O perigo de torcer a Bíblia, ao contextualizar a mensagem de Natal


Em uma recente e polêmica campanha de Natal, a Igreja Anglicana St. Matthew in the City, de Auckland, na Nova Zelândia, propagou uma imagem de Maria assustada com um teste de gravidez. Sob muitas críticas, essa igreja resolveu se defender, em nota, dizendo que a sua intenção não era causar polêmica, e sim apresentar uma mensagem contextualizada do nascimento de Jesus.

O jornal The Christian Post
, de Nova York, Estados Unidos, entrou em contato comigo, pedindo-me que opinasse sobre o assunto. E também entrevistou Robinson Cavalcanti, bispo da Igreja Anglicana do Cone Sul da América.

Segundo Cavalcanti, não há qualquer problema com a campanha: “Imagina que a virgem Maria existisse hoje. Ela poderia ter feito o teste por sentir os sintomas e ficado assustada com o resultado, e só depois o anjo vem e faz o anúncio. Ou ainda ela pode ter feito para confirmar, mesmo que desta forma implique uma dúvida dela em relação ao anjo, acredito que não é nada demais” (http://portuguese.christianpost.com).


Discordo do aludido bispo anglicano, pois, ao contextualizar o Natal, não é necessário torcer a narrativa bíblica. A Bíblia é a Palavra de Deus. E ela, que está acima das nossas opiniões, assevera: “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo” (Mt 1.18).


A imagem usada pela Igreja Anglicana neozelandesa é imprópria e contrária às Escrituras, visto que Maria jamais teria precisado fazer um teste para comprovar sua gravidez! Primeiro, porque não houvera conjunção carnal entre ela e José, para que existisse tal dúvida. Segundo, porque Deus lhe havia revelado que a sua concepção ocorrera por obra direta do Espírito Santo (Lc 1.26-38).


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Anônimo disse…
O sangue de Jesus era o mesmo de Maria ?
Anônimo,

O sangue de Jesus era o dEle mesmo.

CSZ
Murilo Gerdes disse…
Prezado pastor Ciro, me avise se o senhor recebeu o meu email. Caso contrário mandarei de novo.
Obrigado..

Paz!!
Murilo Gerdes
Anônimo disse…
Qq estudante de biologia sabe mto bem que o feto recebe o sangue do pai e da mãe..Como Jesus não tinha pai carnal, todo o sangue que passou em suas veia é o mesmo de Maria.
Vc nunca estudou biologia???
Amigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz de Cristo, o nosso Senhor!

Graças a Deus pela EXPLANAÇÃO, correta, sobre erros que os mestres andam ensinando por aí.

Conseguem encontrar uma Lâmpada de Aladim nas páginas da Bíblia. Sempre!

Realizam pura mágica com cada versículo.

O Senhor seja contigo, nobre atalaia,

Já estou com o Jornal Mensageiro da Paz, recebido de presente pela CPAD da Flórida com a sua matéria "A banalização dos dons espirituais."

Aproveito para informar que os seus livros Erros que os Pregadores Devem Evitar, Mais Erros que os Pregadores Devem Evitar, O Evangelho que Paulo Jamais Pregaria, estão esgotados, e creio que na próxima semana, o seu livro Erros que os adoradores devem evitar, também estará em falta.

Aguardamos a sua visita aos EUA. Certamente o Senhor Jesus CRisto, já marcou este dia. Oremos!

Me alegra saber que muitos, já possuem esta ferramenta eficiente
na responsabilidade em conduzir melhor suas ações diante de Deus.

O Senhor seja contigo, nobre pastor,

O menor de todos os menores.
Anônimo,

Qualquer estudioso da Bíblia faria quatro coisas que você não fez:

1) Identificar-se.

2) Ser educado.

3) Escrever um pouco melhor.

4) Saber fazer uma pergunta. Afinal, à luz da Bíblia, o Senhor resgatou a sua Igreja "com o seu PRÓPRIO sangue" (At 20.28).

Se você desejar, podemos conversar um pouco sobre o assunto à luz da biologia. Posso até aprender com você. Mas é preponderante que, pelo menos, se identifique e seja educado.

CSZ
Murilo,

Recebi. Aguarde, por favor.

CSZ
Gilmar Valverde disse…
Caro Pr. Ciro,

Desculpe-me pela ignorância, mas e quanto ao DNA dEle?

Como Ele foi concebido pelo Espírito Santo, acredito que nenhuma característica de Maria foi passada para Ele. O que o Sr. acha?

Atenciosamente,

Gilmar
ZILACASTRO disse…
É DESSE JEITO PASTOR CIRO .GOSTEI DA SUA RESPOSTA. QUANTO AO SANGUE DE JESUS.O SANGUE DE JESUS ERA DELE MESMO.ISSO É UMA VERDADE.MISS. ZILA CASTRO AMIGA DO FACEBOOK.A PAZ
Unknown disse…
Pr. Ciro graça e paz, continuo sendo seu leitor assíduo, admiro muito a sua sabedoria, que o Senhor continue te iluminando.
Palavra e Vida disse…
Pastor, acredito que realmente o sangue da mae não é o mesmo do filho. Um exemplo: eu tinha uma prima que morreu anos atrás de HIV, logo depois o esposo dela veio a falecer também do mesmo vírus. A curiosidade é que nesse intervalo que ela contraiu o vírus e morreu ela teve um filho, e ele não tem o vírus HIV. Já fizeram todos os tipos de exames e nunca detectou nada de HIV. Ele hoje está com 19 anos e por incrível que pareça é mais saudáveis que os outros de sua idade.

Abraços. Alexandro Arruda
Palavra e Vida disse…
OUTRA CURIOSIDADE PASTOR CIRO.

O sangue de Jesus vinha dele mesmo e era administrado por seu coração. Maria poderá ter contribuído com os nutrientes necessários para que o feto, corpo de Jesus vinhesse a produzir o seu próprio sangue. Tipo essas dicas que os médicos dão para as grávidas: comer muita beterraba, fígado, para o bebê não saí anêmico.

Isso é uma questão de lógica e raciocínio: se o sangue de Jesus fosse o mesmo de Maria Ele não teria morrido no momento de seu nascimento? Imagina você dependente do sangue de outra pessoa, como poderia ter nascido? Só se tivesse um inercâmbio sanguíneo permanentemente com a pessoa que lhe forneceria o sangue, no caso sua mãe. E ela teria que comer muito betterrabas fígado para produzir sangue para ela mesmo e para você. Não poderia ter mais que um filho, pois já pensou, fornecer sangue para 2,3, 4 ou mais grandalhões?

Abraços caro Pastor. E Deus o abençoe. Em breve estarei começando um curso de Teologia onde alguns dos livros são escritos por você. É do CETADEB. O meu pastor tem alguns livros seus e já vir os lendo. Um deles é o "Evangelho que Paulo nunca pregaria". Estou feliz porque sei que Ele está em um caminho certo, pois você é uma pessoa que zela muito pela palavra de Deus. Coisa rara de se ver hoje em dia.Tem certos pastores por aí que tenho é medo. Irei comprar em breves seus livros.
Amados,

Se alguém tiver a mesma dúvida do anônimo (primeiro comentário), saiba que o sangue de um feto não é o sangue da mãe. Ele, na verdade, recebe dela os nutrientes do sangue através do cordão umbilical. Contudo, o sangue da mãe não entra em contato com o do bebê. O sangue da minha esposa, por exemplo, é O+, o meu é A+ e do minha filha A-.

Quanto ao Senhor Jesus e sua geração pelo Espírito Santo no ventre de Maria, peço-lhes perdão, mas não vou teorizar. A Palavra de Deus é clara, em 1 Timóteo 3.16: "E sem dúvida alguma GRANDE É O MISTÉRIO DA PIEDADE: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória".

Que Deus abençoe a todos!

CSZ
jorge melo disse…
Disse o Pr. Ciro :
"O sangue de JESUS era o DÊLE mesmo "

Concordo Pr. Ciro.
Eu não faço parte desta minoria, que faz suposições próprias, quanto ao sangue de Maria, o que eu sei é DEUS opera no mistério naquilo que ÊLE faz, e quem pode entender ?

Para esta minoria, está escrito :

"Assim como tu não sabes, qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida,assim também não sabes as obras de DEUS, que faz todas as coisas " Ecles.11.5
Toda Glória ao nome do MESTRE = CRISTO JESUS.
Não pequeno pastor e grande amigo Newton, o Carpintero:

A paz do Senhor! Amém?

Eu não ouvi.

Amém?

Agradeço-lhe mais uma vez pelas palavras de incentivo. Fiquei feliz em saber que o irmão aí na América já tem o Mensageiro da Paz de dezembro. Isso, há alguns anos, era inimaginável.

Pelo que observei, no site da CPAD, alguns livros estão começando a entrar no estoque, e outros acabaram de se esgotar. A série "Erros" está no estoque. O livro que está em falta agora é "Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria".

Tenho orado para que em 2012, finalmente, possamos pôr em execução o Plano Brasil/América, pelo qual faremos aquele trabalho que tanto desejamos.

Um grande abraço. Feliz Natal! Mas sem "Ho, ho, ho".

CSZ
Unknown disse…
A paz do senhor Jesus Cristo, Pastor Ciro Zibordi!

É bem sabido que a igreja Anglicana bem como algumas igrejas históricas tem adotado um cartilha liberal e completamente dissociada dos valores apostólicos. Não é mais novidade que há muito tempo tais igrejas não mais sofrem a "Sã Doutrina", mas caminham a passos bem largos para apostasia embalados pelo espírito do erro que grassa pelo mundo como precursor do anticristo. Uma igreja que ordena homossexuais e ignora as Sagradas Escrituras não merece credibilidade.

Que Deus continue abençoando o seu rico e fecundo ministério, Pastor Ciro Zibordi!
Unknown disse…
A Paz do Senhor Pastor Ciro,

Muitos irmãos já me procuraram para dirimir várias dúvidas a respeito da biologia-medicina dentro da bíblia. Sou biólogo de formação, realizo diagnósticos clínicos e sou um estudioso da teoria da evolução e genética.

Quanto a dúvida do sangue de Jesus quanto a sua imunotipagem, (A, B, AB, O)o sangue era AB Rh+.

Isso se o tecido que cobriu Jesus for verdadeiro, o chamado Santo Sudário.

Mas vamos aos fatos.

Para haver uma fecundação é necessário uma fusão entre um gameta masculino e um feminino, sendo que o gameta masculino é o determinante do sexo da criança. A fecundação deve ocorrer no terço inicial da tuba uterina, para que no espaço de 4 a 5 dias após várias divisões celulares a célula-ovo viajando por essa mesma tuba, esteja em condições de aderir a parede do útero.

O fato é que como não houve união dos gametas, tudo que falarmos a partir de então são meras conjecturas.

Imaginamos que não houve divisão celular, que a célula-ovo já estava pronta, mas ainda sim implica várias dúvidas que passarei a descreve-las agora.

1. Como ocorreu a presença de uma célula-ovo se não houve fusão de espermatozóide e óvulo?

2. Como puderam haver característica físicas antropométricas dos Judeus em Jesus se nenhum traço genético foi passado pelo gameta de José e de Maria?

3. A célula-ovo já foi implantada no útero ou passou através da tuba uterina?

4. A natureza tem uma lei que diz q nada se cria, tudo se transforma, ou seja, um DNA não pode ser criado so pode ser misturado e transmitido de geração a geração. Então de onde apareceu o DNA da célula-ovo que originou o bebê Jesus?

5. Sendo Deus onisciente, que tipo de sangue o seu filho poderia ter para representar a humanidade? Óbvio que o AB positivo, pois este tipo sanguíneo contém todas as características de todo os tipos sanguíneos da humanidade. Aleluia.
Fato esse comprovado pela análise do Santo Sudário, repito, se este for autêntico.

Concluo dizendo que a concepção é a engenharia mais complexa do universo já na sua forma natural, espermatozóide e óvulo. Agora imagine essa engenharia da formação de um ser humano sem espermatozóide e sem óvulo?
Se eu pensar demais sobre isso acho que meu cérebro irá ferver.

Deus te abençoe sempre Pr. Ciro, qualquer dúvidas, críticas e sugestões pode entrar em contato comigo, estou aqui para aprender cada vez mais.

A Paz do Senhor e excelente natal.
Anônimo disse…
Oi pastor,

Passei para pedir para dar uma olhada no debate no cinco solas (Deus seria justo se condenasse os que nunca ouviram o evangelho?)

Jean Patrik
Nozes disse…
Parabéns, pelo blog e muito ter um referencial das Assembleia de Deus e que tenha sensatez para nos esclarecer as duvidas a luz das Escrituras Sagradas, Obrigado e fique com Deus!
Cesar Filho disse…
Contextualizar qualquer mensagem é um perigo, pregadores com conjecturas desnecessárias e frases de efeito tentam moldar os padrões bíblicos de doutrina a um tipo de persuasão que não tem nada a ver com o evangelho!

Cesar Filho, 19 anos, Fortaleza-CE
Assembleia de Deus (TEMPLO CENTRAL)
Cesar Filho disse…
"Quanto ao sangue de Jesus a Bíblia não relata se ele é doador universal ou não. Existe possibilidades:

1. Independência genética:
Pelo fato de ser uma gestação natural, mas com peculiaridades sobrenaturais.

2. Genes inteiramente de Maria:
Nessa possibilidade se a combinação genética de Maria fosse AA, Aa ou aa Jesus teria herdado a mesma pois não houve a interação genética masculina.

Mas temos uma certeza, Deus controlou tudo pois:

1. Maria não abortou;

2. Não existiu qualquer anomalia no cromossomos;
2.1. Não nasceu XYO;
2.2. Não nasceu XYY;
2.3. Não nasceu com 45 crom.;

3. Jesus era para nascer homem;
3.1. Ele não nasceu XX;
3.2. Mas sim XY;

Não importa a genética de Jesus.
Não importa o seu tipo sanguíneo,
O que importa é que esse sangue é o sangue da nova aliança.
to disse…
Prezado pastor Ciro,

A paz do Senhor!

O senhor, em várias de suas postagens, advertiu aos leitores em relação aos títulos dados às pessoas. O irmão ressalvou que "é a pessoa que faz o título e não o título que faz a pessoa" - concordo plenamente com o pastor.

Fiquei admirado com a infeliz declaração do aludido bispo. Como é que uma pessoa que carraga tal título e posição arrazoa sobre a possibilidade de Maria ter engravidado antes de receber o anjo Gabriel, em sua casa? Igualmente, como pode alguém cogitar uma possível dúvida no coração da mãe de Jesus? Será que a Bíblia dele é diferente da nossa? Só pode ser.

Segundo as Escrituras, Maria não engravidou antes de receber a notícia sobre a sua concepção. Em Lucas 1.31, o anjo diz "... conceberás, e darás à luz um filho". "Conceberás" fala de futuro. Portanto, o bispo errou redondamente sobre essa questão.

Com relação a uma possível dúvida no coração de Maria, observamos que não existiu nenhum sentimento de descrença da parte dela, depois da conversa com o anjo: "Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela". De onde esse bispo tirou tanta imaginação? O senhor sabe?

Um abraço!

www.joaopaulomsouza.blogspot.com
Auli Júnior disse…
Pr.Ciro,
tudo vira debate...
creio que o anônimo confundiu DNA
com sangue.
De qualquer forma, não deve-se
temer fazer conjecturas com o que
não se pode provar.
É claro que sabendo o mínimo de
biologia sabemos que Jesus homem
só tinha herança genética de Maria,
não de José a não ser pelos laços
de parentescos distantes, afinal
eram todos da linhagem de Davi.
E milagre é milagre, não se
explica. Transformar água em vinho,
multiplicar pães e peixes, andar
sobre as águas, etc... e isso pra
ficar apenas no Novo Testamento.
Gerar um filho de uma virgem,
para QUEM criou todos os homens?
Discutir como se deu?
Aceitamos pela fé e somos gratos
a DEUS por tudo isso.
Fraterno abraço,
Auli Júnior
Oziel Castanho disse…
Caro Pastor Ciro,
Essa é mais uma tentativa de "humanizar" a figura de Jesus Cristo. Se Ele fosse um ser humano comum, não seria o Filho de Deus. Então, não haveria ressurreição, perdão dos pecados, etc. É uma forma "simpática" que distorcer mensagem do Evangelho da Salvação. Infelizmente, muitos, em nome do politicamente correto, tem caído nessas armadilhas.
Que Deus tenha misericórdia de nós.
A Paz do Senhor.
Auli Júnior disse…
Consertando a frase inicial do meu
comentário.
"De qualquer forma, deve-se
temer fazer conjecturas com o que
não se pode provar."
O que quiz dizer com a frase é que quando discutimos milagres que devem ser aceitos apenas pela fé, corremos
o risco de falar heresias ou blasfêmias.
jorge melo disse…
Quero aproveitar estes post sobre o natal, para desejar ao Pr. Ciro e todos que comentam neste blog, um natal e ano novo com saúde e com as bençãos de DEUS.
Agradeço tb aos internautas deste blog que oram uns pelos outros, nisto o SENHOR tem me dado a cada dia mais da sua GRAÇA, para continuar neste caminho santo , o qual já estou há 27 anos junto com a sua Igreja seguindo e servindo ao MESTRE, até um dia chegar lá no = Paraíso Eterno de DEUS.

Forte abrc a todos.
Clara Azevedo disse…
O Sangue de Jesus Era Único!! Pois só o seu Sangue foi capaz de Salvar toda a humanidade.
Clara Azevedo disse…
O sangue de Jesus era Único. nunca existiu na terra sangue igual ao de Jesus pois foi o único capaz de Comprar a salvação de toda humanidade.
Tamar disse…
Era para ser apenas uma discussão sobre os erros da contextualização mas um um anônimo burrinho mudou o contexto para uma aula chata...
silvania disse…
Esta propaganda de natal é uma blasfema contra Deus,sabemos que uma virgem nunca se assustaria com o atraso de sua menstruação,até porque não haveria nenhuma possibilidade de uma gravidez,visto que ela não tinha relações sexuais com homem algum,de onde este povo tirou isto?aliás antes que ela percebesse ou houvesse alguma mudança em seu corpo,o Espírito Santo já havia lhe dado a notícia.
Grande Tamar...

Risos...

Você é "demais"!

Feliz Natal! Ah, sim, estou em SP e passei em frente à ex-Siemens da Lapa. Saudades de um tempo que não volta.

CSZ