Deus é justo, e não justiceiro


Tenho lido e ouvido algumas opiniões na grande rede que torcem a doutrina da natureza de Deus e faz-nos pensar que Ele é um justiceiro, movido por sede de vingança. Certo pregador norte-americano — não me pergunte o nome dele — afirmou, recentemente: “Deus odeia alguns de vocês” e “A Bíblia não diz que Deus odeia apenas o pecado. Ele odeia os pecadores”.

A mensagem desse pregador, que, aliás, tem a mesma idade deste editor de blog (ambos nascemos em 1970), é bem diferente da pregada pelo célebre evangelista David Wilkerson, de saudosa memória. Ao evangelizar o violento líder de gangue de Nova York, Nicky Cruz, ouviu a seguinte ameaça: “Se você chegar perto de mim, pastor, mato você”. E Wilkerson lhe respondeu: “Você pode me matar. Pode me cortar em mil pedaços e espalhá-los pela rua, que cada pedaço de mim vai amá-lo”.

Deus é amor (1 Jo 4.8). E, por isso, a mensagem do Evangelho é o amor de Deus, pois o ódio é incompatível com a deidade. 
É evidente, por outro lado, que o Senhor fará perecer no Inferno os ímpios, os pecadores contumazes (Mt 10.28; Sl 11.5-7). Mas a condenação destes decorrerá de sua desobediência ao amoroso, justo e santo Deus (Ap 20.11-15).

Muitos — tomando como base textos bíblicos isolados — estão pensando que o Justo Juiz é um vingador sádico, que tem prazer em derramar a sua ira sobre os ímpios. 
Ora, o Senhor é justo, e não justiceiro. E ser justo implica proceder conforme a justiça, a equidade e a razão.

A natureza de Deus é justa, proba, reta, íntegra. Ele sempre agirá conforme a verdade da sua Palavra, de acordo com o plano salvífico que estabeleceu desde o princípio. Amoroso, justo e santo, o Senhor encerrou “a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia” (Rm 11.32).


Convido — e desafio —, mais uma vez, os estimados leitores a olharem para a vida de Jesus Cristo (Hb 12.2), o Deus-Homem, e responderem à pergunta: A quem Ele odiou, ao andar na terra? O Senhor teve ódio do traidor Judas, a quem chamou de amigo
Jesus teve ódio de Jerusalém, por ter ela matado os profetas? Não! Ele lamentou ao falar sobre a sua iminente destruição. O Salvador teve ódio dos seus algozes? Não! Ele pediu ao Pai que os perdoasse.

Quem vê o justo e amoroso Deus como justiceiro, pensa que Ele, no Juízo Final, dirá aos ímpios: “Sofram, miseráveis, por toda a eternidade. Agora vocês terão o que merecem”. Entretanto, o Justo Juiz age com amor, justiça e santidade. Ele, que sempre desejou a salvação da humanidade (1 Tm 2.4) e “amou o mundo de tal maneira” (Jo 3.16), apenas dará a sentença para quem não aceitou o seu plano salvífico (Ap 20.12).


Justiceiros agem com ódio. Mas Deus nos amou quando ainda éramos seus inimigos (Rm 5.8). Jesus, que encarnou-se para revelar a glória do Pai, além de chamar o traidor Judas de amigo, ensinou-nos a amar nossos inimigos (Mt 5.44). Aliás, ao falar da condenação eterna, Ele ensinou: “Quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último Dia” (Jo 12.48).

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Obrigado Pastor Ciro pela mensagem esclarecedora.
Também já ouvi algumas mensagens deste "pregador" e discordei de vários pontos de vista dele.
O pior em tudo isso é que muitas vezes ficamos só de ouvir a mensagem ou ler o livro ou o artigo de certo pregador de "nome" e esquecemos de "examinar a santa Palavra de Deus", para ver se tal ensino ou pregação está de acordo com ela.
Que Deus continue lhe abençoando e inspirando.
Shalom!

http://profetadoevangelho.blogspot.com/
Donizete disse…
Confesso que me surpreendi com o teor da mensagem deste pregador do disangelho.(má nova) Sempre captei uma certa dose de polêmica e radicalismo em outros temas tratados em mensagens anteriores. Mas agora ele extrapolou os limites do bom senso.

Fica com Deus Pastor!
Matheus Carrel disse…
OI Pastor Ciro tdb?
Muito bom o artigo !!! Parabéns !!!
O que vc acha do bordão: ´´ vc tem que aceitar Jesus´´, e já ouvi falar que é Jesus que tem que nos aceitar...
Bom final de semana !!
T++
Anônimo disse…
A Paz do Senhor querido Pr.Ciro

Seu blog tem cido uma grande benção para minha vida e para muitas pessoas, q DEUS continue te abençoando.
O que eu vou falar não tem nada a ver com esse post de hoje mas é poruqe tem me deixado encabulado é sobre cartas illuminatis q parecem q ja previam os acontecimentos futuros é incrível,há como isso ser possível?http://www.realidadeoculta.com/illuminati.html veja por favor.
JOAQUIM LOUZANO disse…
Pastor Ciro. Agradeço à Deus pela sua vida. Me chamo Joaquim Louzano de Ananindeua-Pa e tenho 18 anos de dade. Estou começando agora(pregando e escrevendo) e gostaria que o sr visitasse www.joaquimlouzano.blogspot.com e lê-se meu post: "O cântico da Subida" e desse seu parecer. Se estou indo bem, se preciso melhorar algo etc. Vale a pena ouvir a opinião de quem entende. Abraços! Espero sua resposta!!!
Marcelo Dornelas disse…
A paz do senhor pastor Ciro,tenho visto alguns dito líderes evangélicos favoráveis à pena de morte,usando alguns textos bíblicos,acho absurdo.