedir conta de todo esse lucro!!

Desejo ao senhor e sua família Boas Festas de fim de ano e que 2012 seja mais abençoado ainda!! Abraço..
Anderson disse…
QUERO LHE PARABENIZAR PELA CORAGEM DE DEFENDER O VERDADEIRO EVANGELHO EM TEMPOS DIFÍCEIS COMO O NOSSO, ONDE A PORTA PARA O MUNDANISMO ESTÁ ESCANCARADA. CHEGA DE EVANGELHO GLOBALIZADO!
O SENHOR É UM EXEMPLO PARA JOVENS COMPROMETIDOS COM A PALAVRA DE DEUS,GOSTO MUITO DOS SEUS COMENTÁRIOS E ESTOU APRENDENDO MUITO COM ELES!
Ana Clara,

16 aninhos... Desculpe-me, mas vou ter de lhe dizer algumas verdades que você talvez nunca tenha ouvido...

Considerei seu comentário, Clara, muito obscuro! O que a faz você pensar que este editor de blog não evangeliza? Você está me julgando? Isso é pecado! O Senhor disse em Mateus 7.1: "Não julgueis para que não sejais julgados". Vigie...

A despeito de seu nome, Clara, vejo que você está andando às apalpadelas, no escuro, sem a luz da Palavra (Sl 119.105). Aconselho você a olhar para a luz que há nas Escrituras.

"Cada um pensa algo sobre o 'show gospel'", você disse. Mas quem olha para a Bíblia tem a certeza de que o evangelho-show é reprovado pelo Senhor Jesus! Você vê o show gospel como culto de adoração... Percebe-se pelo seu pensamento obscuro, prezada Clara, que você não prioriza as Escrituras.

Cristo está sendo "centralizado! num show produzido pela Rede Globo? Tenha cuidado para que as trevas não lhe ceguem os olhos, querida Clara.

Falar para crente é fácil? Não! É muito difícil, principalmente quando os crentes não priorizam a Palavra, permitindo que seus pensamentos sejam entenebrecidos, distanciando-se da Palavra do Senhor.

Uma jovem de 16 anos (uma adolescente, na verdade) precisa ouvir a mensagem do Evangelho como ela é! Sabia que eu me aproximei do Senhor Jesus aos 15 anos, em um casamento? Sabia que eu já evangelizei adolescentes e jovens na FEBEM-SP e nas favelas? Sabia que já escrevi vários comentários bíblicos para adolescentes estudarem na Escola Dominical? Sabia que tenho 2 livros para jovens e adolescentes?

Deus dá estratégias... Mas é claro, Clara, que essas estratégias não devem depor contra a Palavra de Deus. Ou você acha que fins justificam meios? Você diz "DEIXA DEUS SER O JUIZ ISSO NÃO CABE A NÓS FICAR JUGANDO SEUS PRÓPRIOS IRMÃOS". Mas você me julga?

Aliás, Clara, você precisa ser esCLAREcida a respeito do julgamento, à luz da Bíblia. Há casos em que podemos julgar, no sentido de examinar, provar, discernir... Medite em João 7.24; 1 Coríntios 14.29; 1 João 4.1. Ou você não gosta da Bíblia? Medite; é importante.

Você também precisa aprender a interpretar os textos bíblicos dentro de seus contextos. Sua citação de Filipenses 1.18 está fora de contexto. Você sabe o que Paulo quis dizer, ali? Sabe do que ele estava falando? Ou você apenas reproduz argumentos sem nexo que lê nas redes sociais?

Quer que eu a ajude? Estou disposto a ajudá-la. Mas não pense que sou como esses professores que passam a mão na cabeça do aluno. Sou como aquele professor "chato", que chama a atenção do aluno, para que ele verdadeiramente aprenda.

Mas não me tenha mal. Amigo é quem lhe fala a verdade.

CSZ
Edlene disse…
Amado Pr. Ciro!
Os "fãs" são assim mesmo agem por emoção a seus ídolos (sem " mesmo pois tomaram o lugar de Deus) e são agressivos e o mais interessante manipulam (no sentido utilizar-se) a Bíblia tão bem como eu com a Fisica Quântica! Mas ver suas respostas, é uma verdadeira aula de "Bíblia".
Deus te abençoe e não baixe a guarda não! Seja "chato" mesmo como foi chato Jeremias, Isaías, Elias...
Edlene disse…
E pastor um Feliz Natal e Ano Novo cheio de realizações muito ensino da Palavra de Deus para nós, e bençãos do Céu para vc e sua família!
Izaldil Tavares de Castro disse…
Pastor Ciro,
Cometi um erro de digitação no meu último comentário e não posso deixar de me corrigir. Onde se lê "Deus ainda INTERFIRIRÁ..." leia-se "Deus ainda INTERFERIRÁ...". Peço desculpas, pois a cabeça pensa, mas a mão e a falta de revisão às vezes nos traem. Tenha um Natal feliz em Cristo Jesus, juntamente com sua família e que 2012 te transcorra sob as bênçãos do Senhor nosso Deus.
Alessandro disse…
Graças a Deus por ainda existir nesse país um pastor que não se rendeu ao deus mamom e aos espetáculos circenses !!! Continue assim Pastor Ciro que Deus te usará cada vez mais para falar a nós, os cristãos que ainda querem viver o evangelho puro que Jesus nos deixou.Deus te abençoe meu irmão!!
Anônimo disse…
Vc's pregadores querem fama igual esses cantores, por isso da inveja. Deixemos de ser hipócritas e cumpramos a Palavra de Deus.
Anônimo disse…
O que acho interessante esses pregadores querendo massagear o seu ego aproveitam esse fato para se esconder atrás dos paletós da santidade, mas isso só por fora. Diante de Deus são iguais a esses cantores ou piores, tentam se limpar culpando os outros.
Ana Clara disse…
Tudo OK ..eu entendi o que o Senhor falou Pastor, e assim leio muito a palavra de Deus e você disse assim "A despeito de seu nome, vejo que você está sem rumo, andando às apalpadelas. Aconselho você a olhar para a luz que há nas Escrituras." Como você diz isso se você nem sabe quem sou !? Não quero me exaltar não + nasci em uma igreja evangélica em pouco tempo de vida já vi muitas coisas, hoje eu sou líder de jovens na minha igreja e professora de escola dominical e você acha que não foi Deus que me colocou nesses cargos !? e assim eu amo fazer estudos da palavra eu anoto tudo o que eu não entendo eu pergunto a alguém superior .. e pastor já tive experiências de Deus falando comigo então é o diabo né e o Senhor disse que eu to sem rumo !? Realmente eu não entendo ? E aqui só por que eu gosto de shows gospel eu vou pro inferno pastor !? Acredito que todos nos somos um corpo temos que nos unir ... eu não vou mudar meu pensamento e nem o Senhor ! Acho melhor orarmos um pelo outro e só para esclarecer tenho certeza da minha SALVAÇÃO! E se for assim quase todos vão pro inferno ...todos os cantores , e pastores e membros que concordam com isso ? Eu só não quero que o Senhor continue achando que eu to errada ! Tenho certeza que o nosso PAI que é justo vai esclarecer tudo pra nós ! É Pastor nos encontramos no céus ta Ok ! e eu APROVO SIM SHOWS GOSPEL !
Anônimo disse…
Hoje em dia há uma verdadeira adoração nos pregadores, missionários, cantores, pastores. Nakele tempo adoravam a vários deuses literalmente falando. Hj há um disfarce de Satanás dentro das próprias religiões q dizem qe guardam as doutrinas de homens desde 100 anos ou mais de dogmas e preceitos humanos. Mamon(dinheiro) é o deus deles.Aí nada de mal pois todos gostam dessa moeda real.Essa foi mais uma vitória do mal que infelizmente os líderes religiosos caíram de corpo adentro. Hj existe a legalização do mal disfarçado de bem. Nesse quesito o mal tem se dado bem. Esse sistema maléfico e satânico domina até os que dizem ser cristãos com suas bíblias.
Anônimo disse…
É uma pena tantos que se dizem "cristãos" se deixarem levar pelo modismo e pela adoração superficial e sem compromisso com a a Palavra de Deus! Na verdade, não podemos deixar de refutar os tais pois de uma forma forte e mundana querem associar com a igreja, embora a igrja(organização)vacila, porem a igreja(organismo vivo) permaneçe firme revestida de "todas" as armaduras de Deus, resistindo essas profanaçoes que surgem. Tambem estive observando varias letras do mesmo album "sabor de mel" e encontrei uma expressão no hino 'glorifica' o seguinte: " o anjo esta gravando tudo e transmitindo ao vivo, o céu inteiro esta te vendo"... Misericordia, será se pra estes compositores nosso Senhor Deus perdeu seu atributos? ou sera se Deus criou anjos filmadores? e desta maneira que esta, e o pior é que a grande maioria não são como os cristão de beréia que faziam uma analise daquilo que ouvia. Essa turma de cantores que fazem suas "carreiras" e exposiçoes pensando que estão contibuindo para o crescimento do reino, despertem, pois satanas se disfarça de anjo de luz, vai mais na igreja que voces e tambem conhece a biblia mais que voces... A midia hj, em sua maioria é influenciada pelo sistema maligno! naquele dia veremos a diferença de quem serve a Deus e de quem não serve! Sejam como Daniel, nele havia um espirito excelente e Daniel fazia a diferença mesmo cativo na Babilonia! deus abençoe a todos... att Thiago Boudny Cnp MT.
Giovana disse…
É verdade o verdadeiro Evangelho incomoda muito aqueles que tem seguido um evangelho raso e sem profundidade... Aonde está nosso JEsus neste Evangelho que estão mostrando eu não sei... O Jesus que eu conheco, da Bíblia é muito diferente, deste!
Palavra e Vida disse…
Uma certa vez perguntei a uma irmã bem atuante na obra de Deus, mais que não fazia questão de cargos, títulos. Perguntei: o que você acha de mulher não ser pastora? Ela disse: para mim não importa cargo ou títulos mais sim fazer a obra de Deus. Eu não quero ter só um cargo e não fazer nada, prefiro fazer alguma coisa mesmo sem cargo.

Todos somos iguais perante Deus. Não existe ninguém maior/menor ou mais importante que outro perante Ele, seja homem ou mulher.

Tem algumas pessoas que acham que um cargo eclesiástico torna a mais importante que outras e as pessoas que não tem acham que são menor. Mais isso é bobagem. Deus apenas institui esses cargos por uma questão de organização, assim como um corpo.

Eu tenho uma filsofia comigo: a maioria das coisas que Deus coloca na mão dos homens eles estragam, usam isso para benefício próprio, se aparecer e até mesmo pisar nos outros.

Um exemplo: Deus colocou a mulher aos cuidados do homem no jardim do Edem, mais ele se perdeu com isso, estragou. Outro exemplo: o dízimo é algo instituído por Deus, para determinado propósito, mais o homem tem usado para outros. Ou seja: o homem tem a capacidade de tornar uma bênção de Deus em uma maldição.

Abraços em Cristo e Feliz ano Novo. Alexandro Arruda de Formoso do Araguaia - TO. Assembléia de Deus - CIADSETA
Roger disse…
É MUITO TRISTE VER PESSOAS DITAS "EVANGELICAS" A BEIRA DE UMA IDOLATRIA HISTERICA,E CANTORES E CANTORAS DITOS"EVANGELICOS"CADA VEZ MAIS COMPROMISSADOS COM VENDAGENS DE SEUS PRODUTOS E MENOS COM A PALAVRA DE DEUS...
E PIOR PASTORES (PASTORES?) DEFENDENDO ESSAS BOBEIRAS "GOSPEL"
VOLTEMOS ASO EVANGELIO SIMPLES...
PARABÉNS PASTOR CIRO...NÃO PRECISAMOS DE SHOWS GOSPIL DE AUTO-AJUDA..PRECISAMOS DE EVANGELHO AUTENTICO E AJUDA DO ALTO..
Abner J. Santos disse…
COMO SERIA BOM SE A TURMA QUE NESTE BLOG DEFENDE O SHOW EVANGÉLICO, DEFENDESSE COM O MESMO ENTUSIASMO O EVANGELHO AUTENTICAMENTE BÍBLICO.

MAS ELES GOSTAM DO EVANGELHO ANTROPOCENTRICO AO INVÉS DO EVANGELHO CRISTOCENTRICO !

SOLA GRATIA !
mixx disse…
APAZ DO SENHOR PR.CIRO

MUITO BOM .....
PARABENSS IRMAO..DEUS ABENÇOE SUA VIDA CADA VEZ MAIZZZZZZZ
Mensageiro_jc disse…
O triste, é que eles acham que aquilo é pregar o evangelho! Eu estava assistindo com alguns colegas q não são cristãos, a dúvida deles ...é a minha, qual a diferença... TIRA O PÉ DO CHÃO!!!! e explicar oq diante de gritinhos estéricos, assovios, tietagens... um me perguntou, mas isso não é idolatria...o professor da EBD trouxe uma reflexão: Vc adora, a som livre toca! Em outras palavras, a som livre não se importa com adoração, ela só toca, vende, faz negócios. Essa briga é muito mais sobre faturamentos do que pregação do evangelho. A globo só deu o braço a torcer, pq percebe o mercado gospel.Qual adorador precisa do reconhecimento dos homens? mesmo se fosse realizado por uma gravadora evangélica, ela perderia o sentido. Na verdade já foram realizados pela Gospel Line, eventos do mesmo tipo. Eu acredito que o reconhecimento do adorador deve ser unicamente daquele que é adorado, não precisamos dos troféus, precisamos retornar onde nos perdemos.