Vídeo sobre a Escatologia Bíblica


Partilho com todos os internautas um estudo panorâmico sobre a Escatologia Bíblica, que ministrei na Assembleia de Deus Ministério Rocha Eterna, em Lisboa, Portugal (pastor Eli Felete Domingos).

Minha voz estava muito ruim e, p
or isso, tive de começar bem devagar e em tom muito baixo. Mas, a partir do sétimo minuto, o áudio melhora. Creio que essa exposição pode ajudar os irmãos que desejam conhecer um pouco mais sobre as últimas coisas.


Comentários

Anônimo disse…
Bom dia!

A Igreja anda a brincar com fogo ao seguir essa doutrina pré-tribulacionista, que todos sabemos, ser bastante recente.

Primeiro, tenha em mente a diferença entre grande tribulação e ira de Deus. Sim, a igreja passará pela grande tribulação, mas será livrada da ira de Deus (apenas para começo de conversa, nossa reunião com Ele não se dará antes da apostasia e da manifestação do anticristo (2 Ts 2).

Ap 3:10, embora prometa GUARDAR da hora da tribulação, no grego original, pode significar passar pela grande tribulaçao, sendo guardada, como foi noé e/ou israel no egito.

Em 1 Ts 1:10 e 5:9, Paulo nos ensina que Deus nos LIVRA da Ira bem como que não estamos destinados à ela. Nas passagens ainda sobre a doutrina do arrebatamento, 1 Ts 4 e ainda 1 Co 15, Paulo nos afirma que seremos arrebatados ao soar da última trombeta.

Junte-se tudo ao tocar da sétima e última trombeta, a qual dá início a ira de Deus (Ap 11:18) e chegamos a conclusão em que período se dará o arrebatamento da igreja, pois com o derramento da ira de Deus, seremos livrados deste período horrível que virá para julaga a terra.

Portanto, é bem nítida a conclusão que o arrebatamento não se dará, no minimo nos próximos 3-4 anos, e que será ao soar da última trombeta que será tocada para dar início a ira de Deus.

Não falo de uma escola midi-tribulacionista, mas sim de um arrebatamentro pré-ira, bastante claro nas escrituras.

Graça e Paz a todos!

Marlon/SP
Adeilton disse…
Amados irmãos estudem mais essa questão escatológica.O dispensacionalismo é uma doutrina recente surgiu em 1830,nós temos toda a história da igreja como testemunhas, nenhum dos "maiores" homens da história ensinou essa doutrina.Homens como CALVINO,WESLEY,JONATHAN EDWARDS,WHITEFIELD,SPURGEON,nunca ensinarão tal doutrina,esses homens não tinhão conhecimento?compare esses homens com os crentes de hoje,nós não chegamos nem perto.Será que scofield que nunca fez uma faculdade teológica estava mais certo do que esses que foram citados?
Acordemos e vamos estudar a bíblia sem irterpretaçãoe humanas,sem ideias pré concebida.
Que Deus abençoe os amados leitores.
Marlon,

Estude mais, sem preconceito. É o meu conselho para o irmão.

CSZ
Caro "Adeilton",

Com todo o respeito, o irmão está equivocado. A Palavra de Deus não muda (1 Pe 1.24,25), mas o pensamento teológico evolui. Os reformadores e seus sucessores não são os únicos detentores do saber teológico. Os teólogos que viveram entre os séculos XVI e XVIII, como Calvino, não são infalíveis e inerrantes.

Assim como Isaías e Zacarias profetizaram sobre as duas vindas de Jesus como se fossem uma só, sem ter o conhecimento dos expoentes do Novo Testamento, há verdades que foram melhor entendidas pelos teólogos dos séculos XIX e XX.

Portanto, estude mais a Palavra de Deus sem preconceito, a fim de que não fique como uma pessoa engessada, que não se move. Acorde! Mova-se! Mas não se esqueça de ter a Bíblia como a sua fonte primária de autoridade.

Que Deus o ilumine.

CSZ
Bom dia, pastor Ciro.
Eu não consegui abrir o link da postagem. Há uma mensagem dizendo que o link não está mais disponível.

A paz do Senhor.
Blog da Aline,

Clique no botão grande do play e aguarde alguns instantes. Depois, pressione o play pequeno, no rodapé do vídeo.

CSZ
Amado Pastor

Estou muito ansioso para ouvir esta mensagem, mas não estou conseguindo abrir a exemplo do outro companheiro não está abrindo, estou desde manhã cedo e nada.

Agradeço a Atenção
Amados,

Estou conseguindo ver o vídeo normalmente. Se mais alguém já conseguiu ver, manifeste-se, pois há irmãos que não estão conseguindo.

Grato.

CSZ
Unknown disse…
Resposta a Marlon.
esta argumentação de um arrebatamento pré-ira, não honra as Sagradas Escrituras, não podemos desassociar
a ira de Deus da grande tribulação, pois em toda a Bíblia a grande tribulação é chamada de o grande dia da ira de DEUS, Sofonias o profeta do grande dia do Senhor, adverte que este dia será tão amargo que até os guerreiros gritarão, será um dia de ira dia de aflição e angústia dia de sofrimento e ruína, dia de trevas e escuridão dia de nuvens e negridão dia de toques de trombetas e gritos de guerras contra cidades fortificadas e contra as torres elevadas, capitulo 1 versículos 14-16.

E muito importante não perdermos o foco, a Igreja espera o retorno de Cristo, e não a chegada do anticristo.

O texto de 2 Ts 2:2 Paulo fala do dia de Cristo referente a grande tribulação, e não ao arrebatamento leia com atenção o versículo 6 que deixa claro que o Espírito Santo através da Igreja detém-no para que seja manisfestado no tempo certo, ou seja depois do arrebatamento.

Você não pode confundir a trombeta de Deus descrita em Ts 4:16 que Paulo a chama de última trombeta em 1 Co 15:52 com as sete trombetas de Ap 11:18, não confunda Bernado com Mercado.

Trombeta na Bíblia é símbolo de alerta e preparação, por isso, quando Paulo fala do soar da trombeta do arrebatamento não podemos equivocar ou seja confundir as coisas, é preciso estarmos atentos a esse toque que acontecerá a qualquer momento. Jesus afirmou que a sua Vinda será marcada também por um forte clamor de trombeta (Mt.24.31), o toque da trombeta também soava em Israel com a finalidade de reunir o povo de Deus para o Culto ou para a defesa militar, nesse sentido o soar da trombeta para a Igreja significa que estaremos para sempre reunidos com o Senhor 1 Ts 4:17.

Deixo aqui algumas referencias Bíblicas que deixa claro que a Igreja de Cristo não passara pela grande tribulação, leia com atenção, Is 26:20-21, Is 57:1, Ap 3v10, em 1 Ts 5:4-6 a grande tribulação é figurada como sendo à (noite) porém a mesma passagem diz que os crentes não são da noite mas filhos do dia, filhos da luz. Leia 1 Ts 1:10, 5v9-10. a Paz do Senhor.
Unknown disse…
Eu também consegui pr.
Anônimo disse…
Obrigado pelo conselho Pastor, mas estou estudando todas as interpretações escatológicas possíveis.

Mas quanto ao que eu postei anteriormente, concluo que é melhor aconselhar a estudar do que refutar as evidências Bíblicas. Ou estou errado?

A Bíblia é quem interpreta a Bíblia e não a evolução dos pensamentos teológicos.

Marlon/SP
Marlon,

Modéstia à parte, minha palestra foi biblicocêntrica. Como professor de exegese, sigo o lema "A Bíblia é sua melhor intérprete, desde que contemos com a iluminação do Espírito".

Um abraço.

CSZ
AMADO PASTOR

DEPOIS DE VÁRIAS TENTATIVAS CONSEGUI ASSISTIR ESTA MARAVILHOSA PALESTRA.

QUE DEUS CONTINUE LHE USANDO.

PUDE REAFIRMAR MUITAS DE MINHAS CONVICÇOES E APRENDER COISAS NOVAS E ATRAVES DESTA MINISTRAÇÃO PUDE REAFIRMAR MINHA FÉ.

DEUS O ABENÇOE E O GUARDE
Anônimo disse…
Pr Ciro e Elias, obrigado pelas considerações.

Graça e Paz!

Marlon/SP
Samuel Nascimento disse…
A Paz do Senhor querido Pr. Ciro.
Muito edificante este estudo escatológico, clareou meu entendimento neste assunto. Glória a Deus por isto.

Desejo partilhar o momento de sua participação na VINACC em 2012, se Deus quiser.

Quanto ao vídeo, consegui visualizar normalmente, sem problemas. Forte abraço, Pr. Ciro!
Daniel disse…
Pr Ciro, a Paz do Senhor.Tenho algumas dúvidas e questionamentos.Ajude-me por favor!

Se a igreja for arrebatada hoje,como ocorrerá logo de imediato a Grande Tribulação? Como que da noite para o dia surgirá a figura do anti-Cristo ou da falsa trindade no mundo?Politicamente falando,parece improvável que tal acontecimento se dê imediatamente após o arrebatamento.Será que o mundo já está pronto para recebê-los?A despeito das dificuldades mundiais,parece-me pouco provável tal acontecimento.Outrossim, sete anos não parece muito pouco tempo para tantas catástrofes? Pois de acordo com os acontecimentos de Apocalipse cap 6-9 é muita coisa para um espaço muito curto de tempo.Outra dúvida.Se as almas de Ap cap 6.9 são os mártires do período anterior ao arrebatamento,porquê eles não ressuscitaram com a igreja? ou se ressuscitaram com a igreja,por quê a bíblia menciona o termo alma e por quê da reivindicação se ja estão num estado glorificado?Outrossim, se os mártires de Ap cap 7 vieram da grande tribulação, então quer dizer que neste período horrendo haverá tantos salvos assim?Pois como está descrito eles são mui numerosos a ponto de serem incontáveis!Do jeito que a igreja caminha não parece que teremos um numero muito grande de salvos, pelo menos quando olhamos para Europa em que o numero de cristãos reduziu-se de forma tão assustadora e por ai vai...parece até que na grande tribulação haverá mais pessoas salvas do que o arrebatamento, o que segundo a descrição daquele evento, parece pouco provável.Gostaria, por gentileza que respondesse a essas duvidas, pois apesar de acreditar no Pré-tribulacionismo,tenho estes questionamentos.Que Deus o continue abençoando abundantemente, pois muito tenho aprendido neste espaço.Fique na paz!
Caro Daniel,

Assim como o Senhor Jesus veio na plenitude dos tempos, em sua primeira vinda (Gl 4.4), também virá no momento exato, em sua Segunda Vinda.

O império do Anticristo está sendo preparado, sem dúvidas. Só falta ele se manifestar visivelmente. Observe que, hoje, as coisas acontecem muito depressa. Quando eu digo que, logo após o Arrebatamento da Igreja, a Grande Tribulação será instaurada, é porque isso está claro em Apocalipse 12. O Dragão (Diabo) será precipitado e estabelecerá o seu trono na Terra. Hoje, ele age na terra, mas com limitação, pois seu trono está nos ares (Ef 2.1,2). Logo após o Arrebatamento, ele terá permissão por sete anos de comandar as ações no mundo.

Outrossim, para termos um proveitoso estudo escatológico é fundamental que partamos do que a Bíblia diz, e não de conceitos lógicos. Deus cumprirá a sua Palavra, na plenitude dos tempos.

Um grande abraço.

CSZ
E o livro Pastor? E o livro?

Um abraço!
Unknown disse…
Ok Marlon, fique na paz e que Deus te abençoe, qualquer duvida procure o Pr. Ciro, pois eu o conheço e sei que ele é um homem piedoso e te respondera com muita firmeza bíblica.
Querido pastor e amigo Elias Domingos,

A paz do Senhor.

Grato por sua valiosa contribuição. Nem sempre posso responder de modo pormenorizados às questões dos internautas, e por isso a sua participação aqui foi muito relevante.

Um grande abraço. Mande a paz do Senhor para o pastor Eli Felete e toda a família Rocha Eterna.

CSZ
Anônimo disse…
Prezados Pastor, a Paz do Senhor.
Quero saber como fazer para traze-lo para ministrar no encontro de jovens e adolescentes da minha igrejam em outubro de 2012...
respnda-me pelo email laeciooiceal@hotmail.com
Unknown disse…
Paz do Senhor, caro pr. Ciro.

Dou graças a Deus pela sua vida e disposição em ensinar a Palavra do Senhor.

Ultimamente tenho me interessado por esta matéria tão interessante que é a escatologia. Inclusive li o seu ensinamento que foi publicado no Teologia Sistemática Pentecostal, uma explanação muito didática de uma matéria um tanto quanto complicada e que me abriu a visão para uma compreensão maior das coisas. Mas eu gostaria de ver os outros pontos de vista referentes a esta matéria, e seus muitos "istas", e a famosa diferença entre o dispensacionismo e as alianças.

O senhor poderia recomendar alguns livros sobre esses temas? Claro que a Palavra toma primazia sobre todos. Ficarei muito grato pelas indicações.

Que Deus o abençoe, e também a sua família, e que o Eterno continue lhe dando graça e misericórdia para ensinar os preceitos da Santa Escritura.

Cícero Leandro Jr.
Assembleia de Deus em Teotônio Vilela-AL
Matheus Carrel disse…
Oi Pastor Ciro tdb?
Muito boa a sua palestra.
Quem é o cavaleiro do cavalo branco em Apocalipse 6? é Jesus ou o Anticristo?
.
O seu livro novo vai sair qdo? Já está impresso?
.
Obrigado !!!
T++
Christofer Freitas disse…
Pr e o livro Erros escatológicos...?

Fique na Paz!
Sérgio Oliveira disse…
Deus continue ti abençoando meu irmão,Paz!Continuo ti seguindo e quando quiser nos visite tbm.
Anônimo disse…
Nao pude ver o video porque a internet aqui nao esta 100%,mas vi ai a "conversa" com o primeiro comentarista,acho mesmo 2Tessalonicenses 2 interessante,em que teoria criam mesmo os da igreja primitiva?O apocalipse 3:10 refere-se mesmo ao arrebatamento?Como Deus iria prometer o arrebatamento a uma igreja em que morreram todos ja ha mais de 1000 anos?Sao estas perguntas que devem ser consideradas.
Roney Cozzer disse…
Olá Pastor Ciro.
Já adicionei sua palestra sobre Escatologia Bíblia em meu arquivo de estudos e pesquisas teológicos, haja vista ser a Escatologia Bíblia um assunto de minha predileção.
Gostaria de lhe fazer um pedido: estamos mantendo um blog e gostaria que o senhor, após analisá-lo, é claro, nos ajudasse a divulgá-lo.
O link é: http://wwwblogfundamentosinabalaveis.blogspot.com/
Espero que o irmão goste!
Roney Ricardo.
Rinaldo Alcantara disse…
A paz do Senhor Pr Ciro uma benção esta palestra,gostaria de saber se é possível a publicação de todos por menores junto com as referências bíblicas,estaremos aguardando,que Deus continue ti usando grandemente.
Anônimo disse…
A teoria pre-tribulacionista faz sentido:a igreja ja sofreu 2000 anos,ainda sofrer com a besta?I don't think so.