terça-feira, 6 de dezembro de 2011

“Jesus Cristo é o Senhor” — o que isso significa?


Antigamente, quando se falava do episódio envolvendo o tal chefe dos publicanos [Zaqueu], a ênfase era sempre cristocêntrica — recaía na iniciativa do Senhor Jesus de olhar com misericórdia para o tal homem e salvá-lo. Mas, por que temos valorizado mais Zaqueu do que o Senhor Jesus? É porque, hoje, o antropocentrismo (o ser humano no centro) tem ganhado força em nosso meio.

Bem, esqueçamos de Zaqueu por enquanto e meditemos acerca do senhorio de Jesus. Afinal, somos filhos de Deus, mas também devemos ser seus servos. O evangelho é como uma moeda: tem dois lados. Em Lucas 6.46, está escrito: “E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” É de admirar que chamamos a Jesus de Senhor e sequer entendemos o que significa recebê-lo como tal. Isso ocorre, em parte, porque a palavra “senhor” não tem hoje o mesmo significado de quando Jesus andou na terra.

Na Bíblia, quando o termo “Senhor” é aplicado a Cristo significa, na maioria das vezes, autoridade máxima, o número um, o Homem que está acima de todos os outros, o dono de toda a criação. No Império Romano, era comum os funcionários públicos ou soldados se saudarem dizendo “César é o Senhor!” Por causa disso, os cristãos tiveram muitos problemas e eram perseguidos pelo imperador. Sempre que alguém os saudava com as tais palavras, eles respondiam: “Não! Jesus Cristo é o Senhor!” César ficava furioso, não por ter ciúmes do nome. A questão era bem mais profunda que isso. Ele, na verdade, sabia que, para os cristãos, Jesus Cristo pesava mais que o grande César.

O Senhor Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim...” (Mt 11.28,29). Ser um servo de Cristo não significa apenas deixar o jugo do pecado, mas tomar sobre si o jugo de Cristo! Em Lucas 12.32, Ele também afirmou: “Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino”. Oh, como é bom ser um cristão, não é mesmo? Mas, o que diz o versículo 33? “Vendei o que tendes, e dai esmolas...” Queremos, mesmo, tomar sobre nós o jugo do Senhor?

Como são as nossas pregações? “Amigo, aceite a Jesus” — isso, em si, já é uma grande incongruência, pois é o Senhor Jesus quem nos aceita! Os pregadores estão sempre apelando para os interesses humanos. E praticamente todas as nossas reuniões são centralizadas no ser humano. Nosso evangelho deixou de ser cristocêntrico há muito tempo! O arranjo do mobiliário, do púlpito, dos equipamentos, tudo aponta para o homem. Quando preparamos o programa do culto, não pensamos em Jesus, e sim nas pessoas que estarão presentes.

E as nossas orações? Elas também se centralizam no ser humano: “Senhor, abençoa meu lar, minha vida, minha esposa”, “Eu determino que...” ou “Quero hoje o meu milagre”. Orar, para muitos, é como esfregar a lâmpada de Aladim. Temos nos esquecido de que Jesus é o Senhor! E Ele nos ensina a orar priorizando a vontade de Deus, e não a nossa (Mt 6.10). Como era a oração dos crentes da igreja primitiva, que punham em prática o que Jesus lhes ensinara?

Vemos em Atos 4.24-31 que os cristãos primitivos empregaram pronomes como “teu”, “tu” e “tua”, centralizando a oração em Deus: “E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus e disseram: Senhor, tu és o que fizeste o céu... olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo Filho Jesus. E, tendo eles orado, moveu-se o lugar onde estavam reunidos...”

Jesus, sem dúvidas, é o Salvador, o nosso Médico e Ajudador. Tudo isso é verdade. Mas não podemos recortar Jesus em partes e escolher apenas a que nos agrada. Não podemos agir como crianças que lambem a geleia e descartam o pão — principalmente quando se trata do Pão da vida! Mas é o que muitos cristãos têm feito! Só frequentam as igrejas por causa da geleia (bênçãos), atendendo a seus próprios interesses (cf. Jo 6.60-69).

Bem, tudo isso que acabei de dizer pode ser inútil a um crente que está mergulhado no evangelho antropocêntrico. Mas a Deus nada é impossível. E o Espírito Santo pode convencer esse cristão enganado a permitir que o Senhor Jesus tome a sua mente e a lave, dando-lhe uma boa escovada, para, em seguida, recolocá-la no lugar, em posição inversa!

Ciro Sanches Zibordi
Texto extraído do livro
Erros que os Adoradores Devem Evitar.

12 comentários:

Jander Freire disse...

A Paz do Senhor, irmão Ciro!
O irmão falou que "é uma grande incongruência" quando, nas pregações, é feito o convite para que o pecador "aceite" a Jesus...

Daí surge a dúvida: é Jesus quem nos aceita, ou nós que aceitamos a Jesus?

Particularmente eu acredito que somos nós, ou o pecador, que deve aceitar a Jesus, uma vez que ELE JÁ ACEITOU descer do céu de glória, se fazer humano, sofrer todo o sofrimento que homem nenhum suportaria, para levar consigo os nossos pecados.

Em Apocalipse 3:20 está escrito: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo".

Abraço!

Thalita disse...

Que ótima meditação!Pregar e viver na graça sem se esquecer do nosso compromisso de servos do SENHOR JESUS.Mas a coisa anda feia mesmo é tanta gente usando o nome de Jesus como se fosse uma palavrinha mágica que realiza as vontades mais miseráveis do ser humano.Esquecendo que Jesus fez por nós o que ninguém jamais julgaria ser necessário fazer que foi dar a sua preciosa vida morrendo na cruz para nos salvar.Só Jesus !!!

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro Jander,

A paz do Senhor!

À luz da soteriologia bíblica, é o Senhor Jesus quem nos aceita. Essa é a ordem correta da salvação. A iniciativa vem do Senhor. É muita pretensão nossa achar que podemos aceitar a Jesus. Ele é o Senhor. Por outro lado, reconheço que é usual o pregador convidar as pessoas a aceitarem a Jesus, isto é, crerem em sua mensagem e em sua obra expiatória.

É o Senhor quem aceita o pecador, por sua graça e misericórdia. O fato de Deus nos ter aceitado mostra o quanto Ele amou o mundo (Jo 3.16), a ponto de provar o seu amor para conosco, sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8).

Em Cristo,

CSZ

Newton Carpintero, pr. e servo disse...

Amigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz de Cristo, o nosso Senhor!

O prezado irmão Jander Freire, acredita que ACEITAR ao Senhor Jesus Cristo, deve ser o correto, penso eu, que, deveríamos utilizar naturalmente a frase ou a pergunta:

"Quem deseja RECONHECER o Senhor Jesus Cristo como o seu Salvador e o único que perdoa pecados?"

Simples, Objetivo e Eficiente.

Afinal, o Senhor Jesus Cristo em sua morte, autorizada por Ele mesmo, definiu que aceitaria a todos, os que o reconhecessem como o enviado de Deus, para a salvação dos que sentem fome e sede de justiça.

Maravilhosa misericórdia e suficiente bondade, impossível de ser justificada por nossos corações.

Aproveito para com a sua frase, copiada abaixo alimentar o meu comentário com o que não consigo mas aceitar, logo mais abaixo:

Sua frase: Nosso evangelho deixou de ser cristocêntrico há muito tempo!

Minha frase: Sinto vergonha, dos púlpitos que se robustecem cada vez mais de assentos, e das igrejas que se dilatam cada vez mais, sem o contrôle necessário aos cuidados das ovelhas que deveriam ser transformadas em verdadeiros discípulos.

O Senhor não nos convidou à uma criação de ovelhas.

É um papo furado é grande, quando afirmam que, o pastor não gera ovelhas, e sim, que são as ovelhas que devem gerar ovelhas. Não passa de um mito!

O Senhor nos convidou em Mateus 28:19, com o "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;"

As heresias são provocadas pelo louvor abominável no templo, em que muitos, neste tempo presente, desviaram-se do verdadeiro cuidado com as músicas e as letras inspiradas, e se contaminaram pelos cuidados com os presentes de mamom e com as produtoras, na maioria das vezes, piores do que as seculares em sua negociação.

Aproveito para publicar a minha revolta com o evento gospel da TV Globo, que será a alça e a armadilha para os que não vigiam e estão como que cegos em sua vida espiritual.

Que o Senhor inspire a muitos a utilizarem este livro que produz luz para o sedento e alimento para os famintos com a oportunidade única de azeitarem as suas lâmpadas com uma maior averiguação e aprendizado, produzido por um atalaia de verdade no impulso e desejo em orientar aos verdadeiros ADORADORES, que não desejam cometer os erros, comuns e prejudiciais nos muitos encontros nestes últimos dias do Final dos Tempos.

O Senhor seja contigo, nobre pastor,

O menor de todos os menores.

Adeilton disse...

Pr.Ciro,

Que bela postagem!até agora eu só comentei discordando,mas agora eu quero concordar com o senhor.

Alguns textos que provam que Deus nos escolheu primeiro.

Ao SENHOR perterce a salvação(Jn 2.9)

(J0 15.16,19;At 1.2;9.15;1Co 1.27;Ef 1.4;2Ts 2.13)

Para que possamos entender que é Deus quem nos escolhe primeiro,temos que entender primeiro a nossa natureza pecaminosa,nós já nascemos em pecado,mortos em delitos e pecados(Ef 2.1).Pela nossa própria vontade,não buscamos a Deus(Rm 3.11)somos tendenciosos para o mal.A salvação é uma intervenção divina,não parte primeiramente de nós,mas primeiramente de Deus.

Como pode um morto responder primeiro?

Nós temos um salvador,não salvamos a nós mesmos.

Parabéns pela postagem.

Em Cristo,no temor de Deus.

Robert Neves disse...

Paz do Senhor!
Com grande alegria que comento mais uma excelente postagem sua amado pastor. Talvez nunca venha a lhe conhecer pessoalmente aqui nesta terra, mas lhe digo que o sr. tem me ajudado bastante. O Blog do Ciro se tornou minha leitura diária assim como a Bíblia é.
Confesso que tenho observado estes princípios expostos aqui. Principalmente sobre o convite que é feito aos que ainda não confessaram a Cristo Jesus como salvador. Na verdade faço desta forma e os irmãos da congregação também fazem o mesmo.
"Há alguém que queira entregar a sua vida Cristo?" (Sl 37.5) "Há alguém que queira confessar a Cristo Jesus como Senhor e Salvador?" (Lc 12.8)
Estamos corretos ao fazer assim? Creio que sim.
No entanto, nas orações sempre a prioridade deve ser a vontade de Deus e não a nossa. Há até algumas pessoas que não gostam de dizer: "se assim for da tua (Deus) vontade". Não querem submeter seus desejos a santa, perfeita e agradável vontade do Senhor.
Também confesso que tenho impresso alguns textos seu do blog e repassado aos irmãos (obreiros especialmente). Mas espero que não esteja errado ao fazer isto se estiver, por favor, me comunique.
Desde já agradeço.
Paz do Senhor.

Adriana disse...

Este foi o primeiro livro que li do senhor, tem me ajudado até hoje a analisar muitas coisas erradas que vejo dentro de nossas igrejas, infelizmente nossos cultos tem sido completamente antropocêntricos, dificilmente é cantado um louvor de adoração a Deus ou uma pregação que seja dentro da palavra, e quando é ninguém gosta. O crentes só querem bênção, exaltação, estão deixando Jesus de fora dos cultos e acham que tá tudo bem. Acho que não tem mais jeito para isso. A paz do Senhor pr Ciro.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro Adeilton,

A iniciativa é de Deus, na obra salvífica. Ele deu ao mundo o seu Filho unigênito. Mas é necessário que os homens creiam nEle, para a salvação (Jo 3.16).

Em Cristo,

CSZ

Jander Freire disse...

A Paz do Senhor, irmão Ciro!

Exatamente! É o Senhor Jesus quem nos aceita; e, por seu infinito amor, Ele já o fez! Aleluia!

Ele nos ama e a expressão do seu amor está na Sua morte na cruz.

No entanto, o "aceitar" do homem é o mesmo que admitir que é pecador, compreender que necessita de um Salvador, e se dispor a ir de encontro a Ele. É o arrependimento.

Isso, de forma alguma, seria uma "pretensão nossa"! Não significa, também, dizer que a Salvação tem origem de nós. Significa que, de nós, é exigida uma contrapartida: a fé.

O que vai acontecer aos que não reconhecerem a Jesus como Salvador?

Um forte abraço!

jorge melo disse...

É verdade Pr. Ciro, eu nunca usei este termo "aceitar" a CRISTO.
Geralmente quando falo do MESTRE ao pecador, no final sempre digo : Tu crê que JESUS é o filho de DEUS, que veio ao mundo para nos remir dos nossos pecados através do seu sangue derramado na cruz ? Desejas entregar agora a tua vida ao Príncipe da Vida, Príncipe da salvação e Príncipe da Paz? AT.3.15, Hb.2.10, Is. 9.6, no mais, é com o ESPÍRITO SANTO que usa os seus para a Glória de CRISTO.

Forte abrc, Pr. Ciro, parabéns por mais este post.

elias ambrosio disse...

Eu concordo com a colocação do nosso irmão Jander. É nesse sentido que usamos a expressão ACEITAR AO SENHOR JESUS. Particularmente não vejo nenhum problema.

elias ambrosio disse...

Eu concordo com a colocação do nosso irmão Jander. É nesse sentido que usamos a expressão ACEITAR AO SENHOR JESUS. Particularmente não vejo nenhum problema.